Sei sulla pagina 1di 17

Windows 7 Sysprep: Criao de uma imagem de instalao personalizada Pr-Requisitos

DVD de instalao do Windows 7 em qualquer verso (pode ser 32 ou 64 bits, Ultimate, Professional, Starter,...). Kit de Instalao Automatizada do Windows 7 - Windows AIK. Ferramenta para abrir o ISO do AIK. Se preferir voc pode queimar o ISO num CD. Computador com Windows Vista, 7 ou 2008, para instalao do AIK e gerao de arquivo de configurao personalizado. Computador padro onde ser instalado o Windows 7.

Resumo
So esses os passos que iremos seguir: 1. 2. 3. 4. Instalao do Windows AIK. Gerao do arquivo de resposta (xml) para personalizao da instalao do Windows. Instalao e personalizao do Windows numa mquina padro. Gerao da imagem personalizada.

1. Instalao do Windows AIK


O Windows AIK vem no formato ISO. Utilize um programa como o MagicDisc para abri-lo ou ento queime o ISO num CD/DVD. Execute o arquivo StartCD.exe que vem no CD e na tela que se abre clique em Instalao Windows AIK.

Siga os passos da instalao deixando os valores padro. Feche a janela ou clique em Sair. Simples, fcil e rpido.

2. Gerao do arquivo de resposta para personalizao da instalao do Windows.


Essa a parte mais complicada, mas no to difcil quanto parece. Iremos gerar um arquivo de resposta para instalao automatizada do Windows.

Passo 1:
O Windows AIK possui diversas ferramentas para permitir a personalizao e a manipulao de imagens do Windows. No momento vamos utilizar o Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows. Clique no boto Iniciar, aponte para Todos os Programas, Microsoft Windows AIK e clique em Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows.

No Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows clique em Arquivo e Novo Arquivo de Resposta...

Uma tela recomendando a abertura de uma imagem do Windows ir aparecer.

Insira o DVD de instalao do Windows 7 (pode ser qualquer verso, para este tutorial usarei a verso Professional OEM) no seu computador. Clique no boto Sim. No DVD do Windows, navegue at a pasta sources e escolha o arquivo install_Windows 7 PROFESSIONAL.clg ou o arquivo da verso do windows que esteja instalando.

Clique em Abrir.

Um novo Arquivo de Resposta ser criado associado a sua respectiva Imagem do Windows.

Passo 2:
Agora que o Arquivo de Resposta foi criado, vamos personaliz-lo. Esse o passo mais importante. aqui que ditaremos os passos para a instalao automatizada do Windows. No final teremos um arquivo xml que ser utilizado para a gerao da imagem de instalao personalizada do Windows 7. O que iremos fazer adicionar Components da Imagem do Windows para algumas das 7 sees dos Components do Arquivo de Resposta (1 windowsPE, 2 offlineServicing, 3 generalize, 4 specialize, 5 auditSystem, 6 auditUser e 7 oobeSystem). Para fazer isso s clicar com o boto direito do mouse no componente que deseja adicionar e clicar no boto Adicionar Configurao a ... Por exemplo, para adicionar o componente x86_Microsoft-Windows-Security-SPP_6.1.7600.16385_neutral na seo 3 generalize clique com o boto direito sobre o componente e escolha a opo Adicionar Configurao a Pass 3 generalize.

Observe que nem todo componente pode ser adicionado a qualquer seo do arquivo de resposta. Se voc estiver utilizando uma verso de 64 bits do windows, voc ver amd64 no lugar de x86. Para cada componente adicionado sempre existe alguma configurao a ser realizada. Adicione os componentes a seguir e configure-os conforme recomendado. Comentrios esto em vermelho, iniciados por #:

ATENO: Em algumas mdias do Windows 7 a conta do administrador administrator (em ingls). A princpio s testando para saber. Tente usar os componentes como descrito aqui, mas em caso de falhas, troque o nome da conta administrador para administrator x86_Microsoft-Windows-PnpSysprep_6.1.7600.16385_neutral

3 generalize DoNotCleanUpNonPresentDevices: false # Os drivers instalados sero removidos do computador novo se o hardware no estiver presente. PersistAllDevicesInstalls: true # Os drivers sero mantidos na imagem de instalao do Windows. x86_Microsoft-Windows-Security-SPP_6.1.7600.16385_neutral

