Sei sulla pagina 1di 7

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof.

Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA Lei de Falncia

A nova Lei de Falncia trouxe trs institutos: Falncia Recuperao Judicial Recuperao Extrajudicial Somente se aplica a sociedade empresria e ao empresrio individual.

Art. 1 Esta Lei disciplina a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, doravante referidos simplesmente como devedor.

Os excludos da Lei de Falncia

entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores. (parcialmente excludos - passaro por liquidao extrajudicial o liquidante poder pedir a falncia falncia indireta) Legitimidade ativa: pode pedir a falncia a) O prprio devedor Autofalncia b) Scio ou acionista da sociedade tambm pode pedir falncia. c) Qualquer credor (se for empresrio deve estar em situao regular) d) Sociedade em comum(desde que apresente o nome e endereo dos scios) e) Credor que no tem domiclio no Pas ( neste caso deve apresentar cauo) f) Cnjuge sobrevivente, herdeiro, inventariante. 2.2. Legitimidade passiva Quem pode ser ru numa ao de falncia? S podem figurar no polo passivo:

Art. 2 Esta Lei no se aplica a: I - empresa pblica e sociedade de economia mista; (totalmente excludos) II - instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio,

Empresrio individual Sociedade empresria.

Aps a citao o devedor pode: a) Apresentar contestao em 10 dias; b) Poder efetuar o depsito elissivo tambm no prazo de 10 dias (dvida +juros + correo + honorrios) e assim afastar a presuno de insolvncia; c) Depositar o valor questionado e contestar; d) Pode apresentar pedido de recuperao judicial;

146

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA

Sentena: Poder ocorrer 2 tipos de sentena: a) Sentena declaratria: desta cabe Agravo de Instrumento b) Sentena denegatria: desta cabe recurso de apelao O empresrio ficar inabilitado para exercer a atividade empresarial at que haja outra sentena declarando a extino das obrigaes do falido. No processo haver 3 sentenas: a) Sentena declaratria da falncia; b) Sentena de encerramento c) Sentena de extino das obrigaes do falido. Legitimidade para interpor Agravo de instrumento: a) O devedor; b) O MP c) O credor. Legitimidade para interpor recurso de Apelao: a) O credor; b) O MP; c) O devedor. Sentena declaratria requisitos:

1. Nomeao do administrador judicial: IX - nomear o administrador judicial, que desempenhar suas funes na forma do inciso III do caput do art. 22 desta Lei sem prejuzo do disposto na alnea a do inciso II do caput do art. 35 desta Lei; (este o item mais importante). Art. 21. O administrador judicial ser profissional idneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou
pessoa jurdica especializada.

Art. 22. Ao administrador judicial compete, sob a fiscalizao do juiz e do Comit, alm de outros deveres que esta Lei lhe impe: III - na falncia: d) receber e abrir a correspondncia dirigida ao devedor, entregando a ele o que no for assunto de interesse da massa;
2. Fixao do termo legal da falncia Somente pode retroagir a 90 dias contados: - da data do primeiro protesto

- da data do pedido de falncia - da data do pedido de recuperao judicial 147

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA EFEITOS DA SENTENA DECLARATRIA: I) Quanto ao falido: a) Inabilitao para o exerccio de atividade empresarial (na empresa falida, podendo exerc-la em outra sociedade da qual seja scio);

Art. 81. A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem. (Ocorre a falncia do scio conjuntamente)
II) Efeitos da sentena declaratria quanto aos credores: 1 - Excees ao juzo universal (aes que no so suspensas):

Aes trabalhistas Continuam tramitando porque quem tem competncia para julgar
reclamao trabalhista s o juiz do trabalho. S depois que encontrou o valor da condenao que o valor vai para a massa falida.

Aes fiscais Quem tem competncia para julgar ao fiscal a vara da Fazenda Pblica. Aes que demandarem quantia ilquida Isso caiu na prova do MS e TO. Exemplo: dano
moral. Quem vai julgar o juiz da ao. Depois que encontrar o valor que esse valor vai ser habilitado na falncia.

