Sei sulla pagina 1di 31

O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO EM LNGUA PORTUGUESA: QUESTES TERMINOLGICAS E DE INSTANCIAO*

(Appraisal system and graduation resources in Brazilian Portuguese: terminological and instantiation issues) Orlando VIAN JR (UFRN)
As palavras tambm tm a sua hierarquia, o seu protocolo, os seus ttulos de nobreza, os seus estigmas de plebeu. Jos Saramago As intermitncias da morte, p. 196

ABSTRACT: This paper aims to discuss, from Hallidays systemic functional grammar perspective (1985, 1994, 2004), the problems related to the translation of the term appraisal into Portuguese, as a way of discussing the lexico-grammatical realizations of evaluative stances in texts in Brazilian Portuguese. We will focus on Graduation (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003), a resource used by text producers to take stances towards what they express and we will also refer to the Bakhtinian notion of dialogism. KEY-WORDS: appraisal; evaluation; graduation; dialogism; instantiation. RESUMO: Este artigo pretende, a partir da perspectiva da gramtica sistmico-funcional (Halliday, 1985, 1994, 2004), discutir, em um primeiro momento, a questo terminolgica em relao ao Sistema de Avaliatividade (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003) para que, em seguida, encaminhemos a discusso sobre como as instncias avaliativas so realizadas no texto em portugus brasileiro. Nosso foco

* Agradeo Leila Barbara pela leitura da verso preliminar deste texto e ao Rodrigo Esteves de Lima-Lopes pela leitura cuidadosa e pelas valiosas sugestes de forma e contedo. Tambm a Carolina Ventura, Mauro Sobhie e Rodrigo Esteves Lima-Lopes pelas discusses na traduo de alguns termos. Alm dos instigantes e significativos comentrios dos dois pareceristas, a quem agradeo imensamente. As falhas e inconsistncias remanescentes, advirto, so de minha inteira responsabilidade.

D.E.L.T.A., 25:1, 2009 (99-129)

100

D.E.L.T.A., 25:1

ser principalmente nos recursos para Gradao, e a avaliao negativa utilizada pelo produtor textual para posicionar-se perante o que expressa e, para tanto, recorremos tambm noo bakhtiniana de dialogismo. PALAVRAS-CHAVE: avaliatividade; avaliao; gradao; dialogismo; instanciao.

1. As atitudes na linguagem
A maneira como o produtor de um texto oral ou escrito se posiciona em relao ao seu leitor ou a seu interlocutor e a forma como julga o mundo concebido no texto que produz traz tona diferentes tipos de avaliao. Tais avaliaes evidenciam, em termos lxico-gramaticais, os tipos de atitudes negociadas no texto, bem como a fora dos sentimentos em relao ao objeto de avaliao. Diversos so os recursos disponveis na lngua ao produtor de textos para posicionar-se em relao quilo que expressa e, dessa forma, emitir avaliaes sobre pessoas, objetos, entidades e todos os demais aspectos das relaes sociais que negociamos em nosso dia-a-dia e que so passveis de avaliao em suas variadas escolhas. Isso significa que, ao interagirmos, atravs de textos, sinalizamos para o nosso interlocutor nossas atitudes em relao ao que expressamos. Este, por sua vez, apreende (ou no) o papel a si atribudo para assimilar (ou no) as avaliaes nas atitudes emitidas; no se trata de um universo textual, em nvel lxico-gramatical, mas vai alm disso: um universo extra-textual, em nvel semntico-discursivo. A preocupao com esse universo de possibilidades de avaliao em nveis extra-textuais tem levado pesquisadores tentativa de compreenso dos mecanismos disponveis na linguagem a partir de diferentes perspectivas tericas e metodolgicas. Prova disso que os estudos sobre a avaliao na linguagem remontam ao final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980, principalmente a partir dos trabalhos de Labov (1972, 1982, 1984, 1997) sobre avaliao e intensidade em narrativas. Sob outras perspectivas tericas, podemos citar, dentre outros, os trabalhos de Hoey (1983, 2001) e tambm de Biber (2000). Pela perspectiva sistmico-funcional, diversos so os estudos em relao avaliao na linguagem; apenas a ttulo de ilustrao, cito o trabalho de Eggins e Slade (1997), ao estudarem a avaliao na conversa cotidiana e os trabalhos de Hunston (2000) e Hunston e

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

101

Thompson (2000), alm dos trabalhos de Martin (2000, 2002, 2003, 2004) e colaboradores, que sero focados neste artigo (Martin e Rose, 2003; Martin e White, 2005). Ao abordarmos o papel da avaliao na linguagem, duas premissas tornam-se necessrias: primeiramente, preciso que adotemos uma perspectiva dialgica para se analisar o sistema lingstico e as possibilidades nele disponveis para avaliao para que, em um segundo momento, analisemos, especificamente, os mecanismos disponveis em Lngua Portuguesa para as instanciaes dos recursos de Gradao na linguagem. Paralelamente a tais questes, encaminhamos o incio de uma discusso sobre a questo da traduo de alguns termos do sistema de Avaliatividade para o portugus.

2. Avaliatividade e avaliao
Talvez o primeiro aspecto a ser discutido, antes enveredarmos pelas questes de dialogismo e de instanciao propriamente ditas, diga respeito utilizao dos termos relacionados ao Sistema de Avaliatividade e sua aplicao em lngua portuguesa. O fato de se utilizar aqui avaliatividade, em vez de apreciao ou valorao, ou simplesmente avaliao deve-se primeiramente ao fato de se evitar inadequados posicionamentos tericos, alm da confuso terminolgica, devida, em parte, rapidez com que os conceitos foram recebidos no Brasil e, como diversos estudos proliferam em centros de pesquisa pelo pas, algumas tradues optaram por apreciao, outras por valorao. Tal fato mais do que corriqueiro quando se iniciam aplicaes de uma teoria produzida em lngua estrangeira que adaptada para o portugus. O mesmo ocorreu, por exemplo, no final da dcada de 1990, com o uso da varivel de registro Tenor, em ingls, e sua traduo para o portugus. A traduo usada para Tenor em Santos (1996) Teor, assim como para Neves (1997: 75); na traduo do texto de Wells (1998), utiliza-se Tom; Ramos (1997) usa o termo Participantes e Vian Jr (1997: 17) sinaliza, em nota de rodap, que utiliza o termo Relaes pelo fato de esta varivel tratar no s dos participantes do discurso, mas tambm das relaes entre estes e os papis sendo desempenhados por eles como produtores dos textos.

102

D.E.L.T.A., 25:1

Recentemente, parece ter se firmado o termo Relaes, constante, inclusive, da lista de termos sistmico-funcionais em portugus1. Como se v, medida que a teoria vai sendo utilizada, os termos vo sendo depurados conforme circulam na comunidade discursiva, at que se chegue ao senso comum e a um item que abarque todo o potencial de significado e de aplicao no idioma. Nos casos dos termos apreciao ou valorao, h vrios motivos para recus-los. No caso de apreciao, por ser o melhor correspondente a appreciation, um dos trs subsistemas de Atitude. Quanto valorao, tem, primariamente, o sentido de atribuir valor a algo, o que reduz significativamente o escopo envolvido na avaliao, uma vez que, juntamente ao valor, agregam-se crenas, emoes, afeto, relaes sociais e tantos outros aspectos; e ainda pelo fato de, no subsistema de apreciao, haver o termo ingls valuation, que, em determinados casos, tambm poderia ser traduzido por valorao. A opo pela palavra appraisal2, em ingls, em vez de evaluation ou assessment, reside exatamente no fato de diferenciar o sistema de outros estudos sobre avaliao, como os de Labov, por exemplo. E avaliatividade, em portugus, distingue-se ainda do termo valorao usado na anlise de discurso de linha francesa, em Maingueneau, por exemplo. Embora o termo valorao tenha sido incorporado lista de termos traduzidos para o portugus como correspondente a appraisal, provvel que tal uso tenha ocorrido pelo fato de o sistema como um todo e todos os subsistemas e categorias envolvidos ainda no estarem sendo muito testados em lngua portuguesa e de os pesquisadores no estarem familiarizados com tantas variveis.

