Sei sulla pagina 1di 17

Embalagem nos Lacticnios

manual do consumidor

embalagem

A embalagem dos produtos alimentares desempenha muitas funes ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde a sua produo at ao momento em que o produto consumido. A embalagem permite a conservao dos produtos e a reduo de perdas durante o seu armazenamento e transporte. Assim, permite o acesso em diferentes pocas do ano a produtos diversos e provenientes de outros lugares. A embalagem tambm muito importante na transmisso de informao ao longo da cadeia de distribuio incluindo o consumidor.

embalagem

para que serve a embalagem ?


a embalagem serve para:
Conter: garantindo a integridade do produto e protegendo-o de danos fsicos e mecnicos que podem ocorrer durante o transporte, o armazenamento e todo o manuseamento no ponto de venda e no local de consumo;
Conter Conservar

Informar: fornecendo ao consumidor, atravs da rotulagem, as indicaes relativas ao produto, ao seu fabricante (ou responsvel pela colocao no mercado) e s suas condies de conservao e de utilizao; Ser conveniente: permitindo a utilizao do produto de forma prtica e sem desperdcios, sendo de fcil abertura, permitindo a fcil arrumao na dispensa ou no frigorfico e permitindo o fecho entre utilizaes quando o produto no consumido de uma vez s. Alm destas funes, a embalagem deve ser to leve quanto possvel, para que no haja desperdcio de matrias-primas ou de energia e deve ser recupervel, reutilizvel ou reciclvel. Os produtos lcteos tm caractersticas e exigncias de conservao diferentes. Por isso tm tambm embalagens diferentes, de forma a cumprir sempre os requisitos do produto.

Informar

Servir

O que? Quem? Como? Quanto? Quando?

Conservar: evitando ou retardando a degradao do produto pela aco do oxignio, da luz e de microrganismos, garantindo que a composio, o valor nutritivo e a qualidade microbiolgica do produto se mantm inalterveis; A embalagem no deve transmitir ao produto qualquer sabor ou aroma e, em alguns casos, deve permitir a evoluo de qualidades sensoriais normais do produto, como o caso de alguns queijos;

Dicas s
No compre nem consuma um produto se a sua embalagem mostrar sinais de abertura prvia ou de rompimento. Respeite sempre as condies de conservao do produto indicadas na embalagem Respeite as condies de utilizao do produto e sua embalagem conforme indicadas.

embalagem

as embalagens para produtos lcteos


1. leite
O tempo de vida-til do leite depende do tipo de tratamento trmico usado, da embalagem e da temperatura de armazenamento.

embalagem para leite pasteurizado


O leite pasteurizado acondicionado em saqueta plstica ou em pacote de carto. As saquetas plsticas so fabricadas a partir de um rolo, numa mquina que, em contnuo, esteriliza o material plstico, forma a saqueta, enche o leite e fecha a saqueta. O material da saqueta composto por vrias camadas de polietileno. Uma das camadas intermdias pigmentada a preto para constituir uma barreira luz. O pacote de carto do tipo "brik" tambm fabricado a partir de um rolo por um processo semelhante ao das saquetas plsticas. No entanto, o pacote de carto do tipo "topo erguido" fornecido em unidades pr-formadas e espalmadas. A mquina abre o pacote e cola o fundo, esteriliza o pacote, enche o leite e fecha o topo do pacote. O material destas embalagens constitudo por carto revestido a polietileno. Este plstico permite o fecho da embalagem e protege o carto da humidade. Em qualquer dos casos, o leite pasteurizado parte, antes de ser acondicionado na embalagem.

150 100 50

15s

10 a 20 min

2 a 4s

O leite pode ser pasteurizado, ultra-pasteurizado (processo tambm chamado UHT) ou esterilizado. A diferena entre estes dois processos reside nas condies de tempo e de temperatura a que o leite submetido, obtendo-se leite com tempos de conservao diferentes.

saqueta plstica

pacote tipo topo erguido

pacote tipo brik

pacote tipo topo circular

Dado a pasteurizao no eliminar os microrganismos termo-resistentes, o leite pasteurizado deve ser sempre refrigerado, mesmo antes da embalagem ser aberta. Este leite possui um tempo de vida-til de 4 a 5 dias em embalagem fechada.

