Sei sulla pagina 1di 23

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS

Aula 2 Poder Constituinte e modificao da Constituio


Bom dia! Na aula de hoje, falarei sobre Poder constituinte e reforma da Constituio. interessante observar como os assuntos so interligados em Direito Constitucional. Quem j estudou essa disciplina sabe que nossa Constituio rgida, mas no imutvel, certo? Naquela ocasio, algum pode ter pensado: ok... sei que, por ser rgida, a CF/88 alterada por um procedimento mais custoso que o exigido para as demais leis, mas como esse procedimento? Quem est habilitado a propor essa alterao? Quais os assuntos no podem ser suprimidos, mesmo por emenda constitucional? Pode o poder judicirio fiscalizar a regularidade desse procedimento de alterao da Constituio? disso (alm de outras coisas) que vamos falar hoje. Vejamos o contedo desta aula. 1 Poder Constituinte 1.1 - Espcies 1.2 - Limitaes do Poder Constituinte Derivado 2 Modificao da Constituio Federal de 1988. Reforma, reviso e emenda constitucional 3 Entrada em vigor de uma nova Constituio 4 Exerccios de Fixao Mos obra ento! 1 Poder Constituinte O Poder Constituinte o poder de elaborar ou atualizar uma Constituio. Segundo a doutrina a manifestao soberana da suprema vontade poltica de um povo social e juridicamente organizado. A teoria do poder constituinte foi desenvolvida pelo abade francs Emanuel Seys, em sua obra O que o Terceiro Estado, que (naquela poca) apontava como seu titular a nao. Antigamente, o exerccio do poder pelas monarquias europias era justificado pelo Direito divino e pela hereditariedade. Deus era o titular do poder e o exercia por meio de seu representante na terra (rei ou monarca). Ao passar dos anos, esse exerccio do poder era transmitido aos seus sucessores de sangue. Isso foi superado com a viso mais racional de Sieys e a teoria do Poder Constituinte naquele momento (vale observar a relevncia do seu livro para a prpria revoluo francesa). Assim, a origem da concepo de poder constituinte ocorre no mesmo contexto do surgimento das Constituies
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS escritas, visando limitao do poder estatal e preservao dos direitos e garantias fundamentais. importante mencionar o aspecto mais fundamental: a distino entre o poder que cria a Constituio (poder constituinte) e os poderes criados por ele (poderes constitudos), resultados da criao. Sendo o poder constituinte sempre superior aos poderes constitudos. Modernamente, pacfico o entendimento de que o titular do poder constituinte o povo (e no mais a nao). Isso importante, pois bastante cobrado pelas bancas: Titular do Poder Constituinte POVO Interessante observar que nossa Constituio estabelece que todo o poder emana do povo (CF, art. 1, pargrafo nico), no o Estado, no a nao. Pois bem, o povo o titular do poder constituinte, mas seu exerccio se d de forma democrtica (poder constituinte legtimo, por meio de uma assembleia nacional constituinte eleita pelo povo) ou autocrtica (poder constituinte usurpado). Vejamos uma questo sobre isso... 1) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) Sendo poder de ndole democrtica, autnomo e juridicamente ilimitado, o poder constituinte originrio tem como forma nica de expresso a assembleia nacional constituinte. O poder constituinte originrio no se expressa apenas de forma democrtica, quando a forma de expresso consiste na assembleia nacional constituinte (ou conveno). Ele tambm ocorre na declarao unilateral de um agente golpista ou revolucionrio, sem a participao do povo, forma de expresso denominada de outorga. Nesse caso, trata-se do denominado poder constituinte usurpado. Item errado. 1.1 - Espcies Tradicionalmente, o poder constituinte segmenta-se em originrio e derivado. O poder constituinte originrio o poder de elaborar uma Constituio. Podemos dizer que ele se manifesta em dois momentos distintos: na formao de um novo Estado (quando elaborada a primeira Constituio), ou, em um Estado j existente, quando ocorre uma ruptura da ordem jurdica, sendo uma Constituio substituda por outra nova. O poder constituinte originrio tem por caractersticas ser um poder poltico, inicial, autnomo, incondicionado e permanente. Guarde a distino entre esses conceitos. um poder poltico (e no jurdico), porque antecede o Direito.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS um poder inicial porque a sua obra, que a Constituio, a base da ordem jurdica. um poder autnomo ou ilimitado porque no est limitado pelo direito anterior, isto , no tem que respeitar os limites estabelecidos pelo direito positivo antecessor, podendo, at mesmo, desrespeitar direito adquirido e clusulas ptreas existentes no regime anterior. incondicionado porque no est sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar sua vontade. Enfim, o poder constituinte originrio no tem que obedecer a qualquer forma ou procedimento pr-determinado para realizar a sua obra de elaborao de uma nova Constituio. Ademais, o poder constituinte originrio permanente porque no desaparece, no se esgota com a realizao de sua obra, isto , com a elaborao da nova Constituio. Elaborada a nova Constituio, o poder constituinte permanece latente, podendo manifestar-se posteriormente, mediante uma nova Assemblia Constituinte ou um novo ato revolucionrio. Objetivamente, voc tem de ter em mente que no h limites para o poder constituinte originrio (e isso importante). Em outras palavras, as normas constitucionais originrias no respeitam qualquer norma ou procedimento. Em decorrncia disso, destaca-se uma importante concluso: no h controle de constitucionalidade quanto s normas originrias da CF/88. Vale mencionar que h doutrinadores, que defendem que haveria limitaes de ordem supranacional atuao do poder constituinte originrio. Ou seja, no mbito do direito internacional no seria admissvel uma nova Constituio que desrespeitasse normas bsicas de direitos humanos, por exemplo. H quem sustente ainda a existncia de outros limites, de ordem natural (valores ticos superiores), como o alemo Otto Bachoff, ou de ordem lgica (no seria admitida a extino do Estado, por exemplo). Mas no o que predomina no Brasil: podemos dizer que, no Brasil, inexistem limitaes ao poder constituinte originrio. 2) (CESPE/ANALISTA PROCESSUAL/MPE/PI/2012) O poder constituinte originrio, responsvel pela elaborao de uma nova Constituio, extingue-se com a concluso de sua obra.

