Sei sulla pagina 1di 48

Frente 1

Ficha 1
As polticas ambientais

Frente 2
As revolues industriais

Frente 3
Da bipolaridade multipolaridade

Frente 4
A regio Nordeste

2
Degradao ambiental A Terceira Revoluo industrial

16

30
Formas de regionalizao do espao mundial

40
Nordeste: sub-regies, seca e desertificao

Ficha 3 Ficha 2

4
Problemas ambientais Paradigmas tecnolgicos

18
As regies excludas frica

32

42
Nordeste: sub-regies, seca e desertificao

6
Os biomas terrestres. As catstrofes ambientais. O espao geogrfico

20

34
frica 2 Parte: conflitos tinicos e geopolticos Estrutura agrria, migraes e industrializao

42

Ficha 4

8/10
Fontes de energia polticas O perodo tcnico-cientfico e informacional

24
As regies excludas: Amrica Latina

36
Estrutura agrria, migraes e industrializao

44

Ficha 5

12

26

38

44

As polticas

AMBIENTAIS
MEIO AMBIENTE: As conferncias mundiais sobre meio ambiente Estocolmo-1972: Desenvolvimento Zero e o desenvolvimento a qualquer custo.

Fre n 01 te Fic 01 ha

ealizada em 1972 na Sucia, esta foi marcada pela polmica entre os defensores do desenvolvimento zero, representados pelos pases industrializados, que propuseram o congelamento da produo e do crescimento econmico e os defensores do desenvolvimento a qualquer custo, representados pelos pases subdesenvolvidos, que defendiam exatamente o contrrio, j que estavam atrasados em relao aos pases ricos.

Ei, vocs podem ir parando de se desenvolver, porque seno o planeta no vai aguentar.

A conferncia de Estocolmo - Foi marcada pela polmica entre os defensores do desenvolvimento zero, basicamente representante dos pases industrializados, e os defensores do desenvolvimento a qualquer custo representantes dos pases no industrializados. A proposta dos pases ricos era congelar as desigualdades socioeconmicas vigentes no mundo; a dos pases pobres, implementar uma rpida industrializao de alto impacto ecolgico e humano. Nenhuma proposta menos maniquesta surgiu nessa ocasio, afastando todos de uma soluo mundialmente aceitvel.
Mas ns s queremos ser desenvolvidos como vocs.

O SINAL DE ALERTA O alerta foi dado no incio da dcada de 1970. Em 1972 foi realizada a conferncia das naes unidas sobre o meio ambiente, em Estocolmo Sucia. Nesse encontro nasceram as primeiras polmicas sobre o antagonismo entre o desenvolvimento e o meio ambiente. Nesse mesmo ano. Uma entidade formada por importantes empresrios, chamada clube de Roma, encomendou ao prestigiado Massachusetts Institute of Techonology (MIT) EUA, um estudo que ficou conhecido com desenvolvimento zero. n Tal estudo alertava o mundo para os problemas ambientais globais causados pela sociedade urbano-industrial e propunha o congelamento do crescimento econmico como nica soluo para evitar que o aumento dos impactos ambientais levasse a uma tragdia ecolgica mundial. Obviamente essa era uma pssima soluo para os pases subdesenvolvidos, que mais necessitavam de crescimento econmico para promover a melhoria de qualidade de vida da populao. n Na poca, a crise econmica mundial dos anos 1970, provocada pelo choque do petrleo, colocou questes econmicas mais urgentes para os governantes do mundo inteiro se preocupar. Somente no incio dos anos 80 a polmica desenvolvimento e meio ambiente seria retomado.

