Sei sulla pagina 1di 2

PALESTRA SOBRE CIDOS

DIALGO DIRIO DE SEGURANA MEIO AMBIENTE E SADE OCUPACIONAL N DDS-MS / HO Reviso: Doc. 000

Emiss o:

HSE / QSMS
M.ALVES / Gestor

CIDOS
DDS-MS / MA

Houve uma poca em que apenas os trabalhadores da indstria qumica lidavam com cidos. Porm essa poca j passou. Em qualquer instalao industrial hoje em dia, podemos deparar com eles. A maioria deles mais ou menos prejudicial quando manuseados, ou podem causar danos s de se chegar perto deles. Todos eles podem ser manuseados com segurana, mas antes deve-se saber como. Voc tem de respirar esta substncia. Os dicionrios dizem que os cidos tem um gosto azedo e que atacam os metais. A parte relativa ao gosto no nos interessa muito, mas a parte que fala da capacidade de atacar os metais . Porque esta a caracterstica que os tornam perigosos. O dicionrio deve mencionar que eles tambm atacam pele e os tecidos orgnicos, alm de outras coisas. Alguns deles podem iniciar um incndio e alguns podem produzir gases venenos ou inflamveis. Sendo assim, muito importante voc saber um pouco mais sobre os cidos ao manuse-lo. Lembre-se sempre de que qualquer cido ataca , isto , queima a pele e os tecidos abaixo dela. Os cidos so mortais para os olhos. A rapidez e a profundidade com que atacam depende do tipo do cido e do quanto seja forte, seu nvel de concentrao. De qualquer maneira o primeiro princpio de segurana no manuseio de qualquer cido mantlo afastado de voc. Se houver respingos na sua pele procure lavar imediatamente. a que a maioria das pessoas tem problemas com cidos. As pessoas tem contato com um cido fraco, como a soluo de baterias por exemplo. A pele arde um pouco, mas no muito. Elas vo e lavam o local. A pele fica ligeiramente avermelhada meio inflamada e nada acontece. Com isso elas pesam que no foi nada, apesar de tudo. Assim vo ficando cada vez mais descuidadas. Com o passar do tempo no h rigor com este produto e ele acaba atingindo os olhos desta pessoa. A menos que a lavagem seja imediata e o atendimento mdico imediato, o mnimo que ocorrer ser uma reduo na viso. Dependendo do cido, provavelmente causar uma cegueira permanente . a maioria dos cidos corri os metais rapidamente, liberando o hidrognio durante a reao. O hidrognio altamente inflamvel. Uma centelha ou uma chama pode iniciar um incndio. Misturado com o ar torna-se altamente explosivo. Um outro exemplo o da bateria comum dos automveis. Dentro dela o cido sulfrico combina com o composto de chumbo contido nas placas das baterias, liberando o hidrognio. Com isso, ao acender uma lmpada, ascender um fsforo para verificar o nvel de gua da bateria ( ou mesmo se chegar com cigarro aceso ) , voc poder ser vtima de uma labareda de fogo no seu rosto. muitas pessoas j sofreram este tipo de acidente.
Gestor de Segurana Eng. Segurana do Trabalho

HSE / QSMS
MODELO SO-002

Marcio Alves / CREA 1993102194 RJ

Paulo Coelho

Pagina: 1 de2

PALESTRA SOBRE CIDOS


DIALGO DIRIO DE SEGURANA MEIO AMBIENTE E SADE OCUPACIONAL N DDS-MS / HO Reviso: Doc. 000

Emiss o:

A maioria vem como lquidos e no atacam vidros e borrachas. Devem ser acondicionados em recipientes de vidro ou revestidos de borracha. Manuseie os recipientes contendo cidos com muito cuidado. Alguns so piores que os outros, mas todos eles desprendem gases e vapores terrveis. O cido sulfrico e o hidrocloreto liberam gases capazes de atacar a pele, olhos e pulmes. Portanto eis aqui o ABC da segurana para o manuseio dos cidos: No d chance a eles; Use vesturio resistente ao ataque dos cidos, incluindo luvas; Ao manusear, evite derramar ou quebrar o recipiente que o contm; Mantenha-os afastado de qualquer fonte de calor e longe de substncias que possam reagir. Os cidos podem ser manuseados, desde que se conhea os riscos e as praticas seguras de manuse-lo.

Responsvel pela Elaborao e Desenvolvimento do Documento


NOME

Marcio Carvalho Alves


RG / DOC. OFICIAL

CARGO / FUNO

Gestor Segurana do Trabalho e Meio Ambiente


REGSITROS / ORGO EMISSOR

RJ / 003352.9 SSST/MTE
DATA

199302194 CREA / 200788081-4 CONFEA


ASSINATURA

15 de Fevereiro de 2013

Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro Tc. Edificaes / Tc. Segurana do Trabalho Reg. Regional 1993102194 CREA-RJ Reg. Nacional 200788081-4 CONFEA Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Consultor Ambiental Classe 5.0 - Reg. 1717049 - IBAMA SOBES RIO / Sociedade Brasileira de Eng. de Seg. do Estado do Rio de Janeiro Tcnico em Segurana do Trabalho e Higienista Ocupacional - Matrcula SE 1848 Tel.: 55 (21) 3018-7076 Contato (Lizandra) Cel.: 55 (21) 8818-3953 Claro Cel.: 55 (21) 9700-4740 vivo Nextel: 55 (21) 7762-5880 ID 963*14786 E-mail: tst.alves@gmail.com Skype: malves.sms

Gestor de Segurana

Eng. Segurana do Trabalho

HSE / QSMS
MODELO SO-002

Marcio Alves / CREA 1993102194 RJ

Paulo Coelho

Pagina: 2 de2

Potrebbero piacerti anche