Sei sulla pagina 1di 3

A Origem Obscura do Carnaval

possvel que suas razes se encontrem num festival religioso primitivo, pago, que homenageava o incio do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas h quem diga que suas primeiras manifestaes ocorreram na Roma dos csares, ligadas s famosas saturnlias, de carter orgaco. Contudo, o rei Momo uma das formas de Dionsio - o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grcia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensveis vida.?

Satans e to astuto que traz para todas as culturas e povos um modo de ser adorado, e ainda mais, faz com que aes sejam tomadas para afirmar sua posse sobre a terra (Mt. 4:8 e 9).

Para entendermos um pouco mais, vamos at a raiz do mau, para termos esclarecimento de toda artimanha bolada pelo inimigo:

Os povos pagos antigos homenageavam seus deuses greco-romanos em grandes festas. Entre elas, existiam as saturnias (para o deus Saturno) e os bacanais (para o deus Baco, na mitologia romana, conhecido tambm como Dionsio, na mitologia grega). Essas comemoraes, geralmente realizadas em novembro e dezembro, eram regadas a muito vinho e com direito a orgias diversas.

Nos primeiros sculos a Igreja Catlica no tinha expresso dentro do mundo greco-romano. Somente no sculo 4, o imperador Constantino publica o Edito de Milo (313 d.C.), que torna o catolicismo a religio oficial do Imprio e probe a perseguio de cristos. A partir do sculo 4, a Igreja cria uma estrutura mais forte e elabora um cronograma oficial para as festas litrgicas "Natal, Quaresma e Pscoa" dentro do calendrio Juliano.

Como a Igreja pautava-se nos padres ticos e morais, no permitia uma srie de coisas na Quaresma, como a realizao de bacanais e saturnias. Ento, as pessoas passaram a aproveitar o ltimo dia antes do incio da Quaresma para fazer tudo a que tinham direito. O carnaval realizado justamente neste perodo e remonta as caractersticas das festas pags.

Vrios estudiosos j tentaram explicar a origem da palavra carnaval. Entre as aceitas est carnelevale, do dialeto milans, que significa tempo em que se tira o uso da carne. O carnaval propriamente a noite anterior Quarta-feira de Cinzas, quando comea o perodo de absteno de carne, por parte dos religiosos.

Sabemos que com Constantino ( Imp. Romano que se converteu ao Cristianismo para no perder o controle do Imprio), veio todo o tipo de abominao e idolatria para dentro da Igreja, e se misturou ao culto Cristo formas de adorao pag. Satans usou esse imperador Romano, ambicioso e idlatra, para ter uma porta aberta para desviar o culto prestado ao nico DEUS e leva-lo a ser prestado aos "santos", que na verdade, so castas de demnios, principados e potestades que se encontram por de traz de cada imagem, e que na verdade esto recebendo aquele culto dito Cristo.

Ao pesquisar mais sobre a origem do carnaval, descobri que antes das Saturnlias (Romanas), no Egito, no perodo da estao do outono realizava-se a festa do boi Apis (animal sagrado).

Escolhia-se o boi mais belo e todo branco o qual era pintado com vrias cores, hierglifos e sinais cabalsticos(branco=pureza, ento, pintar o boi significa torna-lo impuro). O boi era conduzido pelas ruas, e levado at o rio Nilo, onde era afogado. Em procisso, sacerdotes, magistrados, homens, mulheres e crianas, fantasiados grotescamente, iam atrs dele(o boi) danando, cantando em promiscuidade at seu afogamento.

Na mitologia Grega, Jpiter, se fez passa por um boi, seduziu a princesa Europa e a conduziu para o mar at uma praia deserta onde possuir.

fato que os relatos esto entrelaadas, pois os demnios que atuavam no Egito em forma de deuses, so os mesmos que atuaram na Grcia, em Roma e em Babilnia.

Mas as Saturnlias so as comemoraes carnais, que mais se assemelham ao carnaval do Brasil.

A Saturnlia iniciava-se com Csar, escolhendo o soldado mais belo, para coroa-lo rei durante os quatro dias do festejo. Esse rei era chamado de Momo. Durante seu reinado era praticado, sobre o seu comando, todo tipo de glutonaria, bebedeira e lasciva, no trmino das festividades, ou seja no final do quarto dia, o rei Momo era sacrificado de forma brutal no altar de Saturno.

| Autor: Artigo recebido por email | Divulgao: estudosgospel.com.br |

Potrebbero piacerti anche