RIO 92: PERSPEcTIvAS PARA O FuTuRO. n A conferncia das naes unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, realizada no rio de janeiro em 1992, reuniu chefes de estados da maioria dos pases do mundo, alm de milhares de representantes de organizaes no-governamentais (ONGs), numa conferncia paralela. Esse encontro que na fase preparatria teve como subsdio o relatrio Brundtland, definiu uma srie de resolues, visando alterar o atual modelo consumista de desenvolvimento para outro, ecologicamente mais sustentvel. n O objetivo central era tentar minimizar os impactos ambientais no planeta, garantindo, assim, o futuro das prximas geraes. Segundo o relatrio da CMMAD: desenvolvimento sustentvel aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidades de as geraes futuras satisfazerem suas prprias necessidades. Para atingir tal fim, foram elaboradas duas convenes, uma sobre biodiversidade, e outra sobre mudanas climticas, uma declarao de princpios e um plano de ao. n O plano de ao ficou conhecido como agenda 21, um ambicioso programa para a implantao de um modelo de desenvolvimento sustentvel em todo o mundo durante o sculo XXI. Esse objetivo, no entanto, requer volumosos recursos e os pases desenvolvidos se comprometeram em canalizar o,7% de seus PIBs. Com o objetivo bsico de fiscaliza a agenda 21, foi criada a comisso de desenvolvimento sustentvel (CDS), o rgo sediado em nova York e vinculado a ONU, agrega 53 pases membros, entre os quais o Brasil. Os pases desenvolvidos, contudo no esto cumprindo o compromisso, com raras excees como os pases nrdicos. n A conveno sobre biodiversidade traou uma srie de medidas para a preservao da vida no planeta. Em vigor desde 1993, essa conveno tentou frear a destruio da fauna e flora, concentradas principalmente nas florestas tropicais, as mais ricas em biodiversidades do planeta. n A ECO/92 OU RIO/92: realizada no Brasil (RJ) em 1992 pelas Naes Unidas, faz um balano do que foi discutido na conferencia de Estocolmo/72 e dos avanos nos impactos ambientais no globo, destacando a elaborao da Agenda 21, como suporte para implementao do desenvolvimento sustentvel no mundo.

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

EcO 92: A AgENDA 21 n um programa de ao, baseado num documento de 40 captulos, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa j realizada de promover, em escala planetria, um novo padro de desenvolvimento, conciliando mtodos de proteo ambiental, justia social e eficincia econmica. n Trata-se de um documento consensual para o qual contriburam governos e instituies da sociedade civil de 179 pases num processo preparatrio que durou dois anos e culminou com a realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, tambm conhecida por ECO-92.

EcO 92: DESENvOLvIMENTO SuSTENTvEL: Trip da sustentabilidade empresarial n Desenvolvimento sustentvel a forma de desenvolvimento que no ambiental financeiro agride o meio ambiente de maneira SE que no prejudica o desenvolvimento vindouro, ou seja, uma forma de Prosperidade social cuidado do planeta resultado econmico desenvolver sem criar problemas que proteo ambiental direito dos acionistas competitividade possam atrapalhar e/ou impedir o de- recursos renovveis ecoeficincia relao entre clientes Dignidade humana gesto de resduos e fonecedores direitos humanos senvolvimento no futuro. gesto dos riscos direito dos trabalhadores envolvimento com comunidade n O desenvolvimento atual, ape transparncia postura tica sar de trazer melhorias populao, SE = sustentabilidade empresarial trouxe inmeros desequilbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluio, extino de espcies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentvel atua por meio de alguns aspectos: n Atender as necessidades fisiolgicas da populao; n Preservar o meio ambiente para as prximas geraes; n Conscientizar a populao para que se trabalhe em conjunto; n Preservar os recursos naturais; n Criar um sistema social eficiente que no permite o mau envolvimento dos recursos naturais; n Criar programas de conhecimento conscientizao da real situao e de formas para melhorar meio ambiente. n O desenvolvimento sustentvel no deve ser visto como uma revoluo, ou seja, uma medida brusca que exige rpida adaptao e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lenta a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que se consiga em parceria desenvolver sem degradar.

