Sei sulla pagina 1di 20

Aspectos Jurdicos do Mercado de Capitais

Maria Bernadete Miranda 1

1. Mercado de Capitais O marco de desenvolvimento do mercado de capitais se deu com a Lei n 4.728 de 15 de julho de 1965, tambm conhecida como Lei de Mercado de Capitais. Essa lei colocou o mercado de capitais sob a disciplina do Conselho Monetrio Nacional e fiscalizao do Banco Central do Brasil. Na poca, os corretores de valores que eram pessoas fsicas, foram transformados em sociedades corretoras, constituindo uma base mais slida e viabilizando seu crescimento. A Lei n 4.728/65 definiu as instituies componentes do sistema de distribuio de valores mobilirios e obrigou que essa distribuio fosse feita somente atravs dessas instituies, nos termos fixados pelo Conselho Monetrio Nacional. A Lei de Mercado de Capitais criou tambm, o registro de empresas no Banco Central do Brasil, sendo necessrio para aquelas empresas que tivessem por objeto qualquer atividade de intermediao na distribuio, ou colocao, de ttulos ou valores mobilirios, no mercado financeiro. Em 1976, foram introduzidas novas modificaes no mercado de capitais, em decorrncia da alta nas cotaes, que teve seu ponto mximo em 1971, e das fases de queda e relativa estagnao que se seguiram. Em 7 de setembro de 1976, atravs da Lei n 6.385, foi criada a Comisso de Valores Mobilirios, rgo especializado no mercado de capitais. Essa lei juntamente com a Lei n 6.404/76 que regula as sociedades por aes, tiveram por objetivo a proteo do acionista na empresa e do investidor no mercado financeiro. No final dos anos 80, foram introduzidas importantes alteraes no mercado de capitais atravs de duas resolues do Conselho Monetrio Nacional, a Resoluo n 1.289/87 e a Resoluo n 1.524/88.

Mestrado e Doutorado em Direito das Relaes Sociais, sub-rea Direito Empresarial, pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Professora de Direito Empresarial na Universidade de Sorocaba, Uniso; professora de Direito Empresarial na Unio das Instituies Educacionais do Estado de So Paulo, Uniesp So Roque; professora supervisora das Monografias Jurdicas e Diretora responsvel pela Revista Eletrnica da Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque - Fac. Advogada. Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

A primeira Resoluo n 1.289/87 flexibilizou as regras para o investidor estrangeiro e a segunda Resoluo n 1.524/88, instituiu o Banco Mltiplo, cuja caracterstica operar, sob uma nica denominao jurdica, diferentes carteiras, tais como: banco comercial, banco de investimento, financeira, crdito imobilirio, distribuidora de ttulos e valores mobilirios, dentre outras. No incio do ano 2000, o Conselho Monetrio Nacional atravs da Resoluo n 2.689, flexibilizou ainda mais as regras para o investidor estrangeiro, permitindo o ingresso e transito livre desses investidores a todos os produtos disponveis no mercado brasileiro, admitindo tambm aplicaes de investidores individuais e simplificando os procedimentos operacionais. O mercado de capitais um sistema de distribuio de valores mobilirios, que tem o propsito de proporcionar liquidez aos ttulos de emisso de empresas e viabilizar seu processo de capitalizao. Esse mercado constitudo pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituies financeiras autorizadas. No mercado de valores mobilirios, conhecido tambm por mercado de capitais, os principais ttulos negociveis so os representativos do capital das empresas, tais como as aes, ou os de emprstimos tomados, via mercado, por empresas, como as debntures, bnus de subscrio e commercial papers,2 que permitem a circulao de capital para custear o desenvolvimento econmico. Essas operaes so realizadas em mercados organizados e bolsas, sendo que os principais participantes so os investidores institucionais e as empresas de grande porte, na qualidade de emissoras de valores mobilirios ou de investidoras. Existem tambm, operaes realizadas pelos investidores de varejo, que so pessoa fsica ou jurdica.
2

Aps longo perodo de gestao, resolveu o Conselho Monetrio Nacional, atravs da Resoluo no. 1.723, de 27/06/90, expedida pelo Banco Central do Brasil, autorizar a emisso de notas promissrias, como valor mobilirio, pelas sociedades por aes. Esta Resoluo introduz no sistema legal brasileiro o "Commercial Paper" (CP), h muito difundido nos Estados Unidos e largamente utilizado pelas empresas americanas. Genericamente, o Commercial Paper um ttulo de crdito de curto prazo, sem qualquer garantia, emitido por pessoas jurdicas, contendo uma obrigao de pagar em determinado dia ou prazo, quantia consubstanciada no prprio ttulo. Com a emisso, a sociedade visa captar recursos no mercado a um custo inferior ao que obteria junto s instituies bancrias, para fazer frente a dispndios imediatos (aquisio de insumos, pagamento de tributos, etc.). Ao contrrio do que ocorre nas necessidades de recursos a longo prazo, normalmente captados pelas empresas atravs do complexo sistema de emisso de debntures, com a negociao das clusulas e condies atinentes, o lanamento de Commercial Paper efetivado de maneira mais simplificada, resultando para as sociedades uma maior agilidade na captao dos recursos desejados. Institudo pela primeira vez nos Estados Unidos, h quem afirme que j nos idos de 1790 alguns corretores de Nova York e Boston precocemente negociavam esse espcie de papel. Mas com certeza que somente a partir de 1830 o mercado de Commercial Paper passou a ser conhecido e suas transaes publicadas no Financial Register of the United States.