H um grupo de discusso de gramtica sistmico-funcional em lngua portuguesa, da qual participam pesquisadores de vrios centros de pesquisa do pas. Para filiao ao grupo, enviar mensagem para gsfemportugues-subscribe@yahoogrupos.com.br. Para a lista de termos sistmico-funcionais traduzidos para o portugus, acesse: http://www2.lael.pucsp.br/~tony/sistemica/, em Termos. 2 Conforme Jim Martin, em comunicao pessoal com o autor no 35th International Systemic Functional Conference, Odense, Dinamarca, e no IV Simpsio Internacional de Gneros Textuais, Tubaro, Santa Catarina.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

103

O sentido do appraisal system, como se detalhar no item 5, vai muito alm de valorao, por isso a sugesto do termo Sistema de Avaliatividade, uma vez que estamos considerando um potencial de significados avaliativos disponveis no sistema lingstico e que envolvem, portanto, questes relacionadas filognese e ontognese para que o nvel logogentico se desenvolva em termos de funcionamento lingstico. Suponhamos que o fato de tratar avaliatividade e avaliao como sendo o mesmo fenmeno tenha dado origem ao problema da traduo dos termos appraisal e evaluation e seus correspondentes em lngua portuguesa. Antes de se pensar em optar por um termo ou outro, necessrio que se estabelea a diferena entre ambos, em lngua inglesa, para que no caiamos em novas falcias. Vejamos: se considerarmos a escala3 de instanciao (Halliday e Mathiessen, 1999; Halliday, 2004) e observ-la pela perspectiva macro dos potenciais de significados disponveis, teremos, conforme propem Martin e White (2005: 163), em um plo a lngua como SISTEMA, e, no plo oposto, as situaes ou contextos em que esses significados so realizados individualmente, a lngua como TEXTO. Podemos reduzir o escopo e considerarmos apenas o nvel do texto para compreenso da avaliatividade e dos mecanismos lingsticos para a realizao lxico-gramatical dos potenciais de significados disponveis para realizarmos as avaliaes em nosso cotidiano. Ao pensarmos na relao entre lngua e texto em termos da escala de instanciao, temos que a avaliao apenas a instanciao das opes avaliativas de que a lngua dispe como potencial de significados presentes no texto, ao passo que avaliatividade est relacionada a todo o potencial que a lngua oferece para realizarmos significados avaliativos, ou seja, para expressarmos pontos de vista positivos ou negativos, para graduarmos a fora ou o foco do que expressamos e para negociarmos a inter-subjetividade e assim por diante. Pensando nas escalas e posicionando paralelamente a escala da lngua e do texto, temos a seguinte correlao:
3

Estou utilizando escala de instanciao como correspondente a cline of instantiation.

104

D.E.L.T.A., 25:1

LNGUA Sistema Registro Tipo de texto Instncia Leitura

TEXTO Avaliatividade Seleo Posicionamento Avaliao Reao

Figura 1: Escala de instanciao: do Sistema para a leitura e da Avaliatividade para a reao

Ao nos referirmos aos mecanismos de projeo (Halliday, 2004: 603613), temos a avaliao realizada de forma modal, estritamente relacionada metafuno interpessoal e projetada pela modalidade, pela polaridade ou pelo comentrio e, para essa ocorrncia, Halliday usa o termo assessment. No texto, utilizado como modelo para anlise, apresentado em forma de quadro nas pginas 608 a 612 (Halliday, 2004), estabelece-se a relao, para o mesmo texto, entre os tipos de modal assessment e o os tipos de appraisal. Reitero, com isso, a inapropriao do termo apreciao ou valorao, reafirmando o uso de avaliatividade para nos referirmos ao sistema de significados potenciais avaliativos disponveis para uso. Como este texto dar enfoque aos recursos para Gradao, sinalizo que o uso do termo tambm sofreu alteraes: no modelo de 2003, Martin e Rose utilizam como as trs opes bsicas de avaliatividade: Atitude, Amplificao (Amplification) e Fonte (Source) (pp. 24-25), ao passo que no modelo de 2005, Martin e White utilizam Atitude, Gradao (Graduation) e Engajamento (Engagement) (pp. 37-38), revelando o aspecto dos avanos no interior do sistema e as conseqentes mudanas terminolgicas. Indicadas essas questes, vejamos a relao entre o dialogismo e avaliatividade e, em seguida, aspectos de instanciao no portugus do Brasil.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

105

3. Dialogismo e avaliao
Para que compreendamos como os significados so realizados do ponto de vista lingstico, necessrio que partamos do pressuposto de que toda interao verbal dialgica, porque em toda e qualquer produo verbal cotidiana, seja oral ou escrita, revela-se a assuno de um leitor ou ouvinte: interagimos em funo do, para e com o outro. O princpio dialgico de Bakhtin acentua exatamente a natureza contextual da interao, bem como o aspecto sociocultural dos contextos em que as interaes so realizadas. O dialogismo, assim, torna-se o ponto de partida para que se encaminhe a discusso sobre a relao entre dialogia e avaliao. importante lembrar que, ao discutirem os recursos lingsticos de que o produtor textual utiliza-se para se posicionar em relao aos valores que expressa em seus textos, Martin e White (2005: 92) informam que a abordagem que utilizam influenciada pelo conceito bakhtiniano de dialogismo. Para que se entenda essa inter-relao importante que se compreenda a relevncia do conceito de dialogismo, que permeia toda a obra de Bakhtin e para quem o conceito o princpio constitutivo da linguagem, pois toda a vida da linguagem impregnada de relaes dialgicas e, conseqentemente, na nossa relao com o outro est o centro de toda interao verbal: no exterior, no meio social que est o centro organizador. Bakhtin (1953/1992: 62) considera que o signo e a situao social em que se insere esto indissoluvelmente ligados. O signo no pode ser separado da situao social sem ver alterada sua natureza semitica. Eis aqui, tambm, uma das premissas da gramtica sistmico-funcional: a indissociabilidade na relao texto-contexto. A nossa conscincia individual exteriorizada pela linguagem, caracterizando-se, dessa forma, como um evento eminentemente social e ideolgico, da o fato de o dialogismo assumir, na teoria bakhtiniana, uma dupla funo, como nos indica Brait (1997: 98), com nfases por mim adicionadas em negrito:
Por um lado, o dialogismo diz respeito ao permanente dilogo, nem sempre simtrico e harmonioso, existente entre os diferentes discursos que configuram uma comunidade, uma cultura, uma sociedade. nesse sentido que podemos interpretar o dialogismo como o elemento que instaura a constitutiva natureza interdiscursiva da linguagem. Por outro lado, o dialogis-

106

D.E.L.T.A., 25:1
mo diz respeito s relaes que se estabelecem entre o eu e o outro nos processos discursivos instaurados historicamente pelos sujeitos, que, por sua vez, instauram-se e so instaurados por esses discursos. E a, dialgico e dialtico aproximam-se, ainda que no possam ser confundidos, uma vez que Bakhtin vai falar do eu que se realiza no ns, insistindo no na sntese, mas no carter polifnico dessa relao exibida pela linguagem.

O que se depreende, portanto, so dois aspectos relevantes. O primeiro a correlao entre dialogismo e interao verbal, a partir da qual se verifica uma interao permanente entre os participantes do dilogo. O segundo est na correlao entre dialogismo e intertextualidade; na qual observamos a interdependncia entre discurso e contexto e a relao dialtica entre ambos.

