Sei sulla pagina 1di 12

Art. 104.

A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei. Art. 105. A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, nem aproveita aos co-interessados capazes, salvo se, neste caso, for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum. Art. 106. A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. Art. 107. A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. REQUISITOS DO NEGCIO JURDICO 1) Manifestao de vontade: a) Livre (no pode ser coagida ) e de boa f (no tinha inteno de prejudicar algum); b) Silencio: c) Reserva mental: aquilo que a pessoa pensa quando vai praticar o NJ. Pensa uma coisa e manifesta outra. No NJ vale aquilo que foi manifestado. Art. 110 CC. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. Conceito Reserva mental: ocorre quando um dos declarantes oculta a inteno verdadeira, quando declara uma coisa, mas desejava outra. Pode se de boa f ou m f. 2) AGENTE OU SUJEITO EMISSOR DA VONTADE a) agente capaz: representante ou assistente b) Representao:
Convencional: quer que algum o represente, as duas partes tem que estar de

acordo. Praticar o negcio no lugar do outro.


Legal: Aquele que a lei manda que represente. Art. 1.634 CC, V; Compete aos

pais, quanto pessoa dos filhos menores: V - represent-los, at aos dezesseis anos, nos atos da vida civil, e assisti-los, aps essa idade, nos atos em que forem partes, suprindo-lhes o consentimento;

Art. 1.690. Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los at completarem a maioridade ou serem emancipados.
Judicial: o juiz que escolhe. Empresas que no conseguem honrar suas

dividas:
a) Sindico da massa falida: ser o representante da reunio dos bens e creditos

de toda empresa.
b) Inventariante: vai representar os herdeiros. Art. 1775, 3 Na falta das

pessoas mencionadas neste artigo, compete ao juiz a escolha do curador. ATO ILICITO Art. 186; Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Elementos do ato ilcito:
1) Culpa (culpa - negligencia, imprudncia ou impercia) e/ou dolo - m- f, tem a

inteno de prejudicar outro). A culpa abrange o dolo.


2) Contrariedade ao Direito; ao ou omisso da pessoa foi contraria ao Direito. 3) Dano;

Responsabilidade ou Responsabilizao:
a) Penal; ela pessoal, pessoal e intransfervel. O juiz aplica a pena

representando o estado. O penalizado oferece risco para a sociedade. Pode responder com a restrio da liberdade, privativa de liberdade. Pode atingir a pessoa, a sua liberdade.
b) Civil; A responsabilizao pode ultrapassar a pessoa do ofensor. A

responsabilidade civil patrimonial. A responsabilizao pode ir alem da pessoa, pode ser responsabilizada pelos atos de outra pessoa. A nica hiptese de priso falta de pagamento alimentcio. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condies; III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele;

IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos; V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a concorrente quantia. Art. 933. As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte, respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos. Responsabilidade Contratual ou extracontratual
a)

Contratual: as partes envolvidas no contrato estipulam. A prova vem do

contrato, das clausulas no cumpridas. O contrato firmado pela conveno. A responsabilidade se origina no contrato.
b)

Extracontratual: se origina da lei, responsabilidade Aquiliana- Lei de Aquilia.

A prova vem de provar que aquele ato foi causado. Se origina com base na lei. Art. 927- Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Especies de Culpa:
a) in elegendo: Escolha de pessoa no habilitada. voc vai assumir essa

responsabilidade porque voc elegeu essa pessoa que iria lhe indenizar.
b) in commitendo ou in ommitendo culpa pela ao e culpa pela ao. c) in vigilando fiscalizao, vigiar.

Pressupostos da responsabilidade:
a) Conduta ou omisso do agente; agir pessoa tem que agir ou deixar de agir.

b) Culpa ou dolo;
c) Relao de causalidade; nexo causal - ligao entre o ato e a consequncia.

d) Dano; Se tiver todos esses pressupostos tem a necessidade de indenizar. Abuso de direito: foi alem, excede aquilo que poderia fazer. Art. 939. O credor que demandar o devedor antes de vencida a dvida, fora dos casos em que a lei o permita, ficar obrigado a esperar o tempo que faltava para o vencimento, a descontar os juros correspondentes, embora estipulados, e a pagar as custas em dobro. Art. 1.637. Se o pai, ou a me, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea reclamada pela segurana do menor e seus haveres, at suspendendo o poder familiar, quando convenha.