O poder constituinte originrio permanente o que significa que ele no se extingue aps a realizao de sua obra. Item errado. 3) (CESPE/JUIZ/TJ/CE/2012) Quando uma nova constituio criada pelo poder constituinte originrio, a jurisprudncia reconhece a legitimidade da invocao de direitos adquiridos contrrios constituio em vigor.

Na elaborao de sua obra, o poder constituinte originrio no est sujeito a limitaes de nenhuma ordem, no precisando respeitar nem mesmo o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Item errado.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 4) (CESPE/PROCURADOR/TCE-ES/2009) No tocante ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pr-jurdica.

O Brasil adotou a corrente positivista. Para o positivismo, o Poder Constituinte Originrio no sofre limitaes, uma vez que a ordem jurdica nasce com ele, no antes dele. Ou seja, no h normas jurdicas anteriores a estabelecer limites para sua atuao. Da o fato de ser classificado como um poder poltico ou pr-jurdico, ao contrrio do Poder Constituinte Derivado, classificado como jurdico. Numa viso oposta, a corrente jusnaturalista defendia a existncia de normas de direito natural limitando a atuao do Poder Constituinte Originrio. Item certo. 5) (CESPE/PROCURADOR/AGU/2010) No que se refere ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a corrente jusnaturalista, segundo a qual o poder constituinte originrio ilimitado e apresenta natureza pr-jurdica.

O Brasil adotou a corrente positivista (e no a jusnaturalista), segundo a qual o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza pr-jurdica. Item errado. 6) (CESPE/DELEGADO DE POLCIA CIVIL SUBSTITUTO/PCRN/2009) O carter ilimitado do poder constituinte originrio deve ser entendido em termos, pois haver limitaes, por exemplo, de ndole religiosa e cultural.

O Cespe considerou certo esse enunciado. Como vimos, a discusso sobre a existncia ou no de limites ao poder constituinte originrio est relacionada com a distino entre a doutrina jusnaturalista e a doutrina positivista. Assim, trazendo esse enunciado especificamente para o caso brasileiro, cremos que ele no estaria correto (como vimos na questo anterior). Todavia, em outros ordenamentos, admite-se a imposio de limites atuao do poder constituinte originrio. Talvez, por no se referir especificamente ao poder constituinte no Brasil, o Cespe tenha considerado o enunciado correto. Item certo. 7) (CESPE/PROCURADOR/TCE-ES/2009) As normas produzidas pelo poder constituinte originrio so passveis de controle concentrado e difuso de constitucionalidade.

O poder constituinte originrio autnomo, ilimitado, no deve respeito ordem jurdica anterior. Como um poder pr-jurdico, no h normas jurdicas anteriores a serem respeitadas. Nesse sentido, no h que se falar em controle de constitucionalidade de normas originrias. Item errado. 8) (CESPE/JUIZ/TJ/CE/2012) Embora o STF no admita o controle concentrado de constitucionalidade de normas produzidas pelo poder
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS constituinte originrio, reconhece o controle difuso, considerando sua eficcia apenas para o caso concreto. No Brasil, no se admite nenhum tipo de controle constitucionalidade tendo por objeto a obra do poder constituinte originrio, seja controle concentrado, seja controle difuso. Item errado. 9) (CESPE/JUIZ/TJ/CE/2012) Segundo o STF, as regras jurdicas produzidas pelo poder constituinte originrio no decorrem do exerccio de um poder de fato ou suprapositivo, razo pela qual sua eficcia est sujeita a limitao normativa.

O poder constituinte originrio constitui um poder poltico. Ou seja, trata-se de um poder de fato (e no um poder meramente jurdico), no estando sujeito a limitaes normativas. Item errado. Para finalizar os comentrios a respeito do poder constituinte originrio, vale a pena aprofundar num detalhe: a distino entre poder constituinte material e poder constituinte formal. Para dividirmos esses conceitos, voc deve distinguir dois momentos na elaborao de uma Constituio: (i) a ideia, a concepo de uma nova ordem constitucional; e (ii) a formalizao do texto escrito da Constituio. Em outras palavras, primeiro concebe-se uma nova Constituio, trata-se ainda de uma ideia (uma deciso poltica, que constitui o poder constituinte material). Posteriormente, elabora-se o texto da Constituio propriamente dito (consubstanciando do poder constituinte formal). Assim, define-se o que constitucional (poder constituinte material); logo a seguir, atribui-se juridicidade constitucional a essa escolha (poder constituinte formal). Quanto a poder constituinte originrio isso a. Mas, h ainda outra espcie: o poder constituinte derivado. O poder constituinte derivado (secundrio, institudo, constitudo, ou de segundo grau) est previsto no texto da prpria Constituio, resultando da vontade do poder constituinte originrio. Vale dizer, ele derivado do poder constituinte originrio, pois foi criado por este poder, deriva desse poder. O poder constituinte derivado tem por caractersticas ser um poder jurdico, derivado, subordinado e condicionado. um poder jurdico (ao contrrio do originrio, que poltico), pois integra o direito positivo, isto , est presente no texto da prpria Constituio. derivado porque retira sua fora do poder constituinte originrio.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS subordinado porque se encontra limitado pelas normas expressas e implcitas presentes na Constituio Federal, normas essas que no poder contrariar, sob pena de inconstitucionalidade de sua conduta. condicionado porque seu exerccio deve obedecer fielmente s regras previamente estabelecidas no texto da Constituio Federal. Pois bem, por um lado, o poder constituinte originrio no sofre limitaes (como foi comentado), da se dizer que no h controle de constitucionalidade da sua obra: as normas originrias. Ao contrrio, o poder constituinte derivado sofre sim limitaes, procedimentais e materiais; e, por isso, h controle de constitucionalidade de sua obra (as normas constitucionais decorrentes de emenda constitucional). Mas o assunto no se esgota a. O poder constituinte derivado segmenta-se em: poder constituinte reformador e poder constituinte decorrente. O poder constituinte derivado reformador o competente para modificar o texto da Constituio Federal, respeitando-se o regramento estabelecido pela prpria Constituio. Na Constituio Federal de 1988, ele exercido pelo Congresso Nacional, na forma do artigo 60 da Constituio (processo de emenda) e do art. 3 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT (processo de reviso constitucional). Alguns autores classificam esta ltima espcie de poder constituinte derivado revisor. Fique tranquilo, pois esse assunto (a diferena entre esses procedimentos) ser mais bem detalhado logo a seguir. O poder constituinte derivado decorrente a competncia que tm os estados-membros, em virtude de sua autonomia poltico-administrativa, de elaborar suas prprias Constituies. Mesmo nesse caso, o exerccio do poder constituinte derivado est sujeito a diversas limitaes como se detalha no prximo item da aula. Aqui, acho melhor fazermos uma pausa para sintetizar tudo que j foi falado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

