Sei sulla pagina 1di 15

PROVA 719/15 Pgs.

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO


10./11. ou 11./12. Anos de Escolaridade
(Decreto-Lei n. 286/89, de 29 de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro)

Durao da prova: 120 minutos

2. FASE

2007 PROVA ESCRITA DE GEOGRAFIA A / GEOGRAFIA

VERSO 2

Na sua folha de respostas, indique claramente a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a anulao de todos os itens de escolha mltipla.

V.S.F.F. 719/V2/1

Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corrector. As cotaes da prova encontram-se na pgina 15. Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. Nos itens de resposta aberta com cotao igual ou superior a 15 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

719/V2/2

Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECCIONE a alternativa CORRECTA. Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. atribuda a cotao de zero pontos aos itens em que apresente: mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correcta); o nmero e/ou a letra ilegveis. Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos correctos.

V.S.F.F. 719/V2/3

I
A figura 1 representa a taxa de mortalidade infantil nos pases que constituam a Europa dos Quinze, em 1985 e em 2001.

Taxa de Mortalidade Infantil

19 18 17 16 15 14 13 12 11 0 10 00 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

1985
mdia UE 15 em 1985

2001
mdia UE 15 em 2001

Fonte: INE. Estatsticas Vitais Mortalidade Infantil, Resultados Definitivos de 2002. Lisboa: INE. 2003

Figura 1 Taxa de mortalidade infantil na Europa dos Quinze (1985 e 2001)

1. Trs dos pases que apresentavam, em 2001, taxas de mortalidade infantil inferiores mdia da Europa dos Quinze, na mesma data, eram... A. a ustria, a Blgica e a Irlanda. B. a Grcia, a Sucia e a Blgica. C. a ustria, a Finlndia e a Irlanda. D. a Espanha, a Finlndia e a Sucia.

719/V2/4

2. Os dois pases que apresentavam, nos anos em anlise, maior descida da taxa de mortalidade infantil eram... A. Portugal e Grcia. B. ustria e Portugal. C. Itlia e Grcia. D. ustria e Itlia.

3. A alterao registada, em Portugal, na taxa de mortalidade infantil, entre 1985 e 2001, explica-se, sobretudo, pela... A. melhoria da alimentao dos progenitores. B. melhoria generalizada dos cuidados materno-infantis. C. diminuio do xodo rural para as cidades do litoral. D. diminuio dos valores da natalidade.

4. A taxa de mortalidade infantil apresenta, em Portugal, variaes regionais que tm como principal causa diferenas na... A. densidade populacional. B. quantidade da populao residente. C. cobertura da assistncia mdica. D. estrutura etria da populao.

5. A taxa de mortalidade infantil um indicador do nvel de desenvolvimento socioeconmico de um pas ou de uma regio. Esta afirmao ... A. verdadeira, porque a taxa de mortalidade infantil est directamente relacionada com o ndice de envelhecimento. B. falsa, porque a taxa de mortalidade infantil est directamente relacionada com o ndice de dependncia de jovens. C. falsa, porque a taxa de mortalidade infantil reflecte os cuidados de sade prestados progenitora. D. verdadeira, porque a taxa de mortalidade infantil reflecte a qualidade de vida da populao.

V.S.F.F. 719/V2/5

II
A costa portuguesa apresenta uma configurao linear e pouco recortada. A figura 2 representa um troo da costa portuguesa localizado no SW do Alentejo.

Figura 2 Arrifana, 2005

1. A rea assinalada com X na figura 2 faz parte do/da... A. talude continental. B. dorsal ocenica. C. plataforma de abraso. D. plancie abissal.

2. O ilhu assinalado com Y na figura 2 um testemunho da... A. influncia da deriva norte-sul e da descida do nvel mdio das guas do mar. B. antiga posio da arriba e do recuo da arriba paralelamente a si prpria. C. antiga posio da arriba e da descida do nvel mdio das guas do mar. D. influncia da deriva norte-sul e do recuo da arriba paralelamente a si prpria. 719/V2/6

3. Na costa oeste de Portugal Continental, a subida superfcie de guas frias, provocada pela ocorrncia de nortada, designa-se por... A. upwelling. B. corrente do Golfo. C. deriva norte-sul. D. jet stream.

4. Nas NUT II Centro e Alentejo, a capacidade mdia das embarcaes de pesca, em termos de arqueao bruta, era, em 2004, de 20,2 GT (tAB) e de 7,8 GT (tAB), respectivamente. O valor registado na regio Centro explica-se pela predominncia de embarcaes ligadas pesca A. local e moderna. B. costeira e tradicional. C. fluvial e tradicional. D. longnqua e moderna.