Pargrafo nico. Suspende-se igualmente o exerccio do poder familiar ao pai ou me condenados por sentena irrecorrvel, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de priso. Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que: I - castigar imoderadamente o filho; II - deixar o filho em abandono; III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes; IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente. Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Atos lesivos no considerados ilcitos: a) Legitima defesa;
b) Exerccio regular dos direitos; constru um sobrado dentro das normas, mas

tirei o sol do vizinho. No licito, mas causou uma leso.


c) Estado de necessidade: em um momento de urgncia/necessidade acabo

causando dano a algum. Ato lesivo, ms no ilcito.


d) Culpa exclusiva da vitima: aconteceu o dano por culpa da vitima.

VICIOS OU DEFEITOS DO NEGCIO JURIDICO 1) Vcios do consentimento: somente as pessoas envolvidas sero envolvidas.
1) Erro ou ignorncia: ignorncia (falta de conhecimento) erro (falsa noo,

falsa percepo). O erro, a pessoa no tem influencia de ningum, ele se auto engana. No erro se erra sozinho.
1.1) Espcies de erro: a) Erro escusvel: mesmo sendo cuidadoso ele erra, um erro perdovel, no foi

negligente. No anula um negcio.


b) Substancial- essencial, se teria conhecimento no teria praticado o negocio.

b.1) erro quanto pessoa. b.2) erro quanto ao objeto. Compro o macho achando que a fmea. Compra prata achando que era lata. b.3) erro quanto ao negcio. O negocio feito est errado. Faz uma locao quando vai fechar v que um emprstimo.

Art. 139. O erro substancial quando: I - interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante; III - sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico. c) erro acidental. Por um descuido. No anula um negcio. perceptvel pelo contexto de um negocio. Art. 142. O erro de indicao da pessoa ou da coisa, a que se referir a declarao de vontade, no viciar o negcio quando, por seu contexto e pelas circunstncias, se puder identificar a coisa ou pessoa cogitada. d) erro de clculo: no anula o negcio, apenas se concerta. Est relacionado a quantidade a quantidade a ao peso ou na medida. Art. 143. O erro de clculo apenas autoriza a retificao da declarao de vontade. Art. 138. So anulveis os negcios jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio. Art. 144. O erro no prejudica a validade do negcio jurdico quando a pessoa, a quem a manifestao de vontade se dirige, se oferecer para execut-la na conformidade da vontade real do manifestante. 2) Dolo (m-f) o erro provocado pela parte contraria ou por 3, por meio de um artifcio malicioso. Espcie de dolo Espcies de Dolo 2.1) Dolo principal/essencial: Anula o negcio. Se soubesse no tinha realizado. De dia uma coisa e a noite outra. A pessoa errou por conta da outra. Uma pessoa induziu a outra a erro. 2.2) Dolo acidental dolus Bunus: tentando ter alguma vantagem, mas est mentindo. Vendedora. No anula o negcio, 2.3) Dolo positivo: exige uma ao e afirmao. Acreditando nas afirmaes que o vendedor fez voc compra. Usou de m f. O dolo positivo tambm pode ser dolo essencial. Se a pessoa soubesse ela no realizaria o negocio.

2.4) Dolo Negativo: omisso, silencio intencional. Fez algo que provocou erro. 2.5) Dolo de terceiro: aquele que no est envolvido no negocio. No caso o corretor de imveis. Anula o negcio jurdico. Art. 148. Pode tambm ser anulado o negcio jurdico por dolo de terceiro, se a parte a quem aproveite dele tivesse ou devesse ter conhecimento; em caso contrrio, ainda que subsista o negcio jurdico, o terceiro responder por todas as perdas e danos da parte a quem ludibriou. 2.6) Dolo de ambas as partes: compra algo com defeito tentando me enganar, a pessoa agiu de m f e eu agi de m f pagando com cheque sem fundo, uma no pode reclamar da outra. Art. 150. Se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode aleg-lo para anular o negcio, ou reclamar indenizao. 2.7) Dolo do menor: Art. 180. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, no pode, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior. 2.8) Dolo do representante: aquele que pratica o ato pela pessoa. Legal, s obriga o representado a responder at a importncia do proveito que teve. Na convencional (as partes entram em um acordo e nomeiam), representado e o representante respondem solidariamente pelas perdas e danos. 3) coao: o coagido chamado paciente ou vitima. Forar algum a fazer alguma coisa. Pode ser fsica (prende ou coloca revolver na cabea, no teve manifestao de vontade) ou psicolgica. Espcies (tipos) de coao: 1) Fsica vis absoluta no manifesta sua vontade, o negocio nulo, a pessoa agiu no impulso. A pessoa vai agir conforme o ator quer. Vai agir conforme querem que ela haja. Falta manifestao de vontade, ausncia de manifestao de vontade. 2) psicolgica vis compulsiva tem escolha- esta sendo coagida somente psicologicamente, pode ser anulado o negocio. Pode ou no aceitar. Vai agir conforme queira. No age sobre o corpo, age sobre o corpo. Requisitos da coao: a) violncia psicolgica/fsica; b) fundado receio de grave dano pessoa, a algum de sua famlia ou aos bens;

