Sei sulla pagina 1di 16

LEI COMPLEMENTAR N 100, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2007.

Dispe sobre o Cdigo de Organizao Judiciria do Estado de Pernambuco, e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Fao saber que a Assemblia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

CDIGO DE ORGANIZAO JUDICIRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

LIVRO I - DA DIVISO JUDICIRIA

Art. 1 O territrio do Estado de Pernambuco, para os fins da administrao do Poder Judicirio estadual, divide-se em circunscries, comarcas, comarcas integradas, termos e distritos judicirios.

Art. 2 A circunscrio judiciria constitui-se da reunio de comarcas, uma das quais ser sua sede.

Art. 3 Todo municpio ser sede de comarca.

1 O municpio que ainda no seja sede de comarca constitui termo judicirio.

2 O Tribunal de Justia, atendendo convenincia administrativa, ao interesse pblico e aos requisitos objetivos, poder dotar uma unidade jurisdicional de relevncia judiciria ou no, segundo hierarquia apropriada, conforme dispuser esta Lei Complementar e o seu Regimento Interno.

Art. 4 A relao das circunscries e suas respectivas sedes, bem como as comarcas e os termos judicirios que as integram, a constante do Anexo I desta Lei.

Art. 5 So requisitos para a criao de comarcas:

I populao mnima de vinte mil habitantes, com seis mil eleitores na rea prevista para a comarca;

II mnimo de trezentos feitos judiciais distribudos na comarca de origem, no ano anterior, referente aos municpios ou distritos que venham a compor a comarca;

III receita tributria mnima igual exigida para a criao de municpios no Estado.

Pargrafo nico. O desdobramento de juzos, ou a criao de novas varas, poder ser feito por proposta do Tribunal de Justia, quando superior a seiscentos o nmero de processos ajuizados anualmente.

Art. 6 O Tribunal de Justia, para efeito de comunicao de atos processuais, realizao de diligncias e atos probatrios, poder reunir, mediante Resoluo, duas ou mais comarcas para que constituam uma comarca integrada, desde que prximas s sedes municipais, fceis as vias de comunicao e intensa a movimentao populacional entre as comarcas contguas.

Art. 7 As comarcas podero subdividir-se em duas ou mais varas e em distritos judicirios.

1 As varas podero, excepcionalmente, em caso de acmulo ou volume excessivo de servios, ser subdivididas em sees, conforme dispuser o regulamento especfico.

2 Os distritos judicirios, delimitados por Resoluo do Tribunal de Justia, no excedero, em nmero, os distritos administrativos fixados pelo municpio, podendo abranger mais de um.

Art. 8 O Distrito Estadual de Fernando de Noronha constitui Distrito Judicirio Especial da Comarca da Capital.

Pargrafo nico. O Presidente do Tribunal de Justia designar o Juiz mais antigo, dentre os integrantes da primeira quinta parte da lista de antiguidade da mais elevada entrncia, pelo prazo improrrogvel de um ano, para exercer jurisdio plena sobre a rea territorial do Arquiplago de Fernando de Noronha, observandose, a partir da primeira designao, a ordem decrescente para as prximas designaes, ressalvada a possibilidade de recusa do designado.

Art. 9 Criado um novo municpio, o Tribunal de Justia, mediante Resoluo, definir a comarca a que passa integrar como termo judicirio.

Pargrafo nico. Enquanto no for publicada a respectiva Resoluo, o novo municpio continuar integrado, para os efeitos da organizao judiciria, comarca da qual foi desmembrado.

Art. 10. As comarcas so classificadas em trs entrncias.

Pargrafo nico. A classificao das comarcas do Estado, com as varas que as integram, a constante do Anexo II desta Lei.

Art 11. Na reclassificao das comarcas, considerar-se-o a populao, o nmero de eleitores, a rea geogrfica, a receita tributria e o movimento forense, atendidos os seguintes ndices mnimos:

I 2 entrncia: 5.000 (cinco mil);

II 3 entrncia: 25.000 (vinte e cinco mil).

