Sei sulla pagina 1di 11

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

MELHORIA DA QUALIDADE DA GUA TRATADA E AUMENTO DA CAPACIDADE DE ETAS ATRAVS DA ESCOLHA ADEQUADA DE COAGULANTES E AUXILIARES, EM GUAS COM ALCALINIDADE ALTA (ESTUDO DE CASO)
Elizabeth R. Halfeld da Costa (1) Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Kennedy, Mestre em Hidrulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de So Carlos (EESC/USP), Consultora da COPASA-MG, Doutoranda em Hidrulica e Saneamento na EESC/USP. Endereo(1): Rua Passa Tempo, 176 - Carmo-Sion - Belo Horizonte - MG - CEP 30310-760 - Brasil- Tel: (031) 225-9518 - e- mail: halfeld@sc.usp.br.

RESUMO A maioria das estaes de tratamento encontra-se trabalhando acima de sua capacidade e requerendo um aumento de vazo em funo da demanda que aumenta dia aps dia. Uma grande parte dessas estaes utiliza tradicionalmente o sulfato de alumnio como coagulante primrio e poucas vezes usam algum tipo de polmero como auxiliar de floculao. Na escolha desses produtos nem sempre a qualidade da gua a ser tratada levada em considerao. Procurando atender aos padres de qualidade exigidos e a sobrecarga que muitas vezes inevitvel, observa-se que em cada caso haver um coagulante e/ou um auxiliar de floculao mais adequado a essas situaes. De posse de tal constatao, faz-se necessrio que se investigue em laboratrio por meio novas metodologias, os vrios produtos que aplicados gua bruta possibilitam obter gua tratada com qualidade, em quantidade satisfatria, visando sempre o menor custo. Sendo assim, o presente trabalho vem relatar um estudo realizado em uma estao de tratamento de gua projetada para a vazo nominal de 120 L/s porm, funcionando com 158 L/s, apresentando por esse motivo, gua decantada com altos valores de tubidez e cor, o que sobrecarrega os filtros. Os estudos realizados nessa estao resultaram no s a melhoria da qualidade da gua decantada e filtrada como tambm possibilitou o aumento de sua capacidade com razovel economia dos produtos qumicos que atuam na coagulao. A estao trata atualmente a vazo de at 280 L/s, mantendo a qualidade da gua conforme os padres exigidos pela portaria 36/GM, de 1990.

PALAVRAS -CHAVE: Aumento de Capacidade, Melhoria da Qualidade, gua com Alcalinidade, Coagulante Adequado, Auxiliares de Floculao.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1079

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

INTRODUO Muitas estaes de tratamento de gua brasileiras encontram-se ou trabalhando acima de sua capacidade ou produzindo gua com qualidade insatisfatria. Procurando suprir a demanda sempre crescente de gua, mantendo sua qualidade, defronta -se com a escassez de recursos. A partir de tal constatao, faz-se necessrio que se investiguem em laboratrio novas tecnologias, que permitam estudar as inmeras possibilidades de se obter gua em quantidade mantendo a qualidade e custos baixos. O presente trabalho contm estudos realizados na estao de tratamento de gua de Morrinhos, em Montes Claros/Minas Gerais, a qual se encontrava trabalhando acima de sua capacidade de projeto, produzindo gua decantada e filtrada com indesejveis valores de turbidez, cor. Para melhor entendimento da importncia deste trabalho preciso que se conscientize de que a gua, como tudo na natureza, contm suas singularidades e deve, por isso, ser conhecida e tratada de maneira especfica. Assim, qualquer projeto, ampliao ou aumento na capacidade de estaes de tratamento de gua pode produzir resultados mais eficientes e econmicos quando precedidos de estudos de tratabilidade da gua em questo, por meio da seleo de coagulantes e auxiliares de floculao adequados. O trabalho foi executado em duas etapas. Na primeira, realizou-se em laboratrio uma investigao experimental em aparelhos de floculao com reatores estticos jar-test, utilizando-se sulfato de alumnio como coagulante primrio (produto utilizado na maior parte das estaes). Posteriormente, investigou-se o cloreto frrico como coagulante primrio. Os polmeros naturais, como auxiliares de floculao, foram investigados em conjunto com os dois coagulantes. Na segunda etapa, baseando-se nos resultados obtidos na primeira, foram aplicados na estao os coagulantes e auxiliares de floculao estudados, levando-se em conta os parmetros fsicos e qumicos investigados em laboratrio. Dos estudos realizados em laboratrio e na estao de tratamento, concluiu-se que a seleo adequada de produtos qumicos pode proporcionar no s a melhoria da qualidade da gua, como tambm o aumento de vazo da mesma, sem que sejam necessrias paralisaes prolongadas ou reformas onerosas. O desenvolvimento desse trabalho contou com o apoio e a participao da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG).

