Sei sulla pagina 1di 6

Guidoval - MG, Fevereiro de 2013

Preo: R$ 1,00

Ano: 35

Edio: 142

SOB NOVA DIREO


J faz um ms que a atual administrao tomou posse e assumiu, por 4 anos, o destino municpio. Nos primeiros dias aps a posse uma agitao maior que a normalmente esperada. Talvez seja efeito da expressiva vitoria conseguida pela prefeita. Corre-corre, vaivm, pessoas recebendo noticias de demisso ou transferncia; outras cedinho j cobrando promessas de emprego, decepes. Mas a imensa maioria dos presentes estava alegre e feliz; confiante que colaboraram para que Guidoval agora ser outra cidade com tudo de melhor. O Saca-Rolha no se animou em ir pedir entrevista a prefeita. Motivos vrios e bvios mas o principal que no queramos nem tentar tomar o tempo dos vencedores que entraram a semana comemorando e, grande parte sentindo-se superior. Tivemos informaes no confirmadas oficialmente, que a Prefeita Soraia; como dizia em campanha e depois em entrevistas; teria conseguido um grupo de amigos que, voluntariamente, iria, colaborar, com idias e conhecimentos para o sucesso da sua administrao. Tal grupo poder mostra-la de maneira mais clara a realidade de nosso municpio. Pobre carente de recursos financeiros, materiais patrimoniais, humanos, tecnolgicos, etc. Esse grupo de amigos mais a assessoria da prefeita que tudo indica ser das de maior quantidade e competncia faro muito pela nossa cidade. A prefeita deu varias entrevistas sempre dizendo que far uma administrao muito progressista. Sua euforia pode, para algumas pessoas, ser considerada exagerada. No entanto ns acreditamos que de extremo estimulo para sua equipe de trabalho, tambem desejosa de fazer tudo por Guidoval. A manifestao de certeza e confiana em si realmente contagiosa, O Saca-Rolha espera muito sucesso na sua administrao. cedo para querer avaliar. melhor aguardar.

Soraia assume em clima de euforia

esquerda a Prefeita Soraia, direita o Vice-prefeito Sandro e ao meio o Padre Paulo dando a devida ateno aos dirigentes do municpio.
A prefeita Soraia tomou posse no dia 1 de Janeiro no mesmo clima de euforia de logo depois que foi eleita em outubro. Mesmo j eleita continuou usando a mdia para dar entrevistas e sempre confirmando sua vontade, e que faria esforos para cumprir suas promessas de campanha. Continuou fazendo declaraes como se ainda estivesse em campanha precisando fazer o povo acreditar em suas promessas, o que alis j havia acontecido com sua expressiva vitria com uma vantagem nunca vista em eleies municipais em Guidoval. Antes de tomar posse continuava falando em seu programa de governo que encheu os olhos da populao. Reiteirou seu desejo de cumprir suas metas o que empolgou muito todo seu eleitorado, a quantidade enorme de pessoas que acreditaram nela. Agora ela tem a obrigao de arranjar meios para construir dezenas de casas populares que traro alegria e tranquilidade para muitas famlias carentes, muitas das quais dem recursos nem para alugar uma casinha simples para morar. As regies da Rua do Alto e Vila Trajano tero suas creches para amparo e assistncia s crianas cujas mes podero, com a vinda das creches, trabalhar fora, certas de que seus filhos estaro bem cuidados. A construo das creches ser uma das obras mais importantes das idias progressistas da prefeita. A cultura, o meio ambiente, o esporte e o lazer esto, tambm, nos planos da prefeita e com prenncio de grandes novidades. H tambm informaes de formao de um grupo de pessoas as quais ns chamaramos de notveis porque dizem que so pessoas com bons conhecimentos, bom nvel cultural e experincia que estaro dispostas a ajudla para que faa um governo muito bom. Sendo verdade, a idia alm de boa um bom sinal de que ela quer acertar mesmo.

