Sei sulla pagina 1di 81

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula 5 - Organizao dos Poderes. Poder Legislativo.

Processo Legislativo. Bom dia! Com anda a sua preparao para o concurso de Delegado da Polcia Federal? Espero que esteja animado, pois o que te aguarda um timo cargo, com remunerao tambm bastante atraente. Hoje vamos estudar o Poder Legislativo, o que inclui tambm a anlise das CPIs e do TCU, bem como o assunto Processo Legislativo, assuntos frequentemente cobrados em concursos. Visto isso, vamos aula de hoje. 1 Poder Legislativo 1.1 Congresso Nacional 1.2 Cmara dos Deputados 1.3 Senado Federal 1.4 Comisses 1.5 Estatuto dos Congressistas 2 Processo legislativo 2.1 Processo legislativo ordinrio 2.2 Processo legislativo sumrio 2.3 Medida provisria 2.4 Lei delegada 2.5 Decretos legislativos e resolues 2.6 Emendas Constituio 3 Fiscalizao contbil, financeira e oramentria 3.1 Organizao do TCU 3.2 Tribunais de contas estaduais, distrital e municpios Boa aula! Antes de comear, observe que a nossa ordem constitucional estabelece a independncia entre os poderes: Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. J vimos que esse artigo consagra o princpio da separao dos poderes, ou melhor, distino funcional do poder do Estado (a rigor, o poder no divisvel, ocorrendo apenas uma tripartio das funes estatais para que o Estado possa exercer sua vontade, seu poder).

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Considera-se que o poder estatal compe-se de trs funes, o que permite se falar em distino das funes do poder: a legislativa, a executiva e a jurisdicional. Para ns, o que importa a funo legislativa (edio de regras gerais, impessoais e inovadoras da ordem jurdica). Sobre esse assunto, importante lembrar dois detalhes: I) compete ao Poder Legislativo o exerccio da elaborao de leis e a fiscalizao dos atos de carter pblico; Ou seja, o Poder Legislativo desenvolve dois tipos de funes tpicas: legislao e fiscalizao. Fiscalizao? Sim... A funo de fiscalizao consubstancia funo tpica do Poder Legislativo. (Ufa! Agora, voc pode ficar mais tranqilo, sabendo que os recursos pblicos estaro sendo fiscalizados pelos nobres parlamentares...) II) atualmente, a chamada diviso das funes estatais no se encontra mais rgida como antes, tendo em vista que no h mais exclusividade do exerccio das funes estatais. Significa dizer que os Poderes exercem suas funes tpicas, bem como funes atpicas. Por exemplo, sabemos que a funo legislativa exercida precipuamente pelo Poder Legislativo. Mas, como veremos hoje, o chefe do Poder Executivo tambm legisla de forma atpica ao editar uma medida provisria. J a funo administrativa precpua do Poder Executivo. Todavia, exercida tambm pelos outros poderes, atipicamente. O melhor exemplo a realizao de concursos para preencher seu quadro de pessoal. Visto isso, entremos no estudo do Poder Legislativo propriamente dito. 1 Poder Legislativo O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Assim, nosso Poder Legislativo federal bicameral (composto por duas cmaras). As funes precpuas (tpicas) do Poder Legislativo so as atividades de legislao (elaborao de normas gerais e abstratas) e fiscalizao. Mas exerce tambm, atipicamente, funo administrativa e jurisdicional (especificamente no julgamento do Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade). Vejamos duas questes introdutrias. 1. (CESPE/TECNICO/TRE/ES/2011) O Poder Legislativo federal bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal.

A assertiva est de acordo com o art. 44 da Constituio:


Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Essa ideia de bicameral decorre exatamente do fato de que, em mbito federal, o Poder legislativo composto por duas cmaras, duas Casas: Cmara dos Deputados e Senado Federal. Observe dois detalhes: I) a fim de tornar rigorosamente correta a questo, o Cespe tomou o cuidado de mencionar o Poder Legislativo federal. Afinal, o legislativo estadual e o legislativo municipal so unicamerais; II) esse dispositivo constitucional pode ser utilizado como resposta para uma questo que te pergunte se o TCU integra o Poder Legislativo; observe que, no art. 44, a Constituio apresenta o Poder Legislativo sem mencionar o TCU. Item certo. 2. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/ TRE - TO/2005) O legislador constituinte brasileiro distribuiu as funes estatais entre os poderes da Repblica, sem, contudo, atribuir a exclusividade absoluta da funo a determinado poder. Assim, o Poder Legislativo tem, como funes tpicas, as de legislar e fiscalizar e, como funes atpicas, as de julgar e administrar.

De fato, podemos falar em especializao funcional em cada um dos poderes (em suas funes tpicas), mas no em exclusividade no exerccio dessas funes (pois os poderes exercem funes atpicas). Nesse sentido, alm das funes tpicas (legislar e fiscalizar), o Poder Legislativo desempenha as funes atpicas de julgar (julgamento, pelo Senado Federal, de autoridades da Repblica, nos crimes de responsabilidade) e de administrar (administrao dos seus bens, servios e pessoal). Item certo. O Senado Federal a Casa Legislativa que representa os estados e o Distrito Federal de forma paritria (trs senadores por unidade da Federao), assegurando equilbrio para a Federao. Por sua vez, a Cmara dos Deputados composta por representantes do povo, de forma proporcional populao de cada unidade da federao, como decorrncia do princpio republicano-democrtico. O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados (CF, art. 45, 1). Objetivamente:
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS I) Senado Federal: representao dos estados, em nmero de trs senadores por estado, eleitos pelo princpio majoritrio (como ocorre com os chefes do poder executivo) para mandato de 8 anos. II) Cmara dos Deputados: representao do povo, em nmero proporcional populao (entre oito e 70 deputados), eleitos pelo sistema proporcional para mandatos de 4 anos. III) Cada territrio eleger quatro deputados e nenhum senador. A primeira observao pertinente a de que os municpios no possuem representantes no Poder Legislativo Federal - no participam da formao da vontade nacional. Outro aspecto relevante que, para a doutrina, a opo pelo bicameralismo favorece o conservadorismo, enquanto o unicameralismo propiciaria um maior avano democrtico por canalizar melhor os anseios populares. Vale destacar que o bicameralismo s ocorre em mbito federal, uma vez que, nos estados e municpios, o Poder Legislativo unicameral. Lembrando que cada legislatura ter a durao de 4 anos (cada senador ser eleito para duas legislaturas). No confunda o conceito de sesso legislativa com o de legislatura. Cada legislatura abrange o perodo de quatro anos, que corresponde ao perodo de renovao na composio das casas legislativas e compreende quatro sesses legislativas ordinrias ou oito perodos legislativos. Por sua vez, a sesso legislativa ocorre anualmente. De acordo com o art. 57 da CF/88, as reunies do Congresso Nacional ocorrem, anualmente, na Capital Federal, no perodo de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Mas a sesso legislativa no ser interrompida sem a aprovao do projeto de lei de diretrizes oramentrias (LDO). Cada sesso composta de dois perodos legislativos, sendo um em cada semestre. Os intervalos entre os perodos legislativos, tanto no meio do ano quanto no final, so denominados de recesso parlamentar. Cabe ressaltar que, em regra, as Casas Legislativas (Cmara e Senado) atuam em separado. Todavia, h situaes nas quais a Constituio exige o trabalho simultneo (trata-se das chamadas sesses conjuntas). Nesse tipo de sesso, regida pelo regimento comum, as discusses e votaes ocorrem no mesmo recinto, entretanto, a contagem dos votos se d de forma separada. Assim, alm de outros casos previstos constitucionalmente, a Cmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-o em sesso conjunta para: I - inaugurar a sesso legislativa; II - elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; III - receber o compromisso do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; IV - conhecer do veto e sobre ele deliberar; e
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS V projetos de leis oramentrias (CF, art. 166). Ateno! A sesso conjunta no se confunde com a sesso unicameral. Nesta ltima, tanto as discusses quanto a contagem dos votos ocorrem de maneira conjunta, como se fosse apenas uma casa legislativa. Na Constituio s houve uma situao de sesso unicameral: processo simplificado de reviso constitucional (ADCT, art. 3). Segundo a Constituio, a Mesa do Congresso Nacional ser presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos sero exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Cmara dos Deputados e no Senado Federal (CF, art. 57, 5). Na constituio das Mesas e de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa (CF, art. 58, 1). O 4 do art. 57 prev a realizao de sesses preparatrias para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas, para mandato de dois anos, vedada a reconduo para o mesmo cargo na eleio imediatamente subseqente. Fique atento a trs detalhes: I) no pode haver reeleio para o mesmo cargo (seria admitido apenas que o vice-presidente virasse o presidente); II) a vedao reconduo s vale para eleies dentro da mesma legislatura (quando houver troca de legislatura a cada 4 anos no h mais essa vedao); e III) segundo o STF, a regra de vedao da reconduo no de observncia obrigatria por parte dos estados-membros. Alm da sesso legislativa ordinria, a Constituio prev a possibilidade de convocao extraordinria do Congresso (CF, art. 57, 6): I) pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do VicePresidente da Repblica; II) pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Havendo medidas provisrias em vigor na data de convocao extraordinria do Congresso Nacional, sero elas automaticamente includas na pauta da convocao (CF, art. 57, 8). Exceto essas medidas provisrias, na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS convocado, vedado o pagamento de parcela indenizatria, em razo da convocao (CF, art. 57, 7). Bem, combinando que (i) acabou o pagamento de indenizao; com o fato de que (ii) a grande parte dessas convocaes depende da aprovao da maioria absoluta dos parlamentares, voc acha que ainda haver muitas convocaes extraordinrias? Vejamos algumas questes. 3. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2010) O Senado Federal compe-se de trs representantes de cada estado e do DF, com mandato de oito anos, eleitos segundo o princpio proporcional, sendo os representantes renovados de quatro em quatro anos, de forma alternada, por um e dois teros.

De fato, o Senado Federal constitui-se de representao dos estados, em nmero de trs senadores por estado (e trs do Distrito Federal), eleitos para mandato de 8 anos (CF, art. 46, 1). Nos termos do 2 do art. 46 da CF/88, a representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. Entretanto, a assertiva est errada, pois os senadores sero eleitos segundo o princpio majoritrio (CF, art. 46, caput). Ou seja, so eleitos os candidatos mais votados para as vagas existentes, sem a ocorrncia de segundo turno. Portanto, errada a assertiva. Cabe destacar que, ao contrrio dos senadores, os deputados federais sero eleitos segundo o sistema proporcional (CF, art. 45, caput). Item errado. 4. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional delibera, alm da matria para a qual foi convocado e das medidas provisrias em vigor na data da convocao, a respeito dos projetos de lei complementar em regime de urgncia.

Como comentado, as sesses legislativas do Congresso Nacional podem ser ordinrias ou extraordinrias. As sesses ordinrias esto previstas no art. 57 da CF, segundo o qual o Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, em dois perodos legislativos: de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Durante os intervalos desses perodos, a Constituio prev a possibilidade de convocao extraordinria do Congresso Nacional (sesso legislativa extraordinria, disciplinada nos 6 a 8 do art. 57). Na sesso legislativa extraordinria, o Congresso Nacional somente deliberar sobre a matria para a qual foi convocado, ressalvada a nica hiptese das medidas provisrias em vigor na data de convocao, que sero automaticamente includas na pauta (CF, art. 57, 7 c/c 8). Da o erro da
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS assertiva, pois no se delibera sobre projetos de lei complementar em regime de urgncia. Item errado. 5. (CESPE/PROMOTOR/MPE-SE/2010) O nmero total de deputados por estado estabelecido em resoluo do TSE, proporcionalmente populao, com os ajustes necessrios no ano anterior s eleies.

Segundo o art. 45, 1 da CF/88, o nmero total de Deputados (bem como a representao por Estado e pelo DF) ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao. Os ajustes necessrios sero realizados no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. Item errado. 6. (CESPE/JUIZ/TRF-5REGIO/2011) Em caso de urgncia ou de interesse pblico relevante, o presidente da Repblica pode convocar extraordinariamente o Congresso Nacional, devendo ser efetuado o pagamento da parcela indenizatria devida em razo do carter excepcional da convocao.

De fato, a Constituio prev a possibilidade de convocao extraordinria do Congresso (CF, art. 57, 6): I) pelo Presidente do Senado Federal, em caso de decretao de estado de defesa ou de interveno federal, de pedido de autorizao para a decretao de estado de stio e para o compromisso e a posse do Presidente e do VicePresidente-Presidente da Repblica; II) pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante, em todas as hipteses deste inciso com a aprovao da maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso Nacional. Por incrvel que parea, fica vedado o pagamento de parcela indenizatria, em razo da convocao (CF, art. 57, 7). Item errado. 7. (CESPE/JUIZ/TJ/PB/2011) Os estados, o DF e os territrios so representados por trs senadores, eleitos, com dois suplentes, para mandatos de oito anos, sendo a representao renovada a cada quatro anos, na proporo de um tero, de acordo com o princpio proporcional e de dois teros, de acordo com o princpio majoritrio.

A assertiva tem dois erros. Em primeiro lugar, cada territrio elege quatro deputados, e nenhum senador. Em segundo lugar, os senadores so eleitos segundo o princpio majoritrio, sempre.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. Vistos esses detalhes, passemos a analisar as atribuies de cada um dos rgos componentes do Poder Legislativo. 1.1 Congresso Nacional O Congresso Nacional o rgo legislativo federal, cabendo a ele dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio. As competncias do Congresso esto expressas no art. 48 (em regra, exercidas mediante lei ordinria ou complementar, com sano presidencial) e no art. 49 (exercidas mediante a edio de decreto legislativo, sem sano presidencial). Assim, compete ao Congresso Nacional aprovar leis que versem sobre (CF, art. 48): I - sistema tributrio, arrecadao e distribuio de rendas; II - plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado; III - fixao e modificao do efetivo das Foras Armadas; IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; V - limites do territrio nacional, espao areo e martimo e bens do domnio da Unio; VI - incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de Territrios ou Estados, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas; VII - transferncia temporria da sede do Governo Federal; VIII - concesso de anistia; IX - organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria e do Ministrio Pblico do Distrito Federal; X - criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b da CF/88; XI - criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica; XII - telecomunicaes e radiodifuso; XIII - matria financeira, cambial e monetria, instituies financeiras e suas operaes; XIV - moeda, seus limites de emisso, e montante da dvida mobiliria federal; XV - fixao do subsdio dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Destaquei algumas que considero mais importantes de serem conhecidas para concursos. Agora, um detalhe legal (que pode fazer a diferena na sua prova). Imagine se na sua prova casse a seguinte questo: Compete ao Congresso Nacional dispor sobre organizao administrativa, judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio e dos Territrios e organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal. E a, certo ou errado? Se voc teve dvidas, leia o inciso IX (destacado de azul acima) e responda. Essa questo estaria errada! Na verdade, ela estaria desatualizada, uma vez que no compete mais Unio organizar a Defensoria Pblica do DF. Portanto, foi alterada essa competncia do Congresso Nacional. E voc sabe como as bancas adoram novidades... Portanto, fique atento! que Emenda Constitucional 69/2012 transferiu da Unio para o Distrito Federal as atribuies de organizar e manter a Defensoria Pblica do Distrito Federal. Portanto, a referida emenda altera o art. 21 (que trata das competncias exclusivas da Unio), o art. 22 (que trata das competncias privativas da Unio) e o art. 48 (que trata das competncias do Congresso Nacional que so exercidas com a sano do Presidente da Repblica). Outra coisa: importante voc saber diferenciar as competncias vistas logo acima das que veremos a seguir! As competncias abaixo iniciam com verbos no infinitivo e apresentam atividades a serem desempenhadas pelo Congresso por meio de Decreto Legislativo, sem passar pela fase de sano presidencial. da competncia exclusiva do Congresso Nacional (CF, art. 49): I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores; VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado;
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; XI - zelar pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; XII - apreciar os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; XIII - escolher dois teros dos membros do Tribunal de Contas da Unio; XIV - aprovar iniciativas do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; XV - autorizar referendo e convocar plebiscito; XVI - autorizar, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; XVII - aprovar, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares. Para treinar esses aspectos, vamos fazer algumas questes. 8. (CESPE/JUIZ/TRT1/2010) Compete ao Congresso Nacional, com a sano do presidente da Repblica, autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas.

Nos termos do art. 49, XVI da CF/88, compete exclusivamente ao Congresso Nacional autorizar a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indgenas. Essa competncia ser exercida mediante decreto legislativo, sem sano presidencial. Item errado. 9. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) Compete ao Congresso Nacional fixar os subsdios dos ministros de Estado, no havendo necessidade de que a norma seja sancionada pelo presidente da Repblica.