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

O mercado de capitais abrange, ainda, as negociaes com direitos e recibos de subscrio de valores mobilirios, certificados de depsitos de aes e demais derivativos autorizados negociao. medida que cresce o nvel de poupana, maior a disponibilidade para investir. A poupana individual e a poupana das empresas constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um pas. Tais investimentos so o motor do crescimento econmico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com conseqente aumento da poupana e do investimento, e assim por diante. Esse o esquema da circulao de capital, presente no processo de desenvolvimento econmico. As empresas, proporo que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos atravs de: a) emprstimos de terceiros; b) reinvestimentos de lucro; c) participao de acionistas. As duas primeiras fontes de recursos so limitadas. Geralmente, as empresas utilizam-nas para manter sua atividade operacional. Mas atravs da participao de novos scios, os acionistas, que uma empresa ganha condies de obter novos recursos no exigveis, como contrapartida participao no seu capital. Com os recursos necessrios, as empresas tm condies de investir em novos equipamentos ou no desenvolvimento de pesquisas, melhorando seu processo produtivo, tornando-o mais eficiente e beneficiando toda a comunidade. O investidor em aes contribui assim para a produo de bens, dos quais ele tambm consumidor. Como acionista, ele scio da empresa e se beneficia da distribuio de dividendos sempre que a empresa obtiver lucro. Essa a mecnica da democratizao do capital de uma empresa e da participao em seus lucros. Para operar no mercado secundrio de aes, necessrio que o investidor se dirija a uma sociedade corretora, membro de uma bolsa de valores, onde funcionrios especializados podero fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientao na seleo do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador. Se pretender adquirir aes de emisso nova, ou seja, no mercado primrio, o investidor dever procurar um banco, uma corretora ou uma distribuidora de valores mobilirios que participem do lanamento das aes pretendidas.

2. Bolsa de Valores 2.1. Origem histrica


Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

A origem das bolsas de valores bastante escassa, no havendo uma definio histrica registrada atravs da escrita. Alguns doutrinadores salientam que elas surgiram no emporium da Grcia antiga, outros a localizam no collegium mercatorum de Roma. Bolsa, do grego brsa, em sentido etimolgico significa saquinho de trazer dinheiro. 3 No sentido tcnico-comercial e econmico, bolsa designa a organizao, devidamente autorizada pelos poderes pblicos, que tem por objeto reunir, em determinado local e em certas ocasies, vrios comerciantes ou outras essas interessadas, para tratarem de negociaes concernentes a seu comrcio. 4 Em sentido tcnico-jurdico bolsa significa a organizao, em virtude da qual se permite a reunio de certas pessoas para fins que se tem em vista, tambm, por extenso, expressa o local em que essas reunies se realizam. 5 Em sentido econmico e financeiro, a palavra bolsa surgiu na Blgica, na cidade de Breges, local onde se realizavam assemblias de comerciantes, que na poca eram feitas em suas prprias casas, Van der Burse, em cuja fachada havia um escudo com trs bolsas, que significava o braso das armas do proprietrio. Na Idade Mdia, at o sculo XVII, os negcios eram limitados pela escassez de capitais, pela ausncia de crdito e pelas dificuldades de comunicao e as operaes de bolsa eram feitas somente para a compra e venda de moedas, letras de cmbio e pedras preciosas. Na Frana, a Bolsa de Paris foi implantada em 1141 por Luis VII e regulamentada em 1304. Foi fixada em um prdio suntuoso por Napoleo I onde permanece at hoje. Em Londres a Bolsa de Fundos Pblicos foi fundada em 1698. Embora as operaes com valores mobilirios j estivessem legalizadas, devido ao enorme crescimento das negociaes naquele ano foi necessrio a sua organizao em carter oficial. Foi no sculo XVIII que essas instituies atingiram grande desenvolvimento, quando as exigncias de crdito pblico obrigaram os banqueiros a fracionar os emprstimos em ttulos de participao. No sculo XIX, as bolsas comearam a realizar operaes a futuro com mercadorias.
MICHAELIS. Moderno dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: Melhoramentos, 2000, p. 342. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 224. 5 SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 225.
4 3

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

Podemos considerar o capitalismo um regime que oficialmente foi implantado a partir de finais do sculo XVIII, aps a chamada Era das Revolues. Atravessou alguns momentos de angstia representada pela 1 Guerra Mundial e a Revoluo Russa de 1917. Mas, a crise de 1929 responde pelo seu derradeiro teste de sobrevivncia. Do sculo XIX at incio do sculo XX, a economia mundial tinha seu eixo de importncia na Europa. Pases como Inglaterra, Frana, Alemanha e outros comandavam as decises econmicas, estabeleciam estratgias financeiras, controlavam mercados consumidores, monopolizavam fontes de matrias primas, ditavam preos e prazos. A libra esterlina era a moeda de troca internacional. Ali estava reunida a fortuna do mundo. Mas, j no incio do sculo XX, crises, conflitos e vaidades polticas prenunciavam tempestades no horizonte, que nem sempre eram azuis. Os pases europeus, por no conseguirem conciliar interesses, acabaram por se envolver num confronto mundial que, praticamente, ps fim a essa belle poque. Diante desse confronto, o grande beneficirio foram os Estados Unidos da Amrica. J na virada do sculo, quando os nimos entre os pases europeus se acirraram, os americanos do norte aproveitaram-se da situao para se infiltrarem nas regies sul e central da Amrica , gradativamente, conquistar certo predomnio econmico nessas regies, conquistando mercados e substituindo os europeus na explorao econmica da Amrica latina. Veio a guerra, e mais uma vez, vantagem para os Estados Unidos. Os pases europeus em guerra voltaram sua produo para a indstria blica, diminuindo a produo de bens de consumo geral. Produtos manufaturados americanos eram exportados em massa para o mercado europeu. Em 1918, Terminada a guerra, novamente a presena americana flagrante. Emprstimos e mais emprstimos so contratados pelos europeus visando reconstruo dos pases destrudos. Esses fatores condicionaram aos Estados Unidos da Amrica uma prosperidade sem precedentes. Um perodo de grande abundncia gerou uma idntica euforia social. Os empresrios americanos nadavam em capitais, e exportavam o modelo de homens de negcios, o self-made-mam, que era aquele empreendedor, que, saindo das camadas humildes da populao, competentemente conseguiu prosperar. Toda essa riqueza gerou, nos Estados Unidos da Amrica, um novo ideal de vida ou um novo estilo de vida americano, chamado de american way of life. Na poca, houve euforia total, alegria geral e contagiante entusiasmo. Mas foi breve, muito breve e de pressgios fnebres.
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

