Sei sulla pagina 1di 36

!

O texto a seguir foi sistematizado a partir do livro: O que Filosofia de Caio Prado Jr.

O Caio Prado Jr. nasceu em 11 de fevereiro de 1907, na cidade de So Paulo, filho de Caio e Antonieta Silva Prado, pertencia a uma famlia da alta aristocracia e, no caso do Caio, pelos dois ramos, visto que a me pertencia famlia Penteado, que enriqueceu no perodo do ciclo do caf, fabricando sacos de juta para acondicionamento do produto. Teve uma educao esmerada e iniciou seus estudos em casa, com professores particulares, depois ingressou no tradicional Colgio Jesuta So Lus em 1918, onde concluiu a formao secundria.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

A dcada de 1920 foi um perodo marcado por mudanas nos padres poltico do pas. Em 1928 Caio Prado Jr. filiou-se ao Partido Democrtico (PD), seu tio av Antnio Prado foi um dos fundadores do PD e exerceu forte atuao durante a Revoluo de 1930. Filiouse ao Partido Comunista do Brasil em 1931 e dois anos depois fez uma viagem para a Unio Sovitica, logo em seguida publicou o livro URSS, um novo mundo (1934). Caio Prado jr tornou-se um intelectual e militante poltico marxista.

As principais obras de Prado Jnior:


Evoluo poltica do Brasil URSS - um novo mundo Formao do Brasil Contemporneo Histria Econmica no Brasil Dialtica do Conhecimento Evoluo Poltica do Brasil e Outros Estudos Diretrizes para uma Poltica Econmica Brasileira Esboo de Fundamentos da Teoria Econmica Introduo Lgica Dialtica (Notas Introdutrias) O Mundo do Socialismo A Revoluo Brasileira Estruturalismo de Lvi-Strauss - O Marxismo de Louis Althusser Histria e Desenvolvimento A Questo Agrria no Brasil O que Liberdade O que Filosofia A Cidade de So Paulo

!1933: !1934: !1942: !1945: !1952: !1953: !1954: !1957: !1959: !1962: !1966: !1971: !1972: !1979: !1980: !1981: !1983:

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

Prof. Ms. Paulo Dias


5

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

! De

tudo se trata, pode-se dizer, ou se tem tratado na "Filosofia", e at os mesmos assuntos, ou aparentemente os mesmos, so considerados em perspectivas de tal modo apartadas uma das outras que no se combinam e entrosam entre si, tornando-se impossvel contrast-las. Para alguns, essa situao no apenas normal, mas plenamente justificvel.

no

- sugerir questes e propor problemas, fazer perguntas cujas respostas no tm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexo, aguar a curiosidade.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

! E

j se afirmou at que a Filosofia no passava de uma "ginstica" do pensamento, entendendo por isso o simples exerccio e adestramento de uma funo no caso, o pensamento em vez dos msculos sem outra finalidade que essa.

Apesar, contudo, de boa parte da especulao filosfica, particularmente em nossos dias, parecer confirmar tal ponto de vista, ele certamente no verdadeiro. ! H sem dvida um terreno comum onde a Filosofia, ou aquilo que se tem entendido como tal, se confunde com a literatura (no bom sentido, entenda-se bem)
!

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10

e no objetiva realmente concluso alguma, destinando-se to somente, como toda literatura, a par do entretimento que proporciona, levar aos leitores ou ouvintes, a partir destes centros condensadores da conscincia coletiva que so os profissionais do pensamento, levar-lhes s estado es e s s e impres ito, emoe e r de esp s , d v i d a s lo e s t m u es . indaga
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 11

Mas esse terreno que a Filosofia, ou pelo menos aquilo que se tem entendido por " ", compartilha com a literatura, no toda Filosofia, nem mesmo, de certo modo, a sua mais importante e principal parte. E nem ao menos, a meu ver, com todo interesse que possa representar, constitui propriamente "Filosofia", e deveria antes se confundir, na classificao, e s vezes at mesmo na designao, com a mesma literatura com que j apresenta tantas afinidades.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 12

! Mas

conserve embora a Filosofia literria sua qualificao e status, necessrio que a par dela e com ela se desenvolva tambm uma Filosofia de outro teor que d resposta, e na medida do possvel, precisa, s questes que efetivamente nela se propem.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