3 generalize SkipRearm: 1 # Deixe como 1 enquanto estiver montando sua imagem de instalao e coloque em 0 quando tiver terminado. Quando esse valor for 0, o contador de tempo de ativao do windows ser reinicializado para 30 dias, a partir do momento que uma nova instalao for executada. Voc pode zerar este contador por apenas 3 vezes. Execute Slmgr.vbs /dlv para verificar quantas vezes voc ainda pode rearmar este contador. x86_Microsoft-Windows-Deployment_6.1.7600.16385_neutral

4 specialize RunSynchronous Inserir Novo RunSynchronousCommand RunSynchronousCommand[Order="1"] Order: 1 Path: net user administrador / active:yes #Ativa a conta do administrador do Windows. Por padro esta conta vem desativada. Iremos usar esta conta para criar o perfil padro do usurio. Se preferir pode criar outro usurio padro para a mquina e ignorar esta seo. WillReboot: Never x86_Microsoft-Windows-Security-SPP-UX_6.1.7600.16385_neutral

4 specialize SkipAutoActivation: true # Evita que o Windows seja ativado automaticamente. Se preferir, deixe como false para ativar automaticamente quando o computador se conectar na internet. x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_6.1.7600.16385_neutral

4 specialize ComputerName: * # Voc pode indicar o nome do computador aqui, mas ai todos os computadores que forem instalados com esta imagem tero o mesmo nome. Se preferir deixe em branco que no momento da instalao o Windows perguntar por um nome. Se o valor * for especificado ento o instalador do Windows ir gerar um nome aleatrio para voc. CopyProfile: true # Esta uma das opes mais importantes. Especifica que o perfil do usurio corrente deve ser copiado para novos usuriosr, assim todo novo usurio ter as configuraes definidas como a deste usurio (fundo de tela, cones, aplicativos...) RegisteredOrganization: Microsoft # Deixe com o valor padro, o nome da organizao ser definida abaixo. RegisteredOwner: AutoBVT # Deixe com o valor padro, o nome do proprietrio ser definido abaixo. ShowWindowsLive: false # No ir mostrar um atalho no menu iniciar para obter o Windows Live. TimeZone: E. South America Standard Time # Esse o padro (GMT-03:00) Brasilia .

x86_Microsoft-Windows-International-Core_6.1.7600.16385_neutral

7 oobeSystem InputLocale: 0416:00010416 # pt_BR: ABNT2. SystemLocale: 00000416 # pt_BR UILanguage: 00000416 # pt_BR UILanguageFallback: deixe em branco UserLocale: 00000416 # pt_BR x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_6.1.7600.16385_neutral

7 oobeSystem RegisteredOrganization: Nome de sua Empresa RegisteredOwner: Nome do dono do computador TimeZone: E. South America Standard Time Autologon Enabled: true LogonCount: 1 # Aps a instalao, logar automaticamente 1 nica vez. Defina o valor que achar interessante para voc. 0 para no logar automaticamente. Username: Administrador Password Value: senha # Senha do usurio administrador OOBE HideEULAPage: true # No mostrar a opo de aceitar a pgina de licenciamento de software NetworkLocation: Work ProtectYourPC: 1 # Nvel de proteo recomendada Microsoft. Atualizaes so automaticamente baixadas. TaskbarLinks Link0: %ALLUSERSPROFILE%\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Mozilla Firefox\Mozilla Firefox.lnk # Voc pode colocar at 3 programas padres adicionais na barra de tarefas. Mas o Internet Explorer, Windows Explorer e Windows Media Player ainda aparecero por padro para todos os novos usurios. Existem scripts na Internet que permitem personalizar totalmente a barra de tarefas aps a instalao. UserAccounts AdministratorPassword Value: senha # Defina a senha do usurio administrador LocalAccounts Inserir Novo LocalAccount # Na instalao necessrio criar uma nova conta de usurio. Com as informaes abaixo, a conta padro do administrador ser criada e ativada LocalAccount[Name="Administrador"] Description: Administrador Local DisplayName: Administrador Group: Administradores Name: Administrador Uma vez configurado, basta salvar o arquivo de resposta em Arquivo, Salvar Arquivo de Resposta. O nome padro unattend.xml, mas voc pode especificar o nome que preferir. O arquivo de resposta com as informaes acima pode ser baixado aqui. Opcionalmente, pode-se incluir o Product Key do Windows no arquivo de respostas. Isso mais recomendado para empresas que possuam uma licena do tipo Volume-License Multiple-Activation Key (MAK), pois se voc utiliza licenas individuais ou OEM deve incluir o Product Key individual de cada instalao. Com as configuraes acima, oProduct Key ser solicitado no final da instalao do Windows e ser a nica informao que precisar ser digitada manualmente.