embalagem

embalagem para leite ultra-pasteurizado (uht)


O leite ultra-pasteurizado acondicionado normalmente em pacotes de carto do tipo brik. Apesar de por fora parecerem idnticos aos pacotes utilizados no leite pasteurizado, os pacotes de carto usados no leite UHT so feitos de um material complexo diferente.
leite do dia
polietileno carto

O pacote de leite UHT tambm formado a partir de um rolo numa mquina de funcionamento contnuo. Ao entrar na mquina, o material esterilizado pela aco de gua oxigenada e/ou radiao ultravioleta. O leite previamente ultra-pasteurizado cheio numa cmara hermtica e esterilizada para no haver contaminao microbiolgica.

polietileno

O material inclui na sua estrutura uma folha de alumnio que confere embalagem um boa barreira luz e ao oxignio do ar.
leite uht
polietileno carto

polietileno folha de alumnio polietileno polietileno

Este processo chama-se "enchimento assptico" e permite obter leite de longa durao - mesmo superior a 12 meses - sem necessidade de refrigerao at a embalagem ser aberta.

wDicas
Os leites pasteurizado, UHT ou esterilizado tm condies e tempos de conservao diferentes. No entanto, depois de abrir a embalagem, qualquer tipo de leite deve ser mantido no frigorfico e consumido no prazo de 2 a 3 dias.

embalagem

embalagem para leite esterilizado


Enquanto que o leite pasteurizado e o leite ultrapasteurizado so processados termicamente antes de serem introduzidos na embalagem, o leite esterilizado processado depois de embalado. Por isso a embalagem deve resistir a elevadas temperaturas. So normalmente utilizadas garrafas de vidro com uma cpsula metlica ou garrafas de plstico - polietileno de alta densidade - com um selo de alumnio revestido. O leite esterilizado tem tambm uma longa durao sem necessitar de frio antes da embalagem ser aberta. No entanto, as suas qualidades sensoriais (sabor e cor) e o contedo em vitaminas sofrem mais alterao durante o processo, comparativamente ao leite UHT. Na maioria dos casos as embalagens de leite so agrupadas em 6, 12 ou mais unidades, para facilitar o seu transporte da loja.

O agrupamento normalmente feito com um tabuleiro de carto canelado e um filme plstico termoretrctil.

embalagem

2. iogurtes

embalagem para iogurte slido e iogurte batido


Estes iogurtes so normalmente acondicionados em copos plsticos ou em copos de vidro. Os copos so fechados por um selo de alumnio revestido. Os copos de plstico podem ser pr-formados em unidades individuais de polipropileno ou de poliestireno. Podem tambm ser fabricados na prpria mquina de enchimento, a partir de um rolo de material plstico poliestireno simples ou multicamada - para obteno de embalagens agrupadas em 4, 6 ou mais unidades.

Os iogurtes so fabricados a partir da fermentao cida do leite por aco de bactrias especificamente adicionadas (fermento). O cido lctico produzido durante a fermentao inibe o desenvolvimento de bactrias nocivas exercendo assim uma aco de conservao. Quando o grau de fermentao desejado atingido, o iogurte deve ser imediatamente refrigerado para evitar a degradao.

Os iogurtes podem ser classificados em iogurtes slidos, batidos ou iogurtes lquidos. Os iogurtes slidos, como tm uma consistncia grossa depois de prontos, so embalados imediatamente aps a inoculao com o fermento e a incubao feita na prpria embalagem. Aps a coagulao o iogurte refrigerado sem haver homogeneizao. Os iogurtes batidos e os iogurtes lquidos so inoculados e incubados num depsito. O produto refrigerado e batido ou liquefeito antes de ser introduzido na embalagem.

embalagem

embalagem para iogurte lquido


Os iogurtes lquidos so geralmente acondicionados em garrafas de plstico - polietileno de alta densidade - fechadas com uma tampa plstica e por vezes com um selo de alumnio revestido. As garrafas so normalmente produzidas na fbrica de iogurtes, muitas vezes em unidades autnomas, para evitar o transporte de embalagens vazias.