De fato, compete ao Congresso Nacional fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado. Como se trata de competncia exclusiva do Congresso Nacional (CF, art. 49, VIII) exercida por meio de decreto legislativo, que no se submete sano do Presidente da Repblica. Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 1.2 - Cmara dos Deputados O art. 51 da Constituio estabelece as competncias privativas da Cmara dos Deputados, que sero, em regra, tratadas por meio de resoluo, sem sano do Presidente da Repblica ou qualquer participao do Senado Federal. Compete privativamente Cmara dos Deputados: I - autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - elaborar seu regimento interno; IV - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; V - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII. Observe que o inciso IV apresenta a iniciativa de lei para a remunerao dos seus servidores (nesse caso, o assunto no tratado por resoluo, mas por lei). S para lembrar, o subsdio dos prprios membros (deputados) ser definido por decreto legislativo do Congresso Nacional (CF, art. 49, VII). Vale destacar ainda, dentre as competncias da Cmara, a autorizao, por dois teros de seus membros, da instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. Neste ltimo caso (ministros de Estado), de acordo com o STF, s haver necessidade de autorizao da Cmara se os crimes cometidos guardarem conexo com delito de mesma natureza imputado ao Presidente da Repblica. 10. (CESPE/ANALISTA/PROCURADOR MUNICIPAL/PREFEITURA DE BOA VISTA/2010) Compete exclusivamente Cmara dos Deputados sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitarem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Trata-se de uma das competncias mais relevantes do Congresso Nacional (e no da Cmara dos Deputados). Nos termos do art. 49, V, da CF/88, competncia exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa. Essa competncia do Congresso bastante cobrada. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 1.3 Senado Federal Como comentado, cada estado (e o DF) elegem o nmero fixo de trs senadores cada um, com mandato de 8 anos (2 legislaturas). Diversamente da Cmara, que se renova integralmente a cada quatro anos, no Senado a representao de cada Estado e do DF renovada parcialmente, de quatro em quatro anos, por um e dois teros. Isso significa que, se voc se lembra, foram eleitos em 2010 dois senadores para determinado estado. Na eleio subseqente (2014) ser eleito um senador. J na de 2018, dois senadores... E assim por diante. As competncias privativas do Senado esto dispostas no art. 52, so bem mais numerosas que as competncias da Cmara e tambm so, em regra, disciplinadas por resoluo da Casa. Compete privativamente ao Senado Federal: I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o AdvogadoGeral da Unio nos crimes de responsabilidade; III - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio pblica, a escolha de: a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituio; b) Ministros do Tribunal de Contas da Unio indicados pelo Presidente da Repblica; c) Governador de Territrio; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da Repblica; f) titulares de outros cargos que a lei determinar; IV - aprovar previamente, por voto secreto, aps argio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente; V - autorizar operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; VI - fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios;

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS VII - dispor sobre limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico federal; VIII - dispor sobre limites e condies para a concesso de garantia da Unio em operaes de crdito externo e interno; IX - estabelecer limites globais e condies para o montante da dvida mobiliria dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; X - suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XI - aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao, de ofcio, do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; XIV - eleger membros do Conselho da Repblica, nos termos do art. 89, VII da CF/88. XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. Dentre as competncias mais cobradas em concursos, est a de julgar diversas autoridades por crimes de responsabilidade (incisos I e II). De se observar que, nessas situaes, presidir a sesso o Presidente do STF, limitando-se a condenao (proferida por dois teros) perda do cargo, com inabilitao, por oito anos, para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis. Quanto a esse julgamento, o STF firmou entendimento de que a renncia ao cargo, apresentada na sesso de julgamento, no paralisa o processo de impeachment. Ademais, no interrompe a jurisdio do Senado Federal para prosseguir no julgamento do processo, uma vez que ainda pode ser aplicada a pena de inabilitao para o exerccio de funes pblicas por oito anos. Observe ainda que diversas autoridades devem passar pela chancela do Senado para terem sua nomeao aprovada. Vejamos alguns exerccios. 11. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) As matrias de competncia privativa do Senado Federal no dependem de sano presidencial e se materializam por meio de decreto legislativo. As matrias de competncia privativa do Senado esto listadas no art. 52 da CF/88. De acordo com o caput do art. 48, elas no dependem de sano presidencial.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Alis, essas matrias de competncia privativa do Senado, em regra, so promulgadas pela presidncia da sua mesa, sem participao nem mesmo da Cmara dos Deputados. Todavia, em regra, so matrias disciplinadas por meio de resoluo, e no por meio de decreto legislativo. Por isso, errada a questo. De qualquer forma, cabe destacar que nem todas as competncias do art. 52 so exercidas por meio de resoluo. Com efeito, compete ao Senado Federal a iniciativa de lei para fixao da remunerao de seus servidores, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, Item errado. 12. (CESPE/JUIZ/TRT1/2010) O Senado Federal tem competncia para fixar, por proposta do presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. As competncias privativas do Senado esto dispostas no art. 52 da CF/88 e so disciplinadas, em regra, por resoluo dessa Casa Legislativa, sem necessidade de sano presidencial. De fato, competncia privativa do Senado Federal fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (CF, art. 52, VI). Item certo. Vejamos algumas questes que nos ajudem a treinar as competncias dos rgos do Poder Legislativo. 13. (CESPE/TECNICO/TRE/ES/2011) Compete privativamente ao Senado Federal proceder tomada de contas do presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. Olha, o Cespe vai tentar te confundir, por exemplo, atribuindo ao Senado uma competncia da Cmara dos Deputados. Ou, da mesma forma, afirmando haver a fase de sano/veto em alguma das competncias do art. 49 da CF/88. No caia nessa! Em primeiro lugar, eu no posso admitir que voc confunda competncias da Cmara e competncias do Senado. Pegue sua Constituio e acompanhe comigo. No caso da Cmara dos Deputados fica fcil, pois so pouqussimas competncias expressas no art. 51 (disciplinadas, em regra, via resoluo, sem sano presidencial). Portanto, importante voc memorizar estas duas: autorizar a instaurao de processo contra o Presidente, o Vice-Presidente e os Ministros de Estado (CF, art. 51, I); e proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa (CF, art. 51, II). Pronto! Voc s precisa saber isso.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS As competncias privativas do Senado esto dispostas no art. 52, so bem mais numerosas que as competncias da Cmara e tambm so disciplinadas por resoluo da Casa (espcie normativa que no exige sano presidencial e nem participao da Cmara dos Deputados). Dentre as competncias do Senado mais cobradas em concursos, est a de julgar diversas autoridades por crimes de responsabilidade (CF, art. 52, I e II) e a de aprovar a nomeao de diversas outras autoridades (CF, art. 52, III e IV). Ao longo dos prximos exerccios, voc vai treinar comigo aqui, mas guarde essa dica. Voltemos questo. Compete Cmara dos Deputados proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa (CF, art. 51, II). Item errado. 14. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) A escolha de chefes de misso diplomtica aprovada pela Cmara dos Deputados, por maioria de votos, em escrutnio secreto. A assertiva est errada, pois compete ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, aps arguio em sesso secreta, a escolha dos chefes de misso diplomtica de carter permanente (CF, art. 52, IV). Saiba que compete ao Senado aprovar a nomeao de diversas autoridades (CF, art. 52, III e IV). Por exemplo, acaba de ser escolhida a nova ministra do TCU. Onde ocorre a sabatina dela? No Senado (CF, art. 52, III, b). Item errado. 15. (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2010) de competncia do Senado Federal autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o presidente e o vicepresidente da Repblica, bem como contra os ministros de Estado. Compete privativamente Cmara dos Deputados autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o presidente e o vicepresidente da Repblica, bem como contra os ministros de Estado (CF, art. 51, I). Veremos mais detalhes sobre essa competncia da Cmara e sobre esse dispositivo constitucional quando estudarmos o processo de responsabilizao do Presidente da Repblica. Item errado. 16. (CESPE/PROMOTOR/MPE-SE/2010) So competncias privativas do Senado Federal: julgar anualmente as contas prestadas pelo presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS No compete ao Senado Federal o julgamento anual das contas do Presidente da Repblica. Com efeito, competncia exclusiva do Congresso Nacional o julgamento anual das contas do Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo (CF, art. 49, IX). Item errado. 17. (CESPE/PERITO PAPILOSCPICO/PC-ES/2011) O Senado Federal, ao julgar o processo de impeachment de presidente da Repblica, exercer uma funo jurisdicional. De fato, ao julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade (CF, art. 52, I), o Senado exerce a funo jurisdicional de forma atpica. Item certo. 18. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/ADMINISTRATIVA II/TRE/MT/2010) Embora vigore, no Brasil, o sistema presidencialista de governo, a CF atribui ao Congresso Nacional o poder de sustar os atos normativos e os atos administrativos do chefe do Poder Executivo sempre que os julgar inoportunos e inconvenientes ao interesse pblico. Se o Congresso pudesse sustar quaisquer atos normativos do Presidente da Repblica apenas por consider-los inoportunos e inconvenientes estaramos diante de uma situao de substancial ofensa separao dos poderes. Afinal, o Presidente s conseguiria fazer o que o Congresso permitisse. O que o Congresso tem competncia para fazer sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa (CF, art. 49, V). Mas, nesse caso, a interveno do Congresso justificvel (e, de forma sbia, prevista constitucionalmente); afinal, o que estar fazendo o presidente se ele editar decreto que extrapole o seu poder regulamentar ou editar lei que extrapole os limites da delegao legislativa? Estar invadindo a competncia do prprio Congresso Nacional! Diante disso, a Constituio atribui ao Parlamento competncia para sustar decretos regulamentares ou leis delegadas que extrapolem seus limites. Item errado. 19. (CESPE/ANALISTA/TJ/ES/2011) Incumbe privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. A assertiva est correta, pois, nos termos do art. 52, XV, da CF/88, compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributrio Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administraes tributrias da Unio, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municpios. Item certo.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 20. (CESPE/JUIZ/TJ/PB/2011) Entre as competncias exclusivas do Congresso Nacional incluem-se a de processar e julgar os ministros do STF, os membros do CNJ e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o procurador-geral da Repblica e o AGU nos crimes comuns e nos de responsabilidade. Qual das Casas Legislativas tem competncia para julgar certas autoridades nos crimes de responsabilidade? Acertou se voc respondeu o Senado Federal. Pois bem, compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justia e do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade. Item errado. Vejamos, a partir de agora, como a Constituio disciplina as Comisses das Casas Legislativas. Para fins de concurso, importantes so as CPIs, por isso mesmo, estudadas posteriormente. 1.4 Comisses O art. 58 da CF/88 dispe acerca das comisses permanentes e temporrias, que integram o Congresso Nacional e cada uma das Casas, e sero constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. O 1 do art. 58 prev que na constituio das Mesas e de cada Comisso, seja assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. Nos termos do 2 do art. 58, compete s comisses, em razo da matria de sua competncia: I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (ou seja, projetos de lei que no passam pelo plenrio); II - realizar audincias pblicas com entidades da sociedade civil; III - convocar Ministros de Estado para prestar informaes sobre assuntos inerentes a suas atribuies; IV - receber peties, reclamaes, representaes ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omisses das autoridades ou entidades pblicas; V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado; VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Durante o recesso, haver uma Comisso representativa do Congresso Nacional, eleita por suas Casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo, com atribuies definidas no regimento comum (CF, art. 58, 4). 21. (CESPE/ACE/TCE/TO/2009) O Congresso Nacional e suas casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. Essas comisses podero, em razo de sua competncia, discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa. Trata-se de competncia conferida s comisses parlamentares, que podero discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (CF, art. 58, 2, I). Isso significa que alguns projetos de lei sero aprovados nica exclusivamente pelas Comisses, sem passar pelo Plenrio das Casas. e

Quais so esses projetos? Isso ser definido no regimento de cada Casa (e, para ns, em Direito Constitucional, isso no interessa). Item certo. Vejamos agora a mais famosa das comisses. Comisso Parlamentar de Inqurito As CPIs so exemplos de mecanismos componentes do sistema de freios e contrapesos estabelecidos pela Constituio Federal. Ou seja, trata-se de uma das formas de controle dos demais poderes pelo Legislativo. Nesse sentido, as CPIs representam o desempenho de funo tpica do Legislativo: fiscalizao. Na Constituio, apenas um dispositivo trata dessas comisses. Nesse sentido, o 3 do art. 58 estabelece que as comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. De incio, observe que as CPIs so criadas por prazo certo para a investigao fato determinado. Ademais, a instaurao depende de requerimento de um tero dos membros da Casa Legislativa. A indicao de prazo certo para a concluso dos trabalhos da CPI no impede sucessivas prorrogaes, desde que dentro da mesma legislatura. Objetivamente, a indicao de fato determinado:
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS I) impede a criao de uma CPI para investigaes genricas; II) no impede que sejam investigados outros fatos de surjam durante as investigaes; III) impede que o depoente seja obrigado a responder perguntas referentes a fatos estranhos. Apesar da literalidade do dispositivo constitucional, devemos lembrar que os poderes da CPI no so exatamente os mesmos de um juiz, pois elas no podem ofender o princpio da reserva de jurisdio (abrange determinadas medidas exclusivamente destinadas competncia do Poder Judicirio). Vejamos a seguir alguns entendimentos do STF sobre esse assunto. I) admitido que o regimento das Casas crie limites ao nmero de CPIs que podem ser criadas simultaneamente. II) As CPIs tm competncia para investigar fatos que j estejam sendo objeto de investigao policial ou do Ministrio Pblico. III) As CPIs no tm competncia para investigar atos jurisdicionais. De qualquer forma, magistrados podem ser intimados a comparecer para depor sobre prtica de atos administrativos (exerccio de funo atpica). Por outro lado, as CPIs tm competncia para convocar membro do Ministrio Pblico e Ministros de Estado para depor. IV) Desde que haja interesse pblico, CPI pode investigar negcios privados. V) CPI de um ente federado (do Congresso Nacional, por exemplo) no pode investigar irregularidade no campo material de outro ente (irregularidades em mbito municipal, por exemplo). VI) As manifestaes de congressista em CPIs esto protegidas pela imunidade material (afinal, trata-se de exerccio da atividade parlamentar). VII) Os atos que impliquem restrio de direito (por exemplo, quebra de sigilo bancrio) devem ser fundamentados (motivados) e decididos por maioria absoluta dos membros da comisso (princpio da colegialidade). VIII) As CPIs no tm competncia para ter acesso a processo judicial em trmite sob segredo de justia (no quebra sigilo judicial). IX) A instaurao da CPI depende apenas daqueles requisitos previstos na CF/88 (art. 58, 3). Atendidas tais exigncias, cumpre ao Presidente da Casa legislativa adotar os procedimentos subseqentes e necessrios efetiva instalao da CPI. Assim, essa prerrogativa do Parlamento de investigar no pode ser comprometida pelo bloco majoritrio existente no Congresso Nacional por meio de sua intencional recusa em indicar membros para determinada CPI. Ademais, vale destacar que os depoentes em CPIs tm direito: (i) ao silncio (no auto-incriminao); (ii) ao sigilo profissional; e (iii) a ser assistido por advogado e comunicar-se com ele durante as sesses.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS As CPIs tm competncia para convocar integrantes da populao indgena para depor, desde que o depoimento seja: a) realizado no mbito da rea indgena, em dia e hora previamente acordados com a comunidade; b) assistido por um representante da FUNAI e antroplogo conhecedor da comunidade. De se destacar que as convocaes por CPIs devem ser formais (regras do Cdigo de Processo Penal): realizadas pessoalmente, no se admitindo outros meios (no se admite convocao por telefone, fax ou emails, por exemplo). Os atos de CPIs sujeitam-se a controle por mandado de segurana nos casos de ilegalidade ou abuso de poder. Todavia, admite-se tambm a impetrao de habeas corpus quando houver ofensa, direta ou indireta, ao direito de locomoo. Vejamos a esquematizao dos aspectos mais relevantes. Logo a seguir utilizarei uma questo para comentar uma jurisprudncia sobre CPIs. Sintetizando:

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS

22. (CESPE/ANALISTA DO SEGURO SOCIAL DIREITO/INSS/2008) As comisses parlamentares de inqurito so conseqncia do sistema de freios e contrapesos adotado pela Constituio Federal. Posso dizer que o sistema de freios e contrapesos consiste em instrumentos de controles recprocos entre os Poderes. Essa teoria tem por base aquela ideia de que o Poder se corrompe se no encontra limites. Assim, o sistema de freios e contrapesos visa a resguardar o equilbrio do princpio da separao de Poderes, j que evita a concentrao de poder nas mos de um dos poderes da repblica. As CPIs so exemplos de mecanismos componentes do sistema de freios e contrapesos estabelecidos pela Constituio Federal. Ou seja, trata-se de uma das formas de controle dos demais poderes pelo Legislativo. Outro detalhe importante que as CPIs representam o desempenho de funo tpica do Legislativo: fiscalizao. Item certo. 23. (CESPE/ANALISTA DO SEGURO SOCIAL DIREITO/INSS/2008) As comisses parlamentares de inqurito so consequncia do sistema de freios e contrapesos adotado pela Constituio Federal. As CPIs so exemplos de mecanismos componentes do sistema de freios e contrapesos estabelecidos pela Constituio Federal. Ou seja, trata-se de uma das formas de controle dos demais poderes por parte do Legislativo. Item certo. 24. (CESPE/PROCURADOR/TCE-ES/2009) De acordo com o STF, a comisso parlamentar de inqurito pode proceder quebra de sigilo bancrio da