Pargrafo nico. Os ndices a que alude o caput resultaro da soma dos coeficientes na proporo seguinte:

I 1 (um) por 5.000 (cinco mil) habitantes;

II 1 (um) por 1.000 (um mil) eleitores;

III 1 (um) por 1.000 km2 (um mil quilmetros quadrados) de rea;

IV 1 (um) pelo equivalente, na receita oramentria efetivamente arrecadada pelo municpio sede da comarca, a cem vezes o maior salrio mnimo vigente no Estado;

V 2 (dois) por dezena de processos judiciais ajuizados anualmente.

Art. 12. A instalao de comarcas ou varas depender da convenincia administrativa do Tribunal de Justia.

Art. 13. A mudana da sede da comarca e a sua reclassificao dependero de lei de iniciativa do Tribunal de Justia.

LIVRO II - DA ORGANIZAO JUDICIRIA

TTULO I DOS RGOS DA ADMINISTRAO JUDICIRIA

Art. 14. So rgos do Poder Judicirio do Estado de Pernambuco:

I O Tribunal de Justia;

II Os Tribunais do Jri;

III Os Conselhos de Justia Militar;

IV Os Juizados Especiais;

V Os Juzes Estaduais.

Art. 15. Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao.

Art. 16. Todas as decises administrativas do Tribunal de Justia sero motivadas, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

CAPTULO I DO TRIBUNAL DE JUSTIA

Seo I Da Jurisdio e da Composio

Art. 17. O Tribunal de Justia, com sede na Comarca da Capital e jurisdio em todo o territrio estadual, compe-se de trinta e nove Desembargadores.

Art. 18. O acesso ao cargo de Desembargador far-se- por antiguidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima entrncia, em sesso pblica, com votao nominal, aberta e fundamentada.

1 No acesso pelo critrio de merecimento, o Tribunal de Justia observar o disposto na Constituio Federal, na Lei Orgnica da Magistratura Nacional, nesta Lei e em Resoluo editada especificamente para esse fim.

2 O Juiz mais antigo somente poder ser recusado pelo voto nominal, aberto e fundamentado de dois teros dos integrantes do Tribunal de Justia, conforme procedimento prprio, e assegurada ampla defesa.

Art. 19. Um quinto dos lugares do Tribunal de Justia ser composto, alternadamente, de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes.

1 Quando for mpar o nmero de vagas destinadas ao quinto constitucional, uma delas ser, alternada e sucessivamente, preenchida por membro do Ministrio Pblico e por advogado, de forma que, tambm sucessiva e alternadamente, os representantes de uma dessas classes superem os da outra em uma unidade.

2 Recebida a indicao, o Tribunal de Justia formar lista trplice, enviando-a ao Governador do Estado, que, nos vinte dias subseqentes, escolher um dos seus integrantes para nomeao.

Seo II Da Estrutura e do Funcionamento

Art. 20. Os rgos do Tribunal de Justia so os definidos no seu Regimento Interno, que estabelecer a sua estrutura e funcionamento.

Art. 21. Nas sesses de julgamento, ser obrigatrio o uso das vestes talares.

Art 22. O Tribunal de Justia poder funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras Regionais.

Art. 23. O Tribunal de Justia poder, em carter excepcional e quando o acmulo de processos o exigir, convocar Cmara Auxiliar de Julgamento, com jurisdio plena no mbito correspondente, integrada por Juzes da Comarca da Capital, eleitos como substitutos dos Desembargadores no mesmo binio, sob a presidncia de um Desembargador, conforme dispuser o Regimento Interno.