No sculo XX foram desenvolvidas operaes a futuro com ativos financeiros e operaes com opes. O conjunto dessas operaes recebeu o nome de mercado de derivativos, servindo tanto para as operaes de hedge
6

como de alavancagem,

movimentando quantias expressivamente superiores aos tradicionais mercados a vista. Atualmente, vivemos no sculo das transformaes, o sculo XXI. So mudanas tecnolgicas, econmicas, polticas, biolgicas, culturais e principalmente sociais, onde a tica e a Moral tambm passam por certas mudanas; mudanas de ideologia e at mesmo de ecletismo de valores. A administrao, como cincia, veio se desenvolvendo constantemente ao longo do sculo passado. Novas ferramentas de gesto surgiram e tornaram-se manias mundiais, mas logo desapareceram. No entanto, alguns valores essenciais como a tica, o trabalho em equipe e o planejamento estratgico na gesto empresarial continuam fortes, alm de outros novos, como a responsabilidade social e ambiental, cada vez com uma maior importncia no perfil de qualquer administrador no incio desse novo sculo. Alguns fatos recentes demonstram a importncia cada vez maior da tica no segmento administrativo empresarial, principalmente, os sucessivos escndalos de fraudes contbeis ocorridos nos Estados Unidos da Amrica. Os diretores-executivos, cada vez mais preocupados e obstinados por lucros a qualquer custo, deixaram a tica de lado, maquiando os balanos contbeis para inflar o preo das aes de suas empresas. Tudo isso causou uma enorme enxurrada de investimento nas bolsas de valores, no entanto, quando essas fraudes contbeis foram descobertas, houve um colapso nas bolsas de todo o mundo. Agora, devido a toda a essa euforia por lucros, o investidor mundial est com sua confiana completamente abalada e o mercado financeiro sente essa incerteza generalizada. Alm disso, o dogma de que os profissionais, no s da rea da administrao, mas de qualquer profisso, deveriam ser especialistas e individualistas, caiu por terra. As teorias mais modernas explicam que o profissional desse novo sculo deve ter uma viso global de sua profisso, ou seja, deve saber de tudo um pouco. Junto a isso, alm do administrador ter uma viso generalizada, ele deve trabalhar em equipe e fazer uma

Em finanas, chama-se cobertura (hedge, em ingls) ao instrumento que visa proteger operaes financeiras contra o risco de grandes variaes de preo de determinado ativo. Uma estratgia de hedging consiste em realizar um determinado investimento com o objetivo especfico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento ou transao. Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

convergncia das idias at chegar a um consenso. Dessa forma, os resultados so aperfeioados constantemente. Por outro lado, o planejamento estratgico empresarial, pouco usado na primeira metade do sculo passado, passou a ser de uso comum e constante durante a segunda metade e os primeiros anos do sculo passado e desse novo sculo, respectivamente. Os sucessivos abalos sofridos pela economia mundial clarearam a mente da maioria dos executivos. Crises, passageiras ou no, como a do Mxico, da Rssia, do Oriente Mdio, do prprio Brasil com a incerteza eleitoral em 2002, das aes da Internet, das fraudes contbeis e do ataque terrorista de 11 de setembro, obrigaram os executivos a traarem planos antecipadamente para poderem sobreviver a esses perodos de turbulncia econmica. Portanto, est claro que o administrador do sculo passado est mudando bastante rumo ao novo sculo. O perfil dos administradores desse novo milnio de rgidos limites ticos, de um envolvimento cada vez maior em trabalhos em equipe, de constante atualizao e aperfeioamento, planejamento estratgico, responsabilidade social e ambiental. Tudo isso, para a sobrevivncia em um mundo cada vez mais globalizado e, portanto, sempre suscetvel a turbulncias econmicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e pases.