5. Os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) tm como objectivos a... A. regulamentao dos espaos verdes urbanos, a classificao das praias e a qualificao social da populao que vive junto ao litoral. B. classificao das praias, a regulamentao do uso balnear e a qualificao das praias por motivos ambientais e tursticos. C. classificao dos solos de aptido agrcola, a regulamentao dos espaos verdes urbanos e a qualificao social da populao que vive junto ao litoral. D. regulamentao do uso balnear, a regulamentao dos espaos verdes urbanos e a qualificao das praias por motivos ambientais e tursticos.

V.S.F.F. 719/V2/7

III
Os documentos seguintes mostram a produo mundial de azeite, salientando a posio de Portugal no contexto mundial, e a extenso do olival por regio agrria, no nosso Pas.

PRODUO Pas Espanha Itlia Grcia Tunsia Sria Marrocos Turquia Arglia Portugal Resto do mundo % do total mundial 45,0 21,0 10,0 9,0 3,5 3,0 2,5 2,0 1,0 3,0 Regio

REA DE OLIVAL rea (ha) 324 472 324 472 1 121 67 420 17 527 57 924 36 627 135 407 8 446

Portugal Continente Entre-Douro e Minho Trs-os-Montes Beira Litoral Beira Interior Ribatejo e Oeste Alentejo Algarve

Fonte: Dirio de Notcias. Caderno de Economia 19.04.06

Fonte: INE. Recenseamento Geral da Agricultura, 1999. Lisboa: INE. 2001

Figura 3 A produo mundial de azeite na campanha 2003-2004 (em percentagem)

Figura 4 Extenso do olival em Portugal, por regio agrria

1. A categoria de ocupao da SAU em que se inclui a olivicultura a das... A. hortas familiares. B. culturas temporrias. C. culturas permanentes. D. terras arveis.

2. A anlise da figura 3 permite-nos concluir que 97% da produo mundial de azeite est concentrada na bacia do Mediterrneo. Este facto explica-se pela existncia, nessa regio, de... A. extensas reas com solos profundos e muito frteis. B. aquferos que permitem a utilizao de sofisticados sistemas de rega. C. formas de relevo aplanadas sem grandes declives. D. climas com invernos amenos e veres quentes e secos.

719/V2/8

3. Segundo o Recenseamento Geral da Agricultura de 1999, a regio agrria em que a rea de olival correspondia a cerca de 42% do total nacional da rea de olival era A. o Alentejo. B. o Ribatejo e Oeste. C. Trs-os-Montes. D. a Beira Interior.

4. O facto de, no quadro da figura 4, os valores da rea ocupada pelo olival serem iguais em Portugal e no Continente explica-se por as Regies Autnomas... A. no terem um clima adequado olivicultura. B. no serem contabilizadas nas estatsticas agrcolas. C. serem, apenas, constitudas por ilhas. D. terem exploraes agrcolas de pequena dimenso.

5. A olivicultura intensiva foi apoiada pela Nova PAC, por permitir... A. diminuir a dependncia de produtos fitossanitrios e aumentar a proteco do solo. B. alargar os benefcios alimentares a um maior nmero de consumidores e aumentar a proteco do solo. C. diminuir a dependncia de produtos fitossanitrios e aumentar o rendimento dos agricultores. D. alargar os benefcios alimentares a um maior nmero de consumidores e aumentar o rendimento dos agricultores.

V.S.F.F. 719/V2/9

IV
O texto que a seguir se apresenta sistematiza as grandes tendncias verificadas no actual sistema urbano portugus.

Em Portugal, as dinmicas territoriais recentes, confirmadas na dcada de 90, traduziram-se, a nvel do sistema urbano, na afirmao de quatro grandes tendncias: estabilizao do peso das reas metropolitanas no total da populao residente; reforo das cidades mdias, com destaque para os centros urbanos do litoral; afirmao do dinamismo de alguns centros do interior, em contexto de despovoamento rural; reforo do policentrismo funcional e da suburbanizao no interior das reas metropolitanas.
Ministrio do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional Programa Nacional da Poltica de Ordenamento do Territrio (proposta para discusso pblica). MAOTDR. Fevereiro de 2006 (adaptado)

1. Em 2001, mais de 3/4 da populao residente no Continente concentravam-se em reas com caractersticas predominantemente urbanas. O ritmo da urbanizao em Portugal foi particularmente intenso A. na dcada de 90. B. na dcada de 80. C. nas dcadas de 60 e de 70. D. nas dcadas de 50 e de 60.