Os iogurtes lquidos podem tambm ser acondicionados em copos plsticos de poliestireno ou de polipropileno, fechados com um selo de alumnio revestido. Os iogurtes devem ser sempre conservados no frigorfico a uma temperatura de 0 a 6C, tendo um tempo de vida-til de 28 dias.

embalagem

3. queijo
O queijo produzido a partir do leite por um processo complexo que inclui a coagulao, o dessoramento (separao entre o coalho e o soro), a salga e a maturao ou cura. H muitos tipos de queijo em funo do leite usado (vaca, ovelha, cabra ou mistura) e do processo de produo. usual distinguir os queijos em: queijo fresco, queijo curado (de pasta mole ou pasta semi-dura e dura) e queijo fundido. As exigncias e os requisitos da embalagem para queijo dependem do seu teor em humidade e em gordura, do grau de cura e da consistncia do queijo.

embalagem para queijo fresco

O queijo fresco um queijo no maturado de consistncia muito frgil. Dado o seu elevado teor em humidade (cerca de 80%), tem um perodo de conservao muito curto, devendo ser sempre refrigerado. A perda de gua conduz a uma alterao do aspecto e da textura e a aco da luz e do oxignio provocam a oxidao da gordura. Uma parcela significativa dos queijos frescos ainda no embalada: os queijos mais pequenos so comercializados em anis ou pequenos tabuleiros plsticos que apenas sustentam ou do forma ao queijo, no impedindo a contaminao microbiolgica. Para garantir a higiene e melhorar a conservao do queijo, este deve ser acondicionado numa embalagem que evite a perda de gua e proteja o queijo da aco da luz e do oxignio do ar. Alguns queijos frescos j so acondicionados em embalagem com atmosfera modificada onde foi feita a injeco de um gs inerte (azoto) ou de uma mistura de gases para melhorar a sua conservao.

embalagem

embalagem para queijo de pasta mole

embalagem para queijos de pasta semi-dura ou dura


Estes queijos so submetidos a um forte dessoramento por prensagem, obtendo-se assim um produto com um teor de humidade da ordem dos 35 a 40% que se conserva por longos perodos de tempo. So exemplos os queijos Flamengo, S.Jorge, Emmental, entre outros. Como regra geral, a embalagem destes queijos consiste num revestimento com cera ou parafina, ou num filme de plstico ou de celofane. No caso de queijo cortado aos pedaos ou em fatias, muito usada a embalagem a vcuo e por vezes a embalagem com atmosfera modificada. Neste ltimo caso, introduzida na embalagem uma mistura gasosa sem oxignio e rica em dixido de carbono. A ausncia de oxignio impede a oxidao da gordura e o elevado teor em dixido de carbono retarda o crescimento de bolores.

Os queijos de pasta mole, como alguns queijos tradicionais portugueses do tipo "amanteigado" como o Serra da Estrela ou queijo "Camembert", tm um teor de gua inferior ao dos queijos frescos (cerca de 50 a 60%) e por isso so de mais fcil conservao. Estes queijos continuam o seu processo de maturao durante a fase de comercializao, adquirindo um sabor e um aroma mais refinado medida que vo maturando. Por isso, a embalagem deve permitir que as trocas gasosas necessrias maturao do queijo ocorram: a embalagem deve permitir a entrada de oxignio e a sada de dixido de carbono e de humidade. A crosta formada durante o processo de cura funciona como uma embalagem protectora no caso de queijos comercializados inteiros, usando-se por vezes uma caixa de madeira ou de carto como proteco contra danos mecnicos, como suporte de informao e como elemento de diferenciao. No caso de queijos comercializados s pores correntemente utilizada uma folha de alumnio ou uma pelcula plstica envolvente. Por vezes utilizada a embalagem a vcuo. Esta embalagem fabricada com uma estrutura constituda por vrios materiais plsticos, como a poliamida e o polietileno.

yDicas
No caso de embalagem com atmosfera modificada, abra a embalagem algum tempo antes de servir para evitar um cheiro tpico provocado pelo dixido de carbono.

10

embalagem

o que nos dizem as embalagens ?