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS pessoa investigada, ainda que baseada em fundamentos genricos, sem a indicao de fatos concretos e precisos. Segundo o STF, CPI pode quebrar os sigilos bancrio, fiscal e de dados telefnicos, por decorrncia dos poderes de investigao que a prpria CF/88 atribuiu a essas comisses (CF, art. 58, 3). De qualquer forma, para que uma CPI possa determinar diretamente a quebra desses sigilos necessrio demonstrar a existncia concreta de causa provvel que legitime essa medida excepcional. Ademais, deve estar justificado como o referido procedimento enquadra-se na investigao dos fatos determinados que deram causa instaurao dessa comisso. Item errado. 25. (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DPE/PI/2009) Como instrumentos de fiscalizao do Poder Legislativo, as comisses parlamentares de inqurito tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, podendo determinar as diligncias que julgar necessrias, tomar depoimentos, ouvir indiciados e testemunhas, requisitar documentos de rgos pblicos e promover a responsabilidade civil e criminal dos infratores. As CPIs funcionam como instrumento de fiscalizao do Poder legislativo. Entretanto, no podem promover responsabilidade civil e criminal de infratores. Portanto, errada a assertiva. A competncia da CPI termina com a realizao da investigao e elaborao do relatrio final que, se for o caso, ser encaminhado ao Ministrio Pblico, para que este sim promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores (CF, art. 58, 3). Item errado. 26. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) O Congresso Nacional instituiu comisso parlamentar de inqurito (CPI) para apurao de irregularidades nas sentenas proferidas por determinado juiz contra a Unio. O juiz foi convocado para prestar esclarecimentos sobre sentenas por ele prolatadas. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta, de acordo com o entendimento do STF. a) O magistrado no obrigado a prestar depoimento que envolva sentenas por ele prolatadas. b) A CPI somente seria possvel se tivesse objeto mais genrico, envolvendo a apurao de irregularidades em todo o Poder Judicirio. c) Em razo de sua formao jurdica, no direito do juiz fazer-se acompanhar de advogado. d) A CPI no tem poderes para quebrar o sigilo dos registros telefnicos de investigado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS e) O comparecimento espontneo do magistrado implicar a perda do direito de permanecer em silncio, e tal conduta ser interpretada como confisso. A alternativa a est correta. CPIs no podem investigar ato de natureza jurisdicional. De qualquer forma, as CPIs tm poderes para convocar magistrado para depor acerca da prtica de atos administrativos (atuao dos magistrados segundo sua funo administrativa atpica). A alternativa b est errada, porque CPI no pode ter objeto genrico. A CF/88 exige o apontamento de fato determinado para a criao dessa comisso. A alternativa c est errada. Qualquer depoente (investigado ou testemunha) pode ser assistido por advogado e com ele se comunicar durante as sesses da CPI. A alternativa d est errada, pois as CPIs tm competncia para determinar a quebra dos sigilos bancrio, fiscal e telefnico (dos registros telefnicos) de investigado. A alternativa e est errada. O direito de permanecer calado assegurado ao depoente em CPI, evitando-se assim sua auto-incriminao, sem que isso possa ser interpretado como confisso. Gabarito: a 27. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO REA JUDICIRIA/TJ PA/2006) No ofende o princpio constitucional da separao e independncia dos poderes a intimao de magistrado para prestar esclarecimentos perante comisso parlamentar de inqurito sobre ato jurisdicional tpico que praticou. CPIs no podem investigar ato de natureza jurisdicional, isto , ato praticado por membro do Poder Judicirio no desempenho de funo tpica (decises judiciais). Mas fique atento: CPIs podem convocar um magistrado para depor, desde que seja sobre assuntos relacionados prtica de ato administrativo. Seria cabvel, portanto, a convocao de um juiz numa apurao de irregularidades em procedimento licitatrio ou mesmo em concurso pblico realizados pelo judicirio. Item errado. 28. (CESPE/ANALISTA/PROCURADOR MUNICIPAL/PREFEITURA DE BOA VISTA/2010) As comisses parlamentares de inqurito constitudas por qualquer uma das casas do Congresso Nacional tm poderes prprios das autoridades judiciais, podendo ordenar, entre outros procedimentos, busca domiciliar e interceptao telefnica. De acordo com o art. 58, 3, as comisses parlamentares de inqurito tm, de fato, poderes de investigao prprios das autoridades judiciais. Assim, CPIs podem at determinar a quebra de sigilo bancrio, fiscal e telefnico (acesso aos dados telefnicos).
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Entretanto, a quebra do sigilo telefnico (para quem ligou, quando ligou, durao de chamadas) no se confunde com interceptao telefnica. Esta ltima relaciona-se com a captao de conversas telefnicas (escutas telefnicas) e no poder ser determinada por CPI, pois est protegida por reserva de jurisdio. O mesmo se pode dizer a respeito da busca domiciliar, procedimento sujeito reserva de jurisdio, nos termos do art. 5, XI da CF/88. Item errado. 29. (CESPE/PROCURADOR/PGM/RR/2010) As comisses parlamentares de inqurito constitudas por qualquer uma das casas do Congresso Nacional tm poderes prprios das autoridades judiciais, podendo ordenar, entre outros procedimentos, busca domiciliar e interceptao telefnica. A CPI no pode determinar busca domiciliar, nem interceptao telefnica. Item errado 30. (CESPE/OAB/2010) As comisses parlamentares de inqurito podero determinar a quebra de sigilo bancrio sem a interferncia do Poder Judicirio, desde que o faam de forma fundamentada. De fato, as CPIs tm competncia para a quebra de sigilo bancrio, sem interferncia do Judicirio. Entretanto, essa deciso deve ser fundamentada e aprovada pela maioria absoluta de seus membros. Item certo. 31. (ESAF/APO/MPOG/2010) O modelo democrtico brasileiro consagra o entendimento de que lcita a atuao da maioria legislativa de, deliberadamente, permanecer inerte na indicao de membros para compor determinada Comisso Parlamentar de Inqurito. Interessante esta questo. Segundo o STF, no se admite que a maioria parlamentar venha a frustrar, no mbito do Congresso Nacional, o exerccio, pelas minorias legislativas, da prerrogativa constitucional de investigao parlamentar. Isso porque a instaurao do inqurito parlamentar est vinculada, unicamente, satisfao de trs exigncias definidas, de modo taxativo, pela CF/88: (i) prazo certo; (ii) fato determinado; e (iii) subscrio do requerimento de constituio da CPI por, no mnimo, 1/3 dos membros da Casa legislativa. Atendidas tais exigncias (CF, art. 58, 3), cumpre ao Presidente da Casa legislativa adotar os procedimentos subseqentes e necessrios efetiva instalao da CPI. Assim, essa prerrogativa do Parlamento de investigar no pode ser comprometida pelo bloco majoritrio existente no Congresso Nacional por meio de sua intencional recusa em indicar membros para determinada CPI (MS 24.831, Rel. Min. Celso de Mello, 22-6-05). Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 1.5 Estatuto dos Congressistas Esse assunto abrange as imunidades e vedaes dos parlamentares, bem como as prerrogativas de foro, de servio militar, de vencimentos e de iseno do dever de testemunhar. As imunidades so prerrogativas de ordem pblica, sendo por isso irrenunciveis, e o princpio constitucional que legitima sua existncia na nossa Constituio a separao dos Poderes. As imunidades se iniciam com a diplomao. A diplomao ato anterior posse, realizado pela Justia Eleitoral e que proclama eleito o candidato. As imunidades parlamentares so classificadas em materiais e formais (ou processuais). Imunidade material relaciona-se com as manifestaes (palavras) Imunidade processual relaciona-se com as regras processuais Nos termos do art. 53, os deputados e senadores so inviolveis civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras ou votos (imunidade material). Observe que, nesse caso, no ocorre o crime. As suas manifestaes exaradas durante o mandato no geraro responsabilizao nem depois que eles deixarem a cadeira de parlamentar. A imunidade material abrange manifestaes exaradas dentro ou fora da Casa Legislativa se a manifestao tiver conexo com a atividade parlamentar. Explicando de outra forma, observe que manifestaes exaradas fora do recinto da Casa Legislativa s estaro protegidas se tiverem conexo com a atividade parlamentar. Todavia, as manifestaes expendidas no recinto do Congresso esto sempre protegidas pela imunidade material, tenha ou no a sua manifestao pertinncia com o exerccio da atividade parlamentar. Essa imunidade protege ainda os jornalistas que venham a reproduzir as manifestaes dos parlamentares. Quanto aos suplentes de parlamentares, s estaro protegidos por imunidade material quando vierem a se tornar titulares do mandato. Vale destacar que a imunidade no alcana discursos com finalidade polticoeleitoral. J a imunidade formal ou processual diz respeito s condicionantes de priso e ao processo. Diferentemente das imunidades materiais, nas imunidades formais, os atos praticados pelos parlamentares no perdem o carter de ilcitos e os autores respondero por esses atos. Entretanto, eles dispem de prerrogativas quanto priso e possibilidade de sustao do andamento do processo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Quanto priso, o art. 53, 2 estabelece que desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de vinte e quatro horas Casa respectiva (Cmara ou Senado), para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. Segundo a jurisprudncia do STF, essa vedao priso alcana inclusive as prises civis, (ou seja, inclui o devedor de alimentos - se for parlamentar, no ser preso). Essa imunidade inclui ainda a vedao conduo coercitiva do parlamentar. Entretanto, tal imunidade no impede a priso do congressista que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado (art. 55, inciso VI) e s impede a priso do parlamentar enquanto ele estiver respondendo ao processo criminal, pendente de deciso definitiva. Quanto sustao do processo, as regras esto previstas entre os pargrafos 3 e 5 do art. 53 da CF/88. Recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido aps a diplomao, o STF dar cincia Casa respectiva. Ou seja, o STF j iniciar o processo de julgamento sem qualquer autorizao. A Cmara ou o Senado, assim, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao j iniciada unilateralmente pelo STF. O pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de 45 dias de seu recebimento pela Mesa Diretora e, caso aprovado, suspender o prazo de prescrio do crime ou delito, enquanto durar o mandato.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Esse regime foi alterado pela EC 35/2001. At a aprovao da referida emenda, era necessria autorizao prvia das Casas Legislativas para que o STF iniciasse o processo, e havia vrios processos aguardando autorizao das Casas para fossem iniciados no STF. Assim, quando da aprovao da EC 35/2001, o STF pronunciou-se no sentido de que a emenda alcanava todos os atos processuais dos crimes praticados anteriormente sua aprovao. Ento, o STF pde iniciar imediatamente o julgamento dos antigos processos mesmo sem autorizao das Casas Legislativas (mesmo aqueles j apreciados pelas Casas). Assim, a desnecessidade de autorizao prvia da Casa Legislativa - para julgamento de Congressista - autoriza o Tribunal (STF) a julgar os processos pendentes referentes a crimes pretritos. Ateno! As regras estudadas so aplicveis tambm aos deputados estaduais e distritais. Por outro lado, os vereadores s dispem de imunidade material, e mesmo assim, apenas na circunscrio do municpio (CF, art. 29, VIII). Ademais vale destacar que, se um candidato foi eleito e reeleito diversas vezes, o STF s considera sua ltima diplomao para efeito de imunidade parlamentar. Ou seja, se um crime ocorreu antes da sua ltima diplomao, o Parlamentar no ter imunidade. Significa dizer, em resumo, cada mandato est vinculado ltima diplomao do Parlamentar.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Voc precisa conhecer ainda as regras relativas ao foro por prerrogativa de funo dos parlamentares, que sero julgados pelo STF nas infraes de natureza penal. O foro especial dos parlamentares significa que, aps a diplomao, eles passam a ter a prerrogativa de serem julgados apenas perante o STF no que se refere s infraes penais. Ou seja, diplomado, o parlamentar passa a responder perante o STF, inclusive no que se refere s infraes cometidas antes da diplomao. Imagine a hiptese de um crime cometido antes da diplomao, ao qual o incriminado esteja respondendo na Justia Comum. Aps a sua diplomao, os autos do processo sero transferidos para o STF (foro especial). Mas no haver imunidade parlamentar (afinal, o crime foi cometido antes da diplomao), somente foro especial, pois o processo continuar correndo normalmente. Vale destacar isto: o foro especial s tem aplicao durante o mandato, mas alcana crimes cometidos anteriormente. Expirado o mandato, os processos sero remetidos para a justia comum competente. Todavia, se o STF j houver dado incio ao julgamento do processo, no haver a cessao da prerrogativa de foro com o trmino do mandato. A figura abaixo auxilia a enxergar isso (a seta preta demonstra o andamento do processo).

Vamos sintetizar abaixo as informaes relativas s imunidades.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Por fim, vale comentar que, durante o estado de stio, devido excepcionalidade da situao, as imunidades de Deputados e Senadores podero ser suspensas mediante voto de dois teros dos membros da Casa respectiva. Essa suspenso se dar exclusivamente para os atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional que sejam incompatveis com a execuo do estado de stio (CF, art. 53, 8). Estabelece a Constituio, no art. 56, I, que os congressistas no perdero o mandato se forem investidos no cargo de Ministro de Estado, Governador de Territrio, de Prefeitura de Capital ou chefe de misso diplomtica temporria. Nesse caso, poder optar pela remunerao do mandato. Cabe destacar que, segundo o STF, o parlamentar afastado de suas funes para exercer cargo no Poder Executivo (ministro de Estado, por exemplo) no dispe de imunidades, mas permanece seu direito prerrogativa de foro. Outro aspecto importante: no caso de haver cidados comuns envolvidos no mesmo processo de um parlamentar, eles tambm sero julgados pelo STF. Ou seja, como o processo um s ele vai todo para o STF. Todavia, caso haja a sustao do processo do parlamentar, os autos sero separados e a documentao referente aos outros cidados ser encaminhada para a justia comum, onde o processo correr normalmente. Nos termos do art. 53, 6 da CF/88, os deputados e senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. Trata-se de uma faculdade do congressista e no um impositivo, j que se entender conveniente, poder sim tornar pblicas as informaes de que disponha.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS A incorporao s foras armadas de deputados e senadores, ainda que militares, e mesmo em tempo de guerra, depende de prvia licena da Casa respectiva (CF, art. 53, 7). Os artigos 54 e 55 tratam das incompatibilidades e das hipteses de perda dos mandatos dos congressistas, respectivamente. Incompatibilidades A diplomao (expedio do diploma) ato que antecede a posse. Nesse sentido, algumas incompatibilidades ocorrem j desde a expedio do diploma. Outras se iniciaro a partir da posse. Segundo o art. 54, os parlamentares no podero:
I - Desde a expedio do diploma a) firmar ou manter contrato com pessoa jurdica de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou empresa concessionria de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; II - Desde a posse a) ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo ou funo de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a"; c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a"; d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo.

b)aceitar ou exercer cargo, funo ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissveis "ad nutum", nas entidades constantes da alnea anterior;

Hipteses de perda do mandato No art. 55, so detalhadas as hipteses de perda do cargo pelo parlamentar. Enquanto em alguns casos a perda ser meramente declarada pela Mesa (CF, art. 55, 3) em outras hipteses depender de juzo dos demais parlamentares, por voto secreto e maioria absoluta. I) Hipteses de perda de mandato do deputado ou senador, decidida pela Mesa da Cmara ou do Senado, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros, ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa: a) quando o congressista deixar de comparecer, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da Casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada; b) quando o congressista perder ou tiver suspensos os direitos polticos; e c) quando o decretar constitucionalmente. a Justia Eleitoral, nos casos previstos

II) Hipteses de perda de mandato decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa: a) quando houver infrao a qualquer das proibies estabelecidas no art. 54 (impedimentos a partir da diplomao ou a partir da posse); b) quando o procedimento do parlamentar for declarado incompatvel com o decoro parlamentar; c) quando o congressista vier a sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. A quebra de decoro envolve, alm dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas aos membros do Congresso ou a percepo de vantagens indevidas (CF, art. 55, 1). Ateno! Mesmo com a condenao criminal transitada em julgado a perda do mandato no automtica. Haver um juzo de convenincia e oportunidade a partir do julgamento dos pares (por voto secreto e maioria absoluta). Por outro lado, nos casos previstos nos incisos III a V do art. 55 (faltas a mais de um tero das sesses sem justificativa; perda ou suspenso dos direitos polticos e decretao pela Justia Eleitoral), a perda se dar a partir de um ato da Mesa (meramente declaratrio de uma situao j constituda ou constatada). A seguir, vejamos uma questo do Cespe. Vou utiliz-la para explicarmos uma jurisprudncia interessante. 32. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/ADMINISTRATIVA/TRE/BA/2010) O deputado federal investido temporria e precariamente no cargo de ministro de Estado no est sujeito a processo disciplinar perante a Cmara dos Deputados em razo da prtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar quando no cumprimento de seu mandato. Veja que questo fantstica! Trata-se do caso Jos Dirceu. O Supremo Tribunal Federal julgou mandado de segurana impetrado contra uma representao por quebra de decoro parlamentar pelo ento Deputado Federal licenciado para ocupar cargo de ministro de Estado (CF, art. 56, I). quela poca, foram firmados os seguintes entendimentos (julgado do STF): I) o membro do Congresso Nacional que se licencia do mandato para investirse no cargo de Ministro de Estado no perde os laos que o unem, organicamente, ao Parlamento (CF, art. 56, I). Em consequncia, continua a subsistir em seu favor a garantia constitucional da prerrogativa de foro em matria penal, bem como a faculdade de optar pela remunerao do mandato (CF, art. 56, 3); II) da mesma forma, ainda que licenciado, cumpre-lhe guardar estrita observncia s vedaes e incompatibilidades inerentes ao estatuto constitucional do congressista, assim como s exigncias tico-jurdicas que a

