Sei sulla pagina 1di 63

POEMAS DE

Nicanor Parra

DOIS CHISTES J NO PEDIMOS PO, TETO NEM ABRIGO NOS CONFORMAMOS COM UM POUCO DE AR EXCELNCIA ___________________ O ERRO CONSISTIU EM CRER QUE A TERRA ERA NOSSA QUANDO A VERDADE DAS COISAS QUE NS SOMOS DA TERRA (De Chistes para desorientar poesia)

29

H UM DIA FELIZ A percorrer dediquei esta tarde as ruas solitrias de minha aldeia acompanhado pelo bom crepsculo que o nico amigo que me esteia. Tudo est como outrora, o outono e sua difusa lmpada de nvoa, s que o tempo invadiu a fundo e largo com seu plido manto desolado. Nunca pensei, creia-me, um instante voltar a ver meu querido rinco, porm, tendo voltado no entendo como afastar-me pude do porto. Nada mudou, nem suas casas brancas nem seus portais velhos de madeira. Tudo est no lugar; as andorinhas sobre a torre mais alta da igreja; o caracol no jardim; e o musgo nas midas mos das pedras. No h que duvidar, este o reino do azul azul do cu e as folhas secas onde tudo e cada coisa tem sua singular e plcida lenda: at na prpria sombra reconheo o celeste olhar de minha av.
31

Estes foram os fatos memorveis que minha primeira juventude viu, o correio na praa, junto esquina e a umidez nas muralhas de estio. Boa coisa, Deus meu!, nunca se sabe apreciar a felicidade verdadeira, quando a imaginamos mais alheia justamente quando est mais perto. Ai de mim, ai de mim!, algo me fala que a vida no mais que uma quimera; uma iluso, um sonho sem cancelas, uma pequena nuvem passageira. Vamos por partes, no sei bem que digo, pois a emoo me sobe na cabea. Como j era a hora do silncio quando empreendi minha singular empresa uma atrs de outra, em onda muda, que ao estbulo volvem como ovelhas. E as saudei mui pessoalmente a todas e quando estive diante da alameda que ao ouvido alimenta do viageiro com sua inefvel msica secreta lembrei o mar e enumerei as folhas s minhas irms mortas: homenagem. Perfeitamente bem. Segui minha viagem como quem da existncia nada espera.
33

Passei diante da roda do moinho, detive-me diante de uma tenda: o cheiro do caf sempre o mesmo, sobre a cabea a igualitria lua; entre o rio de outrora e de agora no distingo diferena alguma. Reconheo bem, esta a rvore que meu pai plantou diante da porta (ilustre pai que nos seus tempos bons fora melhor que uma janela aberta). Eu me atrevo a afirmar que sua conduta Era um traslado fiel da Idade Mdia quando co dormia docemente sob o ngulo reto de uma estrela. A estas alturas sinto que me envolve o odor delicado das violetas que minha amorosa me usou para curar a tosse e a tristeza. Quanto tempo desde ento passou no me cabe diz-lo com certeza; tudo est igual, seguramente, o vinho e o rouxinol por sobre a mesa, meus irmos menores a esta hora devem tornar de volta de sua escola: s que o tempo se apaga sem alarde como de areia a branca tempestade!
35

ESQUECIMENTO Juro que no recordo nem seu nome, mas morrerei chamando-a de Maria, no por simples mania de poeta: por seu aspecto de praa da provncia. Tempos aqueles!, eu um espantalho, ela uma jovem plida e sombria. Ao voltar uma tarde do Liceu soube de sua morte imerecida, nova que me causou tal desengano que derramei uma lgrima ao ouvi-la. Uma lgrima, sim, quem o creria!, e isso que sou pessoa de energia. Se concedo algum crdito ao que dito por quem a tal notcia se destila devo crer sem vacilar em nada, que morreu com meu nome nas pupilas, fato que me surpreende, porque nunca foi para mim mais do que uma amiga. Jamais tive com ela sequer simples relaes de estrita cortesia, nada mais que palavras e palavras e uma que outra meno de andorinhas. Achei-a na aldeia (de meu povo um punhado de cinzas o que fica),
37

porm jamais vi nela outro destino que o de uma jovem triste e pensativa. Tanto que cheguei at a trat-la com o celeste nome de Maria, circunstncia que prova claramente a exatido central de minha doutrina. Pode ser que uma vez tenha-a beijado, quem o que no beija suas amigas!, porm tende presente que o fiz sem dar-me conta bem o que fazia. No, no negarei, que me agradava sua imaterial e vaga companhia que era como o esprito sereno que s flores domsticas anima. Eu no posso ocultar de nenhum modo a importncia que teve seu sorriso nem desvirtuar o influxo favorvel que at nas mesmas pedras exercia. Acresamos, ainda, que da noite fossem seus olhos fonte fidedigna. Mas, apesar de tudo, necessrio que entendam que eu no a queria seno com este vago sentimento com que a um parente enfermo se designa. No obstante sucede, todavia, o que a esta data ainda me maravilha,
39

esse inaudito e singular exemplo de morrer com meu nome nas pupilas, ela, mltipla rosa imaculada, ela que era uma lmpada legtima. Tem razo, muita razo, tal gente que passa se queixando noite e dia de que o mundo traidor em que vivemos vale menos que roda que detida: muito mais honorvel uma tumba, vale mais uma folha emurchecida, nada verdade, aqui nada perdura, nem a cor do cristal que olhar apura. Hoje um dia azul de primavera, creio que morrerei de poesia, dessa moa famosa melanclica no recordo nem o nome que trazia. S sei que passou por este mundo tal se fora uma pomba foragida: a esqueci sem que quisesse, lentamente, como todas as coisas desta vida.

