Sei sulla pagina 1di 16

Princpios gerais de trabalho em altura

10-11
1 - Bater num obstculo ou no solo necessrio prever a zona desimpedida de queda necessria. Esta distncia desimpedida o espao livre necessrio sob o utilizador para no embater em nenhum obstculo durante uma queda : ver esquema. Notas : as longes ou os absorvedores de energias no devem exceder os 2 metros de comprimento, a altura de queda deve ser sempre reduzida ao mnimo. o clculo da zona desimpedida varia em funo do sistema empregue : longe, absorvedor de energia, dispositivo antiqueda mvel, enrolador 2 - Uma fora choque muito elevada Durante uma queda, o trabalhador no deve em caso algum ser sujeito a uma fora superior a 6 kN. Duas maneiras so possveis : assegurar-se que as longes se mantm constantemente fixas ao ponto de ancoragem, acima do nvel da cabea, de modo a minimizar a altura de queda e as foras de choque geradas pela queda, se no possvel limitar a queda, ento um amortecedor de impactos deve ser previsto ; os EPI (equipamento de proteco individual) com amortecedores de impactos mais frequentes so : absorvedores de energia e sistema com cordas dinmicas. 3 - A suspenso inerte : agravamento do estado da pessoa Durante uma queda, o sistema de travamento de quedas est concebido para minimizar os efeitos da gravidade sobre o corpo humano (reduzir a fora choque, evitar ou diminuir o impacto contra um obstculo). No obstante, as consequncias de uma queda so frequentemente graves. A suspenso inerte num harns, seja qual for o modelo, pode despoletar problemas fisiolgicos graves. Estes problemas no acontecem durante uma suspenso prolongada com um sujeito consciente, j que este modifica por si s os pontos de apoio no seu harns. Concluso : as equipas devem ser formadas, treinadas e autnomas para prestar socorro a um trabalhador inconsciente ou incapaz de se auto-socorrer.

A restrio e o posicionamento no trabalho

A antiqueda

O acesso 3 por corda

Prevenir os riscos ligados queda


O sistema de travamento de quedas tem por objectivo : reduzir a distncia necessria ao travamento da queda, absorver a energia da queda para limitar os esforos transmitidos ao corpo humano, manter a vtima numa posio adaptada para limitar os efeitos da suspenso inerte.

Quando a estrutura no pode ser utilizada para a progresso, o acesso por corda a soluo a adoptar. Os trabalhos em corda exigem a montagem de 2 sistemas de ancoragem independentes : um sistema de progresso e posicionamento : uma corda de trabalho e um equipamento de subida-descida (bloqueadores, descensores...) ; o que permite a progresso para cima, para baixo e o posicionamento no posto de trabalho. um sistema de travamento de quedas composto por uma corda de segurana equipada com um dispositivo antiquedas mvel que acompanha a progresso do trabalhador.

A restrio : tcnica visando impedir um trabalhador de evoluir numa zona que apresenta um risco de queda (princpio da trela). - Sistema : longe + harns de posicionamento no trabalho : o comprimento da longe escolhido para impedir o trabalhador de entrar na zona de queda. O posicionamento no trabalho : tcnica de trabalho que permite ao trabalhador trabalhar em tenso nos seus equipamentos, mos livres. - Sistema : no caso onde o risco de queda no vazio nulo (tecto inclinado ou plano inclinado) : harns de posicionamento no trabalho e longe de posicionamento, no caso onde existe o risco de queda (telhado no coberto, telhado no protegido por proteces colectivas, pendente muito forte...) : harns de posicionamento no trabalho e de antiqueda, longe de posicionamento no trabalho, sistema antiqueda.

Exemplo : distncia desimpedida mnima requerida com um absorvedor de energia Absorbica-I de 1,15 m (mosquetes includos) : 4,35 m.

Factor de queda O factor de queda exprime o grau de gravidade proporcional de uma queda. Trata-se da relao entre a altura da queda e o comprimento da corda disponvel para repartir a fora choque da queda. Calcula-se por meio da seguinte equao : factor de queda = altura da queda / comprimento da corda ou da fita do sistema.