14

! Que

se percebe sobretudo na Filosofia em conjunto como maneira especfica de tratar dos assuntos de que se ocupa, por mais variados e dspares que sejam. Com toda sua heterogeneidade, confuso e hermetismo (difcil de compreender) de tantos de seus textos vazados em linguagem acessvel unicamente a iniciadosou antes, por eles julgados acessveis, mais do que acessveis de fato

com tudo isso, a Filosofia encontra ressonncia tal que, se no fosse outro o motivo, j por si bastaria para comprovar que nela se abrigam questes que dizem muito de perto com

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

15

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

16

muito importante determin-lo, porque isso pouparia esforos que to freqentemente se perdem em indagaes inteis ou mal propostas; e que, concentrados na direo de um alvo legtimo e claramente definido, reuniriam um mximo de probabilidades de atingirem esse alvo, ou pelo menos de o aproximarem.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

17

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

18

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

19

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

20

! Esse

conceito da Filosofia se encontra alis mais ou menos expressamente formulado em boa parte das definies e explicaes que dela se do, e partidas dos mais afastados e mesmo antagnicos quadrantes.

! At

mesmo o sc. XVIII, e talvez o seguinte, Filosofia ainda se confundia com Cincia; e das filosofias particulares (como por exemplo a "filosofia qumica", que no seno a nossa Qumica, simplesmente) passava-se imperceptivelmente para assuntos gerais que se enquadrariam melhor naquilo que hoje entenderamos mais especificamente como "Filosofia".

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

21

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

22

! no

h dvida. Mas tudo est nessa restrio "de certa forma". isso porque a Filosofia no e no pode ser, logo veremos por que, simplesmente prolongamento da Cincia, uma "supercincia" que a ela se sobrepe e que a completa.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

23

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

24

No h lugar para esse simples prolongamento. Ou melhor, qualquer legitimo prolongamento da Cincia e sempre ser, tudo indica, Cincia e no outra coisa. Isso se pode concluir do fato que o desenvolvimento da Cincia, quando se excluem indevidas extrapolaes, se faz sempre num sentido nico que o da crescente generalizao

E no h nenhum ponto fixado, no passado, ou previsvel no futuro, nem mesmo fronteira difusa naquele processo alm do qual no caberia mais falar em Cincia propriamente.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

25

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

26

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

27

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

28

! Isto

, de sistemas conceptuais mais inclusivos, que por isso mesmo cobrem e representam conjuntos mais amplos da Realidade universal no no sentido de mais extensos simplesmente, quantitativamente maiores, e sim mais complexos e abrangentes, de feies mais diferenciadas.

! Comparam-se

a esse propsito os dois setores do Conhecimento que se encontram contemporaneamente nos extremos da linha ascendente do progresso cientfico: um lado as Cincias sociais

! de

de outro

as fsicas

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

29

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

30

as Cincias sociais
!

as fsicas
!

encontramo-nos em face de um conhecimento emprico ainda solidrio, diretamente, com dados imediatos da observao e experimentao. A conceituao representativa desses dados que refletem os fatos sociais de insignificante generalidade; os conceitos que a constituem se entrosam mal e frouxadamente entre si, e no se englobam em sistemas amplos capazes de formarem, por sua vez, outros tantos conceitos de mais elevado nvel de abstrao e generalidade.

Considere-se em particular o progresso recente dessas Cincias no sentido de uma precipitada generalizao, que j hoje compreende (embora ainda falte um bom caminho para a complementao e integrao sistemtica total do assunto) o conjunto das Cincias fisicoquimicas que h algumas dcadas passadas ainda se confinavam em esferas estanques e impenetrveis uma outra.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

31

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

32

! Onde

pois o hiato ou transformao qualitativa suficientemente acentuado para justificar, nesse processo de desenvolvimento e aprofundamento do Conhecimento, a eventualidade da fixao de limites alm dos quais j no se trataria mais de "Cincia" e sim de outra disciplina? ! Outra ordem de Conhecimento que caberia Filosofia ?

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

33

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

34

! E

simplesmente Cincia e no h por que inclu-la em outra ordem de conhecimentos alm da Cincia. A Filosofia ser outra coisa, ou ento no tem razo de existir. Aquilo de que se ocuparia um simples prolongamento ou generalizao do conhecimento cientfico no merece outro nome que "cincia" simplesmente.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

35

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

36

pelo

! Objeto ! pela

! No

matria ! assunto de que se ocupa

que a Filosofia, para ter existncia prpria e se legitimar, se h de distinguir.

seria simplesmente pela maneira, pelo mtodo especifico de tratar do mesmo objeto das Cincias, que se justificaria uma ordem distinta de conhecimentos que caberiam ento Filosofia. ! Se o objeto da Filosofia identicamente o mesmo que o das Cincias, a saber, os fatos e feies do Universo em geral, no haveria mister dela; e a prpria Cincia daria conta da tarefa.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