A fim de treinar esses conceitos, nada melhor que algumas questes de concursos. 10) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STJ/2008) O poder constituinte derivado decorrente consiste na possibilidade que os estados-membros tm, em virtude de sua autonomia polticoadministrativa, de se autoorganizarem por meio das respectivas constituies estaduais, sempre respeitando as regras estabelecidas pela CF. Como comentado, o poder constituinte derivado divide-se em (1) reformador e (2) decorrente. Este ltimo realmente relaciona-se com a elaborao de Constituies estaduais por parte dos estados-membros. E realmente esse poder est limitado por regras estabelecidas pela CF/88. Item certo. 11) (CESPE/TCNICO DE NVEL SUPERIOR/MDS/2008) O poder constituinte decorrente subordina-se s limitaes que o rgo investido de funes constituintes primrias ou originrias estabeleceu no texto da CF. O poder constituinte decorrente derivado, condicionado e est sujeito s limitaes estabelecidas pelo poder constituinte originrio. Inclusive, essa necessidade de respeito s normas da Carta Cidad est expressa no art. 25 da CF/88: Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios desta Constituio. Item certo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 12) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) expressamente previsto na CF que os Poderes Legislativos dos estados, do DF e dos municpios devem elaborar suas constituies e leis orgnicas mediante manifestao do poder constituinte derivado decorrente. Apesar de ser tema controverso, a doutrina majoritria relaciona a expresso do poder constituinte derivado decorrente apenas aos estados-membros, no incluindo os municpios. Item errado. 1.2 Limitaes do Poder Constituinte Derivado Como vimos, o poder constituinte derivado criado pelo poder constituinte originrio e est sujeito a limitaes tanto de ordem formal (procedimental), quanto de ordem material. importante voc conhecer essas limitaes impostas pelo poder constituinte originrio ao poder constituinte derivado para que este possa reformar a Constituio. Podemos classificar essas limitaes em quatro grupos: a) temporais - quando a Constituio estabelece um perodo durante o qual o seu texto no pode ser modificado. importante ter em mente que no temos limitaes desta natureza na Constituio Federal de 1988; b) circunstanciais - quando a Constituio veda a sua modificao durante certas circunstncias excepcionais, em ocasies extraordinrias (a CF/88 prev limitaes circunstanciais, ao proibir a aprovao de emendas durante a vigncia de estado de defesa, estado de stio e interveno federal art. 60, 1); c) processuais ou formais - quando a Constituio estabelece um determinado procedimento para o processo legislativo de sua modificao. Nossa Constituio classifica-se como rgida (veremos mais frente) exatamente porque esse procedimento mais difcil do que aquele estabelecido para a elaborao das demais normas infraconstitucionais (CF, art. 60, incisos I, II e III e 2, 3 e 5); d) materiais - quando a Constituio enumera certas matrias que no podero ser abolidas do seu texto pelo reformador. Na Constituio Federal de 1988, temos limitaes materiais expressas ou explcitas e limitaes materiais implcitas ou tcitas. As limitaes materiais expressas ou explcitas esto previstas no 4 do art. 60 da Constituio, e so as chamadas clusulas ptreas expressas. Ou seja, temas importantes da nossa Repblica que no podem ser abolidos por emenda. Logo a seguir veremos exatamente quais so essas clusulas ptreas. As limitaes materiais implcitas ou tcitas so aquelas que impedem a alterao da titularidade do poder constituinte originrio, a alterao da titularidade do poder constituinte derivado e alteraes ao procedimento
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS estabelecido na Constituio para a modificao do seu texto. Como o nome j enuncia, elas no decorrem de norma expressa da Constituio, mas sim de desenvolvimento doutrinrio e jurisprudencial. Sobre isso, guarde o seguinte bordo: a existncia das limitaes materiais implcitas constitui bice admisso do mecanismo da dupla reviso entre ns. ou no bonito isso? At parece uma daquelas frases de pra-choque de caminho, no ? Deixe-me explicar melhor... Alguns constitucionalistas defendem uma tese de que uma clusula ptrea poderia ser suprimida mediante a aprovao de duas emendas constitucionais (constituindo o mecanismo da dupla reviso). Assim, seria possvel que uma emenda constitucional retirasse aquele dispositivo do rol das clusulas ptreas. A partir desse momento, aquele tema poderia ser suprimido por nova emenda constitucional. como se hoje fosse aprovada uma emenda retirando a Federao do art. 60, 4 da CF/88. Amanh, poderia vir nova emenda e instituir o Estado unitrio (tendo em vista que a proibio existente deixaria de existir a partir da aprovao da primeira emenda). Entretanto, no Brasil, essa tese no prosperou. E por qu? Porque uma emenda que suprimisse algum dos incisos do art. 60, 4 seria inconstitucional por contrariar uma limitao material implcita, que probe alteraes prejudiciais ao processo de modificao da Constituio Federal. Resolva esta questo interessante do Cespe. 13) (CESPE/JUIZ/TJ/CE/2012) O poder constituinte derivado pode alterar os procedimentos de reforma da constituio. O poder constituinte derivado no pode alterar o procedimento de reforma constitucional, nem para torn-lo mais flexvel, nem para torn-lo mais rgido. Por qu? Devido existncia de limitaes materiais implcitas. Item errado. Sintetizando:

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Bem, mas para fazer as questes no basta saber isso. Voc tem de conhecer quais so essas limitaes; ou seja, conhecer o procedimento de reforma, as clusulas ptreas, o processo de reviso constitucional etc. Veremos todos esses detalhes em um tpico seguinte. Antes, temos de mencionar as limitaes ao poder constituinte derivado decorrente. O poder constituinte derivado decorrente est sujeito s limitaes estabelecidas pelo poder constituinte originrio. Inclusive, essa necessidade de respeito s normas da Carta Cidad est expressa no art. 25 da CF/88: Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios desta Constituio. Veja ainda a norma expressa no art. 11 do ADCT: Cada Assemblia Legislativa, com poderes constituintes, elaborar a Constituio do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgao da Constituio Federal, obedecidos os princpios desta. Assim, a Constituio Federal tambm vincula as Constituies Estaduais. 14) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) Previsto pelo constituinte originrio, o poder constituinte derivado decorrente encontra limitaes apenas nas clusulas ptreas. De fato, o poder constituinte derivado previsto pelo constituinte originrio, mas est sujeito a diversas limitaes e no s as materiais (que consubstanciam as clusulas ptreas). Item errado. 15) (CESPE/AUFC/TCU/2009) Da mesma forma que o poder constituinte originrio, o poder de reforma no est submetido a qualquer limitao de ordem formal ou material, sendo que a CF apenas estabelece que no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao de poderes e os direitos e garantias individuais. O poder constituinte originrio , de fato, ilimitado e incondicionado. Entretanto, o poder constituinte derivado est sim sujeito a limitaes tanto de ordem formal (o procedimento do art. 60 da CF/88), quanto de ordem material (clusulas ptreas e limitaes implcitas). Item errado. 16) (CESPE/JUIZ/TJ/CE/2012) O poder constituinte derivado reformador submete-se tanto a limitaes expressas na CF quanto a limitaes implcitas. Como vimos, o poder constituinte derivado reformador submete-se a limitaes expressas (como so as clusulas ptreas) e a limitaes implcitas (que impedem a alterao da titularidade do poder constituinte originrio, a alterao da titularidade do poder constituinte derivado e alteraes do procedimento estabelecido na Constituio para a modificao do seu texto).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 2 Modificao da Constituio Federal de 1988. Reforma, reviso e emenda constitucional A Constituio alterada por mutao, reviso e emenda constitucional. A mutao constitucional o fenmeno que se verifica nas Constituies ao serem modificadas de forma silenciosa, contnua, sem alterao textual. isso mesmo, trata-se de um processo informal e espontneo de alterao da interpretao constitucional, em que se muda o contedo de determinado dispositivo, sem mudana no teor da norma. o que acontece quando o Supremo Tribunal Federal muda seu entendimento sobre certo dispositivo constitucional, por decorrncia da prpria evoluo de usos e costumes. Pode-se relacionar esse fenmeno ao conceito de poder constituinte difuso. Assim, se na sua prova vier algo relacionado ao poder constituinte difuso, no se assuste: trata-se do conceito de mutao constitucional. J a reviso constitucional e o processo de emenda so processos formais de mudana nas Constituies, por meio de procedimentos estabelecidos pelo poder constituinte originrio. Trata-se de dois procedimentos distintos: o procedimento simplificado de reviso constitucional, previsto no art. 3 do ADCT; e o procedimento rgido de emenda, estabelecido no art. 60 da CF/88. Em primeiro lugar, lembre-se de que os dois procedimentos reviso e emenda - so manifestaes do poder constituinte derivado. Assim, sujeitamse s limitaes impostas pelo poder constituinte originrio e revisadas em tpico anterior. Mas, observe, entre eles h diversas diferenas, como se passa a apresentar. A reviso constitucional est prevista no art. 3 do ADCT e consistiu em um procedimento simplificado, que ocorreu apenas uma vez: cinco anos aps a promulgao da CF/88. As emendas foram aprovadas por maioria absoluta de votos em sesso unicameral do Congresso Nacional. Ademais, o texto foi promulgado pela Mesa do Congresso Nacional. Este procedimento caracterizado por alguns autores como conseqncia da ao do poder constituinte derivado revisor. J o procedimento de emenda constitucional (CF, art. 60) tem outras caractersticas. As propostas de emenda constitucional so discutidas e votadas em cada Casa (reunio bicameral) do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. As emendas so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Observe como um processo bem mais rgido que o de reviso. H ainda algumas importantes diferenas entre os procedimentos de reviso e emenda:
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS I) enquanto o processo de reviso foi nico e no pode ser criado outro, o processo de emenda permanente (exceto naquelas ocasies excepcionais que resultam nas limitaes circunstanciais (CF, art. 60, 1). II) enquanto o processo de reviso no pode ser adotado pelos estadosmembros, o de emenda de observncia obrigatria por eles. Sintetizando: Reviso Constitucional (ADCT, art. 3) Emenda Constitucional (CF, art. 60)