Art. 24. Em caso de vaga, licena ou afastamento de qualquer de seus membros, por prazo igual ou superior a trinta dias, ou, ainda, na impossibilidade de compor quorum, poder o Tribunal de Justia, pelo voto da maioria absoluta, convocar, em substituio, Juzes singulares da entrncia mais elevada, eleitos como substitutos dos Desembargadores no mesmo binio, segundo critrios objetivos definidos em Resoluo do Tribunal de Justia, dentre os integrantes da primeira tera parte da lista de antiguidade.

Pargrafo nico. O Juiz de Direito convocado, durante a substituio, ter o mesmo tratamento, competncia e subsdio atribudos ao Desembargador substitudo, no podendo, todavia, tomar parte nas sesses do Tribunal Pleno, da Corte Especial ou de qualquer rgo fracionrio que esteja apreciando matria de natureza administrativa.

Art. 25. No Tribunal de Justia, no podero ter assento no mesmo Grupo, Seo ou Cmara, cnjuges ou companheiros e parentes consangneos ou afins em linha reta, bem como em linha colateral at o terceiro grau, inclusive.

Pargrafo nico. Nas sesses de julgamento, o primeiro dos membros mutuamente impedido que votar, excluir a participao do outro no julgamento.

Seo III Da Competncia

Art. 26. Compete ao Tribunal de Justia:

I processar e julgar originariamente:

a) o Vice-Governador, os Secretrios de Estado, os Prefeitos, os Juzes Estaduais e os membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia da Unio;

b) os Deputados Estaduais, nos crimes comuns, ressalvada a competncia da Justia da Unio;

c) os conflitos de competncia entre rgos da Justia Estadual, inclusive entre rgos do prprio Tribunal;

d) os conflitos de atribuies entre autoridades judicirias e administrativas, quando forem interessados o Governador, o Prefeito da Capital, a Mesa da Assemblia Legislativa, o Tribunal de Contas e o Procurador-Geral da Justia;

e) os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas do Estado e dos Municpios, no compreendidos na alnea anterior;

f) os mandados de segurana e os habeas data contra atos do prprio Tribunal, inclusive do seu Presidente, do Conselho da Magistratura, do Corregedor Geral da Justia, do Governador, da Mesa da Assemblia Legislativa, do Tribunal de Contas, inclusive do seu Presidente, do Procurador-Geral da Justia, do Conselho Superior do Ministrio Pblico, do Prefeito e da Mesa da Cmara de Vereadores da Capital;

g) os mandados de segurana e os habeas data contra atos dos Secretrios de Estado, do Chefe da Polcia Civil, dos Comandantes da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, dos Juzes de Direito e do Conselho da Justia Militar;

h) o mandado de injuno, quando a elaborao de norma regulamentadora for atribuio do Poder Legislativo ou Executivo, estadual ou municipal, do Tribunal de Contas ou do prprio Tribunal de Justia, desde que a falta dessa norma torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade e cidadania;

i) o habeas corpus, quando o coator ou o paciente for autoridade, inclusive judiciria, cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do Tribunal, ou quando se trate de crime sujeito originariamente sua jurisdio;

j) a representao para assegurar a observncia dos princpios na Constituio Estadual, e que sejam compatveis com os da Constituio Federal;

l) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face da Constituio Estadual, ou de lei ou ato normativo municipal em face da Lei Orgnica respectiva;

m) a reclamao para preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises;

n) a representao para garantia do livre exerccio do Poder Judicirio estadual, quando este se achar impedido ou coato, encaminhando a requisio ao Supremo Tribunal Federal para fins de interveno da Unio;

o) os pedidos de reviso e reabilitao, relativamente s condenaes que houver proferido em processos de sua competncia originria;

p) as aes rescisrias de seus julgados ou de Juzes sujeitos sua jurisdio;

q) a execuo de sentena proferida nas aes de sua competncia originria, facultada a delegao de atos do processo a Juiz de primeiro grau;

r) as argies de suspeio e impedimento opostas aos magistrados e ao Procurador-Geral de Justia;

s) a exceo da verdade nos casos de crime contra a honra em que o querelante tenha direito a foro por prerrogativa da funo;

t) o incidente de falsidade e o de insanidade mental do acusado nos processos de sua competncia;