2. Os processos de suburbanizao das reas metropolitanas de Lisboa e do Porto, na dcada de 90 do sculo XX, continuaram a dar origem a A. um elevado crescimento populacional dessas reas e a uma concentrao, nas mesmas reas, de cerca de 90% da populao residente no pas. B. que as cidades de Lisboa e do Porto tenham perdido populao residente, e a que alguns centros perifricos tenham reforado a sua capacidade polarizadora. C. que as cidades de Lisboa e do Porto tenham perdido populao residente, e a que se verificasse uma concentrao nessas reas de cerca de 90% da populao do pas. D. um elevado crescimento populacional dessas reas e ao reforo da capacidade polarizadora de alguns centros perifricos.

3. Entre 1991 e 2001, as cidades algarvias, as cidades da rea de Leiria-Marinha Grande e os centros urbanos do Norte Litoral verificaram A. um crescimento urbano elevado. B. um crescimento urbano reduzido. C. uma estabilizao do crescimento urbano. D. uma reduo do crescimento urbano. 719/V2/10

4. A rurbanizao um processo caracterizado pelo/pela A. regresso da populao ao centro da cidade, o qual, em processo de renovao e requalificao urbanas, oferece habitaes de melhor qualidade. B. deslocao de populao para uma periferia mais afastada da cidade, com manuteno dos traos rurais e preservao ambiental. C. deslocao da populao do centro para a periferia prxima da cidade, para o qual continua a dirigir-se diariamente, a fim de trabalhar. D. reabilitao e requalificao urbanas, atravs de intervenes nas vertentes urbanstica e ambiental.

5. Cidades como Viseu, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Bragana ou vora assistiram a um crescimento populacional significativo, entre 1991 e 2001, que resultou, principalmente, do A. processo emigratrio. B. despovoamento dos espaos rurais. C. aumento de alojamentos de uso sazonal. D. crescimento natural.

V.S.F.F. 719/V2/11

V
A figura 5 apresenta imagens da albufeira criada pela barragem de Odeleite, em 2003 e em 2005.

(Foto: Lus Forra/Lusa)

Figura 5 Albufeira de Odeleite, no Sotavento algarvio 719/V2/12

1. Refira duas das principais utilizaes da gua das albufeiras existentes no Algarve.

2. Apresente dois factores que interferem na variao do caudal dos cursos de gua no Algarve.

3. Mencione duas consequncias resultantes da baixa cota do plano de gua na albufeira representada nas imagens da figura 5.

4. Justifique a necessidade de uma gesto racional dos recursos hdricos, considerando: a quantidade e a qualidade da gua doce superficial; a importncia do estabelecimento de acordos internacionais.

V.S.F.F. 719/V2/13

VI
A rede de caminhos-de-ferro desenvolveu-se, em Portugal Continental, na ltima metade do sculo XIX e at dcada de 30, do sculo XX. O mapa da figura 6 mostra a actual rede de caminhos-de-ferro, cuja extenso era, em 2006, de cerca de 2791 km.

Valena

Braga Guimares Nine Lousada Amarante Vila Real LeixesErmesinde Porto Espinho Rgua

Mirandela

Tua

Pocinho

Aveiro Guarda Pampilhosa Coimbra Alfarelos

Vilar Formoso

Figueira da Foz

Tomar Entroncamento Abrantes Setil Torre das Vargens Estremoz Vendas Novas Casa Branca vora Elvas Marvo - Beir

Sintra Cacm Cascais Lisboa Barreiro

Sines Funcheira

Ermidas do Sado Ourique

Beja

Fonte: Refer EP, on-line, Outubro de 2006 (adaptado)


Lagos

Neves-Corvo V.R. St. Antnio

Tunes

50 km

Figura 6 Rede ferroviria, 2006

1. Refira uma diferena entre a distribuio espacial da rede de caminhos-de-ferro a norte do rio Douro e entre os rios Douro e Tejo. 2. Apresente duas razes para a actual diminuio da extenso da rede de caminhos-de-ferro, em Portugal. 3. D exemplo de duas melhorias que tm ocorrido, nas ltimas dcadas, no modo de transporte ferrovirio, em Portugal. 4. Exponha as potencialidades que se deparam ao transporte de passageiros por modo ferrovirio, em Portugal, recorrendo a um exemplo ilustrativo de: reactivao/dinamizao de troos; novas ligaes internacionais.

FIM
719/V2/14

COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO V 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos GRUPO VI 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos TOTAL .................................................. 200 pontos

719/V2/15

Potrebbero piacerti anche