Para incluir o Product Key no arquivo de resposta configure o seguinte componente: x86_Microsoft-Windows-Shell-Setup_6.1.7600.16385_neutral

4 specialize ProductKey: AAAAA-BBBBB-CCCCC-DDDDD-EEEEE possvel tambm incluir o computador automaticamente no domnio, mas temos outro problema aqui que o nome do computador. Muitos empresas utilizam nomes personalizados para sua instalao e ficar com um nome aleatrio nem sempre uma boa opo. Se quiser explorar esta possibilidade de uma olhada no componente x86_Microsoft-Windows-UnattendedJoin_neutral. Basicamente necessrio informar as opes JoinDomain e Credentials.

3. Instalao e personalizao do Windows numa mquina padro


Instale o Windows normalmente em uma nova mquina. Recomendo que formate e prepare o disco do computador antes de instalar o Windows, para evitar a criao da partio reservada do sistema. Quando o windows pedir para criar um novo usurio pressione Ctrl+Shift+F3.

O computador ser reinicializado e entrar em modo de auditoria. No estritamente necessrio entrar em modo de auditoria, mas nesse modo no so criados pontos de restaurao do Windows, a conta do administrador ativada por padro sem senha e nenhum usurio adicional criado. Aps o boot a tela de Ferramenta de Preparao do Sistema ser mostrada:

Feche esta janela. A partir deste momento, instale todos os softwares que desejar, personalize os cones da rea de trabalho, instale os drivers de seu hardware, modifique o tema, o fundo de tela, os favoritos dos browsers, instale certificados de segurana, atualizaes e tudo o mais que desejar. Todas as personalizaes realizadas para este usurio sero copias para os novos usurios adicionadas aps a instalao do Windows no computador.. Algumas informaes importantes: 1. 2. 3. Se precisar reinicializar seu computador, no se preocupe, ele sempre ir retornar ao modo de auditoria. No instale o GBPlugin, aquele para acessar o Banco do Brasil. Ele vai impedir a gerao de uma imagem de instalao personalizada do Windows. Se quiser garantir que o Internet Explorer no mostre aquela tela de personalizao para cada novo usurio da mquina crie a seguinte chave de registro (DWORD): HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Internet Explorer\Main\DisableFirstRunCustomize=1 4. Para desativar o backup do Windows crie a seguinte chave no registro (DWORD): HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\WindowsBackup\DisableMonitorin g=1 5. Mesmo escolhendo as configuraes de idiomas e ocultando a barra de idiomas, ela sempre reaparece para os novos usurios. Para ocult-la de vez faa o seguinte: Iniciar, Painel de controle, Alterar os teclados ou outros mtodos de entrada, guia Teclados e Idiomas, Alterar teclados, Barras de Idiomas, marque a opo Oculta

Clique em OK. Na guia Administrativo clique em Copiar configuraes... Selecione a opo Novas contas de usurio e clique em OK. 6. 7. 8. Voc pode ativar o Windows, porm no um procedimento necessrio, visto que voc tem at 30 dias para criar sua imagem, e para toda nova instalao ser necessrio reativar o Windows de qualquer forma. Recomendo instalar estes HotFixes na sua instalao do Windows: KB9575777, KB974624 e KB981542. No final da personalizao, e antes do prximo passo, recomendo instalar o CCleaner e execut-lo para remover arquivos temporrios, histrico de pesquisas, pginas acessadas pelos browsers e corrigir eventuais problemas no registro. 9. A instalao de drivers, em especial os de impressoras, pode ser feita utilizando o mtodo offline ou atravs de arquivo de resposta. Apesar de no ser o mais recomendvel, voc pode fazer com o mtodo tradicional de somente se conectar a impressora e instalar o driver automaticamente. Desta forma os drivers j ficam instalados para todos os usurios e no ser necessrio privilgios administrativos para instalar impressoras. Para saber com gerenciar os drivers de impressoras no Windows 7 leia este artigo: Gerenciando drivers de impressoras no Windows 7.

