Sei sulla pagina 1di 9

POLIFONIA, DIALOGISMO E GNEROS: A PRESENA DE BAKHTIN NAS AULAS DE LNGUA MATERNA

Cristian Wagner de Souza*

RESUMO: No Brasil, a partir da dcada de 1980, as obras do russo Mikhail Mikhailvitch Bakhtin passaram a exercer forte influncia no campo da lingstica. Desde ento, as concepes do autor vm emergindo com grande destaque ao centro do debate acadmico, suscitando e norteando novas pesquisas, principalmente aquelas relacionadas ao ensino/aprendizagem de lnguas. Atualmente, na rea de Lngua Portuguesa, ao analisarmos os parmetros adotados a essa disciplina, notaremos que algumas teses bakhtinianas fazem-se presentes e apresentam-se como ferramentas de grande relevncia ao trabalho realizado cotidianamente pelos professores nas salas de aula do pas. Neste artigo, buscaremos uma anlise voltada a trs conceitos fundamentais do pensador russo: polifonia, dialogismo e gneros.

PALAVRAS-CHAVE: Bakhtin, dialogismo, gneros, polifonia.

1. INTRODUO Nas ltimas dcadas, com o desenvolvimento de pesquisas e com a adoo de polticas educacionais direcionadas a abordagem dos fenmenos de linguagem a partir de uma perspectiva social, algumas obras e alguns autores ganharam grande destaque. No Brasil, um dos autores que mais tem influenciado os estudos nessa rea Mikhail Mikhailvitch Bakhtin. Formado em So Petersburgo, onde cursou estudos clssicos na Faculdade Filolgico-Histrica, o pensador russo considerado um dos maiores filsofos da linguagem de todos os tempos. Conceitos como autor, autoria, estilo, significao, polifonia,
*

CRISTIAN WAGNER DE SOUZA professor com licenciatura em Letras Habilitao: Portugus/Ingls e respectivas literaturas.

dialogismo e gneros do discurso destacam-se em sua produo. A principal caracterstica de sua obra a anlise da linguagem dentro de um processo interativo. Em seus trabalhos a observao da lngua sempre ocorre sob a tica da relao dialtica indivduo/sociedade, em um universo em que se interpenetram o individual e o social. Desde a dcada de 1980, perodo em que a obra de Bakhtin comeou a ganhar espao em nosso pas, at os dias atuais, podemos notar que as concepes do autor ampliaram sua rea de influncia, estendendo-se de professores e pesquisadores a vrios documentos oficiais do sistema de ensino brasileiro. Atualmente, mais que objetos de interesse no contexto escolar e acadmico, o pensamento bakhtiniano tem emergido como norteador dos eixos de sustentao das novas propostas ao ensino de lngua materna. Neste artigo, considerando que os atuais parmetros educacionais brasileiros observam o ensino de Lngua Portuguesa mediado pela interao e pela troca de experincias lingsticas, buscaremos identificar a presena de Bakhtin nas aulas dessa rea. Para isso, enfatizaremos trs importantes conceitos trabalhados pelo russo: polifonia, dialogismo e gnero do discurso. A nosso ver, a perfeita compreenso dessas trs concepes oferece aos professores - e consequentemente aos alunos - maior possibilidade de compreenso e de visualizao da lngua como ferramenta interativa. 2. POLIFONIA A introduo do conceito de polifonia no universo das cincias da linguagem deve-se aos trabalhos realizados por Bakhtin para caracterizar o romance de Dostoivski. A abordagem do tema remete-nos a um ponto essencial da obra bakhtiniana: a relao autor-heri. Segundo Faraco (2006, p. 46), a teorizao sobre a relao esttica entre autor e heri passa por um significativo refinamento quando Bakhtin analisa a narrativa de Dostoivski, pois, atravs desse exame, torna-se possvel a visualizao de uma nova posio artstica: um cenrio no qual a voz autoral e a voz do heri so colocadas em um mesmo plano.
A voz do heri sobre si mesmo e o mundo to plena como a palavra comum do autor; no est subordinada imagem objetificada do heri como uma de suas caractersticas, mas tampouco serve de intrprete da voz do autor. Ela possui independncia excepcional na estrutura da obra, como se soasse ao lado da palavra do autor coadunando-se de modo especial com ela e com as vozes plenivalentes de outros heris. (BAKHTIN, 1981, p. 03)

