Sei sulla pagina 1di 151

Os Ramos da Fsica

No incio do desenvolvimento das cincias, os nossos sentidos eram as fontes de informao utilizadas na observao dos fenmenos que ocorrem na natureza. Por isso mesmo o etudo da Fisca foi se desenvolvendo, subdividido em diversos ramos, cada um deles agrupando fenmenos relacionados com o sentido pelo qual eles eram percebidos. Ento, surgiram:

Mecnica - o ramo da Fsica que estuda os fenmenos relacionados com o movimento dos corpos. Assim, estamos tratando com fenmenos mecnicos quando estudamos o movimento de queda de um corpo, o movimento dos planetas, a coliso de dois automveis etc.

Calor - Como o prprio nome indica, este ramo da Fsica trata dos fenmenos trmicos. Portanto, a variao da temperatura de um corpo, a fuso de um pedao de gelo, a dilatao de um corpo aquecido so fenmenos estudados neste ramo da Fsica.

Movimento Ondulatrio - Nesta parte estudamos as propriedades das ondas que se propagam em um emio material como, por exemplo, as ondas em uma corda ou na superfcie da gua. Tambm so estudados, aqui, os fenmenos sonoros, porque o som nada mais do que um tipo de onda que se propaga em meios meteriais.

tica - a parte da Fsica que estuda os fenmenos relacionados com aluz. A formao de sua imagem em um espelho, a obsevao de um objeto distante atravs de uma luneta, a separao da luz solar nas cores do arco-ris etc. so todos fenmenos ticos.

Eletricidade - Neste ramo da Fsica incluem-se os fenmenos eltricos e magnticos. Desta maneira, so estudados as atraes e repulses entre os corpos eletrizados, o funcionamento dos diversos aparelhos eletrodomsticos, as propriedades de um m, a produo de um relmpago em uma tempestade etc.

Fsica Moderna - Esta parte cobre o desenvolvimento da Fsica alcanado no sculo XX, abrangendo o estudo da estrutura do tomo, do fenmeno da radioatividade, da teoria da relatividade de Eistein etc.

Tradicionalmente, a Fsica comunmente apresentada atravs desses ramos. Alm disso,

por comodidade didtica, essa mesma subdiviso respeitada na maioria dos textos de ensino da Fsica. Entretanto, esses ramos no constituem compartimentos estanques. Pelo contrrio, os fenmenos estudados nos diversos ramos esto relacionados entre si atravs de um pequeno nmero de pricpios bsicos, sendo possvel, ento, encarar esses ramos como um todo, tornando a Fsica uma estrutura lgica e consistente.

UNIDADES DE MEDIDA
A matria, sendo um corpo ou uma substncia e a energia podem ser avaliadas quantitativamente. Cada caracterstica que possa ser quantificada constitui uma grandeza fsica.

GRANDEZA FSICA
Comprimento, massa, temperatura, tempo, volume, fora, quantidade de matria, etc. Essas grandezas so avaliadas pelas unidades de medida adotadas por conveno e cada unidade tem seu smbolo. Por exemplo, omo smbolo do metro. O valor de uma grandeza pode ser expresso por um nmero e uma unidade de medida. Exemplo: 25C, 100m.

SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA


Um grupo de unidade conhecido como sistema de unidades de medida. O mais utilizado o SI (Sistema Internacional de Unidades). Observe as unidades do SI:

GRANDEZA

NOME DA UNIDADE

SMBOLO

massa

quilograma

Kg

comprimento

metro

tempo

segundo

corrente eltrica temperatura termodinmica

ampre

Kelvin

rea

metro quadrado

presso

Pascal

Pa

fora Intensidade luminosa

newton

Candela Quantidade de matria

cd

Mol

mol

velocidade

metros por segundo

m/s

energia

joule

tenso eltrica

volt

volume

metro cbico

potncia

watt

Algarismos Significativos e algarismos duvidosos


Os algarismos significativos so os algarismos que tm importncia na exatido de um nmero, por exemplo, o nmero 2,67 tem trs algarismos significativos. Se expressarmos o nmero como 2,6700 , entretanto, temos cinco algarismos significativos, pois os zeros direita do maior exatido para o nmero. Os exemplos abaixo tm 4 algarismos significativos: 56,00 0,2301 00000,00001000 1034 Nmeros que contenham potncia de dez (notao cientfica por exemplo), sero algarismos significativos tudo, exceto a prpria potncia, veja por qu: 785,4 = 7,854 x 102 Ambos tm os algarismos 7854 seguidos, a potncia de dez apenas mover a vrgula, que no afeta a quantidade de algarismos significativos. Zeros esquerda no so algarismos significativos, como em: 000000000003 -> apenas um algarismo significativo Algarismos duvidosos Ao realizar a medio de algum objeto, nunca teremos a medida exata do objeto, utilizando uma rgua, por mais precisa que seja. Isso porqu o ltimo algarismo dessa medio, ser duvidoso. Uma regua comum tem divises de centmetros e milmetros. Ao medir um lpis, por exemplo, nota-se que o comprimento dele tem 13,5 cm, pois aparentemente ele fica em cima dessa medida. Porm no podemos ter certeza quanto ao algarismo 5 desse nmero.

Poderia ser 13,49 ou 13,51. Ento este ltimo algarismo chamado de duvidoso, e representamos com um trao em cima: 13,5. Em qualquer nmero, o algarismo duvidoso ser o ltimo algarismo significativo, contando da esquerda para direita. 9,9999998 = o algarismo duvidoso o 8 14,79234320 = o algarismo duvidoso o 0 1,00000 = o algarismo duvidoso o ltimo zero

Notao Cientfica
A notao cientfica serve para expressar nmeros muito grandes ou muito pequenos. A segredo multiplicar um numero pequeno por uma potncia de 10. A forma de uma Notao cientfica : m . 10 e, onde m significa mantissa e E significa ordem de grandeza. A mantissaSEMPRE ser um valor em mdulo entre 1 e 10. Transformando Para transformar um numero grande qualquer em notao cientifica, devemos deslocar a vrgula para a esquerda at o primeiro algarismo desta forma: 200 000 000 000 2,00 000 000 000 note que a vrgula avanou 11 casas para a esquerda, entao em notao cientifica este numero fica: 2 . 1011. Para com valores muito pequenos, s mover a virgula para a direita, e a cada casa avanada, diminuir 1 da ordem de grandeza: 0,0000000586 movendo a virgula para direita 5,86 (avano de 8 casas) 5,86 . 10-8 -12.000.000.000.000 -1,2 . 1013

CINEMTICA
Cinemtica a parte da Mecnica que descreve o movimento, determinando a posio, a velocidade e a acelerao de um corpo em cada instante. Tempo uma noo aceita sem definio, fundamental na descrio de qualquer movimento. Os corpos em estudo, denominado mveis, so considerados pontos materiais. Ponto material um corpo cujas dimenses no interferem no estudo de determinado fenmeno.

Posio numa trajetria


Trajetria o conjunto de posies sucessivas ocupadas por um mvel no decorrer do tempo. Veja abaixo:

Na trajetria escolhemos arbitrariamente um marco zero, a partir do qual medimos comprimentos que indicam a posio do mvel, mas no fornecem nem o sentido nem a distncia percorrida. Entretanto um mvel pode estar de um lao ou de outro relativamente ao marco zero (fig. 2a), sendo ento conveniente orientar a trajetria, adotando-se um sentido positivo(fig. 2b).Assim a posio do mvel A fica definida pela medida algbrica -10 Km e a de B por +10Km.

A medida algbrica do arco da trajetria que vai do marco zero posio do mvel recebe o nome de espao, indicado pela letra s. O marco zero 0 ento a origem dos espaos. Na figura 2b o espao do mvel A, independentemente do sentido do seu movimento SA = -10Km e o de B, SB = +10Km

Referencial
Um corpo est em movimento quando sua posio muda no decorrer do tempo. Deste modo, a noo de movimento e de repouso de um mvel sempre relativa a outro corpo. O corpo em relao ao qual identificamos se um mvel est em movimento ou em repouso chamado referencial ou sistema de referncia. Veja a figura abaixo:

O trem encontra-se em movimento em relao ao observador; O Homem sentado encontra-se em repouso em relao ao trem. Um ponto material est em movimento em relao a um determinado referencial quando sua posio, nesse referencial, varia no decurso do tempo. Um ponto material est em repouso em relao a um determinado referencial quando sua posio, nesse referencial, no varia com o decurso do tempo.

Velocidade escalar media e instantnea


Considere um ponto material descrevendo uma certa trajetria em relao a um determinado referencial. No instante t1 seu espao S1 e no instante posterior t2 seu espao S2 (fig.3). No intervalo de tempo t = t2 t1 a variao de espao do ponto material S = S2 S1.

A velocidade escalar mdia, no intervalo de tempo t, expressa pela relao:

A velocidade escalar instantnea V o valor limite que tende a velocidade escalar mdia, quando t tende a zero:

Velocidade
A velocidade de um corpo dada pela relao entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quo rpido um corpo se desloca. A anlise da velocidade se divide em dois principais tpicos: Velocidade Mdia e Velocidade Instantnea. considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um mdulo (valor numrico), uma direo (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porm, para problemas elementares, onde h deslocamento apenas em uma direo, o chamado movimento unidimensional, convm trat-la como um grandeza escalar (com apenar valor numrico). As unidades de velocidade comumente adotadas so: m/s (metro por segundo); km/h (quilmetro por hora); No Sistema Internacional (S.I.), a unidade padro de velocidade o m/s. Por isso, importante saber efetuar a converso entre o km/h e o m/s, que dada pela seguinte relao:

A partir da, possvel extrair o seguinte fator de converso:

Velocidade Mdia

Indica o quo rpido um objeto se desloca em um intervalo de tempo mdio e dada pela seguinte razo:

Onde: = Velocidade Mdia = Intervalo do deslocamento [posio final posio inicial ( = Intervalo de tempo [tempo final tempo inicial ( )] )]

Por exemplo: Um carro se desloca de Florianpolis SC a Curitiba PR. Sabendo que a distncia entre as duas cidades de 300 km e que o percurso iniciou as 7 horas e terminou ao meio dia, calcule a velocidade mdia do carro durante a viagem: = (posio final) (posio inicial) = (300 km) (0 km) = 300 km E que: = (tempo final) (tempo inicial) = (12 h) (7h) =5h

Ento:

Mas, se voc quiser saber qual a velocidade em m/s, basta dividir este resultado por 3,6 e ter:

Velocidade Instantnea
Sabendo o conceito de velocidade mdia, voc pode se perguntar: Mas o automvel precisa andar todo o percurso a uma velocidade de 60km/h? A resposta no, pois a velocidade mdia calcula a mdia da velocidade durante o percurso (embora no seja uma mdia ponderada, como por exemplo, as mdias de uma prova). Ento, a velocidade que o velocmetro do carro mostra a Velocidade Instantnea do carro, ou seja, a velocidade que o carro est no exato momento em que se olha para o velocmetro. A velocidade instantnea de um mvel ser encontrada quando se considerar um intervalo de tempo ( ). Saiba mais: Para realizar o clculo de velocidade instantnea, os seja, quando o intervalo de tempo for muito prximo a zero, usa-se um clculo de derivada: Derivando a equao do deslocamento em movimento uniformemente acelerado em funo do tempo: ) infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero (

Clculo da Acelerao Mdia de um Mvel


A variao da velocidade de um mvel depende de uma grandeza chamada acelerao. Para calcular a acelerao de um mvel devemos aplicar a seguinte expresso matemtica:

Onde: ?V = variao de velocidade, velocidade final menos velocidade inicial. Vi = velocidade inicial

Vf = velocidade final ?V = Vf Vi ?t = variao de tempo, tempo final menos tempo inicial. ?t = tf - ti ti = tempo inicial tf = tempo final

Exemplo 1 Ao caar, um guepardo - partindo do repouso - atinge uma velocidade de 72 Km/h em 2 segundos. Qual a sua acelerao nesse intervalo de tempo? Como ele parte do repouso, temos: Vi = 0 Km/h Vf = 72Km/h ti = 0 s tf =2 s a = 72 / 2 a = 36 Km/h por s

Exemplo2 Um avio parte do repouso e, com acelerao constante, atinge a velocidade de 450 Km/h em 25 segundos (s). Qual a acelerao do avio? Vi = 0 Km/h Vf = 450 Km/h ti = 0 s tf =25 s a = 450 / 25 a = 18 Km/h por s Exemplo 3 Durante um trecho da corrida, um carro de frmula 1 aumenta sua velocidade de 100 Km/h para 260 Km/h, fazendo isso em 4 segundos. Qual a sua acelerao mdia neste trecho? Vi = 100 Km/h

Vf = 260 Km/h ti = 0 s tf = 4 s a = (260 100) / (4 0) a = 160 / 4 a = 40 Km/h por s

Acelerao da gravidade
Voc j deve ter observado que quando deixamos cair uma pedra e uma folha de papel, a pedra cai mais rapidamente. Aristteles foi o primeiro a afirmar que corpos de massas maiores caem mais rapidamente do que corpos de massas menores. Hoje sabemos que tal fenmeno acontece pelo fato de o ar exercer um efeito retardador na queda de qualquer objeto e que esse efeito apresenta maior influncia sobre o movimento da folha de papel do que sobre o movimento da pedra. Por mais estranho que possa parecer, o fato que, no vcuo, todos os corpos, sejam eles de massas iguais ou de massas diferentes, quando abandonados de certa altura, atingiro o solo ao mesmo tempo e com a mesma velocidade. O movimento de queda livre um movimento provido de acelerao. Galileu conseguiu, com suas experincias, verificar que esse um Movimento Uniformemente Variado, isto , na queda livre o corpo tem acelerao constante. Essa acelerao, denominada acelerao da gravidade, representada pelo smbolo g, como mostra a figura abaixo.

A acelerao da gravidade no a mesma em todos os lugares da Terra. Portanto, podemos dizer que ela varia com a latitude e com a altitude: ela aumenta do equador para os polos; e diminui da base de uma montanha para seu cume. O valor da acelerao da gravidade (g) em um lugar situado ao nvel do mar e latitude de 45 chama-seacelerao normal da gravidade. Se trabalharmos com apenas dois algarismos significativos, poderemos considerar o valor de (g) como o mesmo para todos os lugares da Terra. Portanto, podemos adotar o valor de: g=9,8 m/s2 Para facilitar os clculos, em alguns momentos, ou melhor, em alguns exerccios, esse valor aproximado para g=10 m/s2.

Movimento Uniforme (MU)


Movimento Uniforme O Movimento Uniforme qualquer movimento realizado por um corpo que percorre distncias iguais em tempos iguais. No M U , o corpo no necessita estar se movimentando em linha reta, em crculos ou em qualquer outra forma, basta que a sua velocidade escalar se mantenha a mesma por todo o tempo. Ento, a velocidade escalar mdia igual velocidade escalar, pois o corpo mantm a mesma velocidade em todo o trajeto. V = Vinstante = Vmdia = s/t Movimento Retilneo Uniforme O Movimento Retilneo Uniforme a mesma coisa que o MU, exceto pelo fato de que, obrigatriamente, o trajeto percorrido pelo corpo deve ser uma linha reta. Equao Horria do Movimento Uniforme A equao horria do MU serve para prever como o espao vai variar de acordo com o tempo. Ento: v=vmdia v = s/t v = (S-S0)/t-t0 s s0 = v . (t t0) s = s0 + v . (t t0) . Por conveno, t0 um valor nulo, ento podemos retirar ele da equao: s = s0 + v . t

Movimento Retilneo
Movimento retilneo pode ser conceituado como um movimento de um mvel em relao a um referencial, descrito ao longo de uma trajetria retilnea (reta). Sendo assim consideramos o movimento retilneo tanto como um descolamento horizontal (movimento de um carro) ou tambm na vertical, como o lanamento de um moeda. Neste artigo abordaremos os principais conceitos referentes ao movimento retilneo.

Posio de um mvel (espao) S


Para definirmos a posio ou localizao de um mvel devemos arbitrar um ponto O em uma reta ou curva, ao qual definimos como origem dos espaos, e orient-la em um dado sentido:

Porm, devemos saber que quando um mvel (por exemplo um carro) se movimenta (desloca-se) sua posio varia em relao ao tempo. Suponhamos que para uma localizao s=-2m temos t=0s, para s=0m temos t=1s , e s=2m temos t=2s, percebemos que a posio ou espao de um mvel uma funo do tempo. S=f(t) s(m) -2 0 2 t(s) 0 1 2

Variao do espao ou Deslocamento s


Considerando o deslocamento de um mvel seguindo uma trajetria retilnea conforme demonstrado na figura abaixo.

Arbitrando a origem dos espaos s=0 exatamente na posio do semforo segundo a figura, e definindo Si como sua posio inicial ( suponhamos Si=100m) ,posteriormente para um dado intervalo de tempo qualquer definimos sua posio final por Sf, ao qual indicaremos como Sf=250m. Logo o deslocamento ou variao do espao percorrido por este mvel definido pela diferena de sua posio final em relao a sua posio inicial, ao qual denotamos matematicamente por: s= Sf Si Portanto de acordo com o exemplo descrito acima podemos calcular o deslocamento deste mvel. Sendo Si= 100m , e Sf=250m , seu deslocamento representado por; s= 250m-100m=150m , logo o mvel percorreu 150m em relao a sua posio inicial.

Variao do tempo t
Se considerarmos o exemplo acima, e denotarmos para cada posio s um intervalo de tempo, podemos facilmentecalcular a variao do tempo ou tempo gasto. Vamos supor que quando o mvel havia deslocado 100m em relao ao semforo (Si) o mvel encontrava-se a 2s, posteriormente quando o mesmo estava posicionado a 250m do semforo o mvel encontrava-a 7s. Logo ,o tempo gasto do percurso expresso por t= Tf-Ti = 7s-2s= 5s, ou seja o mvel deslocou-se 150m em 5s

Velocidade Mdia Vm
Talvez um dos conceitos mais pronunciados na cinemtica no ensino mdio, a velocidade mdia pode ser simplesmente entendida, se relacionarmos o deslocamento (s) de um corpo com a sua respectiva variao de tempo. Tambm podemos considerar o exemplo mencionado acima; O mvel deslocou-se 150m em 5s, Logo sua velocidade mdia dada por V=s/t Vm=150m/5s=30m/s ou 108km/h. Para passarmos de m/s para km/h basta multiplicarmos o mdulo(valor) por 3,6.

