Sei sulla pagina 1di 11

Disciplina de Tecnologia Assistiva Acadmicas: Alessandra de Moura e Karen Trage Docente: Tasa Gomes Ferreira Terapia Ocupacional - UFSM

CATLAGO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

RECURSO DE ACESSIBILIDADE AO COMPUTADOR


Equipamentos de entrada e sada (sntese de voz, Braile), auxlios alternativos de acesso (ponteiras de cabea, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficincia a usarem o computador.

1. COLMIA A colmia uma placa confeccionada de papelo, metal ou acrlico transparente, onde so feitos furos coincidentes s teclas. A funo dos furos facilitar o acesso do usurio ao teclado sem que ele pressione todas as teclas ao mesmo tempo.

2. RTESES PARA DIGITAO rteses so equipamentos colocados nas mos, braos ou pernas dos usurios com o objetivo de obter melhor posicionamento e facilitar a funo do membro. Exemplos de rteses de membro superior, utilizadas no computador, so as rteses de extenso de punho, rteses de abduo do polegar, faixas restringidoras de ombros e ponteiras fixadas mo.

3. LETRAS ADESIVAS A ampliao das letras e nmeros do teclado auxilia o usurio a localizar as teclas com maior facilidade. As letras podem ser impressas em etiqueta adesiva e inseridas gradativamente quando o usurio estiver em processo de alfabetizao.

4. TECLADOS REDUZIDOS Utilizados quando o usurio tem boa coordenao, mas pequena amplitude de movimento, no conseguindo levar as mos em todas as teclas do teclado convencional. O teclado reduzido pode possuir um tamanho bastante inferior a de um teclado convencional.

5. TECLADOS AMPLIADOS Estes teclados auxiliam os usurios com dificuldades motoras que possuem movimentos amplos e pouco coordenados e os usurios com baixa viso. As teclas so maiores que as convencionais, as letras so ampliadas e podem ter cores diferentes.

6. TECLADOS PROGRAMVEIS Apresentam uma superfcie livremente programvel onde se pode definir o layout da rea de trabalho do teclado e tambm ajustar sua sensibilidade ao toque. Desta forma pode-se projetar o tamanho, o distanciamento entre as teclas, a cor, a presena de relevos e a insero de texturas, considerando-se as habilidades motoras do usurio e valorizando-se as habilidades diferenciadas de percepo visual.

7. TECLADOS VIRTUAIS So programas que geram a imagem de um teclado na tela do computador. Esse teclado pode ser igual ao convencional, incluindo letras, nmeros, smbolos e funes, ou ter um nmero varivel e diferenciado de caracteres. Tambm variam o tamanho do teclado na tela e a forma como ocorre o seu acesso. Normalmente os teclados virtuais esto associados a sistemas de varredura e so controlados por perifricos como o mouse, o joystick, teclas do prprio teclado ou acionadores externos.

8. TECLADO VIRTUAL LIVRE Desenvolvido para usurios com limitaes motoras. Alm da escrita, permite o acesso a outros programas como editores de textos e planilhas eletrnicas.

9. TECLADO COMUNIQUE Desenvolvido para auxiliar a escrita de pessoas com dificuldades motoras. Suas teclas reproduzem as teclas do teclado convencional com recursos auxiliares como: a abreviatura associada a letras do teclado e um dicionrio que auxilia a predio de palavras. Para acessar o software Teclado Comunique necessrio o uso de um joystick. O programa pode ser utilizado com os movimentos do joystick para cima, para baixo, para a direita ou para esquerda, com a seleo da tecla atravs dos botes 1 e 2 do joystick. Outra forma de acionamento utilizada o sistema de varredura com um joystick adaptado a um acionador.

10. SPEAKING DYNAMICALLY PRO (SDP) Software que apresenta cinco modelos de teclados virtuais, com funes avanadas de predio de palavras, abreviatura/expanso, comandos para salvar e imprimir arquivos e comando de aberturas de programas. Trata-se de um software de autoria, onde o professor poder desenvolver, com ferramentas de fcil programao, outros tipos de teclados. Teclados para facilitar a escrita de textos a partir da seleo de letras, palavras, frases pr-escritas, ou ainda, atravs da seleo de smbolos grficos podero ser construdos. O acesso s teclas virtuais poder acontecer por seleo direta (utilizando-se o mouse ou tela de toque) ou por varredura (com acionadores). 11. ACESSIBILIDADE VIRTUAL) WINDOWS (TECLADO

Configurado atravs dos acessrios do Windows, h um teclado virtual que apresenta diferentes formas de acesso. Pode ser utilizado por pessoas que no tem habilidade de digitao, mas conseguem acessar o mouse.