II julgar os recursos e remessas de ofcio relativos s aes decididas pelos Juzes estaduais;

III julgar os recursos das decises dos membros do Tribunal e de seus rgos nos casos previstos em lei e no Regimento Interno;

IV eleger o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal, o Corregedor Geral da Justia, os membros do Conselho da Magistratura e do Conselho de Administrao da Justia Estadual, com os respectivos suplentes, os membros das Comisses Permanentes e das demais que forem constitudas;

V dar posse, em sesso solene, ao Presidente, ao Vice-Presidente, ao Corregedor Geral, aos membros do Conselho da Magistratura, do Conselho de Administrao da Justia Estadual, das Comisses Permanentes e seus suplentes e aos novos Desembargadores;

VI elaborar, em sesso pblica e escrutnio aberto, lista trplice para o preenchimento das vagas correspondentes ao quinto reservado aos advogados e membros do Ministrio Pblico, bem como para a escolha dos advogados que devem integrar o Tribunal Regional Eleitoral;

VII escolher o Diretor e o Vice-Diretor da Escola Superior da Magistratura;

VIII eleger, em sesso pblica e escrutnio secreto, dois de seus membros e, dentre os integrantes da primeira quinta parte da lista de antiguidade da mais elevada entrncia, dois Juzes de Direito, bem como os respectivos suplentes, para integrarem o Tribunal Regional Eleitoral;

IX escolher, em sesso pblica e escrutnio aberto, pelo voto da maioria absoluta, por ocasio da eleio da mesa, Juzes de Direito da 3 entrncia para substiturem nos impedimentos ocasionais, frias ou licenas, os Desembargadores;

X indicar ao Presidente do Tribunal o Juiz que deva ser promovido e removido por antiguidade e merecimento;

XI decidir sobre permuta de magistrados;

XII decidir sobre a remoo voluntria de Juzes;

XIII escolher, em sesso pblica e escrutnio aberto, os Juzes que devem compor os Colgios Recursais;

XIV autorizar a designao de Juzes de Direito da mais elevada entrncia para auxiliar o Presidente, o Vice-presidente e o Corregedor Geral de Justia, permitindo uma reconduo;

XV declarar a vacncia do cargo por abandono ou renncia de magistrado;

XVI aplicar as sanes disciplinares aos magistrados, nos casos e pela forma previstos em lei;

XVII avaliar, para fins de vitaliciamento, a atuao dos Juzes Substitutos, pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, por ocasio do ltimo trimestre do binio;

XVIII promover a aposentadoria compulsria de magistrado, por implemento de idade ou por invalidez comprovada;

XIX propor Assemblia Legislativa:

a) a alterao da organizao e da diviso judiciria;

b) a criao ou a extino de cargos e a fixao da respectiva remunerao;

c) o regime de custas das Serventias Judiciais e dos Servios Notariais e de Registro;

XX organizar os servios auxiliares, provendo os cargos, na forma da lei;

XXI decidir sobre matria administrativa pertinente organizao e ao funcionamento da Justia Estadual;

XXII organizar e realizar os concursos pblicos para o ingresso na magistratura estadual;

XXIII organizar e realizar concursos pblicos para provimento dos cargos do quadro de servidores do Poder Judicirio estadual;

XXIV organizar e realizar concursos pblicos para o exerccio da atividade notarial e de registro;

XXV autorizar, por solicitao do Presidente do Tribunal, a alienao, a qualquer ttulo, de bem prprio do Poder Judicirio, ou qualquer ato que implique perda de posse que detenha sobre imvel, inclusive para efeito de simples devoluo ao Poder Executivo;

XXVI autorizar, por solicitao do Presidente do Tribunal de Justia, a aquisio de bem imvel;