Procedimento simplificado (maioria absoluta, em sesso unicameral) Procedimento nico (cinco anos aps a promulgao da CF/88) Procedimento vedado aos estadosmembros No pode ser criado outro por meio de emenda (limitao material implcita) As Emendas Constitucionais de Reviso (ECR) foram promulgadas pela Mesa do Congresso Nacional

Procedimento rduo (2 turnos, com aprovao de 3/5 de cada Casa) Procedimento permanente (a CF/88 sempre poder ser alterada por emenda) Observncia obrigatria pelos estadosmembros No pode ser modificado por meio de emenda (limitao material implcita) As Emendas Constitucionais (EC) so promulgadas pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal

17) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) Tratando-se de mutao constitucional, o texto da constituio permanece inalterado, e alteram-se apenas o significado e o sentido interpretativo de determinada norma constitucional. certo que a mutao constitucional ocorre sem alterao no texto. O que muda o significado, o sentido daquela norma. Item certo. 18) (CESPE/PROCURADOR/TCE-ES/2009) A CF pode ser alterada, a qualquer momento, por intermdio do chamado poder constituinte derivado reformador e tambm pelo derivado revisor. Est errado afirmar que a CF/88 poder ser alterada em qualquer momento pelo poder reformador e pelo poder revisor. Primeiro, porque h limitaes circunstanciais que impedem a alterao da Constituio na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio (CF, art. 60, 1). Ademais, a reviso constitucional foi restringida a um processo nico, com data pr-fixada (cinco anos contados da promulgao da Constituio Federal, nos termos do art. 3 do ADCT).
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 19) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/SE/2010) A reviso constitucional prevista no ADCT da CF, que foi realizada pelo voto da maioria simples dos membros do Congresso Nacional, gerou seis emendas constitucionais de reviso que detm o status de normas constitucionais originrias. A reviso constitucional foi realizada pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional (ADCT, art. 3). Foram criadas seis emenda constitucionais de reviso, com status de normas constitucionais derivadas (e no originrias). Item errado. Agora, temos de tratar do art. 60 da Constituio Federal. Primeiro, vejamos quais so as limitaes formais (j conceituadas nesta aula) e que resultam na classificao da CF/88 como uma Constituio rgida. Iniciativa: A legitimidade para proposio de emenda constitucional bem mais restrita que no caso das demais normas infraconstitucionais. Segundo o caput do art. 60, a Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Deliberao e Promulgao: Como comentado, a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2). A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem (CF, art. 60, 3). Fique atento a dois detalhes importantssimos (relacionados tambm com o processo legislativo): I) nos processo de emenda, no h sano nem veto do Presidente da Repblica; sua participao se esgota na possibilidade de iniciativa da proposta de emenda; e II) a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa (CF, art. 60, 5). Quanto a esse ltimo ponto trata-se de regra distinta daquela referente ao processo das leis em geral, em que se admite a reapresentao daquele PL rejeitado por meio da proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS uma das Casas legislativas. No caso das emendas constitucionais, no se admite em nenhuma hiptese a reapresentao na mesma sesso legislativa. Agora, passemos a apresentar as chamadas clusulas ptreas, limitaes materiais expressas ao poder constituinte derivado. Clusulas ptreas: Segundo o art. 60, 4, no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: a) a forma federativa de Estado; b) o voto direto, secreto, universal e peridico; c) a separao dos Poderes; d) os direitos e garantias individuais. Vamos aos detalhes: I) uma proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea no deve nem mesmo ser objeto de deliberao; assim, se admite mandado de segurana impetrado por congressista a fim de sustar o trmite da proposta de emenda tendente a abolir clusula ptrea; II) errado se pensar que h bice a qualquer tipo de emenda tratando de clusula ptrea; pois somente no admitida a proposta tendente a abolir clusula ptrea; e III) no so clusulas ptreas todos os direitos e garantias fundamentais; apenas os direitos e garantias individuais, independentemente de se situarem ou no no art. 5. Vamos resolver algumas questes para trazer sua ateno de volta para o texto (...rs)... 20) (CESPE/IRBR/DIPLOMACIA/2009) No passvel de deliberao a proposta de emenda constitucional que desvirtue a forma republicana de governo, a qual est prevista como clusula ptrea; no entanto, pode o Congresso Nacional, no exerccio do poder constituinte derivado reformador, promover modificao do modelo federal, de modo a transformar o Brasil em Estado unitrio. A Constituio gravou com a chancela de clusula ptrea apenas a forma de Estado (Federao) e no a forma de governo (Repblica) (CF, art. 60, 4). Portanto, no pode o Congresso Nacional aprovar emenda transformando o Brasil em Estado unitrio. De qualquer forma, parte da doutrina entende que, apesar de no estar explcito, h vedao adoo da monarquia como forma de governo. Em primeiro lugar, o voto peridico clusula ptrea (CF, art. 60, 4, II). Em segundo lugar, segundo essa linha doutrinria, a deciso tomada pelo poder constituinte originrio no plebiscito de 1993 no poderia ser alterada por emenda constitucional. Item errado.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS (AUFC/TCU/2009) Considerando que um deputado federal, diante da presso dos seus eleitores, pretende modificar a sistemtica do recesso e da convocao extraordinria no mbito do Congresso Nacional, e sabendo que o poder constituinte derivado reformador manifesta-se por meio das denominadas emendas constitucionais, as quais esto regulamentadas no art. 60 da CF, julgue os itens a seguir. 21) (CESPE/AUFC/TCU/2009) A CF estabelece algumas limitaes de forma e de contedo ao poder de reforma. Assim, no caso narrado, para que a modificao pretendida seja votada pelo Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional dever ser apresentada por, no mnimo, um tero dos membros da Cmara dos Deputados. De fato, o art. 60 da CF/88 estabelece que a iniciativa para proposta de emenda poder ser apresentada exclusivamente: I por um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II pelo Presidente da Repblica; III por mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Item certo. 22) (CESPE/JUIZ/TRF 5.a Regio/2009) A CF admite emenda constitucional por meio de iniciativa popular. A Constituio at permite iniciativa popular para projetos de lei federal (CF, art. 61, 2), e prev essa possibilidade no mbito estadual (CF, art. 27, 4) e municipal (CF, art. 29, III). Entretanto, no h previso para iniciativa popular no caso de emendas Constituio (CF, art. 60, caput). Item errado. 23) (CESPE/AUFC/TCU/2009) Uma vez preenchido o requisito da iniciativa e instaurado o processo legislativo, a proposta de emenda CF ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. Segundo a Carta Maior, a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros (CF, art. 60, 2). O fato de o rito de deliberao das emendas constitucionais ser mais complexo do que o rito ordinrio das leis federais em geral faz com que a nossa Constituio possa ser classificada como rgida. Alis, um detalhe importante: Alexandre de Moraes classifica nossa Constituio como super-rgida, j que tem um ncleo que no pode ser suprimido por emenda: as clusulas ptreas. Item certo.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 24) (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) A proposta de emenda constitucional deve ser discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, e ser considerada aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros e for promulgada aps a respectiva sano presidencial. Viu como esse aspecto relevante? No h sano presidencial nos projetos de emenda constitucional. Aps aprovao nas duas Casas, a emenda ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem (CF, art. 60, 3). Item errado. 25) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STF/2008) O incio da tramitao de proposta de emenda constitucional cabe tanto ao Senado Federal quanto Cmara dos Deputados, pois a CF confere a ambas as casas o poder de iniciativa legislativa. No h obrigatoriedade para a apresentao de proposta de emenda em determinada Casa do Congresso Nacional. Assim, como afirma a questo, o incio da tramitao de PEC caber tanto a uma quanto a outra casa Cmara dos Deputados ou Senado Federal. Item certo. 26) (CESPE/JUIZ/TRF 5.a Regio/2009) Uma proposta de emenda constitucional que tenha sido rejeitada ou prejudicada somente pode ser reapresentada na mesma sesso legislativa mediante a propositura da maioria absoluta dos membros de cada casa do Congresso Nacional. A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa em nenhuma hiptese (CF, art. 60, 5). A questo misturou o procedimento de emenda com o rito ordinrio das leis. Com efeito, a Constituio admite que matria constante de projeto de lei rejeitado seja objeto de novo projeto na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional (CF, art. 67). Entretanto, essa possibilidade no se aplica aos projetos de emenda constitucional. Outra hiptese de impossibilidade de reapreciao de matrias na mesma sesso legislativa, diz respeito s medidas provisrias, que no podero ser reeditadas em caso de rejeio ou perda de eficcia por decurso de prazo, conforme veremos na aula sobre processo legislativo. Item errado. 3 Entrada em vigor de uma nova Constituio Caro aluno, para estudar esse assunto, voc deve se imaginar em 1988. Ao entrar em vigor a Constituio Federal, o que aconteceu com a Constituio antiga? E com todo o ordenamento jurdico infraconstitucional? Todas as leis pr-existentes? Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br 16