2.2. Constituio das Bolsas de Valores O Regulamento anexo Resoluo CMN n 2.690, de 28 de janeiro de 2000, altera e consolida as normas que disciplinam a constituio, organizao e o funcionamento das bolsas de valores. De acordo com o Regulamento, as bolsas de valores podero ser constitudas como associaes civis ou sociedades annimas, sendo que, as que se constiturem como associaes civis, sem finalidade lucrativa, no podero distribuir parcela de patrimnio ou resultado a sociedades membros parcela, exceto se houver, expressa autorizao da Comisso de Valores Mobilirios. Para incio de suas operaes, as bolsas de valores dependem de prvia autorizao da Comisso de Valores Mobilirios, sob cuja superviso e fiscalizao funcionam. As bolsas de valores, ao requererem Comisso de Valores Mobilirios a autorizao para funcionamento, devem instruir o pedido com os seus atos constitutivos, compreendendo: o estatuto social devidamente revestido das formalidades legais; a comprovao da integralizao do patrimnio ou do capital social; a documentao relativa
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

aos integrantes do conselho de administrao, comprobatrios do preenchimento dos requisitos exigidos no Regulamento; o estudo que evidencia sua capacidade de cumprir o objeto social; e demais documentos necessrios exigidos pela Comisso de Valores Mobilirios. O estatuto social das bolsas de valores deve estabelecer, alm do exigido pela legislao aplicvel, regras bsicas relativas adoo de estrutura administrativa e operacional que permitam assegurar o pleno atendimento do seu objeto social e dos requisitos inerentes sua condio de instituio auxiliar da Comisso de Valores Mobilirios, enquanto entidade reguladora e fiscalizadora do mercado. O patrimnio ou capital social das bolsas de valores deve ser formado, quando da constituio, mediante realizao em dinheiro, e ser dividido, conforme o caso, em ttulos patrimoniais ou aes ordinrias com direito de voto pleno, devendo ser fixado pela Comisso de Valores Mobilirios, a quantidade e o valor inicial de emisso de ttulos patrimoniais. O Conselho de Administrao ser integrado, no mnimo, por 7 (sete) e, no mximo, por 13 (treze) conselheiros, devendo o estatuto social da bolsa de valores estabelecer, alm do que for exigido pela legislao aplicvel, as regras relativas a sua composio. O Conselho de Administrao ser integrado, obrigatoriamente, por um representante dos investidores no qualificados como institucionais e um representante de companhias abertas cujos valores mobilirios estejam admitidos negociao, em se tratando de bolsa no mbito da qual sejam negociados valores mobilirios. Nas bolsas de valores constitudas como associaes civis, dever existir um Superintendente Geral que ser membro nato do Conselho de Administrao. Na composio do Conselho de Administrao, salvo disposio legal em contrrio, no pode haver mais de um conselheiro vinculado mesma sociedade membro, companhia aberta, conglomerado, grupo ou investidor institucional. Nas bolsas de valores so negociveis ttulos e valores mobilirios registrados na Comisso de Valores Mobilirios. Somente ao representante da sociedade membro permitido operar nos preges e sistemas de bolsa de valores. De acordo com o regulamento elaborado pelas bolsas de valores e aps sua aprovao pela Comisso de Valores Mobilirios, outras pessoas podero ter acesso aos seus preges e sistemas.

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

O representante da sociedade membro, no prego ou perante o pblico, deve obter aprovao em exame de matrias concernentes a ttulos ou valores mobilirios e respectiva legislao e regulamentao, o qual ser promovido pela bolsa de valores em que deva atuar, sob superviso da Comisso de Valores Mobilirios. A corretagem para operaes com ttulos ou valores mobilirios em bolsa de valores ser livremente pactuada entre o prestador do servio de corretagem e seus clientes. A sociedade membro responsvel, nas operaes realizadas em bolsas de valores, para com seus comitentes e para com outras sociedades com as quais haja operado, por sua liquidao, pela legitimidade dos ttulos ou valores mobilirios entregues, e pela autenticidade dos endossos em ttulos e valores mobilirios e legitimidade de procurao ou documento necessrio transferncia deles. As bolsas de valores devem dispor de um sistema de registro de operaes, sob a responsabilidade do Superintendente Geral ou do Diretor Geral, com a finalidade de registrar operaes vista, a termo, a futuro, com opes ou assemelhadas, de responsabilidade de sociedade membro ou de seus comitentes.

2.3. Objetivos e Atividades das Bolsas de Valores Conforme determinaes da Resoluo n 2.690, de 28 de janeiro de 2000, os objetivos e atividades das bolsas de valores so: 1. manter local ou sistema adequado realizao de operaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pela prpria bolsa, sociedade membros e pelas autoridades competentes; 2. deixar, permanentemente, o referido local ou sistema de todos os mis necessrios pronta e eficiente realizao e visibilidade das operaes; 3. estabelecer sistemas de negociao que propiciem continuidade de preos e liquidez ao mercado de ttulos ou valores mobilirios; 4. criar mecanismos regulamentares e operacionais que possibilitem o atendimento, pelas sociedades membros, de quaisquer ordens de compra e venda dos investidores, sem prejuzo de igual competncia da Comisso de valores Mobilirios, que poder, inclusive, estabelecer limites mnimos considerados razoveis em relao ao valor monetrio das referidas ordens; 5. efetuar registro das operaes; 6. preservar elevados padres ticos de negociao, estabelecendo, para esse fim, normas de comportamento para as sociedades membros e para as companhias abertas e
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

demais emissoras de ttulos ou valores mobilirios, fiscalizando sua observncia e aplicando penalidades, no limite de sua competncia, aos infratores; 7. divulgar as operaes realizadas, com rapidez, amplitude e detalhes; 8. conceder, sociedade membro, crdito para assistncia de liquidez, com vistas a resolver situao transitria, at o limite do valor de seus ttulos patrimoniais ou de outros ativos especificados no estatuto social mediante apresentao de garantias subsidirias adequadas, observando o que a respeito dispuser a legislao aplicvel; 9. exercer outras atividades expressamente autorizadas pela Comisso de valores Mobilirios.

