Sei sulla pagina 1di 7

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 80 minutos Tolerncia: 10 minutos

GEOGRAFIA GEOGRAFIA
27 / janeiro / 2012

11 ANO TURMA B 11 ANO TURMA B TESTE DE ETAPA

verso 2

NOTA PRVIA:

. Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corretor. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 7. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao superior a 25 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECIONE a alternativa CORRETA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos corretos.

Rui Pimenta

p. 1 de 7

Grupo I
Considere a Figura 1 que representa ao rio Tejo e a rea circundante, a montante de Abrantes. Na figura, visvel a central do Pego.

Figura 1

1 Por espao agrrio entende-se


A. todo o espao destinado atividade agrcola incluindo outros elementos como indstrias, servios administrativos, etc. B. todo o espao onde o Homem age sobre a terra atravs da atividade agrcola e pecuria. C. todo o espao onde o Homem age sobre a terra, excluindo as habitaes dos agricultores, os estbulos e os caminhos de ligao aos campos. D. o espao correspondente aos campos de cultivo, isto , poro de espao cultivado.

2 O espao agrrio representado na Figura 1 carateriza-se por ter, predominantemente


A. campos abertos e povoamento disperso. C. campos abertos e povoamento aglomerado. B. campos fechados e povoamento aglomerado. D. campos fechados e povoamento disperso.

3 As cheias/inundaes que podem ocorrer em reas com caractersticas semelhantes s da rea


representada na Figura 1, apesar dos prejuzos materiais e dos inconvenientes para as populaes, tm como vantagens para a prtica agrcola

A. a diminuio dos sais minerais no solo e a deposio das areias provenientes de sees a jusante. B. a reposio da fertilidade dos solos e a diminuio da concentrao de poluentes qumicos. C. a reposio da fertilidade dos solos e a deposio das areias provenientes de sees a jusante. D. a diminuio dos sais minerais no solo e a diminuio da concentrao de poluentes qumicos.

4 Centrais termoeltricas que ainda funcionam a carvo, como a central do Pego, visvel na Figura 1, provocam
A. a salinizao das guas do rio Tejo, por serem utilizadas no arrefecimento da central. B. o aquecimento das guas superficiais em redor da central, devido chuvas cidas. C. a eutrofizao das guas do rio Tejo, por serem enriquecidas em CO 2. D. ao aumento da poluio atmosfrica, devido emisso, sobretudo de CO2.

5 A implementao de indstrias agroalimentares na Regio do Ribatejo e Oeste contribuir para um


crescimento sustentado das reas rurais dessa regio se se apostar

A. na utilizao de recursos endgenos, na qualificao profissional dos trabalhadores locais e na divulgao de produtos tradicionais. B. na divulgao de novas produes agrcolas, na intensificao do uso de qumicos sintticos e no recurso a novas tecnologias. C. na formao escolar dos adultos, na utilizao de mo de obra qualificada e no incentivo ao xodo rural. D. na importao das matrias primas, na atrao de mo de obra barata qualificada e na melhoria das acessibilidades.
Rui Pimenta p. 2 de 7

Grupo II
Considere a Figura 2 que representa cidades acordo em com o nmero Portugal, a de de

dimenso

populacional, em 2001.

1 A cidade
A. um espao que assume uma imensa variedade de formas, funes e tamanhos, pelo que no possvel identificar aspetos que lhe sejam caractersticos e mais ou menos constantes. B. um espao que surge sempre na transio de duas reas rurais. C. sempre um espao dotado com todos os equipamentos sociais e culturais necessrios sua populao e com grande concentrao de imveis, muitos deles com vrios andares. D. um conceito para o qual no existe uma definio universal.

2 Em Portugal, de acordo com a Figura 2, predominam cidades


A. com populao inferior a 50 mil habitantes. C. de mdia dimenso. B. com populao inferior a 10 mil habitantes. D. com populao superior a 50 mil habitantes.

3 O grfico da Figura 2 revela um desequilbrio da rede urbana portuguesa porque


A. no h uma distribuio homognea das cidades no territrio, concentrando-se a maioria, no Litoral. B. existem poucas cidades de mdia dimenso. C. existem poucas cidades de grande dimenso. D. h um grande nmero de cidades de pequena dimenso, poucas de mdia e apenas duas de grande dimenso.

4 Os desequilbrios da rede urbana portuguesa evidenciam-se


A. no fraco desenvolvimento das cidades que se localizam no interior do Pas. B. na falta de complementaridade entre os diferentes centros urbanos em Portugal. C. na dimenso dos centros urbanos, na sua repartio geogrfica e no nvel de funes. D. na falta de ordenamento urbano existente em grande parte dos centros urbanos.

5 O policentrismo da rede urbana favorece


A. a internacionalizao do sistema urbano. B. o desenvolvimento do territrio. C. a melhoria das ligaes interurbanas. D. a fixao de populao nas reas rurais.
Rui Pimenta p. 3 de 7

Grupo III
Observe com ateno a Figura 3 que representa a densidade populacional segundo a distncia ao centro de Lisboa (Praa Marqus de Pombal) em 1950, em 1970 e em 2001.

Fonte: Costa, Nuno Marques, Disperso Urbana e Mobilidade na rea Metropolitana de Lisboa, V Congresso (adaptado) de Geografia Portuguesa, 2004

1 Entre 1950 e 2001, de acordo com a Figura 3, a densidade populacional no centro de Lisboa
A. diminuiu cerca de 2500 hab./km 2. C. aumentou cerca de 1500 hab./km 2. B. aumentou cerca de 2500 hab./km 2. D. diminuiu cerca de 1500 hab./km 2.