Segundo Bakhtin, o termo voz refere-se conscincia falante que se faz presente nos enunciados. Tal conscincia no neutra, est sempre refletindo percepes de mundo, juzos e valores. Para ele, a anlise das personagens de Dostoievski permite-nos identificar a presena desses diferentes pontos de vista da sociedade.
A personagem interessa a Dostoivski enquanto ponto de vista especfico sobre o mundo e sobre si mesma, enquanto posio racional e valorativa do homem em relao a si mesmo e realidade circundante. Para Dostoivski no importa o que sua personagem no mundo, mas, acima de tudo, o que o mundo para a personagem e o que ela para si mesma. (BAKHTIN, 1981, p.46)

Florncio (2002) ressalta que a polifonia manifesta-se em certos tipos de textos que deixam entrever outras vozes. Em alguns discursos, o acionamento dessa polifonia que permite aos interlocutores escutar as diferentes vozes, sem disfar-las. 3. DIALOGISMO De acordo com Freitas (1997), os estudos bakhtinianos buscavam um entrelaamento entre sujeito e objeto, baseando-se em uma sntese dialtica inserida em um universo cultural e histrico. Nessa concepo, a lngua no pode ser entendida como se fosse um sistema abstrato de normas, haja vista que ela apresenta uma realidade extremamente dinmica e viva diante das interaes verbais dos interlocutores, estando, assim, em constante evoluo. Destarte, no se pode restringi-la ou distanci-la de sua realidade evolutiva. Por isso, a noo de alteridade ocupa um lugar de destaque no universo bakhtiniano. Para Clark e Holquist (1998), a alteridade reconhece um destinatrio ativo, um ser que no se limita compreenso passiva diante do locutor. Trata-se de um destinatrio que reage de modo responsivo fala/mensagem recebida, produzindo respostas (ora concordantes, ora discordantes) que se relacionam em um plano dialgico. sob tal tica que se desenvolve o pensamento de Bakhtin acerca do dialogismo, o qual alude ao permanente dilogo travado entre os diversos discursos que circulam na sociedade, devendo, por isso, ser visualizado e reconhecido como elemento responsvel pela instaurao da natureza interdiscursiva da linguagem. Kock (2001, p. 50), aproximando-se dessa perspectiva, descreve o dialogismo como constitutivo da linguagem; segundo a autora, a palavra o produto da relao recproca entre

falante e ouvinte, emissor e receptor. Cada palavra expressa o um em relao ao outro. Eu me dou forma verbal a partir do ponto de vista da comunidade a que perteno. Bakhtin considera que a palavra, por ser o territrio comum do locutor e do interlocutor, comporta duas faces: determinada tanto pelo fato de que procede de algum, como pelo fato de que se dirige para algum. Ela representa o produto da interao locutor/ouvinte, servindo de expresso de um em relao ao outro. Segundo o pensador russo, atravs da palavra que me defino em relao ao outro, coletividade; no permetro das relaes interpessoais, mediadas pela linguagem, que os homens constroem conhecimento e se estabelecem no meio social. Para (Freitas, 1997, p. 320), sem o outro o homem no mergulha no mundo sgnico, no penetra na corrente da linguagem, no se desenvolve, no realiza aprendizagens, no ascende s funes psquicas superiores, no forma a sua conscincia, enfim, no consegue se constituir como sujeito. 4. A QUESTO DOS GNEROS: UMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONAL DA LINGUAGEM A interao, atravs da linguagem, implica em realizao de uma atividade discursiva, pois, de certo modo, diz-se alguma coisa a algum, em um determinado contexto sciohistrico levando-se em conta determinadas situaes de interlocuo. Para Bakhtin, as relaes existentes entre linguagem e sociedade so indissociveis. Ele defende que as diferentes esferas da atividade humana, compreendidas como domnios ideolgicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estveis de enunciados, as quais denomina gneros discursivos. Por isso, em seus trabalhos, considera que o emprego da lngua ocorre em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e nicos, os quais so proferidos pelos vrios integrantes que ocupam os diversos campos da atividade humana. Esses enunciados, por sua vez, tendem a refletir as especificidades e as condies singulares dos referidos campos. De acordo com a tese bakhtiniana, os gneros caracterizam-se pela dinamicidade e diversidade. Por serem oriundos das relaes sociais, eles sofrem, incessantemente, influncia das transformaes que ocorrem na sociedade, ampliando-se medida que se complexifica o campo das atividades humanas.