Acelerao Mdia (m)


Um carro obrigado a parar, devido uma coliso entre dois veculos que ficaram no meio da pista impossibilitando o trfego. Aps liberados os veculos, o motorista acelera o carro, e aps passados 14s o velocmetro marca uma velocidade de aproximadamente 100km/h.O simples fato de acelerar o carro implica em uma mudana de sua velocidade, ou melhor, implica em uma variao de sua velocidade. Portanto a acelerao mdia de um mvel definida pela razo da variao de sua velocidade em relao ao intervalo t considerado. m=v/t

Calculando, temos; Como a unidade de velocidade no SI m/s conveniente fazermos ento a transformao das unidades. 100km/h / 3,6 =27,8m/s.( Para passarmos de km/h para m/s divide-se o valor por 3,6) m=27,8/14=2m/s2 Unidade SI acelerao = m/s2

MOVIMENTO UNIFORME
Nas grandes cidades, devido ao intenso trnsito de veculos. praticamente impossvel manter constante a velocidade de um carro. Mas, ao efetuarmos uma viagem, dependendo das condies da rodovia, conseguimos manter o carro em velocidade constante durante um bom tempo. Quando isso acontece, dizemos que o movimento do carro uniforme.

MOVIMENTO UNIFORME
O movimento uniforme quando a velocidade escalar do mvel constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o mvel percorre distncias iguais em tempos iguais. O movimento retilneo uniforme quando o mvel percorre uma trajetria retilnea e apresenta velocidade escalar constante. O movimento de uma pessoa transportada numa escada rolante, o da Lua em torno da Terra e o dos ponteiros de um relgio so exemplos de movimentos praticamente uniformes. Funo Horria A funo horria do espao do movimento uniforme nos fornece o espao de um mvel em qualquer instante t0 , desde que sejam conhecidos o espao inicial e a velocidade.

s=s0+vt

Grficos do Movimento Uniforme (MU)


O movimento uniforme o movimento onde a velocidade no varia com o tempo, isto , a velocidade constante. Sabendo que a velocidade escalar mdia de um mvel pode ser dada por:

v = S t
Onde: s = s s0 , a variao do espao, medida em metros (m) t = t t0, a variao do tempo, medida em segundos (s) Fazendo o tempo inicial igual a zero (t0 = 0) temos:

v = s s0 t
Isolando o espao final (s) na equao, temos que:

s = s0 + v.t, v 0 (funo horria do espao no MU)


Podemos observar que o espao uma funo do tempo s = f(t), do 1 grau em t. Uma funo de 1 grau representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relao ao eixo dos tempos. Para v > 0 a funo crescente, assim o grfico da funo pode ser:

Grfico do MU para v = cte. >0

Notamos que o grfico da funo uma reta crescente, portanto, o movimento progressivo, ou seja, o mvel caminha na mesma direo e sentido da orientao da trajetria. Para v < 0 a funo decrescente, e a representao grfica da funo :

Grfico do MU, para v = cte. < 0

Nesse caso a velocidade menor do que zero (v < 0), o movimento retrgrado, ou seja, o mvel caminha no sentido contrrio ao da orientao da trajetria. Grficos da velocidade Como a velocidade escalar mdia constante, os grficos podem ser: 1 Para v > 0:

v > 0 - Movimento Progressivo

Note que o grfico da velocidade uma reta paralela ao eixo dos tempos, para v = f(t). Essa funo uma funo constante. 2 Para v < 0:

v < 0 - Movimento Retrgrado

Nota: Os grficos no determinam a trajetria, apenas representam as funes do movimento. Como no movimento uniforme a acelerao nula (a=0), o grfico da acelerao uma

reta que coincide com o eixo dos tempos.

Grfico da acelerao MU

* cte = constante

GRFICOS DO MOVIMENTO UNIFORME Os grficos facilitam a visualizao global do movimento, permitindo-nos focalizar um determinado instante sem perder de vista o que aconteceu antes e depois do instante focalizado. Grfico Velocidade x Tempo No movimento uniforme, como a velocidade escalar constante, sua representao grfica uma reta paralela ao eixo dos tempo.

EXERCCIOS DE MOVIMENTO UNIFORME 01. A luz solar gasta 5,0 . 102 s para chegar Terra. O dimetro do Sol da ordem de 1,4 . 106 km. Seja 10n a ordem de grandeza do nmero de corpos idnticos ao Sol que cabem no espao entre o Sol e a Terra, com centros na reta que una o centro do Sol ao centro da Terra. O valor de n : a) 1 b) 2 c) 3

d) 4 e) 10 02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Um trem de 200m de comprimento, com velocidade escalar constante de 60 km/h, gasta 36s para atravessar completamente uma ponte. A extenso da ponte, em metros, de: a) 200 b) 400 c) 500 d) 600 e) 800

Para as questes 03 e 04 Dois pontos materiais A e B caminham sobre uma mesma reta e no mesmo sentido. na origem dos tempos a distncia entre os pontos de 5,0 km. A velocidade escalar de A de 80 km/h e a velocidade escalar de B de 60 km/h, mantidas constantes.

03. A velocidade escalar de A relativa a B igual a: a) zero; b) 80 km/h; c) -20 km/h d) 20 km/h e) -80 km/h 04. A encontra B: a) no instante t = 15 h; b) no instante t = 15 min; c) no instante t = 1/4 min; d) nunca e) n.d.a 05. Considere dois trens T1 e T2 caminhando em linhas frreas retilneas e paralelas com velocidades de intensidade V1 = 36 km/h e V2 = 72 km/h, em sentidos opostos. Um observador O1 est no trem T1 e nota que a passagem de T2, diante de sua janela, durou

um intervalo de tempo de 10s. O tempo gasto por T2, para passar por um tnel de comprimento 200m, de: a) 25s b) 20s c) 30s d) 50s e) 60s

Funo horria do MUV


A funo horria do MUV (movimento uniformemente variado) descreve a variao do espao percorrido por um mvel no decorrer do tempo. Ela uma funo do segundo grau em t.

Grfico v x t de um movimento com acelerao escalar constante positiva

Vejamos a figura acima: nela temos a representao grfica da velocidade de um mvel em funo do tempo. O grfico nos mostra uma reta crescente, pois a equao horria da velocidade do primeiro grau. Funo horria das abscissas Na figura acima a rea colorida no grfico (v x t) a representao da variao de espao s descrita pelo mvel. Em termos matemticos podemos dizer que a variao do espao igual numericamente rea da figura formada, ou seja, igual rea do trapzio. Para acharmos o valor numrico da rea da figura representada no grfico, vamos fazer a diviso da figura em um tringulo e em um retngulo, de forma a facilitar a deduo da equao horria.

Para o clculo da rea do retngulo e do tringulo temos respectivamente as seguintes equaes:

Somando as reas do retngulo e do quadrado (partes destacadas em vermelho), temos a seguinte equao:

Como na equao acima s a variao do espao, ou seja, s = (s s0), temos:

A equao acima que acabamos de deduzir nos mostra de fato como o espao S sofre variao com o passar do tempo. Por esse motivo, da variao do espao em funo do tempo, ela denominada equao horria do espao. Observe que s uma funo do 2 grau em t. Vejamos um exemplo: Suponhamos que um automvel com velocidade escalar inicial de 10 m/s, acelere a 1m/s2 constantemente. A distncia percorrida nos seis primeiros segundos igual a: Resoluo: interessante ler bem o exerccio a fim de interpret-lo e em seguida retirar os principais dados fornecidos nele. O exerccio forneceu a velocidade inicial V0 = 10 m/s, a acelerao 1m/s2 e o tempo t = 6 s. Agora basta usar a funo horria dos espaos e determinar, assim, o valor do espao percorrido pelo mvel durante os seis primeiros segundos.

Portanto, o espao percorrido pelo mvel nos seis primeiros segundos foi de 78 metros. Grficos do Movimento Uniformemente Variado
Diferentemente do Movimento Uniforme, o Movimento Uniformemente Variado possui velocidade escalar mdia varivel, e acelerao constante (a = cte) e diferente de zero (a 0). Funo horria dos espaos s = f(t). A funo horria dos espaos no MUV uma funo do 2 grau dada por:

Onde: S = espao final (dado em metros m) S0 = espao inicial (dado em metros m) V0 = velocidade inicial (dada em m/s) t = tempo (dado em segundos s) a = acelerao (dado em m/s2) Por ser do 2 grau, a representao grfica da funo uma parbola. Grfico da funo s = f(t) 1) Para a > 0

Esse grfico uma parbola com a concavidade voltada para cima, pois a acelerao maior do que zero (a > 0). Assim, se a velocidade for menor do que zero (v < 0), o movimento retardado. Se a velocidade for maior do que zero (v > 0), o movimento acelerado. 2) Para a < 0

Nesse caso a parbola tem concavidade voltada para baixo, pois a acelerao menor do que zero (a < 0). Se a velocidade for menor do que zero (v < 0), o movimento acelerado. Se a velocidade for maior do zero (v > 0), o movimento retardado. No movimento retardado, o mdulo da velocidade diminui com o passar do tempo. J no movimento acelerado, o mdulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Note que quando a velocidade e a acelerao tm o mesmo sinal (v > 0 e a > 0 ou v <0 e a < 0) o movimento Uniformemente Variado e Acelerado. Quando a velocidade e a acelerao tm sinais contrrios (v > 0 e a < 0 ou v < 0 e a > 0) o movimento Uniformemente Variado e Retardado. Funo horria da velocidade v = f(t). A funo horria da velocidade uma funo do 1 grau, representada por:

v = v0 + a.t
Por ser uma funo de primeiro grau, a representao grfica dessa funo uma reta. Grficos da velocidade v = f(t). 1) Para a > 0

Nesse caso a > 0, o grfico da funo uma reta crescente. A velocidade aumenta com o passar do tempo. 2) Para v < 0.

Aqui a < 0, assim, o grfico uma reta decrescente. A velocidade diminui com o passar do tempo. Grficos da Acelerao No Movimento Uniformemente Variado, a acelerao constante e diferente de zero, logo, a funo da velocidade uma funo constate, e o grfico que representa essa funo uma reta paralela ao eixo dos tempos.

Vetores Determinado por um segmento orientado AB, o conjunto de todos os segmentos orientados equipolentes a AB.

Se indicarmos

com este conjunto, simbolicamente poderemos escrever:

onde XY um segmento qualquer do conjunto.

O vetor determinado por AB indicado por

ou B - A ou

Um mesmo vetor determinado por uma infinidade de segmentos orientados, chamados representantes desse vetor, os quais so todos equipolentes entre si. Assim, um segmento determina um conjunto que o vetor, e qualquer um destes representantes determina o mesmo vetor. Usando um pouco mais nossa capacidade de abstrao, se considerarmos todos os infinitos segmentos orientados de origem comum, estaremos caracterizando, atravs de representantes, a totalidade dos vetores do espao. Ora, cada um destes segmentos um representante de um s vetor. Consequentemente, todos os vetores se acham representados naquele conjunto que imaginamos. As caractersticas de um vetor so as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto : o mdulo, a direo e o sentido do vetor so o mdulo, a direo e o sentido de qualquer um de seus representantes. O mdulo de se indica por | | .

Soma de vetores Se v=(a,b) e w=(c,d), definimos a soma de v e w, por: v + w = (a+c,b+d)

Propriedades da Soma de vetores

Diferena de vetores Se v=(a,b) e w=(c,d), definimos a diferena entre v e w, por:

v - w = (a-c,b-d)

Produto de um nmero escalar por um vetor Se v=(a,b) um vetor e c um nmero real, definimos a multiplicao de c por v como: c.v = (ca,cb)

Propriedades do produto de escalar por vetor Quaisquer que sejam k e c escalares, v e w vetores:

Mdulo de um vetor O mdulo ou comprimento do vetor v=(a,b) um nmero real no negativo, definido por:

Vetor unitrio Vetor unitrio o que tem o mdulo igual a 1. Existem dois vetores unitrios que formam a base cannica para o espao R, que so dados por: i = (1,0) j = (0,1) Para construir um vetor unitrio u que tenha a mesma direo e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu mdulo, isto :

Observao:

Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c um escalar no nulo. Nesse caso, u e v sero paralelos: Se c = 0, ento u ser o vetor nulo. Se 0 < c < 1, ento u ter comprimento menor do que v. Se c > 1, ento u ter comprimento maior do que v. Se c < 0, ento u ter sentido oposto ao de v.

Decomposio de vetores em Vetores Unitrios Para fazer clculos de vetores em apenas um dos planos em que ele se apresenta, podese decompor este vetor em vetores unitrios em cada um dos planos apresentados. Sendo simbolizados, por conveno, como vetor unitrio do plano x e como vetor unitrio do plano y. Caso o problema a ser resolvido seja dado em trs dimenses, o vetor utilizado para o plano z o vetor unitrio .

Ento, a projeo do vetor

no eixo x do plano cartesiano ser dado por . Este vetor pode ser escrito como:

, e sua

projeo no eixo y do plano ser:

=( , ), respeitando que sempre o primeiro componente entre parnteses a projeo em x e o segundo a projeo no eixo y. Caso aparea um terceiro componente, ser o componente do eixo z. No caso onde o vetor no se encontra na origem, possvel redesenh-lo, para que esteja na origem, ou ento descontar a parte do plano onde o vetor no projetado.

Produto escalar Dados os vetores u=(a,b) e v=(c,d) definimos o produto escalar entre os vetores u e v, como o nmero real obtido por: u.v = a.c + b.d

Exemplos: O produto escalar entre u=(3,4) e v=(-2,5) : u.v = 3.(-2) + 4.(5) = -6+20 = 14 O produto escalar entre u=(1,7) e v=(2,-3) : u.v = 1.(2) + 7.(-3) = 2-21 = -19

Propriedades do produto escalar Quaisquer que sejam os vetores, u v e w e k escalar:

ngulo entre dois vetores O produto escalar entre os vetores u e v pode ser escrito na forma: u.v = |u| |v| cos(x) onde x o ngulo formado entre u e v.

Atravs desta ltima definio de produto escalar, podemos obter o ngulo x entre dois vetores genricos u e v, como,

desde que nenhum deles seja nulo. Acelerao e Velocidade Vetoriais Vetor Posio Imagine um mvel deslocando-se em uma trajetria aleatria, com uma origem O. Se colocarmos um plano cartesiano situado nesta origem, ento poderemos localizar o mvel nesta trajetria por meio de um vetor. O vetor chamado vetor deslocamento e possui mdulo, direo e sentido.

=P-O

Velocidade Vetorial Vetor Velocidade Mdia: Considere-se um mvel percorrendo a trajetria do grfico acima, ocupando posies e nos instantes e , respectivamente.

Sabendo que a velocidade mdia igual ao quociente do vetor deslocamento pelo intervalo de tempo:

Observao: O vetor velocidade mdia tem a mesma direo e sentido do vetor deslocamento, pois obtido quando multiplicamos um nmero positivo

pelo vetor

Vetor Velocidade Instantnea: Anlogo velocidade escalar instantnea, quando o intervalo de tempo tender a zero ( ), a velocidade calculada ser a velocidade instantnea. ento:

Acelerao Vetorial Vetor Acelerao Mdia: Considerando um mvel que percorre uma trajetria qualquer com velocidade em um instante acelerao mdia ser dada por: e velocidade em um instante posterior , sua

Observao: Assim como para o vetor velocidade, o vetor acelerao ter o mesmo sentido e mesma direo do vetor velocidade, pois resultado do produto deste vetor ( ) por um nmero escalar positivo, .

Vetor Acelerao Instantnea: A acelerao vetorial instantnea ser dada quando o intervalo de tempo tender a zero ( ).

Sabendo esses conceitos, podemos definir as funes de velocidade em funo do tempo, deslocamento em funo do tempo e a equao de Torricelli para notao vetorial:

Por exemplo: Um corpo se desloca com velocidade da forma como est descrita abaixo: , e acelerao constante ,

(a)Qual o vetor velocidade aps 10 segundos? (b)Qual a posio do mvel neste instante?

(a)Para calcularmos a velocidade vetorial em funo de um tempo, precisamos decompor os vetores velocidade inicial e acelerao em suas projees em x e y:

Assim, podemos dividir o movimento em vertical(y) e horizontal(x): Em x:

Em y:

A partir destes valores podemos calcular o vetor velocidade:

(b)Sabendo o vetor velocidade, podemos calcular o vetor posio pela equao de Torricelli, ou pela funo horria do deslocamento, ambas na forma de vetores:

Por Torricelli:

na mesma direo e sentido dos vetores acelerao e velocidade.

Pela Funo horria da Posio:

na mesma direo e sentido dos vetores acelerao e velocidade. Movimento Oblquo Um movimento oblquo um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ngulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ngulo com a horizontal. Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistncia do ar desprezada, o corpo sofre apenas a acelerao da gravidade.

Lanamento Oblquo ou de Projtil

O mvel se deslocar para a frente em uma trajetria que vai at uma altura mxima e depois volta a descer, formando uma trajetria parablica.

Para estudar este movimento, deve-se considerar o movimento oblquo como sendo o resultante entre o movimento vertical (y) e o movimento horizontal (x). Na direo vertical o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e acelerao da gravidade (g)

Na direo horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a . Observaes:

Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura mxima) onde , e desce aumentando a velocidade. O alcance mximo a distncia entre o ponto do lanamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0. A velocidade instantnea dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, cada momento. . O vetor velocidade tangente trajetria em

Exemplo: Um dardo lanado com uma velocidade inicial v0=25m/s, formando um ngulo de 45 com a horizontal. (a) Qual o alcance mximo (b) e a altura mxima atingida?