2 Em 2001, de acordo com a Figura 3, o valor da densidade populacional a partir do centro da cidade
de Lisboa apresenta a maior quebra entre os,

A. 5 km e os 10 km. C. 15 km e os 20 km.

B. 10 km e os 15 km. D. 20 km e os 25 km.

3 O aumento da densidade populacional registado, entre 1950 e 2001, nas reas metropolitanas,
como a de Lisboa, deve-se, alm da melhoria dos transportes,

A. construo de condomnios habitacionais de luxo, a preos controlados. B. oferta de habitaes camarrias populao jovem. C. desqualificao das atividades tercirias nas reas centrais da cidade me. D. fixao de muitas atividades econmicas nessas reas.

4 A forte terciarizao do CBD, em cidades como a de Lisboa, gera, nesta rea funcional, problemas como
A. o despovoamento fora do horrio das atividades econmicas. B. o aumento da oferta de bens de uso frequente. C. a degradao dos edifcios classificados como patrimnio. D. a desvalorizao do preo do solo urbano.

5 escala regional, o alargamento da rea de influncia de Lisboa deve-se, sobretudo, ...


A. constituio de uma entidade supramunicipal de transportes pblicos. B. oferta de funes de nvel hierrquico superior. C. existncia de economias de aglomerao nos lugares de menor dimenso. D. alterao dos limites concelhios nas reas perifricas.
Rui Pimenta p. 4 de 7

Grupo IV
1. Considere a informao que consta do texto e da Figura 4 que se seguem.
A urbanizao dos fenmenos mais importantes do sculo XXI e o futuro parece cada vez mais urbano. Uma das consequncias do crescimento urbano a expanso das cidades no espao, com a progressiva invaso das reas perifricas.

Figura 4 Movimento da populao dentro da cidade

1 Por taxa de urbanizao entende-se...


A. o movimento da populao que se verifica nos centros urbanos. B. o ritmo de construo que se regista nos centros urbanos, num dado perodo de tempo. C. a percentagem da populao total que vive nos centros urbanos. D. a populao que vive nos centros urbanos, expressa em permilagem.

2 O fenmeno de urbanizao registado na Figura 4 pelos nmeros 1, 2 e 3, traduz o que designamos


por...

A. reurbanizao. C. periurbanizao.

B. rurbanizao. D. suburbanizao.

3 expanso das cidades no espao, com a progressiva invaso das reas perifricas, est
tambm associada uma diferenciao funcional... A. entre outras, existncia de planos de urbanizao, nos quais se indica com preciso as regras e a localizao dos diversos usos do solo e atividades. B. a qual se traduz sempre numa diminuio da importncia do centro urbano onde tem origem. C. dado que necessria a proximidade de boas vias de comunicao e tambm uma boa condio fsica da populao residente. D. que se materializa numa relao direta com a existncia de um bom servio de transportes privados.

4 A populao portuguesa tem vindo a concentrar-se cada vez mais nas reas urbanas...
A. o que atenua consideravelmente o movimento da populao para as reas metropolitanas. B. em particular na faixa litoral a norte do rio Sado. C. o que constitui um contributo decisivo para a diminuio dos contrastes regionais. D. contrariamente ao que se verifica nos restantes pases da Unio Europeia.

5 Em Portugal, a elevao de uma povoao a cidade obedece a determinados critrios, como sejam
A. a existncia de parques e jardins pblicos destinados populao animal. B. a existncia de um determinado nmero de eleitores superior e 8000 habitantes (critrio funcional). C. o cumprimento de pelo menos metade de um conjunto de critrios funcionais. D. o cumprimento de pelo menos um dos seguintes critrios: existncia de farmcias ou de instalao de hotelaria.
Rui Pimenta p. 5 de 7

Grupo V
Considere a informao que se segue: a Figura 5 onde esto representadas algumas unidades com funcionais que se localizam na sobre a posio Avenida da Liberdade, em Lisboa, e o texto apontamentos hierrquica de Lisboa e do Porto, no contexto mundial, em termos de preos praticados pelo comrcio.

1 Identifique, de acordo com a Figura 5, dois tipos de funes urbanas localizadas na Avenida da Liberdade.

2 Apresente duas razes que justifiquem o elevado preo do solo por m2, em avenidas com caractersticas Avenida da Liberdade. semelhantes s da

3 Explique de que forma o crescimento de cidades como a de Lisboa condicionou a localizao industrial, considerando: . a fixao de indstrias na periferia da cidade; . a permanncia de indstrias no interior da cidade.
Fonte: Jornal Sol. Bolsa de Imobilirio. (04/11/06). (Adaptado) Rui Pimenta p. 6 de 7

Figura 5

Grupo VI
Observe com ateno as imagens que se seguem que ilustram vrios problemas urbanos.

1 Identifique dois dos problemas urbanos ilustrados nas imagens. 2 Diga o que entende por reabilitao urbana. 3 Justifique, socorrendo-se de um exemplo, a importncia das intervenes de renovao urbana numa perspetiva de revitalizao das cidades.

FIM

COTAES Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo III 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 5 5 5 5 5 pontos

25 pontos Grupo V 123....... ....... ....... 10 10 30 pontos Grupo VI 123....... ....... .......

25 pontos 12 12 26 pontos

50 pontos Total

50 pontos 200 pontos

Rui Pimenta

p. 7 de 7

Potrebbero piacerti anche