1. menes obrigatrias por lei
A embalagem transmite atravs da sua impresso ou do seu rtulo diversas informaes sobre o produto que contm, sobre a sua conservao e utilizao, sobre o seu fabricante ou responsvel pela colocao no mercado e sobre o destino a dar embalagem depois desta ter sido utilizada. Algumas destas indicaes so obrigatrias por lei e outras so colocadas para uma informao mais completa ao consumidor. As informaes dadas devem ser claras, objectivas e no devem induzir o consumidor em erro. Denominao de venda: o nome que o produto tem, independentemente da marca ou da empresa, e que deve incluir o tipo de produto. Os produtos lcteos devem ser denominados da seguinte forma:
leite
Leite Pasteurizado Leite Ultra-Pasteurizado Leite Esterilizado (no caso de ser) Homogenizado Gordo Meio Gordo Magro

iogurte
Iogurte Natural
para abrir Leite UHT Meio gordo Homogenizado Consumir de preferncia antes de 17.01 Informao nutricional No necessita de frigorfico antes de abrir 1 Litro Lote X497
P KLT CE

Slido Batido Lquido

Gordo Meio Gordo Magro

Iogurte Aucarado Iogurte Aromatizado Iogurte c/ Pedaos de Fruta

queijo
Extra Gordo Queijo Curado Queijo Fresco Tipo de leite (se no for usado Gordo Meio Gordo Pouco Gordo Magro

Leite&Silva, S.A. Rua da Alegria 4200 Porto

Queijo Designao Tradicional s leite de vaca)

Lista de ingredientes: a lista de todas as substncias, aditivos e aromatizantes usados no fabrico e na conservao do produto. No caso de produtos constitudos por uma nica substncia, como o caso do leite simples, a lista no obrigatria. Para cada produto exite uma lista de substncias e aditivos cuja utilizao legalmente permitida.

embalagem

11

Quantidade lquida: a quantidade de produto contida na embalagem. Deve ser expressa um volume (L, cL, mL) para os produtos lquidos e em massa (kg, g) para os outros produtos. A maior parte das embalagens apresentam, junto indicao da quantidade lquida, o smbolo e. Este smbolo significa que a empresa controla o enchimento do produto de forma a que a quantidade cheia em cada embalagem se encontra no intervalo de tolerncia especificado para aquela quantidade, isto entre um valor mnimo e um valor mximo.

Identificao do lote de fabrico: uma indicao em cdigo, que permite ao fabricante saber detalhes sobre a produo e enchimento do produto, como a data de fabrico e a origem das matrias-primas utilizadas. uma indicao importante no caso de anomalias ou defeitos, permitindo ao fabricante identificar a causa, retirar outras unidades afectadas que entretanto tenham sido colocadas no mercado e poder evitar o problema em lotes seguintes. Nome e morada do fabricante, embalador ou importador: so as indicaes relativas entidade que legalmente responsvel pela colocao do produto no mercado. Condies de conservao: a indicao da temperatura a que o produto deve ser armazenado antes da embalagem ser aberta. Os produtos perecveis que so obrigados a ter a data limite de consumo, devem tambm ter sempre a temperatura de conservao.
leite pasteurizado iogurte
Conservar de O a 6 C

Data de consumo e durabilidade: nos produtos muito perecveis como o leite pasteurizado, o queijo fresco e o iogurte, referida a data limite de consumo. Os produtos no podem estar venda quando esta data foi ultrapassada. Nos produtos de maior durao como o leite ultra-pasteurizado e os queijos maturados, referida a data de durabilidade mnima.
data limite de consumo
Consumir at . . . . . . . . (dia e ms)

queijo

queijos curados

Conservar a menos de 10 C

leite uht leite esterilizado

No necessita de frigorfico antes de abrir

data de durabilidade mnima


Consumir de preferncia antes de . . . . . . . . (dia e ms)

Consumir de preferncia antes do fim de . . . . . . . . (dia e ms)

12

embalagem

2. rotulagem nutricional
Outras menes: ainda obrigatrio indicar algumas substncias especficas se estas forem adicionadas, para prevenir os consumidores que podem ser alrgicos ou intolerantes a esses produtos, como edulcorantes, acares, aspartame e poliis. tambm obrigatrio mencionar "Acondicionado em atmosfera protectora" no caso da embalagem conter gases que ajudam a conservao do produto. Marca de salubridade: uma marca que indica que a empresa foi inspeccionada e licenciada pelas autoridades competentes, no que diz respeito qualidade das matrias-primas, s condies de boas prticas de fabrico e ao cumprimento das normas de higiene sanitria aplicveis. A marca consiste no nome do pas ou o seu cdigo internacional, o cdigo especfico da empresa e a sigla CEE, inscritos numa cinta oval. Nenhum produto lcteo pode ser vendido na Unio Europeia sem a marca de salubridade. A rotulagem nutricional a informao sobre o valor energtico e sobre o contedo do produto nos nutrientes seguintes: protenas, glcidos, lpidos, fibras alimentares, sdio, vitaminas e sais minerais. Esta informao no obrigatria por lei, excepto nos casos em que feita publicidade a propriedades nutricionais especiais do produto. No entanto os fabricantes optam muitas vezes por incluir a rotulagem nutricional para melhor informao do consumidor.