37

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

38

Isso porque a elaborao do Conhecimento no segue caminhos diversos, ou no deveria segui-los: Um que seria o ordinrio da Cincia, outro distinto deste que se observa correntemente na elaborao cientfica, e que por ser assim distinto caberia Filosofia.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 39

certo que a elaborao cientfica se realiza atravs de procedimentos vrios, que a rigor se poderiam considerar mtodos diferentes. Os tratados usuais da Lgica elementar costumam considerar e enumerar esses "mtodos" se que merecem a designao. Mas essas diferenas no so essenciais.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

40

se h de distinguir da Cincia, e com isso se legitimar como disciplina parte

! Note-se

a Realidade Universal, isto , o Universo e seu conjunto de ocorrncias, feies, circunstncias que envolvem e tambm compreendem o Homem,
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 41

que estamos aqui empregando a expresso "cincia" onde deveramos com mais propriedade dizer "Conhecimento". ! Isso porque Cincia no seno Conhecimento sistematizado, e advertida e intencionalmente elaborado, no se distinguindo seno por essa sistematizao em nvel elevado e elaborao intencional do Conhecimento comum ou vulgar, aquele de que todo ser humano titular, por mais rudimentar que seja seu nvel de cultura.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 42

! O

Conhecimento essencialmente de uma s natureza, e por mais elementar e grosseiro que seja, tem fundamentalmente o mesmo carter do mais complexo e refinado conhecimento cientfico. ! No h, alis, nenhuma fronteira marcada, ou possvel de marcar, nessa complexidade, nem mesmo separao possvel, pois o conhecimento cientfico de hoje ser o vulgar de amanh.

! As

consideraes acima se aplicam no especialmente ao conhecimento cientfico, e sim ao Conhecimento em geral, ocupe ele o plano hierrquico e o nvel de importncia que ocupar. E, reformulando nessa base a nossa questo, diramos: ! Qual o possvel objeto do Conhecimento que no seja objeto do Conhecimento ?

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

43

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

44

Aspecto exterior, aparncia; forma, figura, feitio.

Veremos momentos culminantes e decisivos do pensamento e elaborao do Conhecimento nas sociedades que mais contriburam, at os nossos dias, para a evoluo em conjunto e conformao da cultura moderna; e que vem a ser aquela que, brotada no seio das civilizaes do Mediterrneo oriental, se difundiria pela Europa ocidental e da para o mundo todo.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

45

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

46

! Mas

em que consiste ou pode consistir esse Conhecimento do Conhecimento cuja gnese e vicissitudes sofridas no curso de sua evoluo se trata para ns - alternativa, sequncia de aqui de examinar? mudanas ou transformaes ! Que vem a ser Conhecimento como "objeto do Conhecimento" ? ! O que vem a ser o fato ou ato de "conhecer"; e como se realiza esse fato, qual a sua seqnciasua gnese, seu desenvolvimento e seu desenlace; em que vai dar.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 47

! So

essas as questes que se agrupam na disciplina ordinariamente conhecida por Teoria do Conhecimento, epistemologia ou mais genericamente: gnosiologia. Disciplinas essas que constituem, captulos da Filosofia.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

48

! H

os que restringem a Filosofia a isso mesmo, e at menos, como os logicalistas que fazem da prpria Teoria do Conhecimento, e pois da Filosofia que a ele se reduziria, uma simples anlise lgico-crtica da linguagem ou simbolismo em que o Conhecimento e a Cincia em particular se exprimem. Essa concepo, contudo, restrita a reduzidos crculos.

! Em

regra, pelo contrrio, a teoria do conhecimento, em si, ocupa oficialmente um lugar secundrio e diramos quase marginal da Filosofia que, a julgar pelos assuntos nela tratados, ou pelo menos sob sua responsabilidade, tem voz em qualquer terreno, duplicando de certa forma com isso o papel da Cincia cujo objeto no se distinguiria essencialmente do seu.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

49

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

50

!Filosofia

e Cincia, distintas embora quanto

perspectiva em que respectivamente se colocam, e ao mtodo, ou antes "estilo" que adotam, se ocupariam uma e outra da mesma Realidade universal.
!J

lembramos acima essa universalidade da Filosofia, bem como a confuso reinante no seu ponto de partida entre

eo

os objetos respectivos do Conhecimento (que seria em particular a Cincia) Conhecimento do Conhecimento, ou Filosofia

!Confuso

essa que se prolongar sob muitos aspectos, embora progressivamente se atenuando, at os dias de hoje.