J sugeri em texto anterior (Vian Jr., 2002) alguns possveis dilogos, embora de perspectivas espaciais, sociais e tericas diferentes, entre Bakhtin e Halliday. Aqui, reforo esse dilogo, pois, para que esse permanente dilogo a que se refere Brait ao discutir a teoria bakhtiniana se realize lxico-gramaticalmente, sero necessrios mecanismos lingsticos que reflitam as relaes interpessoais entre os interactantes, que so definidas pelas variveis de registro, ou seja, o campo, as relaes e o modo do discurso determinam como a linguagem ser realizada lxico-gramaticalmente nos textos produzidos em dado contexto. Em termos sistmico-funcionais, tambm requer que se enfatize a importncia do contexto, uma vez que as teorias de Firth e, posteriormente, as de Halliday tomam como ponto de partida a antropologia de Malinowski. Essa perspectiva estabelece uma relao dialtica entre linguagem e contexto, que considerado tanto no nvel cultural (gnero), quanto no nvel situacional (registro). no nvel do contexto de situao que operam as trs variveis mencionadas acima (campo, relaes, modo) e que realizam, no nvel lxico-gramatical, as escolhas dos usurios. Assim, ao considerarmos o dialogismo bakhtiniano, preceituado, em seu trabalho, frise-se, em relao literatura, e vislumbr-lo a partir de uma perspectiva sistmico-funcional, preciso que se discuta, ainda, a noo de INSTANCIAO, pois este conceito que nos fornece a chave para a

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

107

relao entre SISTEMA e TEXTO: o sistema lingstico instanciado em forma de texto. Independentemente do tipo de texto4 que se produza, do mais corriqueiro bom-dia a uma tese cientfica, ou dos valores inerentes a tais textos, qualquer um deles ser uma instanciao de um sistema mais amplo. O bom-dia, a forma mais trivial de se cumprimentar algum pela manh, por exemplo, no ter existncia se no como tal, ou seja, como texto instanciado naquele contexto. Tome-se, a ttulo de ilustrao, o bomdia utilizado pelo irreverente e inconformado Adrian Conauer, vivido por Robin Williams, no filme Bom dia, Vietn, contrastando o aspecto da guerra iminente e a saudao de um bom-dia em meio a tal cenrio. Ou ainda, para ficar no terreno cinematogrfico, o filme Boa noite e boa sorte, bordo usado pelo ncora de TV Edward R. Morow para encerrar seu programa de rdio nos anos 1950 em meio perseguio comunista de McCarthy: Morow deseja o boa noite e o boa sorte, indicando a incerteza do que aconteceria de um dia para o outro, ou seja, ambos os cumprimentos so impregnados de sentidos avaliativos, retirados do contexto do cumprimento dirio e inseridos em um novo contexto, assumindo, por conseqncia, novos significados. O que se quer advogar aqui que o texto no possui nenhum posicionamento semitico a no ser em referncia ao sistema da lngua a que pertence, ou seja, esto imbricados no texto tanto um sistema lingstico quanto um sistema social. A relao entre linguagem e contexto e as possibilidades de avaliaes que podem ser feitas pelos usurios nos contextos em que interagem faz emergir o Sistema de Avaliatividade como um sistema de recursos interpessoais disposio do produtor de textos para que se posicione em relao ao que expressa. E aqui a palavra SISTEMA de suma importncia, no se tratando de uma teoria, mas um conjunto, um sistema de opes em nvel semntico discursivo disposio dos usurios que, no nvel lxico-gramatical, ser instanciado em um texto pelos mecanismos lingsticos de avaliao dos quais a lngua dispe. Estamos falando, portanto, de
Enfatizamos aqui que a noo de texto preceituada por Halliday inclui qualquer produo oral ou escrita.
4

108

D.E.L.T.A., 25:1

atitudes, ou seja, a posio que assumimos perante algo ao avaliarmos o mundo que nos rodeia, mesmo que, em muitos casos, faamos avaliaes em determinadas situaes em que expressamos atitudes que possam parecer, a ns, como corriqueiras ou inofensivas, mas que podem magoar, ofender, ferir nosso interlocutor. Muitas vezes, usamos itens lexicais, inclusive substantivos, que, em sua acepo cotidiana, so desprovidos de qualquer avaliao, utilizados pura e simplesmente para nomeao de algo, mas que, inserido em determinado contexto de situao e dadas as relaes entre os participantes, assumem caractersticas ofensivas ou preconceituosas a partir da relao dialgica entre os participantes. Tomemos um outro exemplo cotidiano, dessa vez ligado ao esporte, do comentado caso ocorrido em So Paulo, em 2005, durante uma partida da Copa Libertadores da Amrica de Futebol entre o time brasileiro So Paulo e o time argentino Quilmes, em que o jogador argentino Leandro Desbato foi acusado de racismo por chamar o jogador brasileiro de macaco, o que levou o argentino a ser preso em So Paulo, sendo indiciado ainda no estdio, o que virou notcia nacional e internacional. Em tese, o item lexical macaco utilizado em sua acepo cotidiana para nomeao de um smio, mas, no contexto de situao em que a relao entre os participantes a de adversrios em uma partida de futebol, acrescida da sugerida rivalidade entre brasileiros e argentinos, assumiu propores altamente avaliativas, virando, inclusive, caso de polcia. Acresase o fato de o jogador, vtima de preconceito, independentemente de qualquer avaliao ou julgamento, atender pela alcunha de Grafite, o que por si s, faz referncia a um racismo velado, mas que, pare ele, supostamente, no soa como tal, ao passo que macaco, vindo de onde e de quem veio, assumiu outras propores. Esses exemplos apontam para a relevncia de se considerar o contexto quando se trata de escolhas lingsticas e das possibilidades de avaliao disponveis na lngua, por isso necessrio que se entenda a relao entre SISTEMA e TEXTO e, para tanto, necessrio tambm recorrer noo de INSTANCIAO,

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

109

4. Instanciao
A noo de instanciao de extrema importncia para que se compreenda a relao entre avaliatividade (no nvel do sistema) e avaliao (no nvel do texto), isto , a instanciao a manifestao do sistema lingstico no texto, o que deve, da mesma forma, ser interpretado como um processo dialtico, dado ao fato de que a instanciao se manifesta, constri e reconstri os potenciais de significado de determinada cultura. O que se verifica, dessa forma, a viso ampla de linguagem tanto como sistema de escolhas disponvel aos usurios como quanto texto, a materializao lingstica desse sistema, bem como a relao entre o contexto de cultura e o contexto de situao, como ilustra a Figura 2 a seguir, com base no sugerido por Halliday e Mathiessen (1999: 8), indicando que a linguagem REALIZA o contexto e o texto INSTANCIA o sistema:

instanciao SISTEMA CONTEXTO contexto de cultura INSTNCIA contexto de situao

realizao

LINGUAGEM

Linguagem como sistema

Linguagem como texto

Figura 2: As relaes contexto/linguagem, sistema/instncia

A figura acima faz com que emirja o que talvez seja o primeiro problema que enfrentamos ao tratarmos da questo dos dois termos em ingls (appraisal/evaluation) e sua traduo para o portugus a partir de uma perspectiva sistmico-funcional e que est associado a uma questo primordial na relao entre as duas perspectivas pelas quais podemos vislumbrar a linguagem: como SISTEMA e como TEXTO. A inter-relao sistema-texto pode ser considerada como uma das primeiras dicotomias a ser enfrentada quando nos imbumos da tentativa de