RIO+10: JOHANNESBuRgO FRIcA DO SuL 2002 n A segunda cpula mundial sobre o desenvolvimento sustentvel foi convocada em agosto de 2002 para a implementao das propostas da Agenda 21. A concretizao da 1 cpula - Rio 92 - era to restrita que o objetivo principal da 2 cpula no foi elaborar novas propostas mas, antes de tudo, pr em prtica o que tinha sido definido 10 anos antes. Parecia que, em matria de desenvolvimento sustentvel, nada significativo tivesse sido alcanado na dcada de 90. n Rio 92 tinha sido um relativo sucesso. A Agenda 21 propunha 2.500 medidas, elaborando um quadro geral para responder ao conceito, ento novo, do Desenvolvimento Sustentvel. Cada pas devia elaborar a sua prpria Agenda 21, adaptada sua realidade. Na dinmica da cada do muro de Berlin, o tema da sustentabilidade surgia como nova prioridade para o futuro da humanidade. Alm da Agenda 21, duas Convenes sobre o clima e a biodiversidade propunham metas mais concretas. As ONGs e os movimentos sociais foram convidados a participar na elaborao dos objetivos; fizeram muitas propostas e publicaram a bela Carta da Terra. n No entanto, o caminho do Rio at Johannesburgo no foi bem aquele esperado. Houve altos e baixos, tanto do lado dos governos como da parte da sociedade civil. Na Rio + 5, em 1997, em Kyoto (Japo), a avaliao da aplicao das propostas do Rio deixou claro que a implementao da Agenda 21 era bastante deficiente na maioria dos pases

QuAIS OS OBJETIvOS DESSA cPuLA? n Oficialmente, o tema da cpula de Johannesburgo era o do Desenvolvimento Sustentvel. No relatrio Brundtland ONU em 1987, o conceito definido como um desenvolvimento que responda s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de responder s suas. Fundamenta-se na constatao de que no se pode continuar assim. O conceito tenta articular o avano econmico, a proteo ambiental e o progresso social. n A cpula no devia enfrentar apenas o problema da pobreza ou do livre comrcio como o queriam uns e outros pases, mas tambm os desafios da preservao ambiental. Inundaes enormes na China, no Bangladesh, na Amrica central e na Europa; securas e fomes no Sul da frica, esses catstrofes naturais, resultados das mudanas climticas, so a expresso mais direta das graves ameaas ambientais j existentes. n Rio + 10 visava primeiro promover a implementao das propostas da Agenda 21. Para isso, ao longo de 4 encontros preparatrios, a ONU preparou um longo plano de ao que devia ser o prato principal das negociaes. O objetivo era chegar a propostas precisas e concretas, com prazos e meios fixados.

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Degradao

AMBIENTAL
AS POLTIcAS AMBIENTAIS

Fre n 01 te Fic 02 ha

1. ENERgIA. Ampliar acesso a formas modernas de energia, mas sem prazos nem metas especficas; Derrotada proposta do Brasil e da Unio Europia para fixar meta global de 10% - 15% de fontes renovveis de energia; Anunciadas parcerias com pases pobres no valor de US$ 769 milhes. PROBLEMA: Um tero da populao, ou 2 bilhes de pessoas, no tm acesso a energia moderna, como eletricidade e combustveis fsseis. 2. MuDANA cLIMTIcA. Canad, Rssia e China anunciaram que devero ratificar o Protocolo de Kyoto (tratado para conter o efeito estufa) - Problema: Temperatura mdia da atmosfera global deve subir at 5,8C at o ano 2100, se nada for feito para conter emisso de CO2 3. guA. Cortar metade, at 2015, nmero de pessoas sem acesso a gua potvel e esgotos; Anunciados projetos e parcerias que somam US$ 1,5 bilho para alcanar esses objetivos entre pases ricos e pases pobres. PROBLEMA: Em 2025, se nada for feito, 4 bilhes de pessoas (metade da populao mundial) estaro sem acesso a saneamento bsico. 4. BIODIvERSIDADE. Reduzir perda de espcies at 2004, mas sem meta especfica; Reconhecimento de que pases pobres precisaro de ajuda financeira cumprir o objetivo; Reconhecimento do princpio da repartio de benefcios obtidos com espcies de pases pobres. PROBLEMA: At 50% das espcies poderiam desaparecer ou ficar em risco de extino, at o final do sculo. Um quarto das espcies de mamferos j ameaados 5. PEScA. Restaurar estoques pesqueiros a nveis sustentveis at 2015, onde for possvel; Estabelecer reas de proteo marinha at 2012. PROBLEMA: Regies tradicionais de pesca, como a do bacalhau no Atlntico Norte, j entraram em colapso, com perda de 40 mil empregos no Canad 6. AgRIcuLTuRA Apoio eliminao de subsdios agrcolas que afetam exportaes de pases pobres, mas sem metas nem prazos. PROBLEMA: Pases ricos subsidiam seus agricultores com mais de US$ 300 bilhes por ano Reafirmado compromisso da Eco-92 de destinar 0,7% do PIB de pases ricos para o combater a destruio ambiental.