12. MOTRIX um software de reconhecimento de voz. O acionamento do sistema feito por meio de comandos falados em um microfone. Com o Motrix possvel realizar aes do mouse, aes do teclado, acionamento de programas do Windows, acionamento de scripts adaptativos e seleo de menus de comando. O sistema permite, tambm, a digitao de textos soletrando palavras cdigos. O programa utiliza o reconhecimento do alfabeto fontico da aviao. Para escrever a letra "A" o usurio tem que falar a palavra Alfa, para escrever "B" precisa falar Beta e, assim por diante.

13. MOUSE CONVENCIONAL O mouse convencional pode ser adaptado. Ele pode ser colocado mais prximo ao usurio para facilitar o seu acesso; Pode-se utilizar um mouse de tamanho menor ao convencional quando o usurio for uma criana; Pode ser utilizado um pedao de velcro na tecla esquerda do mouse para auxiliar o usurio a clicar no boto correto; Pode ser colocada uma ala de velcro em volta da mo do usurio para manter a mo posicionada adequadamente no mouse.

14. MOUSE ESTTICO DE ESFERA Tambm conhecido por trackball parece com um mouse de cabea para baixo. A esfera, que fica embaixo do mouse convencional, no trackball fica na parte superior de seu corpo, permitindo que a movimentao do cursor seja feita pelo movimento dos dedos do usurio diretamente sobre a esfera. Teclas prximas esfera promovem as funes tpicas do mouse comum. Pode estar associado a uma colmia de acrlico para aumentar a sua funcionalidade.

15. MOUSE DE ROLETES Apresenta numa base plana, dois roletes, sendo um horizontal e o outro vertical, que executam o controle dos movimentos direcionais do cursor. Possui teclas para clique, duplo-clique e chave tipo liga/desliga para a funo de arrastar do mouse.

16. MOUSE CRIADO PROGRAMVEIS

SOBRE

SUPERFCIES

Pode-se citar como exemplo o teclado IntelliKeys que possui uma de suas lminas de trabalho que o transforma em um mouse gigante. Atravs do software Overlay Maker cria-se para o IntelliKeys lminas impressas com diversas configuraes de mouse, onde possvel programar livremente o tamanho e a disposio das teclas de acordo com as habilidades sensoriais visuais e motoras do usurio.

17. TELA SENSVEL AO TOQUE uma tela colocada em frente do monitor ou integrada a ele. Posiciona o cursor e ativa o clique em qualquer ponto da tela do computador, com um simples toque do dedo ou caneta especial. A tela sensvel ao toque indicada para alunos que conseguem apontar reas do monitor com preciso. Beneficia os alunos com dificuldades de ateno, dficits cognitivos ou dificuldades motoras por meio de uma interao direta e imediata.

18. MOUSE CONTROLADO PELO MOVIMENTO LABIAL E ATIVADO POR SOPRO OU SUCO Neste tipo de mouse o usurio deslocar o cursor atravs de movimentos dos lbios e/ou lngua, efetuados sobre um equipamento colocado diante de sua boca e promover a ativao do clique pelo sopro ou suco. indicado para pessoas que no conseguem mover outras partes do corpo e um exemplo deste tipo de equipamento o Integra Mouse.

19. MOUSE CONTROLADO ACIONADORES (MOUSE MOVER)

POR

Permite que o usurio controle todas as funes do mouse, a partir vrios acionadores, dispostos diante do aluno, em rea de fcil acesso. Os acionadores realizaro o deslocamento do cursor e ativaro as funes do mouse. 20. INTELLISWITCH Apresenta funes similares ao Mouse Mover, porm estas podem ser programveis a partir de um menu de combinaes para cada um dos cinco acionadores. Sua caracterstica importante o fato de no necessi tar fios de ligao entre o aparelho e o computador (wireless). Possui uma unidade transmissora, onde so ligados os acionadores e outra receptora que conectada a uma porta USB do computador. O sinal por radiofrequncia, que permite um bom alcance, mesmo com obstculos frente.

21. ACESSIBILIDADE WINDOWS (MOUSE) Atravs do painel de controle, nas configuraes do computador, o Windows permite ajustar algumas funes do mouse, entre elas, as velocidades do duplo-clique e do movimento do cursor e sua visualizao.

22. ACESSIBILIDADE WINDOWS (MOUSE) Este recurso servir a alunos que no conseguem utilizar o mouse convencional, mas tm habilidades em teclar. Neste caso, as teclas numricas do teclado convencional podero realizar todas as funes do mouse. Para habilitar as funes de mouse s teclas numricas do teclado, utilize os recursos de acessibilidade do Windows.

23. MOUSE CONTROLADO PELO MOVIMENTO DA CABEA Este recurso indicado para pessoas que, por diversas razes, no conseguem utilizar o mouse e o teclado podendo, porm, movimentar a cabea com algum controle. Um exemplo deste recurso o TrackerPro. Neste caso, um pequeno adesivo refletivo aplicado na testa ou culos do usurio. Uma cmera colocada sobre o monitor percebe o deslocamento da cabea e simultaneamente leva o cursor para o ponto desejado no monitor. O TrackerPro pode ser utilizado com teclados virtuais que possuem a funo dwell (clicar automaticamente aps apontar/focalizar) ou estar associado a um programa de mouse virtual. Neste segundo caso, antes de apontar para a rea que deseja ativar, o usurio aponta para teclas de um mouse virtual (botes na tela que representam as funes mouse) e seleciona qual o comando que deseja proceder.