Quando a Filosofia se ocupa dos objetos da Cincia, a saber, das feies e fatos do Universo, suas concluses so sempre desmentidas em prazo mais ou menos dilatado, mas sempre fatal. Como se depreende claramente da histria da Cincia, e sobretudo da Fsica moderna, a Filosofia, ou antes, os filsofos, no que se refere sua atuao no campo cientfico, no tm feito mais que consagrar velhas e ultrapassadas concepes, disfarando-as em princpios absolutos com pretenses validade eterna.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 52

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

51

! ! E

sob esse disfarce que as rudimentares e grosseiras noes fsicas de Aristteles atravessaram os sculos; e mais tarde a Mecnica newtoniana foi erigida em "verdade" final e absoluta.

Assim tem sido porque, tratando de objetos que no so seus, e portanto sem condies para faz-lo, a Filosofia no podia dar, como no deu, em outra coisa que vestir hipteses cientficas de trajes filosficos, fazendo deles "princpios" dentro dos quais aquelas hipteses se "putrificam", na sugestiva expresso de Philipp. Franck.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

53

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

54

! A

Filosofia sempre se ocupou, de fato, do Conhecimento em si e todas suas implicaes, embora freqentemente julgue, ou melhor, julgam os filsofos seus autores estarem tratando de outro objeto.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

55

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

56

! E

alis dessa confuso que resultam e sempre tm resultado os mal-entendidos que viciam a especulao filosfica e a tornam, em to grande parte e alto grau, imprecisa e ambgua, infestada de debates estreis e questes inteis e insolveis. O que, alm do mais, faz perder de vista, ou prope de forma defeituosa algumas das questes essenciais da Filosofia.

Procurarei aqui clarear e explicar a confuso bsica que vicia a generalidade da especulao filosfica, para em seguida mostrar como ela efetivamente se vem verificando no curso do desenvolvimento histrico da Filosofia.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

57

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

58

O Conhecimento, como objeto do Conhecimento, se prope em seqncia ao conhecimento da Realidade universal exterior ao pensamento elaborador (Essa
restrio do pensamento "elaborador" necessria, pois o pensamento em si, abstrao feita do ato da elaborao do Conhecimento, participa das ocorrncias do Universo como as demais. E ser objeto legitimo da Cincia, da Psicologia em particular. )

! Desse

Esse conhecimento da Realidade se apresenta na conceituao que, elaborada na base da experincia do indivduo pensante, reflete, ou melhor, representa na esfera mental desse indivduo pensante as feies e ocorrncias da Realidade.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 59

primeiro momento ou nvel da atividade cognitiva (isto , a elaborao da conceituao representativa da Realidade), o instrumento dessa atividade, que o pensamento elaborador do Conhecimento, se volta sobre si prprio e toma reflexivamente por objeto aquele mesmo contedo conceptual ou Conhecimento por ele elaborado.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

60

Trata-se de uma posio como que crtica, que objetiva de um lado, e entre outros, aferir(Comparar as medidas com seus padres especficos.) de um modo geral a segurana, e ponderar o valor e alcance do Conhecimento adquirido e por adquirir; e, de outro, visa e se prope dar ao Conhecimento expresso conveniente (em especial e fundamentalmente pela linguagem discursiva) e ordenar e sistematizar a conceituao que compe o Conhecimento.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 61

! Isso

tudo para, no contexto geral do processo cognitivo, alcanar o seu fim primordial (que o do "conhecer" como funo e constituinte essencial da natureza humana), fim primordial de determinar e orientar devidamente o comportamento do Homem.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

62

!
1.
o pensamento estar se aplicando esfera objetiva e exterior ao ato pensante

como ponto de partida, o nvel do conhecimento direto e imediato das feies e ocorrncias da Realidade que se trata de conhecer, isso , aquilo que ordinariamente entendemos simplesmente por "Conhecimento", e Cincia em particular.

se aplicar a si prprio, ou antes, ao seu contedo propriamente como seu contedo, j desligado da Realidade que representa contedo de Conhecimento ou conceituao representativa da esfera objetiva, e elaborada no curso de sua atividade no primeiro nvel.