Comprimento da longe + mosquetes = 1,15 m

Extenso do absorvedor de energia = 0,7 m

Distncia entre a fixao do harns e os ps do trabalhador = 1,5 m

Distncia desimpedida mnima requerida = 4,35 m

Factor 0

Factor 1

Factor 2

Distncia mnima de imobilizao acima do solo = 1 m

ABSORBICA-I, absorvedor de energia

JANE, longe sem absorvedor de energia

Acessos difceis
Contexto Durante os acessos difceis, muitas vezes impossvel instalar ou utilizar a proteco colectiva. o caso por exemplo com as estruturas extra-prumadas e as obras onde nem um bailu ou um andaime podem ser utilizados. tambm o caso para todos os acessos de curta durao como por exemplo a inspeco de uma obra. A utilizao dos EPI (Equipamentos de Proteco Individual) torna-se ento necessria. Tcnicas Os trabalhadores fazem apelo s tcnicas : - de progresso emprestadas da espeleologia, da escalada ou da escalada artificial, - de posicionamento no trabalho sofisticado para se equilibrar e se segurar. Uma segunda corda de segurana permite ao trabalhador se contra-assegurar. Acesso por cima Este tipo de acesso o que se monta mais frequentemente. Minimiza o risco de queda, j que o trabalhador suportado por uma corda ao longo de toda a descida. Contudo a seleco dos pontos de amarrao e a disposio das cordas constituem os aspectos mais crticos da instalao do sistema de segurana. Quer a descida seja vertical ou inclinada, com ou sem suporte da estrutura ou do terreno, as solues tcnicas descritas aqui garantem uma descida fcil e assegurada. Acesso por baixo O acesso ao local de trabalho, por baixo, pe muitas vezes um problema. Vrias tcnicas so possveis : 1 - atirando uma corda por intermdio de uma besta ou outro aparelho equivalente. Esta tcnica reduz fortemente o risco de queda. 2 - utilizando uma tcnica de progresso alpina ; nesse caso, o risco de queda existe. Uma vez instalado pelo lder da equipa, os outros trabalhadores escalam pela estrutura assegurados por esta corda.

12-13

Equilibrar as amaraes
VERTEX BEST A16

ASCENSION B17 R-L

Ateno ao ngulo
CROLL B 16

ID S D20 S

ASAP B71

ASAPSORBER L71

SPELEGYCA C44

16 kN
ASAP ASAPSORBER GRILLON HOOK

2 x 22 kN

8 kN

16 kN 2 x 22 kN

Evitar qualquer atrito contra superfcies abrasivas ou as arestas vivas

NAVAHO COMPLET FAST C71F

Proteco de corda

PODIUM S70

Corda de segurana

Corda de trabalho

No esquea de fazer um n na extremidade da corda

Acessos difceis
Descida (vertical) Posicionamento no trabalho na vertical
ASAP I'D

14-15

Curta subida em corda

Longa subida em corda

Descida (talude inclinado)

ASCENSION

ASCENSION

CROLL I'D ASAP

ASAP

Progresso horizontal num subprumo

I'D

ABSORBICA I MINI + GRILLON

I'D

Tcnica alpina de ascenso frente. Tente reduzir o mximo possvel a altura de queda.
NAVAHO VARIOBELT + CHESTER

PODIUM

CRAB 6

Acessos difceis
Acesso por corda para xar os suportes da plataforma Acesso por corda para instalao de uma linha de vida Colocao e montagem das redes de proteco em tcnica de posicionamento/restrio no trabalho

