Sei sulla pagina 1di 12

FISIOTERAPIA APLICADA A UROGINECOLOGIA/OBSTETRCIA VISO DO BACHARELANDO

Disciplina: Prticas Fisioteraputicas 1 Semestre/2012.2 Por: Ana Carla Deluane Rodrigues Jaqueline Jasse Jssica Caroline Leila Florencio Leiliane

O que fisioterapia uroginecolgica?


Especialidade que atua no tratamento das disfunes urogenitais, sendo individual, simples, indolor e seguro.

Anatomia Funcional da Pelve


A pelve tem fundamental importncia na proteo dos rgos localizados na cavidade plvica, tambm atua como ponto de fixao para os msculos do perneo e dos membros inferiores.

Assoalho Plvico

FUNO DOS MSCULOS DO ASSOALHO PLVICO suporte dos rgos plvicos ao esfincteriana na regio vaginal e anal. resistem ao aumento da presso intra-abdominal elevam o assoalho da pelve atuam na defecao (auxiliando ou impedindo) atuam na continncia urinria fixa os ramos do clitris aos ramos inferiores do squio e pbis ao diafragma urogenital no parto sustentam a cabea do feto durante dilatao do colo do tero

Incontinncia Urinria
Perda involuntria de urina. Tipos frequentes:
Incontinncia Urinria de Esforo
Incontinncia Urinria de Urgncia

Incontinncia Mista

Diagnstico e Tratamentos
Diagnstico os sintomas so mais frequentes em mulheres do que em homens. A idade tambm interfere, mais comum em mulheres depois dos 40 com a chegada da menopausa. Nos homens tem as doenas da prstata, envelhecimento e as doenas neurolgicas. Nas mulheres tambm o processo de envelhecimento, o parto, gestaes e a menopausa. No tratamento - so utilizados diversos recursos, visando controle muscular e normalizao fisiolgica, cinesioterapia, cones vaginais, eletroestimulao, biofeedback e terapia comportamental.

Cones Vaginais
Cones de material sinttico que, introduzindo na cavidade vaginal, melhora o tnus da musculatura plvica.

Cones

Terapia dos Cones

Obstetrcia
Nesta rea o papel do fisioterapeuta de ajudar a mulher a ajustar-se s mudanas fsicas do comeo ao fim da gravidez e do puerprio de modo que o estresse possa ser minimizado.

Exerccios aplicados gestante

O PARTO
No momento do parto, o assoalho plvico e outras estruturas sofrem estiramentos , alongamentos , compresses e dilataes formando ento o canal de parto.

IU no Homem
. A IU um problema que atinge 5% da populao masculina em todo o mundo. Nos homens, na maior parte dos casos, est relacionada com a cirurgia para a retirada da prstata.

Tratamento
Fisioterapia do assoalho plvico. Medicamentos.
Tratamento comportamental. Injees periuretrais

.
Clamp peniano Toxina botulnica (botox) Cirurgia

Voc sabia?
Que na China uma antiga tcnica oriental, derivada do tantra, que consiste na contrao e relaxamento dos msculos circunvaginais, buscando como resultado o prazer sexual conhecida como pompoarismo? Muitos dos exerccios propostos para o pompoarismo fazem parte dos "Exerccios de Kegel", sugeridos por ginecologistas a fim de prevenir flacidez ps-parto e evitar a incontinncia urinria.

Potrebbero piacerti anche