Para calcular este movimento deve-se dividir o movimento em vertical e horizontal. Para decompor o vetor trigonometria: em seus componentes so necessrios alguns fundamentos de

Genericamente podemos chamar o ngulo formado de Ento:

logo:

e:

logo:

(a) No sentido horizontal (substituindo o s da funo do espao por x):

sendo

temos: (1) No sentido vertical (substituindo h por y):

sendo

temos:

(2) E o tempo igual para ambas as equaes, ento podemos isol-lo em (1), e substituir em (2):

(1) e , ento:

onde substituindo em (2):

(2)

e onde o alcance mximo

. Ento temos:

mas

, ento:

resolvendo esta equao por frmula de Baskara:

mas

ento:

mas

Ento

Substituindo os dados do problema na equao:

(b) Sabemos que quando a altura for mxima Torricelli no movimento vertical:

. Ento, partindo da equao de

e substituindo os dados do problema na equao, obtemos:

Lanamento Horizontal Trata-se de uma particularidade do movimento oblquo onde o ngulo de lanamento zero, ou seja, lanado horizontalmente. Por exemplo, quando uma criana chuta uma

bola que cai em um penhasco, ou quando um jardineiro est regando um jardim com uma mangueira orientada horizontalmente.

Por exemplo: (Cefet-MG) Uma bola de pingue-pongue rola sobre uma mesa com velocidade constante de 0,2m/s. Aps sair da mesa, cai, atingindo o cho a uma distncia de 0,2m dos ps da mesa. Considerando g=10m/s e a resistncia do ar desprezvel, determine: (a) a altura da mesa; (b) o tempo gasto pela bola para atingir o solo.

(a) , e cos0=1, ento: , considerando a posio horizontal inicial do mvel zero, e isolando t:

Porm neste caso, a acelerao da gravidade (g) vai ser positiva, devido ao movimento ser no mesmo sentido da acelerao.

, mas sen0=0, ento:

, considerando a posio vertical inicial zero e substituindo t:

(b) Sabendo a altura da mesa possvel calcular o tempo gasto pela funo horria do deslocamento:

, mas sen0=0, ento:

Movimento Circular Grandezas Angulares As grandezas at agora utilizadas de deslocamento/espao (s, h, x, y), de velocidade (v) e de acelerao (a), eram teis quando o objetivo era descrever movimentos lineares, mas na anlise de movimentos circulares, devemos introduzir novas grandezas, que so chamadas grandezas angulares, medidas sempre em radianos. So elas:

deslocamento/espao angular: (phi) velocidade angular: (mega) acelerao angular: (alpha)

Saiba mais... Da definio de radiano temos:

Desta definio possvel obter a relao:

E tambm possvel saber que o arco correspondente a 1rad o ngulo formado quando seu arco S tem o mesmo comprimento do raio R.

Espao Angular () Chama-se espao angular o espao do arco formado, quando um mvel encontra-se a uma abertura de ngulo qualquer em relao ao ponto denominado origem.

E calculado por:

Deslocamento angular ()

Assim como para o deslocamento linear, temos um deslocamento angular se calcularmos a diferena entre a posio angular final e a posio angular inicial:

Sendo:

Por conveno: No sentido anti-horrio o deslocamento angular positivo. No sentido horrio o deslocamento angular negativo.

Velocidade Angular () Anlogo velocidade linear, podemos definir a velocidade angular mdia, como a razo entre o deslocamento angular pelo intervalo de tempo do movimento:

Sua unidade no Sistema Internacional : rad/s Sendo tambm encontradas: rpm, rev/min, rev/s. Tambm possvel definir a velocidade angular instantnea como o limite da velocidade angular mdia quando o intervalo de tempo tender a zero:

Acelerao Angular () Seguindo a mesma analogia utilizada para a velocidade angular, definimos acelerao angular mdia como:

Algumas relaes importantes

Atravs da definio de radiano dada anteriormente temos que:

mas se isolarmos S:

derivando esta igualdade em ambos os lados em funo do tempo obteremos:

mas a derivada da Posio em funo do tempo igual a velocidade linear e a derivada da Posio Angular em funo do tempo igual a velocidade angular, logo:

onde podemos novamente derivar a igualdade em funo do tempo e obteremos:

mas a derivada da velocidade linear em funo do tempo igual a acelerao linear, que no movimento circular tangente trajetria, e a derivada da velocidade angular em funo do tempo igual a acelerao angular, ento:

Ento: Linear S v a Angular R R R

= = =

Perodo e Frequncia

Perodo (T) o intervalo de tempo mnimo para que um fenmeno ciclico se repita. Sua unidade a unidade de tempo (segundo, minuto, hora...) Frequncia(f) o nmero de vezes que um fenmeno ocorre em certa unidade de tempo. Sua unidade mais comum Hertz (1Hz=1/s) sendo tambm encontradas kHz, MHz e

rpm. No movimento circular a frequncia equivale ao nmero de rotaes por segundo sendo equivalente a velocidade angular. Para converter rotaes por segundo para rad/s:

sabendo que 1rotao = 2rad,

Movimento Circular Uniforme

Um corpo est em Movimento Curvilneo Uniforme, se sua trajetria for descrita por um crculo com um "eixo de rotao" a uma distncia R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso. No cotidiano, observamos muitos exemplos de MCU, como uma roda gigante, um carrossel ou as ps de um ventilador girando. Embora a velocidade linear seja constante, ela sofre mudana de direo e sentido, logo existe uma acelerao, mas como esta acelerao no influencia no mdulo da velocidade, chamamos de Acelerao Centrpeta. Esta acelerao relacionada com a velocidade angular da seguinte forma:

Sabendo que e que para o espao angular:

, pode-se converter a funo horria do espao linear

ento:

Movimento Circular Uniformemente Variado Quando um corpo, que descreve trajetria circular, e sofre mudana na sua velocidade angular, ento este corpo tem acelerao angular (). As formas angulares das equaes do Movimento Curvilneo Uniformemente Variado so obtidas quando divididas pelo raio R da trajetria a que se movimenta o corpo. Assim: MUV Grandezas lineares MCUV Grandezas angulares

E, acelerao resultante dada pela soma vetorial da acelerao tangencial e da acelerao centpeta:

Exemplo: Um volante circular como raio 0,4 metros gira, partindo do repouso, com acelerao angular igual a 2rad/s. (a) Qual ser a sua velocidade angular depois de 10 segundos? (b) Qual ser o ngulo descrito neste tempo?

(c) Qual ser o vetor acelerao resultante?

(a) Pela funo horria da velocidade angular:

(b) Pela funo horria do deslocamento angular:

(c) Pelas relaes estabelecidas de acelerao tangencial e centrpeta:

DINMICA Quando se fala em dinmica de corpos, a imagem que vem cabea a clssica e mitolgica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente, uma ma cai sobre a sua cabea. Segundo consta, este foi o primeiro passo para o entendimento da gravidade, que atraia a ma. Com o entendimento da gravidade, vieram o entendimento de Fora, e as trs Leis de Newton. Na cinemtica, estuda-se o movimento sem compreender sua causa. Na dinmica, estudamos a relao entre a fora e movimento.

Fora: uma interao entre dois corpos.

O conceito de fora algo intuitivo, mas para compreend-lo, pode-se basear em efeitos causados por ela, como: Acelerao: faz com que o corpo altere a sua velocidade, quando uma fora aplicada. Deformao: faz com que o corpo mude seu formato, quando sofre a ao de uma fora.

Fora Resultante: a fora que produz o mesmo efeito que todas as outras aplicadas a um corpo.

Dadas vrias foras aplicadas a um corpo qualquer:

A fora resultante ser igual a soma vetorial de todas as foras aplicadas:

Leis de Newton As leis de Newton constituem os trs pilares fundamentais do que chamamos Mecnica Clssica, que justamente por isso tambm conhecida por Mecnica Newtoniana.

1 Lei de Newton - Princpio da Inrcia

Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto d a impresso que se est sendo "jogado" para o lado contrrio curva. Isso porque a velocidade vetorial tangente a trajetria. Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.

estes e vrios outros efeitos semelhantes so explicados pelo princpio da inrcia, cujo enunciado : "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Ento, conclui-se que um corpo s altera seu estado de inrcia, se algum, ou alguma coisa aplicar nele uma fora resultante diferente se zero.

2 Lei de Newton - Princpio Fundamental da Dinmica Quando aplicamos uma mesma fora em dois corpos de massas diferentes observamos que elas no produzem acelerao igual. A 2 lei de Newton diz que a Fora sempre diretamente proporcional ao produto da acelerao de um corpo pela sua massa, ou seja:

ou em mdulo: F=ma

Onde: F a resultante de todas as foras que agem sobre o corpo (em N); m a massa do corpo a qual as foras atuam (em kg); a a acelerao adquirida (em m/s).

A unidade de fora, no sistema internacional, o N (Newton), que equivale a kg m/s (quilograma metro por segundo ao quadrado). Exemplo: Quando um fora de 12N aplicada em um corpo de 2kg, qual a acelerao adquirida por ele? F=ma 12=2a a=6m/s

Fora de Trao

Dado um sistema onde um corpo puxado por um fio ideal, ou seja, que seja inextensvel, flexvel e tem massa desprezvel.

Podemos considerar que a fora aplicada no fio, que por sua vez, aplica uma fora no corpo, a qual chamamos Fora de Trao .

3 Lei de Newton - Princpio da Ao e Reao

Quando uma pessoa empurra um caixa com um fora F, podemos dizer que esta uma fora de ao. mas conforme a 3 lei de Newton, sempre que isso ocorre, h uma outra fora com mdulo e direo iguais, e sentido oposto a fora de ao, esta chamada fora de reao. Esta o princpio da ao e reao, cujo enunciado : "As foras atuam sempre em pares, para toda fora de ao, existe uma fora de reao." Fora Peso Quando falamos em movimento vertical, introduzimos um conceito de acelerao da gravidade, que sempre atua no sentido a aproximar os corpos em relao superficie. Relacionando com a 2 Lei de Newton, se um corpo de massa m, sofre a acelerao da gravidade, quando aplicada a ele o principio fundamental da dinmica poderemos dizer que:

A esta fora, chamamos Fora Peso, e podemos express-la como:

ou em mdulo: O Peso de um corpo a fora com que a Terra o atrai, podendo ser vrivel, quando a gravidade variar, ou seja, quando no estamos nas proximidades da Terra. A massa de um corpo, por sua vez, constante, ou seja, no varia. Existe uma unidade muito utilizada pela indstria, principalmente quando tratamos de fora peso, que o kilograma-fora, que por definio : 1kgf o peso de um corpo de massa 1kg submetido a acelerao da gravidade de 9,8m/s. A sua relao com o newton :

Saiba mais... Quando falamos no peso de algum corpo, normalmente, lembramos do "peso"

medido na balana. Mas este um termo fisicamente errado, pois o que estamos medindo na realidade, a nossa massa.

Alm da Fora Peso, existe outra que normalmente atua na direo vertical, chamada Fora Normal. Esta exercida pela superfcie sobre o corpo, podendo ser interpretada como a sua resistncia em sofrer deformao devido ao peso do corpo. Esta fora sempre atua no sentido perpendicular superfcie, diferentemente da Fora Peso que atua sempre no sentido vertical. Analisando um corpo que encontra-se sob uma superfcie plana verificamos a atuao das duas foras.

Para que este corpo esteja em equilbrio na direo vertical, ou seja, no se movimente ou no altere sua velocidade, necessrio que os mdulos das foras Normal e Peso sejam iguais, assim, atuando em sentidos opostos elas se anularo.

Por exemplo: Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: (a) Na superfcie da Terra (g=9,8m/s); (b) Na supefcie de Marte (g=3,724m/s).

(a)

(b)

Fora de Atrito At agora, para calcularmos a fora, ou acelerao de um corpo, consideramos que as superfcies por onde este se deslocava, no exercia nenhuma fora contra o movimento, ou seja, quando aplicada uma fora, este se deslocaria sem parar. Mas sabemos que este um caso idealizado. Por mais lisa que uma superfcie seja, ela nunca ser totalmente livre de atrito. Sempre que aplicarmos uma fora a um corpo, sobre uma superfcie, este acabar parando. isto que caracteriza a fora de atrito:

Se ope ao movimento; Depende da natureza e da rugosidade da superfcie (coeficiente de atrito); proporcional fora normal de cada corpo; Transforma a energia cintica do corpo em outro tipo de energia que liberada ao meio.

A fora de atrito calculada pela seguinte relao:

Onde: : coeficiente de atrito (adimensional) N: Fora normal (N)

Atrito Esttico e Dinmico Quando empurramos um carro, fcil observar que at o carro entrar em movimento necessrio que se aplique uma fora maior do que a fora necessria quando o carro j est se movimentando. Isto acontece pois existem dois tipo de atrito: o esttico e o dinmico. Atrito Esttico

aquele que atua quando no h deslizamento dos corpos. A fora de atrito esttico mxima igual a fora mnima necessria para iniciar o movimento de um corpo. Quando um corpo no est em movimento a fora da atrito deve ser maior que a fora aplicada, neste caso, usado no clculo um coeficiente de atrito esttico: . Ento:

Atrito Dinmico aquele que atua quando h deslizamento dos corpos. Quando a fora de atrito esttico for ultrapassada pela fora aplicada ao corpo, este entrar em movimento, e passaremos a considerar sua fora de atrito dinmico. A fora de atrito dinmico sempre menor que a fora aplicada, no seu clculo utilizado o coeficiente de atrito cintico: Ento:

Fora Elstica Imagine uma mola presa em uma das extremidades a um suporte, e em estado de repouso (sem ao de nenhuma fora). Quando aplicamos uma fora F na outra extremidade, a mola tende a deformar (esticar ou comprimir, dependendo do sentido da fora aplicada). Ao estudar as deformaes de molas e as foras aplicadas, Robert Hooke (1635-1703), verificou que a deformao da mola aumenta proporcionalmente fora. Da estabeleceu-se a seguinte lei, chamada Lei de Hooke:

Onde: F: intensidade da fora aplicada (N); k: constante elstica da mola (N/m); x: deformao da mola (m).

A constante elstica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricao da mola e de suas dimenses. Sua unidade mais usual o N/m (newton por metro) mas tambm encontramos N/cm; kgf/m, etc.

Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilbrio, est preso extremidade de uma mola, cuja constante elstica 150N/m. Considerando g=10m/s, qual ser a deformao da mola? Se o corpo est em equilbrio, a soma das foras aplicadas a ela ser nula, ou seja: , pois as foras tem sentidos opostos.

Fora Centrpeta Quando um corpo efetua um Movimento Circular, este sofre uma acelerao que responsvel pela mudana da direo do movimento, a qual chamamos acelerao centrpeta, assim como visto no MCU. Sabendo que existe uma acelerao e sendo dada a massa do corpo, podemos, pela 2 Lei de Newton, calcular uma fora que assim como a acelerao centrpeta, aponta para o centro da trajetria circular. A esta fora damos o nome: Fora Centrpeta. Sem ela, um corpo no poderia executar um movimento circular. Como visto anteriormente, quando o movimento for circular uniforme, a acelerao centrpeta constante, logo, a fora centrpeta tambm constante. Sabendo que:

ou

Ento:

A fora centrpeta a resultante das foras que agem sobre o corpo, com direo perpendicular trajetria.

Exemplo: Um carro percorre uma curva de raio 100m, com velocidade 20m/s. Sendo a massa do carro 800kg, qual a intensidade da fora centrpeta?

Plano Inclinado

Dadas duas trajetrias:

Em qual delas "mais fcil" carregar o bloco? Obviamente, na trajetria inclinada, pois no primeiro caso, teremos que realizar uma fora que seja maior que o peso do corpo. J no segundo caso, Defermos fazer uma fora que seja maior que uma das componentes de seu peso, neste caso, a componete horizontal, que ter instensidade menor conforme o ngulo formado for menor. Por isso, no nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas. Ao analizarmos as foras que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:

A fora Peso e a fora Normal, neste caso, no tem o mesma direo pois, como j vimos, a fora Peso, causada pela acelerao da gravidade, que tem origem no centro da Terra, logo a fora Peso tm sempre direo vertical. J a fora Normal a fora de reao, e tm origem na superfcie onde o movimento ocorre, logo tem um ngulo igual ao plano do movimento. Para que seja possvel realizar este clculo devemos estabelecer algumas relaes:

Podemos definir o plano cartesiano com inclinao igual ao plano inclinado, ou seja, com o eixo x formando um ngulo igual ao do plano, e o eixo y, perpendicular ao eixo x; A fora Normal ser igual decomposio da fora Peso no eixo y; A decomposio da fora Peso no eixo x ser a responsvel pelo deslocamento do bloco; O ngulo formado entre a fora Peso e a sua decomposio no eixo y, ser igual ao ngulo formado entre o plano e a horizontal; Se houver fora de atrito, esta se opor ao movimento, neste caso, apontar para cima.

Sabendo isto podemos dividir as resultantes da fora em cada direo: Em y:

como o bloco no se desloca para baixo e nem para cima, esta resultante nula, ento:

mas

ento:

Em x:

mas

ento:

Exemplo: Um corpo de massa 12kg abandonado sobre um plano inclinado formando 30 com a horizontal. O coeficiente de atrito dinmico entre o bloco e o plano 0,2. Qual a acelerao do bloco?

Em y:

Em x:

Sistemas Agora que conhecemos os princpios da dinmica, a fora peso, elstica, centrpeta e de atito e o plano inclinado, podemos calcular fenmenos fsicos onde estas foras so combinadas.

Corpos em contato

Quando uma fora aplicada corpos em contato existem "pares ao-reao" de foras que atuam entre eles e que se anulam. Podemos fazer os clculos neste caso, imaginando:

Depois de sabermos a acelerao, que igual para ambos os blocos, podemos calcular as foras que atuam entre eles, utilizando a relao que fizemos acima:

Exemplo: Sendo e , e que a fora aplicada ao sistema de 24N, qual a instensidade da fora que atua entre os dois blocos?

Corpos ligados por um fio ideal Um fio ideal caracterizado por ter massa desprezvel, ser inextensvel e flexvel, ou seja, capaz de transmitir totalmente a fora aplicada nele de uma extremidade outra.

Como o fio ideal tem capacidade de transmitir integralmente a fora aplicada em sua extremidade, podemos tratar o sistema como se os corpos estivessem encostados:

A trao no fio ser calculada atrves da relao feita acima:

Corpos ligados por um fio ideal atravs de polia ideal Um polia ideal tem a capacidade de mudar a direo do fio e transmitir a fora integralmente.

Das foras em cada bloco:

Como as foras Peso e Normal no bloco se anulam, fcil verificar que as foras que causam o movimento so a Trao e o Peso do Bloco B.

