Sei sulla pagina 1di 4

RESOLUO N 3.

517 Dispe sobre a informao e a divulgao do custo efetivo total correspondente a todos os encargos e despesas de operaes de crdito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas fsicas. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna pblico que o CONSELHO MONETRIO NACIONAL, em sesso extraordinria realizada em 6 de dezembro de 2007, com base no art. 4, inciso VI, da referida lei, e considerando o disposto na Lei n 6.099, de 12 de setembro de 1974, com as alteraes introduzidas pela Lei n 7.132, de 26 de outubro de 1983, R E S O L V E U: Art. 1 As instituies financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil, previamente contratao de operaes de crdito e de arrendamento mercantil financeiro com pessoas fsicas, devem informar o custo total da operao, expresso na forma de taxa percentual anual, calculada de acordo com a frmula constante do anexo a esta resoluo.
Art. 1 As instituies financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil, previamente contratao de operaes de crdito e de arrendamento mercantil financeiro com pessoas naturais e com microempresas e empresas de pequeno porte de que trata a Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006, devem informar o custo total da operao, expresso na forma de taxa percentual anual, calculada de acordo com a frmula constante do anexo a esta resoluo. (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010)

1 O custo total da operao mencionado no caput ser denominado Custo Efetivo Total (CET). 2 O CET deve ser calculado considerando os fluxos referentes s liberaes e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros a ser pactuada no contrato, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas do cliente, mesmo que relativas ao pagamento de servios de terceiros contratados pela instituio, inclusive quando essas despesas forem objeto de financiamento. 3 No clculo do CET no devem ser consideradas, se utilizados, taxas flutuantes, ndice de preos ou outros referenciais de remunerao cujo valor se altere no decorrer do prazo da operao, os quais devem ser divulgados junto com o CET. 4 O CET ser divulgado com duas casas decimais, utilizando-se as Regras de Arredondamento na Numerao Decimal (NBR5891), estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. 5 No caso de operaes de adiantamento a depositantes e de cheque especial, devem ser considerados os seguintes parmetros:

5 No caso de operaes de adiantamento a depositantes, de desconto, de cheque especial e de crdito rotativo, devem ser considerados os seguintes parmetros: (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010.)

I- o prazo de trinta dias; I- o prazo de trinta dias; (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010.) II - o valor do limite de crdito pactuado. II - o valor do limite de crdito pactuado. (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010.) 6 Nas operaes em que houver previso de mais de uma data de liberao de recursos para o tomador de crdito, deve ser calculada uma taxa para cada liberao, com base no cronograma inicialmente previsto. 7 O CET deve ser calculado a qualquer tempo pelas instituies financeiras e sociedades de arrendamento mercantil, a pedido do cliente. 8 As informaes histricas relativas taxa de que trata o caput devem permanecer disposio do Banco Central do Brasil pelo prazo mnimo de cinco anos Art. 2 A instituio deve assegurar-se de que o tomador, na data da contratao, ficou ciente dos fluxos considerados no clculo do CET, bem como de que essa taxa percentual anual representa as condies vigentes na data do clculo. Pargrafo nico. A planilha utilizada para o clculo do CET deve ser fornecida ao tomador, explicitando os fluxos considerados e os referenciais de remunerao de que trata o art. 1, 3. Art. 3 Nos informes publicitrios das operaes de que trata o art. 1 destinadas aquisio de bens e de servios por pessoas fsicas, deve ser informado o CET correspondente s condies ofertadas.
Art. 3 Nos informes publicitrios das operaes de que trata o art. 1 destinadas aquisio de bens e de servios por pessoas naturais e por microempresas e empresas de pequeno porte, deve ser informado o CET correspondente s condies ofertadas. (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010)

Pargrafo nico. Os informes publicitrios mencionados no caput devem conter, de forma clara e legvel, alm do CET e do referencial de remunerao de que trata o art. 1, 3, a taxa anual efetiva de juros. Art. 4 O disposto nesta resoluo no se aplica a operaes de crdito rural, bem como aos repasses de recursos externos, aos realizados com recursos de programas oficiais de crdito e aos realizados com recursos de instituies oficiais de desenvolvimento. Resoluo n 3.517, de 6 de dezembro de 2007.

Art. 4 O disposto nesta resoluo no se aplica a operaes de crdito rural e de repasses de recursos externos. (Redao dada pela Resoluo n 3.909, de 30/9/2010)

Art. 5 Fica o Banco Central do Brasil autorizado a adotar as medidas que se fizerem necessrias implementao do disposto nesta resoluo. Art. 6 Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos a partir de 3 de maro de 2008. Braslia, 6 de dezembro de 2007.

Henrique de Campos Meirelles Presidente Este texto no substitui o publicado no DOU e no Sisbacen.

Resoluo n 3.517, de 6 de dezembro de 2007.

Anexo Resoluo n 3.517, de 6 de dezembro de 2007 Frmula para Clculo do CET

j 1

FC j

1 CET

d j d 0 FC 0 0
365

onde: FC0 = valor do crdito concedido, deduzido, se for o caso, das despesas e tarifas pagas antecipadamente FC1 = valores cobrados pela instituio, peridicos ou no, incluindo as amortizaes, juros, prmio de seguro e tarifa de cadastro ou de renovao de cadastro, quando for o caso, bem como qualquer outro custo ou encargo cobrado em decorrncia da operao; j = j-simo intervalo existente entre a data do pagamento dos valores peridicos e a data do desembolso inicial, expresso em dias corridos; N = prazo do contrato, expresso em dias corridos; dj = data do pagamento dos valores cobrados, peridicos ou no (FC~); d0 = data da liberao do crdito pela instituio (FC0). Na hiptese de utilizao de planilha de clculo eletrnica para o clculo do CET, deve ser informada a funo financeira utilizada.

Resoluo n 3.517, de 6 de dezembro de 2007.

Potrebbero piacerti anche