MATERIAIS E MTODOS A seleo de produtos qumicos, numa estao de tratamento, em conjunto com a otimizao em laboratrio dos parmetros fsicos de mistura rpida, floculao e decantao podem proporcionar a melhoria da qualidade da gua tratada e/ou o aumento de vazo. Para isso importante o conhecimento da qualidade da gua bruta nos ltimos anos, das caractersticas das unidades existentes na estao, da vazo atual ou da vazo com a qual se pretende trabalhar.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1080

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

Dos parmetros de qualidade da gua bruta, a turbidez, a cor aparente, o pH, a alcalinidade, a temperatura e os ndices de coliformes totais e fecais so periodicamente registrados na maioria das estaes de tratamento de gua. De posse do valor da vazo atual e da pretendida e, em funo do tipo e d imenses das unidades de coagulao, floculao, decantao e filtrao, possvel programar ensaios de laboratrio em aparelhos tipo jar-test com o propsito de se pesquisarem os gradientes de velocidade, tempos de agitao e velocidade de sedimentao mais convenientes. A ETA-Morrinhos do tipo ciclo completo, possuindo: casa de qumica, com tanques de preparao de sulfato de alumnio e dosadores de cal por gravidade; vertedor Parshall, que funciona como medidor de vazo e misturador rpido; dois floculadores em paralelo, um mecanizado e outro hidrulico; duas unidades de decantao do tipo convencional; e cinco filtros rpidos por gravidade. A gua que abastece a ETA-Morrinhos possui, como caracterstica particular, valores de pH e alcalinidade elevados. As duas etapas de trabalho sero descritas a seguir:

PRIMEIRA ETAPA: ESTUDOS EM LABORATRIO Depois de se verificar o arranjo das unidades e suas dimenses, de posse dos valo res das vazes atual e pretendida e aps fazer uma anlise dos relatrios operacionais, que continham os parmetros de qualidade da gua nos ltimos quatro anos, realizaram-se ensaios de coagulao-floculao-decantao em aparelhos de jar-test, com dois tipos de gua bruta coletadas a jusante da calha Parshall, em pocas de seca (gua tipo A) e em pocas de chuva (gua tipo B), representando as situaes que ocorrem normalmente em cada estao do ano. Na ETA-Morrinhos utilizava-se o sulfato de alumnio como coagulante primrio porm a gua que abastece a estao caracteriza -se por apresentar valores altos de pH e alcalinidade, indicando que o coagulante mais apropriado, em faixas de pH mais elevadas, seria ou cloreto frrico ou o sulfato de alumnio combinado com um cido, porm a capacidade de tamponamento dessa gua inviabilizou a ltima hiptese, uma vez que seria necessrio adicionar grandes quantidades de cido para baixar o pH da gua bruta. A programao dos ensaios foi realizada da seguinte forma: inicialmente, foram realizados ensaios com aproximadamente 1000 litros de gua bruta, (gua tipo A) coletados em poca de seca, antes da calha Parshall e armazenados em piscina plstica, coberta com lona para evitar o desenvolvimento de algas, que poderiam alterar as caractersticas da gua em estudo. Posteriormente foram realizados ensaios com 1000 litros de gua, coletada em poca de chuva e armazenada da mesma forma, a essa gua denominou-se gua tipo B. Medidas de turbidez , cor aparente, cor verdadeira, pH , alcalinidade total, dureza total, condutncia especfica, temperatura, foram feitas para caracterizar as guas em estudo.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1081