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Constituio (CF, art. 55, 1) e os regimentos internos das casas legislativas estabelecem como elementos caracterizadores do decoro parlamentar; III) a princpio, como regra, o princpio da separao dos poderes impede que a Cmara dos Deputados submeta o parlamentar licenciado a processo de perda do mandato, em virtude de atos por ele praticados que tenham estrita vinculao com a funo exercida no Poder Executivo (CF, art. 87, pargrafo nico, I, II, III e IV), uma vez que a Constituio prev modalidade especfica de responsabilizao poltica para os membros do Poder Executivo (CF, arts. 85, 86 e 102, I, c); IV) todavia, no caso em discusso (tratava-se do mensalo), embora afastado do exerccio do mandato parlamentar, o deputado Jos Dirceu foi acusado de haver usado de sua influncia para levantar fundos junto a bancos com a finalidade de pagar parlamentares para que, na Cmara dos Deputados, votassem projetos em favor do Governo. Nessa linha, tal imputao estaria em clara afronta ao Cdigo de tica e Decoro Parlamentar da Cmara dos Deputados que qualifica como suscetveis de acarretar a perda do mandato os atos e procedimentos levados a efeito no intuito de fraudar, por qualquer meio ou forma, o regular andamento dos trabalhos legislativos para alterar o resultado de deliberao. Diante disso, o STF entendeu que seria sim admissvel, nessa hiptese, que o parlamentar sofresse processo administrativo para apurar eventual quebra de decoro parlamentar. Objetivamente, podemos resumir o caso da seguinte forma: o afastamento do congressista para exercer cargo de Ministro de Estado no impede a instaurao de processo disciplinar pela Casa por quebra de decoro em decorrncia de atos que tenham ligao com o exerccio da funo parlamentar. Agora, guarde bem essas informaes, afinal, c entre ns: quantos concorrentes teriam condies de acertar uma questo como esta? Certamente, poucos, pouqussimos... Item errado. 33. (CESPE/ANALISTA MINISTERIAL/MPE/PI/2012) As imunidades parlamentares so prerrogativas que decorrem do efetivo exerccio da funo parlamentar e estendem-se aos suplentes, mesmo que estes no tenham assumido o cargo ou no estejam em seu efetivo exerccio. Os suplentes de parlamentares s estaro protegidos por imunidade material quando vierem a se tornar titulares do mandato. Item errado. 34. (CESPE/JUIZ/TJ/PI/2012) Os deputados federais e senadores submetemse, desde a expedio do diploma, a julgamento perante o STF; no necessrio, porm, que esse tribunal tenha autorizao da casa respectiva para receber a denncia ou queixa-crime e iniciar a ao penal contra parlamentar.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS O foro especial dos parlamentares no STF inicia-se, realmente, aps a diplomao (CF, art. 53, 1). Ademais, certo que, aps a EC n 35/2001, o julgamento de congressista pelo STF no exige mais prvia autorizao da Casa Legislativa. Hoje, a imunidade formal quanto ao processo consiste na mera possibilidade de sustao do processo. Item certo. 35. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) Os deputados e senadores no so obrigados a testemunhar quanto a informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem acerca das pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. A assertiva est correta, pois se trata de descrio literal do art. 53, 6 da CF/88. Com efeito, os Deputados e Senadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. Item certo. 36. (CESPE/JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO/TJ-ACRE/2007) A imunidade parlamentar de deputado estadual no alcana as ofensas proferidas fora da casa legislativa, mesmo quando estas possam ter conexo com a atividade parlamentar. Para responder essa questo, voc precisa saber que a imunidade parlamentar de deputado estadual segue o mesmo regramento da imunidade dos congressistas (CF, art. 27, 1). Ademais, quanto imunidade material, ela abrange manifestaes exaradas dentro ou fora da Casa Legislativa se a manifestao tiver conexo com a atividade parlamentar. Explicando de outra forma, observe que manifestaes exaradas fora do recinto da Casa Legislativa s estaro protegidas se tiverem conexo com a atividade parlamentar. Todavia, as manifestaes expendidas no recinto da Assemblia Legislativa esto sempre protegidas pela imunidade material, tenha ou no a sua manifestao pertinncia com o exerccio da atividade parlamentar. Item errado. 37. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) A autorizao da Cmara dos Deputados condio necessria ao incio de processo criminal no STF, em razo de crime contra a administrao praticado por deputado federal. Aps a EC n 35/2001, o julgamento de congressista pelo STF no exige mais prvia autorizao da Casa Legislativa.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Assim, recebida a denncia contra um Deputado Federal, o STF dar cincia Cmara dos Deputados e continuar o processo normalmente, sem ter de esperar a deciso daquela casa legislativa. Por iniciativa de partido poltico e pelo voto da maioria absoluta de seus membros, poder a Cmara sustar o andamento da ao, at a deciso final. Em suma, hoje, a imunidade formal quanto ao processo consiste na mera possibilidade de sustao do processo. dizer, o processo tem seu andamento regular, independentemente de autorizao. isso mesmo, o STF recebe a denncia, d cincia Casa respectiva, e d andamento ao. Agora, a bola est com a respectiva Casa, que s pode fazer alguma coisa se for provocada por partido poltico. Se for provocada, a Casa tem 45 dias para sustar o andamento do processo (por maioria absoluta e voto aberto). De se destacar que o partido poltico poder ter a iniciativa para a sustao do andamento da ao a qualquer momento, desde que antes da deciso final do STF. Mas, o pedido de sustao ser apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogvel de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. A sustao do processo suspende a prescrio, enquanto durar o mandato. Item errado. 38. (CESPE/TITULARIDADE DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO/TJDFT/2008) De acordo com a jurisprudncia do STF, se a jurisdio especial, decorrente de prerrogativa de funo, do STF, como a mais alta corte do pas, garantia constitucional do mais justo julgamento a que podem aspirar os titulares dessa prerrogativa, um deputado federal no tem, sob nenhum argumento nem pretexto, interesse jurdico em renunciar a esse favor constitucional, o que, no institudo no interesse pessoal do ocupante do cargo, mas no interesse pblico de seu bom exerccio, integra os predicados objetivos do devido processo legal, para ser julgado por rgo de menor categoria. O Cespe resume entendimento consagrado de que a prerrogativa de funo estabelecida pela Constituio visa a proteger a prpria funo legislativa. No se trata de liberalidade em favor de determinadas pessoas fsicas ocupantes de determinados cargos. Assim, no dispe a autoridade da possibilidade de renunciar ao foro especial por prerrogativa de funo, nem qualquer outra das imunidades. Item certo. 39. (CESPE/DELEGADO DE POLCIA/POLCIA CIVIL/PB/2008) Carlos, deputado estadual, utilizou a tribuna da respectiva assemblia legislativa para comunicar aos seus pares um grave fato ocorrido na sua vida particular, sendo que acabou por ofender a honra de Joo, senador da Repblica, ao acus-lo de fato descrito como crime. Joo, que alm de poltico radialista, acabou por utilizar o espao do seu programa de rdio
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS semanal para ofender a honra de Carlos, com acusaes que, igualmente, no tm relao com o mandato parlamentar. Acerca dessa situao hipottica e das imunidades parlamentares na forma da jurisprudncia do STF, assinale a opo correta. a) No h imunidade material na conduta praticada por Carlos. b) No h imunidade material na conduta praticada por Joo. c) A imunidade material para o crime no se estende para a ao de reparao civil. d) O regime jurdico das imunidades dos parlamentares federais no se estende aos parlamentares estaduais. e) Independentemente do que preveja a constituio do respectivo estado, eventual ao penal proposta contra Carlos ser julgada pelo juiz criminal competente do estado onde exerce seu mandato. A alternativa a est errada. A imunidade material protege a conduta de Carlos na tribuna da assemblia legislativa, independentemente do teor do seu pronuciamento. Diferente o caso de um pronunciamento feito fora da Casa legislativa, que s estar protegido se tiver relao com o exerccio parlamentar. Portanto, correta a alternativa b, e entenda bem o porqu. As manifestaes dos parlamentares fora do recinto das Casas Legislativas s estaro protegidas pela imunidade material se forem relacionadas ao exerccio da atividade parlamentar. J na letra a o pronunciamento se deu dentro da Casa legislativa (em que, independentemente do teor, a manifestao estar protegida pela imunidade). A alternativa c est errada, pois os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos (CF, art. 53) A alternativa d est errada porque se estendem aos deputados estaduais as regras aplicveis aos congressistas (CF, art. 27, 1). A alternativa e est errada porque a prerrogativa de foro dos deputados estaduais estar detalhada na Constituio estadual (em regra, so julgados pelo Tribunal de Justia local). Gabarito: b 40. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) O deputado federal passa a ter foro privilegiado perante o STF a partir da posse. O direito a foro especial perante o STF inicia-se a partir da diplomao do congressista (ou seja, antes da posse). Mas, observe que engloba tambm aqueles processos relativos a crimes cometidos antes dela. dizer, com a diplomao, os processos so encaminhados ao STF, que prosseguir com a ao.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS E cessado o mandato do parlamentar? Bem, encerrado o mandato, cessa-se tambm a prerrogativa de foro, e os processos so remetidos justia comum. Vale destacar, entretanto, uma exceo: que, iniciado o julgamento pelo STF, a Suprema Corte continuar com o processo mesmo que encerrado o mandato nesse perodo. Item errado. 41. (CESPE/JUIZ/TJ/PB/2011) Os parlamentares federais possuem imunidade formal para a priso e para o processo, no podendo, desde a expedio do diploma, ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel, nem processados criminalmente sem prvia licena da respectiva casa. De fato, desde a diplomao, os parlamentares no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel (CF, art. 53, 2). Todavia, eles podero sim ser processados criminalmente pelo STF sem a necessidade de prvia licena da respectiva Casa. O que ocorrer que, ao receber a denncia, o STF dar cincia Casa para que ela possa, por iniciativa de partido poltico, sustar o andamento do processo (CF. art. 53, 3). Nessa linha, ao mesmo tempo em que avisa a Casa, o STF comea o processo, sem necessidade de aguardar autorizao. Item errado. 2 Processo legislativo A Constituio estabelece uma srie de atos a serem realizados pelos rgos legislativos, visando formao das seguintes espcies normativas, previstas no art. 59 da CF/88: (i) emendas Constituio; (ii) leis complementares; (iii) leis ordinrias; (iv) leis delegadas; (v) medidas provisrias; (vi) decretos legislativos; e (vii) resolues. Um detalhe interessante (e que quero que voc guarde desde j) que esses atos normativos integrantes do processo legislativo (CF, art. 59) veiculam normas primrias (normas que retiram sua validade diretamente da Constituio). E, com a exceo da emenda constitucional, todas as espcies legislativas supracitadas situam-se no mesmo nvel hierrquico. No estudaremos aqui (pois no compem o processo legislativo) os atos secundrios, que sero infralegais (se situam abaixo da lei). Como veremos, uma norma deve observar o devido processo legislativo estabelecido pela Constituio, sob pena de vcio formal de inconstitucionalidade. De se destacar que, embora a Legislativo, os demais poderes citados os casos da edio de Repblica e da edio dos Judicirio. produo normativa seja funo tpica do Poder tambm a exercem. Como exemplos podem ser medidas provisrias por parte do Presidente da regimentos internos dos tribunais do Poder

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS interessante observar que o STF considera que as regras bsicas do processo legislativo previstas na Constituio Federal devem ser respeitadas pelas Constituies Estaduais. A partir de agora, passarei a explicar cada uma das espcies normativas previstas na Constituio. 2.1 Processo legislativo ordinrio Para que voc compreenda o processo legislativo, necessrio ter em mente todas as fases que o compem. I) Fase introdutria: a fase iniciativa, instauradora do processo legislativo. Veremos em detalhes os tipos de iniciativa previstos. II) Fase constitutiva: aps a discutido e votado nas duas Deputados e Senado Federal). Presidente da Repblica para que apresentao do projeto de lei, ele ser Casas do Poder Legislativo (Cmara dos Logo aps, se aprovado, seguir para o este o sancione ou vete.

III) Fase complementar: fase final do processo legislativo, que ser segmentada em duas etapas, promulgao e publicao. Bem, vamos sintetizar isso a, para que voc consiga visualizar o processo como um todo. Dessa vez, peo licena para utilizar um esquema similar ao elaborado pelo prof. Pedro Lenza em seu livro. Sintetizando:

Fase introdutria A fase introdutria consiste na iniciativa de lei, faculdade que se atribui a determinado agente para apresentar projetos de lei ao Poder Legislativo. A Constituio atribui a competncia para apresentar projetos de lei a qualquer membro ou Comisso da Cmara, Senado ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, aos Tribunais Superiores, ao Procurador Geral da Repblica e aos cidados (CF, art. 61). Ademais, o Tribunal de Contas da Unio pode iniciar processo legislativo sobre seus cargos, servios e funes (CF, art. 73 e art. 96, II).
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Mas observe que alguns desses legitimados (destacados de azul) apresentam apenas a chamada iniciativa restrita (tribunais, PGR e TCU). Ou seja, eles no podem iniciar o processo legislativo sobre quaisquer matrias em geral, mas s sobre aqueles temas expressamente autorizados na Constituio. o caso do Procurador-Geral da Repblica (PGR), que s pode apresentar projetos de lei referentes ao Ministrio Pblico da Unio (CF, arts. 127, 2 e 128, 5). Outro caso de iniciativa restrita a conferida aos Tribunais do Judicirio e Tribunais de contas para apresentao de projetos referentes sua organizao (CF, arts. 93, 96, II, 73 e 130). Por outro lado, os demais legitimados podem propor projetos de lei sobre quaisquer assuntos, exceto aqueles de iniciativa privativa (reservada ou exclusiva). Trata-se da chamada iniciativa geral. A iniciativa privativa ocorre quando apenas determinada autoridade (ou rgo) pode propor leis sobre certa matria. Vejamos quais so esses casos. Chefe do Poder Executivo CF, art. 61, 1 e art. 165, I, II e III. STF Estatuto da magistratura (Lei complementar, segundo CF, art. 93). STF, Tribunais superiores e TJs organizao da justia (CF, art. 96, II). PGR organizao do Ministrio Pblico (cargos, carreira etc.) (CF, art. 127, 2) Interessante observar que h ainda a chamada iniciativa concorrente, que pertence simultaneamente a mais de uma autoridade ou rgo. o caso da Lei complementar sobre a organizao do MPU, que concorrente entre o Presidente da Repblica (CF, art. 61, 1, II, d) e o PGR (CF, art. 128, 5). Observe que h a possibilidade de iniciativa popular de projeto de lei (inclusive para leis complementares). Trata-se de iniciativa geral, outorgada a qualquer cidado, mas no individualmente. Com efeito, a Constituio exige a subscrio do projeto por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo por, no mnimo, cinco estados membros, com no menos de 0,3% (trs dcimos por cento) dos eleitores de cada um (CF, art. 61, 2). A iniciativa popular tambm est prevista para os estados-membros e para os municpios. No mbito dos estados-membros e do DF a Constituio estabelece que: a lei dispor sobre a iniciativa popular no processo legislativo estadual (CF, art. 27, 4). Quanto aos municpios, a possibilidade de iniciativa popular j est prevista na Constituio. Assim, esses projetos de lei de interesse especfico do Municpio, da cidade ou de bairros, tero a iniciativa por meio da manifestao de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado (art. 29, XIII).

