Sei sulla pagina 1di 4

Fevereiro de 2010

Ano 09 n 86

QUEBRA COCO INSEGURANA


H 12 anos, um expert em segurana apresentou um projeto para o nosso bairro que consistia no fechamento total de suas ruas, no sendo executado pelo alto custo. Optou-se pelo modelo atual, que vem minimizando as ocorrncias. Apesar de nossos cuidados, continuamos merc dos bandidos. O Estado apresenta projetos para as favelas, nosso bairro fica cada vez mais exposto, inclusive no se fala em aumentar o efetivo do 17 Batalho da PM. O que fazer? A AMORQC SUGERE: Primeiro: Continuar reivindicando maior segurana junto ao Poder Pblico. Segundo: Cada vez mais os moradores devero adotar condutas preventivas contra a violncia. Terceiro: Infelizmente, no se visualizando diminuio ou controle da violncia pelo Poder Pblico em curto prazo, e diante de cobranas, temos que tomar outras medidas que possam trazer maior sensao de segurana para os moradores, por exemplo, tentando viabilizar o fechamento de algumas ruas do bairro. Este projeto depende do aval da Prefeitura e do apoio dos moradores, pois as mudanas promovero alteraes no trnsito no bairro, com entrada e sada estabelecidas. A AMORQC far circular um documento onde os moradores daro seu parecer ao plano, opinando positivo, negativo, indiferente ou dependente da forma de fechamento, dando ainda oportunidade para que todos opinem sobre as formas de fechamento, como tambm sugestes e crticas em local prprio do documento ou atravs de e-mail ou carta AMORQC. Temos que avaliar os impactos e segurana adicional s ruas no contempladas com o fechamento, avaliar custos, apresentar as sugestes em assemblia e criar um grupo de trabalho para implantao e implementao do projeto, se aprovado. Este um momento de muita reflexo, vontade e unio de todos. Temos que pensar cada dia mais em nossa segurana e valorizao de nossos imveis.

AMORQC

Ligue e encaminhe sua denncia.

17 Batalho de Polcia Militar


Sala de Operaes: 2334-6331 Oficial de Dia: 2334-6334 P2: 2334-6337 Radiopatrulha 190 - Ambulncia 192 Corpo de Bombeiros 193 Defesa Civil 199 Contribuinte da AMORQC: Em caso de Emergncia voc ainda conta com os telefones celulares em poder dos vigilantes.

Fique atento, se desconfiar, d um volta no quarteiro e chame a Polcia Militar (190).

PREVENO
Na falta de policiamento adequado os marginais podero entrar numa residncia por descuido da vtima ou possurem informaes de algum acerca do que roubar e da rotina dos moradores. Fiquem atentos a sada e retorno ao lar. Se residir em casa, tome cuidados extras devido maior facilidade na abordagem. Cautela com as chaves de casa. Cuidados ao estacionar seu carro no permanea dentro do mesmo quando estiver aguardando alguma pessoa. Portes abertos so atrativos para o marginal. Lembre-se que a ocasio faz o ladro. Faa o registro de ocorrncias. Ligue para a Policia Militar em caso de perigo atravs do 190. Nota: Atravs dos telefones celulares disponibilizados, os associados da AMORQC podem solicitar ajuda e presena do carro da vigilncia na chegada e sada de sua residncia.

Caros Moradores A AMORQC, preocupada com o aumento do nmero de ocorrncias policiais no Quebra Coco a partir do incio de fevereiro de 2010 enviou carta a todos os moradores alertando do perigo e orientando para que todos adotem medidas preventivas contra a violncia. Devido suas caractersticas, nosso bairro muito visado pelos bandidos. Nossas ruas pouco policiadas, tranqilas, com as pessoas dentro de suas casas ou apartamentos so um atrativo para os marginais, que utilizam fator surpresa, praticando os roubos e furtos com as mais diferentes modalidades. Fiquemos atentos. Os bandidos atacam pela madrugada, manh, tarde ou noite, esto sempre inovando. Aparecem em nossas ruas geralmente de moto ou carro, com cobertura de ocupantes de outro veculo, e, observando os moradores entrando ou saindo de carro de suas residncias ou alguma facilidade, como janelas ou portes abertos, rendem os proprietrios, praticando os seqestros ou invadindo nossas casas. Apesar dos cuidados dos moradores, furtos, roubos e seqestros praticados por bandidos motorizados tm acontecido. A Vigilncia foi implantada para amenizar e coibir os atos de violncia contra ns, o que vem minimizando os acontecimentos. Imaginem se esse servio no fosse disponibilizado! Temos que acreditar no trabalho efetuado pela Polcia Militar, que tem a obrigao legal de policiamento de nossas ruas. Falam que o efetivo do 17 Batalho insuficiente; isso interfere na nossa segurana e no nosso dia a dia. Alguns moradores questionam a eficcia de nossa Vigilncia, mas no apontam solues e na maioria das vezes so palpites e no crticas construtivas. Geralmente no so associados da AMORQC. No ajudam, no participam, mas esto usufruindo do trabalho e pagamento daqueles que participam. Se todos participassem, o servio certamente seria muito melhor. A Diretoria da AMORQC recomenda para todos os moradores se associarem, isto daria maior poder de reivindicao junto aos rgos responsveis, alm de aumentar as arrecadaes para promover novas medidas preventivas. Conversem com seus vizinhos, vamos todos participar!

CIDADANIA
A Segurana a segunda maior preocupao do cidado brasileiro, s perdendo para o desemprego. Atinge todas as camadas sociais; do barraco da favela aos grandes palacetes, do desempregado ao mega empresrio. Um grande percentual do Produto Interno Bruto brasileiro perdido com a violncia e criminalidade. A legislao inadequada ao contexto da sociedade para auxiliar na preveno da violncia no dia a dia, na residncia e no trnsito. So necessrias aes pr-ativas de cunho social e educacional, aes preventivas de toda a sociedade para evitar o delito, mas mais do que nunca uma grande mobilizao de carter permanente que demonstre realmente a soberania do Estado. Mas enquanto impera o jogo da empurra, o que podemos fazer: PREVENIR E EXIGIR. Exija investimento de verdade nos policiais; salrio digno e preparo constante. O policial tem vedaes constitucionais que impedem mobilizao para reivindicar direitos e salrio justos; cabe, portanto, a cada cidado, defender aquele que o defende exigindo das autoridades governamentais o respeito e dignidade que estes merecem. Acione o 190: caso perceba o perigo para voc ou para qualquer pessoa, acione o nmero de emergncia da Polcia Militar. A violncia um fenmeno mundial impossvel de ser neutralizado, mas seus efeitos podem ser.

REFLITA, EXIJA E TOME ATITUDES!

Potrebbero piacerti anche