Conhecendo a acelerao do sistema podemos clacular a Tenso no fio:

Corpo preso a uma mola Dado um bloco, preso a uma mola:

Dadas as foras no bloco:

Ento, conforme a 2 Lei de Newton:

Mas F=kx e P=mg, ento:

Assim poderemos calcular o que for pedido, se conhecermos as outras incgnitas. Trabalho Na Fsica, o termo trabalho utilizado quando falamos no Trabalho realizado por uma fora, ou seja, o Trabalho Mecnico. Uma fora aplicada em um corpo realiza um trabalho quando produz um deslocamento no corpo. Utilizamos a letra grega tau minscula ( ) para expressar trabalho. A unidade de Trabalho no SI o Joule (J) Quando uma fora tem a mesma direo do movimento o trabalho realizado positivo: >0; Quando uma fora tem direo oposta ao movimento o trabalho realizado negativo: <0. O trabalho resultante obtido atravs da soma dos trabalhos de cada fora aplicada ao corpo, ou pelo clculo da fora resultante no corpo.

Fora paralela ao deslocamento

Quando a fora paralela ao deslocamento, ou seja, o vetor deslocamento e a fora no formam ngulo entre si, calculamos o trabalho:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um fora aplicada a um corpo de massa 5kg e que causa um acelerao de 1,5m/s e se desloca por uma distncia de 100m?

Fora no-paralela ao deslocamento Sempre que a fora no paralela ao deslocamento, devemos decompor o vetor em suas componentes paralelas e perpendiculares:

Considerando fora. Ou seja:

a componente perpendicular da Fora e

a componente paralela da

Quando o mvel se desloca na horizontal, apenas as foras paralelas ao deslocamento produzem trabalho. Logo:

Exemplo: Uma fora de intensidade 30N aplicada a um bloco formando um ngulo de 60 com o vetor deslocamento, que tem valor absoluto igual a 3m. Qual o trabalho realizado por esta fora?

Podemos considerar sempre este caso, onde aparece o cosseno do ngulo, j que quando a fora paralela ao deslocamento, seu ngulo 0 e cos0=1, isto pode ajudar a entender porque quando a fora contrria ao deslocamento o trabalho negativo, j que: O cosseno de um ngulo entre 90 e 180 negativo, sendo cos180=-1

Trabalho de uma fora varivel Para calcular o trabalho de uma fora que varia devemos empregar tcnicas de integrao, que uma tcnica matemtica estudada no nvel superior, mas para simplificar este clculo, podemos calcular este trabalho por meio do clculo da rea sob a curva no diagrama Calcular a rea sob a curva uma tcnica vlida para foras que no variam tambm.

Trabalho da fora Peso Para realizar o clculo do trabalho da fora peso, devemos considerar a trajetria como a altura entre o corpo e o ponto de origem, e a fora a ser empregada, a fora Peso. Ento:

Potncia Dois carros saem da praia em direo a serra (h=600m). Um dos carros realiza a viagem em 1hora, o outro demora 2horas para chegar. Qual dos carros realizou maior trabalho? Nenhum dos dois. O Trabalho foi exatamente o mesmo. Entretanto, o carro que andou mais rpido desenvolveu uma Potncia maior. A unidade de potncia no SI o watt (W).

Alm do watt, usa-se com frequncia as unidades: 1kW (1 quilowatt) = 1000W 1MW (1 megawatt) = 1000000W = 1000kW 1cv (1 cavalo-vapor) = 735W 1HP (1 horse-power) = 746W

Potncia Mdia Definimos a partir da potncia mdia relacionando o Trabalho com o tempo gasto para realiz-lo:

Como sabemos que:

Ento:

Potncia Instantnea Quando o tempo gasto for infinitamente pequeno teremos a potncia instantnea, ou seja:

Exemplo: Qual a potncia mdia que um corpo desenvolve quando aplicada a ele uma fora horizontal com intensidade igual a 12N, por um percurso de 30m, sendo que o tempo gasto para percorr-lo foi 10s?

E a potncia instantnea no momento em que o corpo atingir 2m/s?

Energia Mecnica

Energia a capacidade de executar um trabalho. Energia mecnica aquela que acontece devido ao movimento dos corpos ou armazenada nos sistemas fsicos. Dentre as diversas energias conhecidas, as que veremos no estudo de dinmica so:

Energia Cintica; Energia Potencial Gravitacional; Energia Potencial Elstica;

Energia Cintica a energia ligada ao movimento dos corpos. Resulta da transferncia de energia do sistema que pe o corpo em movimento. Sua equao dada por:

Utilizando a equao de Torricelli e considerando o inicio do movimento sendo o repouso, teremos:

Substituindo no clculo do trabalho:

A unidade de energia a mesma do trabalho: o Joule (J)

Teorema da Energia Cintica

Considerando um corpo movendo-se em MRUV.

O Teorema da Energia Cintica (TEC) diz que: "O trabalho da fora resultante medido pela variao da energia cintica." Ou seja:

Exemplo: Qual o trabalho realizado por um corpo de massa 10kg que inicia um percurso com velocidade 10m/s at parar?

Energia Potencial Energia Potencial a energia que pode ser armazenada em um sistema fsico e tem a capacidade de ser transformada em energia cintica. Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cintica ou vice-e-verso.

Energia Potencial Gravitacional

a energia que corresponde ao trabalho que a fora Peso realiza. obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nvel de referncia (solo, cho de uma sala, ...).

Enquanto o corpo cai vai ficando mais rpido, ou seja, ganha Energia Cintica, e como a altura diminui, perde Energia Potencial Gravitacional.

Energia Potencial Elstica

Corresponde ao trabalho que a fora Elstica realiza.

Como a fora elstica uma fora varivel, seu trabalho calculado atravs do clculo da rea do seu grfico, cuja Lei de Hooke diz ser:

Como a rea de um tringulo dada por:

Ento:

Conservao de Energia Mecnica A energia mecnica de um corpo igual a soma das energias potenciais e cintica dele. Ento:

Qualquer movimento realizado atravs de transformao de energia, por exemplo, quando voc corre, transforma a energia qumica de seu corpo em energia cintica. O mesmo acontece para a conservao de energia mecnica. Podemos resolver vrios problemas mecnicos conhecendo os princpios de conservao de energia. Por exemplo, uma pedra que abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, a pedra tem energia cintica nula (j que no est em movimento) e energia potencial total. Quando a pedra chegar ao solo, sua energia cintica sera total, e a energia potencial nula (j que a altura ser zero). Dizemos que a energia potencial se transformou, ou se converteu, em energia cintica. Quando no so consideradas as foras dissipativas (atrito, fora de arraste, etc.) a energia mecnica conservada, ento:

Para o caso de energia potencial gravitacional convertida em energia cintica, ou viceversa:

Para o caso de energia potencial elstica convertida em energia cintica, ou vice-versa:

Exemplos: 1) Uma ma presa em uma macieira a 3 m de altura se desprende. Com que velocidade ela chegar ao solo?

2) Um bloco de massa igual a 10kg se desloca com velocidade constante igual a 12m/s, ao encontrar uma mola de constante elstica igual a 2000N/m este diminui sua velocidade at parar, qual a compresso na mola neste momento?

Impulso Como j vimos, para que um corpo entre em movimento, necessrio que haja um interao entre dois corpos. Se considerarmos o tempo que esta interao acontece, teremos o corpo sob ao de uma fora constante, durante um intervalo de tempo muito pequeno, este ser o impulso de um corpo sobre o outro:

As caractersticas do impulso so:


Mdulo: Direo: a mesma do vetor F. Sentido: o mesmo do vetor F.

A unidade utilizada para Impulso, no SI, : N.s No grfico de uma fora constante, o valor do impulso numericamente igual rea entre o intervalo de tempo de interao:

A = F.t = I Quantidade de Movimento

Se observarmos uma partida de bilhar, veremos que uma bolinha transfere seu movimento totalmente ou parcialmente para outra. A grandeza fsica que torna possvel estudar estas transferncias de movimento a quantidade de movimento linear movimento ou momentum linear. , tambm conhecido como quantidade de

A quantidade de movimento relaciona a massa de um corpo com sua velocidade:

Como caractersticas da quantidade de movimento temos:


Mdulo: Direo: a mesma da velocidade. Sentido: a mesma da velocidade. Unidade no SI: kg.m/s.

Exemplo: Qual a quantidade de movimento de um corpo de massa 2kg a uma velocidade de 1m/s?

Teorema do Impulso Considerando a 2 Lei de Newton:

E utilizando-a no intervalo do tempo de interao:

mas sabemos que:

, logo:

Como vimos:

ento:

"O impulso de uma fora, devido sua aplicao em certo intervalo de tempo, igual a variao da quantidade de movimento do corpo ocorrida neste mesmo intervalo de tempo."

Exemplo: Quanto tempo deve agir uma fora de intensidade 100N sobre um corpo de massa igual a 20kg, para que sua velocidade passe de 5m/s para 15m/s?

Conservao da Quantidade de Movimento Assim como a energia mecnica, a quantidade de movimento tambm mantida quando no h foras dissipativas, ou seja, o sistema conservativo, fechado ou mecanicamente isolado. Um sistema conservativo se:

Ento, se o sistema conservativo temos:

Como a massa de um corpo, ou mesmo de um sistema, dificilmente varia, o que sofre alterao a velocidade deles.

Exemplo:

Um corpo de massa 4kg, se desloca com velocidade constante igual a 10m/s. Um outro corpo de massa 5kg lanado com velocidade constante de 20m/s em direo ao outro bloco. Quando os dois se chocarem ficaro presos por um velcro colocado em suas extremidades. Qual ser a velocidade que os corpos unidos tero?

Princpios Bsicos

A esttica a parte da fsica que se preocupa em explicar questes como:


Por que em uma mesa sustentada por dois ps, estes precisam estar em determinada posio para que esta no balance? Por que a maaneta de uma porta sempre colocada no ponto mais distante das dobradias dela? Por que um quadro pendurado em um prego precisa estar preso exatamente em sua metade? Por que mais fcil quebrar um ovo pelas laterais do que por suas extremidades?

Princpio da transmissibilidade das foras

O efeito de uma fora no alterado quando esta aplicada em diferentes pontos do corpo, desde que esta seja aplicada ao longo de sua linha de aplicao.

Nos trs casos o efeito da fora o mesmo.

Equilbrio

As situaes em que um corpo pode estar em equilbrio so:


Equilbrio esttico: Ocorre quando o ponto ou corpo est perfeitamente parado ( ). Equilbrio dinmico: Ocorre quando o ponto ou corpo est em Movimento Uniforme Esttica de um ponto Para que um ponto esteja em equilbrio precisa satisfazer a seguinte condio: A resultante de todas as foras aplicadas a este ponto deve ser nula. Exemplos: (1) Para que o ponto A, de massa 20kg, esteja em equilbrio qual deve ser a intensidade da fora ?

Sendo:

Mas como a fora Peso e a fora Normal tm sentidos opostos, estas se anulam. E, seguindo a condio de equilbrio:

Esttica de um corpo rgido

Chamamos de corpo rgido ou corpo extenso, todo o objeto que no pode ser descrito por um ponto. Para conhecermos o equilbrio nestes casos necessrio estabelecer dois conceitos:

Centro de massa

Um corpo extenso pode ser considerado um sistema de partculas, cada uma com sua massa. A resultante total das massas das partculas a massa total do corpo. Seja CM o ponto em que podemos considerar concentrada toda a massa do corpo, este ponto ser chamado Centro de Massa do corpo. Para corpos simtricos, que apresentam distribuio uniforme de massa, o centro de massa o prprio centro geomtrico do sistema. Como no caso de uma esfera homognea, ou de um cubo perfeito. Para os demais casos, o clculo do centro de massa feito atravs da mdia aritmtica ponderada das distncias de cada ponto do sistema.

Para calcularmos o centro de massa precisamos saber suas coordenadas em cada eixo do plano cartesiano acima, levando em considerao a massa de cada partcula:

Ento o Centro de Massa do sistema de partculas acima est localizado no ponto (1,09 , 0,875), ou seja:

Como forma genrica da frmula do centro de massa temos:

Momento de uma fora

Imagine uma pessoa tentando abrir uma porta, ela precisar fazer mais fora se for empurrada na extremidade contrria dobradia, onde a maaneta se encontra, ou no meio da porta? Claramente percebemos que mais fcil abrir ou fechar a porta se aplicarmos fora em sua extremidade, onde est a maaneta. Isso acontece, pois existe uma grandeza chamada Momento de Fora , que tambm pode ser chamado Torque.

Esta grandeza proporcional a Fora e a distncia da aplicao em relao ao ponto de giro, ou seja:

A unidade do Momento da Fora no sistema internacional o Newton-metro (N.m) Como este um produto vetorial, podemos dizer que o mdulo do Momento da Fora :

Sendo: M= Mdulo do Momento da Fora. F= Mdulo da Fora. d=distncia entre a aplicao da fora ao ponto de giro; brao de alavanca. sen =menor ngulo formado entre os dois vetores.

Como mximo; Como

, se a aplicao da fora for perpendicular d o momento ser

, quando a aplicao da fora paralela d, o momento nulo.

E a direo e o sentido deste vetor so dados pela Regra da Mo Direita.

O Momento da Fora de um corpo :


Positivo quando girar no sentido anti-horrio; Negativo quando girar no sentido horrio;

Exemplo: Qual o momento de fora para uma fora de 10N aplicada perpendicularmente a uma porta 1,2m das dobradias?

Condies de equilbrio de um corpo rgido

Para que um corpo rgido esteja em equilbrio, alm de no se mover, este corpo no pode girar. Por isso precisa satisfazer duas condies: 1. O resultante das foras aplicadas sobre seu centro de massa deve ser nulo (no se move ou se move com velocidade constante).

2. O resultante dos Momentos da Fora aplicadas ao corpo deve ser nulo (no gira ou gira com velocidade angular constante). Tendo as duas condies satisfeitas qualquer corpo pode ficar em equilbrio, como esta caneta:

Exemplo: (1) Em um circo, um acrobata de 65kg se encontra em um trampolim uniforme de 1,2m, a massa do trampolim 10kg. A distncia entre a base e o acrobata 1m. Um outro integrante do circo puxa uma corda presa outra extremidade do trampolim, que est a 10cm da base. Qual a fora que ele tem de fazer para que o sistema esteja em equilbrio.

Como o trampolim uniforme, seu centro de massa exatamente no seu meio, ou seja, a 0,6m. Ento, considerando cada fora:

Pela segunda condio de equilbrio:

Hidrosttica

At agora estudamos o comportamento dos planos e corpos em um meio onde h ar ou vcuo, ou seja, o meio no interfere no comportamento. Mas e se aplicarmos uma fora em um corpo que se encontra sobre a gua ou outro fluido qualquer? Sabemos que o efeito ser diferente. Se estudarmos as propriedades de um lquido em equilbrio esttico, estas propriedades podem ser estendidas aos demais fluidos. Chamamos hidrosttica a cincia que estuda os lquidos em equilbrio esttico.

Fluido

Fluido uma substncia que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido submetido a uma fora tangencial, deforma-se de modo contnuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato. Podemos considerar como fluidos lquidos e gases. Particularmente, ao falarmos em fluidos lquidos, devemos falar em sua viscosidade, que a atrito existente entre suas molculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fcil o escoamento do fluido.

Presso

Ao observarmos uma tesoura, vemos que o lado onde ela corta, a lmina, mais fina que o restante da tesoura. Tambm sabemos que quanto mais fino for o que chamamos o "fio da tesoura", melhor esta ir cortar. Isso acontece, pois ao aplicarmos uma fora, provocamos uma presso diretamente proporcional a esta fora e inversamente proporcional a rea da aplicao. No caso da tesoura, quanto menor for o "fio da tesoura" mais intensa ser a presso de uma fora nela aplicada. A unidade de presso no SI o Pascal (Pa), que o nome adotado para N/m. Matematicamente, a presso mdia igual ao quociente da resultante das foras perpendiculares superfcie de aplicao e a rea desta superfcie.

Sendo: p= Presso (Pa) F=Fora (N) A=rea (m)

Exemplo: Uma fora de intensidade 30N aplicada perpendicularmente superfcie de um bloco de rea 0,3m, qual a presso exercida por esta fora?

Densidade

Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmao correta seria que um corpo mais denso que o outro. A unidade de densidade no SI kg/m. A densidade a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume.

Onde: d=Densidade (kg/m) m=Massa (kg) V=Volume (m)

Exemplo: Qual a massa de um corpo de volume 1m, se este corpo feito de ferro? Dado: densidade do ferro=7,85g/cm Convertendo a densidade para o SI:

Presso hidrosttica

Da mesma forma como os corpos slidos, os fluidos tambm exercem presso sobre outros, devido ao seu peso. Para obtermos esta presso, consideremos um recipiente contendo um lquido de densidade d que ocupa o recipiente at uma altura h, em um local do planeta onde a acelerao da gravidade g. A Fora exercida sobre a rea de contato o peso do lquido.

como: a massa do lquido :

mas

, logo:

Ou seja, a presso hidrosttica no depende do formato do recipiente, apenas da densidade do fluido, da altura do ponto onde a presso exercida e da acelerao da gravidade.

Presso atmosfrica

Atmosfera uma camada de gases que envolve toda a superfcie da Terra. Aproximadamente todo o ar presente na Terra est abaixo de 18000 metros de altitude. Como o ar formado por molculas que tem massa, o ar tambm tem massa e por consequncia peso. A presso que o peso do ar exerce sobre a superfcie da Terra chamada Presso Atmosfrica, e seu valor depende da altitude do local onde medida. Quanto maior a altitude menor a presso atmosfrica e vice-versa. Teorema de Stevin

Seja um lquido qualquer de densidade d em um recipiente qualquer. Escolhemos dois pontos arbitrrios R e T.

As presses em Q e R so:

A diferena entre as presses dos dois pontos :

Teorema de Stevin:

"A diferena entre as presses de dois pontos de um fluido em equilbrio igual ao produto entre a densidade do fluido, a acelerao da gravidade e a diferena entre as profundidades dos pontos."

Atravs deste teorema podemos concluir que todos os pontos a uma mesma profundidade, em um fluido homogneo (que tem sempre a mesma densidade) esto submetidos mesma presso.