41

SE CANTA AO MAR Nada poder afastar de minha memria a luz daquela misteriosa lmpada, nem o efeito que em meus olhos teve nem a impresso que me gravou na alma. Tudo o pode o tempo, e no entanto creio que nem a morte h de apag-la. Vou explicar-me aqui, se me permitem, com o eco melhor de minha garganta. Por aquele tempo eu no compreendia francamente nem como me chamava, no havia ainda escrito nenhum verso nem derramado minha primeira lgrima; era meu corao nem mais nem menos que o esquecido quiosque de uma praa. Mas sucedeu que certa vez meu pai foi desterrado ao sul, para a distante ilha de Chilo onde o inverno como uma cidade abandonada. Parti com ele e sem pensar chegamos a Porto Montt em certa manh clara. Sempre havia vivido minha famlia no vale central ou na montanha, de maneira que nunca, nem por um eito, se conversou do mar em nossa casa.
43

Sobre este assunto eu sabia apenas o que na escola pblica ensinavam e uma outra questo de contrabando das cartas de amor de minhas irms. Descemos do trem entre bandeiras e uma solene festa de ondulosos sinos quando meu pai com um brao me agarrou e voltando os olhos para a branca, livre e eterna espuma que ao longe para um pas sem nome navegava, como quem reza uma orao me disse com voz que no ouvido guardo intacta: Este , rapaz, o mar.O mar sereno, o mar que banha de cristal a ptria. No sei falar por que, mas o caso que uma fora maior me encheu a alma e sem medir, sem suspeitar sequer, a real magnitude dos meus campos, pus-me a correr, sem ordem nem concerto, como um desesperado para a praia e estive em instante memorvel diante deste grande senhor das batalhas. Ento foi quando estendi os braos sobre a undosa face das guas, rgido o corpo, as pupilas fixas, na verdade sem fim da distncia,
45

sem que em meu ser movera-se um cabelo, como a sombra azul das esttuas! Quanto tempo durou nosso saudar no podiam diz-lo as palavras. S devo acrescer que aquele dia nasceu na mente a inquietude e a nsia de fazer em verso o que em vaga e vaga Deus na minha vista sem cessar criava. E desde ento que data esta fervente e abrasadora sede que me arrebata: que, em verdade, desde que existe o mundo, a voz do mar em minha pessoa estava.

47

AUTORETRATO Considerai, companheiros, este capote de frade mendicante: sou professor num liceu obscuro, perdi a voz ensinando nas classes. (Depois de tudo ou nada fao quarenta horas semanais). Que lhes diz minha cara esbofeteada?, verdade que olhar-me inspira pena! E que lhes sugerem estes sapatos de proco que envelheceram sem arte nem parte. Em matria de olhos, a trs metros no reconheo nem minha prpria me. Que me sucede? Nada! Eu os arruinei s classes ensinando: a luz m, o sol, a msera venenosa lua. E tudo para qu? Para ganhar uma imperdovel po duro tal o semblante do burgus e com cheiro e com sabor a sangue. Para que nascemos como homens se nos do uma morte de animais!

49

Pelo excesso de trabalho, s vezes vejo formas estranhas no ar, ouo carreiras loucas, risos, delituosas conversas. Observai estas mos e estas faces alvas de cadver, estes escassos cabelos que me restam. Estas negras rugas infernais! Entretanto fui como vocs, jovem, cheio de belos ideais, sonhei fundindo o cobre e limando as caras do diamante: aqui hoje me tm detrs desta pousada inconfortvel pelo rudo embrutecido das quinhentas horas semanais.

51

EPITFIO De mediana estatura, com uma voz nem fina nem grossa, filho mais velho de um professor primrio e de uma modista de loja; frgil de nascimento ainda que devoto da boa mesa; de faces esqulidas e bem abundantes orelhas; com um rosto quadrado com que os olhos se abrem apenas e um nariz de boxeador mulato desce boca de dolo asteca tudo isto banhado por uma luz entre irnica e prfida , nem muito liso nem parvo no remate fui o que fui: uma mescla de vinagre e de azeite de comer um embutido de anjo e besta!

53

ADVERTNCIA AO LEITOR O autor no responde pelas molstias que podem ocasionar seus escritos: Ainda que lhe pese, o leitor ter que dar-se por satisfeito sempre. Sabelius, que alm de telogo foi um humorista consumado, depois de reduzir a p o dogma da Santssima Trindade sustentou sua heresia por acaso? E se chegou a sustentar, como o fez! Em que forma descabelada! Descendo em que cmulo de contradies! Segundo os doutores da lei este livro no deveria ser publicado: a palavra arco-ris no aparece nele em parte alguma, menos ainda a palavra dor, a palavra torquato. Cadeiras e mesas se configuram a granel, caixes!, teis de escritrio! o que me enche de orgulho porque, a meu ver, o cu est caindo aos pedaos. Os mortais que leram o Tratatus de Wittgenstein podem dar-se com uma pedra no peito porque obra difcil de conseguir:
55