Mas, aplicando-se embora ao seu contedo de Conhecimento e conceituao, ou seja, esfera subjetiva, o pensamento ir por fora se referir, embora indiretamente, aos objetos daquele Conhecimento que so, repetimos, as

no qual o pensamento se ocupa j no diretamente com as feies e ocorrncias da Realidade, mas com o Conhecimento acerca dessas feies e ocorrncias.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 63

feies e ocorrncias da Realidade que lhe so exteriores.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

64

Isso bvio, pois pensamento ou conhecimento no existem em estado "puro" e vazio de representao conceptual das feies e ocorrncias do Universo. No existem mesmo, tais quais "faculdades" potenciais do indivduo pensante e conhecedor, parte dessa representao que lhes concede a substncia de que se constituem.

Essa situao por sua prpria natureza fonte de confuso entre as duas esferas:
como ponto de partida, o nvel do conhecimento direto e imediato das feies e ocorrncias da Realidade que se trata de conhecer, isso , aquilo que ordinariamente entendemos simplesmente por "Conhecimento", e Cincia em particular.

1.

subjetiva

objetiva.

no qual o pensamento se ocupa j no diretamente com as feies e ocorrncias da Realidade, mas com o Conhecimento acerca dessas feies e ocorrncias.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 66

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

65

! E

deriva da a impresso e iluso que to fortemente se ancoraria na Filosofia, e que consiste em tratar de um objeto julgando tratar-se de outro. Ou melhor, simplesmente ignorar a distino e oscilar dubiamente entre um e outro; ocupar-se do Conhecimento e conceituao que o compe, como se tratasse das feies e ocorrncias da Realidade exterior ao pensamento representados conceptualmente por aquele Conhecimento.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 67 Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 68

! O

que torna o debate, no mais das vezes, em infindveis monlogos que se desenrolam paralelamente uns aos outros, e sem correspondncia no mais das vezes entre si. Cada qual trata respectivamente de assuntos que no coincidem, embora essa coincidncia esteja sendo presumida.

1.

a perspectiva de algo exterior e que a expresso "matria" designaria (substncia corprea ou sensvel... componente primrio e original do Universo... substratum de todas as coisas. ) como se d quando se trata de contrastar o conceito "matria" com outros conceitos, como seja "esprito", "idia", "forma ou ento quando com o conceito de matria se integra um sistema conceptual, como se d com a nogo aristotlica de "potencialidade para receber forma"
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 70

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

69

Conceito propriamente e em si

Objeto da R e a l i d a d e exterior que ele representa, ou que deveria ou poderia referir e representar.
2/2/13 72

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

71

Prof. MS Paulo Dias

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

73

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

74

! Pode-se

mesmo dizer que o comum das concepes gerais acerca da Realidade (isso tanto no nvel da Filosofia e da Cincia, como no das concepes vulgares) se acha fortemente influenciado por essa verdadeira inverso idealista pela qual se recria no exterior do pensamento um mundo feito imagem desse pensamento.

! Isso

, modelado e configurado segundo padres conceptuais. Engels, o primeiro, que eu saiba, a assinalar essa inverso idealista, assim a descreve: "Primeiro fabrica-se, tirando-o do objeto, o conceito desse objeto; depois inverte-se tudo, e mede-se o objeto pela sua cpia, o conceito.(Engels. M. E. Dhring bouleverse la science
(anti-Dhring), trad. francesa. Paris, 1931, 1, 139.)

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

75

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

76

Essa a razo principal por que encontramos a nossa concepo corrente e ordinria do Universo fundamentalmente conformada por estruturas verbais. E atravs de formas verbais que o realismo ingnuo (que espontaneamente, e na base de nossa educao e formao ordinria, de todos ns) enxerga o Universo e o interpreta; e na base delas que se dispem as feies e ocorrncias da Realidade universal.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 78

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

77

! E

da que deriva, entre outras, a noo de um mundo constitudo de "coisas" e "entidades" bem discriminadas e separadas entre si; coisas e entidades essas de cujas "qualidades" e comportamento resultam os fatos, feies e circunstncias em geral do Universo.

! Mal

se disfara nessa concepo ingnua e integrada tanto no pensamento filosfico profissional, como no ordinrio e vulgar, mal se disfara a o modelo que o inspira, a saber, a estrutura gramatical do sujeito e predicado, e seus elementos constituintes essenciais:

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

79

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

80

Substantivo - se faro nas coisas e entidades em que o Universo discriminado e dividido; Adjetivo - sero as qualidades com que se revestem aquelas coisas e entidades; Verbo - designaro (e a rigor "sero" mesmo) a ao das mesmas coisas e entidades; ao essa com que se descrever o comportamento do Universo .