16-17

ASAP

I'D

GRILLON

Trabalho auto-seguro numa linha de vida

Auto-seguro durante a instalao de um andaime

ABSORBICA-Y

NEWTON

ABSORBICA-Y

Espaos confinados
Contexto Alguns aspectos caractersticos dos espaos confinados : - exiguidade mas tamanho suficiente para permitir a passagem de uma pessoa, - meios de acesso limitados : a utilizao das mos para a progresso muitas vezes indispensvel, - no est prevista uma ocupao prolongada no local, - a atmosfera pode estar viciada e impossvel de ventilar. Estas caractersticas podem ter vrias consequncias : - dificuldade do operador de se mover e assegurar sozinho a sua prpria segurana, - necessidade de estar seguro por um terceiro superfcie, - necessidade eventual de utilizar um aparelho respiratrio, - imperativo poder ser iado rapidamente em caso de acidente, - utilizao de um sistema de descida e de subida leve, flexvel, ao abrigo de avarias e sem uma fonte exterior de energia. Tcnicas - Utilizao de um sistema de desmultiplicao de foras reversvel e integrado no sistema de descida. - Para as grandes descidas, utilizao de um sistema de desmultiplicao de foras separado.
Sistema acoplado descida/subida : vantagem : passagem rpida de uma fase para a outra (descida/subida) inconveniente : comprimento de corda igual a 4 vezes a distncia a percorrer
PAW

18-19

VERTEX BEST DUO LED 14 E66


MINDER ID

ASCENSION

LIFT L54

TWIN

Subida
OMNI TRIACT M47

Descida

NEWTON FAST C73 F

Sistemas de descida/subida independentes : vantagem : comprimento de corda igual distncia a percorrer inconveniente : manipulaes para passar de uma fase para a outra (descida/subida)
PAW PAW

ID S D20 S
ID LIFT ID TWIN

TWIN P65

Dar segurana e ajudar a subir de um espao connado

VERTEX BEST DUO LED 14

MINDER P60
TWIN

NEWTON

PAW M P63 M
BASIC

ASCENSION B17 R-L

Subida Descida

Arboricultura
Contexto A arboricultura (cirurgia da rvore e poda) uma actividade especfica e deve ser realizada sem estragar a rvore. O emprego de um cesto elevatrio muitas vezes difcil e no permite o acesso a todas as partes da rvore. A poda necessita de uma grande mobilidade na rvore. Tcnicas O acesso ao cimo faz-se principalmente da base com uma instalao da corda desde a base. As tcnicas de acesso que se podem utilizar so : - subida em corda dupla com 2 punhos-bloqueadores em tcnica de foot-lock, - subida em corda simples com a ajuda de um bloqueador ventral e de um punho (corda fixada ao p da rvore por um n debraivel para poder prestar socorro a partir do cho em caso de problema), - tcnicas de corda dupla + prussik. Durante a poda, as tcnicas de posicionamento no trabalho mais sofisticadas so postas em aco para se equilibrar e se assegurar : - harns + longes ajustveis devem permitir um posicionamento confortvel em todas as posies, - o sistema de posicionamento no trabalho sempre duplicado durante uma operao de corte.
TREESBEE C04
SIDESTRAPS VARIOBELT

20-21
Instalao de uma falsa forca Recuperao da falsa forca desde o solo Curta subida na corda de trabalho com a ajuda do bloqueador de p PANTIN

VERTEX VENT A11

Prusik FIXE

Longa subida na corda de acesso em tcnica punho / bloqueador (amarrao desbloquevel)

ASCENSION

PANTIN

NAVAHO VARIOBELT C92 + SIDESTRAPS C92100


CROLL

GRILLON

Posicionamento no trabalho com longe ajustvel

GRILLON L52

PANTIN B02

FIXE P05

Torres e antenas
Contexto As torres e as antenas podem apresentar diferentes problemas : - ausncia de equipamento de proteco colectiva permanente, - equipamento de proteco colectiva pr-instalado, mas inadaptado ao material do trabalhador, - estruturas e equipamento com pouca ou mesmo nenhuma manuteno, muito antigos. Tcnicas Para se deslocar e trabalhar na estrututra os seguintes sistemas podem ser utilizados : - longe com absorvedor de energia para progredir assegurando-se directamente na estrutura, - tcnica alpina de progresso, - antiquedas mvel na corda de segurana para assegurar a progresso, - longe de posicionamento no trabalho para o posicionamento no posto de trabalho, - descensor para a descida ao longo de uma corda
Ascenso da estrutura seguro por um antiquedas mvel na corda Posicionamento no trabalho com uma longe ajustvel