CASA DO PRODUTOR
Adubos para todas culturas, Sementes, Raes e Defensivos agrcolas

Tel.: (32) 3578-1582


Rua Sete de Setembro, 180 - Centro

CASA LEO
LEON DENIS FOURAUX-ME
CAMA, MESA, BANHO, TECIDOS, SAPATOS E LOUAS

TEL.: 3578-1221

RUA SETE DE SETEMBRO, 275 - CENTRO

02
GENTE QUE FAZ
Joo Coelho
Rodando pela cidade de Guidoval, comum pararmos aqui, ali e acol, s vezes conversando com os amigos, outras tantas observando o trabalho urbano, cujo objetivo trazer segurana e tranqilidade para todos os muncipes. Nesse contexto no deparamos somente com a coisa pblica, mas tambm com rgos particulares, que colaboram, e muito, para o progresso e bem estar de nossa terra. Um desses bens guidovalenses a Sociedade Esportiva e Recreativa 66, a nossa piscina, que no dia 02 de janeiro do corrente ano foi praticamente destruda por uma hecatombe avassaladora, nunca vista igual em toda a nossa histria. Quem a viu aps o baixar das guas, teve a impresso de que to cedo no teramos de volta aquele ambiente to ameno e acolhedor. A Ocorrncia Policial assim registrou: Atendendo solicitao, comparecemos ao municpio de Guidoval onde a enchente do dia 02/01/2012 provocou destruio e grandes prejuzos. O transbordamento do Rio Chopot alm de assorear por completo a piscina da cidade, entupir as tubulaes e estragar maquinrios, ainda danificou equipamentos, quebrou muros e carregou documentos e produtos. O imvel necessita da avaliao de um engenheiro para somente depois estudar a volta normalidade. Agora vamos falar da presidente do Clube, Rita de Cssia Bressam de Mendona. Mulher de uma coragem fenomenal, arregaou as mangas e dedicou-se de corpo e alma ao servio regenerador. Fez a limpeza total, reparou como pode os muros cados, adquiriu os produtos necessrios, enfim recomeou o dia a dia do Clube com os freqentadores todos felizes. E ainda est com as finanas em pleno controle, e as prestaes de contas dentro dos limites da normalidade. No mediu esforos para a consecuo de seu ideal. Muitas vezes ultrapassou os limites das prprias foras, mas no titubeou e seguiu adiante. O objetivo de ver a entidade em pleno funcionamento foi atingido, e isso foi o bastante para compensar o seu grande sacrifcio. E ento! Pessoas assim precisam ser lembradas e elogiadas. So elas que trabalham para que a nossa vida seja sempre melhor. Se no existisse gente dessa natureza, o mundo seria bem pior do que . Por isso mesmo a corajosa administradora Rita Bressan, a mulher trabalho e dedicao, pelo muito que tem feito em favor do Clube que ela inteligentemente preside, merece os nossos mais sinceros parabns.
Direito social algo conquistado historicamente por meio de lutas contra leis e costumes de determinadas sociedades que oprimem grupos sociais. Em 24 de fevereiro de 1932 as mulheres conquistaram o direito ao voto, entretanto somente mulheres casadas (com autorizao do marido), vivas e solteiras com renda prpria podiam votar. O tempo no pra, o relgio corre, as coisas mudam e a sociedade se metamorfoseia como se fosse um organismo vivo. Deste modo, chegamos a atualidade em que temos uma mulher representando a nao. O que isso significa? Em tempos de dialtica e persuaso, a fora fsica no necessariamente estipula posies na sociedade como nos tempos dos povos

MULHER
Marcelo Fernandes da Rocha
brbaros. As mulheres j ocupam cargos de grande importncia, j no so o sexo frgil e em muitos casos j chefiam a famlia. Em pleno ano de 2012 seria sinal dos tempos? Estaramos vivendo uma inverso de valores e costumes? Estaria o gnero masculino em extino? No, na verdade a Amlia que est em extino. A mulher contempornea fruto da evoluo e conquista de direitos sociais, avano da liberdade, igualdade de direito entre os gneros e autonomia. No estamos comemorando o dia da mulher, mas devemos comemorar os direitos alcanados pela mulher que deve ser homenageada todos os dias do ano.

Ajude a combater a Dengue!


Amigos de Guidoval
Convocamos vocs a montar a sua fbrica em nosso municpio, por vrias razes: 1) Terras baratas e de fceis terraplenagens. 2) Muita gua com vrias opes de abastecimentos. 3) Energia eltrica com sobra. 4) Localizao em regio privilegiada prxima de grandes centros comerciais. 5) Muita mo de obra especializada. 6) Incentivos, conforme a Lei Municipal n 535/2010. Venha Conferir. Seu amigo.

Expediente:

PADARIA SANTA TEREZINHA


66 anos servindo bem ao guidovalence

Diretor e Redator: Renato Moreira da Silva Praa Santo Antnio, 38 - Centro - 36515-000 - Guidoval - MG E-mail: jornalsaca_rolha@yahoo.com.br Fone: (32) 3578-1214 Diagramao e Arte: Jlio Csar de Oliveira Impresso: Grfica do Patronato So Jos Tel.: (32) 3531-7162 - Ub - MG

PO QUENTE A TODA HORA

Aceitamos encomendas para aniversrios e convenes.