porm o Crculo de Viena se dissolveu h anos, seus membros se dispersaram sem deixar rastro e eu decidi declarar a guerra aos cavalieri della luna. Minha poesia pode perfeitamente no conduzir a nenhuma parte: os risos deste livro so falsos!, argumentaro meus detratores, suas lgrimas, artificiais! Em vez de suspirar, nestas pginas boceja. Esperneia como um menino de peito. O autor se d entender por espirros. Conforme: convido-vos a queimar vossas naves, como os fencios pretendo formar meu prprio alfabeto. Por que molestar o pblico ento?, perguntaro os amigos leitores: Se o prprio autor comea por desprestigiar seus escritos, que poderia esperar deles! Cuidado, eu no me desprestigio nada ou, melhor dito, eu exalto meu ponto de vista, vanglorio-me de minhas limitaes ponho minhas criaes pelas nuvens. Os pssaros de Aristfanes enterravam em suas prprias cabeas
57

os cadveres de seus pais (cada pssaro era um verdadeiro cemitrio voante). No meu modo de ver chegou a hora de modernizar esta cerimnia e eu enterro minhas plumas na cabea dos senhores leitores!

59

QUEBRA-CABEAS No dou a ningum o direito. Adoro um fiapo de trapo. Traslado tumbas de lugar. Traslado tumbas de lugar. No dou a ningum o direito. Eu sou um tipo ridculo aos raios do sol, aoite das fontes de soda eu morro de raiva. No tenho remdio, meus prprios cabelos me acusam num altar de ocasio as mquinas no perdoam. Rio-me detrs de uma cadeira, minha cara se enche de moscas. Eu sou quem se expressa mal expressa em vistas de qu. Eu tartamudeio com o p toco uma espcie de feto.
61

Para que so estes estmagos? Quem fez esta miscelnea? O melhor se fazer ndio. Eu afirmo uma coisa por outra.

63

CARTAS A UMA DESCONHECIDA Quando passarem os anos, quando passarem os anos e o ar tenha cavado um fosso entre tua alma e a minha; quando passarem os anos e eu s seja um homem que amou, um ser que se deteve um instante diante de teus lbios, um pobre homem cansado de andar pelos jardins, onde estars tu? Onde estars, nascida de meus bejos!

65

MADRIGAL Eu me tornarei milionrio uma noite graas a um truque que me permitir fixar as imagens num espelho cncavo. Ou convexo. Parece que o xito ser completo quando conseguir inventar um caixo de duplo fundo que permita ao cadver assumir no outro mundo. J queimei bastante minhas pestanas nesta absurda corrida de cavalos em que os ginetes so lanados de suas cavalgaduras e vo tombar entre os espectadores. Justo , ento, que trate de inventar algo que me permita viver folgadamente o que pelo menos me deixa morrer. Estou certo de que minhas pernas tremem, sonho que os dentes me caem e tarde chego a alguns funerais.

67

SOLO DE PIANO J que a vida do homem no seno uma ao distncia, um pouco de espuma que cintila no interior de um vaso; j que as rvores no so seno mveis que se agitam: no so seno cadeiras e mesas em movimento perptuo; j que ns mesmos no somos mais que seres (como o deus mesmo no outra coisa que deus); j que no falamos para sermos escutados seno para que os demais falem e o eco anterior s vozes que o produzem; j que nem sequer temos o consolo de um caos no jardim que boceja e que se enche de ar, um quebra-cabeas que preciso resolver antes de morrer para poder ressuscitar depois tranquilamente quando se usou em excesso a mulher; j tambm existe um cu no inferno, deixa que eu tambm faa algumas coisas: Eu quero fazer rumor com os ps e quero que minha alma encontre seu corpo.

69

O PEREGRINO Ateno, senhoras e senhores, um momento de ateno: volvei um momento a cabea para este lado da repblica, esquecei por uma noite vossos assuntos pessoais, o prazer e a dor podem aguardar porta: uma voz se ouve deste lado da repblica. Ateno, senhoras e senhores!, um instante de ateno! Uma alma que estava engarrafada durante anos numa espcie de abismo sexual e intelectual nutrindo-se escassamente pelo nariz pretende fazer-se escutar por vocs. Desejo que me informem sobre algumas matrias, necessito um bocado de luz, o jardim se cobre de moscas, encontro-me num desastroso estado mental, raciocino a minha maneira; enquanto digo estas coisas vejo minha bicicleta apoiada num muro, vejo uma ponte e um automvel que desaparece entre os edifcios. Vocs se penteiam, certo, vocs andam a p pelos jardins, vocs debaixo da pele tm outra pele,

71

vocs possuem um stimo sentido que lhes permite entrar e sair automaticamente. Porm, eu sou um menino que chama a sua me detrs das rochas, sou um peregrino que faz saltar as pedras na altura de seu nariz, uma rvore que pede aos gritos que se lhe cubra de folhas.

73

PALAVRAS A TOMS LAGO Antes de entrar na matria, antes, porm, muito antes de entrar em esprito, pensa um pouco em ti mesmo, Toms Lago, e considera o que est por vir, tambm o que est por fugir para sempre de ti, de mim, das pessoas que nos escutam. Refiro-me a uma sombra, a este fragmento de ser que tu arrastas como a uma besta a quem h que dar de comer e beber e me refiro a um objeto, a esses mveis de estilo que colecionas com horror, a essas coroas morturias e a essas espantosas cadeiras de montar (refiro-me a uma luz). Eu te vi pela primeira vez no Chile numa sala repleta de cadeiras e mesas a uns passos da tumba de teu pai. Comias um frango frio, a grandes sorvos fazias ressoar uma garrafa de vinho.