3. Sociedades Corretoras As sociedades corretoras so instituies financeiras constitudas sob a forma de sociedade annima ou sociedade limitada, tendo por principal funo, promover, de forma eficiente, a aproximao entre compradores e vendedores de ttulos e valores mobilirios. As sociedades corretoras exercem o papel de unificadoras do mercado, dando segurana e liquidez aos ttulos transacionados. As principais atividades das sociedades corretoras so; 1. operar com exclusividade na bolsa de valores da qual so membros, com ttulos e valores mobilirios de negociao autorizada; 2. comprar, vender e distribuir ttulos e valores mobilirios, por conta de terceiros, e efetuar lanamentos pblicos de aes, ou seja, as operaes de underwriting; 3. encarregar-se da administrao de carteiras de valores e da custdia de ttulos e valores mobilirios; 4. instituir, organizar e administrar fundos de investimento e clubes de investimento; 5. prestar servios, como transferncia de ttulos, desdobramento de cautelas, recebimento de juros, dividendos e encarregar-se da subscrio de ttulos e valores mobilirios, etc.; 6. operar no mercado aberto, open market e intermediar as operaes de cmbio.

3.1 Corretores O vocbulo "corretor" originrio do verbo, correr, em seu significado semntico quer dizer: o que anda, procura, agencia negcios comerciais ou civis, serve de intermedirio em compras e vendas de bens.
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

As palavras tm juridicamente o significado que este lhes empresta. As acepes variam de acordo com o sentido que o jurista lhes atribui. O nome "corretor" no escapa a essa regra. O vocbulo "corretor", quando vier a ser utilizado no direito positivo, ir nos apresentar vrias significaes, tais como: a) agente empresarial levando em conta que o corretor, ir intermediar vrios atos, aproximando as partes para a realizao de um negcio; b) aqueles que recebem corretagem, ou seja, pessoas que se dedicam aproximao das partes interessadas na realizao de determinado negcio, mediante um pagamento pela tarefa realizada, que se denomina corretagem; c) profissional autnomo, pois hoje, a maioria dos corretores, deixou de pertencer a categoria dos corretores livres, para ingressarem na espcie de corretores oficiais. Os corretores so profissionais autnomos, que podero trabalhar individualmente ou constiturem-se em forma de sociedade, cuja funo ser a aproximao de pessoas na realizao de um negcio, mediante o pagamento de uma remunerao denominada corretagem. Corretor toda pessoa fsica ou jurdica que serve como intermedirio entre vendedor e comprador. o mediador, com a finalidade de aproximar as partes, numa operao empresarial ou civil. Finda a operao, cessa sua atuao, que dever receber uma comisso pelo seu trabalho denominada de corretagem. No Direito Francs, Michel Pdamon entende que o corretor um profissional que tem por funo aproximar pessoas que desejam contratar uma operao comercial ou civil. 7 Porm no Direito Italiano temos a definio de corretor no artigo 1.754 do Cdigo Civil que diz: "Mediatore - mediatore colui che mette in relazione due o pi parti per la conclusione di un affare, senza essere legato ad alcuna di esse da rapporti di collaborazione, di dipendenza o di reppresentanza". As obrigaes do corretor giram em torno da agenciao e podem ser expressamente, estipuladas ou decorrer de lei, ou dos usos e costumes. Em princpio, cabelhe empregar esforos e dedicar sua atividade na angariao do negcio ou do contrato, podendo investigar, anunciar etc.

Segundo Pdamon, Michel: "Le courtier est un professionnel qui a pour fonction de rapprocher les personnes qui desirent traiter ensemble une opration commerciale (on parfois civile), in Droit Commercial, Dalloz, Paris, 1994, p.592. Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

Para Rubens Requio, a funo do corretor , to-somente, aproximar os empresrios, levando-os a contratar entre si. 8 Assevera Fran Martins que so denominados corretores as pessoas que se interpem entre duas ou mais pessoas, fsicas ou jurdicas, para a realizao de transaes comerciais. Caracterizam-se, assim, os corretores pelos atos de intermediao praticados para a realizao de uma operao comercial, finda a qual cessa a sua atuao. So eles, portanto, mediadores, promovendo a realizao de contratos e auferindo do seu trabalho, um pagamento chamado corretagem. Algumas operaes de venda s podem ser realizadas por intermdio de corretores, sendo, por lei, privativas de suas funes.9 Encontramos no exerccio da profisso os corretores livres e os corretores regulamentados. Os corretores livres so mediadores sem designao oficial ou regulamentao, por exemplo: os corretores de automveis, de espetculos pblicos, de diverses, de esportistas profissionais etc. Os corretores regulamentados so aqueles que possuem uma profisso especializada, e regulada por lei, por exemplo: os corretores de mercadorias, de navios, de seguros, de valores e de imveis.

3.2. Corretores de Mercadorias Os corretores de mercadorias ou operadores da Bolsa de Mercadorias e Futuro so empregados de corretoras que os habilitam para "operar" em rodas de viva-voz ou eletrnica, cuja funo arrematar mercadorias em nomes de seus clientes. Os operadores so rigorosamente identificados atravs dos jalecos e crachs que usam, dos quais consta o nome da instituio que representam, as siglas que o identificam como operador, e o respectivo nmero. As corretoras de mercadorias so regulamentadas pela Instruo da Comisso de Valores Mobilirios n 402, de 27 de janeiro de 2004. Antigamente no Distrito Federal era atribudo ao Presidente da Repblica o ato de nomeao dos corretores de mercadorias, sendo o seu nmero fixado pelo Ministrio do Trabalho. Porm no resto do Pas, a competncia de nomeao dos corretores de mercadorias pertencia aos Governos Estaduais.