3.1. Script Ps-Instalao


Este passo opcional. Voc pode utilizar um script para ser executado logo aps a instalao do Windows. Uma das coisas que um script bsico pode fazer excluir o arquivo unattend.xml que pode conter senhas ou informaes que no deseje manter no computador. 1. 2. 3. Crie uma pasta com nome scripts no diretrio: %WINDIR%\Setup\. Na pasta scripts crie um arquivo com o nome SetupComplete.cmd. Este arquivo ser lido pelo Windows na primeira inicializao aps o sysprep. Edite o arquivo e coloque o seguinte contedo nele:

del /Q /F c:\windows\system32\sysprep\unattend.xml del /Q /F c:\windows\panther\unattend.xml

Voc pode incluir outras rotinas que julgar necessrias neste script.

4. Gerao da imagem personalizada


Uma vez que sua instalao do Windows est totalmente personalizada, vamos preparar a imagem para implantao. Copie o arquivo unattend.xml, criado anteriormente, para a pasta C:\Windows\System32\sysprep. V em Iniciar e na caixa de pesquisa digite cmd. Um prompt de comando ser aberto. Navegue at a pasta C:\Windows\System32\sysprep digitando cd \Windows\System32\sysprep

Nesse mesmo prompt de comando execute: sysprep /generalize /oobe /shutdown /unattend:unattend.xml Seu computador ser preparado para uma nova instalao e ser desligado.

Observaes
Agora voc pode copiar a imagem do windows para outros computadores e simplesmente inicializ-los para que o Windows personalizado seja instalado automaticamente.

Voc pode instalar esta imagem em outro hardware para instalar os drivers especficos deste novo hardware e repetir este ltimo passo (sysprep). Quando estiver com sua imagem finalizada para ser instalada em novos computadores, edite o arquivo unattend.xml e altere o valor do parmetro SkipRearm para 0. Isto far com que voc ganhe 30 dias antes de precisar ativar o Windows.

Utilizando o WinPE 3.0 para backup e instalao do Windows 7


O WinPE (Windows Preinstallation Environment) uma verso reduzida do Windows destinada especificamente para preparar um computador para uma nova instalao. Ele pode inicializar um computador novo, que no tenha um sistema operacional instalado, e ser utilizado para particionar e formatar o disco rgido, copiar imagens de disco e inicializar a instalao do Windows. possvel tambm utiliz-lo para realizar backup e manuteno de computadores. A verso atual, baseada no Windows 7, o WinPE 3.0. Neste tutorial iremos aprender como utilizar o WinPE para capturar a imagem de instalao personalizada do Windows 7, que voc aprendeu como fazer aqui, e como gravar esta imagem em novos computadores. Este artigo faz parte da srie de tutoriais sobre Implantao do Windows 7.

Pr-Requisitos
Disco USB (PenDrive) com pelo menos 512 MB de capacidade para gravar o WinPE. Pode ser maior se voc quiser gravar a imagem personalizada do Windows diretamente no PenDrive. Outra opo gerar um CD/DVD bootvel contendo o WinPE. Isso tambm ser mostrado neste tutorial. Resumo So esses os passos que iremos seguir: Gerao de PenDrive ou CD/DVD inicializvel contendo o WinPE. Captura da imagem de instalao personalizada do Windows 7. Gravao da imagem de instalao do Windows 7 em um novo computador. 2. Gerao de PenDrive ou CD/DVD inicializvel contendo o WinPE.

Passo 1:
Com o Windows AIK instalado, clique em Iniciar,Todos os Programas, Microsoft Windows AIK. Clique com o boto direito do mouse sobre Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao e escolha a opo Executar como administrador. Uma nova janela como a abaixo ser mostrada:

Insira o PenDrive em uma porta USB de seu computador.