22-23

VERTEX BEST A16

ASAP

GRILLON

OMNI TRIACT M47

NEWTON FAST C73 F

Descida contra-assegurado por um antiquedas mvel em corda


PAD FAST C89 F

NEWTON FAST ASAP ID ABSORBICA-Y- MGO

GRILLON HOOK L52-2H/3H

ASAP ID

ABSORBICA-Y-MGO L59 MGO

Ascenso da estrutura em tcnica de escalada (tente minimizar o mximo possvel a altura de queda)

ASAP B71

Estruturas para eventos


Contexto A realizao de eventos (espectculos, feiras de exposio, encontros desportivos...) necessita muitas vezes a utilizao de estruturas temporrias. As operaes de montagem / desmontagem devem ser efectuadas com carcter de urgncia e o seu caracter provisrio induz frequentemente a ausncia de proteces colectivas. A estas aces, junta-se a progresso na estrutura durante o evento (modificaes, mudanas de iluminao, de decorao) assim como de manuteno. Todas estas aces se efectuam por meio de EPI (Equipamentos de Proteco Individual). Tcnicas Estas tcnicas fazem apelo utilizao da estrutura : - antiqueda : auto-seguro pela estrutura por uma longe absorvedora de energia ou numa corda de segurana pr-instalada, - posicionamento : em tenso numa longe ajustvel fixada volta da estrutura. Para iar elementos, as tcnicas de sistemas de desmultiplicao de foras so apropriadas. Para as tcnicas de progresso em corda, ver seco Acessos difceis
Acesso em corda : progresso vertical
ASAP

24-25
Acesso por uma escada com um antiquedas mvel em corda

I'D

VERTEX BEST A16

ASAP

NAVAHO COMPLET C71

ABSORBICA Y MGO GRILLON ABSORBICA-Y

GRILLON L52

PRO TRAXION

Construo de uma estrutura por elementos. Corda de segurana pr-instalada.


GRILLON

ASAP B71

Acesso pela estrutura : progresso horizontal

ASAP

ABSORBICA-Y-MGO L59 MGO

PRO TRAXION P51

RESCUE P50

Fixao de telas e bandeirolas com sistemas de desmultiplicao de foras apropriados

Carpintaria e coberturas
Contexto Nos telhados e pendentes, os riscos de escorregar e de queda so reais e a montagem das proteces colectivas muitas vezes difcil de realizar. A utilizao de Equipamentos de Proteco Individual um meio eficaz para o conforto e a segurana do trabalhador. Tcnicas - Posicionamento do trabalho com uma longe ajustvel quando no h risco de queda. - Sistemas de travamento de quedas (absorvedor de energia, antiquedas mvel + corda de segurana) quando o risco de queda est presente. As ancoragens podem ser : - fixas no telhado ou na base do edifcio, - do tipo de linha de vida temporria a instalar.
VERTEX BEST A16

26-27
Instalao de uma linha de vida

5m

5m

GRILLON L52

Posicionamento no trabalho com uma longe ajustvel

GRILLON

Seguro com um antiquedas mvel numa corda


NAVAHO COMPLET C71
GRILLON

ASAP B71
ASAP

ASAPSORBER L71

ASAP

Princpios gerais de resgate


Trs categorias de resgate 1- O auto-resgate Caso de uma pessoa sozinha que se evacua a si mesma. Permite evitar o despoletar de resgate externo, mais demorado a intervir. Ex para : - evacuar de um cesto elevatrio, - se evacuar de um edifcio em chamas. 2- O resgate no local pela equipa de trabalho Este tipo de resgate permite uma interveno rpida sem fazer apelo a servios de socorro externos. Este saber-fazer indispensvel no quadro dos trabalhos em corda, onde um ferido no pode esperar tempo demais por um socorro organizado externo. 3- O resgate organizado Diferentes tipos de trabalhos : - os sapadores bombeiros que treinam as tcnicas de base do acesso por corda : . acesso num telhado, . acesso a uma ravina, . manobras de evacuao para cima e para baixo, - as equipas especializadas nos acessos difceis em corda : espaos confinados, grandes alturas, resgate em montanha - as equipas formadas na evacuao dos meios mecnicos (telefricos). Os pontos chave 1. A aplicao correcta das ancoragens : ancoragens duplas ou triplas para cada sistema 2. A utilizao dos EPIs : Sistemas de equipamentos de proteco individual (EPI) podem ser utilizados para a evacuao de pessoas. Ateno, nesses caso excepcionais, estes equipamentos, inicialmente concebidos para uma s pessoa, so utilizados para evacuar duas pessoas : descida acompanhada, descida ou iagem de uma maca Nestas configuraes : - estas utilizaes de EPIs no esto certificadas, nem cobertas pela Directiva sobre a proteco individual contra quedas em altura, - os EPI encontram-se nos limites das caractersticas de utilizao. Ler atentamente as notcias tcnicas e instruces, - imperativo minimizar os riscos de queda e de impactos sobre o sistema : evitar rupturas de amarraes, pndulos, tenses bruscas - poder ser necessrio duplicar os sistemas (um sistema de evacuao e um sistema de contra-segurana), - um know-how importante necessrio para a utilizao dos EPI neste tipo de operaes.