8 9

REQUIO, Rubens. Curso de direito comercial. So Paulo: Saraiva, v.1, 2007, p. 202. MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 2003, p.123.

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

A Lei n 4.726, de 13 de julho de 1965, que regulou o Registro do Comrcio, disciplinando a funo das Juntas Comerciais, determinava que elas eram competentes para nomear os corretores de mercadorias, porm a Lei n 8.934 de 18 de novembro de 1994, que regula o Registro Pblico das Empresas Mercantis e Atividades Afins, revogou a Lei n 4.726, de 13 de julho de 1965 e silenciou sobre os corretores de mercadorias, perdendo eles, a vantagem decorrente da habilitao, nomeao e fiscalizao empreendida pelas Juntas Comerciais. Segundo Instruo da Comisso de Valores Mobilirios n 387, de 28 de abril de 2003 considera-se operador especial a pessoa natural ou firma individual detentora de ttulo de bolsa de mercadorias e futuros, habilitada a atuar no prego e nos sistemas eletrnicos de negociao e de registro de operaes, executando operaes por conta prpria e por conta de corretoras, desde que autorizadas pela bolsa. As mercadorias negociadas por estes corretores ou operadores na Bolsa de Mercadoria & Futuro, recebem o nome de Commodities. A Bolsa de Mercadorias & Futuro mantm, a negociao de contratos nas modalidades, fsico, futuro, opes e termo, nos mercados de balco, eletrnico (GTS), e viva-voz, referenciados, nas seguintes commodities: taxas de juro, taxas de cmbio, ndice de aes, ouro, cupom cambial, ttulos da dvida, soja, milho, acar, caf, boi gordo, lcool anidro e algodo. O interessado deve procurar uma corretora associada Bolsa de Mercadoria & Futuro, que o orientar acerca dos procedimentos para a realizao de negcios nos mercados futuros. fundamental conhecer os fundamentos, as caractersticas dos contratos futuros e tirar todas as dvidas com o corretor ou mesmo com um funcionrio da Bolsa.

3.3. Corretores de Valores Os corretores de valores so regulados pela Lei n 4.728 de 14 de julho de 1965 (Lei de Mercado de Capitais); pela Lei n 6.385, de 07 de dezembro de 1976 (Comisso de Valores Mobilirios); e pela Resoluo do Banco Central n 1.656, de 26 de outubro de 1989 (Constituio, Organizao e Funcionamento das Bolsas de Valores). Os corretores de valores no so pessoas isoladas, mas sim uma instituio financeira especializada integrante do Sistema Financeiro Nacional - SFN. As sociedades corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios promovem a aproximao desses valores entre vendedores e compradores. Devem ser membros da Bolsa de Valores onde operam com exclusividade
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

As Bolsas de Valores so constitudas como associaes, sem finalidade lucrativa, e, para o incio de suas operaes, dependem de prvia autorizao da Comisso de Valores Mobilirios. Somente ao representante da sociedade corretora, que permitido operar nos preges das Bolsas de Valores. O representante da sociedade corretora, no prego ou perante o pblico, deve obter aprovao em exame de matrias concernentes a valores mobilirios e a respectiva legislao e regulamentao, o qual ser promovido pela Bolsa de Valores em que deva atuar, sob superviso da Comisso de Valores Mobilirios. O representante da sociedade corretora, aps sua aprovao, dever ter seu nome divulgado no Boletim Oficial da Bolsa e afixado em lugar pblico, no interior do prdio da Bolsa, por um perodo de 10 (dez) dias, durante o qual qualquer membro da Bolsa poder opor-se ao mesmo, por escrito e fundamentadamente. Nas Bolsas de Valores, so negociados pelos corretores de valores, os chamados, valores mobilirios, que so: as aes, debntures, bnus de subscrio, certificado de depsito de valores mobilirios, outros ttulos criados e emitidos pelas sociedades por aes, conforme disposto no artigo 2, da Lei n 6.385/76.

4. Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios As sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios so constitudas sob a forma de empresas individuais, sociedade por aes ou sociedade limitada, cuja autorizao para funcionamento dada pelo Banco Central do Brasil, que tambm ir estipular os capitais mnimos a que esto obrigadas em funo da regio em que atuam. As distribuidoras esto principalmente voltadas para as operaes de varejo do mercado de capitais. As atividades bsicas das sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios so determinadas pela Resoluo n 76, de 22 de novembro de 1967, do Banco Central do Brasil, consistindo em: 1. subscrever isoladamente ou em consrcio, emisses de ttulos ou valores mobilirios para revenda e intermediar a colocao de emisses no mercado; 2. contratar com a emissora, em conjunto ou separadamente, a sustentao de preos dos ttulos no mercado, no perodo de lanamento e colocao da emisso; 3. encarregar-se da venda de ttulos e valores mobilirios por conta de terceiros;

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

4. operar tambm no mercado aberto open market, desde que satisfaa s condies exigidas pelo Banco Central do Brasil; 5. instituir, organizar e administrar fundos e clubes de investimento.