P KLT CE

Modo de emprego: as condies de utilizao do produto s so obrigatrias no caso da sua falta impedir ou dificultar o uso apropriado desse produto. Em muitos casos so includas informaes teis, como por exemplo, a forma correcta de abrir a embalagem, ou agitar antes de servir.

embalagem

13

as informaes nutricionais permitidas so:


a) o valor energtico e a quantidade em protenas, glcidos e lpidos, ou b) o valor energtico e a quantidade em protenas, glcidos, acares, lpidos, cidos gordos saturados, fibras alimentares e sdio. Podem tambm ser includas as quantidades de diferentes tipos de glcidos (ou hidratos de carbono) e de diferentes tipos de lpidos, conforme no quadro ao lado. O valor energtico e as quantidades de nutrientes so indicadas por 100g ou 100 ml de produto, prevendo-se que sejam no futuro indicadas por unidade normal de consumo ou dose. As vitaminas e os sais minerais devem ser indicadas em percentagem da dose diria recomendada.
valor energtico
Protenas Glcidos
dos quais

3. outras marcas e informaes


A maioria das embalagens apresenta um cdigo de barras. Este cdigo facilita a gesto dos stocks da loja e a aquisio do produto uma vez que rapidamente o produto registado no ponto de pagamento atravs da leitura ptica do cdigo. O cdigo de barras utilizado nas embalagens de produtos de consumo, designado por Cdigo EAN-13 consiste na representao grfica de um cdigo numrico atravs da combinao de barras e espaos com larguras variveis. O cdigo numrico constitudo por 13 dgitos: - 3 dgitos que identificam o pas (o cdigo de Portugal o 560), - 4 dgitos que identificam a empresa e - 5 dgitos que identificam o produto e - 1 dgito de controlo.

Kj e Kcal
g

Acares Poliis Amido

g g g g g g mg g g mg, % DDR mg, % DDR N do Pas 560 Portugal N da empresa N do produto 1234 Rua da Alegria 4200 Porto 56789 N de controlo 2 Calculado a partir dos outros dgitos

Lpidos
dos quais

cidos gordos saturados cidos gordos monoinsaturados cidos gordos polinsaturados Colesterol

Este ltimo tem como objectivo garantir a correcta leitura do cdigo, detectando leituras pticas erradas originadas por defeitos de impresso ou incorrecta digitao pelo operador da caixa na loja.

Fibras Sdio Vitaminas Sais minerais

Leite & Silva, S.A. Leite UHT 1 L

14

embalagem

as embalagens e o ambiente
a reduo do impacto das embalagens no ambiente assenta em 3 aspectos:
A embalagem ao proteger e conservar os alimentos por perodos mais longos, reduz o desperdcio e as perdas dos produtos durante o transporte e a armazenagem. Ao permitir uma distribuio mais eficiente, tambm aumenta o acesso aos produtos. Assim a utilizao de embalagens traz grandes benefcios, permitindo economizar e no desperdiar recursos materiais e energticos. Reduzir: significa utilizar menos material e menos energia para produzir uma embalagem, bem como eliminar a utilizao de substncias nocivas ao ambiente na sua produo, como solventes, CFCs e metais pesados. Dado que a embalagem desempenha um papel fundamental na qualidade e na segurana dos produtos alimentares, que no podem ser postas em causa, nem sempre possvel atender a esta necessidade de minimizao dos recursos usados. Contudo, graas aos avanos tecnolgicos registados nos processos de produo e de transformao dos materiais, hoje fabricam-se embalagens mais leves sem prejuzo da sua resistncia mecnica - e os processos de fabrico so menos poluentes e mais eficientes do ponto de vista energtico.