110

D.E.L.T.A., 25:1

explicar como a lngua se organiza e, mais que isso, de que modo essa organizao est disposio do ser humano em sua utilizao da linguagem no cotidiano. Outra questo a se levantar a de que talvez estejamos pensando nas duas perspectivas simultaneamente ou em sobreposio, quando, na verdade, estamos tratando de coisas distintas, conforme ilustrado na Figura 1, no item 2. Halliday (2004: 26-27) metaforiza a relao sistema-texto a partir da relao entre tempo (weather) e clima (climate), que no representam diferentes fenmenos, mas sim o mesmo fenmeno visto de perspectivas diferentes. Em suas palavras, traduzidas livremente por mim: O tempo o texto: o que acontece ao nosso redor o tempo todo, causando impacto, e s vezes, distrbios em nosso cotidiano. O clima o sistema, o potencial que subjaz a esses efeitos variveis. Glosando a relao clima-tempo estabelecida por Halliday, ofereo aqui um exemplo lhano relacionado nossa cultura, mas talvez bastante ilustrativo5 com o intuito de facilitar a compreenso da relao entre texto e sistema, pois essa relao pode tambm ser metaforizada por meio do uso do exemplo de uma padaria: h em sua cozinha todo um potencial de pes a serem produzidos, mas l, na cozinha, reduzem-se apenas farinha, ou seja, a farinha todo o potencial de significado que, ao ser manuseado pelos profissionais, transformar-se- em bolos, pes, brioches, croissants, biscoitos, roscas, pes de queijo, e toda a gama de espcies que podem ser produzidas, de acordo com o contexto de situao daquela padaria. Logo, essas diferentes espcies de pes so textos instanciados a partir da farinha: a farinha o sistema, o po o texto. A influncia do contexto, ainda, vai definir a que gnero o po-texto pertence, pois, para a mesma ocorrncia temos, em diferentes contextos de situao, diferentes tipos de po, inclusive com nomes distintos em contextos variados.

5. O Sistema de Avaliatividade
Ao considerarmos as formas como ocorrem os mecanismos de avaliao do ponto de vista de sua realizao lxico-gramatical, temos uma vasta
5

Credito esse exemplo a Mauro Sobhie, de quem tomei emprestada a metfora.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

111

gama de escolhas disponveis no sistema lingstico. Podemos, por exemplo, ser mais ou menos intensos, pouco ou muito enfticos, mais ou menos distantes de nossos interlocutores, muito ou pouco formais. Isso equivale a dizer que a linguagem oferece mecanismos diversos para que atribuamos diferentes avaliaes aos mais diferentes aspectos de nossas atitudes em nosso cotidiano. Mesmo considerando a pletora de opes disponveis na lngua das quais podemos fazer uso ao avaliarmos algo, possvel categorizarmos os recursos lxico-gramaticais utilizados nas avaliaes. Para a categorizao das ocorrncias desse sistema de avaliao, Martin e colaboradores estabeleceram o Sistema de Avaliatividade, consubstanciado principalmente em Martin e White (2005), mas apresentado em outros autores anteriormente, como no prprio Martin (2000, 2002, 2003) e tambm em Eggins e Slade (1997) e em White (2004a; 2004b), que nos permite analisar, a partir da perspectiva sistmico-funcional de linguagem, os recursos utilizados, sinalizando, inclusive, para mudanas terminolgicas, como j apontado. Segundo os trabalhos difundidos por pesquisadores ligados Escola de Sydney, so trs os principais tipos de atitudes: expressamos sentimentos e emoes, julgamentos de carter e avaliaes, que podem ser, portanto, categorizados em trs tipos de recursos:
Afeto Julgamento Apreciao recursos utilizados para expressar emoo recursos utilizados para julgar o carter recursos utilizados para atribuir valor s coisas

Paralelamente a estes trs recursos, incluem-se, simultaneamente Atitude, a Gradao e o Engajamento. Ou seja, ao fazermos uma avaliao, tambm selecionamos o quanto queremos amplific-la, isto , se pretendemos aumentar ou diminuir o grau de nossa avaliao, assim como indicamos a fonte de nossa avaliao. Pode-se assim dizer que as atitudes que expressamos distribuem-se por trs campos: afeto, julgamento e apreciao, alm de, ao externarlizarmos verbalmente nossas atitudes, optamos por gradu-las e o fazemos em relao ao nosso envolvimento com nossos interlocutores e tambm em relao ao que est sob avaliao. Estas opes, portanto, podem ser resumidas da seguinte maneira:

112
Atitude

D.E.L.T.A., 25:1
Afeto Julgamento Apreciao

Gradao Engajamento

Figura 3: Recursos de avaliatividade

Em relao ao termo Engajamento utilizado na figura acima, estou utilizando como traduo para Engagement; poderia tambm ser traduzido por Envolvimento, mas o fao pelo fato de, no nvel semntico-discursivo, Martin e White (2005) apontarem trs possibilidades de recursos para a transmisso de significados interpesoais: Envolvimento (Involvement), Negociao (Negotiation) e Avaliatividade (Appraisal), ou seja, mais uma maneira de se evitar novas confuses terminolgicas. As atitudes, a partir da perspectiva do Sistema da Avaliatividade, podem ainda ser vistas como um sistema da semntica discursiva, que se realiza lxico-gramaticalmente atravs de diferentes estruturas gramaticais. Ao expressamos nossas atitudes, podemos vislumbr-las como sentimentos institucionalizados (Martin e White, 2005: 45), sendo que o julgamento refere-se ao universo das propostas sobre o comportamento e a apreciao ao universo das proposies sobre o valor das coisas. O afeto, dessa forma, o centro das atitudes que expressamos. Ontogeneticamente falando, os recursos lingsticos para a realizao da avaliao so apre(e)ndidos nos primeiros estgios do desenvolvimento lingstico. Assim, o mecanismo da inter-relao entre afeto, julgamento e apreciao pode ser visualizado na seguinte figura, traduzida de Martin e White (2005: 45):
tica/moralidade (regras & regulamentos). Sentimentos institucionalizados como propostas Julgamento Afeto

Apreciao Sentimentos institucionalizados como proposies de esttica/valor (critrio e avaliao

Figura 4: Julgamento e apreciao como afeto institucionalizado

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

113

Na teoria sistmico-funcional, a linguagem concebida com um sistema semitico em trs estratos: um de significados, um de fraseados e outro de letras/sons. relevante, neste ponto, estabelecer a relao entre os estratos da linguagem para os nveis de realizao lingstica. Temos, primeiramente, em um nvel micro, o estrato grafo-fonolgico (letras/sons). Em um segundo plano, temos o nvel da orao, que realizada pela lxico-gramtica (fraseados) e, por fim, em um terceiro nvel, o semnticodiscursivo (significados), localizado em um nvel de abstrao que est alm da orao. A relao entre os trs estratos, conforme preceitua a teoria sistmico-funcional de Halliday, organiza-se da seguinte forma:

Semntico-discursivo Lxico-gramatical Grafo-fonolgico

Figura 5: Estratos da linguagem

O Sistema de Avaliatividade, a partir das ilustraes apresentadas, localiza-se no estrato da semntica do discurso e realizado, em termos lexicais e gramaticais, no estrato da lxico-gramtica, oralmente ou escrito, de acordo com a interao que se desenvolve, pelo estrato grafo-fonolgico. Ao selecionar o lxico avaliativo quando julgamos algo, partimos de sistemas semnticos, que so realizados lxico-gramaticalmente de forma a reforarmos, ampliarmos ou minorarmos, reduzirmos, aquilo que avaliamos. Pode-se dizer, assim, que o Sistema de Avaliatividade caracteriza-se como um sistema interpessoal no nvel da semntica do discurso que est articulado, simultaneamente, a outros dois sistemas, Negociao e Envolvimento e, em um nvel superior em abstrao, est relacionado varivel de registro Relaes. Poderamos, assim, esquematizar as relaes entre os elementos do contexto de situao (registro, representada pela varivel Relaes), a semntica discursivo e a lxico-gramtica:

114
REGISTRO Relaes

D.E.L.T.A., 25:1
SEMNTICA DISCURSIVA Negociao Avaliatividade Envolvimento LXICO-GRAMTICA Lxico avaliativo

Quadro 1: A relao contexto/registro, semntica discursiva e lxico-gramtica

Reduzindo-se o escopo ao campo central do quadro acima e restringindo-nos apenas aos recursos de avaliatividade (em negrito e sombreado), como uma das reas da semntica do discurso, chegamos, finalmente, ao Sistema de Avaliatividade. Ao retomarmos e ampliarmos o modelo da Figura 3, representando-o de outro modo, veremos que os trs tipos de recursos nossa disposio para indicarmos as realizaes lxico-gramaticais em subsistemas podem ser tambm representados, com base no sistema mais amplo de significados disponveis, da seguinte maneira:

Envolvimento Monoglssico Heteroglssico

AVALIATIVIDADE Atitude Gradao Afeto Fora Julgamento Foco Apreciao

Quadro 2: Os recursos de avaliatividade

O que se observa na proposta de Martin e White (2005) que os autores pretendem desenvolver um sistema semntico-discursivo para a avaliatividade, o que sugere uma gama de realizaes em diferentes estruturas lxico-gramaticais. Tais realizaes, a partir da nomenclatura sugerida por Halliday (1994), realizar-se- atravs da modificao de participantes, processos e adjuntos, em diferentes instncias, podendo configurar-se no texto como qualidades, atravs de eptetos, atributos e circunstncias, atravs de diferentes processos, mas principalmente comportamentais e mentais, ou como comentrios, atravs de adjuntos modais. Ou seja, trata-se de um sistema na interface entre semntica do discurso e lxico-gramtica, da realizao dos significados no texto atravs dos recursos disponveis na semntica do discurso.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

115

A proposta aqui, portanto, discutir alguns tpicos relacionados ao uso da gradao em portugus brasileiro e, pelo fato de a maioria dos recursos no Sistema de Avaliatividade sugeridos por Martin e White (2005) serem aplicveis ao idioma, propomo-nos a discutir alguns casos tpicos que caracterizam a tipologia do idioma, atravs do uso de recursos no disponveis ou diferenciados da lngua inglesa, como o caso da ordem dos elementos no grupo nominal para aumento e diminuio da fora do que expresso pelo usurio. Reforo: trata-se simplesmente do levantamento de alguns aspectos tipolgicos de nosso idioma, que, como tal, est sujeito a crticas e alteraes. Pretendo apenas trazer baila a relevncia que mais estudos sobre o assunto tm para o estudo da tipologia do portugus brasileiro em termos sistmico-funcionais. Na verdade, estou apenas seguindo os passos propostos por Martin e White e tentando aplic-los ao estudo do idioma, uma vez que se trata de uma rea muita ampla, pois est ligada semntica do discurso e, todo aquele envolvido na anlise sobre como ocorre a avaliao no discurso deparar-se- com tais aspectos, como bem sugerem os autores (2005: 46):
Thus our mapping of feeling (for affect, judgement and appreciation) have to be treated at this stage as hypotheses about the orgnization of the relevant meanings offered as a challenge to those concerned with developing appropriate reasoning, as a reference point for those with alternative clasifications and as a tool for those who need something to manage the analysis of evaluation in discourse.

Acrescemos, ainda, o fato de os autores estarem fazendo tal afirmao em relao ao estudo dos trs subsistemas (Afeto, Julgamento, Apreciao) relacionados ao sistema de Atitude, ao passo que aqui so focados especificamente aspectos relacionados Gradao. Vejamos, com base nesses conceitos, como tais ocorrncias realizam-se em textos produzidos em lngua portuguesa, atravs dos exemplos que sero apresentados no item subseqente.

6. Recursos para Gradao no portugus brasileiro


Para discutir aspectos do SISTEMA DE AVALIATIVIDADE, bem como os RECURSOS PARA AVALIAO disponveis em Lngua Portu-

116

D.E.L.T.A., 25:1

guesa, dentro do subsistema de Gradao e dos significados disponveis na lngua para enfatizar ou reduzir a fora das avaliaes, utilizaremos exemplos retirados do livro Mundo Perdido, de Patrcia Melo (2006). Mundo Perdido compe-se de 20 captulos e, para a seleo das ocorrncias, optamos por recortes de diferentes captulos, para que o leitor tenha uma viso panormica de como a linguagem avaliativa permeia o texto. A partir da seleo desses excertos, pretendemos discutir a maneira como a autora seleciona recursos de gradao em seu texto, acentuando a avaliao negativa e trazendo ao leitor o mundo marginal e, embutido nisso, uma stira social. Nosso objetivo, portanto, est em apontar aspectos semnticos e lxico-gramaticais da variante brasileira da lngua portuguesa em relao Gradao e como esta se realiza lxico-gramaticalmente, tomando-se por base a histria narrada por Miquel, tambm protagonista de O matador (Melo, 1995), outro livro da mesma autora transformado no filme O homem do ano, e que, na presente narrativa, retorna, depois de 10 anos foragido, com o intuito de encontrar sua filha, Samanta, e matar a segunda esposa, rica, e o novo marido desta, Marlnio, um pastor evanglico, que fugiram com a filha de seu primeiro casamento e com seu dinheiro. Antes de tudo preciso sinalizar que a avaliao j est presente no ttulo do livro, pois, ao retratar um mundo perdido, j se tem a pista de que vamos mergulhar em um mundo sem soluo, um mundo de crimes, irregularidades e ilegalidade. Ressaltamos tambm que o item lexical foragido recorrente em todo o livro, de forma a marcar a condio em que se encontra o protagonista. A narrativa inicia-se com essa indicao, como a primeira orao da narrativa:
Sou foragido. (p. 9, grifo meu)

E, da mesma forma, aps diversas recorrncias para que fique bem claro o seu posicionamento social e discursivo, encerra-se a narrativa, no ltimo pargrafo:
No quis nem saber. Sou foragido. Virei as costas e entrei no carro. (p. 205, grifo meu)

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

117

As incurses do personagem ao mundo marginal so vrias, uma vez que o priplo para que encontre a filha inicia-se em So Paulo, cruzando o interior do Estado em direo ao Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, passando por vrias cidades desses Estados, indo at a Bolvia e depois a Belm do Par e encerra-se em Manaus, cenrios nos quais so apresentados ao leitor os mais diversos tipos de crime: roubos de cargas e caminhes, narcotrfico, comrcio ilegal de armas, explorao ilegal de madeira, explorao de menores e diversos outros. Pelo fato de o mundo ser visto e narrado pela perspectiva de Miquel, um marginal matador, tem-se uma viso marcadamente negativa do pas e de seu povo. Dessa forma, podemos verificar os mecanismos disponveis em lngua portuguesa e como estes funcionam em relao ao lxico avaliativo de cunho negativo. Assim como em lngua inglesa, os mecanismos em lngua portuguesa para intensificao das avaliaes so bastante amplos. Observemos o seguinte trecho de Melo (2006: 9-10):
Vai amanh bem cedo. Era o problema da Eunice, muito mandona. No incio, duvidava de tudo o que eu dizia. Uma vez, chegou a arrancar o telefone da minha mo, para checar com a enfermeira a idade da tia Rosa. Expliquei milhes de vezes que eu era o nico sobrevivente da famlia, depois que meu primo Robinson morreu, a tia Rosa ficou muito triste.