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Quanto Casa iniciadora do processo legislativo, a regra a seguinte: I) iniciativa de parlamentar ou comisso: na respectiva Casa Legislativa. II) iniciativa do Presidente da Repblica, do STF, Tribunais Superiores, Procurador Geral da Repblica e cidados: Cmara dos Deputados. III) iniciativa de Comisso Mista do Congresso: alternadamente na Cmara e no Senado Federal. Em suma, exceo das iniciativas de senador, Comisso do Senado ou Comisso Mista (alternadamente), a Cmara dos Deputados a Casa iniciadora por excelncia do processo legislativo. Agora, uma dvida que, nesses momentos, sempre ronda a cabea estressada do concurseiro: admitida emenda parlamentar em projeto de lei de iniciativa reservada? Bem, segundo o STF, possvel a apresentao de emendas pelos parlamentares aos projetos de lei resultantes da iniciativa reservada, desde que (i) tenham pertinncia com o tema tratado; e (ii) no impliquem aumento de despesa nos projetos de iniciativa privativa do Presidente da Repblica (ressalvadas os projetos oramentrios CF, art. 63, I, c/c art. 166, 3 e 4) e nos projetos sobre organizao dos servios administrativos da Cmara, do Senado, dos tribunais federais e do Ministrio Pblico. Assunto bastante cobrado em concursos so as matrias de iniciativa privativa do chefe do Poder executivo. O art. 61, 1 delineia essas matrias: 1 - So de iniciativa privativa do Presidente da Repblica as leis que: I - fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; II - disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios; e) criao e extino de Ministrios e rgos da administrao pblica, observado o disposto no art. 84, VI; f) militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, promoes, estabilidade, remunerao, reforma e transferncia para a reserva. Segundo j estabelecido pelo STF, esse dispositivo constitucional, decorrncia do princpio de separao dos Poderes, de observncia obrigatria para
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS estados, Distrito Federal e municpios. E o mais interessante: essas matrias no podem ser reguladas pelo legislativo local nem mesmo no processo de edio da Constituio estadual ou da Lei Orgnica do Municpio. Explicando melhor, no caso de emendas Constituio Federal no h iniciativa privativa para qualquer matria. Assim, no h matria cuja iniciativa esteja dentro da competncia exclusiva de algum dos legitimados proposio de emenda constitucional. Todavia, essa regra no vale para a Constituio estadual. dizer que as matrias reservadas ao chefe do poder executivo (CF, art. 61, 1) no podero ser tratadas nem em lei de iniciativa parlamentar, nem mesmo na edio da Constituio estadual (ou em propostas de emenda a ela). Cabe tambm um comentrio em relao iniciativa em matria tributria. Sempre tem uma questo falando que de iniciativa privativa do Presidente da Repblica os projetos de lei que versem sobre matria tributria. Marque errado nelas, uma vez que no h iniciativa privativa nisso (exceto no que diz respeito matria tributria relacionada aos territrios, nos termos do art. 61, 1, II, b, cuja iniciativa privativa do Presidente da Repblica). Por fim, vale a pena chamar sua ateno para nova jurisprudncia do STF, que firmou entendimento no sentido de que a iniciativa legislativa para criao do sistema de conta nica de depsitos judiciais e extrajudiciais cabe ao Poder Judicirio. Assim, inconstitucional a deflagrao do processo legislativo pelo chefe do Executivo. Fase constitutiva Como vimos no esquema, a fase constitutiva compreende uma etapa legislativa (em que se discute e vota o projeto de lei) e uma etapa executiva (que se constitui na sano ou veto presidencial). Desde j, cabe comentar que o projeto de lei aprovado pelo Legislativo e vetado pelo Presidente da Repblica, volta ao Congresso Nacional para que este delibere sobre o veto. Ou seja, o Presidente da Repblica participa do processo legislativo, mas no obrigatrio que ele esteja de acordo para que a lei possa ser vlida. Logo que um projeto de lei chega a uma casa legislativa ele passa necessariamente pela anlise de duas Comisses: uma que examinar os aspectos materiais (comisso temtica) e outra que verificar os aspectos formais da norma, ligados sua constitucionalidade (Comisso de Constituio e Justia). Bem, devido ao bicameralismo existente no nosso ordenamento, o projeto de lei passar pelas duas Casas legislativas (casa iniciadora e casa revisora), sofrendo as anlises acima em todas as duas casas. Analisado o projeto, ele vai a plenrio para que seja discutido e votado, sendo aprovado pelo voto de, pelo menos, maioria simples dos votos no caso de lei ordinria. J no caso de lei complementar, exige-se maioria absoluta.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Aproveito para abrir um parntese para diferenciar a lei ordinria da lei complementar. A Constituio que estabelece qual ser o campo a ser tratado em lei complementar. Ou seja, s se exige lei complementar naquelas matrias para as quais a Constituio especifica a necessidade desse instrumento. Como comentado, essa norma exigir aprovao por maioria absoluta dos votos. - Lei ordinria maioria simples - Lei complementar maioria absoluta Segundo o art. 65 da CF/88, o projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e: (i) enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar; ou (ii) arquivado, se o rejeitar. Nos termos do pargrafo nico, sendo o projeto emendado, ele voltar Casa iniciadora. Vale comentar ainda sobre o chamado princpio da irrepetibilidade. Segundo o art. 67, a matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Observe o seguinte: I) o projeto pode voltar em sesso legislativa distinta daquela em que se deu a rejeio; e II) o projeto pode voltar na mesma sesso legislativa, desde que por proposta de maioria absoluta dos membros do Senado ou da Cmara. Organizando seus pensamentos, podemos dizer que, aps ser aprovado o projeto pela casa iniciadora, se a casa revisora: - aprovar vai para o Presidente da Repblica para sano e veto; - rejeitar arquivado e se aplica a irrepetibilidade (CF, art. 67); e - emendar retorna para casa iniciadora. Nesse ltimo caso, essa nova anlise da casa iniciadora restringe-se ao que foi emendado. Interessante observar a predominncia da vontade da Casa iniciadora sobre a Casa revisora. Caso a casa revisora altere o texto inicial por meio de emendas, o projeto volta Casa iniciadora para que sejam deliberadas exclusivamente as emendas. Se as alteraes forem aprovadas pela Casa iniciadora, o projeto de lei segue normalmente para sano do Presidente. Caso as alteraes sugeridas pela Casa revisora sejam rejeitadas pela Casa iniciadora, o projeto de lei vai da mesma forma para a sano presidencial, s que com o texto original (sem as referidas emendas) e sem voltar Casa revisora.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Objetivamente, quem manda a Casa iniciadora...rs Ateno! Segundo o STF, a alterao de projeto de lei por uma Casa Legislativa no precisa ser reapreciada pela outra Casa caso a mudana no seja substancial. Em outras palavras, caso a alterao da Casa revisora seja de mera redao, sem importncia, no h motivo para que o projeto volte a ser reapreciado pela Casa iniciadora. Vale destacar a possibilidade de aprovao definitiva dos projetos de lei pelas comisses (sem passar pelo plenrio). A Constituio Federal outorga poder s comisses legislativas para discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento de cada Casa, a competncia do Plenrio, salvo se houver recurso de um dcimo dos membros da Casa (CF, art. 58, 2, I). Bem, aprovado o projeto de lei nas duas Casas do Congresso Nacional, ele ir ao Presidente da Repblica para sano ou veto. A sano a concordncia do Chefe do Poder Executivo com o projeto de lei aprovado pelo Legislativo, com ou sem modificaes em relao ao texto original. o ato que conclui a fase constitutiva do processo legislativo. Vale comentar que: I) a sano do Presidente da Repblica no sana vcio de iniciativa de lei; II) a sano do Presidente da Repblica no sana vcio de emenda parlamentar; O veto a manifestao de discordncia do Chefe do Executivo com parte ou com todo o projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo. outorgado ao Chefe do Executivo, em carter exclusivo, vetar projeto j aprovado pelo Legislativo. Caso o Presidente da Republica considere o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse publico, vet-Io- total ou parcialmente, no prazo de quinze dias teis, contados da data do recebimento, e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto (art. 66, 1). Nesse sentido, o veto poder resultar de um juzo decorrente da incompatibilidade entre a lei e a Constituio (inconstitucionalidade formal ou material da lei) ou de um juzo da lei quanto sua convenincia poltica e aderncia ao interesse pblico. Objetivamente: Veto por inconstitucionalidade veto jurdico; Veto por contrariedade ao interesse pblico veto poltico. O veto poder ser sobre toda a lei (veto total) ou sobre um dispositivo em particular (veto parcial). Entretanto, o veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea (CF, art. 66, 2). Ou seja, no pode vetar apenas uma palavra ou apenas uma expresso de um artigo ou inciso.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Como vimos, o Presidente dispe de quinze dias teis para vetar o projeto ou sancion-lo. Caso ele permanea inerte, voc lembra o que acontece? De acordo com a Constituio, decorrido o prazo de quinze dias teis, o silncio do Presidente da Repblica importar sano (CF, art. 66, 3). Ou seja, transcorrido o prazo sem que haja manifestao, ocorre a sano tcita (no existe o veto tcito, o veto deve ser expresso). Como j comentado, mesmo que o Presidente da Repblica vete o projeto, ele poder virar lei da mesma forma, desde que o Congresso derrube o veto. que o veto ser apreciado em sesso conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutnio secreto (CF, art. 66, 4). Objetivamente, so os seguintes os detalhes para a rejeio do veto: - Sesso conjunta; - 30 dias; - maioria absoluta; - escrutnio secreto. Transcorridos os 30 dias para a apreciao do veto por parte do Congresso, no havendo ainda deliberao, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final. o chamado trancamento de pauta da sesso conjunta do Congresso (no ocorre o trancamento das sesses da Cmara e do Senado isoladamente, mas o trancamento da pauta da sesso conjunta do Congresso). Assim, como o veto parcial, a rejeio do veto por parte do Congresso tambm poder ser parcial. Ou seja, alguns artigos vetados podero permanecer vetados, enquanto outros tero o veto superado pelo Congresso. Se o veto for mantido pelo Congresso, arquiva-se o projeto aplicando-lhe o princpio da irrepetibilidade (aquela matria somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional). Fase complementar A fase complementar compreende a promulgao e a publicao. A promulgao o ato que d validade lei. o ato solene que atesta a existncia da lei, inovando a ordem jurdica. Trata-se de certificado de autenticao de que uma lei foi regularmente elaborada, existe no mundo jurdico e est apta a produzir seus regulares efeitos. Em regra, a competncia para promulgar a lei do Chefe do Poder Executivo (no caso de sano expressa, a sano e a promulgao ocorrem ao mesmo tempo). Diante da omisso do Presidente, caber ao Legislativo promulgar a lei. Assim, se a lei no for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Repblica, nos casos de sano tcita e rejeio do veto, o Presidente do Senado a promulgar, e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao VicePresidente do Senado faz-lo (CF, art. 66, 7). Mas o que lhe confere eficcia no mundo jurdico a publicao da lei, com a qual a lei poder ou no entrar em vigncia imediata. A publicao no , propriamente, fase de formao da lei, mas sim pressuposto para sua eficcia. A publicao necessria para a entrada em vigor da lei e para a produo de seus efeitos. Atualmente, no plano federal, realiza-se pela insero da lei no Dirio Oficial da Unio. Veja algumas questes sobre o assunto. 42. (CESPE/PROMOTOR/MPE/ES/2010) Projeto de lei de iniciativa do STF e dos demais tribunais superiores dever ser iniciado, mediante o respectivo depsito junto mesa, no Senado Federal. As leis de iniciativa privativa do STF e demais tribunais superiores devero ser iniciadas na Cmara dos Deputados (CF, art. 64). Item errado. 43. (CESPE/ANALISTA PROCESSUAL/MPU/2010) Como decorrncia do princpio da simetria e do princpio da separao dos poderes, as hipteses de iniciativa reservada ao presidente da Repblica, previstas na Constituio Federal, no podem ser estendidas aos governadores. O STF considera que as regras bsicas do processo legislativo previstas na Constituio Federal so de observncia obrigatria pelos estados-membros (inclusive em suas Constituies). Nesse sentido, como decorrncia do princpio da simetria, as hipteses de iniciativa reservada ao presidente da Repblica, previstas na Constituio Federal, devem ser estendidas aos governadores. Item errado. 44. (CESPE/PROMOTOR/MPE/ES/2010) A ausncia de sano pelo chefe do Poder Executivo no prazo constitucional de quinze dias em projeto de lei encaminhado pelo Poder Legislativo faz caducar o projeto, por no existir forma silente de sano. Pelo contrrio. A ausncia de veto resulta em sano tcita. O que no ocorre o chamado veto tcito (o veto deve ser expresso). Assim, na situao hipottica da questo, a lei ser aprovada. Item errado. 45. (CESPE/PROCURADOR/MPTCE/BA/2010) Se um projeto de lei for rejeitado em uma das casas do Congresso Nacional, a matria dele constante somente poder ser objeto de novo projeto, no mesmo ano legislativo, mediante proposta de dois teros dos membros de qualquer das casas legislativas.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Nos termos do art. 67 da CF/88, a matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. Item errado. 46. (CESPE/PROCURADOR/MPTCE/BA/2010) O presidente da Repblica s pode solicitar urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, seja privativa, seja concorrente. Para que seja solicitada urgncia pelo Presidente, necessrio que o projeto de lei seja de sua iniciativa (CF, art. 64, 1). Entretanto, no se exige que o projeto de lei trate de matria de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. Exige-se, apenas, que o projeto de lei seja apresentado pelo Presidente da Repblica (seja de sua iniciativa privativa, seja de iniciativa concorrente). Item certo. 47. (CESPE/ESCRIVO DE POLCIA/PC/ES/2011) A aprovao de projetos de lei ordinria condiciona-se maioria simples dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, ou seja, somente haver aprovao pela maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Salvo disposio constitucional em contrrio, que destacar os casos de maioria qualificada, as deliberaes de cada Casa sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros (CF, art. 47). Em suma, as deliberaes ordinrias dependem de maioria simples, presente a maioria absoluta; excetuam-se aqueles casos em que a Constituio exige expressamente lei complementar (essas aprovadas por maioria absoluta) ou outro qurum ainda mais rduo (trs quintos, dois teros). Item certo. 48. (CESPE/DELEGADO DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE/TO/2008) O Poder Legislativo do tipo bicameral porque rene, em um mesmo corpo, uma Casa que cumpre o papel de iniciadora do processo legislativo (a Cmara dos Deputados) e uma Casa que cumpre sempre o papel de revisora (o Senado Federal). O Poder Legislativo federal bicameral (s o federal, pois isso no se reproduz nos mbitos estaduais e municipais) porque se compe de duas Casas: a Cmara dos Deputados (representando o povo) e o Senado Federal (representando os estados-membros). Entretanto, no se trata de dizer que uma a casa iniciadora e outra a revisora no processo legislativo ordinrio. Na verdade, isso depende da iniciativa (ou seja, isso vai depender da autoridade que est apresentando o projeto de lei). Caso o projeto de lei seja de iniciativa de Senador (ou de comisso do Senado), a casa iniciadora ser o Senado Federal. No caso de Comisso Mista
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS (composta de deputados e senadores), a iniciativa alternada entre as duas casas. Nos demais casos, a iniciativa se d na Cmara dos Deputados (Presidente da Repblica, tribunais, cidados etc.). Item errado. 49. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) A CF atribui ao presidente da Repblica iniciativa reservada no que concerne a leis sobre matria tributria. No h dvidas de que o Cespe a banca que mais cobra jurisprudncia em suas provas. Esta assertiva foi mais um caso desses. Mas essa questo muito batida... Em primeiro lugar, vale a pena voc conhecer os temas que so de iniciativa privativa do Presidente da Repblica, de acordo com o art. 61, 1 da CF/88. Ou seja, so aqueles assuntos que s podem ser tratados em projetos de lei apresentados pelo Presidente da Repblica. Pois bem, o STF j se pronunciou no sentido de que a CF no estabelece iniciativa privativa para legislao que verse sobre matria tributria em geral. Ou seja, qualquer dos congressistas (e tambm o Presidente da Repblica) poder iniciar projeto de lei sobre direito tributrio. O mesmo vlido para os deputados estaduais e vereadores, nas respectivas esferas de poder. Em verdade, o STF j admitiu a iniciativa de lei em matria tributria at mesmo ao Poder Judicirio, no tocante aos emolumentos e custas judiciais (que, como se sabe, tm natureza tributria, na modalidade taxa). Deve-se ressaltar, entretanto, que h uma exceo: de iniciativa privativa do Presidente da Repblica a lei que trata de matria tributria relativa nos Territrios Federais (CF, art. 61, 1, II, b). Item errado. 50. (CESPE/ANALISTA TCNICO II: JURDICO/SEBRAE/BA/2008) No precisa ser reapreciada pela Cmara dos Deputados expresso suprimida pelo Senado Federal em texto de projeto que, na redao remanescente, aprovada em ambas as Casas do Congresso, no tenha perdido sentido normativo. Vejamos o art. 65 da Constituio: Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa ser revisto pela outra, em um s turno de discusso e votao, e enviado sano ou promulgao, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Pargrafo nico. Sendo o projeto emendado, voltar Casa iniciadora. Exemplificando: a Cmara (casa iniciadora no nosso exemplo) aprova uma lei que permite cobrar 10% de determinado tributo sobre a atividade X e o projeto encaminhado ao Senado. Agora, suponha que o Senado (Casa
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS revisora) emende o projeto de lei mudando a alquota para 15%, o que acontece? O projeto volta Casa iniciadora (Cmara), para a apreciao da emenda (alterao de alquota); nesse caso, se a Cmara aprovar a emenda do Senado, o projeto vai para sano com a alquota de 15% (como proposto pelo Senado); se a Cmara rejeitar a emenda, o projeto vai para sano com os 10% inicialmente propostos. Entendido? Ok, entendido. Ento, agora, suponha que a emenda apresentada pelo Senado no fosse nem um pouco relevante. Imagine que um Senador leu o valor proposto de 10% e achou melhor mudar o texto para dez por cento. Ou seja, nessa hiptese, o Senado teria apenas mudado a maneira de escrever o mesmo percentual de alquota: em vez dos 10% originais, o texto legal apresentaria o mesmo percentual por extenso (dez por cento). No houve nenhuma mudana significativa, nenhuma mudana substancial. A dvida : faz sentido movimentar a Casa iniciadora de novo (a Cmara) para apreciar essa emenda que no tem relevncia nenhuma? No, no faz. Da o entendimento que deve ser guardado por voc: a alterao de projeto de lei por uma Casa Legislativa no precisa ser reapreciada pela outra Casa caso a alterao no seja substancial. Assim, se a alterao no tiver provocado mudana no sentido normativo do projeto (uma alterao meramente formal) no h que voltar outra Casa novamente. Item certo. 51. (CESPE/JUIZ/TRF-5REGIO/2011) Apesar de no admitir o veto presidencial tcito, a CF admite o denominado veto sem motivao, resguardando ao presidente da Repblica a prerrogativa de simplesmente vetar, sem explicar os motivos de seu ato. Segundo o art. 66, 1, da CF/88, o Presidente dever comunicar ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto no perodo de quarenta e oito horas. Portanto, incorreta a assertiva, uma vez que o veto deve ser necessariamente motivado. Alis, so caractersticas do veto ser: expresso (existe sano tcita, mas no veto tcito); motivado; total ou parcial; relativo (supervel pelo Congresso); irretratvel (no admite desistncia). Por fim, existe o veto por interesse pblico (veto poltico) e o veto por inconstitucionalidade (veto jurdico). Item errado. 52. (CESPE/JUIZ/TJ/PB/2011) O veto que o presidente da Repblica ape a projeto de lei pode ser total ou parcial, devendo, neste caso, abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

47

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS O art. 66, 1, da CF/88 estabelece que o Presidente poder vetar um projeto de lei total ou parcialmente. O veto pode ser total (se todo o projeto de lei for vetado) ou parcial (o mais comum, em que se vetam apenas determinados dispositivos). Entretanto, a Constituio limita o poder de veto ao consignar que o veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea (CF, art. 66, 2). Item certo. 53. (CESPE/JUIZ/TRF-5REGIO/2011) O Poder Legislativo no detm competncia para emendar projeto de lei de iniciativa reservada ao chefe do Poder Executivo. O Poder Legislativo pode sim emendar projeto de lei de iniciativa reservada ao chefe do Poder Executivo, desde que as emendas: (i) no impliquem aumento de despesa (ressalvadas as leis oramentrias); e (ii) guardem pertinncia temtica com o projeto de lei. Item errado. 54. (FCC/ANALISTA/MPE/SE/2010) O veto constitui ato poltico do Chefe do Executivo, sendo insuscetvel de controle judicial, restrio aplicvel tanto no veto poltico como no jurdico. De fato, o veto um ato poltico do Chefe do Poder Executivo (tanto o veto jurdico, quanto o veto jurdico), insuscetvel, portanto, de sofrer controle judicial quanto s suas razes. Diante disso, como ato poltico, suas razes (sua motivao) no podem ser impugnadas judicialmente. Essas razes devem ser apreciadas por outro ato poltico, o do Congresso Nacional. Item certo. 55. (ESAF/PROCURADOR DA FAZENDA/PGFN/2007) O veto fundado em inconstitucionalidade pode adquirir natureza absoluta. Independentemente do motivo do veto ele poder ser rejeitado pelo Congresso Nacional, nos termos do art. 66, 4 da CF/88. Item errado. 2.2 Processo legislativo sumrio O processo legislativo sumrio no apresenta diferena de procedimentos em relao ao processo ordinrio. O que os diferencia a existncia de prazos mais exguos naquele primeiro, para que as Casas do Congresso deliberem sobre o projeto. O Presidente da Repblica quem tem a competncia para solicitar urgncia para a apreciao de projetos de sua iniciativa (CF, art. 64, 1). Ateno! No necessrio que sejam de sua iniciativa exclusiva.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS H, portanto, dois pressupostos: (i) projeto apresentado pelo Presidente; e (ii) solicitao de urgncia por parte do Chefe do Executivo. Uma vez pedida a urgncia, caso a Cmara dos Deputados e o Senado Federal no se manifestem sobre a proposta, cada qual, sucessivamente, em at 45 dias, ficaro suspensas todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa ( o chamado trancamento de pauta), com exceo das matrias que tenham prazo constitucional determinado. Segundo a Constituio, a apreciao das emendas do Senado por parte da Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias, sob pena de trancamento da pauta (CF, art. 64, 3). Detalhe: a Constituio veda a aplicao do processo sumrio aos projetos de cdigo (Cdigo Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal etc.). 56. (FGV/ADVOGADO/SENADO/2008) Os projetos de lei de iniciativa do Presidente da Repblica com pedido de urgncia na tramitao devem ser apreciados, inicialmente pela Cmara dos Deputados, e depois pelo Senado Federal, no prazo sucessivo de quarenta e cinco dias. Ultrapassado tal prazo, ficam sobrestadas as demais deliberaes legislativas da respectiva casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao. Os prazos de quarenta e cinco dias no correm nos perodos de recesso do Congresso nacional. A assertiva est correta. Caso o Presidente da Repblica solicite urgncia para apreciao de projetos de sua iniciativa, eles devero ser apreciados em 45 dias sucessivamente pela Cmara e pelo Senado. Caso no o faam, sobrestar-se-o todas as demais deliberaes legislativas da respectiva Casa, com exceo das que tenham prazo constitucional determinado, at que se ultime a votao (CF, art. 64, 2). De fato, nos termos do art. 64, 4, esses prazos no correm nos perodos de recesso do Congresso Nacional. Cabe destacar que, se houver emendas do Senado, sua apreciao pela Cmara dos Deputados far-se- no prazo de dez dias (CF, art. 64, 3). Item certo. 2.3 Medida provisria A Medida Provisria (MP) consiste em ato normativo primrio editado pelo Presidente da Repblica no exerccio de funo legisladora atpica. O primeiro detalhe que voc deve saber que se trata de norma hierarquicamente equivalente s leis ordinrias. H uma questo bastante interessante do Cespe sobre esse aspecto. Vejamos. 57. (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO DO TCU/2007) Um conceito vlido de MP aquele que a entende como um ato normativo primrio,
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS sob condio resolutiva, de carter excepcional no quadro da separao dos poderes. De fato, a Medida Provisria (MP) consiste em ato normativo primrio, com fora de lei, devendo ser submetidas de imediato ao Congresso Nacional. Cabe comentar que a medida provisria produz efeitos desde a sua edio, antes mesmo da apreciao do Congresso Nacional. Portanto, podemos consider-la um ato normativo sob condio resolutiva; afinal, ela poder perder eficcia futuramente, com a sua rejeio pelo Congresso Nacional ou pelo simples decurso do tempo (CF, art. 62, 3). Por fim, certo que se trata de ato normativo de carter excepcional no quadro da separao dos Poderes. Afinal, como comentado, sua edio pelo Presidente da Repblica constitui desempenho de funo atpica (legislativa), quando o Poder que tem a funo tpica de legislar o Poder Legislativo. Item certo. A EC n 32/2001 trouxe substanciais modificaes no regime desta espcie legislativa que passou a se sujeitar a um regime jurdico sensivelmente distinto aps essa emenda. Segundo o art. 62 da CF/88, em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. Aqui j se nota a primeira alterao promovida pela referida emenda: no h mais necessidade de convocao extraordinria do Congresso Nacional, caso este esteja em recesso. Antes, publicada uma MP durante o recesso, o Congresso deveria se reunir no prazo mximo de 5 dias. Hoje, havendo medidas provisrias em vigor na data de convocao extraordinria do Congresso Nacional, sero elas automaticamente includas na pauta da convocao (CF, art. 57, 8). De se destacar que o juzo discricionrio sobre a existncia dos pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia para a adoo de medida provisria compete ao chefe do Poder Executivo. Mas o exerccio dessas competncias no afasta do Poder Judicirio o poder de examinar esses pressupostos de urgncia e relevncia, condies necessrias para o cabimento da medida provisria. Assim, no caso de desatendimento de tais pressupostos, declarar-se- a inconstitucionalidade da medida provisria. Vale mencionar importante entendimento do STF acerca desse aspecto. A converso em lei da medida provisria no convalida os eventuais vcios formais verificados na sua edio (desatendimento dos seus pressupostos de urgncia e relevncia, por exemplo). Nesse sentido, a converso em lei da medida provisria no afasta a possibilidade de o Poder Judicirio declarar a inconstitucionalidade da medida provisria e da lei de converso devido a
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