75

Dize-me de onde vieste. O noturno seguiu viagem ao sul. Fazias prazerosa viagem ou te apresentavas acaso vestido de incgnito? Naquela poca j eras um homem de idade. Logo chegaram algumas quintas de lazer que mais se semelhavam a matadouros de seres humanos: havia que andar quase toda a noite na ferrovia para chegar a esse lugar danado, a essa latrina coberta de flores. Vieram tambm essas conferncias desorganizadas, esse p mortal da Feira do Livro, vieram, Toms, essas eleies angustiosas, essas iluses e alucinaes. Que triste foi tudo isso! Que triste!, mas que igualmente alegre! Que edificante espetculo oferecemos com nossas chagas, com nossas dores! A tudo veio somar-se um af, um temor, vieram somar um milho de pequenas dores, veio a somar-se, enfim, uma dor mais profunda e mais aguda!
77

Pensa, pois, um momento nestas coisas, no pouco e nada que vai ficando de ns, se te parece, pensa em mais alm, porque justo pensar e porque til crer que pensamos.

79

LEMBRANAS DE JUVENTUDE O certo que eu ia de um lado a outro, s vezes chocava-me com as rvores, chocava-me com os mendigos, passeava atravs de um bosque de cadeiras e mesas, com a alma num fio via cair as grandes folhas. Porm tudo era intil, cada vez me confundia mais e mais numa espcie de geleia; as pessoas se riam de meus arrebatamentos, os indivduos se agitavam nas suas poltronas como algas movidas pelas ondas e as mulheres me dirigiam olhares de dio fazendo-me subir, fazendo-me baixar, fazendo-me chorar e rir contra a vontade. De tudo isso resultou um sentimento de asco, resultou uma tempestade de frases incoerentes, ameaas, insultos, juramentos que no vinham ao caso, resultaram nalguns movimentos desmontadores de ancas, aqueles bailes fnebres que me deixavam sem respirao e que me impediam levantar a cabea durante dias, durante noites.

81

Eu ia de um lado a outro, verdade, minha alma flutuava nas ruas pedindo socorro, pedindo um bocado de ternura; com uma folha de papel e um lpis entrava nos cemitrios disposto a no deixar-me enganar. Dava voltas e voltas em torno do mesmo assunto, observava de perto as coisas ou num ataque de ira me arrancava os cabelos. Desta maneira fiz meu dbut nas salas de classes, como um ferido a bala me arrastei pelos ateneus, cruzei o umbral das casas particulares, com o fio da lngua tratei de comunicar-me com os espectadores: eles liam o jornal ou desapareciam atrs de um txi. Aonde ir ento! A essas horas o comrcio estava fechado; eu pensava num resto de cebola visto durante a ceia, e no abismo que nos separa dos outros abismos.

83

VIVA A CORDILHEIRA DOS ANDES Tenho gana doida de gritar viva a Cordilheira dos Andes morra a Cordilheira da Costa. A razo nem sequer a suspeito mas no posso mais: Viva a Cordilheira dos Andes! Morra a Cordilheira da Costa! H quarenta anos que desejava rasgar o horizonte, ir mais alm de minhas prprias narinas, porm no me atrevia. Agora no senhores terminaram as contemplaes: Viva a Cordilheira dos Andes! Morra a Cordilheira da Costa! Ouviram o que disse? Terminaram as contemplaes! Viva a Cordilheira dos Andes! Morra a Cordilheira da Costa!

85

Claro que no respondo se me cortam as cordas vocais (num caso como este bastante provvel que se cortem) bom, se me cortam quero dizer que no tenho remdio que se perdeu a ltima esperana. Eu sou um mercador indiferente das postas de sol um professor de calas verdes que se desfaz em gotas de rocio um pequeno burgus o que sou, que me importam os arrebis! No entanto subo nas sacadas para gritar a tudo o que dou Viva a Cordilheira dos Andes! Morra a Cordilheira da Costa!! Perdoai-me se perco a razo no vergel da natureza mas devo gritar at morrer Viva a Cordilheira dos Andes!! Morra a Cordilheira da Costa!!!

87

MULHERES A mulher impossvel, a mulher de dois metros de estatura, a senhora de mrmore de Carrara que no fuma nem bebe, a mulher que no fica nua por temor de engravidar a vestal intocvel que no quer ser me de famlia, a mulher que respira pela boca, a mulher que caminha virgem para a cmara nupcial porm que reage como homem, a que se desnudou por simpatia por encantar-se com musica clssica, a ruiva que ficou de bruos, a que s se entrega por amor, a donzela que enxerga com um s olho, a que apenas se deixa possuir no div, borda do abismo, a que odeia os rgos sexuais, a que casa somente com um co, a mulher que se faz de adormecida (o marido a ilumina com um fsforo), a mulher que se entrega porque sim
89

porque a solido, porque o esquecimento... a que chegou moa velhice, a professora mope, a secretria de culos escuros, a senhorita plida de lentes (ela no quer nada com o falo), todas estas valkrias todas estas matronas respeitveis com seus lbios maiores ou menores terminaro tirando-me do juzo.