Os itens em negrito trazem diferentes tipos de avaliao, com modificaes em vrios aspectos, relacionados s qualidades, aos processos e outras escolhas lxico-gramaticais impregnadas de avaliao quando relacionadas ao contexto de situao em que se desenvolve a narrativa de Patrcia Melo, ocorrendo os mais diversos tipos de avaliao disponveis no Sistema de Avaliatividade. Apresentarei e discutirei aqui, como sinalizei, apenas alguns representativos de aspectos tipolgicos do portugus brasileiro em relao gradao. Primeiramente, relevante mencionar a questo da ordem do epteto no grupo nominal: por ser primariamente um modificador do nome, ocorre, com maior freqncia, posposto ao nome que qualifica:
gente escrota gosto amargo trens lotados avenidas apinhadas

118

D.E.L.T.A., 25:1

No entanto, para exprimir a qualidade que distingue ou que individualiza algo, pode ocorrer anteposto ao substantivo:
bom negcio bom agenciador grande Miquel

Quando procedemos a uma avaliao, o foco de nossas atitudes recai em categorias que, vistas pela perspectiva experiencial, no apresentam escalas gradativas, mas operam como forma de reconstruir categorias de gradao em relao ao item que avaliado. Como nos exemplos abaixo:
Brasileiro assim, escroto mesmo. Sou comprista mesmo. S xingando mesmo.

Esse mecanismo, portanto, denominado Foco. Tem por funo, ainda, acentuar ou amenizar determinada perspectiva. Alm do mecanismo de Foco, os recursos de Gradao podem tambm ser realizados pelo mecanismo de Fora da avaliao, e a lngua portuguesa dispe de diversos recursos para que possamos graduar e reforar a nossa avaliao sobre algo, dentre eles, os mecanismos de repetio e a utilizao de prefixos e sufixos que aumentam ou diminuem a fora das avaliaes. A repetio de um mesmo item lexical um recurso freqentemente utilizado para intensificarmos a fora de algo. Nos exemplos a seguir, as personagens desejam reforar os aspectos negativos da cidade de So Paulo e da cidade de Campo Grande e, para isso, utilizam o modificador repetidas vezes:
Mais cachorro. Mais barulho. Mais sujeira tambm. Muito feia esta terra, muita gente, muita pobreza, muito dinheiro, muito prdio, muita puta, muito lixo, muito trnsito... ... l tem muita puta, muita droga e muito rabe.

Dentre os diversos prefixos gregos e latinos presentes no portugus, muitos so utilizados com a funo de intensificar a avaliao de acordo com o item que antepem:

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...


... tem um shopping superlegal. J estava ultraligado no reprter...

119

O mesmo mecanismo pode acontecer pelo emprego de sufixos, atravs dos quais possvel intensificar a caracterstica de um nome adicionando-se o sufixo aumentativo:
Corpo, toda malhada. Eu tinha perdido um tempo cada carro mulhero na TV.

Como a narrativa de Mundo Perdido pautada pelas aventuras de Miquel, um matador de aluguel, e seu contato com o submundo, vale ressaltar a constante referncia a itens lexicais de linguagem chula ou tabustica utilizada no decorrer da narrativa, principalmente na forma de nominalizaes, quando este se refere a outros personagens e ao contexto.
De bostas, como nossos polticos. Desses merdas, que s pensam em roubar

Ou, ainda, como j mostrado anteriormente, atravs do uso de sufixos aumentativos que adicionam um aspecto ainda mais avaliativo a um item chulo j impregnado de avaliao:
voc est fodidao

E mesmo a repetio de itens de um mesmo campo semntico:


E so tantos os ladres, os corruptos, os filhos-da-puta, os assassinos, escroques, falsrios So corruptos, ladres, cheiradores de p.

Por outro lado, a fora tambm pode ser reduzida por meio do uso de palavras de aspecto avaliativo negativo, que, por sua vez, caracterizam as condies sub-humanas de vida em locais perifricos, o que ocorre, por exemplo, com palavras do campo semntico de casa, mas com um aspecto negativo, como ocorre com o emprego de palavras como muquifo, buraco, barraco; ou palavras relacionadas ao crime, como tramias, esquema, sacana-

120

D.E.L.T.A., 25:1

gem; alm de outras ocorrncias que demonstram o preconceito de Miquel:


Mas eu no mato corno. Nem trabalho para veado. ... no fique noite zanzando por a com preto. Porque primeiro ele vm atrs dos pretos.

A reduo da fora avaliativa pode tambm ocorrer atravs do acrscimo, a determinados itens lexicais, do sufixo diminutivo, o que pode reduzir a fora de algo de diferentes maneiras: (a) depreciativa
ele disse, o cara-de-pau, com um sorrisinho fazendo um monte de gracinhas esses caras fazendo piadinhas aquela branquela

(b) afetiva, carinhosa


Branquinhos os dentes da Divani. comear uma vida nova numa cidadezinha Se eu estou assim, meio tristinha, s comprar uma blusinha nova, um brinquinho As coisas estavam iguaizinhas.

O sufixo diminutivo tem um valor avaliativo bastante significativo, agregando-se no s a eptetos e classificadores, mas tambm a nomes e modificadores. Outro aspecto caracterstico do portugus que os sufixos flexionamse em gnero e nmero, trao tipolgico do idioma:
masculino singular: novinhO masculino plural: branquinhOS feminino singular: feminino plural: blusinhA iguaizinhAS

A alternncia entre a intensificao e a reduo da fora revela aspectos grotescos, como no exemplo abaixo, em que fica patente o aspecto esdrxulo do que est sendo avaliado.
o narigo, a boquinha, a testona, o dentinho

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

121

Outra forma de avaliao no texto de Melo ocorre atravs da seleo de processos verbais, nos quais a autora tenta realar aspectos negativos, utilizando processos marcadamente avaliativos:
ela no sair cacarejando... A desembestou a falar, foi o resto do trecho tagarelando. A cabea emperrou meu crebro pifa. a multido urrava

Ainda em relao aos processos, um recurso comum utilizado pela autora a recorrncia ao lxico atitudinal, realizado muitas vezes pelo uso de processos relacionais, tanto atributivos como identificativos em relao s caractersticas negativas dos aspectos avaliados, como ilustram os seguintes exemplos:
Nossa justia Cristo [Eu] [Os ricos] [e] Nossos pobres [Os ricos] sou so so continuam lerda. chapa deles. foragido. corruptos, ladres, cheiradores de p. igualmente escrotos. uns escrotos.

Portador

Processo: Relacional

Atributivo/Identificador

Quadro 3: Processos relacionais

Alm dos processos, ocorre tambm a metfora como recurso de avaliao, tendo em vista que talvez seja um dos mecanismos mais utilizados no cotidiano, pois a forma que o produtor de textos encontra de fazer comparaes e de usar termos no lugar de conceitos que pretende criar. Observemos as seguintes ocorrncias:
E faz a gente viajar que nem tartaruga Tinha lngua, o Josias Josias tomou rebite, para ficar acordado.

Percebe-se, a partir desses exemplos, que o usurio, na falta da palavra que expresse a atitude que quer transmitir, metaforiza o sentido, como na

122

D.E.L.T.A., 25:1

comparao com a tartaruga para dizer que viajam devagar. No exemplo seguinte, ao dizer que o Josias tinha lngua, Miquel usa ter lngua para dizer que a personagem no muda como ele pensava, pois no tinha falado at ento, metaforizando a capacidade da fala. A terceira ocorrncia, tomar rebite, denotativamente uma haste de metal cilndrica e parte do cotidiano de caminhoneiros, utilizada conotativamente para se referir s drogas ingeridas para que se mantenham acordados e cumpram os prazos de entregas de cargas. Finalmente, ocorrem casos de intensificao em que modificadores so utilizados para se reforar algum aspecto negativo por meio do emprego de outros modificadores ou intercalando-os ao epteto, como nos exemplos abaixo:
Muito. Muito mesmo. ... ficou mais feio ainda. Apareceu ainda mais gente. ... voc est encrencado, bastante encrencado.