XXVII aprovar a proposta do oramento do Poder Judicirio;

XXVIII representar Assemblia Legislativa sobre a suspenso da execuo, no todo ou em parte, de lei ou ato normativo, cuja inconstitucionalidade tenha sido declarada por deciso definitiva;

XXIX solicitar interveno federal nos termos da Constituio da Repblica;

XXX aprovar as smulas de sua jurisprudncia predominante;

XXXI decidir sobre a perda de posto e da patente dos oficiais e da graduao de praas;

XXXII elaborar o seu Regimento Interno;

XXXIII autorizar a convocao de Juzes do quadro de substitutos do Tribunal de Justia para, por perodo determinado e improrrogvel, juntamente com o Desembargador do gabinete onde houver acmulo de processos, agiliz-los, mediante prvia redistribuio;

XXXIV aprovar o Plano Bienal e Plurianual de Gesto, bem como a prestao de contas do Presidente do Tribunal de Justia.

Subseo II Da Corregedoria Geral da Justia

Art. 35. A Corregedoria Geral da Justia, dirigida pelo Corregedor Geral e auxiliada por Juzes Corregedores, por quadro prprio de auditores e pela Comisso Estadual Judiciria de Adoo, rgo de fiscalizao, controle, orientao forense e disciplina dos magistrados da primeira instncia, dos servios auxiliares da justia das primeiras e segundas instncias, dos Juizados Especiais e dos servios pblicos delegados.

1 Os Juzes Corregedores Auxiliares e os Juzes Membros da Comisso Estadual Judiciria de Adoo sero obrigatoriamente Juzes de Direito da mais elevada entrncia, indicados pelo Corregedor Geral da Justia, ouvido o Tribunal de Justia.

2 A designao dos Juzes Corregedores considerar-se- finda com o trmino do mandato do Corregedor Geral, permitida a reconduo.

3 Os auditores, integrantes do quadro de carreira do Poder Judicirio, auxiliaro os Juzes Corregedores e, quando necessrio, a Comisso Estadual Judiciria de Adoo, nos trabalhos de correio e fiscalizao dos servios judiciais e extrajudiciais.

Art. 36. Compete Comisso Judiciria de Adoo CEJA, rgo vinculado estrutura da Corregedoria Geral da Justia, cuja composio, regulamento e atribuies sero definidos por Resoluo do Tribunal de Justia, promover o estudo prvio e a anlise de pedido de adoo internacional, fornecer o respectivo laudo de habilitao, a fim de instruir o processo competente, e manter banco de dados centralizado de todos os interessados e de adoes, nacionais e internacionais, realizadas no Estado de Pernambuco.

Art. 37. O Corregedor Geral da Justia poder requisitar, de qualquer repartio pblica ou autoridades, informaes e garantias necessrias ao desempenho de suas atribuies.

Art. 38. O Corregedor Geral da Justia poder requisitar qualquer processo aos juzes de primeiro grau de jurisdio, tomando ou expedindo nos prprios autos, ou em provimento, as providncias ou instrues que entender necessrias ao andamento dos servios.

Art. 39. No exerccio de suas atribuies, podero os Juzes Corregedores, em qualquer tempo e a seu juzo, dirigir-se para qualquer unidade jurisdicional do Estado de Pernambuco, em que devam apurar fatos que atentem contra a conduta funcional ou moral de Juzes, servidores, notrios e oficiais de registro, ou a prtica de abusos que comprometam a administrao da Justia.

Art. 40. A Corregedoria Geral da Justia far correio geral em todas as circunscries, com abrangncia, no mnimo, em cada ano, metade das unidades judicirias nelas existentes.

1 As unidades judicirias devero, no decorrer do binio administrativo do Corregedor Geral da Justia, ser inspecionadas de forma individualizada, conforme o acervo de processos e a estrutura administrativa existentes, em cuja diligncia sero asseguradas as presenas de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministrio Pblico Estadual.

