Sei sulla pagina 1di 9

Introduo O homem vem tirando da terra desde os primrdios seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer

nela, a prepar-la para o cultivo, a ter uma relao homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivncia. No entanto para muitos seres humanos esta relao est sendo perdida, para muitos o solo de onde o seu alimento tirado apenas terra, pois, atualmente na sua rotina no h mais tempo para tal relao, (FRISK, 2008). De acordo com Oliveira e Silva (2009), o cultivo de alimentos tem papel importante muitas vezes para a atividade agrcola familiar, contribuindo para o seu fortalecimento e garantindo sua alimentao. Morgado (2006), complementa que a horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratrio vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedaggicas em educao ambiental e alimentar unindo teoria e prtica de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, visando proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de aes pedaggicas por permitir prticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. Por meio da horta possvel propiciar conhecimentos e habilidades que permitem aos alunos: produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudvel e segura e assim conscientiz-los quanto a prticas alimentares mais saudveis, fortalecer culturas alimentares e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos.

JUSTIFICATIVA

PROBLEMATICA

OBJETIVO GERAL Conscientizar e sensibilizar nossas crianas quanto a alimentao saudvel e preservao Ambiental OBJETIVO ESPECFICOS Identificar tcnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinao; Proporcionar o consumo de alimentos de forma adequada e saudvel; Conhecer tcnicas de cultura orgnica; Estabelecer relaes entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados; Compreender a relao entre solo, gua e nutrientes; Identificar processos de semeadura, adubao e colheita; Compreender a importncia de uma alimentao equilibrada para a sade; Criar, na escola, uma rea verde produtiva pela qual, todos se sintam responsveis.

REFERENCIAL TERICO

METODOLOGIA
3.1 Instalao A escolha do local ser vinculada a disponibilidade de sol, gua, condies de terreno e proteo de ventos fortes e frios, sendo implementada em rea retangular cercada com tela, medindo 40 metros de comprimento por 5 metros de largura. Sobre a horta sero instalados sombrites, para evitar o excesso de exposio das hortalias ao sol e geada. A horta ser totalmente orgnica, sendo utilizado esterco de aves, p de rocha e biofertilizantes para adubao. Para controle de parasitas e pragas, sero utilizados solues prticas e ecolgicas conforme citado (apndice A).

3.2 Materiais utilizados para o manejo Os materiais bsicos definidos para o manejo adequado so: Ancinho utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado Colher de Jardineiro utilizado em operaes de transplante de plantas Enxada usada para misturar adubos, terra e nas capinaes. Garfo coleta de mato e folhagem Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianas Sacho para aforamento da terra e a capina entre linhas de plantas.

3.3 Semeadura ou Plantio 1) Sementeira A sementeira ser de material reutilizvel. Como regra, a profundidade das sementes das hortalias a serem semeadas depender do tamanho da semente. A sementeira ser previamente umedecida e ser mantida mida com regas pela manh e tarde.

2) Transplante O transplante ser feito aps as mudas apresentarem4 a 6 folhas. 3.4 Seleo de Hortalias para Plantio Classificao segundo o consumo: a) Hortalias Folhas alface, almeiro, couve, chicria, repolho, acelga; b) Hortalias Frutos tomate, berinjela, pimento, pepino, quiabo, abobrinha; c) Hortalias Flores - couve flor, brcolos, alcachofra;

d) Hortalias Razes cenoura, beterraba, rabanete, nabo; e) Hortalias Condimentos alho, cebolinha, salsa, coentro.

3.5 Manejo da Horta Sero levadas a efeito no manejo da horta: Irrigar diariamente observando o melhor horrio para sua efetivao; Retirar plantas invasoras; Afofar a terra prxima s mudas; Completar nvel de terra em plantas descobertas; Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactrias e vrus).

3.6 Colheita e Higienizao A colheita ser feita obedecendo ao perodo de maturao das hortalias, sempre observando os melhores horrios de colheita, que so os de temperatura mais baixa quando os vegetais perdem menos gua, antes do sol forte, para folhas; e no final da tarde para razes. Aps a colheita as hortalias continuam perdendo gua o que pode levar ao murchamento ou desidratao, por isso, os produtos sero conservados em locais frescos mantendo-os midos para conserv-los. A higienizao ser realizada com auxlio das merendeiras. 3.7 Consumo As hortalias, aps higienizao, sero servidas como parte da merenda escolar reforando a alimentao das crianas e proporcionando maior variedade nas opes presentes.

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO
CORRA, A.R. Plantas medicinais: do cultivo, teraputica, Petrpolis, RJ: Editora Vozes, 1998. LUZ, V.P. Tcnicas Agrcolas. 9 edio. Volume1. Editora tica. 1998 PRIMAVESI, A. Manejo integrado de pragas e doenas. Editora Nobel - So Paulo, 1988 FRISK, P. R. Horta na Escola; Publicado, 2008. Disponvel em: <http://www.guiadeitupeva.com.br/noticias/ver. php?cit=18> Acesso em 19 de Agosto 2011. MORGADO, F. S. A Horta Escolar na Educao Ambiental e Alimentar: Experincia do Projeto Horta Viva nas Escolas Municipais de Florianpolis, 2008. Disponvel em: http://www.extensio.ufsc.br/20081/A-hortaescolar.pdf> Acesso em 10 de jul. 2011. OLIVEIRA, C. A; SILVA, N. A. Horta Escolar Ulbra Centro Universitrio de Paran, 2009. Disponvel em:< http: //www.niltonbyhain. Blog. terra.com. BR/2009/05/22projetohorta-escolar/HTML>. Acesso em 03 de jul. 2011.

Potrebbero piacerti anche