Auto-evacuao
Contexto As tcnicas de auto-evacuao permitem uma acelerao do processo de resgate. Elas podem ser indispensveis (local de trabalho em fogo, bailu avariado...) ou permitir evitar o despoletar de equipas de resgate externas. Tcnicas necessrio dispor de um kit de evacuao muito simples de utilizar, leve e sobretudo muito bem armazenado. Os procedimentos de auto-evacuao so normalmente previstos e treinados pela direco do estaleiro. Uma formao e um treino regular so elementos importantes da segurana.

28-29

VERTEX BEST A16

ID S D20 S

PITAGOR C80 BR

STOP

FALCON

FALCON C38

I'D

PROTEC C45
PITAGOR

CLASSIQUE C03

Resgate no local pela equipa de trabalho


Contexto Estar suspenso e inerte num harns, qualquer que seja o modelo do harns, pode despoletar problemas fisiolgicos graves. Um ferimento, um estado de choque, ou uma perda de conscincia, podem rapidamente ser agravadas por este fenmeno. por isso que as equipas, que trabalham em altura, devem ser formadas, treinadas e autnomas para prestar imediata e rapidamente resgate a uma pessoa acidentada incapaz de se auto-socorrer. A finalidade do resgate pela prpria equipa o de colocar a vtima numa zona, onde a ajuda mdica se possa efectuar e os meios de socorro convencionais possam assistir e tomar conta da vtima a partir da. Antes de efectuar os trabalhos, a equipa deve fazer no local uma anlise dos riscos. A partir da qual evolui um plano de resgate e uma escolha das tcnicas a empregar. Tcnicas - Resgate : as tcnicas utilizadas fazem apelo utilizao de sistemas de desmultiplicao de foras e de descida. O trabalhador pode : - intervir com o seu equipamento pessoal - utilizar um kit de resgate dedicado. Todos os sistemas devero estar contra-assegurados e verificados duas vezes antes de utilizao. Nas equipas de trabalho, todos os membros devem estar capazes de efectuar estas manobras. (NB : as tcnicas de resgate aqui apresentadas no so exaustivas.) - Outras tcnicas (no apresentadas) : tcnicas de sistemas de desmultiplicao de foras para evacuar para cima.
GEMINI P66

30-31
Utilizao de um kit de resgate :
A- Evacuao no acompanhada (vtima no necessita de vigilncia especial ou para desc-la no vazio)

ID S D20 S

Resgate com a utilizao do material pessoal

MINI TRAXION P07

1- Conexo do kit de resgate vtima 2- Iagem (o sistema de desmultiplicao de foras permite retirar as longes da vtima) 3- Descida ao solo B- Evacuao acompanhada (proteco e afastamento da vtima da estrutura)

ABSORBICA

1- Conexo do kit de resgate vtima 2- Iagem (o sistema de desmultiplicao de foras permite retirar as longes da vtima) 3- Descida ao solo