cONFERNcIAS MuNDIAL SOBRE MuDANAS cLIMTIcAS (cOP) O PROTOcOLO DE KYOTO n O Protocolo de Kyoto um acordo internacional para reduzir as emisses de gases estufa dos pases industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos pases em desenvolvimento. n O documento prev que, entre 2008 e 2012, os pases desenvolvidos reduzam suas emisses em 5,2% em relao aos nveis medidos em 1990. n O Protocolo de Kyoto foi o resultado da 3 Conferncia das Partes da Conveno das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas, realizada no Japo, em 1997, aps discusses que se estendiam desde 1990. A conferncia reuniu representantes de 166 pases para discutir providncias em relao ao aquecimento global. n O documento estabelece a reduo das emisses de dixido de carbono (CO2), que responde por 76% do total das emisses relacionadas ao aquecimento global, e outros gases do efeito estufa, nos pases industrializados. n Os signatrios se comprometeriam a reduzir a emisso de poluentes em 5,2% em relao aos nveis de 1990. A reduo seria feita em cotas diferenciadas de at 8%, entre 2008 e 2012.

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O MAIOR POLuIDOR NO ASSINOu n O tratado foi estabelecido em 1997 em Kyoto, Japo, e assinado por 84 pases. Destes, cerca de 30 j o transformaram em lei. Para entrar em vigor, porm, o documento precisa ser ratificado por pelo menos 55 pases. Entre esses, devem constar aqueles que, juntos, produziam 55% do gs carbnico lanado na atmosfera em 1990. Os Estados Unidos - o maior poluidor - se negam a assin-lo sozinho, o pas emite nada menos que 36% dos gases venenosos que criam o efeito estufa. O acordo impe nveis diferenciados de redues para 38 dos pases considerados os principais emissores de dixido de carbono e de outros cinco gases-estufa. n Para os pases da Unio Europia, foi estabelecida a reduo de 8% com relao s emisses de gases em 1990. Para os Estados Unidos, a diminuio prevista foi de 7% e, para o Japo, de 6%. Para a China e os pases em desenvolvimento, como o Brasil, ndia e Mxico, ainda no foram estabelecidos nveis de reduo. n Alm da reduo das emisses de gases, o Protocolo de Kyoto estabelece outras medidas, como o estmulo substituio do uso dos derivados de petrleo pelo da energia eltrica e do gs natural. n Os EUA desistiram do tratado em 2001, alegando que o pacto era caro demais e exclua de maneira injusta os pases em desenvolvimento. O atual presidente americano, George W. Bush, alega ausncia de provas de que o aquecimento global esteja relacionado poluio industrial. n Ele tambm argumenta que os cortes prejudicariam a economia do pas, altamente dependente de combustveis fsseis. Em vez de reduzir emisses, os EUA preferiram trilhar um caminho alternativo e apostar no desenvolvimento de tecnologias menos poluentes.