Ao observarmos as possibilidades de ocorrncia dos recursos lxicogramaticais para a realizao dos significados avaliativos apresentados at aqui, podemos estabelecer, com base em Martin e Rose (2003: 48), mecanismos de fora e de foco, que podem ser acentuados ou amenizados. Dentre os mecanismos de fora, foram apresentados ocorrncias por meio do uso de intensificadores, lxico atitudinal, metforas e linguagem chula, sendo que esses recursos podem ser aumentados ou diminudos, de acordo com a inteno avaliativa do interactante. Os recursos para Gradao, no entanto, so mais complexos e apresentam diversos desdobramentos possveis que, devido ao escopo deste trabalho, no foram apresentados aqui. O captulo 3 de Martin e White (2005) apresenta um sistema em rede para os recursos de Gradao. O Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005) em relao aos recursos para Gradao mostra-nos que as categorias sugeridas pelos autores podem ser aplicadas lngua portuguesa da mesma forma como so utilizadas na lngua inglesa, como originalmente proposto. As diferenas, no entanto, estaro nas formas como as ocorrncias sero instanciadas de acordo com os gneros e com o registro da cultura local, determinando a realizao lxico-gramatical das ocorrncias. Emergiro, da,

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

123

ocorrncias especficas do portugus brasileiro e, pela relao dialtica entre texto e contexto, teremos itens tpicos do contexto, como os aspectos relacionados ao crime nos exemplos apresentados. A opo por apresentar exemplos de avaliao negativa se deu a partir da leitura do texto de Melo e de toda a gama de ocorrncias presentes no texto, que revelam aspectos culturais da sociedade brasileira pela perspectiva da autora. Alm disso, a abordagem sistmico-funcional desenvolvida por Halliday tem como ponto de partida o contexto, que pode ser interpretado atravs do discurso, realizado lxico-gramaticalmente. Alm, claro, de aspectos tipolgicos tpicos da lngua portuguesa, como o caso do diminutivo e outros aspectos que se refletem na linguagem que, numa anlise mais densa, fazem emergir aspectos da cultura do jeitinho, do levar vantagem sobre o outro, da negao da cidadania, do conformismo, e outros tantos aspectos da cultura brasileira que Resende (1992) classifica como doenas culturais que fragilizam a sociedade brasileira, que, embora no tenham sido demonstrados neste texto, podem ser desenvolvidos em estudos futuros. Essas doenas, portanto, so realizadas lingisticamente pelo lxico presente nos diferentes textos e mostram a relao texto-contexto, como pde ser observado atravs dos exemplos retirados de Melo (2006), e que abrem perspectiva para um trabalho mais amplo, que mostre as relaes entre as doenas culturais apontadas por Resende (1992) e sua realizao lxico-gramatical em textos. Os exemplos apresentados ilustram ainda as diversas possibilidades de Gradao em lngua portuguesa. Reforamos o fato de que os itens aqui apresentados pretendem ser apenas ilustrativos e no intencionam, de forma alguma, esgotar o assunto, mas apenas apresent-los para que se tenha uma dimenso dos aspectos tanto prticos quanto tericos sobre a utilizao dos recursos no Sistema de Avaliatividade, assim como as implicaes tericas desse sistema e que possam ser ampliadas e levadas adiante, sendo aplicada a outros contextos. Os aspectos aqui apresentados tentaram ilustrar os mecanismos utilizados por Patrcia Melo em sua narrativa de Mundo Perdido, uma stira, uma crtica social ao Brasil e seu mundo do crime, o que imprime sua narrativa uma profuso de itens avaliativos que reforam, a partir das escolhas feitas pela autora, os aspectos negativos da cultura brasileira e do

124

D.E.L.T.A., 25:1

povo, tais como a corrupo e o mundo do crime, que emergem a partir das escolhas lingsticas feitas pela autora e a nfase no lxico avaliativo marcadamente negativo.

7. Consideraes finais
Talvez o primeiro aspecto que se depreenda ao revisitar o Sistema de Avaliatividade, conforme proposto por Martin e White (2005), o quo complexo ele se configura e as mais diversas nuances para a apreenso da avaliao e como ela ocorre na linguagem atravs de mecanismos lingsticos, tanto lexicais quanto semnticos e gramaticais. Nossa proposta, aqui, foi o de utilizar o termo avaliatividade para que se possa apreender a noo de SISTEMA em relao avaliao, realizada no TEXTO. Argumentamos, ainda, em relao no-utilizao dos termos valorao e apreciao para o sistema como um todo. O termo valorao por estar relacionado, em um primeiro momento, apenas ao ato de atribuir valor, embora, certamente, podem agregar-se a ele outros aspectos, mas trata-se de um sentido restrito que no abarca todo o potencial de significados imbricados no potencial de significados disponvel para avaliarmos, uma vez que fatores como afeto, contato social, crenas, representaes, valores, elementos culturais e tantos outros interpenetram a avaliatividade. Pensando na questo polissmica em relao profuso de termos relativos ao Sistema de Avaliatividade, teremos diversas palavras consideradas sinnimas do verbo avaliar em portugus, como por exemplo, agaloar, ajuizar, aprear, apreciar, aquilatar, avaliar, avaluar, bitolar, calcular, computar, considerar, distinguir, esmar, estimar, medir, orar, suputar, valorizar. O mesmo ocorrendo para o ingls, em que encontramos palavras do mesmo campo semntico, tais como appraisal, appraisement, appreciation, assessment, calculation, estimate, estimation, evaluation, interpretation, judgement, opinion, rating, reasoning, reckoning, valuation. Tais palavras podem, sim, ser sinnimas de avaliao em determinados contextos, mas absolutamente sem sentido em outro e, aqui, estamos tratando do potencial de significados de avaliao, ou seja, um sistema com um escopo macro e no micro, da a relao avaliatividade/avaliao, no mesmo nvel de relao entre sistema/texto. Ao considerarmos os aspectos dos potenciais de significados disponveis no sistema lingstico ao usurio da lngua e que se realizam lxico-

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

125

gramaticalmente nas interaes cotidianas em forma de textos, propormos a seguinte figura como forma de estabelecer a relao:

Contexto

Avaliatividade/Avaliao

Interactante

Sistema/Texto

Outro

Item avaliado

Figura 7: O processamento da avaliao a partir do Sistema de Avaliatividade

A inter-relao entre esses elementos, que coloca o Sistema de Avaliativade em funcionamento, proposta na Figura 7 acima, desenvolve-se da seguinte forma: (1) Inserido em um contexto scio-histrico, cultural e institucional, est o Interactante, determinado por suas relaes sociais, que emite a avaliao sobre algo ou algum do mundo que o rodeia. (2) Ao proceder a qualquer tipo de avaliao, utiliza o Item avaliado recorrendo a um sistema de significados avaliativos em potencial que est sua disposio e que lhe permite realizar determinadas escolhas em detrimento de outras. (3) As escolhas realizadas lxico-gramaticalmente a partir das metafunes (experiencial, interpessoal, textual) pelos sistemas (transitividade, modo, modalidade, tema) a elas inerentes, por sua vez, so determinadas pelo Contexto, pelas variveis de registro, ou seja, o contexto de situao em que o produtor de textos se insere e as escolhas do texto que vai produzir, o modo como vai optar por produzir esses textos e com base nas relaes estabelecidas entre o indivduo e seu universo.