Rua Sete de Setembro, 177 - Tel.: (32) 3578-1165

PRESTAO DE CONTAS DO SER 66 - 2012

03

04

PROGRAMAO DO CARNAVAL - PREFEITURA DE GUIDOVAL


Nos dias 09, 10, 11 e 12 samba com o Grupo Simplicidade (Ub), Marchas carnavalescas com a Banda do Beto e DJ Mazinho Bolado agitando os folies aps a chegada dos blocos. SEXTA-FEIRA - 08 DE FEVEREIRO Desfile do Bloco Gaiola das Loucas Concentrao a partir das 18 horas no Campo do Cruzeiro (Rua Treze de Maio) SBADO - 09 DE FEVEREIRO Desfile do Bloco do Urubu Concentrao a partir das 18 horas no Bar do S Ado (Av. Antnio Luiz da Silva Cruz) Desfile do Bloco do Clube do Cavalo Concentrao a partir das 18 horas na Fbrica Via nica (Rua Santa Cruz) DOMINGO - 10 DE FEVEREIRO Desfile do Bloco Sensao Concentrao a partir das 15 horas na Rua Simeo da Cruz (perto da ponte nova) Desfile do Bloco da Calouros Concentrao a partir das 16 horas na Praa do Rosrio (Rua do Alto) Desfile do Bloco do Padinha Concentrao a partir das 18 horas na Rua Joo Januzzi SEGUNDA-FEIRA - 11 DE FEVEREIRO Desfile do Bloco da Cachaa Concentrao a partir das 15 horas na Rua Manoel Ferreira da Costa (Rua do Alto) TERA-FEIRA - 12 DE FEVEREIRO Confraternizao de todos os blocos na Praa Santo Antnio

05

CMARA MUNICIPAL
Confira os votos dos Vereadores eleitos
Evaldo Lopes Rodrigo do Silvestre Roberto da Oficina Jose Occhi Joyce Cruz Bola Luciana do PSF Luiz Medeiros Rogrio (Zequinha) PP - PSB PSDB PT PMDB - PSD PSDB PV DEM PP- PSB PSDB Votos 342 340 306 279 248 240 234 194 133

CURIOSIDADES
Eleies para Vereadores
1 - Joo Coelho PSDB No foi eleito por falta de 1voto apenas. Ele obteve 132 votos e o Rogrio (Zequinha) do mesmo partido, PSDB;133 votos. Em caso de empate Joo Coelho seria o eleito por ser o mais velho. 2 - Mario Machado PMDB PSB Foi mais bem votado que 5 vereadores eleitos (Joyce, Bola, Luciana, Luiz Medeiros e Rogrio) mas no conseguiu se eleger por causa da legenda. Mrio conseguiu 271 votos pela coligao PMDB-PSB a qual no conseguiu votos suficientes para eleger 2 vereadores. 3 - Dunga do Pombal - PT Foi bem votado tambm mas no conseguiu se eleger, recebeu 227 votos, mais votos que o Luiz Medeiros e Rogrio (Zequinha), que conseguiram 194 e 133 respectivamente). 4 - Adenilson - PV Recebeu 186 votos e tambm no se elegeu por fora das regras eleitorais recebeu 53 votos a mais que Rogrio que foi eleito com 133 votos. 5 - Sargento Diogo - DEM Outro que tambm foi mais votado que Rogrio mas no foi eleito. Diogo recebeu 142 votos e Rogrio 133.

Composio da Mesa Diretora da Cmara


Presidente Vice-presidente Secretria Joo Rodrigo Alberto (Rodrigo do Silvestre) Rogrio Matos de Aguiar Rogrio do Zequinha Joyce Gabriela da Silva Cruz