c) declarao de vontade viciada; (s manifestou a vontade porque foi coagida). No considerao coao Temor reverencial: em relao ao seu superior. A no ser que ultrapasse os seus limites. 4) Estado de perigo tem que haver perigo, a pessoa ou algum da famlia est em perigo. Efetive um negocio que poder ser anulado, caso o juiz decida. Art. 156 CC, Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigao excessivamente onerosa. Pargrafo nico. Tratando-se de pessoa no pertencente famlia do declarante, o juiz decidir segundo as circunstncias. 5) leso: art. 157, a pessoa assume algo muito mais caro, muito mais oneroso, por necessidade ou por inexperincia. Onde se fere a igualdade. Art. 157. Ocorre a leso quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperincia, se obriga a prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta. 2) vcios sociais: a pessoa que esta fora do NJ que ser prejudicado. Atinge quem est fora de relao. a) fraude (enganar, causar prejuzo) contra credores (para ser credor tem que haver divida): Uma fraude contra credores um ato praticado pelo devedor, com a inteno de prejudicar o credor em sua tentativa de receber o que lhe de direito. A fraude se caracteriza pela m-f, sendo necessariamente um ato escuso e no inclui os meios processuais legtimos colocados sua disposio. Elementos: 1) objetivo: eventus damni evento danoso por causa desse fato a pessoa entrou em insolvncia a pessoa passou a dever mais a do que tem para receber. Com o intuito de no pagar renuncio. AO PAULIANA ao que vai desfazer o negcio fraudulento. 2) subjetivo: consclum fraudis m f. Art. 158 Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos.

b) simulao: fazer de conta, fingir, fazer uma declarao enganosa. Pode ser de duas formas: 1) Absoluta: fazer de conta que existe um negocio na inteno de proteger o patrimnio. No h negocio algum. As partes celebram um negocio jurdico falso sem a inteno de realizar, realizam o divorcio sem a inteno de realizar. 2) Relativa: o negocio nulo foi praticado com o objetivo de dissimular outro negocio. O objetivo foi, por exemplo, foi pagar menos imposto. Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1 Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem; II - contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados. Art. 550. A doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo outro cnjuge, ou por seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. PROVAS MEIOS DE PROVAS Confisso Documental Testemunhal Pericial Presuno 1) Confisso: Declarar, mesmo que isso seja prejudicial. Pode acontecer: Judicial: perante o juiz: espontnea ou provocada e Extrajudicial: no tem juiz envolvido e nem processo. 2) Documental: provada com meio fsico, registro fsico. Pode ser de duas formas: Particular, as partes fazem (procurao, contrato) e pblico feito no cartrio. 3) Testemunhal: meio frgil. Instrumentria e a testemunha que vai assinar o documento junto e a judicial/judicirio que d o depoimento perante o juiz.

4) Pericial: feita por pessoa habilitada, tcnico, profissional que entenda do assunto. O perito deve dar um laudo parcial, deve falar a verdade. O perito sempre nomeado pelo juiz. Atravs de exame (sangue, DNA, grafotcnico, mdico) ou vistoria. 5) Presuno: deduzo algo por conta de uma situao ftica. Devido as circunstancias deduz que . Art. 322. Quando o pagamento for em quotas peridicas, a quitao da ltima estabelece, at prova em contrrio, a presuno de estarem solvidas as anteriores. Art. 324. A entrega do Ttulo ao devedor firma a presuno do pagamento. INVALIDADE DO NEGCIO JURDICO Quando no produz os efeitos desejados pelas partes. Ou ele nasce com problemas que no pode prosseguir ou no caminho acontece algo. Inexistncia do negocio jurdico Espcie de invalidade:
Absoluta: est relacionada a nulidade do negocio jurdico. nulo. Volta tudo

desde o comeo.
Relativa: anulabilidade, anulvel, pra de produzir efeitos caso de

ressarcimento e indenizao. Nulidade: a ideia faz-lo desaparecer, como se nunca tivesse existido. - o negocio no produz efeitos pela ausncia de requisitos para o seu plano de validade. Art. 166 CC. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano. Espcies de nulidade 1) Total: no se aproveita nada. 2) parcial: h uma nulidade da parte que no poderia dar. Principio da conservao. Pretende-se conservar, manter para no se desfazer pelo principio da conservao do negocio jurdico. Consigo aproveitar algo desse negocio. 3) Expressa ou textual: no texto da lei est escrito. Art. 548. nula a doao de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistncia do doador.