Teorema de Pascal

Quando aplicamos uma fora a um lquido, a presso causada se distribui integralmente e igualmente em todas as direes e sentidos. Pelo teorema de Stevin sabemos que:

Ento, considerando dois pontos, A e B:

Ao aplicarmos uma fora qualquer, as presses no ponto A e B sofrero um acrscimo:

Se o lquido em questo for ideal, ele no sofrer compresso, ento a distncia h, ser a mesma aps a aplicao da fora. Assim:

Teorema de Pascal: "O acrscimo de presso exercida num ponto em um lquido ideal em equilbrio se transmite integralmente a todos os pontos desse lquido e s paredes do recipiente que o contm."

Prensa hidrulica

Uma das principais aplicaes do teorema de Pascal a prensa hidrulica. Esta mquina consiste em dois cilindros de raios diferentes A e B, interligados por um tubo, no seu interior existe um lquido que sustenta dois mbolos de reas diferentes e . Se aplicarmos uma fora de intensidade F no mbolo de rea acrscimo de presso sobre o lquido dado por: , exerceremos um

Pelo teorema de Pascal, sabemos que este acrscimo de presso ser transmitido integralmente a todos os pontos do lquido, inclusive ao mbolo de rea , porm transmitindo um fora diferente da aplicada:

Como o acrscimo de presso igual para ambas as expresses podemos igual-las:

Exemplo: Considere o sistema a seguir:

Dados:

Qual a fora transmitida ao mbolo maior?

Empuxo

Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma fora vertical para cima exercida pela gua a qual chamamos Empuxo, e a representamos por .

O Empuxo representa a fora resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto fora Peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina. A unidade de medida do Empuxo no SI o Newton (N).

Princpio de Arquimedes

Foi o filsofo, matemtico, fsico, engenheiro, inventor e astrnomo grego Arquimedes (287a.C. - 212a.C.) quem descobriu como calcular o empuxo. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ao de uma fora vertical, com sentido oposto este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade igual a intensidade do Peso do fluido que ocupado pelo corpo. Assim:

onde: =Empuxo (N) =Densidade do fluido (kg/m) =Volume do fluido deslocado (m) g=Acelerao da gravidade (m/s)

Exemplo:

Em um recipiente h um lquido de densidade 2,56g/cm. Dentro do lquido encontra-se um corpo de volume 1000cm, que est totalmente imerso. Qual o empuxo sofrido por este corpo? Dado g=10m/s

Saiba mais... O valor do empuxo no depende da densidade do corpo que imerso no fluido, mas podemos us-la para saber se o corpo flutua, afunda ou permanece em equilbrio com o fluido: Se:

densidade do corpo > densidade do fluido: o corpo afunda densidade do corpo = densidade do fluido: o corpo fica em equilbrio com o fluido densidade do corpo < densidade do fluido: o corpo flutua na superfcie do fluido

Peso aparente

Conhecendo o princpio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente, que o responsvel, no exemplo dado da piscina, por nos sentirmos mais leves ao submergir. Peso aparente o peso efetivo, ou seja,aquele que realmente sentimos. No caso de um fluido:

Fora gravitacional

Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a fora que faz com que ela esteja constantemente em rbita do mesmo tipo que a fora que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir da criou a Lei da Gravitao Universal.

Lei da Gravitao Universal de Newton: "Dois corpos atraem-se com fora proporcional s suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que separa seus centros de gravidade."

Onde: F=Fora de atrao gravitacional entre os dois corpos G=Constante de gravitao universal

M e m = massa dos corpos d=distncia entre os centros de gravidade dos corpos.

Nas proximidades da Terra a acelerao da gravidade varia, mas em toda a Litosfera (camada em que h vida) esta pode ser considerada constante, seus valores para algumas altitudes determinadas so: Altitude (km) 0 8,8 36,6 Acelerao da Gravidade (m/s) 9,83 9,80 9,71 Exemplo de altitude nvel do mar cume do Monte Everest maior altura atingida por balo tripulado

400 35700 Leis de Kepler

8,70 0,225

rbita de um nibus espacial satlite de comunicao

Quando o ser humano iniciou a agricultura, ele necessitou de uma referncia para identificar as pocas de plantio e colheita. Ao observar o cu, os nossos ancestrais perceberam que alguns astros descrevem um movimento regular, o que propiciou a eles obter uma noo de tempo e de pocas do ano. Primeiramente, foi concludo que o Sol e os demais planetas observados giravam em torno da Terra. Mas este modelo, chamado de Modelo Geocntrico, apresentava diversas falhas, que incentivaram o estudo deste sistema por milhares de anos. Por volta do sculo XVI, Nicolau Coprnico (1473-1543) apresentou um modelo Heliocntrico, em que o Sol estava no centro do universo, e os planetas descreviam rbitas circulares ao seu redor. No sculo XVII, Johanes Kepler (1571-1630) enunciou as leis que regem o movimento planetrio, utilizando anotaes do astrnomo Tycho Brahe (1546-1601). Kepler formulou trs leis que ficaram conhecidas como Leis de Kepler.

1 Lei de Kepler - Lei das rbitas

Os planetas descrevem rbitas elipticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos da elipse.

2 Lei de Kepler - Lei das reas

O segmento que une o sol a um planeta descreve reas iguais em intervalos de tempo iguais.

3 Lei de Kepler - Lei dos Perodos

O quociente dos quadrados dos perodos e o cubo de suas distncias mdias do sol igual a uma constante k, igual a todos os planetas.

Tendo em vista que o movimento de translao de um planeta equivalente ao tempo que este demora para percorrer uma volta em torno do Sol, fcil concluirmos que, quanto mais longe o planeta estiver do Sol, mais longo ser seu perodo de translao e, em consequncia disso, maior ser o "seu ano". TERMOLOGIA - TERMOMETRIA Temperatura Chamamos de Termologia a parte da fsica que estuda os fenmenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanas de estado fsico, mudanas de temperatura, etc. Temperatura a grandeza que caracteriza o estado trmico de um corpo ou sistema. Fisicamente o conceito dado a quente e frio um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas molculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cintica. Analogamente, um corpo frio, aquele que tem baixa agitao das suas molculas. Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que est se aumentando o estado de agitao de suas molculas. Ao tirarmos uma garrafa de gua mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que aps algum tempo, ambas tendem a chegar temperatura do ambiente. Ou seja, a gua "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas esto em equilbrio trmico. Escalas Termomtricas

Para que seja possvel medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termmetro. O termmetro mais comum o de mercrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar. Quando a temperatura do termmetro aumenta, as molculas de mercrio aumentam sua agitao fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercrio est associada uma temperatura. A escala de cada termmetro corresponde a este valor de altura atingida.

Escala Celsius a escala usada no Brasil e na maior parte dos pases, oficializada em 1742 pelo astrnomo e fsico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referncia a temperatura de congelamento da gua sob presso normal (0C) e a temperatura de ebulio da gua sob presso normal (100C).

Escala Fahrenheit Outra escala bastante utilizada, principalmente nos pases de lngua inglesa, criada em 1708 pelo fsico alemo Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referncia a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amnia (0F) e a temperatura do corpo humano (100F). Em comparao com a escala Celsius: 0C=32F 100C=212F

Escala Kelvin Tambm conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo fsico ingls William Thompson (1824-1907), tambm conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referncia a temperatura do menor estado de agitao de qualquer molcula (0K) e calculada apartir da escala Celsius. Por conveno, no se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, l-se zero kelvin e no zero grau kelvin. Em comparao com a escala Celsius: -273C=0K

0C=273K 100C=373K Converses entre escalas Para que seja possvel expressar temperaturas dadas em uma certa escala para outra qualquer deve-se estabelecer uma conveno geomtrica de semelhana. Por exemplo, convertendo uma temperatura qualquer dada em escala Fahrenheit para escala Celsius:

Pelo princpio de semelhana geomtrica:

Exemplo:

Qual a temperatura correspondente em escala Celsius para a temperatura 100F?

Da mesma forma, pode-se estabelecer uma converso Celsius-Fahrenheit:

E para escala Kelvin:

Algumas temperaturas: Escala Celsius (C) Ar liquefeito Maior Temperatura na superfcie da Terra Menor Tempertura na superfcie da Terra Ponto de combusto da madeira Ponto de combusto do papel Ponto de fuso do chumbo Ponto de fuso do ferro Ponto do gelo Ponto de solidificao do mercrio Ponto do vapor Temperatura na chama do gs natural Temperatura na superfcie do Sol Zero absoluto -39 58 -89 250 184 327 1535 0 -39 100 660 5530 Escala Fahrenheit (F) -38,2 136 -128 482 363 620 2795 32 -38,2 212 1220 10000 Escala Kelvin (K) 243 331 184 523 257 600 1808 273,15 234 373,15 933 5800 0

-273,15 -459,67 CALORIMETRIA

Calor Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, at o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reao causada pela passagem de energia trmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferncia de energia o que chamamos calor. Calor a transferncia de energia trmica entre corpos com temperaturas diferentes. A unidade mais utilizada para o calor caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale a quantidade de calor necessria para aumentar a temperatura de um grama de gua pura, sob presso normal, de 14,5C para 15,5C. A relao entre a caloria e o joule dada por: 1 cal = 4,186J

Partindo da, podem-se fazer converses entre as unidades usando regra de trs simples. Como 1 caloria uma unidade pequena, utilizamos muito o seu mltiplo, a quilocaloria. 1 kcal = 10cal

Calor sensvel denominado calor sensvel, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alterao da temperatura de um corpo. Este fenmeno regido pela lei fsica conhecida como Equao Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensvel (Q) igual ao produto de sua massa, da variao da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor especfico. Assim:

Onde: Q = quantidade de calor sensvel (cal ou J). c = calor especfico da substncia que constitui o corpo (cal/gC ou J/kgC). m = massa do corpo (g ou kg). = variao de temperatura (C).

interessante conhecer alguns valores de calores especficos: Substncia c (cal/gC) Alumnio 0,219 gua 1,000 lcool 0,590 Cobre 0,093 Chumbo 0,031 Estanho 0,055 Ferro 0,119 Gelo 0,550 Mercrio 0,033

Ouro Prata Vapor d'gua Zinco Quando: Q>0: o corpo ganha calor. Q<0: o corpo perde calor.

0,031 0,056 0,480 0,093

Exemplo: Qual a quantidade de calor sensvel necessria para aquecer uma barra de ferro de 2kg de 20C para 200C? Dado: calor especfico do ferro = 0,119cal/gC. 2kg = 2000g Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detm a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos h mudana de estado fsico destes corpos. Neste caso, chamamos a quantidade de calor calculada de calor latente. A quantidade de calor latente (Q) igual ao produto da massa do corpo (m) e de uma constante de proporcionalidade (L). Assim:

A constante de proporcionalidade chamada calor latente de mudana de fase e se refere a quantidade de calor que 1g da substncia calculada necessita para mudar de uma fase para outra. Alm de depender da natureza da substncia, este valor numrico depende de cada mudana de estado fsico. Por exemplo, para a gua: Calor latente de fuso Calor latente de vaporizao Calor latente de solidificao Calor latente de condensao 80cal/g 540cal/g -80cal/g -540cal/g

Quando: Q>0: o corpo funde ou vaporiza. Q<0: o corpo solidifica ou condensa.

Exemplo: Qual a quantidade de calor necessria para que um litro de gua vaporize? Dado: densidade da gua=1g/cm e calor latente de vaporizao da gua=540cal/g.

Assim:

Curva de aquecimento Ao estudarmos os valores de calor latente, observamos que estes no dependem da variao de temperatura. Assim podemos elaborar um grfico de temperatura em funo da quantidade de calor absorvida. Chamamos este grfico de Curva de Aquecimento:

Trocas de calor Para que o estudo de trocas de calor seja realizado com maior preciso, este realizado dentro de um aparelho chamado calormetro, que consiste em um recipiente fechado incapaz de trocar calor com o ambiente e com seu interior. Dentro de um calormetro, os corpos colocados trocam calor at atingir o equilbrio trmico. Como os corpos no trocam calor com o calormetro e nem com o meio em que se encontram, toda a energia trmica passa de um corpo ao outro. Como, ao absorver calor Q>0 e ao transmitir calor Q<0, a soma de todas as energias trmicas nula, ou seja: Q=0 (l-se que somatrio de todas as quantidades de calor igual a zero)

Sendo que as quantidades de calor podem ser tanto sensvel como latente.

Exemplo: Qual a temperatura de equilbrio entre uma bloco de alumnio de 200g 20C mergulhado em um litro de gua 80C? Dados calor especfico: gua=1cal/gC e alumnio = 0,219cal/gC.

Capacidade trmica a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. Ento, pode-se expressar esta relao por:

Sua unidade usual cal/C.

A capacidade trmica de 1g de gua de 1cal/C j que seu calor especfico 1cal/g.C.

Transmisso de Calor Em certas situaes, mesmo no havendo o contato fsico entre os corpos, possvel sentir que algo est mais quente. Como quando chega-se perto do fogo de uma lareira. Assim, conclumos que de alguma forma o calor emana desses corpos "mais quentes" podendo se propagar de diversas maneiras. Como j vimos anteriormente, o fluxo de calor acontece no sentido da maior para a menor temperatura. Este trnsito de energia trmica pode acontecer pelas seguintes maneiras:

conduo; conveco; irradiao.

Fluxo de Calor

Para que um corpo seja aquecido, normalmente, usa-se uma fonte trmica de potncia constante, ou seja, uma fonte capaz de fornecer uma quantidade de calor por unidade de tempo. Definimos fluxo de calor () que a fonte fornece de maneira constante como o quociente entre a quantidade de calor (Q) e o intervalo de tempo de exposio (t):

Sendo a unidade adotada para fluxo de calor, no sistema internacional, o Watt (W), que corresponde a Joule por segundo, embora tambm sejam muito usada a unidade caloria/segundo (cal/s) e seus mltiplos: caloria/minuto (cal/min) e quilocaloria/segundo (kcal/s).

Exemplo: Uma fonte de potncia constante igual a 100W utilizada para aumentar a temperatura 100g de mercrio 30C. Sendo o calor especfico do mercrio 0,033cal/g.C e 1cal=4,186J, quanto tempo a fonte demora para realizar este aquecimento?

Aplicando a equao do fluxo de calor:

Conduo Trmica a situao em que o calor se propaga atravs de um "condutor". Ou seja, apesar de no estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua

energia trmica se houver conduo de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo. Por exemplo, enquanto cozinha-se algo, se deixarmos uma colher encostada na panela, que est sobre o fogo, depois de um tempo ela esquentar tambm. Este fenmeno acontece, pois, ao aquecermos a panela, suas molculas comeam a agitar-se mais, como a panela est em contato com a colher, as molculas em agitao maior provocam uma agitao nas molculas da colher, causando aumento de sua energia trmica, logo, o aquecimento dela. Tambm por este motivo que, apesar de apenas a parte inferior da panela estar diretamente em contato com o fogo, sua parte superior tambm esquenta.

Conveco Trmica A conveco consiste no movimento dos fluidos, e o princpio fundamental da compreenso do vento, por exemplo. O ar que est nas plancies aquecido pelo sol e pelo solo, assim ficando mais leve e subindo. Ento as massas de ar que esto nas montanhas, e que est mais frio que o das plancies, toma o lugar vago pelo ar aquecido, e a massa aquecida se desloca at os lugares mais altos, onde resfriam. Estes movimentos causam, entre outros fenmenos naturais, o vento. Formalmente, conveco o fenmeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas de densidades diferentes.

Irradiao Trmica a propagao de energia trmica que no necessita de um meio material para acontecer, pois o calor se propaga atravs de ondas eletromagnticas. Imagine um forno microondas. Este aparelho aquece os alimentos sem haver contato com eles, e ao contrrio do forno gs, no necessrio que ele aquea o ar. Enquanto o alimento aquecido h uma emisso de microondas que fazem sua energia trmica aumentar, aumentando a temperatura. O corpo que emite a energia radiante chamado emissor ou radiador e o corpo que recebe, o receptor.

Gases

Gases so fluidos no estado gasoso, a caracterstica que o difere dos fluidos lquidos que, quando colocado em um recipiente, este tem a capacidade de ocupa-lo totalmente. A maior parte dos elementos qumicos no-metlicos conhecidos so encontrados no seu estado gasoso, em temperatura ambiente. As molculas do gs, ao se movimentarem, colidem com as outras molculas e com as paredes do recipiente onde se encontram, exercendo uma presso, chamada de presso do gs. Esta presso tem relao com o volume do gs e temperatura absoluta. Ao ter a temperatura aumentada, as molculas do gs aumentam sua agitao, provocando mais colises. Ao aumentar o volume do recipiente, as molculas tem mais espao para se deslocar, logo, as colises diminuem, diminuindo a presso. Utilizando os princpios da mecnica Newtoniana possvel estabelecer a seguinte relao:

Onde: p=presso m=massa do gs v=velocidade mdia das molculas V=volume do gs.

Gs perfeito ou ideal considerado um gs perfeito quando so presentes as seguintes caractersticas:


o movimento das molculas regido pelos princpios da mecnica Newtoniana; os choques entre as molculas so perfeitamente elsticos, ou seja, a quantidade de movimento conservada; no h atrao e nem repulso entre as molculas; o volume de cada molcula desprezvel quando comparado com o volume total do gs.

Energia cintica de um gs

Devido s colises entre si e com as paredes do recipiente, as molculas mudam a sua velocidade e direo, ocasionando uma variao de energia cintica de cada uma delas. No entanto, a energia cintica mdia do gs permanece a mesma. Novamente utilizando-se conceitos da mecnica Newtoniana estabelece-se:

Onde: n=nmero molar do gs (n de mols) R=constante universal dos gases perfeitos (R=8,31J/mol.K) T=temperatura absoluta (em Kelvin)

O nmero de mols do gs calculado utilizando-se sua massa molar, encontrado em tabelas peridicas e atravs da constante de Avogadro.

Utilizando-se da relao que em 1mol de molculas de uma substncia h molculas desta substncia.

Transformao Isotrmica A palavra isotrmica se refere a mesma temperatura, logo uma transformao isotrmica de uma gs, ocorre quando a temperatura inicial conservada. A lei fsica que expressa essa relao conhecida com Lei de Boyle e matematicamente expressa por:

Onde: p=presso V=volume =constante que depende da massa, temperatura e natureza do gs. Como esta constante a mesma para um mesmo gs, ao ser transformado, vlida a relao:

Exemplo: Certo gs contido em um recipiente de 1m com mbolo exerce uma presso de 250Pa. Ao ser comprimido isotrmicamente a um volume de 0,6m qual ser a presso exercida pelo gs?