No entanto, a utilizao de embalagens tambm implica consumo de recursos e produo de emisses poluentes. Por isso, a embalagem deve ser concebida de forma a consumir o mnimo de material e de energia necessria sua produo e ao seu transporte at ao local de enchimento, produzir o mnimo de emisses poluentes e conduzir a uma quantidade mnima de resduos slidos, quer durante a sua produo quer depois de ter sido utilizada. Isto , a embalagem deve ter um impacto mnimo no ambiente, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

yDicas
Lembre-se: a embalagem no lixo.

Reutilizar: significa que a embalagem depois de ser utilizada, retorna fbrica de alimentos ou de bebidas para voltar a ser cheia com o mesmo produto e iniciar novo ciclo de distribuio. Uma vez que a mesma embalagem usada vrias vezes (chama-se embalagem retornvel), obtm-se normalmente uma reduo nos resduos slidos gerados. No entanto, estas embalagens tm de ser mais resistentes para suportar o nmero de ciclos de distribuio previsto e por isso so mais pesadas e consomem mais matriasprimas e energia no seu processo de produo.

embalagem

15

Adicionalmente, a embalagem retornvel tem de ser lavada e desinfectada antes de cada reutilizao e por isso h um consumo adicional de gua e de produtos qumicos necessrios aquelas operaes.

Reciclar: significa que o material da embalagem depois de utilizado incorporado num processo de fabrico e reprocessado para produzir outros produtos ou por vezes outras embalagens.

Nem todas as embalagens podem ser reutilizveis. S os materiais que apresentem resistncia mecnica adequada e que resistam temperatura e aos agentes qumicos da etapa de limpeza e desinfeco, garantindo uma boa higiene e a ausncia de contaminaes, como o vidro e alguns plsticos especficos, podem ser usados. As embalagens retornveis so normalmente marcadas com um smbolo ou inscrio apropriados. Na compra do produto pago um depsito que posteriormente devolvido quando a embalagem vazia devolvida loja.

No caso do vidro e do alumnio o material usado para fabrico de novas embalagens. No caso dos materiais plsticos e do papel ou carto, o material utilizado para fabrico de embalagens em que a camada de material reciclado no esteja directamente em contacto com o alimento, ou para outros produtos. Hoje, todas as embalagens de vidro, de alumnio e muitas embalagens de carto tm na sua composio uma percentagem de material reciclado.

16

embalagem

As embalagens de tara perdida (ou seja as embalagens no retornveis) so muitas vezes marcadas com um smbolo apropriado.

As embalagens de tara perdida so marcadas com o Smbolo do Sistema Ponto Verde. Esta marca significa que a empresa responsvel pelo lanamento do produto no mercado pagou uma verba para que a embalagem seja recolhida, separada por categoria e valorizada, ou seja, reciclada ou incinerada com recuperao de energia.

Para que a reciclagem dos materiais seja tecnicamente possvel e economicamente vivel necessrio que os materiais sejam separados por categorias e limpos de resduos que possam comprometer a qualidade do produto fabricado com material reciclado. Por isso, esto em fase de implementao sistemas de recolha selectiva e estaes de tratamento e triagem para que os resduos das embalagens possam ser depois canalizados para fbricas recicladoras.

Esta verba paga Sociedade Ponto Verde que actualmente a entidade em Portugal responsvel pela gesto dos resduos de embalagem de leite e produtos lcteos: esta sociedade paga aos municpios uma verba para que eles faam a recolha selectiva e a triagem dos materiais por categorias e depois envia os resduos tratados para empresas recicladoras.

6
PS

Poliestireno

Para facilitar a separao dos materiais por categorias est prevista, sendo mesmo j feita em alguns casos, a marcao das embalagens, de forma normalizada com um cdigo identificativo (sigla e/ou nmero).

yDicas
No use as embalagens reutilizveis para outros produtos, como lixvia, detergente, gasolina, etc, antes de as devolver loja. No misture as embalagens reciclveis com resduos orgnicos como restos de comida, etc. Passe por gua as embalagens vazias de tara perdida e espalme-as quando possvel. Envie as embalagens para reciclar, colocando-as no ecoponto e separando as embalagens de vidro, as embalagens de papel e carto (inclundo os pacotes de leite) e as outras embalagens (latas e embalagens plsticas).

Potrebbero piacerti anche