Renovao
Mais da metade da Cmara foi renovada. Dos nove eleitos 5 so novatos. Joyce Cruz do PSDB, Bola do PV, Luciana do PSF, do DEM, Luiz Medeiros da coligao PP-PSB, Rogrio (Zequinha) do PSDB. Joyce e Luciana do PSF Fazem-nos lembrar de dona Carmem Cattete Reis Dornelas e Maria de Lourdes Bressan, duas professoras de boa ndole, competentes para exercerem o cargo e idealistas que atuaram na cmara. As duas novatas Joyce e Luciana tm boas qualidades incluindo bom nvel cultural. Quanto competncia e o idealismo s o tempo dir. H expectativa sobre a atuao feminina nesta legislatura. Ns do SacaRolha, acreditamos que elas sairo bem e sabero usar o poder que receberam, atravs do voto popular, para serem bastante teis e merecerem a confiana dos seus eleitores. Quanto aos novatos, homens, Bola e Rodrigo tambm h grande expectativa quanto ao trabalho deles na Cmara. Luiz Medeiros j foi vereador e os eleitores j o conhecem. Assim como o Rodrigo do Silvestre Evaldo, Z Occhi e Roberto da oficina. A legislatura atual tem condies de ser uma das melhores de todos os tempos e mostrar que h Cmara Municipal em nossa cidade, com vereadores que coloquem acima de tudo os interesses do povo. Vamos esperar.

SUPERMERCADO E AOUGUE Entregas em

VAI E VOLTA

Domiclio

Sempre com voc: 3578-1291

Os melhores preos e o melhor atendimento

Rua Governador Valadares, 173 - Guidoval - MG


Leia, assine e colabore com o seu jornal.

Em poltica toda transio de governo cheia de alegria e realizaes para alguns e tristeza e at mesmo trauma para outros, os derrotados. Antigamente, sempre depois das eleies, chegava a hora dos vitoriosos nas urnas acertarem as contas com os derrotados. Nos tempos do PR (Partido Republicano) e PSD (Partido Social Democrtico) l pela 1 metade do sculo passado, os acertos com os adversrios eram comuns. De atos imbecis at outros mais graves, os vencedores nas eleies tripudiavam os derrotados. Nomear delegados para prenderem bbados indefesos s porque gostavam ou votaram contra era comum, assim como dar bola (envenenar) cachorros e prender cavalos e outros animais no curral do conselho tambm era ato natural. Mas tambm no faltavam os atos mais graves como pedir transferncia de funcionrios para cidades bem longe ou perseguir professores e diretores das escolas. Hoje, depois de tantos avanos para o progresso, descobertas, computadores, informtica, internet, o mundo mudou muito. Foram muitos avanos, acontecimentos sociais e polti-

preciso cuidado com a exaltao poltica na Administrao Pblica


cos, com o surgimento, tambm de novos mtodos de convivncia entre as pessoas, que no h mais clima para muitas perseguies polticas e prticas de vinditas, principalmente em pessoas que se dizem civilizadas, cultas democrticas e crists. natural e at aceitvel que se demitem funcionrios adversrios para colocar os nossos (dos vencedores) porque ganha-se eleies em Guidoval s com muitas promessas de emprego. preciso cumprir pelo menos um pouco do prometido, mas no preciso humilhar as pessoas porque elas no votaram conosco. Estamos fazendo este comentrio porque entre os que vencem as eleies aqui em nossa cidade sempre h os mais afoitos, desprovidos de conhecimentos democrticos e sentimentos que inibem as maldades que podero at atrapalhar a administrao. No estamos denunciando ningum, apenas alertando que a vontade de vingana de algumas pessoas pode comprometer a administrao se que por parte da de quem dirige a cidade haja, sim, uma vontade de mudanas necessrias mas com pelo menos alguma moderao, sem as pitadas de sadismo.