91

O HOMEM IMAGINRIO O homem imaginrio vive numa manso imaginria rodeada de rvores imaginrias margem de um rio imaginrio Dos muros que so imaginrios pendem antigos quadros imaginrios irreparveis gretas imaginrias que representam fatos imaginrios ocorridos em mundos imaginrios em lugares e tempos imaginrios Todas as tardes tardes imaginrias sobe as escadas imaginrias e assoma sacada imaginria a olhar a paisagem imaginria que consiste num vale imaginrio circundado de montes imaginrios Sombras imaginrias descem pelo caminho imaginrio entoando canes imaginrias morte do sol imaginrio

93

E nas noites de lua imaginria sonha com a mulher imaginria que lhe brindou seu amor imaginrio volta a sentir essa mesma dor esse mesmo prazer imaginrio e torna a palpitar o corao do homem imaginrio

95

NOVOS SERMES E PRDICAS DO CRISTO DE ELQUI (FRAGMENTO) XXXII Quem so meus amigos os enfermos os dbeis os pobres de esprito os que no tm onde cair mortos os ancios os meninos as mes solteiras os estudantes no porque so rebeldes os camponeses porque so humildes os pescadores porque me lembram aos santos apstolos de Cristo os que no conheceram seu pai os que perderam como eu sua me os condenados cadeia perptua nas chamadas reparties pblicas os humilhados pelos prprios filhos os ofendidos pelas suas esposas os araucanos os postergados uma e outra vez
97

os que no sabem nem sequer assinar os padeiros os coveiros amigos meus so os sonhadores os idealistas que entregaram sua vida como Ele em holocausto por melhor mundo.

XXXVI Eu no sei o que pretendem estes senhores algum vai querer sentar em sua mesa um vagabundo sujo e andrajoso para que no o apelidem de mmia? ou compartir o tlamo nupcial? o 32 de dezembro de mil novecentos e nunca! esse eu no o chamo socialismo promiscuidade o nome que tem muito cuidado com o conceito de socialismo socializar tudo o socializvel perfeito! porm no vamos socializar o W.C. seria como pr vrios cadveres num mesmo caixo nesse caso todos fossa comum e se acabaro os mausolus de luxo

99

se realmente fossem socialistas um monumento para cada mortal ou nenhum monumento para ningum.

XXXIX Sou um homem sagrado talvez algo h em mim que no h nos demais Ele quis ser benevolente comigo porque compreendo o que uma me e entretanto me canso como qualquer um d-me fome e como igual a qualquer um tenho que ir toalete como qualquer um necessito limpar-me como qualquer um nada h em mim que no haja nos demais sou um mortal vulgar e corriqueiro onde est o sacral do meu ser!

LIV Nem profeta nem mago ltima vez que repito o mesmo no tenho nada de comum com Elias e muito menos com o Filho de Deus
101

at quando Senhor at quando! no se riam em minhas prprias barbas aqui tm minha carteira de identidade aqui tm minha certido de nascimento minha velha se chama Clarissa Deus a tenha em seu santo reino por favor um bocado de prudncia no batizo tampouco para que me indagam estupidezes sabem perfeitamente que sou um simples pregador no deserto de concreto armado.

103

TROCAS DE NOME Aos amantes das belas artes fao chegar meus melhores desejos vou mudar de nome a algumas coisas. Minha posio esta: o poeta no cumpre sua palavra se no muda os nomes das coisas. Com que razo o sol h de seguir chamando-se sol? Peo que se chame Micifuz o das botas de quarenta lguas! Meus sapatos parecem caixes? Saibam que desde hoje em diante os sapatos se chamam caixes. Comunique-se, anote-se e publique-se que os sapatos trocaram de nome: desde agora se chamam caixes. Bom, a noite comprida todo sujeito que se estime deve ter seu prprio dicionrio

105

e antes que me esquea ao prprio deus h que mudar-lhe o nome que cada qual o chame como queira: esse um problema pessoal.

107

DEFESA DE VIOLETA PARRA (FRAGMENTO) Doce vizinha da selva verde hspede eterna do florido abril grande inimiga da amora Violeta Parra. Jardineira oleira costureira bailarina da gua transparente rvore carregada de pssaros que cantam Violeta Parra. Percorreste toda a comarca desenterrando cntaros de greda e liberando passarinhos cativos entre os ramos. Preocupada sempre pelos outros quando no pelo sobrinho da tia quando vais despertar de ti mesma Viola piedosa.

109

Tua dor um crculo infinito que no principia nem acaba nunca porm, superas tudo Viola admirvel. [...] Onde vou encontrar outra Violeta ainda que percorra campos e cidades ou fique sentado no jardim como um invlido. Para melhor ver-te cerro os olhos e retrocedo aos ditosos dias sabes o que estou vendo? teu avental estampado de arbustos. Teu avental estampado de arbustos Rio Cautin! Lautaro! Vila Alegre! Ano de mil novecentos e vinte e sete Violeta Parra! Mas eu no confio nas palavras por que no te levantas da tumba
111

a cantar a danar a navegar em tua guitarra? Canta-me uma cano inesquecida uma cano que no termine nunca uma cano no mais uma cano o que peo. Que te custa mulher florida rvore ala-te em corpo e alma do sepulcro e faz estalarem as pedras com tua voz Violeta Parra.