Transformao Isobrica Analogamente transformao isotrmica, quando h uma transformao isobrica, a presso conservada. Regida pela Lei de Charles e Gay-Lussac, esta transformao pode ser expressa por:

Onde: V=volume; T=temperatura absoluta; =constante que depende da presso, massa e natureza do gs.

Assim, quando um mesmo gs muda de temperatura ou volume, vlida a relao:

Exemplo: Um gs de volume 0,5m temperatura de 20C aquecido at a temperatura de 70C. Qual ser o volume ocupado por ele, se esta transformao acontecer sob presso constante?

importante lembrarmos que a temperatura considerada deve ser a temperatura absoluta do gs (escala Kelvin) assim, o primeiro passo para a resoluo do exerccio a converso de escalas termomtricas: Lembrando que:

Ento:

Transformao Isomtrica A transformao isomtrica tambm pode ser chamada isocrica e assim como nas outras transformaes vistas, a isomtrica se baseia em uma relao em que, para este caso, o volume se mantm. Regida pela Lei de Charles, a transformao isomtrica matematicamente expressa por:

Onde: p=presso; T=temperatura absoluta do gs; =constante que depende do volume, massa e da natureza do gs.;

Como para um mesmo gs, a constante relao:

sempre a mesma, garantindo a validade da

Exemplo: Um gs que se encontra temperatura de 200K aquecido at 300K, sem mudar de volume. Se a presso exercida no final do processo de aquecimento 1000Pa, qual era a presso inicial? Lei geral dos gases perfeitos Atravs da equao de Clapeyron possvel obter uma lei que relaciona dois estados diferentes de uma transformao gasosa, desde que no haja variao na massa do gs. Considerando um estado (1) e (2) onde:

Atravs da lei de Clapeyron:

esta equao chamada Lei geral dos gases perfeitos. Energia Interna As partculas de um sistema tm vrios tipos de energia, e a soma de todas elas o que chamamos Energia interna de um sistema. Para que este somatrio seja calculado, so consideradas as energias cinticas de agitao , potencial de agregao, de ligao e nuclear entre as partculas.

Nem todas estas energias consideradas so trmicas. Ao ser fornecida a um corpo energia trmica, provoca-se uma variao na energia interna deste corpo. Esta variao no que se baseiam os princpios da termodinmica. Se o sistema em que a energia interna est sofrendo variao for um gs perfeito, a energia interna ser resumida na energia de translao de suas partculas, sendo calculada atravs da Lei de Joule:

Onde: U: energia interna do gs; n: nmero de mol do gs; R: constante universal dos gases perfeitos; T: temperatura absoluta (kelvin).

Como, para determinada massa de gs, n e R so constantes, a variao da energia interna depender da variao da temperatura absoluta do gs, ou seja,

Quando houver aumento da temperatura absoluta ocorrer uma variao positiva da energia interna . Quando houver diminuio da temperatura absoluta, h uma variao negativa de energia interna . E quando no houver variao na temperatura do gs, a variao da energia interna ser igual a zero .

Conhecendo a equao de Clepeyron, possvel compar-la a equao descrita na Lei de Joule, e assim obteremos:

Trabalho de um gs

Considere um gs de massa m contido em um cilindro com rea de base A, provido de um mbolo. Ao ser fornecida uma quantidade de calor Q ao sistema, este sofrer uma expanso, sob presso constante, como garantido pela Lei de Gay-Lussac, e o mbolo ser deslocado.

Assim como para os sistemas mecnicos, o trabalho do sistema ser dado pelo produto da fora aplicada no mbolo com o deslocamento do mbolo no cilindro:

Assim, o trabalho realizado por um sistema, em uma tranformao com presso constante, dado pelo produto entre a presso e a variao do volume do gs. Quando:

o volume aumenta no sistema, o trabalho positivo, ou seja, realizado sobre o meio em que se encontra (como por exemplo empurrando o mbolo contra seu prprio peso); o volume diminui no sistema, o trabalho negativo, ou seja, necessrio que o sistema receba um trabalho do meio externo; o volume no alterado, no h realizao de trabalho pelo sistema.

Exemplo: (1) Um gs ideal de volume 12m sofre uma transformao, permenescendo sob presso constante igual a 250Pa. Qual o volume do gs quando o trabalho realizado por ele for 2kJ?

Diagrama p x V

possvel representar a tranformao isobrica de um gs atravs de um diagrama presso por volume:

Comparando o diagrama expresso do clculo do trabalho realizado por um gs , possvel verificar que o trabalho realizado numericamente igual area sob a curva do grfico (em azul na figura).

Com esta verificao possvel encontrar o trabalho realizado por um gs com presso varivel durante sua tranformao, que calculado usando esta concluso, atravs de um mtodo de nvel acadmico de clculo integral, que consiste em uma aproximao dividindo toda a rea sob o grfico em pequenos retngulos e trapzios.

1 Lei da Termodinmica

Chamamos de 1 Lei da Termodinmica, o princpio da conservao de energia aplicada termodinmica, o que torna possvel prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformao termodinmica. Analisando o princpio da conservao de energia ao contexto da termodinmica: Um sistema no pode criar ou consumir energia, mas apenas armazen-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situaes simultaneamente, ento, ao receber uma quantidade Q de calor, esta poder realizar um trabalho e aumentar a energia interna do sistema U, ou seja, expressando matematicamente:

Sendo todas as unidades medidas em Joule (J). Conhecendo esta lei, podemos observar seu comportamento para cada uma das grandezas apresentadas: Calor Recebe Cede no troca Trabalho Realiza Recebe no realiza e nem recebe Energia Interna Aumenta Diminui no varia Q/ /U >0 <0 =0

Exemplo: (1) Ao receber uma quantidade de calor Q=50J, um gs realiza um trabalho igual a 12J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=100J, qual ser esta energia aps o recebimento?

2 Lei da Termodinmica Dentre as duas leis da termodinmica, a segunda a que tem maior aplicao na construo de mquinas e utilizao na indstria, pois trata diretamente do rendimento das mquinas trmicas. Dois enunciados, aparentemente diferentes ilustram a 2 Lei da Termodinmica, os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck:

Enunciado de Clausius:

O calor no pode fluir, de forma espontnea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta. Tendo como consequncia que o sentido natural do fluxo de calor da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso necessrio que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.

Enunciado de Kelvin-Planck:

impossvel a construo de uma mquina que, operando em um ciclo termodinmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho. Este enunciado implica que, no possvel que um dispositivo trmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre h uma quantidade de calor que no se transforma em trabalho efetivo.

Maquinas trmicas As mquinas trmicas foram os primeiros dispositivos mecnicos a serem utilizados em larga escala na indstria, por volta do sculo XVIII. Na forma mais primitiva, era usado o aquecimento para transformar gua em vapor, capaz de movimentar um pisto, que por sua vez, movimentava um eixo que tornava a energia mecnica utilizvel para as indstrias da poca. Chamamos mquina trmica o dispositivo que, utilizando duas fontes trmicas, faz com que a energia trmica se converta em energia mecnica (trabalho).

A fonte trmica fornece uma quantidade de calor que no dispositivo transforma-se em trabalho mais uma quantidade de calor que no capaz de ser utilizado como trabalho .

Assim vlido que:

Utiliza-se o valor absolutos das quantidade de calor pois, em uma mquina que tem como objetivo o resfriamento, por exemplo, estes valores sero negativos. Neste caso, o fluxo de calor acontece da temperatura menor para o a maior. Mas conforme a 2 Lei da Termodinmica, este fluxo no acontece espontaneamente, logo necessrio que haja um trabalho externo, assim:

Rendimento das mquinas trmicas Podemos chamar de rendimento de uma mquina a relao entre a energia utilizada como forma de trabalho e a energia fornecida: Considerando: =rendimento; = trabalho convertido atravs da energia trmica fornecida; =quantidade de calor fornecida pela fonte de aquecimento; =quantidade de calor no transformada em trabalho.

Mas como constatado:

logo, podemos expressar o rendimento como:

O valor mnimo para o rendimento 0 se a mquina no realizar nenhum trabalho, e o mximo 1, se fosse possvel que a mquina transformasse todo o calor recebido em trabalho, mas como visto, isto no possvel. Para sabermos este rendimento em percentual, multiplica-se o resultado obtido por 100%.

Exemplo: Um motor vapor realiza um trabalho de 12kJ quando lhe fornecido uma quantidade de calor igual a 23kJ. Qual a capacidade percentual que o motor tem de transformar energia trmica em trabalho?

Ciclo de Carnot

At meados do sculo XIX, acreditava-se ser possvel a construo de uma mquina trmica ideal, que seria capaz de transformar toda a energia fornecida em trabalho, obtendo um rendimento total (100%). Para demonstrar que no seria possvel, o engenheiro francs Nicolas Carnot (17961832) props uma mquina trmica terica que se comportava como uma mquina de rendimento total, estabelecendo um ciclo de rendimento mximo, que mais tarde passou a ser chamado Ciclo de Carnot. Este ciclo seria composto de quatro processos, independente da substncia:

Uma expanso isotrmica reversvel. O sistema recebe uma quantidade de calor da fonte de aquecimento (L-M) Uma expanso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (M-N) Uma compresso isotrmica reversvel. O sistema cede calor para a fonte de resfriamento (N-O) Uma compresso adiabtica reversvel. O sistema no troca calor com as fontes trmicas (O-L)

Numa mquina de Carnot, a quantidade de calor que fornecida pela fonte de aquecimento e a quantidade cedida fonte de resfriamento so proporcionais s suas temperaturas absolutas, assim:

Assim, o rendimento de uma mquina de Carnot :

e Logo:

Sendo: = temperatura absoluta da fonte de resfriamento = temperatura absoluta da fonte de aquecimento

Com isto se conclui que para que haja 100% de rendimento, todo o calor vindo da fonte de aquecimento dever ser transformado em trabalho, pois a temperatura absoluta da fonte de resfriamento dever ser 0K. Partindo da conclui-se que o zero absoluto no possvel para um sistema fsico.

Exemplo: Qual o rendimento mximo terico de uma mquina vapor, cujo fluido entra a 560C e abandona o ciclo a 200C?

Assim como para os gases, um dos efeitos da variao da temperatura a variao de dimenses em corpos slidos e lquidos. Esta variao o que chamamos Dilatao Trmica.

Dilatao Linear Aplica-se apenas para os corpos em estado slido, e consiste na variao considervel de apenas uma dimenso. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios. Ao considerarmos uma barra homognea, por exemplo, de comprimento a uma temperatura inicial . Quando esta temperatura aumentada at uma (> ), observase que esta barra passa a ter um comprimento (> ).

Com isso possvel concluir que a dilatao linear ocorre de maneira proporcional variao de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimenses iguais, mas feitas de um material diferente, sua variao de comprimento seria diferente, isto porque a dilatao tambm leva em considerao as propriedades do material com que o objeto feito, este a constante de proporcionalidade da expresso, chamada de coeficiente de dilatao linear (). Assim podemos expressar:

A unidade usada para o inverso da unidade de temperatura, como: Alguns valores usuais de coeficientes de dilatao linear: Substncia Chumbo Zinco Alumnio Prata Cobre Ouro Ferro Platina Vidro (comum) Tungstnio Vidro (pyrex)

Lmina bimetlica Uma das aplicaes da dilatao linear mais utilizadas no cotidiano para a construo de lminas bimetlicas, que consistem em duas placas de materiais diferentes, e portanto, coeficientes de dilatao linear diferentes, soldadas. Ao serem aquecidas, as

placas aumentam seu comprimento de forma desigual, fazendo com que esta lmina soldada entorte. As lminas bimetlicas so encontradas principalmente em dispositivos eltricos e eletrnicos, j que a corrente eltrica causa aquecimento dos condutores, que no podem sofrer um aquecimento maior do que foram construdos para suportar. Quando curvada a lmina tem o objetivo de interromper a corrente eltrica, aps um tempo em repouso a temperatura do condutor diminui, fazendo com que a lmina volte ao seu formato inicial e reabilitando a passagem de eletricidade.

Representao grfica Podemos expressar a dilatao linear de um corpo atravs de um grfico de seu comprimento (L) em funo da temperatura (), desta forma:

O grfico deve ser um segmento de reta que no passa pela origem, j que o comprimento inicial no igual a zero. Considerando um ngulo como a inclinao da reta em relao ao eixo horizontal. Podemos relacion-lo com:

Pois:

Dilatao Superficial Esta forma de dilatao consiste em um caso onde h dilatao linear em duas dimenses.

Considere, por exemplo, uma pea quadrada de lados que aquecida uma temperatura , de forma que esta sofra um aumento em suas dimenses, mas como h dilatao igual para os dois sentidos da pea, esta continua quadrada, mas passa a ter lados . Podemos estabelecer que:

assim como:

E relacionando com cada lado podemos utilizar:

Para que possamos analisar as superfcies, podemos elevar toda a expresso ao quadrado, obtendo uma relao com suas reas:

Mas a ordem de grandeza do coeficiente de dilatao linear () , o que ao ser elevado ao quadrado passa a ter grandeza , sendo imensamente menor que . Como a variao da temperatura () dificilmente ultrapassa um valor de 10C para corpos no estado slido, podemos considerar o termo desprezvel em comparao com 2, o que nos permite ignor-lo durante o clculo, assim:

Mas, considerando-se:

Onde, o coeficiente de dilatao superficial de cada material, tm-se que:

Observe que esta equao aplicvel para qualquer superfcie geomtrica, desde que as reas sejam obtidas atravs das relaes geomtricas para cada uma, em particular (circular, retangular, trapezoidal, etc.).

Exemplo: (1) Uma lmina de ferro tem dimenses 10m x 15m em temperatura normal. Ao ser aquecida 500C, qual ser a rea desta superfcie? Dado

Dilatao Volumtrica Assim como na dilatao superficial, este um caso da dilatao linear que acontece em trs dimenses, portanto tem deduo anloga anterior. Consideremos um slidos cbico de lados que aquecido uma temperatura , de forma que este sofra um aumento em suas dimenses, mas como h dilatao em trs dimenses o slido continua com o mesmo formato, passando a ter lados . Inicialmente o volume do cubo dado por:

Aps haver aquecimento, este passa a ser:

Ao relacionarmos com a equao de dilatao linear:

Pelos mesmos motivos do caso da dilatao superficial, podemos desprezar 3 e quando comparados a 3. Assim a relao pode ser dado por:

Podemos estabelecer que o coeficiente de dilatao volumtrica ou cbica dado por:

Assim:

Assim como para a dilatao superficial, esta equao pode ser utilizada para qualquer slido, determinando seu volume conforme sua geometria. Sendo =2 e =3, podemos estabelecer as seguintes relaes:

Exemplo: O cilindro circular de ao do desenho abaixo se encontra em um laboratrio a uma temperatura de -100C. Quando este chegar temperatura ambiente (20C), quanto ele ter dilatado? Dado que .

Sabendo que a rea do cilindro dada por:

Dilatao Volumtrica dos Lquidos A dilatao dos lquidos tem algumas diferenas da dilatao dos slidos, a comear pelos seus coeficientes de dilatao consideravelmente maiores e que para que o volume de um lquido seja medido, necessrio que este esteja no interior de um recipiente. A lei que rege a dilatao de lquidos fundamentalmente igual dilatao volumtrica de slidos, j que estes no podem dilatar-se linearmente e nem superficialmente, ento:

Mas como o lquido precisa estar depositado em um recipiente slido, necessrio que a dilatao deste tambm seja considerada, j que ocorre simultaneamente. Assim, a dilatao real do lquido a soma das dilataes aparente e do recipiente. Para medir a dilatao aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio at a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + lquido) ambos dilataro e, como os lquidos costumam dilatar mais que os slidos, uma quantidade do lquido ser derramada, esta quantidade mede a dilatao aparente do lquido. Assim:

Utilizando-se a expresso da dilatao volumtrica, , e admitindo que os volumes iniciais do recipiente e do lquido so iguais, podemos expressar:

Ou seja, o coeficiente de dilatao real de um lquido igual a soma de dilatao aparente com o coeficiente de dilatao do frasco onde este se encontra.

Exemplo: (1) Um copo graduado de capacidade 10dm preenchido com lcool etlico, ambos inicialmente mesma temperatura, e so aquecidos em 100C. Qual foi a dilatao real do lcool?

Dados:

Dilatao da gua Certamente voc j deve ter visto, em desenhos animados ou documentrios, pessoas pescando em buracos feitos no gelo. Mas como vimos, os lquidos sofrem dilatao da mesma forma que os slidos, ou seja, de maneira uniforme, ento como possvel que haja gua em estado lquido sob as camadas de gelo com temperatura igual ou inferior a 0C? Este fenmeno ocorre devido ao que chamamos de dilatao anmala da gua, pois em uma temperatura entre 0C e 4C h um fenmeno inverso ao natural e esperado. Neste intervalo de temperatura a gua, ao ser resfriada, sofre uma expanso no seu volume, e ao ser aquecida, uma reduo. isto que permite a existncia de vida dentro da gua em lugares extremamente gelados, como o Plo Norte. A camada mais acima da gua dos lagos, mares e rios se resfria devido ao ar gelado, aumentando sua massa especfica e tornando-o mais pesado, ento ocorre um processo

de conveco at que toda a gua atinja uma temperatura igual a 4C, aps isso o congelamento ocorre no sentido da superfcie para o fundo. Podemos representar o comportamento do volume da gua em funo da temperatura:

Como possvel perceber, Entropia Em termodinmica, entropia a medida de desordem das partculas em um sistema fsico. Utiliza-se a letra S para representar esta grandeza. Comparando este conceito ao cotidiano, podemos pensar que, uma pessoa ao iniciar uma atividade tem seus objetos organizados, e a medida que ela vai os utilizando e desenvolvendo suas atividades, seus objetos tendem a ficar cada vez mais desorganizados. Voltando ao contexto das partculas, como sabemos, ao sofrem mudana de temperatura, os corpos alteram o estado de agitao de suas molculas. Ento ao considerarmos esta agitao como a desordem do sistema, podemos concluir que:

quando um sistema recebe calor Q>0, sua entropia aumenta; quando um sistema cede calor Q<0, sua entropia diminui; se o sistema no troca calor Q=0, sua entropia permanece constante.