24. MOUSE OCULAR Captura e detecta o movimento ocular pela medio da atividade eltrica associada ao movimento, utilizando-se de eletrodos instalados prximo aos olhos. Tambm associado a teclado virtual e programa de sntese de voz masculina e feminina. O mouse ocular permite que deficientes fsicos com problemas severos, acessem programas de computador usando apenas o movimento dos olhos.

25. TOBII um monitor especial provido de sensores em sua volta, capazes de perceber o movimento ocular e por meio dele, comandar completamente o computador, como se estivesse utilizando um mouse convencional. Neste recurso no necessrio nenhum tipo de fiao/eletrodos ligados ao usurio. Basta ficar a sua frente e aps uma rpida calibrao inicial, o mesmo passa a funcionar imediatamente. Pode estar associado a softwares de teclados virtuais, pranchas dinmicas de comunicao com sntese de voz, entre outros. 26. ACIONADORES DE PRESSO So acionadores que funcionam pelo movimento de presso realizado pelo aluno com o auxlio das mos, dedos, cabea, ps ou outras partes do corpo. Existem tipos de acionadores de presso diferenciados para alunos que utilizam muita fora ou para que aqueles que possuem um movimento mais suave. Esses acionadores so os mais comumente utilizados. 27. ACIONADORES DE TRAO So ativados pelo movimento de puxar. So indicados para os alunos que apresentam dificuldade em apertar o acionador de presso ou que no conseguem retirar a mo do acionador depois de realizar o pressionamento.

28. ACIONADORES QUE FUNCIONAM COM O PISCAR DOS OLHOS So acionadores que captam o movimento de piscar dos olhos. O dispositivo deve ser acoplado a uma armao de culos, com ou sem lentes. Esse tipo de acionador possui um dispositivo de controle de sensibilidade que deve ser regulado para que no capte o piscar natural dos olhos.

29. ACIONADORES MUSCULAR

DE

CONTRAO

So acionadores que captam a contrao muscular e podem ser colocados em qualquer msculo que realize esta ao voluntariamente. No necessrio que o usurio seja capaz de realizar o movimento, apenas que seja capaz de comandar a contrao do msculo. Esse tipo de acionador apresenta um sensor que fixado na pele do usurio, com o auxlio de uma fita adesiva. O acionador apresenta um dispositivo de controle de sensibilidade com o qual possvel controlar a intensidade da contrao que ser percebida como comando. Este tipo de acionador est tambm indicado para usurios motoramente muito comprometidos.

30. LEITORES DE TELA Um leitor de tela um programa que, interagindo com o Sistema Operacional do computador, captura toda e qualquer informao apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada, utilizando um sintetizador de voz. Jaws um avanado leitor de tela que promove autonomia de usurios cegos. Permite a estes utilizar o ambiente Windows e gerenciar aplicativos de e-mail, editores de texto, planilhas, navegadores de Internet, aplicativos, softwares de apresentao, de gerenciamento de bases de dados, entre outros. VirtualVision Os parmetros de configurao do VirtualVision podem ser acionados atravs do painel de controle do programa, cujas opes permitem definir o timbre, a entonao e a velocidade da voz, bem como outras funcionalidades de acordo com a preferncia do usurio. Este software distribudo gratuitamente a usurios cegos, por meio de programas sociais de alguns bancos privados e por isso bastante divulgado no Brasil.

31. LENTE DE AUMENTO DO WINDOWS Dentro das ferramentas de acessibilidade o Windows oferece uma opo de ampliao de tela que funciona como os programas acima.

32. IMPRESSORA EM BRAILLE A impressora em Braille um equipamento com funcionamento semelhante s impressoras de tinta. O seu objetivo a produo de documentos em Braille.

33. SOFTWARE COMUNIQUE O Comunique um software de comunicao que tem como objetivo desenvolver a comunicao alternativa oral e escrita de pessoas com problemas motores. O software permite diferentes possibilidades de acesso pelo uso dos perifricos do prprio computador, como o teclado, o mouse e o joystick ou atravs de recursos mais sofisticados como a tela sensvel ao toque ou acionadores externos de presso, trao, sopro ou voz. Apresenta possibilidades de ajuste quanto ao nmero de informaes na tela, que podem variar de 1 a 64 clulas, o tamanho e tipo de letra e o contraste utilizado. Os smbolos podem estar organizados em uma mesma tela, ou em telas encadeadas e h cinco diferentes maneiras de escaneamento com controle da velocidade. No Comunique as palavras podem estar prescritas na tela para a construo da frase.

Potrebbero piacerti anche