06 EVENTOS CULTURAIS IMPORTANTES


Apesar do atraso, achamos importante publicar os seguintes textos abaixo frutos da criatividade das escolas municipal e estadual Antnio Barbosa Neto e Coronel Joaquim Martins, respectivamente.
E.M. Antnio Barbosa Neto Academia Mirim A Escola Municipal Antonio Barbosa Neto, organizou pela 8 vez o evento de edio de livros escritos pelos alunos dos 5s anos publicados pela Academia Antonio Barbosa Neto de Letras, sua ltima edio, no dia 7 de detembro de 2012 ocorreu, como nos anos anteriores, nas dependncias da Escola e contou com a presena dos pais dos alunos, outros familiares, muitos amigos e admiradores dos alunos e da Escola Antonio Barbosa Neto. J foram 8 edies de livros escritos pelos poetinhas da instituio que normalmente so crianas e uns poucos adolescentes. A idia de incentivar de forma to concreta as crianas e adolescentes para a literatura, pegou e os pequenos autores e autoras continuaram escrevendo. Em 2012 foi escolhido como tema o grande colonizador e pacificador dos ndios Guido Thomaz Marlire, e, os meninos do 5 ano do Ensino Fundamental contaram em prosa e versos quem foi e como viveu o grande ser humano Guido Thomaz Marlire. O livro Literatura em Minha Escola Nossos Poetas, publicou textos de 58 alunos, 20 da professora Rosilene, 19 da professora Daniela Fernandes Silva e 19 da professora Janett Gonalves Rinco. Os autores so : 1 - Alunos da professora Rosilene Brbara Aparecida Medeiros Antonio, Daniel Albino de Almeida, Danilo Nascimento de Souza, Davi Vieira Amaral, Elisa Rosa Janurio, Jos Daniel Pereira Pinheiro, Kardec Jos Santaf Lemes Dias Neto, Laressa Santos de Castro, Lavnia Testi Mendona, Lucas Bouzada Gonalves, Marcos Antonio Rodrigues Junior, Pablo Dona doni da Silva, Patrick Coelho Fernandes, Paulo Martins de Oliveira, Paulo Renato Matos Vital Nogueira, Pedro Lucas Roque Pereira, Raniele Aparecida de Souza, Rayssa Furtado Pinto, Renan Fernandes Lemos da Silva, Vinicius Barros Gonalves. 2- Alunos da professora Daniela Fernandes Silva Adrielle Cristiana Tereza, Bianca Erclia da Silva, Cleverson Jos Ferreia, Gislaine Barbosa de Moura Canhato, Helena Aparecida Rodrigues da Silva; Hellen Almeida, Iasmini Aparecida Santos Almeida, Joo Cleone Santos Matos, Joo Vtor de Almeida Cerybelly, Jones Teodoro da Silva, Marcela da Silva Fontes, Marcus Vinicius Teodoro da Silva, Rhuan Victor de Paula, Roberta Dias Quinelato, Ryan Lzaro Costa Occhi, Samuel Ibraim de Souza, Tlio Cezar Felizardo de Souza, Vtor Henrique Vieira Fernandes, Wanderlei Junior Silvrio Ferreira. 3 - Alunos da professora Janett Gonalves Rinco Alysson Pereira de Almeida, Brbara Carvalho de Azevedo Pereira, Camila Almeida Venncio, Camila Aparecida Andrade de Souza, Daniel Teodoro Rinco, Guilherme Nogueira do Nascimento, Higor Fernandes Marins, Higor Marins Rodrigues, Ingrid Martins da Silva, Iuri Janurio da Silva, Lavnia de Oliveira Albino, Maiko Brendon Martins de Oliveira, Mrcio Ribeiro Vanelli, Maria Isabel Dias dos Santos, Natan Martins Pereira, Nicoly Fagundes Magalhes Pereira, Rafael Lima de Oliveira, Vitor Pereira da Silva, Warley Fernandes Gonalves. E.E. Coronel Joaquim Martins Tambm na Coronel houve um grande evento no dia 04 de dezembro de 2012. Fomos gentilmente convidados para assistir ao evento mas, infelizmente, no pudemos comparecer. Mas conseguimos uma espcie de entrevista com a diretora da Escola, Eliana Aparecida Alberto Mzala e com A p a r e c i d a Pa c h e c o Pe r e i r a Cordeiro que nos passaram timas informaes. O SARAU do dia 04/12/12 foi apresentado com poesias de vrios autores brasileiros incluindo guidovalenses e exalunos da escola. Ibsen Fernandes de Sales (Salim), como natural, teve trabalho seu apresentado e tambm as ex-alunas da E.E. Coronel Joaquim Martins, Maria

Clia Coelho Gonalves Silva, Maria Rita Ferraz e Maira Msala Lopes. Dona Carmen Cattete Reis Dornelas tambm contribuiu com texto seu, claro. Alunos da Escola fizeram uma apresentao com poesias, msicas e danas em homenagem, justa, por sinal, ao ex-prefeito Eduardo Occhi pelo centenrio de seu nascimento. A famlia Eduardo

Occhi compareceu, colaborou e prestigiou o evento com sua presena. Muitos vereadores tambm prestigiaram a festa. Parabns a toda comunidade da Escola Estadual Coronel Joaquim Martins. Mais Eduardo Occhi e detalhes dos eventos, na prxima edio.

O MUNDO DOS TECIDOS


Rua So Jos, 390/A - PABX 3531-5772
PARAISO DOS RETALHOS
Tel.: 3578-1378

Tecidos - Confeces - Cama - Mesa - Banho

Rua Sete de Setembro, 54 - Guidoval - MG

Rua Sete de Setembro, 96 - Guidoval - MG

REIS

DROGARIA

Onde voc atendido tempo e a hora e encontra o que voc procura.

(32) 3578-1402

ATENDIMENTO 24H

Potrebbero piacerti anche