Segundo Rudolf Clausius, que utilizou a idia de entropia pela primeira vez em 1865, para o estudo da entropia como grandeza fsica mais til conhecer sua variao do que seu valor absoluto. Assim, Clausis definiu que a variao de entropia (S) em um sistema como:

Para processos onde as temperaturas absolutas (T) so constantes. Para o caso onde a temperatura absoluta se altera durante este processo, o clculo da variao de entropia envolve clculo integral, sendo que sua resoluo dada por:

Observando a natureza como um sistema, podemos dizer que o Universo est constantemente recebendo energia, mas no tem capacidade de ced-la, concluindo ento que a entropia do Universo est aumentando com o passar do tempo. o menor volume para a gua acontece em 4C.

As grandezas da cinemtica
Para estudar a cinemtica, ou seja, a descrio dos movimentos, precisamos levar em conta algumas grandezas essenciais, que so:

Intervalo de tempo
Todos os movimentos que estudaremos acontecero a partir de um determinado instante, que chamaremos instante inicial e representaremos por t. Ao tempo decorrido entre dois determinados instantes denominamos intervalo de tempo.Representamos o intervalo de tempo por . Sua unidade no sistema internacional o segundo (s).

Podemos representar matematicamente o intervalo de tempo por:

Posio
Voc j observou aquelas plaquinhas colocadas na beirada da estrada? Elas indicam a quilometragem, registram a posio do carro e permitem a voc localizar-se na estrada. Posio de um mvel a sua localizao em relao a uma determinada origem . Representamos a posio por S. Sua unidade no Sistema internacional o metro (m).

Deslocamento
Imaginemos que uma pessoa saiu do quilmetro 4 e neste instante est no quilmetro 8. Sua posio variou 3 quilmetros, no ? Sua posio inicial, representada por S0, 4 km. Sua posio final S, e vale 8 km.

A diferena entre duas posies de um mvel denominado deslocamento. Representamos deslocamento por . Sua unidade no Sistema Internacional o metro (m),

e sua representao matemtica :

Assim, o deslocamento da pessoa em questo foi o seguinte:

Velocidade Mdia
Ao observar os automveis que passam por uma mesma rua, possvel perceber que eles no realizam o mesmo percurso num mesmo intervalo de tempo. O conceito de velocidade, que muito anterior inveno do automvel, surgiu da necessidade de expressar a rapidez com que um mvel descreve uma trajetria. Considere, por exemplo, o automvel da ilustrao a baixo. Quando ele est no marco quilomtrico 30 km de uma estrada, um cronometro acionado e marca, nesse instante, tempo zero. Quando o cronmetro indica que se passaram 2h, o automvel est no marco quilomtrico 190 km.

Desde a situao inicial at a situao final, o mvel percorreu 160 km em 2h. Dividindo 160 km por 2h chegamos a:

Dizemos, ento, que a velocidade mdia do mvel, nesse intervalo de tempo, foi de 80 km/h (lse oitenta quilmetros por hora) Vamos fazer uma definio mais geral de velocidade a partir da figura a baixo. Quando o mvel ocupa a posio Si (a letra s indica espao e o ndice i indica inicial), o relgio marca o tempo ti. Aps um certo intervalo de tempo, o automvel atinge a posio Sf e o relgio marca tf (o ndice f indica final).

A subtrao Sf- Si corresponde ao deslocamento realizado (isto , percorrido), que ser representado por . O smbolo (letra grega delta maiscula) usado, em Mecnica, para indicar variao. A subtrao tf ti, representada por , corresponde o intervalo de tempo no qual o mvel foi de si at sf.

Para um mvel que descreva trajetria retilnea (em linha reta), a velocidade mdia, v, definida como: Em palavras: A velocidade mdia de um mvel, num certo intervalo de tempo, igual distncia que o mvel percorre dividida pelo intervalo de tempo.

Em equao:

ou

A unidade usada para expressar velocidade ir depender das unidades usadas para espao e tempo. Se estiver em quilmetros (Km) e por hora (Km/h). Se estiver em metros (m) e segundo (m/s). E assim por diante. em horas (h), a velocidade ser expressa em quilmetros

em segundos (s), a velocidade ser expressa em metros por

Velocidade Instantnea
Denominamos velocidade instantnea a velocidade com que um mvel percorre a trajetria num determinado instante. O velocmetro dos veculos brasileiros expressam a velocidade instantnea em km/h. Quando o motorista consulta o velocmetro do seu carro, percorreria em uma hora se mantivesse, durante todo esse tempo, a mesma velocidade. Contudo, um automvel raramente mantm uma velocidade rigorosamente constante durante uma hora, ou mesmo durante intervalos bem menores do que esse. Num intervalo de tempo em que o motorista mantenha 80 Km/h, o automvel percorrer uma distncia maior que num outro intervalo, de mesma durao, no qual mantenha 60 Km/h. A velocidade de um mvel pode ou no permanecer constante num determinado percurso. Esse o critrio que permite classificar os movimentos, conforme veremos a seguir.

Vamos classificar os movimentos?


J sabemos que existem vrios tipos de movimento. Pense, num carrinho de montanha-russa, por exemplo, ele acelera, mantm a sua velocidade, perde velocidade, anda em linha reta, faz curva. Quase todos os movimentos que nos cercam so assim: bem variados! Tambm j sabemos que, para estudar qualquer coisa, temos de estabelecer uma forma de classific-la. Lembre, por exemplo, da classificao dos seres vivos; existem vrios critrios para essa classificao. Outro exemplo seriam os livros em uma biblioteca. J pensou se no fossem estabelecidos critrios prvios para organizar os livros? Seria praticamente impossvel encontrar qualquer exemplar. Nossa viso fica mais ampla e organizada quando temos critrios para fazer as classificaes. Para classificar os movimentos, os critrios usados so a forma da trajetria e o que est acontecendo com a velocidade.

Classificao do movimento quanto trajetria


Se a trajetria for reta, o movimento ser retilneo, se for curva, o movimento ser curvilneo. Eis alguns exemplos de movimentos curvilneos:

Circular: a trajetria uma circunferncia. Parablico: a trajetria uma parbola. Elptico: a trajetria uma elipse.

Classificao do movimento quanto variao da velocidade


Se a velocidade varia, dizemos que o movimento variado. Ao contrrio, se ela permanece constante, dizemos que o movimento uniforme. Se a velocidade aumenta, denominamos o movimento acelerado. Se diminuir, ele ser chamado freiado ou retardado. Existem alguns movimentos variados, nos quais o valor da velocidade muda medida que o tempo passa, mas de forma totalmente previsvel. Por exemplo, quando um corpo cai ou lanado prximo superfcie terrestre, sua velocidade aproximadamente 9,8 m/s a cada segundo. Como j vimos, a grandeza que mede a variao de velocidade no decorrer do tempo a acelerao. Portanto, para esses movimentos, a acelerao mdia vale:

Esse valor de acelerao o mesmo para todos os corpos em queda livre na superfcie da Terra numa mesma localidade. denominado acelerao da gravidade e simbolizado pela letra g. Para corpos prximos superfcie da Terra, iremos considerar que a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2. Desse modo, a acelerao ser constante e a velocidade do corpo variar uniformemente. Quando um corpo cai nessas condies, seu movimento retilneo uniformemente acelerado. E quando sobe, seu movimento retilneo uniformemente retardado. Observe que, no Sistema internacional, a unidade para a acelerao o m/s2.

Grandezas escalares e vetoriais


Voc j sabe: tudo que pode ser medido denominado de grandeza fsica. Tempo, massa, comprimento, rea e temperatura so exemplos de grandezas que podemos compreender a partir de seus valores e das unidades de medida em que esses valores so expressos. Considere a seguinte situao: Voc e sua famlia saram para a praia e no meio do caminho, aps uma hora, pararam para fazer um lanche e depois de mais uma hora chegaram na praia. Qual foi o tempo total transcorrido desde o instante vocs saram de casa at chegarem na praia? - A resposta no deixa dvidas: respondero que o tempo foi duas horas. Entretanto, algumas grandezas fsicas no ficam bem definidas quando informamos apenas o seu valor associado a uma unidade.

Pense em outra situao: Duas pessoas empurram uma mesma caixa, que est parada. Essas pessoas fazem fora de mesma intensidade. O que acontecer com a caixa? - Voc acertar se responder que depende. Se as duas pessoas empurram a caixa em um mesmo sentido, ela se deslocar nesse sentido. Entretanto, se uma pessoa empurrar a caixa em um certo sentido, e a outra empurrar no sentido contrrio, sendo ambas as foras de valores iguais, provavelmente a caixa no sair do lugar. Por que o resultado da ao de dois empurres no depende apenas de quo intenso eles foram? - A resposta que o empurro, ou seja, a fora aplicada sobre a caixa, uma grandeza vetorial.

O que grandeza vetorial?

Para responder a essa pergunta, necessrio definir alguns conceitos. O valor de uma grandeza fsica denominado intensidade de uma grandeza fsica. A intensidade sempre um valor positivo. Algumas grandezas fsicas tm caracterstica de serem verticais, horizontais e inclinadas em relao horizontal ou vertical, e essa caracterstica denominada direo. Para cada direo h a possibilidade de ocorrerem dois sentidos. Por exemplo: um empurro na horizontal pode ser para a esquerda ou para a direita. Um empurro na horizontal pode ser para a esquerda ou para a direita. Um empurro na vertical pode ser para cima ou para baixo.

Grandezas que necessitam, alm de seu valor associado a uma unidade, de direo e de sentido para ficar totalmente determinadas so denominadas grandezas vetoriais. So exemplos de grandezas vetoriais: a fora, a velocidade, a acelerao e a posio de um corpo.

As grandezas que s precisam de seu valor associado a uma unidade para ficarem totalmente bem determinadas so denominadas grandezas escalares. So exemplos de grandezas escalares: o tempo, a massa, o comprimento, a rea e a temperatura. As grandezas vetoriais so representadas por segmentos orientados, como mostramos a baixo.

Grandezas escalares: ficam totalmente bem definidas com seu valor associado a uma unidade.

Grandezas vetoriais: precisam de seu valor associado a uma unidade, de sua direo e sentido para ficarem totalmente determinadas.

O que fora?

Aes como empurrar, puxar esticar, bater, comprimir e elevar nos do idia de fora. Um corpo pode interagir com o outro por meio de uma fora de contato ou por foras de ao a distncia, como a fora com que a Terra atrai os corpos. Um corpo cai porque a Terra o puxa para abaixo. A queda acontece mesmo sem haver contato entre a Terra e o corpo. Observamos outro fenmeno parecido quando aproximamos dois ims, as vezes, eles se repelem e, s vezes, se atraem. Isso ocorre sem que haja contato entre eles. Nesses exemplos observamos a atuao de foras de ao a distncia. As foras ocorrem na natureza na forma de aes por contato ou aes a distncia. A unidade de medida de fora no sistema internacional (SI) o Newton (N).

Somando foras
Acompanhe a seguir um exemplo de adio de grandezas. Ao fazer um suco, Joana misturou 2 litros de gua com meio litro de suco concentrado de uva. Qual foi o volume de suco de uva resultante? Sendo V1 o volume da gua e V2 o volume de suco de uva, temos: V1 = 2L V2 = 0,5 L Ento, V1 + V2 = 2,5 L Ou seja, 2 litros e meio de suco de uva. Ao misturar os volumes de dois lquidos miscveis, o volume final a soma aritmtica dos volumes de cada parte. O prximo exemplo nos mostra que a soma de grandezas vetoriais requer uma anlise mais profunda. Se duas pessoas levam a caixa para a direita, uma puxando-a com uma fora de 20N, e a outra empurrando-a com uma fora de 10N, a soma das duas foras ter o valor de 30N. Costumamos denominar a soma das foras de fora resultante. A fora resultante equivale a uma nica fora que atuaria no corpo, produzindo o mesmo efeito de todas as outras juntas.

Nesse exemplo, a fora resultante tem intensidade de 30N, direo horizontal e sentido da esquerda para a direita. Agora, por exemplo, se as duas pessoas puxam a caixa, mas a pessoa da direita puxa a caixa com maior intensidade (25N) em relao pessoa da esquerda (10N). Nesse caso, a fora resultante vale 15 N, e tem direo horizontal e sentido da esquerda para a direita.

Para encontrar a fora resultante.


Para encontrar a fora resultante de duas foras que atuam em um corpo, preciso fazer as seguintes consideraes:

Se as foras tiverem a mesma direo e sentido, a fora resultante ter intensidade igual soma das intensidades das foras iniciais e mesma direo e sentido destas.

Se as foras tiverem mesma direo e sentidos opostos, a fora resultante ter intensidade igual diferena das intensidades das foras iniciais, mesma direo delas e sentido da fora de maior intensidade.

Algumas foras comuns na natureza

Fora peso

a fora com que a Terra atrai os corpos. Quando um corpo est em queda livre aumenta aproximadamente 10 m/s a cada segundo.


O valor da acelerao da gravidade no o mesmo para todos os astros do universo. Como vimos, a grandeza que mede a variao da velocidade do corpo medida que o tempo passa aacelerao. Vimos que a acelerao da gravidade possui valor de:

Quanto maior o valor da acelerao da gravidade, maior a fora que os planetas exercem para atrair os demais corpos, mais ele ser atrado pelos planetas. Portanto, o peso diretamente proporcional massa do corpo e acelerao da gravidade.

Logo, podemos expressar o peso de um corpo P por meio de uma relao matemtica, na qual o peso corresponde ao produto da massa (m) do corpo pela acelerao da gravidade no local (g).


Ou seja:


Uma questo importante entender qual a diferena entre peso e massa. Massa uma propriedade dos corpos relacionada quantidade de matria que o corpo possui. A massa no depende do local onde o corpo se encontra. A unidade de medida da massa no Sistema Internacional o kilograma (Kg).


O peso depende, alm da massa, do valor da acelerao da gravidade local, e uma fora cuja unidade no Sistema Internacional o Newton (N). Imagine dois corpos idnticos, um na Terra e outro na Lua. Eles tm a mesma massa, mas o corpo que est na Lua, onde a acelerao da gravidade vale 1/6 da acelerao da gravidade terrestre, tem peso 6 vezes menor que o peso do corpo que est na Terra. Veja um exemplo: Na Terra, o peso de uma pessoa de 60 kg de massa ser: Na Lua, o peso dessa mesma pessoa ser :

Observe que a frase Meu peso 50 Kg!, apesar de muito comum, est errada. O correto afirmar: Minha massa 50Kg. Uma outra unidade bastante comum para medir foras o quilograma-fora (Kgf). Um Kgf uma fora com que a Terra atrai um quilograma, ao nvel do mar e a 45 de latitude. Portanto, quando uma pessoa se pesa, caso sua massa seja 50 Kg, pode-se afirmar que ela tem 50kgf de peso.

Representamos a fora peso no centro da gravidade do corpo, sempre vertical para baixo.

Fora normal

a fora que a superfcie de apoio aplica no corpo, e sua direo sempre perpendicular a esta superfcie. Porque um corpo no cai quando est apoiado em uma mesa? Ele no cai porque a mesa o segura.Essa fora chamada fora normal, e seu smbolo

Trao ou tenso

So foras transmitidas por meio de fios. A fora de trao, cujo smbolo sempre puxa o corpo e tem a direo do fio.

Como medir foras?

O aparelho mais usado para medir foras o dinammetro. O tipo mais comum o dinammetro de mola, que possui um gancho em uma das duas extremidades no qual penduramos um objeto. A mola distende e registra o valor da fora sobre uma escala numrica.


As balanas de farmcia com ponteiro seguem o mesmo princpio dos dinammetros, porm a mola comprimida. A pessoa sobe numa plataforma, comprime uma mola, e essa compresso proporcional ao deslocamento do ponteiro.

Fora est relacionada ao movimento

Primeira lei de Newton

Imagine um bloco de madeira em repouso sobre uma mesa. Esse bloco tende a permanecer em repouso a menos que algo o coloque em movimento. Esse algo a ao de uma fora. Imagine que o bloco seja colocado em movimento com a aplicao momentnea de uma fora horizontal. O bloco se move por um certo espao e pra novamente.

Se o bloco e a mesa forem lixados at ficarem bem lisos, a aplicao da mesma fora permitir que ele se desloque por um, espao maior antes de parar. Se, finalmente, sobre a mesa for passado leo lubrificante, ento o bloco deslizar por uma distncia ainda maior.


Essas evidncias nos do uma indicao de porque o bloco pra. Ele pra graas a sua interao que existe entre sua superfcie e a da mesa, proveniente da aspereza das duas superfcies, que raspam uma na outra enquanto o bloco se move. Essa interao o atrito. Quando as superfcies so lixadas e lubrificadas, o atrito no totalmente eliminado, mas bastante reduzido. Outro fator que se ope movimentao do bloco a resistncia do ar. E se fosse possvel eliminar completamente a resistncia do ar e o atrito, o que aconteceria com o bloco, uma vez colocado em movimento? A resposta a essa pergunta formulada por Isaac Newton no sculo XVII, que ainda hoje considerado pelos cientistas como vlida, que o corpo permaneceria em movimento retilneo (e linha reta) e uniforme (com velocidade constante), para sempre. Voc achou isso estranho? A situao de movimento perptuo no nos parece bvia porque vivemos em um planeta na qual h pelo menos dois fatores que dificultam a anlise dos movimentos: a resistncia do ar e o atrito. Imagine que fosse possvel a um astronauta, no espao distante, estar longe de qualquer corpo celeste. Se ele aplicasse fora sobre uma bola para coloc-la em movimento, a bola, livre da resistncia do ar e do atrito com outros corpos, continuaria para sempre em movimento retilneo uniforme. A primeira lei de Newton, ou princpio da Inrcia, pode ser enunciada como:

Um corpo que est em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que sobre ele passe a atuar uma fora resultante. E um corpo que est em movimento retilneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilneo uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma fora resultante.


Que o estado de repouso uma tendncia natural e que ele s alterado graas aplicao de uma fora uma afirmao relativamente fcil de aceitar, pois est de acordo com muitas observaes cotidianas. A grande inovao da primeira lei de Newton considerar o movimento retilneo e uniforme como um estado equivalente ao repouso, e afirmar, portanto, que esse estado tambm s pode ser alterado mediante a atuao de uma fora resultante. Um corpo sempre oferece resistncia a alterao em seu estado de repouso ou de movimento retilneo e uniforme. Essa resistncia denominada inrcia e uma caracterstica dos corpos. Cada corpo possui uma inrcia que lhe caracterstica e, como veremos mais frente, a massa do corpo a medida da inrcia desse corpo.


