Sei sulla pagina 1di 5

gnero Caracteres veculo Simpsio Dilogo das Comunicao 11.

094 Epistemologias Cientfica (c/espaos) assunto Reflexes sobre a presena do conceito Mosaico de Isomorfos na expresso cnica

data

22/11/2000
pgina

autor Luiz Alberto Sanz arquivo Mosaico Cnico.docx

Mosaico cnico1
LUIZ ALBERTO SANZ2
A cena o espao da paixo. E do dilogo3. Dilogo implica sabedoria, reconhecer o outro como igual, assumi-lo como Tu, viabilizando o Eu do intrprete. Mas tambm implica emoo, mtuo sentimento da verdade. Estou em cena. Trago dois personagens: Torquemada o Grande Inquisidor que se tornou smbolo da tortura e da opresso literalmente pretexto, texto construdo previamente, segundo as referncias de Ana Maria Taborda e Neila Tavares, as autoras de Teresa Dvila, um rito de passagem a pea teatral objeto da primeira fase de nossa pesquisa laboratorial; Sanz quem faz a costura, o comentrio terico-histrico; alinhava os fragmentos, contribui para torn-los isomorfos4 da comunicao cnica Fragmentos de Teresa. um Sanz cnico com discurso improvisado a cada apresentao que incorpora a produo terica comum, comunitria, dos membros do Grupo de Experimentao e Pesquisas em Linguagens Cnicas e representa o pensamento geral do projeto de pesquisa sobre construo do intrprete.

Estou em cena. Ora interpreto Torquemada, ora a mim mesmo, sem ser totalmente eu.
Este artigo a verso escrita da comunicao oral feita ao Simpsio Dilogo das Epistemologias, organizado pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em torno obra e atividade docente do filsofo Ued Maluf, no Campus da Praia Vermelha, em 22 de novembro de 2000. 2 Luiz Alberto Barreto Leite SANZ professor titular aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde lecionou na graduao de Comunicao Social e no Programa de Ps-Graduao em Cincia da Arte e foi Coordenador do Grupo de Experimentao e Pesquisas em Linguagens Cnicas/GEP-LiC. Foi o primeiro Coordenador do GT Processos de Criao e Expresso Cnicas da Associao Brasileira de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas/ABRACE, que ajudou a fundar. 3 sempre enriquecedor ler Martin Buber: E como seria possvel querer exigir o dialgico! O dilogo no se impe a ningum. Responder no um dever, mas um poder (...). O dialgico no , como o dialtico, um privilgio da atividade intelectual. Ele no comea no andar superior da humanidade, ele no comea mais alto do que ela comea. No h aqui dotados e no-dotados, somente h aqueles que se do e aqueles que se retraem. E aquele que se d amanh, nele no se nota isso hoje, ele prprio no sabe ainda que tem este algo dentro de si, que ns o temos dentro de ns, ele vai simplesmente encontrlo, e encontrando-o, surpreender-se-. (1982, p.71) 4 Uma linguagem para ser amensurvel supe-se no poder constar de elementos (alfabeto, palavras). Haver, por isso, necessidade de um substituto. Para suprir essa falta foi criada a expresso isomorfos uma concepo no-matemtica de isomorfismo, um tipo especial de equivalncia, (...) denominado isomorfismo no-trivial. (MALUF, 1997:65-66)
1

Fui trazido cena pela paixo. Ento, este o espao certo. Um espao que recusa a separao cartesiana entre corpo e esprito, que dispensa o determinismo e suas intrnsecas certezas . Espao que , cada vez mais, tende a acolher a busca pela plenitude, negando dicotomias, redues contranatureza que contrapem emoo e razo, razo e paixo, paixo e sabedoria. O homo dramaticus5 feito de corpo e esprito (o que quer que entendamos como isso); de emoo/razo, paixo/sabedoria. A relao entre seus ingredientes pode variar, outros e diversos componentes podem interagir, transmutando-se, mas ele ser sempre corpo/esprito e ter a mov-lo paixo/sabedoria, se o seu caminho for o de transformar a realidade. Alis, o diretor e autor Domingos de Oliveira declara certeiramente:
O teatro , sobretudo, sbio. Todas as sabedorias do mundo convergem para o ensinamento do aqui-agora, para a sabedoria de viver o momento presente. O teatro o aqui-agora. A arte viva por excelncia. (1996, p. 24)