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Pois ... so essas e outras perguntas que eu pretendo responder neste tpico. Lembrando que esse assunto comea aqui, mas termina apenas no estudo do controle de constitucionalidade. A entrada em vigor de uma nova Constituio alcana todo o ordenamento jurdico, com efeitos sobre a Constituio antiga e a legislao infraconstitucional. Um primeiro detalhe que, de acordo com a jurisprudncia do STF, as novas normas constitucionais, salvo disposio em contrrio, se aplicam de imediato, alcanando os efeitos futuros de fatos passados. Essa eficcia especial denomina-se retroatividade mnima. dizer, salvo disposio constitucional em contrrio (pois a Constituio pode estabelecer outra regra de aplicabilidade), a entrada em vigor de norma constitucional no alcana os fatos consumados no passado, nem as prestaes vencidas e no pagas. Para clarear podemos citar o exemplo do art. 7, IV da CF/88. Esse dispositivo veda a vinculao do salrio mnimo para qualquer fim. Assim, em outubro de 1988, quando entrou em vigor a Constituio, os proventos de penso que seriam recebidos aps aquela data deixariam de estar vinculados ao salrio mnimo automaticamente, apesar de ter havido essa vinculao at ento, para os proventos recebidos anteriormente. importante deixar claro que essa regra especial serve apenas para a Constituio Federal. No caso das constituies estaduais e legislao infraconstitucional, essa regra no se aplica. Elas no podem retroagir. Duvida que isso caia em concursos? 27) (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) De acordo com entendimento do STF, as normas constitucionais provenientes da manifestao do poder constituinte originrio tm, via de regra, retroatividade mxima. Como vimos, o STF deixou assente que, salvo disposio expressa ao contrrio, a nova Constituio aplica-se de imediato, alcanando efeitos futuros de negcios passados. Essa regra de eficcia denominada retroatividade mnima. Seria retroatividade mxima se a nova Constituio pudesse alcanar inclusive os fatos j consumados. Ela at pode, desde que o faa expressamente. Item errado. Bem, continuando com a abordagem da problemtica da fora de um novo texto constitucional em relao ao direito anterior ou o direito prconstitucional... Promulgada uma nova Constituio... I) A Constituio pretrita ter todos seus dispositivos integralmente revogados pela nova Constituio, em bloco, ainda que haja alguma compatibilidade; ou seja, no se aproveita nada da Constituio pretrita.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS II) O direito infraconstitucional materialmente compatvel Ser recepcionado pela nova Constituio, com o status (fora) que esta der para aquele assunto. Deixe-me explicar melhor. No confronto entre o direito pr-constitucional e Constituio futura s interessa a compatibilidade material (contedo da norma). No interessa em nada a compatibilidade formal, ligada ao processo legislativo de elaborao das normas. Em outras palavras, se a Constituio pretrita exigia lei ordinria para regular a matria e a nova Constituio passa a exigir lei complementar para esse mesmo fim, a norma poder sim ser recepcionada pela nova Constituio. E ser recepcionada com fora (status) de lei complementar. Concluso: apesar de ter sido aprovada anteriormente como lei ordinria, s poder ser revogada por lei complementar ou norma hierarquicamente superior. III) O direito infraconstitucional materialmente incompatvel Ser revogado pela nova Constituio. Ateno! No que ele se torna inconstitucional. O confronto entre a nova Constituio e o direito pr-existente materialmente incompatvel se resolve pela revogao deste por aquela (e no pela inconstitucionalidade). Sobre isso, guarde aquele famoso bordo: no h inconstitucionalidade superveniente no Brasil. IV) o direito infraconstitucional no vigente no momento da promulgao da nova Constituio At poder ter a sua vigncia restaurada pela nova Constituio, desde que esta o faa expressamente (poder ocorrer repristinao expressa). Entretanto, no tem sua vigncia tacitamente (automaticamente) restaurada. Trata-se de outro bordo: no haver repristinao tcita. Quanto a esse ltimo ponto tem um detalhe importante, relativo ao direito infraconstitucional que se encontrar no perodo da vacatio legis no momento da promulgao da nova Constituio. Trata-se da chamada vacncia da lei, o perodo entre a publicao da lei e o incio de sua vigncia (o legislador estabelece esse prazo, mas o mais comum estabelecer que essa lei entra em vigor na data de sua publicao). Caso a lei esteja no perodo de vacatio legis no momento da promulgao da nova Constituio, ela no entrar em vigor no novo ordenamento constitucional que se inicia; ou seja, no ser aproveitada pela nova Constituio. Bem, vamos ento ao que interessa, um resumo dos aspectos mais relevantes. Objetivamente, voc precisa guardar o seguinte. Em primeiro lugar, o confronto entre a nova Constituio e o direito infraconstitucional anterior se resolve pela recepo ou revogao deste ltimo, tendo em vista que no h inconstitucionalidade superveniente.