50

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS vcios no momento de sua edio (por exemplo, no atendimento dos seus pressupostos de urgncia e relevncia). As medidas provisrias tambm sofrem limitaes materiais, assuntos sobre os quais no poder dispor (CF, art. 62, 1). So eles: I matria relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3 da CF/88 (crditos extraordinrios); II - que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. Ateno! Observe que MP pode dispor sobre: - Direitos individuais; - Direito tributrio; - Direito civil (o que no pode sobre direito processual civil). Em outros dispositivos a Constituio apresenta outras limitaes materiais medida provisria: a) MP no pode ser utilizada para regulamentar os servios locais de gs canalizado (CF, art. 25, 2). b) MP no pode ser utilizada para regulamentar o Fundo Social de Emergncia (ADCT, art. 73). c) MP no pode ser utilizada para regulamentar artigo da Constituio cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1. de janeiro de 1995 e a promulgao da EC 32/2001, inclusive (CF, art. 246). Quanto a esse ltimo ponto, pode-se concluir que os artigos constitucionais alterados pelas emendas constitucionais compreendidas entre a EC n 5/1995 e a EC n 32/2001 no podem ser regulamentados por medida provisria. Assim, editada a medida provisria pelo Presidente da Repblica, ela ser submetida ao Congresso Nacional para que a aprecie em 60 dias (nas duas casas, iniciando na Cmara dos Deputados), no correndo esse prazo durante os perodos de recesso do Congresso. Caso o prazo no seja suficiente, ele ser prorrogado automaticamente por mais 60 dias.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

51

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Entretanto, a deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia (CF, art. 62, 5). Se a medida no for apreciada em 45 dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando (CF, art. 62, 6). Interessante destacar que as medidas provisrias sero apreciadas por uma comisso mista (composta de senadores e deputados), que apresentar parecer favorvel ou desfavorvel sua converso em lei. O parecer da comisso mista meramente opinativo, e serve de subsdio para que Plenrio do Congresso aprecie a medida. Emitido o parecer, o plenrio de cada uma das Casas deliberar sobre a MP. Na hiptese de ela ser integralmente convertida em lei, o Presidente do Senado Federal a promulgar (no o Presidente da Repblica, j que a MP permaneceu como originalmente editada pelo Chefe do Executivo), remetendoa para publicao. Se for integralmente rejeitada (ou perder sua eficcia por decurso de prazo, em decorrncia da no apreciao pelo Congresso Nacional no prazo constitucionalmente estabelecido), a medida provisria ser arquivada. Nesse caso, o Congresso Nacional baixar ato declarando-a insubsistente, devendo disciplinar, por meio de decreto legislativo, as relaes jurdicas dela decorrentes no prazo de sessenta dias (contados da rejeio ou da perda de eficcia por decurso de prazo). Caso o Congresso Nacional no edite o referido decreto legislativo no prazo de sessenta dias, as relaes jurdicas surgidas no perodo permanecero regidas pela medida provisria (CF, art. 62, 11). Por outro lado, caso sejam introduzidas modificaes no texto adotado pelo Presidente da Republica (converso parcial), a medida provisria ser transformada em "projeto de lei de converso", e o texto aprovado no Poder Legislativo ser, a sim, encaminhado ao Presidente da Republica, para que o sancione ou vete. Nesse caso, a MP manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto (CF, art. 62, 12). Sintetizando:

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

52

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS

MP integralmente convertida em lei

Presidente do Senado promulga

MP integralmente rejeitada (de forma expressa ou por perda do prazo)

60 dias

Arquivada

DL disciplinando as relaes jurdicas decorrentes da MP

Se no, as relaes jurdicas surgidas no perodo permanecero regidas pela medida provisria

MP modificada (converso parcial)

PL de converso

MP se mantm at que seja sancionado/vetado o projeto

Tambm s medidas provisrias aplicvel o princpio da irrepetibilidade. Nesse caso, como nas emendas constitucionais, vedada a reedio, na mesma sesso legislativa, de medida provisria que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficcia por decurso de prazo (CF, art. 62, 10). Observe que no se admite a reedio daquela MP rejeitada nem mesmo por proposta da maioria absoluta dos membros (ao contrrio do que ocorre com as leis em geral, nos termos do art. 67). Vamos a alguns detalhes. I) Em primeiro lugar, observe que h diversos prazos no procedimento legislativo de uma medida provisria: - Prazo para apreciao: 60 + 60 dias; - Prazo para trancamento de pauta: 45 dias; - Prazo para o Congresso disciplinar as relaes jurdicas decorrentes da MP rejeitada: 60 dias. II) Se os 45 dias transcorrerem antes da apreciao por parte da Cmara dos Deputados, ocorrer o trancamento nessa Casa. Assim, se aprovada na Cmara, quanto seguir para o Senado, a MP chegar j trancando imediatamente a pauta de votao (uma vez que o prazo de 45 dias j se expirou na Cmara). III) Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada (CF, art. 62, 2). Esto ressalvados os impostos previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II da CF/88. Esta norma visa a reforar o princpio da anterioridade tributria (CF, art. 150, III, b). IV) Os estados-membros podem adotar medida provisria em suas Constituies estaduais no mesmo molde estabelecido pela CF (uma vez que o
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

53

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS processo legislativo de observncia obrigatria). Para a doutrina, o mesmo pode se dizer dos municpios, desde que, nesse caso, haja previso no s na lei orgnica, como tambm na respectiva Constituio estadual. Por fim, vale comentar o que aconteceu com as medidas provisrias editadas antes da EC n 32/2001, uma vez que a referida emenda produziu mudanas substanciais nesse tema. Pois bem, o art. 2 da emenda 32/2001 estabelece que: as medidas provisrias editadas em data anterior da publicao da emenda em questo continuam em vigor at que medida provisria ulterior as revogue explicitamente ou at deliberao definitiva do Congresso Nacional. Ou seja, elas continuam em vigor, produzindo seus efeitos normalmente at que o Congresso decida deliberar sobre elas. Isso no permite dizer que foram convertidas em lei ordinria. Cabe destacar, por fim, que, caso o Congresso venha a deliberar sobre elas, dever seguir o procedimento e as regras vigente data de sua edio (procedimento anterior EC n 32/2001). Vamos esquematizar os principais aspectos sobre as medidas provisrias. Sintetizando:

Bem, o regime constitucional das medidas provisrias, previsto no art. 62, est sintetizado, em essncia, no esquema abaixo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

54

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Revogao de medida provisria A jurisprudncia do STF no admite que medida provisria submetida ao Congresso Nacional seja retirada pelo Chefe do Executivo. Por outro lado, poder ser editada outra MP revogando aquela primeira. Imagine que uma medida provisria (MP1) discipline determinado assunto. Posteriormente, o Presidente decide editar uma segunda medida provisria (MP2) revogando a primeira (MP1). Nesse caso, a MP revogadora (MP2) suspende a eficcia da MP revogada (MP1) at que haja pronunciamento do Congresso sobre a MP2. Se a MP2 for convertida em lei, estar revogada definitivamente a MP1. De outra forma, caso a MP2 seja rejeitada pelo Congresso, retornam os efeitos da MP1 (anteriormente revogada) pelo perodo que ainda lhe resta para vigorar. Vamos resolver algumas questes sobre medida provisrias? 58. (CESPE/JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO/TRF 1 REGIO/2010) Segundo a doutrina e a jurisprudncia, a medida provisria editada pelo presidente da Repblica pode ser retirada da apreciao do Poder Legislativo, tal como se d com o projeto de lei por ele encaminhado ao Congresso Nacional.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

55

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Uma vez editada a medida provisria, no mais se admite sua retirada. Assim, a questo est errada. O que pode ocorrer a apresentao de uma nova MP. Neste caso, a medida provisria original ter sua eficcia suspensa at a aprovao ou no da nova medida pelo Congresso. Aprovada e transformada em lei a segunda MP, est revogada a MP original. Rejeitada a segunda MP, a original retoma seus efeitos pelo perodo que lhe resta. Item errado. 59. (CESPE/PROMOTOR/MPE-ES/2010) De acordo com o STF, a no converso da medida provisria tem efeito repristinatrio sobre o direito com ela colidente. De fato, se uma norma legal foi revogada por meio de medida provisria, ela deixa de produzir efeitos desde a edio da MP. Caso, o Congresso venha a rejeitar a MP, essa rejeio ter efeitos repristinatrios com relao quela norma. Significa dizer que a norma volta a produzir os seus efeitos normalmente aps a rejeio da MP. Ou seja, a no converso da MP em lei implica a extino de seus efeitos, ocasionando a restaurao do Direito anterior. Item certo. 60. (CESPE/ADVOGADO DA UNIO/AGU/2006) Consoante entendimento do STF, em face ao princpio da legalidade, inadmissvel medida provisria em matria penal, mesmo tratando-se de normas penais benficas, que visem abolir crimes ou lhes restringir o alcance, extinguir ou abrandar pena ou, ainda, ampliar os casos de iseno de pena ou extino de punibilidade. Com o advento da EC 32/2001, restou afastada expressamente qualquer possibilidade de edio de medida provisria sobre direito penal (CF, art. 62, 1, I, b). Item certo. 61. (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DP-CE/2008) Desde que prevista competncia na Constituio estadual, pode o governador editar medida provisria. Trata-se de entendimento do STF sobre a matria. Para que o governador possa editar medida provisria, deve estar prevista essa possibilidade na Constituio estadual, seguido o procedimento estabelecido pela Constituio Federal. Ademais, a doutrina entende que o mesmo pode se dizer dos municpios. Podem adotar a medida provisria, desde que, nesse caso, haja previso no s na lei orgnica, como tambm na respectiva Constituio estadual. Item certo.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

56

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 62. (CESPE/ADVOGADO DA UNIO/AGU/2006) Consoante entendimento do STF, em face ao princpio da legalidade, inadmissvel medida provisria em matria penal, mesmo tratando-se de normas penais benficas, que visem abolir crimes ou lhes restringir o alcance, extinguir ou abrandar pena ou, ainda, ampliar os casos de iseno de pena ou extino de punibilidade. Com o advento da EC 32/2001, restou afastada expressamente qualquer possibilidade de edio de medida provisria sobre direito penal (CF, art. 62, 1, I, b). Item certo. 63. (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DP-CE/2008) Desde que prevista competncia na Constituio estadual, pode o governador editar medida provisria. Trata-se de entendimento do STF sobre a matria. Para que o governador possa editar medida provisria, deve estar prevista essa possibilidade na Constituio estadual, seguido o procedimento estabelecido pela Constituio Federal. Ademais, a doutrina entende que o mesmo pode se dizer dos municpios. Podem adotar a medida provisria, desde que, nesse caso, haja previso no s na lei orgnica, como tambm na respectiva Constituio estadual. Item certo. 64. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) A medida provisria aprovada pelo Congresso Nacional com alteraes transformada em projeto de lei de converso e deve ser promulgada pelo presidente do Senado, independentemente de sano ou veto do presidente da Repblica. Se a MP for alterada, ela se transforma em projeto de lei de converso e segue o rito das demais leis, submetendo-se sano e veto do Presidente da Repblica. Item errado. (CESPE/CONSULTOR LEGISLATIVO/CMARA DOS DEPUTADOS/2003) A Emenda Constitucional n. 32, de 2001, modificou a sistemtica de edio de medidas provisrias (MPs) e de apreciao dessas pelo Congresso Nacional. luz dessa nova sistemtica, julgue os itens que se seguem. 65. (CESPE/CONSULTOR LEGISLATIVO/CMARA DOS DEPUTADOS/2003) O prazo total de vigncia de uma MP, inclusive computando-se o perodo de sua prorrogao, no poder ultrapassar 120 dias. Vimos que o prazo para apreciao da MP de 60 dias, prorrogvel por mais 60 dias, certo? Certo. Isso significa que a MP no ficar em vigor por mais de 120 dias em nenhuma hiptese?

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

57

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS No, no significa. Primeiro, porque esse prazo se suspende durante os perodos de recesso do Congresso Nacional (CF, art. 62, 4). Ademais, uma MP poder permanecer em vigor por mais de 120 dias no caso de serem introduzidas modificaes no texto adotado pelo Presidente da Republica (converso parcial). Isso porque a medida provisria ser transformada em "projeto de lei de converso", e o texto aprovado no Poder Legislativo ser encaminhado ao Presidente da Republica, para que o sancione ou vete. Ento, nessa hiptese, a Constituio prev que a MP se mantenha integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto (CF, art. 62, 12). Ou seja, se houve converso parcial da MP, e ela foi encaminhada ao Presidente da Repblica no 119 dia de vigncia, o Presidente ainda dispor do prazo de sano e veto. Se considerarmos ainda o prazo de promulgao, fatalmente, esse perodo superar os 120 dias de vigncia. Item errado. 66. (CESPE/CONSULTOR LEGISLATIVO/CMARA DOS DEPUTADOS/2003) Quando a matria de que trata uma MP for reservada a lei complementar, essa medida provisria dever ser aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional. MP tem fora de lei ordinria. Assim, vedada a edio de medidas provisrias sobre matria reservada lei complementar, segundo expressa disposio constitucional (CF, art. 62, 1, III). Item errado. 67. (CESPE/CONSULTOR LEGISLATIVO/CMARA DOS DEPUTADOS/2003) Se uma MP no for apreciada em at 45 dias, contados de sua publicao, ficaro sobrestadas, at que se conclua a votao da MP, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando. Se a medida no for apreciada em 45 dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, subseqentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, at que se ultime a votao, todas as demais deliberaes legislativas da Casa em que estiver tramitando (CF, art. 62, 6). Veja que, nesse caso, se os 45 dias transcorrerem antes da apreciao por parte da Cmara dos Deputados (onde a MP se inicia), ocorrer o trancamento nessa Casa. Assim, se aprovada na Cmara, quanto seguir para o Senado, a MP chegar j trancando imediatamente a pauta de votao (uma vez que o prazo de 45 dias j se expirou na Cmara). Por favor, no v fazer confuso com esses prazos:

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

58

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS - Prazo para apreciao: 60 + 60 dias; - Prazo para trancamento de pauta: 45 dias; - Prazo para o Congresso disciplinar as relaes jurdicas decorrentes da MP rejeitada: 60 dias. Item certo. 68. (CESPE/CONSULTOR LEGISLATIVO/CMARA DOS DEPUTADOS/2003) Embora uma MP deva ser votada, separadamente, primeiro na Cmara dos Deputados e, depois, no Senado Federal, a fase preliminar de sua apreciao pelo Congresso compete a uma comisso mista de deputados e senadores. Sabemos que a medida provisria ser apreciada separadamente por cada uma das Casas, iniciando-se pela Cmara dos Deputados. Entretanto, antes disso, as medidas provisrias sero apreciadas por uma comisso mista (composta de senadores e deputados), que apresentar parecer favorvel ou desfavorvel sua converso em lei (CF, art. 62, 9). O parecer da comisso mista meramente opinativo, e serve de subsdio para que as Casas do Congresso apreciem a medida. Logo aps a anlise da comisso mista, a MP segue para a Cmara dos Deputados, logo a seguir para o Senado Federal. A deliberao de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mrito das medidas provisrias depender de juzo prvio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia (CF, art. 62, 5). Item certo. 69. (CESPE/ADVOGADO DA UNIO/AGU/2004) Aps a aprovao do projeto de lei de converso pelo Congresso Nacional e de seu envio sano presidencial, permanece em vigncia a medida provisria (MP) correspondente, apenas pelo perodo que lhe reste do prazo de 120 dias contados da data de sua publicao; caso transcorra o perodo restante de vigncia da MP antes da sano do projeto de lei de converso, ela ser considerada revogada, cabendo ao Congresso Nacional, por decreto legislativo, disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. Trata-se da hiptese em que sejam introduzidas modificaes no texto da MP (converso parcial). Nessa situao, a medida provisria ser transformada em projeto de lei de converso e o texto aprovado no Poder Legislativo ser, a sim, encaminhado ao Presidente da Republica, para que o sancione ou vete. Nesse perodo, a medida provisria manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto (CF, art. 62, 12). Ou seja, a questo est errada, pois a medida provisria permanece em vigor aps a transformao em projeto de lei de converso at que haja a sano, independentemente do prazo (observe que, nesse caso, a vigncia da medida provisria poder ultrapassar os 120 dias). Item errado.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

59

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 70. (CESPE/JUIZ/TRF 5.a Regio/2009) Suponha que determinado projeto de lei ordinria seja encaminhado para sano presidencial e que, nesse mesmo momento, o presidente da Repblica resolva editar uma medida provisria acerca da mesma matria tratada no referido projeto. Nessa situao hipottica, desde que atendidos os demais preceitos constitucionais, no h impedimento para se editar a referida medida provisria. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica (CF, art. 62, 1, IV). Item errado. 71. (CESPE/DELEGADO DE POLCIA /PCRN/2008) A publicao da lei de converso prejudica a anlise de eventuais vcios formais da medida provisria no mbito do controle concentrado de constitucionalidade. Sabe-se que o juzo discricionrio sobre a existncia dos pressupostos constitucionais de urgncia e relevncia para a adoo de medida provisria compete ao chefe do Poder Executivo, e ao Poder Legislativo na apreciao da MP. Mas o exerccio dessas competncias no afasta do Poder Judicirio o poder de examinar esses pressupostos de urgncia e relevncia condies necessrias para o cabimento da medida provisria. Significa dizer que, no caso de desatendimento de tais pressupostos, poder ser declarada a inconstitucionalidade da medida provisria. Outro entendimento importante (de que trata a questo) que, segundo o Supremo Tribunal Federal, a converso em lei da medida provisria no convalida os eventuais vcios formais verificados na sua edio (desatendimento dos seus pressupostos de urgncia e relevncia, por exemplo). Nesse sentido, a converso em lei da medida provisria no afasta a possibilidade de o Poder Judicirio declarar a inconstitucionalidade da medida provisria e da lei de converso devido a vcios no momento de sua edio. Item errado. 72. (CESPE/ADVOGADO DA UNIO/AGU/2008) As medidas provisrias no convertidas em lei no prazo constitucional perdem a eficcia a partir do ato declaratrio de encerramento do prazo de sua vigncia. Nos termos do art. 62, 3, da CF/88, as medidas provisrias perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogvel uma vez por igual perodo, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relaes jurdicas delas decorrentes. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