! os

materiais com que se constitui e concebe ordinariamente, designaro (e a rigor "sero" mesmo) a ao das mesmas coisas e entidades; ao essa com que se descrever o comportamento do Universo.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

81

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

82

! Essa

maneira de proceder, isso , de inverter a ordem do processo do Conhecimento que, originando-se na Realidade exterior ao pensamento elaborador, retorna e se projeta afinal sobre essa mesma Realidade e a modela segundo seus padres, esse procedimento tem na Filosofia razes to fortes que a encontramos mesmo naqueles setores que mais diligentemente procuraram se libertar dos preconceitos e distores da Filosofia clssica Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 83 Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 84

Assim os logicalistas que fundamentalmente visavam desfazer aquelas distores atravs do correto emprego da linguagem simblica "perfeitamente" construda (e so essa correo e perfeio que sobretudo visam em seus trabalhos) acabam concebendo e construindo com todas as peas esse mundo idealmente modelado para ser adequadamente descrito por aquela linguagem "perfeita" por eles pretendida.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 85

A abertura do Tractatus Logico" Philosophicus de Wittgenstein (o evangelho, pode-se dizer, do logicalismo) nos d conta desse mundo ideal, num encadeamento de proposies, tal qual normas de Um texto legal - segundo o estilo to caracterstico do autor - cuja inspirao em modelos e padres puramente gramaticais patente e inconfundvel.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

86

! veremos

no somente isso, mas ainda que foi e ainda precisamente essa incompreeno ou falta de rigorosa discriminao entre as esferas objetiva e subjetiva, que se encontra na base dos mel - entendidos e confuses que permeiam e viciam o pensamento filosfico, tornando to precria a realizao da tarefa que lhe incumbe.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

87

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

88

! procuraremos

comprova-lo agora com os fatos histricos, a Filosofia tem suas origens e ponto de partida quando o pensamento investigador do Homem se volta reflexivamente sobre si prprio e seu contedo de conhecimentos j elaborados e conceituados, ou em vias de elaborao, a fim de aferi-los, compreender o processo de sua elaborao, conceder-lhe segurana e orientao adequada para a utilizao prtica a que se destinam.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 89 Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 90

! Observemos

essa seqncia de fatos histricos e as primeiras manifestaes do mal-entendido e confuso que viciariam da por diante o pensamento filosfico j no desabrochar da Filosofia grega.

! Nesse

preludio do que seria a matriz principal de todo pensamento ocidental atravs dos sculos, verifica-se muito bem aquela transio da elaborao cognitiva para novo nvel que ser o da Filosofia que ento se inaugura.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

91

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

92

! Esse

momento se situa nos chamados "fsicos de Mileto", e vai-se sobretudo revelar na natureza do problema central proposto por esses precursores da Filosofia grega, e que seria o seu ponto de partida. A saber, o problema da "substncia" Universal que daria origem a todas as coisas e as teria constitudo. ! Tales dir, a gua. ! Anaxmenes, o ar; ! Anaximandro, apeiron.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 93

! Como

se explica a proposio desse problema da existncia de uma substncia Universal originria de todas as coisas? De fato, o que os pensadores que se ocupam do assunto tm em mira essencialmente uma questo que constituir o pano de fundo de todo debate, e tema central da Filosofia grega em geral.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

94

! Trata-se

em suma e esquematicamente de explicar como neste mundo to variado e em permanente fluxo e transformao; onde as feies naturais se apresentam aos sentidos no somente sob tal multiplicidade de aspectos a ponto de nunca se assemelharem perfeitamente entre si; como tambm porque se modificam sem cessar;

trata-se assim de explicar como possvel neste mundo to variado e varivel, multiforme e em fluxo e transformao permanentes, como possvel um verdadeiro e legtimo Conhecimento que implica uniformidade e permanncia, condies essas indispensveis para a caracterizao e identificao dos objetos daquele Conhecimento.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

95

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

96

! Os

milsios respondero a essa questo, que , como se v, fundamentalmente gnosiolgica trata-se no essencial de estabelecer e fixar as condies do Conhecimento respondero com a sua substncia material ou assemelhada que preencher para eles a funo de representar o substrato permanente e estvel do Universo que faz possvel o Conhecimento.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

97

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

98

! Com

isso os milsios davam bem mostra da ingenuidade de suas concepes ainda presas inteiramente a um nvel rudimentar e grosseiro de Conhecimento no liberto do de seus comeos, e confundido por isso com os dados diretos e imediatos dos sentidos com que o Homem entra em primeiro e original contato com a Realidade exterior

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

99

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 0

A e das feies naturais ser por eles atribuda iluso enganadora dos sentidos. Por trs dessa iluso, diro eles, se abriga a verdadeira Realidade, onde se encontram a uniformidade e permanncia que se trata de apreender e que proporcionaro o legtimo Conhecimento.