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Em segundo lugar, para a anlise desse confronto, no interessa, em nada, os aspectos formais, procedimentais. Avalia-se exclusivamente a compatibilidade material da norma com a nova ordem constitucional. Por fim, interessa observar que, para que norma infraconstitucional possa ser recepcionada pela nova Constituio, ela deve cumprir os seguintes requisitos: (i) estar em vigor no momento da promulgao da nova Constituio; (ii) ter contedo compatvel com a nova Constituio; e (iii) ter sido produzida de modo vlido (de acordo com a Constituio de sua poca). Em suma, quanto a esse terceiro aspecto, voc tem de pensar da seguinte forma. Se em 1970 foi produzida uma lei inconstitucional (por exemplo, se ela tiver desrespeitado o processo legislativo estabelecido pela Constituio da sua poca), ela invlida desde a sua origem. Ou seja, essa lei nula, mesmo que ainda no tiver sido declarada sua inconstitucionalidade. Assim, essa lei no pode ser recepcionada pela nova Constituio. Pois para ser recepcionada ela deve ter sido produzida de modo vlido (de acordo com a Constituio de sua poca). No h que se avaliar sua compatibilidade frente nova Constituio, ela invlida frente Constituio anterior. Portanto, invlida desde a sua origem, no cabendo falar em sua recepo pelo novo ordenamento. Antes de resolver novas questes, preciso te apresentar o conceito de desconstitucionalizao. Alguns doutrinadores defendem que a entrada em vigor de uma nova Constituio no deveria acarretar a revogao de toda a Constituio pretrita. Para eles, cada dispositivo da Constituio antiga deveria ser confrontado com a nova Constituio. Nesse sentido, como resultado desse confronto, os dispositivos da Constituio pretrita que fossem incompatveis com a nova Carta seriam imediatamente revogados. Por outro lado, os dispositivos compatveis seriam recepcionados com fora de leis comuns, normas infraconstitucionais. Em suma, aquela parte compatvel no seria revogada, to somente perderia o status de norma constitucional, sendo recepcionada como norma infraconstitucional. Da o nome de desconstitucionalizao. importante que voc saiba que essa tese (desconstitucionalizao) no foi adotada no nosso ordenamento. Vamos ver se voc entendeu... 28) (CESPE/JUIZ SUBSTITUTO/TJ/SE/2008) Determinada lei ordinria, sancionada em 1973, disciplina uma dada matria. Entretanto, a CF/88 disps que a mesma matria agora dever ser disciplinada por lei complementar. Diante dos fatos acima narrados, correto afirmar que a) h vcio formal na lei de 1973 por incompatibilidade com a atual CF.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS b) resoluo do Senado Federal, promulgada em 2007, poderia revogar a lei de 1973. c) a lei de 1973 foi recepcionada como lei complementar, mas pode ser alterada por lei ordinria. d) a lei de 1973 foi recepcionada como lei ordinria, mas s pode ser alterada por lei complementar. e) a lei de 1973 pode ser revogada por emenda constitucional. A assertiva "a" est errada, pois no confronto entre a lei de 1973 e a atual CF s importa o aspecto material. As assertivas "b" e "c" esto erradas, pois a lei foi recepcionada com fora de lei complementar, s podendo ser revogada por outra de igual o maior status. A assertiva "d" est errada, pois a lei foi recepcionada com status de lei complementar (j que a nova Constituio passou a exigir lei complementar para disciplinar aquele assunto), e no de lei ordinria. A assertiva "e" est correta. De fato, lei complementar pode ser revogada por norma hierarquicamente superior, como o caso de uma emenda constitucional. Gabarito: e 29) (CESPE/PROCURADOR/TCE-ES/2009) No fenmeno da recepo, so analisadas as compatibilidades formais e materiais da lei em face da nova constituio. No caso da entrada em vigor de uma nova Constituio, o que importa apenas a compatibilidade material para se avaliar a recepo ou revogao da legislao infraconstitucional. No analisada a compatibilidade formal. Item errado. 30) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) Uma lei estadual editada com base na sua competncia prevista em Constituio pretrita recepcionada como lei federal, quando a nova Constituio atribui essa mesma competncia Unio. Pois bem, vimos que no importa os aspectos formais para se analisar a recepo/revogao de uma norma infraconstitucional. Entretanto, h um detalhe importante nisso. Digamos que na vigncia da Constituio anterior, a competncia para disciplinar determinada matria era da Unio, tendo esse ente editado diploma legal sobre o assunto. Pois bem, caso a nova Constituio atribua essa competncia aos estados, havendo compatibilidade material entre a lei e a nova Constituio, a lei federal pretrita ser recepcionada com status de lei estadual. Entretanto, a situao apresentada na questo inversa: anteriormente, a competncia era estadual; a nova Constituio atribuiu aquela competncia Unio.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS Nesse caso, no haver a recepo das leis pr-constitucionais pela nova Constituio. E por um motivo lgico... Se a competncia anterior era dos estados, cada um (dos 26 estados) tinha disciplinado a matria sua maneira. Como saber qual norma dentre essas 26 existentes seria recepcionada com status de lei federal? Em suma, na mudana de competncia entre os entes polticos, efetivada pela nova Constituio, admitida a estadualizao (de cima para baixo) da legislao federal pretrita; mas no a federalizao (de baixo para cima) da legislao estadual ou municipal pretrita. O mesmo raciocnio vale para a mudana da competncia envolvendo os municpios. Item errado. Seguem a partir de agora alguns exerccios de fixao. Qualquer dvida poder ser respondida no frum de dvidas. De qualquer forma, com as informaes passadas durante a aula, voc consegue responder todas as questes propostas aqui. Nos vemos na prxima aula, incio do nosso curso! Bons estudos! Frederico Dias