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

A Tabela 1 contm as principais caractersticas das guas bruta estudadas. A gua tipo A, coletada em poca de seca e tipo B, em poca de chuva. Tabela 1: Caractersticas das guas estudadas na ETA-Morrinhos.
Tipo Turbidez uT Cor Aparente uH Cor Verdadeira uH Dureza total
mg/L Ca CO3

Alcalinidade Total
mg/L Ca CO 3

Condutncia Especfica ?mho/cm

pH

T
0

A B

4 150

12,5 375

10 60

189 195

187 187

26 26

7,6 8,2

24 23

Em funo das caractersticas das unidades que compem a estao, alguns parmetros para execuo dos ensaios foram fixados, procurando-se simular de forma aproximada o que ocorre na mesma. Os ensaios realizados, nessa etapa, foram agrupados em trs sries, de modo a facilitar a apresentao. A primeira srie teve como objetivo a elaborao dos diagramas de coagulao, apresentando a turbidez remanescente, em funo da dosagem de coagulante e do pH de coagulao. No diagrama foram selecionados pares de dosagem de coagulante e pH de coagulao mais adequados para o estudo de polmeros. Os parmetros de coagulao, floculao e velocidade de sedimentao foram definidos em laboratrio conforme as dimenses de cada unidade de coagulao, floculao e decantao. Na segunda srie, o objetivo foi o estudo de polmeros naturais (amidos de batata, mandioca e araruta), como auxiliares de floculao, a partir dos diagramas de coagulao do sulfato de alumnio e cloreto frrico. para trs velocidades de sedimentao, na regio de melhor remoo de cada diagrama. Os parmetros medidos foram pH de coagulao, turbidez remanescente e cor aparente remanescente da gua decantada, para diferentes velocidades de sedimentao. Os ensaios da terceira srie consistiram em estudar os melhores tempos e gradientes de velocidade na floculao, nas dosagens mais adequadas de sulfato de alumnio ou cloreto frrico. para verificar a possibilidade de se tratar maior vazo. Os parmetros medidos foram pH de coagulao, turbidez remanescente e cor aparente remanescente da gua decantada, para diferentes tempos e gradientes de floculao.

RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA Devido grande capacidade de tamponamento das guas que abastecem a estao, os diagramas de coagulao do sulfato de alumnio e de cloreto frrico ficaram restritos a uma faixa de pH de coagulao, praticamente inalterado, na regio da varredura, pois a adio de coagulante, com ou sem acidulante, no promoveu diminuio do pH da gua bruta. Em vista disso, no se julgou necessrio a apresentao dos diagr amas. Na tabela 2 esto contidos as melhores dosagens, o pH apropriado para coagulao e a melhor remoo de turbidez para cada coagulante primrio em cada tipo de gua.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1082

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

Tabela 2: Melhor dosagem, melhor remoo de turbidez, pH apropriado, para cada tipo de gua e cada coagulante investigado. gua tipo Coagulante Dosagem mg/L 14 10 22 22 pH Turbidez remanescente (uT) 4,2 1,4 28 2,8

A A B B

Sulfato de Alumnio Cloreto Frrico Sulfato de Alumnio Cloreto Frrico

7,6 7,8 7,9 7,7

As figuras 1 e 2 contm resultados comparativos, obtidos em ensaios, da eficincia do cloreto frrico em relao ao sulfato de alumnio (produto normalmente utilizado na ETA).