113

O TNEL Passei uma poca de minha juventude em casa de umas tias junto raiz da morte de um senhor intimamente ligado a elas cujo fantasma as molestava sem piedade tornando-lhes impossvel a vida. No princpio eu me mantive surdo a seus telegramas a suas epstolas concebidas numa linguagem de outra poca cheias de aluses mitolgicas e de nomes prprios desconhecidos para mim vrios deles pertencentes a sbios da Antiguidade a filsofos medievais de menor valia a simples vizinhos da localidade em que habitavam. Abandonar nas boas e s primeiras a universidade romper com os encantos da vida galante interromper tudo com o fito de satisfazer os caprichos de trs ancis histricas cheias de toda a classe de problemas pessoais resultava, para uma pessoa de meu carter, um porvir pouco fagueiro uma ideia descabelada.

115

Quatro anos vivi no Tnel, todavia, em comunidade com aquelas temveis damas; quatro anos de martrio constante da manh noite. As horas de regozijo que passei debaixo das rvores ficaram logo semanas de fastio em meses de angstia que tratava de dissimular ao mximo com o desgnio de no despertar curiosidade ao redor de mim, tornando-se em anos de runa e de misria em sculos de priso vividos por minha alma no interior de uma garrafa de mesa! Minha concepo espiritualista do mundo situou-me ante os fatos num plano de franca inferioridade: via tudo atravs de um prisma no fundo do qual as imagens de minhas tias se entrelaavam como fios viventes compondo uma espcie de malha impenetrvel que feria minha vista, fazendo-me cada vez mais ineficaz. Um jovem de escassos recursos no se d conta das coisas. Vive numa redoma de vidro que se chama Arte que se chama Luxria, que se chama Cincia estabelecendo contato com um mundo de relaes
117

que s existem para ele e para um restrito grupo de amigos. Sob os efeitos de uma espcie de vapor de gua que se infiltrava pelo andar da habitao que inundava a atmosfera at faz-la toda invisvel eu passava as noites diante de minha mesa de trabalho absorvido na prtica da escritura automtica. Porm para que me aprofundar nestas matrias desagradveis aquelas matronas enganaram-me miseravelmente com suas falsas promessas, com suas estranhas fantasias com suas dores sabiamente simuladas conseguiram reter-me nas suas redes durante anos obrigando-me tacitamente trabalhar para elas em fainas de agricultura em compra e venda de animais at que uma noite, olhando pela fechadura dei-me conta que uma delas minha tia paraltica! caminhava perfeitamente sobre a ponta de suas pernas e voltei realidade com um sentimento dos demnios.

119

A VBORA Durante longos anos estive condenado a adorar uma mulher desprezvel sacrificar-me por ela, sofrer humilhaes e engodos sem conta, trabalhar dia e noite para aliment-la e vesti-la levar a cabo alguns delitos, cometer algumas faltas, luz da lua efetuar pequenos roubos, falsificaes de documentos comprometedores, sob pena de cair em descrdito diante de seus olhos fascinantes. Em horas de compreenso, costumvamos percorrer os parques e retratar-nos juntos manejando uma lancha a motor, ou amos a um caf danante onde nos entregvamos a um baile desenfreado que se prolongava at altas horas da madrugada. Longos anos vivi prisioneiro do encanto daquela mulher que soia apresentar-se em meu apartamento completamente nua executando as contores mais difceis de imaginar com o propsito de incorporar minha pobre alma a sua rbita e, sobretudo, para extorquir-me at o ltimo centavo.
121

Proibia-me estritamente que me relacionasse com minha famlia. Meus amigos eram separados de mim mediante libelos infamantes que a vbora fazia publicar num dirio de sua propriedade. Enamorada at o delrio no me dava um instante de trgua, exigindo peremptoriamente que beijasse sua boca e que respondesse sem dilao suas nscias perguntas vrias delas referentes eternidade e vida futura temas que me produziam lamentvel estado de nimo, zumbidos de ouvidos, entrecortadas nuseas, desvanecimentos prematuros que ela sabia aproveitar com esse esprito prtico que a caracterizava para vestir-se rapidamente sem perda de tempo e abandonar meu apartamento deixando-me com um palmo de narinas. Esta situao se prolongou por mais de cinco anos. Por temporadas vivamos juntos numa pea redonda que pagvamos a meio num bairro de luxo perto do cemitrio. (Algumas noites interrompamos a nossa lua de mel para arrostar os ratos que se colavam na janela).
123

Carregava a vbora um minucioso livro de contas onde anotava at o menor centavo que lhe pedia de emprstimo; no me permitia usar o cepilho de dentes que eu mesmo lhe presenteara e me acusava de haver arruinado sua juventude: arrojando chamas pelos olhos me demarcava o comparecimento diante do juiz e pagar-lhe num prudente prazo parte da dvida pois ela necessitava de dinheiro para continuar seus estudos. Ento tive que sair rua e viver da caridade pblica, dormir nos bancos das praas onde fui achado muitas vezes moribundo pela polcia entre as primeiras folhas do outono. Felizmente aquele estado de coisas no seguiu adiante, porque certa vez em que me encontrava numa praa tambm posando diante de uma cmara fotogrfica deliciosas mos femininas me vendaram de repente a vista enquanto uma voz amada para mim, indagava quem sou eu. Tu s meu amor, respondi com serenidade. Anjo meu, ela falou nervosamente
125