4 Exerccios de Fixao 31) (CESPE/JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO/TJ/AL/2008) Atribui-se ao abade Emmanuel Sieys o desenvolvimento da teoria do poder constituinte, com a obra Que o Terceiro Estado? 32) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/TJ/CE/2008) A CF no poder ser emendada na vigncia de estado de stio. 33) (CESPE/PROMOTOR/MPE/RR/2008) No Brasil, o exerccio do poder constituinte j foi restrito a determinado grupo ou pessoa, o que resultou em Constituio dita outorgada. 34) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) As mutaes constitucionais decorrem da conjugao da peculiaridade da linguagem constitucional, polissmica e indeterminada, com fatores externos, de ordem econmica, social e cultural, que a CF intenta regular, produzindo leituras sempre renovadas das mensagens enviadas pelo constituinte. 35) (CESPE/PROCURADOR/BACEN/2009) De acordo com entendimento do STF, as normas constitucionais provenientes da manifestao do poder constituinte originrio tm, via de regra, retroatividade mxima.
Prof. Frederico Dias www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 36) (CESPE/DELEGADO DE POLCIA/POLCIA CIVIL/PB/2008) O poder constituinte formal no se confunde com o poder constituinte material. Este o poder de autoconformao do Estado segundo certa ideia de direito, enquanto aquele o poder de decretao de normas com a forma e a fora jurdica prprias das normas constitucionais. Em outras palavras, enquanto o poder constituinte material tem por fim qualificar como constitucional determinadas matrias, o formal atribui a essa escolha uma fora constitucional. 37) (CESPE/DELEGADO DE POLCIA CIVIL SUBSTITUTO/PCRN/2009) Como o poder constituinte originrio inaugura uma nova ordem jurdica, todas as normas infraconstitucionais perdem vigor com o advento da nova constituio. 38) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA/STF/2008) Todos os direitos e garantias fundamentais previstos na CF foram inseridos no rol das clusulas ptreas. 39) (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO DO TCU/2007) O poder de reforma inclui tanto o poder de emenda como o poder de reviso do texto constitucional. 40) (CESPE/ANALISTA JUDICIRIO/REA JUDICIRIA/TJ/CE/2008) O presidente da Repblica tem poder de vetar emenda constitucional contrria ao interesse pblico. 41) (CESPE/DELEGADO DE POLCIA CIVIL SUBSTITUTO/PCRN/2009) O poder constituinte de reforma no inicial, nem incondicionado nem ilimitado, no entanto, no est subordinado ao poder constituinte originrio. 42) (CESPE/PROMOTOR/MPE/RR/2008) Um fazendeiro que detenha a propriedade de nascente de gua desde setembro de 1988 pode invocar direito adquirido contra a norma constitucional, oriunda do poder constituinte originrio, que estabeleceu a dominialidade pblica dos recursos hdricos. 43) (CESPE/ANALISTA DE CONTROLE EXTERNO/REA:CONTROLE EXTERNO/TCU/2008) A repblica e a forma federativa de Estado foram arroladas expressamente como clusulas ptreas pelo constituinte originrio. GABARITOS OFICIAIS 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) C C C C E C E
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Frederico Dias

22

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA DELEGADO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR FREDERICO DIAS 38) 39) 40) 41) 42) 43) E C E E E E

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Constitucional Descomplicado, 2009. HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010. http://www.stf.jus.br http://www.cespe.unb.br

Prof. Frederico Dias

www.pontodosconcursos.com.br

23

Potrebbero piacerti anche