Figura 1: Turbidez remanescente ou cor aparente remanescente em funo da dosagem de coagulante-gua tipo A, ETA-Morrinhos.
25 Turb/Cloreto 20 Turbidez (uT) ou Cor aparente(uH) remanescente 15 10 5 Tur/sulfato Cor apar/cloreto Cor apar/sulfato

Vs = 3,5 cm/min
0 3 4 5 6 7 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 Dosagem de coagulante (mg/L) 30

Figura 2: Turbidez ou cor aparente remanescente em funo da dosagem de coagulante-gua tipo B, ETA-Morrinhos.
100 Turbidez(uT) ou Cor aparente(uH) remanescente 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 28 30 31 34 35 37 Dosagem de coagulante (mg/L) 40 Turb/cloreto Turb/sulfato Cor apar/cloreto Cor apar/sulfato

Vs =3,5 cm/min

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1083

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

Atravs das figura 1 e 2 fica claro que a eficincia de remoo com a utilizao do cloreto frrico maior do que a de sulfato de alumnio para ambas as guas. Em relao aos ensaios da serie 2, constatou-se que os resultados obtidos, com qualquer um dos amidos, em conjunto com cada coagulante nas velocidades de sedimentao investigadas, eram bem parecidos entre si, apresentando assim a mesma eficincia. Verificou-se tambm que a dosagem mais econmica dos amidos ficou em torno de 1 mg/L. A associao do coagulante mais eficiente (cloreto frrico) a qualquer amido como auxiliar aumentou a eficincia de remoo para velocidades de sedimentao maiores. Nos ensaios de laboratrio ficou constatado que a utilizao conjunta de amido e cloreto frrico pode permitir um aumento na taxa de escoamento superficial dos decantadores. Porm a utilizao do amido na ETA-Morrinhos no pareceu prioritria devido aos bons resultados conseguidos apenas com o cloreto frrico. A utilizao dos amidos, em conjunto com o sulfato de alumnio, no apresentou a mesma eficincia de remoo, obtida com a utilizao dos mesmos com o cloreto frrico. Nos ensaios da srie 3 foi constatado que o tempo de floculao poderia ser reduzido em at 15 minutos. Os gradientes de velocidade foram mantidos fixos uma vez que um dos floculadores existente era do tipo hidrulico.

SEGUNDA ETAPA: APLICAO NA ESTAO Os resultados obtidos, em laboratrio, permitiram concluir que coagulantes e polmeros, adequadamente aplicados, poderiam levar a resultados melhores na qualidade de gua tratada, se comparados ao uso apenas de sulfato de alumnio, produto normalmente aplicado na estao. Dessa forma, testou-se os melhores resultados, obtidos em laboratrio procurando assim aplicar, dentro do possvel, as condies favorveis estudadas em laboratrio. Atravs dos resultados obtidos com o cloreto frrico com ou sem polmeros na primeira etapa concluiu-se que esses produziram efeitos melhores de qualidade de gua tratada se comparados ao uso apenas de sulfato de alumnio. Testou-se, ento, o cloreto frrico e o amido na estao, tentando simular, dentro do possvel, as condies favorveis estudadas em laboratrio. Durante o perodo de teste, o controle dirio de laboratrio informou que a qualidade da gua bruta assemelhava-se ao da gua tpica de perodos mais secos ( turbidez de 6 uT, cor aparente de 12,5 uH, pH = 8,0 e alcalinidade total de 184 mg/L de Ca CO3). Otimizou-se em jar test a dosagem de cloreto frrico levando-se em conta os estudos realizados anteriormente em laboratrio. Preparou-se o polmero natural (amido de mandioca) a

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1084

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

frio utilizando-se soda custica na concentrao de 0,3 %, aproximadamente. Utilizou-se um tanque improvisado para preparar e reservar a soluo de cloreto frrico. A vazo da estao durante os testes era de aproximadamente 258 l/s.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1085

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

Os testes na estao tiveram a durao de aproximadamente 12 horas e, nesse perodo, foram medidos de hora em hora, a turbidez, a cor aparente e o pH da gua bruta decantada e filtrada. Durante um perodo de quatro horas aplicou-se tambm o amido de mandioca em conjunto com o cloreto frrico.