Tomo Teatro incluindo as artes presenciais do espetculo, pera, Dana, Circo, nas quais possvel estabelecer relao dialgica direta com a platia. Em nosso espao, a cena, cabem todas as paixes. Por exemplo, aquela que turva os sentidos de que fala Silas de Oliveira em Senhora Tentao: Sinto abalada a minha calma,/ embriagada minhalma,/ efeitos da sua seduo./ Oh! Minha romntica senhora Tentao/ no deixes que eu venha sucumbir/ neste vendaval de paixo (OLIVEIRA apud CARTOLA, 1998, faixa 11). Mas l tambm que Shakespeare lana o sabiamente apaixonado discurso estratgico de Marco Antnio, que levanta Roma contra os assassinos de Csar e os leva derrota.(SHAKESPEARE, 1947, pp. 598-599). O Teatro sbio e nele cabem todas as paixes. Porque mosaico:
Louis Jouvet dizia que cada criatura traz a marca de sua profisso. A minha o teatro, em todas as suas facetas, por conseguinte, em sua totalidade. Da eu considerar o espetculo total como a tnica da cultura moderna, o ponto de convergncia das artes e das cincias. Embora continue a ser a mais menosprezada, na arte de representar que se encontra o melhor e mais amplo espao para o desenvolvimento do ser humano e a revelao de sua essncia. (BARRETO LEITE, 1975, p. 13)

No canso de repetir esse conceito bsico de Luiza Barreto Leite: o espetculo total o ponto de convergncia das artes e das cincias. Correspondendo prxis dessa mulher admirvel atriz, diretora, jornalista, escritora, organizadora sindical, militante democrtica, sobretudo educadora, como deixou anotado, ao final da vida, que era o que se considerava6 tornou-se para o GEP-LiC o contexto, o ambiente, o ar que nutre nossa interpretao. Foi tambm em Luiza (afinal, eu e Ana Maria Taborda somos seus discpulos) que recolhemos o princpio libertrio de organizao do nosso trabalho:
Talvez o teatro moderno seja isto: a ordem no caos, em perfeita conivncia. Conivncia para efeito de convivncia, pois se trata de uma cumplicidade que

Sobre o homo dramaticus, ler o Captulo I de SANZ, L. A. Dramaturgia da Informao Radiofnica. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999. 6 Anotaes pessoais, em posse do autor.

deve partir das razes. (...) assim o teatro, algo que nem os psicanalistas conseguem catalogar e para viver exige dupla personalidade consciente: uma que cria aberta, livre e at caoticamente, e outra que maneja a criatividade, instalando a ordem no caos. (IDEM, idem)

Ao nos aprofundarmos na investigao de meandros e aspectos dessa linguagem de dupla personalidade, fomos nos aproximando da Teoria das Estranhezas, de Ued Maluf, que constata ser
...imperativa a construo de uma linguagem terica fora dos critrios do fisicalismo. E que fugisse s exigncias de mensurabilidade, impostas por esse mesmo fisicalismo. Seria, ento, uma linguagem que denominei amensurvel. (Maluf, 1977, p. 65)