2 A Corregedoria Geral da Justia cientificar da correio, com antecedncia de quinze (15) dias, aos organismos citados no 1 deste artigo, nas pessoas dos seus representantes legais, indicando o horrio, as datas de incio e final da correio de cada unidade judiciria, e o local da diligncia.

Art. 41. A correio ter incio com a audincia geral de abertura, sobre a qual ser dada prvia e ampla publicidade, inclusive atravs do rgo oficial, podendo, os que se sentirem agravados pelas autoridades judicirias ou pelos servidores e agentes pblicos delegados do Poder Judicirio estadual, apresentar suas queixas e reclamaes.

Art. 42. Resoluo do Tribunal de Justia dispor sobre o Regimento Interno da Corregedoria Geral da Justia.

Art. 43. O Tribunal de Justia prover os meios necessrios Corregedoria Geral da Justia para consecuo de seus fins institucionais, mediante dotao oramentria prpria.

LIVRO IV - DOS SERVIOS AUXILIARES DA JUSTIA

TTULO NICO DAS NORMAS GERAIS DE ORGANIZAO

Art. 147. Os Servios Auxiliares da Justia sero disciplinados por lei, Regimentos Internos dos rgos do Poder Judicirio ou Resoluo do Tribunal de Justia.

Pargrafo nico. O Estatuto dos Servidores do Poder Judicirio definir o seu regime jurdico, formas de investidura, remunerao e regime disciplinar, de modo a assegurar a boa prestao jurisdicional, respeitadas as normas desta Lei.

Art. 148. Os Servios Auxiliares da Justia sero executados:

I diretamente, pelos servidores do Poder Judicirio estadual;

II indiretamente, pela colaborao popular, voluntria ou no, e por entidades pblicas ou privadas.

1 Os Servios Auxiliares podero ser delegados a entidades pblicas ou privadas, na forma da lei.

2 Resoluo do Tribunal de Justia regulamentar a prestao de servios voluntrios ao Poder Judicirio.

3 As funes previstas no caput deste artigo, onde no houver servio auxiliar prprio, sero confiadas a pessoas fsicas idneas e, quando possvel, com especializao tcnica, observadas as cautelas das leis processuais, de forma que no haja a interrupo da prestao jurisdicional.

4 Na hiptese prevista no pargrafo anterior, as partes custearo os honorrios fixados em favor do nomeado ou, se beneficirias pela gratuidade, o prprio Poder

Judicirio o far com recursos prprios, nos termos e limites fixados em Resoluo do Tribunal de Justia.

Art. 149. As funes de confiana do Juzo e do Foro Judicial, bem assim as suas substituies, sero preenchidas por designao do Presidente do Tribunal de Justia, aps indicao do Juiz Titular e do Diretor do Foro, respectivamente.

1 A escolha far-se- dentre os servidores do Poder Judicirio habilitados, na forma da lei, ao exerccio da funo.

2 No se aplicam as disposies deste artigo em relao s funes de confiana que a lei dispuser como de indicao privativa do Presidente do Tribunal.

Art. 150. Os magistrados de primeira instncia sero assessorados, nos termos da lei, por servidores do Poder Judicirio.

1 S poder funcionar, na assessoria do Juiz, o servidor bacharel ou acadmico em Direito, atendidos os requisitos previstos em Resoluo do Tribunal de Justia.

2 Ao assessor do magistrado, ser atribuda gratificao definida em lei.

Art. 151. O nmero de secretarias no exceder ao de varas e Juizados, podendo o Tribunal de Justia, mediante Resoluo, vincular uma Secretaria a mais de um Juzo.

Art. 152. O Oficial de Justia vincula-se, jurisdicionalmente, ao juiz ou relator responsvel pela expedio da ordem a ser cumprida e, administrativamente, Diretoria do Foro ou Secretaria Judiciria do Tribunal de Justia, onde ter lotao.

Potrebbero piacerti anche