O IMPASSE NO AcORDO n O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush declarou o acordo sobre o clima de Kyoto morto no incio do ano de 2001. Apesar disso, 180 pases se reunirem em Bonn no mesmo ano para tentar salvar o plano. RSSIA PE FIM AO IMPASSE. n Em 2002, o impasse dava mostras de que poderia chegar ao fim com o apoio do Parlamento canadense, antes contrrio ao documento. S em 2004, no entanto, o pacto finalmente ganharia o pontap final para a sua implementao com a adeso da Rssia. Para entrar em vigor e se tornar um regulamento internacional, o acordo precisava do apoio de um grupo de pases que, juntos, respondessem por ao menos 55% das emisses de gases nocivos no mundo com a entrada da Rssia, o segundo maior poluidor, responsvel por 17% delas, a cota foi atingida. At ento, apesar da adeso de 127 pases, a soma de emisses era de apenas 44%. n Com a Rssia, esse ndice chega a 61%. Muito comemorada, a entrada da Rssia, no entanto pe em evidncia a questo do impacto do protocolo nas economias, motivo pelo qual a Austrlia tambm se mantm de fora do acordo. O presidente russo Vladimir Putin s decidiu aderir ao descobrir que o pacto poderia servir de moeda de troca, junto Unio Europia (a maior defensora do acordo), para seu ingresso na Organizao Mundial do Comrcio. n Uma das idias disseminadas pelo Protocolo de Kyoto para amenizar os prejuzos causados pela incalculvel quantidade de dixido de carbono j emitida pelos pases desenvolvidos o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O objetivo do MDL estimular a produo de energia limpa, como a solar e a gerada a partir de biomassa, e remover o carbono da atmosfera. Neste campo, chamado sequestro de carbono, os principais planos consistem no replantio de florestas que, ao crescer, absorvam CO2 do ar. O PROTOcOLO DE KYOTO DIvIDE OS PASES EM DOIS gRuPOS: n Os que precisam reduzir suas emisses de poluentes e os que no tm essa obrigao. O Brasil est no segundo grupo que ir receber para no poluir mais e para tirar da atmosfera, com suas florestas e matas, o dixido de carbono. n O Homem lana 7 bilhes de toneladas de CO2 por ano e uma maneira de compensar isto a criao de projetos de reduo de emisses de gases do efeito estufa. Atravs dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), os pases desenvolvidos podem investir neste tipo de projeto em pases em desenvolvimento e utilizar os crditos (Redues Certificadas de Emisses RCE) para reduzir suas obrigaes. n MDL so medidas para reduzir as emisses de gases do efeito estufa e para promover o desenvolvimento sustentvel em pases em desenvolvimento, previstas pelo Protocolo de Kyoto. Hoje, os volumes mundiais do Mercado de Carbono so estimados em 1,5 bilhes de Euros por ano. n Os Crditos de Carbono so certifi cados que autorizam o direito de poluir. O princpio simples. O Protocolo de Kyoto obrigou os paises industrializados e responsveis por 80% da poluio mundial a diminurem suas emisses de gases formadores do efeito estufa, como o monxido de carbono, enxofre e metano em 5,2%, base 1990, entre os anos de 2008 e 2012. n As empresas poluidoras compram em bolsa ou diretamente das empresas empreendedoras as toneladas decarbono seqestradas ou no emitidas atravs de um bnus chamado Certifi cado de Reduo de Emisses (CER). Cada tonelada de carbono est cotada hoje entre $15 e $18 euros (h um ano eram $5 euros), valor que deve ir a $ 30 ou $ 40 Euros entre 2008 e 2012, quando a economia de 5,2% tornar-se obrigatria.

O QuE O PROTOcOLO DE KYOTO?

EXEMPLO DE PROJETO: PROJETO cARBONO SOcIAL Localizado na Ilha do Bananal, TO, esse projeto rene as qualidades de sequestro de carbono em sistemas agroflorestais, conservao e regenerao florestal com enfoque principal no desenvolvimento sustentvel da comunidade. A princpio o projeto no pretendia reivindicar crditos de carbono e foi financiado pela instituio britnica AES Barry Foundation e implementado pelo Instituto Ecolgica. A meta inicial de conservao do estoque e sequestro de carbono era de 25.110.000 toneladas de C em 25 anos, mas pela no concretizao de parcerias esse estoque de C foi drasticamente reduzido (Fixao de Carbono: atualidades, projetos e pesquisas, 2004; Carbono Social, agregando valores ao desenvolvimento sustentvel, 2003).