O PenDrive ser formatado para receber o WinPE, ento aproveite para fazer um backup do mesmo antes de prosseguir. No Prompt de comando digite Diskpart. Uma nova tela ser aberta:

Nesta nova tela digite list disk. Uma lista contendo todos os discos encontrados ser exibida. Identifique o seu PenDrive. No meu caso o disco 2, conforme ilustra a imagem abaixo:

Digite os comandos na sequencia abaixo. ATENO: Troque 2 pelo nmero de seu disco. select disk 2 clean create partition primary select partition 1 active format fs=fat32 quick assign exit

A sada ser algo parecido com isso:

Quando voc digitar exit, a janela do Diskpart ser fechada e voc retornar para o Prompt de comando das Ferramentas de Implantao. Digite: copype.cmd x86 c:\winpe_x86 Se preferir uma imagem de 64 bits troque x86 por amd64 no comando acima. A estrutura do WinPE ser copiada para a pasta winpe_x86. No se preocupe em criar esta pasta, ela ser criada automaticamente para voc. O resultado ser o seguinte:

Passo 2:
Precisamos da ferramenta imagex para permitir a captura e gravao da imagem personalizada do Windows 7. Este utilitrio no vem por padro no WinPE. Para incluir esta ferramenta vamos primeiro montar a imagem do WinPE, copiar o utilitrio e por fim salvar a imagem do WinPE. Para abrir a estrutura do WinPE digite: imagex /mountrw winpe.wim 1 mount ATENO: importante executar o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao como usurio administrador, caso contrrio a execuo do comando acima ir falhar. O WinPE ser montado na pasta mount:

Copie o utilitrio imagex para o WinPE que acabou de ser montado, digitando o comando: copy "c:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86\imagex.exe" c:\winpe_x96\mount\Windows\ Agora feche e salve as alteraes na imagem do WinPE com a execuo do seguinte comando: imagex /commit /unmount mount A sada da execuo ser a seguinte:

Passo 3:
Copie a imagem do WinPE para a pasta correta e com o nome correto para permitir a inicializao do PenDrive: copy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\ISO\sources\boot.wim Por fim copie o WinPE para o PenDrive. Substitua G: pela letra atribuda automaticamente para o seu PenDrive. xcopy c:\winpe_x86\ISO\*.* /e G:\ A execuo do xcopy ser a seguinte:

Agora voc pode utilizar o PenDrive para inicializar um computador utilizando o WinPE. Se quiser gerar uma imagem ISO inicializvel para gravar num CD ou DVD s executar o seguinte comando neste mesmo prompt de comando: oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\ISO c:\winpe_x86\winpe_x86.iso

Isso ir gerar o arquivo winpe_x86.iso na pasta c:\winpe_x86. Utilize o programa de sua preferncia para gravar o ISO em um CD ou DVD. A figura abaixo ilustra a execuo do comando oscdimg utilizado para gerar o ISO do WinPE:

ATENO: A inicializao por PenDrive USB costuma ser bem mais lenta do que quando realizada por CD ou DVD. Isto ocorre pois a maioria dos computadores inicializa com a USB em modo 1.0, com velocidade extremamente reduzida. Verifique o manual de sua placa me para saber se possvel inicializar com a USB em modo 2.0 ou superior para aumentar a velocidade do boot. Outra opo utilizar um CD ou DVD ou ainda realizar o boot pela rede. Falarei como fazer o boot do WinPE pela rede num prximo artigo. 3. Captura da imagem de instalao personalizada do Windows 7 Utilize o PenDrive ou o CD/DVD preparado no passo anterior e utilize-o para inicializar o computador que contm a imagem do Windows 7 que deseja capturar. Algumas mquinas mostrar um menu de boot quando se pressiona F8 ou F12 na inicializao. Outras precisam ser configuradas na BIOS para inicializar por um disco USB. Normalmente a tecla DEL permite acessar a BIOS e configur-la. Verifique o manual de sua placa me para saber como inicializar utilizando um disco USB. Aps a inicializao, uma tela como esta ser mostrada:

S feche esta janela quando tiver concludo todas suas atividades. Ao fechar esta janela o WinPE encerrado e o computador automaticamente reinicializado. Vamos utilizar o utilitrio imagex que copiamos para o WinPE para fazer a captura da imagem de instalao personalizada do Windows 7. O drive C:\ deve estar montado como o disco principal do computador e ele que vamos capturar. O drive X:\ o drive montado como o raiz do WinPE.