Sapadores bombeiros
Contexto Aps uma tempestade ou um tremor de terra, as situaes de emergncia so numerosas (tornar um edifcio seguro, cortar ramos de rvore perigosos, aceder a espaos confinados...). Para fazer face a estas situaes de emergncia, cada vez mais um maior nmero de socorristas necessita intervir com meios simples : o emprego de EPI responde a esta necessidade. Quando o acesso muito complicado (meios perigosos urbanos e naturais) equipas treinadas nas tcnicas de acesso e resgate por corda tomam ento conta do assunto. A variedade de situaes encontradas impe a escolha de um material leve, pouco volumoso, fivel, autnomo e modular em funo das necessidades. Tcnicas - Sobre os telhados, as tcnicas de progresso alpinas so muitas vezes utilizadas (ateno ao risco de queda). - Tcnicas ligeiras como usar o descensor para evacuar uma pessoa. - Para os acessos complicados, as tcnicas de progresso com a ajuda dos EPI devem ser treinadas : descida em corda simples, descida em rappel, tcnicas de libertao para resgate... A escolha e a instalao das amarraes so etapas importantes no desenrolar da operao de resgate. Elas condicionam a segurana dos socorristas e das vtimas. Somente a formao e o treino permitiram intervir de fora eficaz limitando ao mximo os riscos.

Evacuao para baixo


Contexto A evacuao de pessoas com cordas faz apelo a equipas especializadas muito bem treinadas. As tcnicas postas em aco so diferentes consoante o tipo de interveno (meio urbano, ravina, meio alpino...). Tcnicas - Tcnicas pesadas que pe em aco sistemas de descida e de contra-segurana independentes. - A seleco dos pontos de ancoragem, a repartio dos esforos e a montagem dos aparelhos so momentos cruciais. - Verificao dos sistemas : antes de pr o sistema em funcionamento, a completa verificao de toda a instalao obrigatria ; se as montagens forem simples e ordenadas, a verificao muito rpida.

32-33

VERTEX VENT A11

VERTEX VENT A11

ID L D20 L

ID HUIT

ROLL MODULE P49

PAW M P63 M NEWTON FAST JACK 2 C73 2FJ

A partir de um prdio : interveno com uma equipa ligeira

ANNEAU C40

GRILLON L52 ID L D20 L


PAW

HUIT

HUIT D02

Numa ravina : interveno pesada em equipa


JANE

ROLL MODULE P49

NAVAHO COMPLET FAST C71 F


ID

Tcnica de escalada para se deslocar sobre um telhado

PITAGOR C80 BR

Evacuao para cima


Soluo 1 : sistema de desmultiplicao de foras simples 3 : 1

34-35

0,45 P
PRO TRAXION

VERTEX VENT A11

P
FIXE
I'D

MINI TRAXION

BASIC

NAVAHO VARIO FAST C79 F

Soluo 2 : sistema de desmultiplicao de foras 5 : 1

0,25 P

P
RESCUCENDER
SECUR C74

TWIN

MINDER

PRO TRAXION

Contexto A evacuao que envolve subir a vtima um real trabalho de equipa que necessita uma perfeita coordenao. Pe em marcha tcnicas mais complexas do que as que se utilizam para descer uma vtima. Tcnicas - Se o acesso fcil : utilizao de equipamento pesado como um guincho mecnico, - Em caso de acesso mais difcil : utilizao de um sistema de desmultiplicao de foras constitudo por roldanas leves. - Nos casos extremos (meios confinados, grande altura), a utilizao de tcnicas de contrapeso permitem optimizar a quantidade de cordas e de equipamento. Alguns princpios de segurana : - a redundncia : todos os sistemas devem estar contra-assegurados. - a verificao dos sistemas : antes de pr em aco o sistema, a verificao completa de toda a instalao obrigatria ; se as montagens so simples e ordenadas, a verificao muito rpida.