permite que me sente em teus joelhos uma vez mais! Ento pude precaver-me que se apresentasse agora provida de uma pequena tanga. Foi um encontro memorvel, ainda que cheio de notas discordantes: comprei-me um terreno, no longe do matadouro, exclamou, ali pretendo construir uma espcie de pirmide onde podemos passar os ltimos dias de nossa vida. J terminei meus estudos, tornei-me advogada, disponho de um bom capital; dediquemo-nos a um negcio produtivo, os dois, amor meu, acresceu, longe do mundo construamos nosso ninho. Basta de sandices, respondi, teus planos me inspiram desconfiana, pensa que, de um momento a outro, minha verdadeira mulher pode deixar-nos na misria mais espantosa. Meus filhos cresceram j, o tempo transcorreu, sinto-me profundamente esgotado, deixa-me repousar um instante, traze-me um pouco de gua, mulher, consegue-me algo de comer nalguma parte, estou morto de fome, no posso trabalhar mais para ti, tudo acabou entre ns.
127

A TRAMPA (FRAGMENTO) Naquele tempo eu evitava as ceias demasiado misteriosas. Como os enfermos do estmago que se eximem das comidas pesadas, preferia ficar em casa dilucidando algumas questes referentes reproduo das aranhas, com esse propsito me retirava do jardim e no aparecia em pblico at avanadas horas da noite; ou tambm em mangas de camisa, em atitude desafiante, costumava lanar iracundos olhares lua procurando evitar esses pensamentos atrabilirios que se colam como plipos alma humana. Na solido possua um domnio absoluto sobre mim mesmo, ia de um lado a outro com plena conscincia de meus atos ou me estendia entre as tabuas da adega a sonhar, a idear mecanismos, a decidir pequenos problemas de emergncia. Aqueles eram os momentos em que punha em prtica meu clebre mtodo onrico, que consiste em violar a si mesmo e devanear o que se deseja, em promover ceias preparadas de antemo com participao do mais alm. Deste modo lograva obter informaes preciosas
129

referentes a uma srie de dvidas que arquejam no ser: viagens ao estrangeiro, confuses erticas, complexos religiosos. Porm todas as precaues eram poucas posto que por razes difceis de precisar comeava a deslizar automaticamente por uma espcie de plano inclinado, como um balo que se desinfla minha alma perdia altura, o instinto de conservao deixava de funcionar e privado de prejuzos mais essenciais caa fatalmente na trampa do telefone que como um abismo, atrai os objetos que o circundam e com mos trmulas marcava esse maldito numero que ainda costumo repetir automaticamente enquanto durmo. De incerteza e de misria eram aqueles segundos em que eu, tal um esqueleto de p diante desta mesa do inferno coberta de um cretone amarelo, esperava uma resposta do outro extremo do mundo, a outra metade de meu ser, prisioneira numa cova. Esses rudos entrecortados do telefone produziam em mim o efeito das mquinas perfuradoras dos dentistas, se incrustavam na alma como agulhas lanadas do alto at que, chegado o momento preciso,
131

comeava a transpirar e a tartamudear febrilmente. Minha lngua parecida a um bife de terneiro se interpunha entre mim e minha interlocutora como essas cortinas negras que nos separam dos mortos. Eu no desejava manter essas conversas demasiado ntimas que, no entanto, eu prprio provocava de forma torpe com minha voz anelante, carregada de eletricidade. Sentir-me chamado pelo nome de pia nesse tom de familiaridade forada produzia mal-estares difusos, perturbaes locais de angustiam que procurava conjurar atravs de um mtodo rpido de perguntas e respostas criando nela um estado de efervescncia pseudo-ertica que a posterior vinha repercutir em mim sob a forma de incipientes erees e de uma sensao de fracasso. Ento me ria fora caindo depois num estado de prostrao mental. Aquelas conversas absurdas se prolongavam algumas horas at que a dona da penso aparecia por detrs do biombo interrompendo bruscamente aquele idlio estpido, aquelas contores de postulante ao cu e aquelas catstrofes to deprimentes para meu esprito que no acabavam completamente com o pender do telefone
133

j que, pelo geral, ficvamos comprometidos a ver-nos no dia seguinte numa fonte de soda ou na porta de uma igreja, cujo nome no quero lembrar-me.

135

AS TBUAS Sonhei que me encontrava num deserto e que enfarado de mim mesmo comeava a bater numa mulher. Era um frio dos demnios; era necessrio fazer algo, fazer fogo, fazer um pouco de exerccio; porm, doa-me a cabea, sentia-me fatigado, s queria dormir, queria morrer. Minha roupa estava empapada de sangue e entre os meus dedos viam-se alguns cabelos os cabelos de minha pobre me . Por que maltratas a tua meme perguntava uma pedra, uma pedra coberta de p, por que me maltratas. Eu no sabia de onde vinham estas vozes que me faziam estremecer; olhava as unhas e as mordia, tratava de pensar infrutuosamente em algo porm s via em torno de mim um deserto e via a imagem desse dolo meu deus que me olhava fazendo estas coisas. Apareceram ento uns pssaros e ao mesmo tempo na escurido descobri algumas rochas. Num supremo esforo ousei distinguir as tbuas da lei: Ns somos as tbuas da lei , diziam elas.
137

Por que maltratas a tua me Vs esses pssaros que vieram pousar sobre ns A esto eles para registrar teus crimes. Porm, eu bocejava, aborreciam-me estas admoestaes. Espantem esses pssaros, disse em voz alta. No , respondeu uma pedra, eles representam teus diferentes pecados. Eles esto aqui para olhar-te. Ento me voltei de novo para minha dama e comecei-lhe a bater mais firme do que antes. Para manter-me desperto havia que fazer algo, estava na obrigao de agir sob pena de cair adormecido entre aquelas rochas, aqueles pssaros. Arranquei ento uma caixa de fsforos de um dos meus bolsos e decidi queimar o busto do deus; tinha um frio espantoso, necessitava aquecer-me, porm este fogo s durou alguns segundos. Desesperado busquei de novo as tbuas mas elas haviam desaparecido: as rochas tampouco estavam ali. Minha me me abandonara. Toquei a minha fronte; porm no: j no podia mais.