Para ilustrar: quando um carro arranca, os corpos dentro dele so puxados para trs. Quando freia, projetados para frente.

Segunda lei de Newton

Fora resultante produz acelerao


Se um corpo est em repouso (em relao a um certo referencial), sua velocidade zero. Se for colocado em movimento, sua velocidade deixar de ser nula e, portanto, o objeto foi acelerado. De modo similar, se um corpo em movimento retilneo e uniforme (e, portanto com acelerao nula, j que a velocidade constante) for forado a parar, tambm podemos afirmar que ele sofreu uma acelerao (popularmente fala-se, nesse caso, em desacelerao). Primeira Lei de Newton, em ambas as situaes do repouso ao movimento retilneo e uniforme, ou ao contrrio -, uma fora resultante atua sobre o corpo. Disso, conclumos que a atuao de uma fora resultante sobre um corpo produz nele uma acelerao. Esse o tema da Segunda lei de Newton, que veremos a seguir. Perceber, por meio de experimentos, a relao entre fora e acelerao no uma tarefa muito fcil, devido s complicaes representadas pelo atrito e pela resistncia do ar. Imagine um bloco de massa 1 kg esteja em repouso sobre uma superfcie perfeitamente lisa. Submetido ao de uma fora resultante horizontal de intensidade F, esse bloco adquire uma acelerao de 1 m/s2, conforme ilustrado em A. Se a mesma fora resultante atuar sobre o bloco de massa 0,5Kg, verifica-se que a acelerao adquirida ser de 2 m/s2, conforme B. Se um fora resultante horizontal com dobro da intensidade 2F, atuar num bloco de massa 1kg, ele adquire acelerao de 2m/s2 (veja C), e se atuar num bloco de massa 0,5 kg, ele adquire acelerao de 4 m/s2 (veja D).


Voc percebe a regularidade matemtica envolvida? Analisando o exemplo acima Comparando A e C, percebemos que, quando a fora resultante que atua sobre um certo corpo duplicada, a acelerao decorrente tambm duplica. A mesma concluso pode ser tirada comparando B eD. Muitos experimentos desse tipo permitem fazer a generalizao seguinte. Em palavras: A acelerao de um corpo diretamente proporcional a fora resultante que atua sobre ele. Comparando B e C, verificamos que, se a massa de um corpo o dobro da de outro, necessrio que a fora resultante seja duplicada, para aceler-lo igualmente. Vrios experimentos como esse levam concluso a seguir. Em palavras: A fora resultante que produz certa acelerao num corpo diretamente proporcional a sua massa. Finalmente, comparando A e B, verificamos que, se dois corpos esto submetidos mesma fora resultante e se um deles tem metade da massa do outro, ento esse adquirir o dobro da acelerao. A mesma concluso pode ser tirada comparando C e D. Isso pode ser generalizado como segue. Em palavras: Sob a ao de uma fora resultante, a acelerao de um corpo inversamente proporcional sua massa. Agora considere a equao e sua simbologia: Fr mdulo de fora resultante que atua sobre um corpo m massa do corpo a acelerao do corpo podemos enunciar matematicamente as concluses tiradas acima. Em equao:


Essa equao matemtica foi enunciada por Isaac Newton no sculo XVII e conhecida como segunda Lei de Newton, ou Princpio fundamental da Dinmica.


A unidade kg.m/s2, que aparece nesse clculo, pode ser usada para expressar a intensidade (mdulo) de uma fora. simplificadamente denominada Newton e representada por N. Assim, podemos afirmar que um Newton (1N) a intencidade de uma fora resultante que, atuando em um corpo de massa 1kg, faa com que ele adquira a acelerao de 1m/s2. A fora resultante que atua sobre o corpo nos casos A e B do exemplo acima tem intensidade 1N. Retomando o exemplo, observe que nos quatro casos (A, B, C e D), obedecida a equao


A segunda lei de Newton permite-nos fazer uma srie de previses referentes ao movimento dos corpos. Vamos supor por exemplo, que se deseje fazer com que um corpo de massa 3 kg adiquira a acelerao de 5m/s2. Qual a fora resultante que se deve ser aplicada a esse corpo? O calculo o seguinte: D C B A .

Terceira lei de Newton


Se um martelo em queda atingir o seu p, ele ir machuc-lo por que, no momento do contato, exercer sobre seu p uma fora. Isso fcil de entender e de aceitar. Acontece que seu p tambm aplica no martelo uma fora com intensidade igual da fora que recebe do martelo. Isso j mais difcil de entender e de aceitar. Vamos, ento, escolher um exemplo mais convincente. Imagine um ovo caindo no cho. No momento do contato, o ovo aplica sobre o cho uma fora vertical para baixo e o cho aplica sobre o ovo uma fora vertical para cima, de mesma intensidade. essa fora que faz o ovo quebrar!

Quando voc chuta uma bola, aplica a ela uma fora que a faz movimentar-se. Simultaneamente ela aplica ao seu p uma fora, que voc pode sentir. Ao bater com a mo numa parede, voc estar aplicando uma fora a ela. Ao mesmo tempo, sua mo receber da parede uma fora de mesma intensidade, que poder at machuc-la. Newton expressou idias como essas por meio da chamada Terceira Lei de Newton, ou princpio da ao e reao, que pode ser enunciada como segue. Para qualquer fora que um corpo A aplique a um corpo B, haver uma fora de mesma intensidade, de mesma direo, mas de sentido contrrio, aplicada pelo corpo B ao corpo A. Um dessas duas foras, no importa qual, pode ser chamada ao e a outra, reao.

Ao e reao atuam em corpos distintos


A terceira lei de Newton revela uma importante caracterstica das foras: elas sempre ocorrem aos pares. Em outras palavras, foras so o resultado da interao entre os corpos. o martelo interagindo com o p, o ovo interagindo com o cho, a mo interagindo com a parede etc. Uma caracterstica muito importante de todo o par de foras ao-reao que elas atuam em corpos distintos, nunca no mesmo corpo. Quando algum tenta empurrar a parede (a palavra empurrar indica aqui uma aplicao de uma fora e no um movimento), a parede empurra essa pessoa com fora de mesma intensidade e mesma direo mas sentido oposto. Uma dessas foras, aquela aplicada pela parede, age sobre a pessoa. J que ao e reao atuam sobre corpos distintos, elas freqentemente tm efeitos distintos. Quando uma bola de futebol atinge uma vidraa, ambos os corpos interagem; a fora que a vidraa aplica bola reduz sua velocidade, enquanto a fora que a bola aplica vidraa pode quebr-la.

A fora de atrito
Agora pense! Quando uma criana empurra um carrinho de brinquedo no cho, por que ele pra? Ele deveria continuar em movimento para sempre?

A resposta no! O carrinho somente continuaria em movimento retilneo uniforme para sempre caso a resultante das foras que atuassem nele fosse nula. Mas no . H uma fora que o cho exerce no corpo, paralela ao cho e contrria ao movimento. Essa fora chamada de fora de atrito.

A fora de atrito depende da textura das superfcies que esto em contato. Quanto mais polida, menos resistncia uma superfcie oferece ao movimento de um corpo que se desloca sobre ela.

Essa fora de atrito tambm depende da fora que o corpo em movimento faz perpendicularmente superfcie. Quanto maior essa fora, maior a fora de atrito. s vezes, a foras de atrito atua no corpo sem que ele esteja em movimento. Por exemplo, um corpo fica em repouso sobre um plano inclinado porque a fora de atrito est impedindo que esse corpo deslize pelo plano. A fora de atrito sempre contrria tendncia de movimento do corpo.

Newton e a gravitao

Um pequeno automvel de brinquedo, movido a pilha e que anda em linha reta, foi amarrado a uma linha. A outra extremidade da linha foi amarrado a um anel de metal e este foi encaixado num prego fixado ao centro de uma tbua.

Quando o automvel foi ligado, verificou-se que, em vez de seguir em linha reta, realizou commovimento circular. Como explicar cientificamente por que o fio impede o movimento em linha reta?

Conceito da fora centrpeta


Analisando o resultado do experimento A tendncia de o automvel de brinquedo mover-se em linha reta faz a linha esticar. Isso origina umafora de trao na linha. Essa fora, ao agir sobre o brinquedo, o impede de prosseguir em linha reta na mesma direo. Em todos os pontos de sua trajetria circular acontece exatamente o mesmo: o brinquedo tende a seguir em linha reta, mas a fora de trao impede que isso acontea, modificando continuamente a direo do movimento e produzindo a trajetria circular. Se, num dado instante, a linha subitamente se arrebentar ou for cortada, o automvel imediatamente deixar a trajetria circular e prosseguir em linha reta. Em outras palavras, a partir do momento em que a fora de trao deixar de atuar, o brinquedo automaticamente abandonar o movimento circular e sair pela reta tangente circunferncia. A fora de trao no fio chamada fora centrpeta. A fora centrpeta atua sobre todo mvel que descreva uma trajetria curva, seja uma circunferncia ou qualquer outro tipo de curva. Essa fora responsvel pelo fato de o movimento no ser retilneo e sim curvilneo. A direo da fora centrpeta passa pelo mvel e pelo centro da curva descrita por esse mvel. E o sentido da fora centrpeta aponta para o centro dessa curva.

Esse tipo de fora ocorre, por exemplo, no movimento da Lua em torno da Terra. A fora com que a Terra atrai a Lua atua de modo que esta ltima mude a direo do seu movimento a cada instante, mantendo o seu movimento em torno da Terra em trajetria curva.

Mquinas simples, trabalho e energia


Em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de mquinas. muito comum nos depararmos com mquinas de todos os tipos, desde as mais simples at as mais complexas. Usamos um abridor para abrir latas, cortamos papel com uma tesoura, penduramos quadros em pregos fixados na parede pelos martelos e seguramos as crianas pequenas em carrinhos de beb. Somos cada vez mais dependentes de mquinas cada vez mais complexas, como os carros nibus e os trens que utilizamos para ir a escola, ao local de trabalho etc.

Maquinas simples
Sabemos que as mquinas variam das mais simples as mais complexas. Mquinas complexas so aquelas que utilizam dispositivos eletrnicos em sua composio, como os circuitos integrados. Um exemplo de mquina complexa so os computadores.

Automveis utilizam tambm recursos eletrnicos e eltricos, mas seu funcionamento se baseia principalmente em peas se deslocando: puxando, empurrando, girando etc.; enfim, so peas se movendo. Esse tipo de funcionamento, portanto, do domnio da mecnica. Toda mquina tem uma ou vrias funes. Iremos iniciar o estudo de algumas maquinas que facilitam a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com menor esforo fsico. Por exemplo, quando pregamos um prego na parede com um martelo, fazemos um esforo muito menor do que o necessrio para preg-lo usando apenas as mos, o que certamente nem conseguiramos.

Denominaremos de mquinas simples s que modificam e transmitem a ao de uma fora para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebranozes, carrinho de mo, pina e cortador de unha so exemplos de mquinas simples. Maquinas simples so aquelas que modificam e transmitem a ao de uma fora para realizar algum movimento.

Alavancas
Imagine a seguinte situao: voc precisa levantar um saco cheio de mantimentos. A massa total do saco 120 kg. Poucas pessoas conseguem, e geralmente somente aquelas que se preparam para isso. Entretanto, no decorrer da histria, as pessoas muitas vezes tiveram que levantar pedras ou objetos, e no contavam com mquinas para auxili-las. H mais de 22 sculos, um homem chamado Arquimedes(287 212 a.C.) encontrou um mtodo extremamente simples para resolver esse problema: ele descobriu as alavancas.

Uma alavanca nada mais do que uma barra rgida que pode girar em torno de um ponto de apoio.

Em pleno sculo III a.C. Arquimedes afirmou: D-me uma alavanca que moverei o mundo Como voc poderia, com auxilio de uma alavanca, levantar um saco de 120 kg, fazendo uma fora equivalente que faria para levantar um saco de 20kg de arroz? Em outras palavras, como levantar uma massa com peso seis vezes maior que outra, fazendo a mesma fora que faria para levantar essa? Simples! s a distncia entre o ponto da barra rgida em que voc aplica a fora e o ponto de apoio (de P a A) ser seis vezes maior do que distncia da massa at o ponto de apoio (de A a R).

Vamos denominar:

Fora resistente a fora que queremos equilibrar. No exemplo acima, o peso do saco de mantimentos. Fora potente a fora que sustentar a resistncia. No exemplo, a fora que fazemos.

Tipos de alavancas
INTER-FIXA:
quando o ponto apoio (A) est entre a aplicao da fora potente (P) e a aplicao da fora resistente (R).

INTER-PONTENTE:
quando a aplicao da fora potente (P) est entre a aplicao da fora resistente (R) e o ponto de apoio (A).

INTER-RESISTENTE: quando a aplicao da fora resistente (R) est entre a aplicao da fora potente (P) e o ponto de apoio (A).

Equao das alavancas


Pediremos ajuda a matemtica para encontrar uma expresso para a seguinte situao. Equilibrar uma massa muito grande fazendo uma fora bem menor que o peso dessa massa que queremos sustentar. Vamos denominar: R: valor da fora resistente a fora que queremos equilibrar. P: valor da fora potente a fora que sustentar a resistncia. BR: brao de resistncia a distncia do centro de gravidade do corpo ao ponto de apoio. BP: brao de potncia a distncia do ponto de aplicao da fora ao ponto de apoio. O: Ponto de apoio Verificamos que o equilbrio ser alcanado quando:

Exemplo de aplicao Vamos calcular a fora que um pedreiro tem de fazer para carregar 80 kg de terra com a ajuda de um carrinho de mo que possui 1,80 metros de comprimento. Sabendo que a distncia entre o centro de gravidade do volume de terra at o centro da roda do carrinho 90 cm. Primeiramente vamos verificar qual tipo de alavanca temos. Como o que fica no meio do carrinho a terra, ou seja, a resistncia, a alavanca interresistente. Temos: brao de resistncia = 90 cm = 0,9 m brao de potncia = 1,80 m resistncia = 80 kgf. Portanto,

A interpretao fsica desse clculo a seguinte: o pedreiro necessita fazer uma fora com intensidade de metade do peso do volume de terra para erguer o carrinho e transportar a carga. Voc percebeu a grande utilidade de uma mquina to simples?

Roldanas e polias
Voc j observou pessoalmente, em programas esportivos ou em filmes, que nas academias de ginstica os aparelhos de musculao so cheios de discos rgidos em torno dos quais h um fio, em que esto presas as cargas? Para que servem?

Esses discos so denominados roldanas ou polias. So discos com um canal por meio do qual passa um fio ou corda, em que est presa uma carga.

Roldanas fixas
A roldana fixa facilita a realizao de um esforo por mudar a direo da fora que seria necessria. Nesse caso, como observamos na figura, a fora necessria para equilibrar o corpo igual fora realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.

Roldanas mveis
As roldanas mveis diminuem a intensidade do esforo necessrio para sustentar um corpo, pois parte desse esforo feito pelo teto, que sustenta o conjunto. Observe na figura a baixo, como a roldana mvel pode facilitar o trabalho.

Com uma roldana mvel, a fora necessria para equilibrar a carga dividida por dois (21). Com duas roldanas mveis, a fora necessria dividida por quatro (22). Com trs, dividida por oito (23), e assim sucessivamente.

Agora j sabemos a razo de haver tantas polias em uma sala de musculao. Elas tornaram viveis o esforo que queremos realizar, em geral mudando de direo da fora necessria para levantar os pesos, a fim de trabalhar a musculatura desejada.

O plano inclinado
Imagine que voc est carregando um monte de livros e tem de lev-los para uma sala localizada em um andar acima do andar em que est. Para isso, voc poder optar por utilizar uma de duas rampas. A primeira bem inclinada, e a outra tem inclinao suave.

Qual rampa voc escolheria? Bem, se quisesse fazer menos esforo, provavelmente voc no teria dvidas em escolher a mais suave. Planos inclinados facilitam muito o levantamento de pesos. Quanto menor a inclinao, menor a fora.

O conceito de Trabalho
Imagine que voc esteja levantando um livro ou empurrando uma mesa ou um carrinho de beb. Em todas essas atividades est realizando trabalho. Tambm realiza trabalho quando produz um texto, atende o telefone ou lava as louas do almoo.

Entretanto, o conceito de Trabalho em Fsica um pouco diferente do conceito que atribumos a essa palavra em nosso cotidiano. Em fsica, diz-se que um trabalho foi realizado quando uma fora foi usada para deslocar um corpo. Nesse caso, o trabalho proporcional fora que desloca o corpo e ao deslocamento produzido por ela, ou seja, quanto maior a fora, maior ser o trabalho, e quanto maior o deslocamento, tambm maior ser o trabalho. O conceito do Trabalho, em fsica, foi criado em plena Revoluo Industrial, quando a humanidade iniciou a produo de mquinas mais complexas, que permitiram o desenvolvimento industrial de algumas naes do planeta. Portanto, se a fora atuar na direo e sentido do deslocamento, podemos definir matematicamente o conceito de Trabalho, cujo smbolo t, l-se: tau.

Nessa expresso matemtica, F a fora e d o deslocamento.

A unidade de trabalho no Sistema Internacional o N.m, que denominamos de Joule (J).

Essa definio s vale quando a fora atua na direo e no sentido do deslocamento e tem seu valor constante. Por exemplo, quando pressionamos um corpo contra uma mesa, estamos fazendo fora, mas essa fora no contribui em nada para deslocar o corpo. Portanto, no realiza Trabalho. Por exemplo, para empurrar uma mesa por meio metro, fazendo uma fora de 10N paralela mesa, realizamos um Trabalho que pode ser calculado desse modo:

O Trabalho de uma fora paralela e no sentido do deslocamento o produto da fora por esse deslocamento.

O trabalho da fora peso


O trabalho da fora peso de um corpo. o valor do peso multiplicado pela variao na altura e na elevao

Onde: P o peso do corpo; m a massa do corpo; g a acelerao da gravidade local; h a variao de altura que o corpo sofreu.

Potrebbero piacerti anche