5. Mercado de Balco Organizado O mercado de balco organizado negocia os valores mobilirios das companhias abertas que no tm registro, sendo que, em 1996, por meio da Instruo da Comisso de Valores Mobilirios n 243, foi disciplinado o funcionamento do mercado de balco organizado. As entidades do mercado de balco organizado so constitudas sob a forma de sociedade simples ou empresria, sendo consideradas rgos-reguladores, auxiliares da Comisso de Valores Mobilirios, devendo fiscalizar seus respectivos participantes e as operaes nelas realizadas. So objetivos do mercado de balco organizado: 1. manter sistema adequado realizao de compra e venda de valores mobilirios, em mercado livre e aberto; 2. dotas, permanentemente, o referido sistema de todos os meios necessrios pronta e eficiente realizao e visibilidade das operaes; 3. estabelecer sistemas de negociao que propiciem continuidade de preos e liquidez do mercado; 4. criar mecanismos regulamentares e operacionais que possibilitem o atendimento, pelos intermedirios e participantes, das ordens de compra e venda dos investidores; 5. efetuar o registro das operaes; 6. preservar elevados padres ticos de negociao, estabelecendo, para esse fim, normas de comportamento para intermedirios, participantes e companhias, fiscalizando e aplicando penalidades aos infratores; 7. divulgar as operaes realizadas com rapidez, amplitude e detalhes; 8. exercer outras atividades expressamente autorizadas pela Comisso de Valores Mobilirios.

6. Bancos Mltiplos e Bancos de Investimento Os bancos mltiplos e os bancos de investimento atuam na rea de valores mobilirios como underwrites e administradores de recursos de terceiros. Esses bancos

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

podero coordenar, liderar e participar de emisses no mercado primrio e administrar carteiras no mercado secundrio.

7. Administradores de Carteiras Os administradores de carteiras so pessoas fsicas ou jurdicas, credenciadas junto a Comisso de Valores Mobilirios, cuja atividade administrar recursos de terceiros. A atividade dos administradores de carteiras foi inicialmente disciplinada pela Instruo da Comisso de Valores Mobilirios n 82/1988 e esta, posteriormente disciplinada pela Instruo n 306/1999. Conforme Resoluo do Conselho Monetrio Nacional n 2.451/1997 e Instruo da Comisso de Valores Mobilirios n 306/1999, e seguindo tendncia internacional, as instituies financeiras devem segregar a administrao de recursos de terceiros das demais atividades da instituio, constituindo diviso com diretoria prpria ou contratando administradora de recursos independente.

8. Agentes Autnomos de Investimento Os agentes autnomos de investimento so pessoas fsicas credenciadas por bancos de investimento, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras e sociedades distribuidoras, para desempenhar, exclusivamente por conta e ordem das sociedades credenciadas, as seguintes atividades: 1. colocao ou venda de ttulos e valores mobilirios registrados na Comisso de Valores Mobilirios, de emisso ou coobrigao de instituio financeira; 2. colocao de cotas de fundos de investimento; 3. outras atividades autorizadas expressamente pelo Banco Central do Brasil e pela Comisso de Valores Mobilirios. Para efeito da Lei n 4.595-65, os agentes autnomos de investimento equiparam-se s instituies financeiras.

9. Investidores Institucionais Os investidores institucionais so aplicaes coletivas de poupana voluntria ou compulsria, administrados por terceiros ou no. Os investidores institucionais so figuras de grande importncia para o mercado de valores mobilirios, pois garantem fluxo de recursos razoavelmente constante e parte deles tem objetivos de longo prazo, o que confere certa estabilidade ao sistema.
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

Os principais investidores institucionais so: 1. entidades de previdncia privada fechadas e entidades de previdncia privada abertas, tambm chamadas de fundos de penso; 2. fundos de aposentadoria programa individual FAPI e planos geradores de benefcios livres PGBL; 3. sociedades seguradoras e de capitalizao; 4. fundos mtuos de investimento.

10. Investidores Pessoas Fsicas e Jurdicas no Financeiras Os investidores pessoas fsicas e jurdicas no financeiras so aqueles investidores que aplicam suas poupanas ou disponibilidades diretamente em valores mobilirios, sendo chamados genericamente de investidores de varejo. A presena direta dos investidores de varejo no mercado de capitais se deu na dcada de 80 e 90, cuja opo era nos investimentos por meio de fundos e clubes de negcios. Isso ocorreu em virtude da crescente complexidade dos mercados, aos ganhos de escala obtidos pelos investidores institucionais e prpria poltica do governo e das instituies financeiras, no sentido de encaminhar esses investidores aos fundos e clubes. A partir de 1999, o investidor pessoa fsica voltou a interessas-se pela autuao direta no mercado acionrio, atrado pelas facilidades proporcionadas pelo servio home broker-Bovespa, que permite operaes via internet, e pela implantao do prego noturno independente After Market-Bovespa. Com relao pessoa jurdica no financeira, sua atuao direta no mercado pode ter objetivos especiais, tais como: a) comprar e vender aes de sua prpria emisso, dentro dos limites estabelecidos pela regulamentao, para conferir liquidez s mesmas e sustentar seu preo, ou por estratgia financeira corporativa; b) comprar aes de outras empresas, para fins de investimento ou ainda participar de sua administrao.