Essa heterogeneidade leva o filsofo russo a diferenciar os gneros do discurso em primrios e secundrios. Trata-se de uma distino que dimensiona as esferas de uso da linguagem em processo dialgico-interativo (MACHADO, 2006, p. 155). Os gneros primrios, considerados simples, so aqueles utilizados na comunicao cotidiana, resultam da troca verbal espontnea. Manifestam-se em bilhetes, dilogo, cartas familiares, entre outros. Os gneros secundrios, considerados complexos, no so espontneos. Originam-se de uma comunicao cultural mais elaborada, fazendo parte de um uso mais oficializado da linguagem. Eles so determinados por dimenses especficas da comunicao, materializamse em romances, textos cientficos, textos jornalsticos, discursos polticos, entre outros. Porm, apesar dessa diferenciao, devemos ressaltar que os gneros primrios so os instrumentos de criao dos gneros secundrios, as duas categorias mantm certa interdependncia. Segundo Schneuwly e Dolz (2004), a transio de um nvel a outro se d em meio a um processo de continuidade e ruptura. Continuidade porque a passagem para um novo sistema apia-se sobre a experincia do sistema antecedente (gneros primrios); e ruptura porque as novas condies de produo (gneros secundrios) so muito diferentes das circunstncias presentes no sistema antigo. 5. OS GNEROS E O ENSINO DA LNGUA MATERNA NO BRASIL CONTEMPORNEO Com a publicao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 1996, abriu-se a possibilidade de grandes mudanas no sistema educacional brasileiro. Ao defender uma escolaridade voltada cidadania, formao de sujeitos participativos e conscientes de sua dimenso social, a LDB trouxe ao centro do debate escolar a real possibilidade de reformulao das prticas pedaggicas vigentes at ento. No que diz respeito ao ensino de lngua materna, essas reformulaes ganharam ainda mais espao com a publicao dos Parmetros Curriculares Nacionais - Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental - Lngua Portuguesa (PCNLP). Nesse documento, a linguagem ganha definitivamente uma nova viso de ensino, a qual muitos especialistas denominam

concepo sociointeracionista. Sob essa tica, o ensino da lngua materna desloca seu eixo dos aspectos gramaticais e normativos para o eixo da linguagem em uso:
... as propostas de transformao do ensino de Lngua Portuguesa consolidaram-se em prticas de ensino em que tanto o ponto de partida quanto o ponto de chegada o uso da linguagem. Pode-se dizer que hoje praticamente consensual que as prticas devem partir do uso possvel aos alunos para permitir a conquista de novas habilidades lingsticas... (BRASIL, 1998, P. 18)

Nesse mesmo ngulo, Travaglia (2000) ressalta que o objetivo fundamental do ensino de lngua materna deve, prioritariamente, pr em prtica a 1competncia comunicativa dos usurios da lngua - falante, escritor/ouvinte, leitor. Por sua vez, o desenvolvimento da competncia comunicativa aponta necessidade de promovermos, na sala de aula, o encontro dos alunos com a diversidade textual, expondo-os s vrias situaes de leitura e produo de textos. Na viso dos PCNLP, o objeto de ensino/aprendizagem passa a ser o conhecimento lingustico e discursivo
... com o qual o sujeito opera ao participar das prticas sociais mediadas pela linguagem. Organizar situaes de aprendizado, nessa perspectiva, supe: planejar situaes de interao nas quais esses conhecimentos sejam construdos e/ou tematizados; organizar atividades que procurem recriar na sala de aula situaes enunciativas de outros espaos que no o escolar, considerando-se sua especificidade e a inevitvel transposio didtica que o contedo sofrer; saber que a escola um espao de interao social onde prticas sociais de linguagem acontecem e se circunstanciam, assumindo caractersticas bastante especficas em funo de sua finalidade: o ensino. (BRASIL, 1998, p. 22)

Destarte, estudar a lngua como atividade social, meio de interao entre pessoas, em um determinado contexto, leva-nos ao campo dos gneros e, consequentemente, aos conceitos trabalhados por Bakhtin. Nos PCNLP, os gneros so entendidos como prticas sociais inseridas nas inmeras situaes linguisticamente significativas; eles auxiliam o educando a expandir sua capacidade de uso da linguagem, possibilitando-lhe um domnio cada vez maior de diferentes padres de fala e de escrita. Por isso, a noo de gnero textual 2adotada pelo

Para Travaglia, a competncia comunicativa a capacidade do usurio de empregar adequadamente a lngua nas diversas situaes de comunicao.
2