RESULTADOS DA SEGUNDA ETAPA Na tabela 3 esto contidas informaes sobre os testes na estao. A aplicao dos coagulantes, amido de mandioca como auxiliar de floculao. Nessa tabela notar-se que com o cloreto frrico pode-se obter maior eficincia em dosagem mais econmica que a do sulfato de alumnio. Tabela 3: Resultados obtidos na ETA-Morrinhos, em Montes Claros. REGISTROS DE QUALIDADE DA GUA EM 20 DE JULHO DE 1993 Hor vaz gua bruta gua decantada gua filtrada coag.primrio a o (L/s) turb. cor pH turb. cor ap pH turb. cor ap (mg/L) (a) ap 8 258 5,0 12,5 7,9 4,1 12,5 7,9 1,50 10,0 Al2SO4=14 9 258 5,0 12,5 7,9 3,9 12,5 7,9 1,60 10,0 Al2SO4=14 10 258 5,0 12,5 7,9 3,6 12,5 7,9 1,50 10,0 Al2SO4=14 11(b) 258 5,0 12,5 8,0 4,0 12,5 7,9 1,40 10,0 Fe Cl3 =10 12 258 6,0 12,5 8,0 3,7 12,5 7,9 1,30 10,0 Fe Cl3=10 13 258 6,0 12,5 8,0 2,9 12,5 7,9 0,90 5,0 Fe Cl3=10 14 258 6,0 12,5 8,0 2,5 12,5 8,0 0,45 5,0 Fe Cl3=10 15 260 6,0 12,5 8,0 1,8 12,5 8,0 0,35 2,5 Fe Cl3=10 16(c) 260 6,0 12,5 8,0 1,3 10,0 8,0 0,35 2,5 Fe Cl3=10 17 260 6,0 12,5 7,9 1,1 10,0 8,0 0,35 2,5 Fe Cl3=10 18 260 7,0 12,5 7,9 1,0 10,0 8,0 0,35 2,5 Fe Cl3=10 19(d) 260 7,0 12,5 7,9 0,9 10,0 8,0 0,35 2,5 Fe Cl3=10 20(e) 260 7,0 12,5 7,9 0,8 10,0 8,0 0,40 2,5 Fe Cl3=10 21 260 6,0 12,5 7,9 0,7 10,0 7,9 0,40 2,5 Fe Cl3=10 22 260 6,0 12,5 7,9 0,8 10,0 7,9 0,35 2,5 Fe Cl3=10 23 260 6,0 12,5 7,9 0,7 10,0 7,9 0,35 2,5 Fe Cl3=10 REGISTROS DE QUALIDADE DA GUA EM 21 DE JULHO DE 1993 0 260 6,0 12,5 8,0 0,8 10,0 7,9 0,35 2,5 Fe Cl3=10 1 260 6,0 12,5 8,0 1,0 10,0 7,9 0,45 2,5 Fe Cl3=10 2 260 6,0 12,5 8,0 1,0 10,0 8,0 0,40 2,5 Fe Cl3=10 3 (f) 260 6,0 12,5 8,0 0,9 10,0 8,0 0,40 2,5 Fe Cl3=10 4 260 6,0 12,5 8,0 1,0 10,0 8,0 0,54 2,5 Fe Cl3=10 5 260 6,0 12,5 8,0 1,2 10,0 8,0 0,45 2,5 Fe Cl3=10 6 258 6,0 12,5 8,0 1,5 12,5 8,0 0,60 5,0 Al2SO4=14 7 258 6,0 12,5 7,9 2,5 12,5 8,0 0,80 7,5 Al2SO4=14 8 258 6,0 12,5 7,9 3,6 12,5 8,0 1,20 10,0 Al2SO4=14 Observaes: (a) Incio do teste, aplicao de sulfato de alumnio (b) Incio da aplicao do cloreto frrico (c) Aplicao conjunta do cloreto frrico e amido. (d) Interrupo da aplicao de amido. (e) Aplicao apenas do cloreto frrico. (f) Retorno da aplicao de sulfato de alumnio