Tcnica do contrapeso
CROLL B16

MINDER

ID

ASCENSION

DELTA P11
ASCENSION

SPELEGYCA C44
CROLL SPELEGYCA

ASCENSION B17 R-L

PRO TRAXION P51

Dar segurana e ajudar a subida de um espao connado

TWIN

ID S D20 S

Evacuao em tirolesa
Contexto Nos terrenos onde a progresso difcil (locais urbanos, locais industriais, meios confinados, canyons...), o transporte das vtimas faz-se muitas vezes por meio de uma tirolesa. Somente as unidades especializadas e treinadas esto capazes de pr em marcha estas tcnicas. Tcnicas - Tirolesa simples duplicadas com uma corda de transporte e uma corda de segurana, - descida guiada : sistema telefrico, - tirolesas especiais para deslocar a vtima em todas as direces e se adaptar ao terreno. A capacidade de escolher as tcnicas mais adaptadas em relao a uma dada situao, o conhecimento das tenses das tirolesas e as tcnicas de amarraes permitem operar nas melhores condies. Alguns princpios de segurana : - a redundncia : todos os sistemas devem estar contra-assegurados. - a verificao dos sistemas : antes de pr em aco o sistema, a verificao completa de toda a instalao obrigatria ; se as montagens esto simples e ordenadas, a verificao muito rpida.

36-37

PAW L P63 L

TANDEM SPEED P21 SPE

RESCUE P50
RESCUE/TANDEM RIGGER

Sistema de travamento

GEMINI P66
RESCUE

Progresso vertical e horizontal


MINI P59

Evacuao descida guiada : sistema telefrico

TWIN

TWIN P65

Corda de transporte
STOP

MINDER P60

Corda de segurana Sistema de desmultiplicao de foras de traco

Sistema de travamento

MINDER

RESCUCENDER B50

Como fazer o n de relaxe ?

STOP D09

Meios mecnicos (telefricos)


Evacuao da telecadeira com sistema pr-instalado Variante sem sistema pr-instalado

38-39

ROLLCAB GRILLON MGO JANE

ROLLCAB

JANE MGO

ROLLCAB P47

GRILLON MGO I'D

GRILLON MGO L52-3MG

CONNEXION VARIO C42 V


BERMUDE

Contexto instalao). Em caso de imobilizao da instalao, o chefe de Na medida em que o pessoal da operao operaes deve antes demais informar e acalmar os dos meios mecnicos no seja suficiente passageiros, s depois deve seguir com o plano de para respeitar a durao de evacuao, evacuao. Este ltimo est formalizado no papel, ento a explorao dever ter um contrato que contm todas as disposies relativas aos meios com entidades de resgate organizado : humanos e materiais e ainda aos procedimentos a pr resgate em montanha, proteco civil em aco para a evacuao dos passageiros. Evacuar um meio mecnico necessita de solues de Tcnicas interveno adaptadas, muitas vezes conduzidas pelo Para os meios mecnicos, uma tcnica pessoal dos meios mecnicos. interessante consiste em integrar o sistema Os socorristas devem intervir rapidamente em todo de evacuao no sistema permitindo o acesso. o tipo de condies meteorolgicas. Uma grande As manobras do socorrista ficam por isso autonomia por parte dos socorristas necessria simplificadas (ganho em tempo e a segurana para progredir ao longo dos cabos de ao, quando melhorada). s a utilizao da corda e de aparelhos especficos O sucesso das operaes de evacuao passa eficaz. Os sistemas complexos, que correm o pela formao do pessoal da explorao (pelo risco de se avariarem, esto excludos e vrias menos uma vez por ano). equipas devem poder intervir ao mesmo tempo. A durao total prevista do conjunto das operaes, fixada no plano de evacuao, no deve ultrapassar 3h30 (desde a imobilizao da instalao at chegada a local seguro do ltimo passageiro evacuado). Esta durao pode ser reduzida e adaptada situao (condies meteorolgicas, tipo de

NAVAHO COMPLET FAST C71 F

Sistema com desmultiplicao de foras para subir com o mnimo esforo


ID S D20 S

GRIGRI D14

GRIGRI

Acesso cabine : descer, posicionar-se, proceder evacuao da cabine e subir Progresso ao longo do cabo de ao durante a evacuao ao longo de uma telecadeira Tcnica com sistema de evacuao pr-instalado

GRIGRI

BERMUDE C80

NORMAS
American National Standards Institute
American National Standard for Construction and Demolition operations Requirements for safety belts,harnesses, lanyards and lifelines for construction and demolition use. 1991 2003 Classic Electric Safety requirements for personal fall arrest systems, sub systems and components Class C Class E ANSI Z359-I 1992 American National Standard for industrial head protection ANSI Z89.1 ANSI A 10.14