Precisamos de um lugar para salvar a imagem personalizada. Pode ser um PenDrive, nesse caso insira o PenDrive em uma porta USB do computador e verifique qual a letra mapeada. Outra opo uma pasta da rede. Para mapear uma pasta da rede execute o seguinte comando: net use Z: \\nome-do-servidor\nome-do-compartilhamento Onde Z: a unidade que vamos utilizar para mapear a pasta da rede, nome-do-servidor o nome DNS ou o IP de seu servidor de arquivos e nome-do-compartilhamento o nome da pasta compartilhada. Voc pode compartilhar uma pasta de seu prprio computador para fazer a cpia. Se for necessrio o Windows ir perguntar por um usurio e senha para se conectar a pasta compartilhada. Para capturar a imagem do drive C: para a pasta Backup do drive Z: com o nome do arquivo sendo imagem.wim, com compresso fast (outras opes so maximum e none) e nome da imagem "Microsoft Windows 7 Professional (x86)" digite o seguinte comando: imagex /compress fast /capture c:\ z:\Backup\imagem.wim "Microsoft Windows 7 Professional (x86)" A saida ser a seguinte:

No final do processo, que demora um pouco, voc ter uma imagem de sua instalao do Windows, pronta para ser levada para outros computadores. 4. Gravao da imagem de instalao do Windows 7 em um novo computador Utilize seu PenDrive ou CD/DVD contendo o WinPE com o imagex para inicializar o novo computador que ir receber a imagem personalizada do Windows 7. A primeira coisa a fazer preparar o disco utilizando o diskpart. Os comandos so os seguintes: diskpart select disk 0 clean create partition primary format quick fs=ntfs assign letter="C" active exit

A sada ser a seguinte:

Voc pode automatizar essa tarefa criando um script. Basta criar um arquivo txt contendo os comandos a serem executados pelo diskpart, por exemplo diskpart.txt: select disk 0 clean create partition primary format quick fs=ntfs assign letter="C" active exit E um outro arquivo, por exemplo disco.cmd: diskpart /s diskpart.txt Grave estes dois arquivos na pasta Windows\system32 do ponto de montagem do WinPE, da mesma forma como fizemos com o imagex.exe no passo 2 acima. Dai quando voc inicializar a mquina pelo WinPE, basta executar disco.cmd para preparar o disco. Outros scripts podem ser gravados para facilitar suas tarefas. Agora que o disco est preparado, vamos gravar a imagem que geramos antes. Coloque o PenDrive com a imagem salva, ou ento monte a pasta de rede que contm a imagem com o comando net use. Para aplicar a imagem que est no arquivo imagem.wim na pasta backup do drive Z: para o drive C:, digite o comando: imagex /apply Z:\backup\imagem.wim 1 C:\ O parmetro 1 indica que a primeira imagem do arquivo .wim. Um arquivo .wim pode conter diversas imagens, como s gravamos uma, ento o nmero da imagem 1.

Ainda falta ajustar o BCD (Boot Configuration Data) que um arquivo especial utilizado pelo Windows 7 para gerenciar qual o disco e partio utilizados para inicializar a mquina.

Por algum motivo o windows no reconstri o BCD da maneira correta e precisamos corrigir alguns valores. Para listar os valores contidos no BCD execute bcdedit sem parmetros. Voc ver uma tela como essa:

Note que os parmetros device e osdevice esto com valor unknown. Isto far com que o computador mostre uma mensagem de erro de inicializao de nmero 0xc000000e e informando que no consegue encontrar o arquivo \windows\system32\winload.exe. Para corrigir estas informaes no BCD digite: bcdedit /set {default} device Partition=C: bcdedit /set {default} osdevice Partition=C: bcdedit /set {bootmgr} device Partition=C: Observaes Voc pode colocar os comandos net use, diskpart, imagex e bcdedit todos em um nico script para facilitar a gravao de imagens e evitar erros. Minha sugesto de script a seguinte: @echo off echo Montando pasta de compartilhamento contendo a Imagem do Windows 7... :credenciais net use Z: \\nome-do-servidor\nome-do-compartilhamento if not %errorlevel% == 0 goto credenciais echo Preparando o disco local para receber a imagem do Windows 7... diskpart /s diskpart.txt echo Gravando a imagem do Windows 7 no disco local... imagex /apply Z:\backup\imagem.wim 1 C:\ echo Corrigindo informaes do BCD... bcdedit /set {default} device Partition=C: bcdedit /set {default} osdevice Partition=C: bcdedit /set {bootmgr} device Partition=C: Dica 1 Coloque este script, com o nome imagem.cmd, por exemplo, juntamente com o script diskpart.txt acima, na pasta Windows\System32 do ponto de montagem do WinPE, da mesma forma que realizado com o imagex.exe no passo 2. Quando o WinPE inicializar basta executar imagem.cmd para ter o disco da nova mquina preparado e com a imagem personalizada do Windows 7 gravada. Agora s fechar a janela de comandos do WinPE para reinicializar o computador e prosseguir com a instalao automatizada do Windows 7. Dica 2 Para colocar a imagem personalizada do Windows 7 dentro do mesmo pendrive onde gravou o WinPE, grave a imagem do Windows 7 na pasta raiz do pendrive, ou crie uma pasta especifica para ela. No coloque a imagem dentro do arquivo wim do WinPE pois isto no ir funcionar. Quando o WinPE inicializar voc ter o drive X: mapeado para o WinPE e um outro drive mapeado para o pendrive.

O nico problema com esta abordagem que a letra do pendrive pode variar de computador para computador e um script para gravar a imagem do Windows de forma automtica precisa levar este fato em considerao. Infelizmente no h um comando mgico para descobrir a letra mapeada mas, podemos fazer um script que descubra a letra mapeada do pendrive desde que ele possua um label conhecido (Voc pode atribuir um label para o pendrive no momento da formatao com o diskpart utilizando o comando: format quick fs=ntfs label="Windows7", ou depois de formatado utilizando o comando label ou ainda atravs do Windows Explorer). O script abaixo pode ser utilizado para obter a letra mapeada para um pendrive baseado no nome do volume: @echo off :: Obtem a letra de um drive baseado no nome do Volume :: Blog do Nerd (c) 2010 set TMPFILE=%TEMP%\getdrive.tmp set DRIVELETTERS=abcdefghijklmnopqrstuvwxyz set RESULT= set LABEL=%1 if "%LABEL%" == "" goto :USO set LABEL=%LABEL:"=% for /L %%g in (0,1,25) do call :CHECKVOLUME %%g %* if not "%RESULT%"=="" echo %RESULT% if "%RESULT%"=="" echo Letra de drive para volume "%LABEL%" nao encontrado. goto :END :CHECKVOLUME :: Se resultado encontrado: termina if not "%RESULT%"=="" goto :EOF call set DRIVE=%%DRIVELETTERS:~%1,1%% vol %DRIVE%: > "%TMPFILE%" 2>&1 if not "%ERRORLEVEL%"=="0" goto :EOF set ACHOU=0 for /F "usebackq tokens=3 delims= " %%g in (`find /C /I "%LABEL%" "%TMPFILE%"`) do set ACHOU=%%g set /A ACHOU=%ACHOU% + 0 if not "%ACHOU%"=="0" set RESULT=%DRIVE%: goto :eof :USO echo %0 echo . echo Obtem a letra de um drive baseado no nome do Volume echo Blog do Nerd (c) 2010 echo. echo Uso: %0 "LABEL" :END if exist "%TMPFILE%" del "%TMPFILE%" Para chamar este script dentro de outro e atribuir a letra do pendrive para a varivel DRIVEUSB, utilize o seguinte: for /f "delims=" %a in ('c:\temp\getdrive "Windows 7"') do @set DRIVEUSB=%a No esquea de substituir "Windows 7" pelo nome de volume escolhido para seu pendrive.

Potrebbero piacerti anche