11. Investidores Estrangeiros A participao dos investidores estrangeiros no mercado de capitais brasileiro d-se por meio dos mecanismos da Resoluo n 2.680 de 2000, em vigor a partir de 31 de maro de 2000, substituindo outras modalidades de investimento estrangeiro de portoflio anteriormente existentes.
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

As principais caractersticas da referida Resoluo so: 1. podem investir no Brasil tanto investidores institucionais, quanto investidores individuais; 2. os investidores no residentes podem investir nos mesmos produtos disponveis para os aplicadores locais. No h restries para aplicaes em derivativos ou renda fixa. Esses investidores podem aplicar tambm em fundos de investimento em ttulos e valores mobilirios e fundos de renda fixa. possvel migrar de investimentos em bolsa para a renda fixa; 3. para fazer aplicaes no pas, o investidor no residente precisa nomear um representante, que ficar responsvel pela prestao de informaes e registros junto ao Banco Central e Comisso de Valores Mobilirios; 4. a tributao do investimento do no residente depende da regulamentao tributria do pas de procedncia dos recursos. Alm do disposto na Resoluo n 2.689 de 2000, existe a possibilidade do investidor estrangeiro aplicar por meio das modalidades previstas pela Resoluo do Conselho Monetrio Nacional n 1.289 de 1987, Anexos III (Carteira de Investimento Capital Estrangeiro) e V (Programas Internacionais de Recibos e Depsitos Depositary Receipts). Essas duas modalidades de aplicao so constitudas no exterior.

12. Mercado Primrio e Mercado Secundrio No mercado primrio, a companhia aberta lana valores mobilirios, no caso, aes que so colocadas no mercado pelos bancos mltiplos e de investimentos, corretoras e distribuidoras, junto aos investidores institucionais, de varejo e estrangeiros. Posteriormente, os investidores emitem ordem para suas corretoras para venda dessas aes nas bolsas, quando julgarem oportuno. Nesse momento, termina o mercado primrio e comea o mercado secundrio.

Referncias Bibliogrficas ASCARELLI, Tllio. Corso de Diritto Commercialle Introduzione e teoria dellimpresa. Milo, Giuffr, 1962. _____________ Panorama do direito comercial. So Paulo, Saraiva, 1947. _____________Problemas das sociedades annimas e direito comparado. Campinas, Bookseller, 2001. _____________ Studi in tema di societ. Mil, Giuffr, 1952.

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

BERTOLDI, Marcelo Marco e RIBEIRO, Mrcia Carla Pereira. Curso avanado de direito comercial. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. BORBA, Francisco da Silva. Dicionrio gramatical de verbos. So Paulo, Unesp, 1991. BORBA, Jos Edwaldo Tavares. Direito societrio. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1997. BORGES, Joo Eunpio. Curso de direito comercial terrestre. Rio de Janeiro, Forense, 1975. BRASIL. Grande enciclopdia larrouse cultural. So Paulo: Nova Cultura, vol.16, 1998. BULGARELLI, Waldrio. Sociedades comercias. So Paulo, Atlas, 1996. _____________ Manual das sociedades annimas. So Paulo, Atlas, 2001. _____________ Questes de direito societrio. So Paulo, Revista dos Tribunais, 1983. CARVALHOSA, Modesto. Comentrios lei de sociedades annimas. So Paulo: Saraiva, 1977. CICU, Antonio; MESSINEO, Francesco. Trattado di diritto civile e commercialle. Milano, Giuffr, 1972. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial. So Paulo, Saraiva, 2002 e 2008. CORREIA, A. Ferrer. Lies de direito comercial. Coimbra, Universidade de Coimbra. 1998. CORREIA, Miguel J.A. Pupo. Direito comercial. Lisboa, Ediforum, 1999. COSTA, Philomeno J. da. Anotaes s companhias. So Paulo, Revista dos Tribunais, 1980. CRUZ, Aloysio lvares. Compndio de direito comercial. So Paulo, Revista dos Tribunais, 1994. DAVID, Ren. Os grandes sistemas do direito contemporneo. So Paulo, Martins Fontes, 1996. ESTADOS UNIDOS. Uniform commercial code. James J. White e Robert S. Summers. St. Paul, Minn, West Group, 2000. ESTRELA, Hernani. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro, Jos Konfino, 1973. FERREIRA, Waldemar. Tratado de direito comercial. So Paulo, Saraiva, 1962. ______________ Instituies de direito comercial. So Paulo, Max Limonad, 1955. FRANA. Code de commerce. Yves Chaput. Paris, Dalloz, 1994. FRANCO, Vera Helena de Mello e SZTAJN, Rachel. Manual de direito comercial. V.2. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

GALGANO, Francesco. L societ di persone. Trattado di diritto civile e commerciale. Milano, Giuffr, 1972. ITLIA. Codici e leggi ditalia. Cdice civile: 1994. Luigi Franchi, Virgilio Feroci e Santo Ferrari. Milano, Editore Ulrico Hoepli. MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 2003. MENDONA, Jos Xavier carvalho de. Tratado de direito comercial brasileiro. Campinas, Boolseller, 2000. MICHAELIS. Moderno dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo, Melhoramentos. 2000. NEGRO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa. So Paulo, Saraiva, 2003 e 2008. PDAMON, Michel. Droit Commercial, Dalloz, Paris, 1994. PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado. Rio de Janeiro, Borsoi, 1971. REQUIO, Rubens. Curso de direito comercial. So Paulo, Saraiva, 2007. RIPERT, Georges e Roblot, Ren. Trait de droit commercial. Paris, LGDJ, 1996. SABATO. Franco Di. Societ. Turim, UTET, 1999. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, 2009. TOLEDO, Paulo Fernando Campos Salles de. O conselho de administrao na sociedade annima. So Paulo, Atlas, 1997. VIVANTE, Cesare. Corso di diritto commerciale. Milo, casa Editrice Dottor Francesco Villardi, 1925. _____________ Trattato di diritto commerciale. Milo, casa Editrice Dottor Francesco Villardi, 1925.

Revista Virtual Direito Brasil Volume 6 n 1 - 2012

Potrebbero piacerti anche