60

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 73. (CESPE/PROMOTOR/MPE-ES/2010) vedada provisrias relativas a matria de direito civil. a edio de medidas

No h vedao edio de MP sobre direito civil. H vedao sobre direito eleitoral, penal, processual penal e processual civil (CF, art. 62, 1, I, a e b). Item errado. 74. (CESPE/JUIZ/TRF-5 REGIO/2011) A partir da promulgao da CF, as medidas provisrias passaram a ser apreciadas pelo Congresso Nacional no prazo de sessenta dias, prorrogvel pelo mesmo perodo, no se admitindo, portanto, possibilidade de vigncia de medida provisria por mais de cento e vinte dias. Vimos que o prazo de vigncia de uma MP pode sim alcanar mais de 120 dias; afinal, esse prazo de apreciao (sessenta prorrogvel por mais sessenta) se suspende durante os perodos de recesso do Congresso Nacional (CF, art. 62, 4); outra possibilidade a de que sejam introduzidas modificaes no texto adotado pelo Presidente da Republica (converso parcial). Nessa hiptese, a MP permanecer integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto (CF, art. 62, 12). Item errado. Ainda sobre vedao constitucional adoo de medida provisria, veja esta questo (antiga, mas muito boa). 75. (CESPE/INSS/1997) Sabendo que a Emenda Constitucional n 11, de 1996, estabeleceu que facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei, correto afirmar que o presidente da Repblica no pode expedir medida provisria para regular a admisso desses professores, tcnicos e cientistas estrangeiros no quadro das universidades. O art. 246 estabelece que MP no pode ser utilizada para regulamentar artigo da Constituio cuja redao tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1. de janeiro de 1995 e a promulgao da EC 32/2001, inclusive. Conclui-se, portanto, que os artigos constitucionais alterados pelas emendas constitucionais compreendidas entre a EC n 5/1995 e a EC n 32/2001 no podem ser regulamentados por medida provisria. Sabendo disso, vamos questo... Ora, se essa matria foi disciplinada pela EC 11, promulgada em 1996, certamente no poder ser regulamentada por medida provisria, pois h, nessa situao, a incidncia da vedao estabelecida no art. 246 da Constituio, segundo a qual vedada a regulamentao por medida provisria de artigo da Constituio cuja redao tenha sido alterada por emenda entre 01/01/1995 at a EC 32/2001, inclusive. Item certo.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

61

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS

2.4 Lei delegada As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional (CF, art. 68). A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio (CF, art. 68, 2). Assim como ocorre nas emendas constitucionais e na medida provisria, a lei delegada sofre limitaes materiais. Nos termos do 1 do art. 68 da CF/88, no sero objeto de delegao: I) os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional ou privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II) a matria reservada lei complementar; III) a legislao sobre: a) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; b) nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; c) planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. A delegao pode ser tpica ou atpica. No primeiro caso (tpica), so dados plenos poderes ao Presidente da Repblica para que ele elabore a lei, que no ser submetida a referendo do Congresso. No outro caso (atpica), ser determinada a apreciao posterior do projeto pelo Congresso Nacional. Nesse caso, ele o far em votao nica, vedada qualquer emenda (CF, art. 68, 3). De se destacar que a delegao no vincula o Presidente nem o Congresso. Nem aquele precisa usar a delegao obrigatoriamente, nem este ltimo fica impedido de tratar do assunto delegado (podendo inclusive revogar a delegao). Significa dizer que, mesmo aps a delegao, o Congresso poder editar lei sobre aquele tema especfico. De se observar ainda a possibilidade de controle por parte do Congresso sobre a lei editada. Nos termos do art. 49, V da CF/88, compete ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem dos limites de delegao legislativa. 76. (CESPE/JUIZ/TRF-5REGIO/2011) Uma vez obtida resoluo delegatria, o presidente da Repblica fica obrigado a editar a lei objeto do pedido de delegao ao Congresso Nacional. A questo trata da lei delegada. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional (CF, art. 68).

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

62

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio (CF, art. 68, 2). Editada a resoluo delegatria, nem o Congresso Nacional fica impedido de regulamentar o assunto por meio de lei, nem o Presidente da Repblica fica obrigado a editar tal lei delegada que ele solicitou. Ademais, o Congresso pode revogar a resoluo a qualquer momento. Item errado. 2.5 Decretos legislativos e resolues Para finalizar as espcies legislativas, vale comentar ainda algo sobre os decretos legislativos e as resolues. O decreto legislativo ato de competncia do Congresso Nacional destinado ao tratamento de matrias de sua competncia exclusiva (art. 49), para as quais a Constituio dispensa sano presidencial. J as resolues so deliberaes das Casas do Congresso (ou do prprio Congresso) utilizadas para dispor sobre assuntos polticos e administrativos de sua competncia. As matrias tratadas por resoluo so basicamente aquelas de competncia privativa de cada uma das Casas (CF, arts. 51 e 52). Observe que enquanto o decreto legislativo de competncia exclusiva do Congresso Nacional, a resoluo de competncia das Casas (Senado e Cmara) isoladamente e tambm do Congresso. Lembre-se ainda que em nenhuma dessas duas espcies h participao do Presidente da Repblica para sano, veto ou promulgao. E o que confunde muita gente: essas espcies normativas so normas primrias, que tiram fundamento de validade diretamente da Constituio. Ou seja, so hierarquicamente equivalentes s leis. 77. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) O decreto legislativo espcie normativa destinada a dispor acerca de matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional e deve ser, obrigatoriamente, instrudo, discutido e votado em ambas as casas legislativas, no sistema bicameral. O decreto legislativo trata das matrias de competncia exclusiva do Congresso Nacional, para as quais a Constituio no exige sano presidencial. De fato, na sua constituio, haver participao das duas Casas, segundo o sistema bicameral. Item certo. 78. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) As resolues constituem atos normativos secundrios que dispem acerca da regulao de determinadas matrias do Congresso Nacional no inseridas no mbito de incidncia dos decretos legislativos e da lei.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

63

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS As resolues no so atos secundrios (infralegais). Na verdade, so normas primrias de estatura equivalente das leis e retiram seu fundamento de validade diretamente da Constituio. Item errado. 2.6 Emendas Constituio Agora, temos de tratar do art. 60 da Constituio Federal. A emenda constitucional considerada um processo formal de mudana nas Constituies, por meio de procedimentos estabelecidos na prpria Constituio. Essa alterao da Constituio sujeita-se a limitaes de ordem procedimental e material, como veremos logo a seguir. Ou seja, possvel se alterar a Constituio, desde que respeitadas as regras existentes para isso (previstas no art. 60 da CF/88). Vejamos quais so essas regras. Iniciativa: A legitimidade para proposio de emenda constitucional bem mais restrita que no caso das demais normas infraconstitucionais. Segundo o caput do art. 60, a Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Deliberao e Promulgao: a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2). A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem (CF, art. 60, 3). Fique atento a dois detalhes importantssimos (relacionados tambm com o processo legislativo): I) nos processo de emenda, no h sano nem veto do Presidente da Repblica; sua participao se esgota na possibilidade de iniciativa da proposta de emenda; e II) a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa (CF, art. 60, 5). Quanto a esse ltimo ponto trata-se de regra distinta daquela referente ao processo das leis em geral, em que se admite a reapresentao daquele PL
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

64

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS rejeitado por meio da proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer uma das Casas legislativas. No caso das emendas constitucionais, no se admite em nenhuma hiptese a reapresentao na mesma sesso legislativa. Agora, passemos a apresentar as chamadas clusulas ptreas, ou seja, aqueles assuntos que no podem ser abolidos por emenda. Clusulas ptreas: Segundo o art. 60, 4, no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a) a forma federativa de Estado; b) o voto direto, secreto, universal e peridico; c) a separao dos Poderes; d) os direitos e garantias individuais. Vamos aos detalhes: I) uma proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea no deve nem mesmo ser objeto de deliberao; assim, se admite mandado de segurana impetrado por congressista a fim de sustar o trmite da proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea; II) errado se pensar que h bice a qualquer tipo de emenda tratando de clusula ptrea; pois somente no admitida a proposta tendente a abolir clusula ptrea; e III) no so clusulas ptreas todos os direitos e garantias fundamentais; apenas os direitos e garantias individuais, independentemente de se situarem ou no no art. 5. Vamos resolver algumas questes para trazer sua ateno de volta para o texto (...rs)... 79. (CESPE/JUIZ/TRF 5.a Regio/2009) A CF admite emenda constitucional por meio de iniciativa popular. A Constituio at permite iniciativa popular para projetos de lei federal (CF, art. 61, 2), e prev essa possibilidade no mbito estadual (CF, art. 27, 4) e municipal (CF, art. 29, III). Entretanto, no h previso para iniciativa popular no caso de emendas Constituio (CF, art. 60, caput). Item errado. (AUFC/TCU/2009) Considerando que um deputado federal, diante da presso dos seus eleitores, pretende modificar a sistemtica do recesso e da convocao extraordinria no mbito do Congresso Nacional, e sabendo que o poder constituinte derivado reformador manifesta-se por meio das denominadas emendas constitucionais, as quais esto regulamentadas no art. 60 da CF, julgue o item a seguir. 80. (CESPE/AUFC/TCU/2009) A CF estabelece algumas limitaes de forma e de contedo ao poder de reforma. Assim, no caso narrado, para que a modificao pretendida seja votada pelo Congresso Nacional, a proposta
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

65

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS de emenda constitucional dever ser apresentada por, no mnimo, um tero dos membros da Cmara dos Deputados. De fato, o art. 60 da CF/88 estabelece que a iniciativa para proposta de emenda poder ser apresentada exclusivamente: I por um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II pelo Presidente da Repblica; III por mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Item certo. 81. (CESPE/AUFC/TCU/2009) Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Segundo a Carta Maior, a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2). O fato de o rito de deliberao das emendas constitucionais ser mais complexo do que o rito ordinrio das leis federais em geral faz com que a nossa Constituio possa ser classificada como rgida. Item certo. 82. (CESPE/PROMOTOR/MPE/ES/2010) A forma federativa de Estado poder ser alterada mediante emenda constitucional. As clusulas ptreas esto estabelecidas no art. 60, 4 da CF/88. Significa dizer que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a) a forma federativa de Estado; b) o voto direto, secreto, universal e peridico; c) a separao dos Poderes; d) os direitos e garantias individuais. Observe que a forma federativa de Estado uma das clusulas ptreas expressas estabelecidas pela nossa Constituio (CF, art. 60, 4, I). Nesse sentido, no se admite mudana na forma de Estado adotada (adoo da forma unitria de Estado, por exemplo) nem mesmo por meio de reforma constitucional. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

66

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 83. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/TJ/CE/2008) A CF no poder ser emendada na vigncia de estado de stio. De fato, a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio (CF, art. 60, 1). Item certo. 84. (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/REA:CONTROLE EXTERNO/TCU/2008) A repblica e a forma federativa de Estado foram arroladas expressamente como clusulas ptreas pelo constituinte originrio. A forma republicana de governo e o sistema presidencialista de governo no foram arrolados expressamente como clusula ptrea. A forma federativa de Estado, sim, foi expressamente arrolada como clusula ptrea (art. 60, 4, I). Item errado. 85. (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MPS/2010) Pode ser objeto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir o direito de petio aos poderes pblicos ou a obteno de certides em reparties pblicas. O direito de petio um dos direitos individuais previstos na Constituio (CF, art. 5, XXXIV). Logo, insuscetvel de abolio por emenda constitucional, uma vez que os direitos individuais constituem clusulas ptreas (CF, art. 60, 4, IV). Item errado. 86. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STF/2008) Todos os direitos e garantias fundamentais previstos na CF foram inseridos no rol das clusulas ptreas. No, no. Dentre os direitos e garantias fundamentais, o constituinte originrio s gravou expressamente como clusula ptrea os direitos e garantias individuais (art. 60, 4, IV). Mas, observe que a clusula ptrea direitos e garantias individuais protege tambm direitos e garantias individuais localizados fora desse catlogo, isto , que se encontram em outros dispositivos da Constituio Federal. Com base nesse entendimento, o STF decidiu que o princpio da anterioridade tributria (CF, art. 150, III, b) constitui clusula ptrea, por representar uma garantia individual do contribuinte. Item errado. 87. (CESPE/TECNICO DE NVEL MDIO/STM/2011) Proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada nas duas Casas do Congresso Nacional, em turno nico, considerando-se aprovada se obtiver trs quintos dos votos dos seus respectivos membros. Na fase constitutiva do seu processo legislativo, conta-se com a participao do presidente da

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

67

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Repblica, e a promulgao deve realizar-se, conjuntamente, pelas Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados. A questo apresenta duas impropriedades. Em primeiro lugar, a aprovao de uma emenda constitucional exige votao em dois turnos em cada uma das Casas Legislativas (CF, art. 60, 2). Em segundo lugar, a participao do Presidente se esgota na possibilidade de iniciativa no h participao posterior na fase constitutiva da PEC (lembrese que no h sano nem veto e que a promulgao deve se realizar, conjuntamente, pelas Mesas do Senado Federal e da Cmara dos Deputados). Item errado. 3 Fiscalizao contbil, financeira e oramentria O Poder Legislativo tem como funo tpica no s a produo de leis, mas tambm a funo fiscalizadora. Nesse sentido, a titularidade do Controle Externo do Congresso Nacional. Para o desempenho dessa funo, ele ser auxiliado pelo Tribunal de Contas da Unio, que funciona como um instrumento tcnico na fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e demais entidades da administrao direta e indireta. Nem por isso h uma relao de subordinao e dependncia entre eles, visto que o TCU detm e exerce algumas funes de controle, as quais lhe so prprias e privativas. Portanto sempre bom saber: o TCU auxilia o Congresso no exerccio do controle externo. Nem por isso h subordinao entre eles, j que o TCU tem funes prprias e privativas. Assim, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder (CF, art. 70). Segundo a Constituio, prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria (CF, art. 70, pargrafo nico). bom que voc saiba que, alm do controle externo, responsvel pela fiscalizao dos demais poderes, h o controle interno de responsabilidade de cada poder. Nos termos do art. 74 da CF/88, os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno, e seus responsveis, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

68

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS As competncias constitucionais do TCU esto listadas no art. 71 da CF/88: I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento; II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, includas as fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso, bem como a das concesses de aposentadorias, reformas e penses, ressalvadas as melhorias posteriores que no alterem o fundamento legal do ato concessrio; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades referidas no inciso II; V - fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; X - sustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. 1 - No caso de contrato, o ato de sustao ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

69

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 2 - Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas previstas no pargrafo anterior, o Tribunal decidir a respeito. 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. 4 - O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Deixe-me destacar os principais aspectos relacionados ao TCU para fins de concursos em Direito Constitucional. Observe que, segundo o art. 71, II, compete ao TCU julgar as contas dos administradores e demais responsveis, em geral. Voc deve estar atento ao detalhe mais importante desse assunto para provas de direito constitucional: no caso das contas do Presidente da Repblica, a funo o TCU restringe-se sua apreciao e emisso de parecer prvio opinativo (CF, art. 71, I). Com efeito, competncia exclusiva do Congresso Nacional o julgamento anual das contas do Presidente da Repblica (CF, art. 49, IX). Visto isso, comum tambm encontrarmos questes que abordem a distino estabelecida pela Constituio no que se refere competncia do TCU quanto sustao de ato e contrato administrativo. Portanto, vamos rever esse aspecto. que, verificada irregularidade em um ato administrativo, compete ao TCU fixar um prazo para que o rgo ou entidade que o praticou adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei. No atendida essa determinao, dispe o TCU de competncia para sustar diretamente a execuo do ato administrativo, comunicando ulteriormente a sua deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal (CF, art. 71, X). Por outro lado, caso se trate de um contrato administrativo, o Tribunal no ter competncia para sustar diretamente esse contrato, devendo o ato de sustao ser adotado pelo Congresso Nacional, que solicitar, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabveis (CF, art. 71, 1). Neste caso, o TCU s poder decidir a respeito do contrato aps o esgotamento do prazo de noventa dias sem a adoo das providncias cabveis pelos Poderes Legislativo e Executivo (CF, art. 71, 2). Pois bem, essa a regra constitucional. Entretanto, a jurisprudncia evoluiu nesse assunto. Apesar de o Tribunal de Contas da Unio no dispor de poder para sustar contratos administrativos, tem competncia para determinar autoridade administrativa que promova a anulao do contrato e, se for o caso, da licitao que dele se originou, sob pena de imediata comunicao ao Congresso Nacional, a quem compete adotar o ato de sustao (MS 26.547/DF, rel. Min. Celso de Mello, 23.05.2007).