A utilizao das expresses gnero textual e gnero do discurso pode variar de acordo com o contexto no qual so empregadas. Na teoria de Bakhtin, por exemplo, o emprego de gnero do discurso parece mais

referido documento remete-nos diretamente a textos orais ou escritos que se concretizam em eventos comunicativos. So famlias de textos que compartilham caractersticas comuns, embora heterogneas, como viso geral da ao qual se articula, tipo de suporte [livro, jornal, revista, fita, CD etc.] comunicativo, extenso, grau de literariedade () existindo em nmero quase ilimitado (BRASIL, 1998, p. 22). De acordo com os PCNLP, a anlise dos gneros textuais no est limitada ao campo das caractersticas estruturais de determinados textos, ela alcana outros aspectos, principalmente os que esto relacionados s condies sociais de produo e recepo. Por isso, estud-los um meio para desenvolvermos a competncia comunicativa, pois, medida que ampliamos nosso repertrio de gneros tornamo-nos mais preparados para o enfrentamento das diversas situaes comunicativas que surgem em nosso cotidiano.

6. CONSIDERAES FINAIS

Para a concluso do tema proposto neste artigo, terminaremos nossa reflexo buscando uma resposta para a questo levantada no incio deste trabalho: os conceitos de polifonia, dialogismo e gnero esto presentes nas aulas de lngua materna das escolas brasileiras? Se considerarmos que nas propostas curriculares em vigor os estudos sobre os fenmenos da linguagem orientam-se a partir de uma perspectiva social baseada na relao dialtica indivduo/sociedade, podemos dizer que a resposta sim. Atravs da polifonia, do dialogismo e dos gneros torna-se possvel a observao da lngua como um fenmeno heterogneo e interativo, por isso, a maior contribuio que o estudo desses conceitos pode oferecer s aulas de lngua materna est relacionada construo dos sentidos do texto. Levando-se em conta que tal construo d-se na interao de sujeitos, podemos inferir que as concepes bakhtinianas emergem como ferramentas muito teis compreenso textual.

adequado em virtude de seus trabalhos estarem focados na situao de enunciao. J a expresso gnero textual, referida nos PCNLP, caracteriza-se por uma nfase nas formas composicionais.

No caso especfico dos gneros, o conhecimento dos elementos que os governam fazse necessrio por dois motivos: primeiro porque, conforme os PCNLP so considerados as bases de sustentao do ensino da lngua materna; segundo, porque materializam a trocas interativas que ocorrem nas relaes sociais - os gneros demarcam as identidades sociais e as posies do sujeito, neles travam-se os dilogos dos eus, ecoam-se as vozes da sociedade. Para finalizar, verificamos que Bakhtin, ao defender uma lngua viva e interativa, oferece-nos tambm a possibilidade de vislumbrarmos uma nova relao entre alunos e professores, uma relao em que a sala de aula no vista apenas como um local de transmisso de contedos, mas como um palco de interao de sujeitos que buscam construir conhecimentos e significados atravs de intercmbio e de experincias. Assim, podemos concluir que os trs conceitos bakhtinianos abordados neste texto, mais que contedos acadmicos, devem ser encarados como subsdios extremamente teis ao desenvolvimento e ao aprimoramento das aulas de lngua materna. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BAKHTIN, Mikhail M. Problemas da Potica de Dostoivski. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1981. BRASIL. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Lngua Portuguesa. Braslia: MEC/SEF, 1988. CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. 1998. So Paulo: Perspectiva, 1998. FARACO, Carlos Alberto. Autor e autoria. In: Brait, B. (Org.) Bakhtin conceitos-chave. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2006. FLORNCIO, Ana Maria Gama. O enunciado e a polifonia em Bakhtin. In Leitura: revista do programa de ps-graduao em letras e lingstica: nmero temtico: discurso, histria, sujeito e ideologia n. 30 (jul./dez. 2002) Macei: Imprensa Universitria, UFAL, 2002.

FREITAS, M. T. A. Bakhtin e Vygotsky: um encontro possvel. In: Brait, B. (Org.) Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. So Paulo: Unicamp, 1997. KOCH, Ingedore Villaa. O texto e a construo dos sentidos. 5. ed. So Paulo: Contexto, 2001. MACHADO, Irene. Gneros discursivos. In: Brait, B. (Org.) Bakhtin conceitos-chave. 3. ed. So Paulo: Contexto, 2006. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gneros orais e escritos na escola. Campinas/So Paulo: Mercado de Letras, 2004. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Potrebbero piacerti anche