Sei sulla pagina 1di 4

O que Barroco?

Comeou a se florescer entre o final do sculo XVI e meados do sculo XVIII. Teve incio na Itlia e depois foi se difundindo para outros lugares catlicos, principalmente na Europa e na Amrica. Mas na verdade o que BARROCO? O barroco foi uma tendncia artstica que se desenvolveu primeiramente nas artes plsticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na msica. A vasta maioria do legado barroco brasileiro est na arte sacra: estaturia, pintura e obra de talha para decorao de igrejas ou para culto privado. Grande nmero de edificaes e peas individuais de arte barroca j foram protegidas pelo governo brasileiro em suas vrias instncias, atravs de tombamento ou outros processos, atestando o reconhecimento oficial da importncia do Barroco para a histria da cultura brasileira.

No Brasil, a diversidade de Barrocos


O Barroco brasileiro varia de uma regio para outra. Nas regies que enriqueceram com a minerao e o comrcio de acar - Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco -, encontramos Igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas, feitas por artistas de renome. J nas regies onde no havia acar nem ouro - como So Paulo -, as Igrejas apresentam trabalhos modestos de artistas menos experientes.

Expresses do Barroco Brasileiro


Profundamente ligado a religio catlica, o Barroco Brasileiro est presente, at hoje, em inmeras Igrejas construdas por todo o pas. Mas est tambm em muitas outras construes como prdio pblico, moradias, chafarizes (construes que fornecem gua populao ou servem de ornamento: fontes).

Informaes sobre o Barroco Brasileiro

Arquitetura
As talhas esculpidas em madeira, mrmore, marfim ou pedra so muito presentes nas Igrejas barrocas brasileiras. Aparecem em altares, arcos, tetos e janelas, recobrindo praticamente todo o interior da construo. Podem ter motivos florais, figuras de anjos, espirais, enfim, formas que sugerem movimento e quebram a monotonia das linhas retas. As de madeira, com vrias cores, so chamadas policromadas. As mais vistosas, porm, so as douradas, revestidas por uma fina pelcula de ouro. Em algumas Igrejas, a talha se combina com a pintura, como na Igreja de So Francisco de Assis, em Ouro Preto. Na arquitetura barroca, os conceitos de volume e simetria vigentes no renascimento so substitudos pelo dinamismo e pela teatralidade. O produto desse novo modo de desenhar os espaos uma edificao de propores ciclpicas, em que mais do que a exatido da geometria prevalece a superposio de planos e volumes, um recurso que tende a produzir diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.

Escultura
A escultura barroca marcada por um intenso dramatismo, pela exuberncia das formas, pelas expresses teatrais e pela luz e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaantes. No Brasil, se destacou o Aleijadinho. A escultura barroca contraria a idia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento no se demonstrou apenas na escultura, mas tambm na pintura, moda, escrita e mesmo no modo de vida das pessoas.

Pintura
As primeiras pinturas criadas do Brasil foram realizadas sobre pranchas de madeira, em um estilo proto-barroco ou maneirista, e subsidirias decorao em talha. Apareceram em meados do sculo XVII em edifcios das ordens religiosas, como o Convento de Santo Antnio no Rio de Janeiro, e o Convento de So Francisco, em Olinda, dos mais antigos do pas, mas a maioria destes primeiros trabalhos se perdeu em incndios ou em modernizaes posteriores. Sobrevivem tambm, da mesma poca, alguns rarssimos exemplos da tcnica do afresco no Mosteiro de So Bento no Rio, redescobertos durante uma restaurao recente, e na Igreja dos Tersios em Cachoeira do Paragua, estes do jesuta Carlos Belleville, mas no h registro de disseminao da tcnica ou de continuadores. Algumas dessas obras pioneiras eram ex-votos, de fatura rstica, encomendados pelos devotos a artesos populares em paga por alguma graa recebida ou em penhor de alguma promessa.

Gregrio de Matos

Gregrio de Matos Guerra foi um advogado e poeta do Brasil. considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satrico da literatura em lngua portuguesa, no perodo. Era de uma famlia rica, formada por empreiteiros e altos funcionrios administrativos. Estudou num colgio Jesuta da Bahia e depois continuou seus estudos na cidade de Lisboa e depois na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito. Neste pas fez carreira de jurista. Ao retornar ao Brasil, passa a viver de trabalhos na rea jurdica, mas tambm comea sua dedicao literatura. Passa a escrever stiras sobre a sociedade da poca. Em funo de suas crticas duras aos integrantes da sociedade (polticos, religiosos, empresrios) ganhou o apelido de boca do inferno. Tambm escreveu poemas de carter ertico e amoroso. As autoridades locais comearam a ficar descontentes com as crticas e passaram a perseguir Gregrio de Matos. Preso em 1694, foi deportado para Angola (frica). Depois de um tempo, ganha a autorizao para retornar ao Brasil. Porm, vai viver na cidade de Recife. Nesta cidade, faleceu em 26 de novembro de 1696 de febre que havia contrado em Angola.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, tambm chamada de Igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo, foi construda, em 1885, no cimo de uma colina com vista para o mar, para a Vila da Taipa e para as manses restauradas de estilo arquitetnico europeu situado na antiga Praia da Taipa. Antes da construo da igreja, o Bispo D. Manuel Bernardo de Sousa Enes e o Governador Toms de Sousa Rosa decidiram construir primeiro um cruzeiro no adro para experimentar a solidez do terreno. Naquela poca, foi construda para servir a comunidade catlica residente na ilha da Taipa e hoje continua a ser a nica igreja catlica da ilha. Ela marcou a chegada dos portugueses Taipa. O local muito popular para a celebrao de casamentos e passeios.

Igreja de Nossa Senhora da Conceio


A Matriz de trao barroco colonial, com elementos rococs na decorao, e por suas paredes espessas e feio imponente assemelha-se a uma fortaleza, reflexo do perodo de disputas de fronteira entre o territrio portugus e espanhol na Amrica do Sul. Localizada na larga praa central da cidade, sua entrada se d atravs de um grande adro com pequena escadaria e balaustrada. Ofrontispcio, em pedra, discreto, mas a porta nica, central, mostra bela talha rococ, j um tanto desgastada pelas intempries. Aos lados, duas colunas toscanas ornamentais que nada sustentam terminam no segundo nvel, onde se abrem duas janelas de arco abatido fechadas por vitrais, e tendo ao centro um culo quadriflio com pontas entre os lobos. Acima, um fronto em tringulo isscele nu arrematado por uma cruz central e um perfil em escada, acima do tringulo.

Igreja de So Francisco de Assis


Sua construo teve incio em 1766, com projeto arquitetnico, risco da portada e elementos ornamentais como plpitos, retbulo-mor, lavabo e teto da capelamor da lavra de Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pinturas de Manuel da Costa Atade. Os dois artistas, nascidos respectivamente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), e Vila do Carmo (hoje Mariana) so considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira. O forro da nave, em forma de gamela, totalmente coberto pela pintura de Atade, que representa a assuno de Nossa Senhora da Conceio (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga, que construiu o templo), numa revoada de anjos, de vrias faixas etrias - crianas, jovens e adultos - todos mulatos e msicos. Esta igreja considerada por especialistas como Germain Bazin e Sylvio de Vasconcellos, como a obra-prima de Aleijadinho e Atade, opinio compartilhada pelo historiador Diogo de Vasconcellos. poca que a igreja foi construda, Ouro Preto vivia o pice da sua histria, por isso a magnitude da construo em diversos sentidos (tamanho, detalhamento, peas de ouro). A construo um marco religioso, social, artstico da cidade e do estado.

Potrebbero piacerti anche