Aes em que o falido for autor ou litisconsorte ativo No porque o camarada tem a
falncia decretada que no pode ter algum crdito. Esta ao corre normalmente. 2 - Muito importante: No h fluncia de juros (no correm mais) 3 - Vencimento antecipado de toda a dvida do falido. 4 - Suspenso do curso da prescrio das obrigaes do falido

Art. 141. Na alienao conjunta ou separada de ativos, inclusive da empresa ou de suas filiais, promovida sob qualquer das modalidades de que trata este artigo: II - o objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho. (O comprador no ser responsvel pelas dvidas, no haver sucesso trabalhista, tributria e por acidentes de trabalho).

IMPORTANTSSIMO:

Pagamento dos Credores: Ordem de pagamento: a) Crdito trabalhista at 150 salrios mnimos por credor e acidente de trabalho; b) Crdito com garantia real (destaque-se os honorrios advocatcios)

148

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA c) Crdito tributrio excetuadas as multas tributrias (multa tributria est l embaixo). d) Crdito com privilgio especial

e) Crdito com privilgio geral f) Crdito quirografrio. g) Multas Aqui entram as multas tributrias. h) Crditos subordinados.

feitas com a arrecadao e liquidao; II - sobre a coisa salvada, o credor por despesas de salvamento; III - sobre a coisa beneficiada, o credor por benfeitorias necessrias ou teis; IV - sobre os prdios rsticos ou urbanos, fbricas, oficinas, ou quaisquer outras construes, o credor de materiais, dinheiro, ou servios para a sua edificao, reconstruo, ou melhoramento; V - sobre os frutos agrcolas, o credor por sementes, instrumentos e servios cultura, ou colheita; VI - sobre as alfaias e utenslios de uso domstico, nos prdios rsticos ou urbanos, o credor de aluguis, quanto s prestaes do ano corrente e do anterior; VII - sobre os exemplares da obra existente na massa do editor, o autor dela, ou seus legtimos representantes, pelo crdito fundado contra aquele no contrato da edio; VIII - sobre o produto da colheita, para a qual houver concorrido com o seu trabalho, e precipuamente a quaisquer outros crditos, ainda que reais, o trabalhador agrcola, quanto dvida dos seus salrios.

Art. 964. Tm privilgio especial: I - sobre a coisa arrecadada e liquidada, o credor de custas e despesas judiciais

OBS: 1 sero pagos os crditos extraconcursais. So eles: O crdito tributrio cujo fato gerador ocorreu depois da decretao da falncia Isso
despenca na prova de tributrio. O tributo est na regra do art. 83 em terceiro lugar. Mas se o fato gerador ocorreu depois da decretao da falncia, ele extraconcursal.

Remunerao do administrador judicial Art. 151. Os crditos trabalhistas de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (trs) meses anteriores decretao da falncia, at o limite de 5 (cinco) salriosmnimos por trabalhador, sero pagos to logo haja disponibilidade em caixa. (cuidado!!!!!)

Encerramento do processo falimentar:

I)
a) b)

Reabilitao do falido ocorrer nas seguintes situaes:


Pagamento de todos os credores Deu para pagar todo mundo? Ento tem que deixar o empresrio exercer suas atividades de novo. Pagamento de mais da metade dos crditos quirografrios Ele praticamente pagou tudo. O quirografrio est quase no final da fila. Ento, d para liber-lo para exercer a atividade empresarial de novo. Se no conseguir preencher a hiptese a ou b, a nica sada para ele esperar o tempo passar: 5 anos contados do encerramento da falncia. Isso se no for condenado por crime falimentar. Na hiptese de ter sido condenado por crime falimentar, ter que esperar 10 anos para poder exercer as atividades empresariais de novo.

c)

d)

149

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA

RECUPERO JUDICIAL: A recuperao judicial permite o pagamento de todos os tipos de crditos. Envolve ativamente os credores na aprovao do plano e permite outras solues para a recuperao alm das elencadas no pargrafo 50.