A identidade desse princpio ideal (ou pelo menos semi-ideal, como o caso dos mais antigos pensadores dessa fase), principio unificador da Natureza, variar segundo os filsofos: ! Pitgoras - sero os nmeros; ! Parmnides o SER; ! Herclito o Logos; ! Anaxgoras o Nous... ! Mas seja qual for a natureza atribuda ao principio unificador, ele mal disfara e em ltima instncia se confunde sempre com o pensamento.
!
10 1 Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 10 2

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 3

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 4

! O

SE R originariamente a cpula (verbo) com que formalmente se exprime a qualificao e se designa a identificao (a rvore Um vegetal, o homem racional, isto com que escrevo Uma esferogrfica).

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 5

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 6

! Que

se tratava, para empregarmos uma linguagem no caso anacrnica, de um problema da "teoria do conhecimento". O pressentimento de Parmnides que alis ficar nisso, degenerando em sua esdrxula e grosseira imagem de uma "esfera imvel, sem princpio e sem fim" encontrar seu intrprete em Plato. "A filosofia de Plato se sumariza na vida da razo".

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 7

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

10 8

No importa que Plato tenha hipostasiado a Razo, fazendo dela um mundo supra-sensvel parte: o que faz contrapeso e contrasta com o ; que constitui o prottipo de que esse mundo sensvel no seno imperfeita reproduo. Esse mundo das idias no seno o pensamento, a funo pensante e a atividade racional do Homem. E desse pensamento disfarado, sublimado e substancializado que o filsofo se ocupa.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 10 9 Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 11 0

Se alguma dvida houvesse, nos filsofos que antecederam Plato e lhe prepararam o caminho, acerca da natureza e do objeto da Filosofia nesta sua fase preliminar e ponto de partida do que seria o pensamento grego, essa duvida se desfaz inteiramente na considerao e exame da obra platnica que consistiu em continuar e prolongar a linha de desenvolvimento daquele pensamento, procurando, e com grande sucesso, dar resposta s perguntas nele propostas.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 11 1

Aquilo de que Plato se ocupa, em continuao aos pensadores que o precederam, e que constitui o objeto essencial e fundamental de sua obra, contribuio mxima para a cultura, so o pensamento e o Conhecimento tal como ns hoje o conceituamos.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 2

O seu ponto de partida e , a mesma de toda a Filosofia grega desde seu nascedouro com os milsios e centralizada, como vimos, no problema da unidade e permanncia na diversidade e fluxo em que a Natureza se apresenta aos sentidos, "unidade e permanncia" essa que j se fixara (no consenso geral, ou pelo menos decisivamente dominante)
11 3 11 4

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

! Universal

que se revela e representa na Idia, no conceito. ! E da que Plato parte. O que, traduzido para nossa linguagem ordinria e corrente, vai dar em que as Idias do platonismo no so outra coisa mais que aquilo que entendemos por Conhecimento.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 5

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 6

! tais

idias so apenas e simplesmente as nossas "idias" vulgares; conceitos cujo conjunto constitui o Conhecimento. A anlise que Plato faz das idias, procurando determinar a sua natureza e estruturao, a disposio relativa em que elas em conjunto se articulam e entrosam entre si, sua derivao e filiao umas das outras

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 7

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 8

! E

desse Conhecimento, portanto, que Plato, e mais que ele, a prpria Filosofia para cujo embasamento e constituio o platonismo tanto contribuiu, disso que se trata. ! A Filosofia como Conhecimento do Conhecimento se revela a claramente.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

11 9

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 0

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 1

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 2

No difcil para ns hoje em dia identificar atrs dessa distino aquela que efetivamente ocorre entre o que designamos por "Cincia (ocupando-se com os dados experimentais colhidos na considerao direta das feies e ocorrncias da Realidade) e a "Filosofia (com as idias (diramos melhor " " ou daquela Realidade exterior carreada pela experincia).
12 3

S que Plato inverte a nossa ordem de precedncia, processamento e estrutura do Conhecimento: para ele as " " ou dados da experincia so reflexos ou das " "; enquanto para ns, isto , luz das concepes cientficas de nossos dias (se bem que ainda sobrem idealistas que pensam diferentemente, e, embora nem sempre com muita conscincia disso, aproximam-se mais de Plato), so as "idias" que constituem reproduo, ou melhor, "representao" da Realidade.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 12 4