4) virtual ou implcita: as palavras que o texto trs levam a crer que o negocio nulo ou anulvel. Art. 1.521. No podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. Art. 380 CC. No se admite a compensao em prejuzo de direito de terceiro. O devedor que se torne credor do seu credor, depois de penhorado o crdito deste, no pode opor ao exequente a compensao, de que contra o prprio credor disporia. Art. 426. No pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva. Pacta Corvina 5) absoluta: envolve questes de ordem ou interesse publico, est indo contra lei, o interesse violado da sociedade, algo de interesse social. Simulao e coao absoluta.sempre envolve um absolutamente incapaz. Negocio nulo. Art. 168 CC. As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por qualquer interessado, ou pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. Pargrafo nico. As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, no lhe sendo permitido supri-las, ainda que a requerimento das partes. No tem prazo para alegar. No convalesce. 6) Relativa: questes de ordem ou interesse particular, vcios e defeitos do negocio jurdico, erro, dolo, leso, estado de perigo, fraude contra credor. Negocio anulvel. O interessado, envolvidas podem alegar a nulidade, somente ele. Tem prazo para alegar, 4 anos. Se convalesce pela passagem do tempo. Sempre envolve um relativamente incapaz. Negocio anulvel, nulidade relativa, anulabilidade. Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores. Art. 172. O negcio anulvel pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

Art. 177. A anulabilidade no tem efeito antes de julgada por sentena, nem se pronuncia de ofcio; s os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade. Art. 178. de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: I - no caso de coao, do dia em que ela cessar; II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico; III - no de atos de incapazes, do dia em que cessar a incapacidade. Art. 169. O negcio jurdico nulo no suscetvel de confirmao, nem convalesce pelo decurso do tempo. O negocio jurdico nulo no convalesce, o negocio nulo com o tempo se torna valido. As partes somente podem dizer que o negocio nulo. A sentena no negocio nulo produz efeitos para todos erga emnes - ex nunc no retroage. A sentena no negocio anulvel produz efeitos somente nas partes inter pertes - ex tunc retroage. 1) falta manifestao de vontade: no existe negocio jurdico Plano da Existncia do negocio jurdico: Manifestao de vontade Agente capaz Objeto licito, possvel, determinado, determinvel Forma prescrita ou no defesa em lei Validade Objeto licito, possvel, determinado, determinvel Forma prescrita ou no defesa em lei Prescrio e decadncia: Relacionados a tempo Prescrio: Aquisitiva: passagem do tempo que faz com que adquire direitos. Ex. usucapio. Pela passagem do tempo. Extintiva: passagem do tempo que faz com que perca os direitos.

Pretenso: o poder que termos de cobrar algum sobre alguma coisa, no momento que ela causa dano nasce a pretenso. Quando nasce o direito de exigir nasce a pretenso. o poder de exigir de outrem coercitivamente, o cumprimento de um dever jurdico. Se eu no ajuizar essa ao ocorrera a prescrio. Passou o tempo de seis meses no cheque, no agiu no prazo no tem o que fazer. Elementos da prescrio Ao exercitvel- pretenso. Passagem do tempo e inrcia do titular- poderia ter agido e no agiu.
Ausncia de causa interruptiva ou suspensiva. Esto no CC 189, causas 197

at 201 204. Institutos semelhantes, afins, paralelos; 1) Precluso deveria ter praticado um ato, mas no praticou no tempo previsto. Deixa de praticar o ato no tempo previsto. a perda de uma faculdade processual por no ter sido exercida no momento prprio. 2) perempo- quando a parte ou o autor por trs vezes deixa de fazer ou abandona o processo no poder entrar com o processo novamente. Art. 268 CPC Pargrafo nico - Se o autor der causa, por trs vezes, extino do processo pelo fundamento previsto no n III do artigo anterior, no poder intentar nova ao contra o ru com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito. Decadncia: passou o prazo e no cobrei o meu direito. A pessoa no tem mais o direito de exigir, decaiu o direito. Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio,
no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio.

a extino do direito potestativo (o titular tem o direito de exigir algo que repercutir na esfera jurdica de outrem) pela falta de seu exerccio.

Potrebbero piacerti anche