Art. 50. Constituem meios de recuperao judicial, observada a legislao pertinente a cada caso, dentre outros: VIII - reduo salarial, compensao de horrios e reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva; Art. 47. A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da situao de crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica.
A finalidade da recuperao judicial a chamada preservao da empresa. Quando voc preserva uma empresa, o que voc faz diretamente? Voc est buscando a manuteno de empregos, manuteno da fonte produtora, preservao dos interesses dos credores e manuteno do desenvolvimento na regio.

Requisitos para recuperao judicial:

a) b) c) d)
e)

Ser devedor em atividade regular h mais de 2 anos No ser falido No ter, h menos de 5 anos, obtido concesso de recuperao judicial No ter, h menos de 8 anos, obtido concesso de recuperao judicial especial No ter sido condenado por crime falimentar

150

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA

Crditos sujeitos aos efeitos da recuperao judicial art. 49

Art. 49. Esto sujeitos recuperao judicial todos os crditos existentes na data do pedido, ainda que no vencidos.
Crditos excludos do plano de recuperao judicial

a) b)

Crdito tributrio Casos do art. 49, 3 - Crditos decorrentes de:


Propriedade fiduciria Arrendamento mercantil (leasing) Compra e venda com reserva de domnio Compra e venda de bem imvel com clusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade

Esses crditos no entram na recuperao judicial.

c) d)

Crditos posteriores ao pedido de recuperao ACC Adiantamento de Contrato de Cmbio

PROCEDIMENTO DO PLANO DE RECUPERAO JUDICIAL:

a)

Petio Inicial de Recuperao Judicial Art. 51

b) O despacho do juiz aqui ocorre a nomeao do administrador judicial. Ocorre tambm a suspenso de todas as aes e execues pelo prazo de 180 dias.
OBS.: no se suspendem as aes que podem fazer parte do plano de recuperao.

c) A expedio de edital d) Habilitao de crdito

e) Apresentao do plano de recuperao judicial Art. 53 ( ocorrer no prazo de 60 dias sob pena de ser convertido em falncia) f) Objeo e aprovao dos credores do plano de recuperao (espcie de embargos prazo: 30 dias). g) Deciso concessiva do juiz

151

LFG EMPRESARIAL Aula 11 Prof. Alexandre Gialluca Intensivo II 29/11/2009


FALNCIA

Art. 57. Aps a juntada aos autos do plano aprovado pela assemblia-geral de credores ou decorrido o prazo previsto no art. 55 desta Lei sem objeo de credores, o devedor apresentar certides negativas de dbitos tributrios nos termos dos arts. 151, 205, 206 da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Cdigo Tributrio Nacional.
O que temos que saber sobre a deciso concessiva? So trs situaes:

a)

A deciso concessiva implica em novao Art. 59 Art. 59. O plano de recuperao judicial implica novao dos crditos anteriores ao pedido, e obriga o devedor e todos os credores a ele sujeitos, sem prejuzo das garantias, observado o disposto no 1 do art. 50 desta Lei.

Voc extingue a dvida anterior para criar uma nova dvida. Ento, a deciso concessiva tem essa finalidade.

b)

A deciso concessiva um ttulo executivo judicial Art. 59, 1 1 A deciso judicial que conceder a recuperao judicial constituir ttulo executivo judicial, nos termos do art. 584, inciso III, do caput da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil.

c)

Da deciso concessiva cabe agravo de instrumento que poder ser interposto por qualquer credor e pelo membro do MP Art. 59, 2 2 Contra a deciso que conceder a recuperao judicial caber agravo, que poder ser interposto por qualquer credor e pelo Ministrio Pblico.

RECUPERAO JUDICIAL ESPECIAL

Possui algumas caractersticas especficas: - destinadas a micro empresas e EPP; - somente para pagamento de crdito quirografrios - no haver assembleia de credores - havendo objeo ao plano o juiz decretara de plano a falncia - plano pr-determinado:
Pagamento em at 36 parcelas iguais, mensais e sucessivas com correo e juros de 12% ao ano. O pagamento da 1 parcela dever ser feito em at 180 dias. O juiz aprova o plano mesmo diante de objees (desde que no ultrapasse 50% dos crditos).

152

Potrebbero piacerti anche