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

70

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Outro aspecto relevante diz respeito aos chamados atos sujeitos a registro do TCU, competncia prevista no art. 71, III da CF/88. Ele importante, pois se relaciona com a smula vinculante 3 do STF. Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso (Smula Vinculante 3). Ou seja, na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso, o TCU no est obrigado a assegurar contraditrio e ampla defesa ao interessado. Assim, asseguram-se como regra o contraditrio e a ampla defesa. Como exceo, no necessrio que se observe esses princpios na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso (CF, art. 71, III). Em suma, na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso, o TCU no est obrigado a assegurar contraditrio e ampla defesa ao interessado. Embora haja essa regra, ela tem limite temporal. que, tendo em vista o princpio da segurana jurdica, o STF passou a entender que o TCU est sim obrigado a assegurar o contraditrio e a ampla defesa ao interessado mesmo nesse caso, se a anlise da Corte de Contas ocorrer aps o prazo de cinco anos, contados da data de sua concesso. Ou seja, passados cinco anos de inrcia do TCU, razovel que j haja expectativa do beneficirio quanto ao recebimento de verba de carter alimentar. por isso que, passados cinco anos sem a anlise do TCU, obrigatrio convocar o beneficirio para participar do processo de seu interesse, a fim de desfrutar das garantias do contraditrio e da ampla defesa. Vale destacar ainda outra smula do STF (Smula 347): o Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. Essa competncia ser exercida apenas no controle incidental, diante de casos concretos que estejam sob julgamento da Corte de Contas. Ainda sobre a jurisprudncia recente do STF, cabe comentar que o TCU no pode manter em sigilo a autoria de denncia a ele apresentada contra administrador pblico. Nesse sentido, a manuteno do sigilo do denunciante desrespeitaria a Constituio Federal, deixando assente que o poder pblico no pode deixar de fornecer ao denunciado o nome do denunciante, tendo em vista a possibilidade de prejuzo imagem do denunciado, bem como a no admisso do anonimato por parte da nossa Constituio (CF, art. 5, IV). Outra questo muito recorrente em concursos recentes diz respeito ausncia competncia do TCU para quebra de sigilo bancrio de seus administrados.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

71

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Guarde isso: o TCU no dispe de competncia para quebrar sigilo bancrio. 3.1 Organizao do TCU O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies outorgadas pela Constituio aos tribunais do Judicirio (previstas no art. 96). Apesar do termo jurisdio, vale comentar que as decises do TCU no tm natureza jurisdicional. So decises administrativas, contra as quais sempre caber recurso ao Poder Judicirio (lembre-se do princpio da inafastabilidade da jurisdio). Segundo o art. 73, 1, os Ministros do TCU sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I - mais de 35 e menos de 65 anos de idade; II - idoneidade moral e reputao ilibada; III - notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; IV - mais de dez anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do STJ (CF, art. 73, 3). De se destacar que a escolha dos Ministros do TCU se dar da seguinte forma: I - um tero pelo Presidente da Repblica; II - dois teros pelo Congresso Nacional. A escolha do Presidente no totalmente livre. Em primeiro lugar, se dar com aprovao do Senado Federal. Ademais, duas dessas trs vagas sero ocupadas por auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo TCU, segundo os critrios de antigidade e merecimento. Interessante observar que as funes de Ministrio Pblico junto ao TCU (ou Ministrio Pblico Especial) sero exercidas por instituio que no integra o Ministrio Pblico comum. Assim, inconstitucional a atribuio das funes do MP junto ao TCU (MPJTCU ou MPE) a membros do MP comum. 3.2 Tribunais de contas estaduais, distrital e municpios Segundo o art. 75 da CF/88, as normas estabelecidas para o mbito federal aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

72

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. Ademais, assevera que as Constituies estaduais disporo sobre os Tribunais de Contas respectivos, que sero integrados por sete Conselheiros. J no mbito municipal, a fiscalizao do Municpio ser exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. Para o exerccio do controle externo, a Cmara Municipal ser auxiliada pelos Tribunais de Contas dos Estados ou do Municpio ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios, onde houver (CF, art. 31). Em suma, havendo um Tribunal de Contas do Municpio ou dos Municpios, esse rgo auxiliar o Poder Legislativo no controle das contas pblicas. Se no houver esse rgo, a funo caber ao TCE do respectivo estado-membro. Veja que h municpios no Brasil que dispem de Tribunais de Contas do Municpio ( o caso de So Paulo - SP e Rio de Janeiro - RJ). Voc pode perguntar: e nos municpios onde esse rgo no existe? Observe o que diz o art. 31, 4: vedada a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais. Mas no faa confuso: vedada a criao pelo municpio de uma Corte de Contas, um rgo prprio. Os TCMs de So Paulo e Rio de Janeiro continuam a existir, pois so anteriores CF/88. diferente o caso de criao pelo estado-membro de um Tribunal de Contas dos Municpios. Ou seja, rgo estadual responsvel por auxiliar todas as Cmaras Municipais situadas naquele estado, no desempenho da funo de controle externo. Em suma, vedada a criao de Tribunal de Contas do Municpio (rgo municipal), mas permitida a criao de um Tribunal de Contas dos Municpios (rgo estadual). No havendo Tribunal de Contas Municipal e nem Tribunal de Contas dos Municpios, a Cmara Municipal ser auxiliada pelo respectivo Tribunal de Contas estadual, no exerccio do controle externo. Ainda quanto ao controle municipal, h uma regra especfica segundo a qual o parecer prvio, emitido pelo rgo competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, s deixar de prevalecer por deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal (CF, art. 31, 2). Essa regra no se aplica em mbito estadual ou federal. Nesses casos o parecer da Corte de Contas meramente opinativo. Por fim, ressalte-se que as contas dos Municpios ficaro, durante sessenta dias, anualmente, disposio de qualquer contribuinte, para exame e apreciao, o qual poder questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei (CF, art. 31, 3). Mais dois detalhes:
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

73

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS I) o controle externo do DF feito pela Cmara Legislativa, com o auxlio do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal); II) as contas do Governo do Territrio sero submetidas ao Congresso Nacional, com parecer prvio do Tribunal de Contas da Unio (CF, art. 33, 2). Vejamos alguns exerccios. 88. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) Pela aplicao da teoria dos poderes implcitos, o STF reconhece ao TCU a competncia para conceder medidas cautelares no exerccio das atribuies que lhe foram fixadas na CF. A teoria dos poderes implcitos adota a premissa de que a atribuio, pela Constituio, de uma determinada competncia a um rgo implica reconhecer a ele os poderes necessrios execuo dessa competncia ou consecuo desse fim. dizer: se a Constituio pretende determinado implicitamente os meios necessrios sua efetivao. fim, ela assegura

Nesse sentido, o STF reconhece ter o TCU legitimidade para expedio de medidas cautelares, a fim de garantir a efetividade de suas decises e, assim, prevenir a ocorrncia de leso ao errio. Item certo. 89. (CESPE/TFCE/TCU/2009) A CF conferiu ao TCU a competncia para julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, porm no atribuiu a esse tribunal competncia para aplicar sanes aos responsveis quando constatada a ocorrncia de ilegalidade de despesa ou de irregularidade de contas, por se tratar de competncia exclusiva do Congresso Nacional. Segundo o art. 71, VIII, compete ao TCU aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. Item errado. 90. (CESPE/TFCE/TCU/2009) Apesar de ser rgo que auxilia o Poder Legislativo no controle externo, o TCU pode realizar, por iniciativa prpria, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Como comentado, o TCU auxilia o Congresso no exerccio do controle externo. Nem por isso h subordinao entre eles, j que o TCU tem funes prprias e privativas. De acordo com o inciso IV do art. 71 da CF/88, compete ao TCU realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira,
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

74

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Item certo. 91. (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) O TCU, ao apreciar a legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, deve assegurar ao servidor o exerccio do contraditrio e da ampla defesa, sob pena de nulidade do procedimento. Veja o teor da Smula Vinculante 3 do STF: Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Ou seja, na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso, o TCU no est obrigado a assegurar contraditrio e ampla defesa ao interessado. Em suma: a regra , claro, assegurar-se o contraditrio e ampla defesa. Como exceo, no necessrio que se observe esses princpios na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Item errado. 92. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/STF/2008) O prazo decadencial de 5 anos relativo anulao de atos administrativos e previsto na lei que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal deve ser aplicado aos processos de contas que tenham por objeto o exame de legalidade dos atos concessivos de aposentadorias, reformas e penses. Assim, transcorrido esse interregno sem que o TCU tenha analisado a regularidade de uma penso, por exemplo, a viva deve ser convocada para participar do processo de seu interesse, desfrutando das garantias do contraditrio e da ampla defesa, em que pese ser a princpio dispensvel o contraditrio e a ampla defesa nos processos que tramitam no TCU e que apreciem a legalidade do ato de concesso inicial de penso. Questo copiada e colada da jurisprudncia do STF. Vimos que, a princpio, na apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso, o TCU no est obrigado a assegurar contraditrio e ampla defesa ao interessado. S que, em direito, sempre tem um detalhe.... uma exceo.... Considerando o princpio da segurana jurdica, o STF passou a entender que o TCU est sim obrigado a assegurar o contraditrio e a ampla defesa ao interessado mesmo nesse caso, se a anlise da Corte de Contas ocorrer aps o prazo de cinco anos, contados da data de sua concesso (MS 24448/DF, Rel. Min. Carlos Britto, julgamento em 27/09/2007).

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

75

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Isso porque, no caso da questo, a inrcia do TCU, por mais de cinco anos, consolidou de forma positiva a expectativa da viva, no tocante ao recebimento de verba de carter alimentar. Assim, transcorrido o prazo de cinco anos sem a anlise do TCU, obrigatrio convoc-la para participar do processo de seu interesse, a fim de desfrutar das garantias do contraditrio e da ampla defesa. Item certo. 93. (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DPE/PI/2009) O Tribunal de Contas da Unio rgo de orientao do Poder Legislativo, a este subordinado, apto a exercer a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio. Para o desempenho das atividades de Controle Externo, o Congresso Nacional ser auxiliado pelo Tribunal de Contas da Unio (instrumento tcnico na fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e demais entidades da administrao direta e indireta). Todavia (como foi dito anteriormente), nem por isso h uma relao de subordinao e dependncia entre eles, visto que o TCU detm e exerce algumas funes de controle, as quais lhe so prprias e privativas. Item errado. 94. (CESPE/TITULARIDADE DE SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO/TJDFT/2008) O julgamento das contas do chefe do Poder Executivo compete ao TCU, rgo integrante do Poder Legislativo. O Tribunal de Contas da Unio no julga as contas do Presidente da Repblica. Sua competncia consiste na apreciao e emisso de parecer prvio (que dever ser elaborado em sessenta dias a contar do seu recebimento CF, art. 71, I). Quem julga as contas do Presidente da Repblica o Congresso Nacional. Diferente a competncia do Tribunal de Contas da Unio para julgar os administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico (CF, art. 71, II). Ademais, no pacfico na doutrina se o TCU integra ou no o Poder Legislativo. Item errado. 95. (CESPE/JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO/TJ-TO/2007) Com relao aos tribunais de contas, assinale a opo correta. a) Os tribunais de contas so rgos integrantes da estrutura do Poder Legislativo, com competncia para auxili-lo no controle externo. b) O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins tem competncia para julgar as contas dos administradores e responsveis do Poder Legislativo
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

76

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS estadual, do Poder Judicirio estadual e do Ministrio Pblico estadual, por deciso que no est subordinada ao posterior controle do Poder Legislativo. c) O tribunal de contas, como rgo de natureza poltico-administrativa, no exerccio de suas atribuies, no pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico, mesmo que apenas incidentalmente. d) As decises dos tribunais de contas so passveis de posterior controle judicirio, da mesma maneira que todas as decises judiciais podem ser posteriormente questionadas pelo tribunal de contas. Como comentado, no pacfico na doutrina se o TCU integra o Legislativo. Observe o que assevera o art. 44 da CF/88: o Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. No fala nada sobre o TCU, no verdade? Portanto, para provas do Cespe, prefervel adotar a posio externada nessa questo: o TCU no integra o Legislativo. A alternativa b est certa. Cabe aos tribunais de contas julgar as contas dos administradores pblicos. As decises esto sujeitas a apreciao judicial, mas no a alteraes por parte do Legislativo (observe que o TCU no subordinado ao Legislativo). A alternativa c est errada. Como vimos, os tribunais de contas, no exerccio de suas atribuies, podem apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico (Smula 347 do STF). A alternativa d est errada, pois as decises judiciais no se submetem a verificao e questionamentos por parte dos tribunais de contas. Gabarito: b 96. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/TRT 1 REGIO/2008) Em denncia ao TCU, que manteve o sigilo da fonte reveladora das irregularidades administrativas, foi delatada a malversao de verbas pblicas por membros da direo de tribunal federal. Aps apurao, foi imputada multa ao ordenador de despesas. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) Em razo da natureza judicial da deciso do TCU, contra ela cabe recurso ao STF. b) inconstitucional que o TCU mantenha no anonimato o autor das denncias. c) A referida multa tem eficcia de ttulo judicial e deve ser executada em uma das varas da justia federal. d) No cabe ao TCU investigar os tribunais superiores, cujos atos administrativos somente podem ser apreciados pelo rgo controle do Conselho Nacional de Justia.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

77

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS e) Compete ao Ministrio Pblico junto ao TCU o oferecimento de denncia relativa a crime cometido contra a administrao pblica, assim como a ao de improbidade administrativa. A alternativa a est errada. Como comentado, as decises dos tribunais de contas tm natureza administrativa (e no judicial). A alternativa b est correta, pois o STF considerou inconstitucional dispositivo regimental (Regimento Interno do TCU) que permitia o sigilo do autor de denncias contra servidores pblicos. A alternativa c est errada pois as decises do TCU de que resulte imputao de dbito ou multa tm eficcia de ttulo executivo extrajudicial (CF, art. 71, 3). A alternativa d est errada. A competncia do TCU alcana inclusive os tribunais superiores. Ademais, a competncia do Conselho Nacional de Justia (CNJ) ser exercida sem prejuzo da competncia do Tribunal de Contas da Unio (CF, art. 103-B, 4, II). A alternativa e est errada, pois o MPE (Ministrio Pblico Especial que atua junto ao TCU) no se confunde com o MP comum. A este ltimo compete o oferecimento de denncia relativa a crime cometido contra a administrao pblica. Gabarito: b 97. (CESPE/ADVOGADO DA UNIO/AGU/2008) As decises exaradas pelo TCU, no exerccio da misso de auxiliar o Congresso Nacional na funo fiscalizadora, no so imunes reviso judicial e, quando reconhecem dbito ou multa, constituem ttulo executivo extrajudicial, cuja execuo compete Advocacia-Geral da Unio. Bastante interessante esse item. De fato as decises do TCU no fogem apreciao judicial. De fato, as decises do TCU de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo extrajudicial (CF, art. 71, 3). E tambm est correto que a execuo judicial desse ttulo executivo extrajudicial compete AGU, uma vez que representa a Unio judicial e extrajudicialmente (CF, art. 131). Item certo. 98. (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/STF/2008) Nos processos perante o TCU, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Trata-se da Smula Vinculante n 3 do STF. Item certo.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

78

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 99. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STF/2008) A funo de um ministro de Estado que, nessa qualidade, realiza atividades fiscalizatrias dentro do rgo administrativo no se confunde com a atuao do TCU. A atuao do TCU uma atribuio decorrente do controle externo a cargo do Congresso Nacional, enquanto a atuao do ministro decorre do controle interno nsito a cada Poder. Questo mais de Direito Administrativo do que de Constitucional (Controle da Administrao Pblica). O controle externo, cuja titularidade Congresso Nacional, que o exerce com o auxlio do TCU, no se confunde com o controle interno previsto no art. 74 da CF/88 (que se realiza dentro do mesmo poder). Item certo. 100. (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STF/2008) Como o TCU no tem poder para anular ou sustar contratos administrativos, no detm tambm competncia para determinar autoridade administrativa que promova a anulao do contrato ou da licitao que o originou. Lembre-se sempre da distino da competncia do TCU no que se refere a atos e a contratos. Atos TCU pode sustar diretamente se no atendido na determinao de providncias (CF, art. 71, X); Contratos a sustao adotada diretamente pelo Congresso Nacional (CF, art. 71, 1 e 2). Nesse ltimo caso, o TCU d cincia ao Congresso Nacional (quanto no adoo de providncias ao exato cumprimento da lei por parte do rgo), para que este determine a sustao e solicite ao Poder Executivo as medidas cabveis para sanar a irregularidade. Se o Congresso Nacional ou o Poder Executivo, no prazo de noventa dias, no efetivar as medidas cabveis para sanar a irregularidade verificada no contrato, o TCU adquirir competncia para decidir a respeito (CF, art. 71, 2). Como comentado, o STF firmou entendimento de que o TCU tem competncia prevista no art. 71, IX, da Constituio para determinar autoridade administrativa que promova a anulao do contrato e, se for o caso, da licitao que dele se originou, sob pena de imediata comunicao ao Congresso Nacional, a quem compete adotar o ato de sustao (MS 26.547/DF, rel. Min. Celso de Mello, 23.05.2007). Ou seja, o TCU no pode sustar o contrato irregular, mas pode determinar autoridade administrativa para que o anule. Item errado. 101. (CESPE/TCNICO DE CONTROLE EXTERNO DO TCU/2007) Os ministros do TCU, por integrarem o Poder Judicirio, detm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do Superior Tribunal de Justia.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

79

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS A assertiva est errada pois os Ministros do TCU no integram o Poder Judicirio. O restante est de acordo com o art. 73, 3 da CF/88. Item errado. 102. (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2005) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete julgar as contas prestadas anualmente pelo presidente da Repblica, em 60 dias a contar de seu recebimento. Questo batida... No competncia do TCU julgar as contas prestadas pelo Presidente da Repblica. Caber ao Tribunal to-somente apreci-las, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento (CF, art. 71, I). A competncia para julgar as contas do Presidente da Repblica exclusiva do Congresso Nacional (CF, art. 49, IX). Item errado. 103. (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/TCU/2005) O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas casas, ou por quaisquer de seus membros, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas. Compete ao Tribunal de Contas da Unio prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas (CF, art. 71, VII). Ou seja, no se trata de solicitao de quaisquer dos membros do Congresso, como afirma a questo. Item errado. 104. (CESPE/JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO/TJ-ACRE/2007) O Tribunal de Contas do Estado do Acre composto por sete conselheiros, quatro dos quais devem ser escolhidos pela Assemblia Legislativa e trs, pelo chefe do Poder Executivo estadual, que deve indicar um entre seus auditores, outro entre os membros do Ministrio Pblico que atuem junto a esse tribunal e um terceiro sua livre escolha. Em mbito federal, a Constituio estabelece que o Tribunal de Contas da Unio integrado por nove Ministros e que estes sero escolhidos (art. 73, 2): a) um tero pelo Presidente da Repblica, com aprovao do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministrio Pblico junto ao Tribunal, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo os critrios de antiguidade e merecimento; b) dois teros pelo Congresso Nacional.
Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

80

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Segundo a Constituio Federal, as normas estabelecidas em seu texto sobre a fiscalizao contbil, financeira e oramentria aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios (CF, art. 75). Ademais, a Constituio estabelece que os Tribunais de Contas dos Estados sero integrados por sete Conselheiros (art. 75, pargrafo nico). Assim, deve ser mantida em mbito estadual a regra da proporcionalidade na composio do TCU. Como no d para ser um tero e dois teros (pois um tero de sete no nmero inteiro), o Supremo Tribunal Federal aprovou a Smula n 653 afirmando que quatro conselheiros dos TCEs devem ser escolhidos pela Assemblia Legislativa e trs pelo Chefe do Poder Executivo estadual, cabendo a este indicar um dentre auditores e outro dentre membros do Ministrio Pblico, e um terceiro sua livre escolha. Item certo. Nossa aula de hoje encerra-se aqui. At a prxima aula. Um abrao e bons estudos! Frederico Dias REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010. http://www.stf.jus.br

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

81

Potrebbero piacerti anche