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

A distino entre Conhecimento e Conhecimento do Conhecimento a est. E tivessem os sucessores de Plato insistido nesse ponto, logrando ao mesmo tempo despir o platonismo do vu mstico que o envolve, sem desprezar aquela distino, e outra teria sido talvez a marcha da Filosofia. Mas as coisas no estavam maduras para isso que viria gradualmente, muito mais tarde, na base do progresso cientifco, como veremos adiante.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 12 5

! E,

pelo contrrio, quem desembaraar o platonismo, nisso com todo acerto, de suas complicaes msticas e envolvimento potico, ser ao mesmo tempo quem mais contribuir para borrar a distino nele feita entre Cincia e Filosofia. Ou antes, entre os objetos respectivamente de uma e outra esfera do Saber.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 6

Aristteles a distino estabelecida por Plato entre os objetos da Cincia e da Filosofia empreguemos, para cortar confuses, a nossa terminologia moderna, em substituio de Plato para quem s a Filosofia, ou Dialtica (a dele, Plato), constitua "Conhecimento".

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 7

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 8

! E

trazendo as idias platnicas da esfera supra-sensvel em que se encontravam, para as coisas do mundo sensvel, confunde assim o objeto do Conhecimento com o Conhecimento como objeto.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

12 9

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 0

! Aristteles

integra aquelas "idias" nas prprias "coisas" da Realidade sensvel. Para ele, o que Plato designa por "Idias" no so mais que diferentes maneiras com que concebemos as coisas e com isso Aristteles descarta com grande acerto o misticismo platnico.

Mas essas maneiras de conceber as coisas, ou sejam, as "categorias" do entendimento ( ), constituem para Aristteles maneiras de ser das prprias coisas. Isso , elas so tudo isso substncia, qualidade, quantidade, etc. E no apenas se concebem e denominam como tal.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 1

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 2

! os

e a com que representamos mentalmente a Realidade exterior ao pensamento, includa por Aristteles nessa prpria Realidade. E o que denominamos acima de "inverso idealista", que consiste em projetar as operaes e fatos mentais na Realidade extramental e exterior ao pensamento e nela integrando-os.

! As

representaes mentais (idias ou conceitos) se elaboram pelo pensamento a partir da Realidade exterior (que so as feies e ocorrncias da Natureza com que o indivduo pensante se defronta). A inverso idealista consiste em levar essas idias ou conceitos, que evidentemente no so aquelas feies e ocorrncias, e sim a sua representao no pensamento, lev-las de retorno s mesmas feies e ocorrncias, considerando-as como nelas includas.
Prof. MS Paulo Dias 2/2/13 13 4

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 3

!Nossas

idias esto(so) de fato feies e ocorrencia da realidade ou representaes e elaboraes pelo pensamento a partir da realidade exterior?

! Lembramos

acima, como exemplificao da inverso idealista que ainda hoje fator de no pouca confuso, o caso do conceito "matria", que de conceito se faz, ou antes feito em constituinte das coisas que compem o Universo. E ainda voltaremos ao assunto mais adiante.

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 5

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 6

Vejamos como Aristteles desenvolve seu pensamento, as concluses a que chega e as conseqncias a que por elas levado. ! Plato, seu mestre, concentrara a "uniformidade e permanncia"condio para os gregos, como referimos, do Conhecimentono mundo das idias fixas e estveis, e por isso distinto e separado do variegado mundo da percepo sensvel, mundo instvel e em permanente fluxo e transformao.
!
13 7

! E

Plato assim procedera, no depoimento do prprio Aristteles num texto que j referimos acima, porque "se existe a cincia e o conhecimento de algo, devem existir outras realidades alm das naturezas sensveis; realidades estveis, pois no h cincia daquilo que est em perptuo fluxo". Tais "outras realidades estveis" alm do mundo sensvel, seriam as "Idias".

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 8

! Mas

para Aristteles que tem os ps mais firmes na terra que o sonhador e poeta que seu mestre, embora reconhecendo a necessidade para o Conhecimento de uma base estvel em que se apoiar e fundar, para Aristteles so precisamente outras realidades, mas ao alcance da percepo sensvel, que se trata de desvendar, conhecer e compreender.

! E

esse mundo dos sentidos, variegado ( ) e aparentemente to instvel que cerca o Homem e onde ele vive, a "natureza sensvel", como Aristteles a denomina, e que as idias platnicas marginalizem, isso que importa. E para o conhecimento da natureza sensvel, " ".

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

13 9

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

140

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

14 1

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

142

! PAROU

AQUI P45 -13 INTERN ! Em construo

Prof. MS Paulo Dias

2/2/13

14 3

Potrebbero piacerti anche