Ora, nossa linguagem, a do espetculo total, , tambm ela, amensurvel. Os criadores que nela se exprimem (autores e intrpretes) apropriam-se de outras linguagens, as digerem e transformam. Incorporam diferentes tempos fsico, cronolgico, biolgico, psicolgico, gramatical etc. 7 que, interpenetrando-se, transmutados em mosaico, exigem percepo aberta e livre, no-fisicalista. Isso fica ainda mais claro ao considerarmos nosso objeto de pesquisa inicial e que originou a comunicao cnica apresentada neste simpsio, a pea Teresa Dvila, um rito de passagem, de Ana Maria Taborda e Neila Tavares. Tomemos como exemplo a Cena IV. Nesta cena, que serve de base para partes do primeiro e do segundo Fragmentos de Teresa aqui apresentados, d-se o mais importante dilogo da pea. Tecnicamente um monlogo. Teresa fala com Deus. Ns o intumos atravs dela, que se assume e apresenta como esposa, amiga, amante, amada e serva. Situao que nos remete a Martin Buber8. Num primeiro momento diz-se esposa e mulher, anunciando/reivindicando relao institucional. No , porm, somente isso, tambm se diz amada e amiga, explicitando relao mais ntima com Cristo. Humilde, curva-se aos desgnios da vontade de Deus. Mas ela discute aonde vai, numa busca pela razo. Afinal, Ele responsvel por ela ser quem : eu tinha medo e Tu me ensinaste que el verdadeiro amor espanta el miedo. Y a m, me encheste de amor. Inoculaste de amor mi alma e mi carne (TABORDA e TAVARES, s.d., cena IV). Esboa-se um sentido carnal de paixo por Deus, que significa juntar todas as paixes numa nica. Ali esto a paixo espiritual/adorao divina, a paixo poltica pelo destino da Igreja e do Cristianismo, a paixo literal imediata e aodada pela verdade e a justia, a paixo sensual pelo Cristo. O corpo de Teresa reflete essas instncias e dimenses. Ele est fazendo esse discurso, ora rumo humildade que a submisso lhe exige, ora rumo disposio guerreira que a conscincia missionria lhe impe. A razo a faz colocar os ps no cho e comear a crescer no prprio corpo. H uma forte quebra dramtica: Cristo deu-lhe uma razo de viver e, agora, Ele mesmo, ordena-lhe submeter-se aos homens nos quais ela no mais acredita 9. Ele responsvel
Sobre a diversidade de tempos escrevi o captulo III, Tempo e espao, do real ao imaginrio, na obra citada, p. 61-80. 8 ... assim como o mais ardoroso falar de um para o outro no constitui uma conversao (...), assim, por sua vez, uma conversao no necessita de som algum, nem sequer de um gesto. A linguagem pode renunciar a toda mediao de sentidos e ainda assim linguagem (op. cit. p. 35) 9 Novamente Buber: Mas no o puro que me interessa aqui. O que me interessa o turvo, o reprimido, a rotina, a fadiga, o tedioso absurdo e a ruptura. a ruptura e no a perfeio; e, na verdade, a ruptura no provinda do desespero, com suas foras mortferas e renovadoras, no, no aquela grande e catastrfica, ruptura que acontece uma s vez (a seu respeito convm calar-se por algum tempo, mesmo no
7

por aquilo que ela se tornou, mas ela responsvel por aquilo que Ele se tornar. A maravilha da Arte que ela diz o indizvel. Cada uma dessas paixes tem seus tempos, seus ritmos interno e externo, vocalidade, transtemporalidade e transespacialidade. Os mesmos espao e momento renem acontecimentos de diferentes espaos e momentos. H um embate entre a razo e a paixo em Teresa e isto um grande desafio de interpretao, de melodia das palavras, de gesto. Na comunicao aqui apresentada, fizemos duas verses deste trecho da cena IV. Um fragmento, em que predominam as sonoridades do silncio10, que chamamos de Teresa espiritual, interpretado por Patrcia Pereira sob a direo de Maria Ins Galvo; outro, interpretado por Renata Petrocelli e Maria Lcia Galvo dirigidas por Ana Maria Taborda e Patrcia Pereira, em que a diviso de Teresa exposta criticamente, permitindo mesmo uma reflexo sobre o dualismo cartesiano: um corpo interpreta o esprito (lugar da razo) e outro interpreta o corpo (lugar da paixo). Mas o homo dramaticus tem a ironia na sua essncia. A interpretao encaminha-se neste trecho pelo contraste, ressaltando nas falas mais doces uma gestualidade mais enrgica. Os gestos da Teresa razo (Renata) so contidos, mnimos. Os da Teresa paixo (Lcia) so amplos, mximos. A razo faz soar as cordas vocais. A paixo faz soar toda sua sensualidade. Mas as coisas no so assim to simples. Nem tudo na paixo paixo e tudo na razo no razo. exerccio intil querer compartiment-las. Quem predomina aqui no Descartes. Em cada intrprete, todas as foras e sensualidades interagem, a personagem nica. Os contrapontos esto ali para que a platia oua de maneira diferente o discurso. Para que o discurso evidencie a paixo sbia, lcida, de Teresa. Discurso, alis, dito em uma linguagem extra-cotidiano, um portunhol elaborado previamente. No qual h palavras em castelhano, portugus, latim e lngua alguma, mas que constrem sentido na natureza do espetculo. As falas castelhanas atraem para a espiritualidade, graas a sua relativa estranheza, as em portugus trazem um senso de realidade, o mundo conhecido. O portunhol nos deixa no territrio do incerto, do possvel. No toa que reconhecemos na interpretao da msica ladina e na atriz e cantora Fortuna uma referncia, simbolizada em Buena Semana, que integra o mosaico final de Fragmentos de Teresa:

nosso corao), mas a ruptura que liberta do estado de adversidade impassvel, de contrariedade e absurdo, onde vive o homem que eu destaco ao acaso do tumulto, onde ele vive e com o qual ele pode romper e s vezes rompe. Para onde? Para nada de sublime, de herico, de sagrado, para nenhum dilema, apenas para este pequeno rigor e a pequena graa cotidianos, em que chego a me relacionar precisamente com esta mesma realidade cujo dever e servio me prendem de tal maneira que a experiencio, olhar por olhar, sinal por sinal, palavra por palavra, como ela oferecendo-se a mim e eu oferecendo-me a ela, sendo uma palavra dirigida a mim e eu, uma palavra dirigida a ela; e agora, em todo o retinir da rotina que eu chamava de minha realidade, aparece, modesta e esplndida, a realidade atuante, a realidade da criatura, que me confiada e pela qual respondo. Ns no encontramos o sentido nas coisas, tambm no o colocamos dentro das coisas, mas entre ns e as coisas ele pode acontecer (op. cit. p. 7172) 10 A intrprete s pronuncia uma frase, correspondente ainda cena III, e dialoga silenciosamente com Cristo, no que se refere cena IV. De sons, apenas alguma msica, os rudos de seu corpo em contato com o palco e os efeitos da reao da platia.

Buena semana mos d el Di Alegres y sanos A mis hijos bendezir Que me los deje Di bivir Alegres y sanos Buena semana mos d el Di Alegres y sanos/para fadar y sercusir para poner tefelim (ANNIMA apud FORTUNA, 1993, faixa 11) Motivada pela paixo, pelo sentimento de plenitude do encontro das artes com as cincias, a escolha de Buena semana traz em si o que o espetculo total tem em comum com a vida. Com origem e desenvolvimento ao tempo de Torquemada e Teresa (sculos XV e XVI), as canes sefarditas renem o sentimento espanhol, o ritmo mourisco e a alma judaica. Nossa interpretao de Teresa de Cepeda y Ahumada, ela prpria hija de Israel, lo mismo Israel que a ti assassinou. Neta daquele que fu condenado por amar ms a Moiss que a ti (TABORDA e TAVARES, s.d., cena IV), busca estes e outros isomorfos: o palestino errante com sede de ptria e justia, o brasileiro com sede de iluminao e verdade, as artes cnicas com sede de intrpretes. Estou em cena, sou um isomorfo deste espetculo, mas, eu prprio, sou um mosaico: marrano, judeu-mouro de Granada, comunista libertrio, trago algo de Torquemada e falo pela comunidade desta pesquisa: Ana Maria Taborda, Andr Meyer, Denise Telles, Danny Maranho, Maria Ins Galvo, Maria Lcia Galvo, Patrcia Pereira, Renata Petrocelli, Renata Vasconcellos. Contradio e dilogo, no fundo, sou como vocs me lem. Bibliografia
BARRETO LEITE, Luiza. Teatro e criatividade. Rio de Janeiro: MEC/SNT, 1975. BUBER, Martin. Do dilogo e do dialgico. So Paulo: Perspectiva, 1982 OLIVEIRA, Domingos. Revista de Teatro. Rio de Janeiro: SBAT abril de 1996. SANZ, Luiz Alberto. Dramaturgia da informao radiofnica. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999. SHAKESPEARE, William. The complete works of Shakespeare. Londres: Odhams Press and Basil Blackwell, 1947. TABORDA, Ana Maria e TAVARES, Neila. Teresa Dvila, um rito de passagem. Rio de Janeiro: xerografado, s.d.

Potrebbero piacerti anche