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1086

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

As figuras 3 e 4 auxiliam o entendimento da tabela 3 Figura 3: Turbidez em funo do tempo durante teste na ETA-Morrinhos.
7

6 gua bruta gua decantada gua tratada

5 Turbidez (uT)

0 10 12 14 16 18 20 22 8 0 2 4 6 Tempo (h) 8

Figura 4: Cor aparente em funo do tempo ETA-Morrinhos.


14

12

10 Cor aparente (uH) gua bruta 8 gua decantada gua filtrada 6

4 2

0 10 12 14 16 18 20 22 8 0 2 4 6 Tempo (h) 8

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1087

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

CONCLUSES Com base no trabalho realizado, concluiu-se que: Na ETA Morrinhos, o cloreto frrico pode ser mais eficiente do que o sulfato de al mnio u devido aos elevados valores de alcalinidade e pH; A dosagem mais apropriada de cloreto frrico 1,4 vezes menor do que a de sulfato de alumnio, quando a gua possui turbidez baixa (gua tipo A), o que mais comum na maior parte do ano, na estao; possvel melhorar a qualidade de gua tratada tanto para a vazo de 258 L/s utilizando o cloreto frrico como coagulante primrio, fazendo-se pequenas adequaes na ETA; Em relao ao amido, concluiu-se que so bons os resultados de laboratrio e de teste na ETA, no que diz respeito qualidade da gua decantada, porm no caso especfico dessa estao sua utilizao no foi considerada prioritria, uma vez que os resultados obtidos com o cloreto frrico atingiu os objetivos desejados. Os custos das adaptaes feitas para que a ETA trabalhe com o cloreto frrico foram pequenos se comparados ao preo da construo de novas unidades de decantao e floculao. Na poca em que foram realizados os estudos a prioridade bsica era a melhoria da qualidade da gua e no o aumento da capacidade da estao. Atualmente, a estao encontra-se trabalhando com o cloreto frrico tratando, surpreendentemente, a vazo de 280 L/s, ou seja, 22 L/s a mais do que trabalhava antes, mantendo a qualidade da gua conforme os padres exigidos pela Portaria 36/GM, de 1990.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. COSTA, E. R. H. Estudo de Polmeros Naturais como Auxiliares de Floculao com Base no Diagrama de Coagulao do Sulfato de Alumnio. So Carlos. 1992. Dissertao de Mestrado. Escola de Engenharia de So Carlos-Universidade de So Paulo 1992. COSTA, E. R. H. Metodologia para o uso combinado de polmeros naturais como auxiliares de coagulao. XVII CONGRESSO DE ENGENHARIA SANITRIA. 1993. Anais. Natal RN,1993. COSTA, E. R. H. Aumento da capacidade de estaes de tratamento de gua atravs da seleo de coagulantes e auxiliares de floculao especiais, XVIII CONGRESSO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL 1995. Anais. Salvador BA, 1995. DI BERNARDO, L. Mtodos e Tcnicas de tratamento de gua - V. I e II. ABES Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental. Rio de Janeiro, Brasil, 1993. DI BERNARDO, L. Comparao da Eficincia da Coagulao com Sulfato de Alumnio e com Cloreto Frrico - Estudo de Caso - VI SIMPSIO LUSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL. 1994. Anais. Florianpolis, 1994.

2.

3.

4. 5.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1088

ABES - Associao Brasileira de Engenharia Sanitria e Ambiental

II - 010

6.

DI BERNARDO, L, Comunicao pessoal sobre Tcnicas de Tratabilidade, 1993/1995.

19o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental

1089

Potrebbero piacerti anche