PRODUTOS
A qualidade e a segurana so os pilares da cultura Petzl. A filosofia e a vontade que nos anima, levam pesquisa da melhor performance do material : leveza, fiabilidade (confiabilidade), ao mesmo tempo que a facilidade de utilizao. Desde 1995, a garantia desta poltica assegurada pela aplicao da norma de garantia de qualidade ISO 9001. Para alm das normas, a Petzl submete os seus produtos a um conjunto de testes e controles visuais individuais, afim de vos assegurar a garantia do mais alto nvel de qualidade. Marcao dos produtos e traabilidade (localizao) : 1 - Desde 1992, todos os equipamentos de proteco individual so datados por um nmero de srie. O nmero comporta 5 dgitos e uma letra. Os 2 primeiros dgitos indicam o ano de fabrico (fabricao), os 3 seguintes designam o dia de entrada em stock (estoque) (de 1 a 366) e a letra indica a pessoa que efectuou o controle final. 2 - A maioria dos produtos txteis e os capacetes comportam tambm um identificador que permite individualizar o nmero de srie. Este sistema de numerao permite repescar todo o processo de fabrico (fabricao) de cada produto, mesmo passado muito tempo aps ter sido posto no mercado. para os utilizadores uma medida de segurana suplementar..
SOLUES OUTDOOR Harns

40-41
42
Harns de posicionamento no trabalho e antiquedas Harns de evacuao Acessrios de harneses

ANSI

Tel - +351 935 060 932 no trabalho Harns de cintura de posicionamento Harns antiquedas Fax - +351 259 341 444 www.solucoesoutdoor.com info@solucoesoutdoor.com Capacetes

52

Longes e absorvedores de energia 56


Longes de restrio e de posicionamento Contacte-nos temos as melhores solues no trabalho para Trabalhos em Altura. Longes de progresso e outras longes Absorvedores de energia

Mrio Barroso Mosquetes, conectores 62 Inspector e Formador certificado


Escolha de mosquetes Mosquetes alumnio Mosquetes de ao, conector grande tamanho Maillons rapides

National Fire Protection Association


Fire Service Life Safety Rope and system Components NFPA 1983 2001 ED

NFPA

Descensores
Descensores autoblocantes Descensores simples

68

Norma Europeias contra as quedas em altura


Absorvedores de energia (indstria) Anis de ta Antiquedas de retorno automtico Antiquedas mveis em suporte de segurana rgido Antiquedas mveis em suporte de segurana exvel Bloqueadores Caapacetes de proteco para a indstria Capacetes de alpinismo Conectores (indstria) Cordas dinmicas Cordas entranadas com alma de baixo coeciente de alongamento (ditas cordas semi-estticas) Descensores Dispositivos de ancoragem Harns antiquedas Harns de cintura Longes Roldanas Sistemas de travamento de quedas Cinto de posicionamento no trabalho e de restrio EN 341 EN 795 EN 361 EN 813 EN 354 EN 12278 EN 363 EN 358
Hoover Dam / Las Vegas / USA - Las Vegas Fire Department A. Bronnaz / M. Goulet

EN

Antiquedas mvel Bloqueadores

72 76

EN 355 EN 566 EN 360 EN 353-1 EN 353-2 EN 567 EN 397 EN12492 EN 362 EN 892 EN 1891

Nmero individual Nmero de srie Identicador

Bloqueadores de mordente Bloqueurs de came

Roldanas, amarraes, sacos 80


Roldanas bloqueadoras Roldanas Prussik Roldanas de progresso Roldanas simples Amarraes Sacos, proteces para cordas

Lanternas frontais
Informaes tcnicas Lanternas universais Lanternas especializadas Lanterna para anti-deflafrantes Lanternas compactas

92

Acessrios de trabalho e resgate 106


Crampons antiderrapantes Piolets Faca

Peas sobresselentes CD Rom EPI, web

107 108

Normas Europeias para o material elctrico para atmosfera explosiva


Regras gerais Segurana aumentada e Segurana intrnseca i EN 500 14 EN 500 19 EN 500 20

EN

Potrebbero piacerti anche