126

D.E.L.T.A., 25:1

(4) A avaliao sendo feita, no entanto, s far sentido se assumida pelo Outro, o interlocutor, e percebida como tal, pressupondo-se que o interlocutor partilhe ou pressuponha os mesmos valores sociais emitidos, assimilando assim a avaliao e assumindo o seu papel, posicionando-se em relao a ela, implicando, alm disso, o aspecto eminentemente dialgico do Sistema de Avaliatividade. A avaliatividade, dessa forma, est relacionada ao sistema e cada uma das escolhas avaliativas feitas pelo usurio, permeadas por outros discursos, por suas crenas, seus julgamentos, suas experincias de mundo, afeto e diversos outros elementos contextuais e individuais sero instanciadas e realizadas no texto lxico-gramaticalmente. Isso significa que uma avaliao pode no ser assumida como tal, dependendo da relao entre os usurios, das diferenas culturais e sociais, pois um item lexical pode assumir um significado avaliativo em um contexto e no em outro. Da a necessidade de estabelecermos a correlao entre SISTEMA e TEXTO, para que se compreenda o funcionamento das diferentes instncias em que a lngua funciona, o que refora ainda mais o carter contextual da gramtica sistmico-funcional de Halliday, evidenciando que as escolhas que fazemos so dialgicas e ideolgicas: fazemos determinadas escolhas em detrimento de outras baseadas em nossas relaes sociais, nos papis sociais que desempenhamos naquele dado contexto e em nossa relao com nossos interlocutores. H que se considerar, ainda, o fato de termos abordado neste artigo apenas o recurso da Gradao, tendo apenas sinalizado, do ponto de vista terico, os recursos de Envolvimento, que compreendem os aspectos monoglssicos e heteroglssicos e o recurso da Atitude, que envolve as categorias de Afeto, Julgamento e Apreciao e que merecem ser mais amplamente discutidos. O foco foi o uso da linguagem avaliativa marcadamente negativa em que o protagonista de Mundo Perdido (Melo, 2006) apresenta suas vises, do lugar social de um foragido da polcia, sobre um Brasil corrupto, ilegal, que infringe leis, normas, regras para que se sobreviva em meio pletora de irregularidades que o caracteriza, mostrando a relao linguagem-texto-contexto e como a expresso do contedo de nossas vises de mundo realizam-se lxico-gramaticalmente atravs das avaliaes que permeiam nossos discursos.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

127

Em relao s diversas categorias propostas por Martin e White (2005), observa-se que so absolutamente pertinentes ao portugus brasileiro, devendo-se levar em considerao apenas os aspectos lexicais e determinadas marcas que no existem na lngua inglesa, como o caso da afixao para aumentativo e diminutivo e tambm da posio dos eptetos e classificadores que, em ingls, possui um estatuto diferente do portugus. No mais os sistemas e subsistemas so absolutamente correlacionados. Os contedos levantados neste texto pretendem apenas servir como deflagradores de novas e mais amplas discusses sobre os recursos de avaliatividade disponveis em lngua portuguesa, bem como suscitar novas e mais amplas discusses sobre o assunto, as quais, espero, possam ser cada vez mais densas e profcuas e possam abrir veredas para os estudos da gramtica funcional sistmica de Halliday em lngua portuguesa. Recebido em abril de 2007. Aprovado em fevereiro de 2008. E-mail: orlandovianjr@uol.com.br

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BAKHTIN, M. 1953. Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1992. BRAIT, B. 1998. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialgica da linguagem. In: Brait, B. (org) Bakhtin, dialogismo e construo de sentido. Campinas: Editora da Unicamp. BIBER, D. et al. 2000. Longman Grammar of Spoken and Written English. London: Longman. EGGINS, S. e SLADE, D. 1997. Analysing casual conversation. London: Cassell. HALLIDAY, M.A.K. 1985. An Introduction to Functional Grammar. Londres: Edward Arnold. _______. 1994. Introduction to Functional Grammar. 2nd. Edition. Londres: Edward Arnold. _______. 2004. An Introduction to Functional Grammar. 3rd. Edition. Revisada por Mathiessen, M.I.M. London: Arnold. HALLIDAY, M.A.K. e MATHIESSEN, C.M.I.M. 1999. Construing experience through meaning: a language based approach to cognition. London: Cassell.

128

D.E.L.T.A., 25:1

HOEY, M. 1983. On the surface of discourse. London: Unwin. _______. 2001. Textual interaction: an introduction to written discourse analysis. London: Routledge. HUNSTON, S. 2000. Evaluation and the planes of discourse status and value in persuasive texts. In: Hunston, S. e G. Thompson (eds). Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press. HUNSTON, S. e THOMPSON, G. 2000. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press. LABOV, W 1972. The transformation of experience in narrative syntax. . Language in the Inner City. Philadelphia: Pennsylvania University Press. _______. 1982. Speech actions and reactions in personal narrative. In: D. Tannen (ed) Analysing discourse: text and talk. Washington, D.C. _______. 1984. Intensity. In: D. Schiffrin (ed). Meaning, form and use in context: linguistics applications. Washington, D.C.: Georgetown University Press. _______. 1997. Some further steps in narrative analysis. Journal of Narrative and Life History 7.1-4. 1997: 395-415. MARTIN, J. R. 2000. Beyond Exchange: Appraisal system in English. In: Hunston, S. e Thompson, G. Evaluation in text: authorial stance and the construction of discourse. Oxford: Oxford University Press. _______. 2002. Blessed are the peacemakers: reconciliation and evaluation. In: C. Candlin (ed.) Research and practice in professional discourse. Hong Kong: City University of Hong Kong Press. 187-227. _______. 2003. Instantiating Appraisal: key and stance. Paper at Systemic Functional Linguistics Association Conference, Adelaide. _______. 2004. Sense and sensibility: texturing evaluation. In J. Foley (ed.) Language Education and Discourse. London: Continuum. MARTIN, J. R. e ROSE, D. 2003. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum. . MARTIN, J.R. e WHITE, P 2005. The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan. MELO, P 1995. O matador. So Paulo: Companhia das Letras. . _______. 2006. Mundo perdido. So Paulo: Companhia das Letras. NEVES, M.H.M. 1997. A gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes. RAMOS, R.C.G. 1997. Projeo de imagens atravs de escolhas lingsticas: um estudo no contexto empresarial. Tese de doutorado. PUC/SP. RESENDE, E. 1992. Cidadania, o remdio para as doenas culturais brasileiras. So Paulo: Summus Editorial.

VIAN JR: O SISTEMA DE AVALIATIVIDADE E OS RECURSOS PARA GRADAO...

129

SANTOS, V.B.M.P. 1996. Padres interpessoais no gnero cartas de negociao. Dissertao de mestrado. PUC/SP . VIAN JR. O. 1997. Conceito de gnero e anlise de textos de vdeos institucionais. Dissertao de mestrado. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. _______. 2002. Sobre o conceito de gneros de discurso: dilogos entre Bakhtin e a lingstica sistmico-funcional. In: Brait, B. Estudos enunciativos no Brasil: histria e perspectivas. Campinas: Pontes. WELLS, G. 1998. Da adivinhao previso: discurso progressivo no ensino e na aprendizagem de cincias. In: Coll, C. e Edwards, D. (orgs) Ensino, aprendizagem e discurso em salada de aula aproximaes ao estudo do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed. WHITE, P 2004a. Valorao: a linguagem da avaliao e da perspectiva. . Trad. Dbora de Carvalho Figueiredo. In: Coulthard, C. R. C e Figueiredo, D. C. (orgs) Linguagem e discurso: anlise crtica do discurso. V nmero especial: 177-205. .4 _______. 2004b. The Language of Attitude, Arguability and Interpersonal positioning. The Appraisal Website: Homepage. Disponvel em: http:/ /www.grammatics.com/appraisal/. Acesso em 14.12.06.

Potrebbero piacerti anche