139

SOLILQUIO DO INDIVDUO Eu sou o Indivduo. Primeiro vivi na rocha (ali gravei algumas figuras). Logo busquei um lugar mais apropriado. Eu sou o Indivduo. Primeiro tive que procurar-me alimentos, buscar peixes, pssaros, buscar lenha (j me preocuparia com os demais assuntos). Fazer uma fogueira, lenha, lenha, onde encontrar um pouco de lenha, algo de lenha para fazer uma fogueira, eu sou o Indivduo. Ao mesmo tempo me perguntei, fui a um abismo cheio de ar; respondeu-me uma voz: eu sou o Indivduo. Depois tratei de mudar-me a outra rocha, ali tambm gravei figuras, gravei um rio, bfalos, gravei uma serpente, eu sou o Indivduo. Porm no. Aborreci-me das coisas que fazia, o fogo me incomodava, queria ver mais,
141

eu sou o Indivduo. Desci a um vale regado por um rio, ali encontrei o que necessitava, encontrei um povo selvagem, uma tribo, eu sou o Indivduo. Vi que ali se faziam algumas coisas, figuras gravavam nas rochas, faziam fogo, tambm faziam fogo!, eu sou o Indivduo. Perguntaram-me de onde vinha. Respondi que sim, que no tinha planos determinados, respondi que no, que da em diante. Bem. Tomei ento um pedao de pedra que encontrei num rio e comecei a trabalhar com ela, comecei a poli-la, dela fiz uma parte de minha vida. Porm isto demasiado longo. Cortei algumas rvores para navegar, buscava peixes, buscava diferentes coisas (eu sou o Indivduo). At que principiei a aborrecer-me novamente. As tempestades aborrecem, os troves, os relmpagos,
143

eu sou o Indivduo. Bem. Pus-me a pensar um pouco, perguntas estpidas vinham-me cabea, falsos problemas. Ento comecei a vagar por alguns bosques. Cheguei a uma rvore e a outra rvore, cheguei a uma fonte, a uma fossa onde se viam alguns ratos: aqui venho eu, falei ento, haveis visto por aqui uma tribo, um povo selvagem que faz fogo? Deste modo me desloquei para o oeste acompanhado por outros seres, ou melhor bem s. Para ver h que crer, me diziam, eu sou o Indivduo. Formas via na escurido, nuvens talvez, talvez via nuvens, via relmpagos; em tudo isto tinham passado j vrios dias, eu me sentia morrer; inventei algumas mquinas, constru relgios, armas, veculos, eu sou o Indivduo. Apenas tinha tempo para enterrar meus mortos,
145

apenas tinha tempo para semear, eu sou o Indivduo. Anos mais tarde concebi algumas coisas, algumas formas, cruzei as fronteiras e permaneci fixo numa espcie de nicho, numa barca que navegou quarenta dias, quarenta noites, eu sou o Indivduo. Depois vieram algumas secas, vieram algumas guerras, tipos de cor entraram no vale, mas eu devia seguir adiante, devia produzir. Produzi cincia, verdades imutveis, produzi tanagras, deu a luz a livros de mil pginas, inchou-se a minha cara, constru um fongrafo, a mquina de coser, comearam a aparecer os primeiros automveis, eu sou o Indivduo. Algum segregava planetas, rvores segregava!, porm eu segregava ferramentas, mveis, teis de escritrio,
147

eu sou o Indivduo. Se edificaram tambm cidades, rotas, instituies religiosas passaram de moda, buscavam sorte, buscavam felicidade, eu sou o Indivduo. Depois me dediquei melhor a viajar, a praticar, a praticar idiomas, idiomas, eu sou o Indivduo. Olhei por uma fechadura, sim, olhei, que digo, olhei, para sair da dvida olhei, por trs de uma cortinas, eu sou o Indivduo. Bem. Melhor talvez que torne a esse vale, a essa rocha que me serviu de lar, e comece a gravar de novo, detrs para adiante gravar o mundo ao revs. Porm no: a vida no tem sentido.

149

SETE TRABALHOS VOLUNTRIOS E UM ATO SEDICIOSO (FRAGMENTO) 1 o poeta lana pedras na lagoa crculos concntricos se propagam [...] 6 o poeta se entrincheira na Tumba do Soldado Desconhecido e dali dispara flechas envenenadas aos transeuntes. [...] ACTO SEDICIOSO o poeta se corta as veias em homenagem a seu pais natal

Todos esses textos pertencem reunio da poesia de Nicanor Parra, que se encontra em Poemas para Combater a Calvcie.
151

Potrebbero piacerti anche