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Problemas

AMBIENTAIS
INTRODuO 1. EFEITO ESTuFA. o bloqueio dos raios solares refletidos pela terra em direo ao espao. cAuSA DO EFEITO ESTuFA: Desenvolvimento do capitalismo; emisso em grande quantidade de gases poluentes para a atmosfera como, por exemplo: dixido de carbono e xido nitroso. 2. A cAMADA DE OZNIO. Oznio impede a passagem de grande parte da radiao ultravioleta emitida pelo sol. 2.1. O BuRAcO NA cAMADA DE OZNIO. Organismo de defesa do planeta contra a maior penetrao dos raios ultra-violetas do sol. 2.2 . cAuSA DA EXPANSO DO BuRAcO NA cAMADA DE OZNIO. Reduo da concentrao de oznio, devido a emisso de grandes quantidades de gases CFCs. 3. cHuvA cIDA. Ocorre quando temos a combinao de gua da chuva, neblina, geadas ou neves com poluentes oriundos da queima de combustveis fsseis: Provocando a precipitao de cido sulfrico e acido ntrico, isso ocorre em reas altamente industrializada no mundo como um todo, seja pas rico ou pobre. 4. DESERTIFIcAO: cARAcTERSTIcAS. Formao de reas desrticas em regies onde anteriormente havia vegetao e solo frtil. Principais reas de ocorrncia desse fenmeno: Regies ridas; Semi-ridas; Sub-umidas (pampas gachos); cAuSAS DA DESERTIFIcAO: Ao do homem sobre o meio ambiente: Desmatamento e queimadas Atividade agropecuria e minerao cONSEQuNcIAS DA DESERTIFIcAO: Diminuio da cobertura vegetal e surgimento de terrenos arenosos; assim como, Perda de gua do subsolo; Eroso e diminuio da capacidade produtiva do solo; OBS: em 1977 no Qunia primeira conferncia mundial relacionada questo. 4. DESMATAMENTO NO MuNDO. O desmatamento mundial das florestas no est relacionado apenas a questo do subdesenvolvimento econmico e social, pois as florestas dos pases desenvolvidos em sua maioria j foram desmatadas, porm hoje esse tema recebe uma ateno incisiva pela comunidade mundial. PRINcIPAIS cAuSAS DO DESMATAMENTO: Agricultura; Pecuria; Minerao; a Urbanizao; a construo de Hidreltricas; e a constantes Queimadas. PRINcIPAIS cONSEQuNcIAS DO DESMATAMENTO. Extino de espcimes (perda de biodiversidade); Proliferao e Pragas e doenas; aumento da temperatura mundial, Lixiviao; Laterizao; Eroso do solo etc.

Fre n 01 te Fic 03 ha

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

5. POLuIO DOS RIOS E MARES. Provocada pela falta de uma conscincia, no manuseio dos recursos hdricos em escala mundial; cAuSAS DA POLuIO DOS RIOS E MARES: Lanamento de poluentes nos rios e mares; Drenagem excessiva dos recursos freticos; Contaminao dos lenis freticos pelo chorume; Vazamento de produtos qumicos; Contaminao dos mananciais das principais cidades mar negra; vazamento de petrleo nos oceanos,e mar vermelha aquecimento de gua do mar que faz com que um tipo de gua viva libere uma toxina nociva a sade do mar e do homem. cONSEQuNcIAS DESSA POLuIO: Diminuio da gua potvel; e escassez de gua para atividades produtivas, enchentes em cidades prximas a rios, perda da fauna e flora marinha, diminuio da biodiversidade.

PROBLEMAS AMBIENTAIS uRBANOS E RuRAIS: 1. ILHAS DE cALOR. Ocorre em locais altamente urbanizados. Corresponde variao de temperatura entre o centro e a periferia, isso ocorre devido, a grande emisso de gases poluentes nas reas centrais, alm de um grande nmero de poluentes lanados pela indstria e automveis, outro fator que a rea central comportar a maior quantidade de concreto e asfalto, que acumulam calor com maior facilidade. cONSEQuNcIA: Surgimento de micro climas; esse fenmeno muito comum nos grandes centros industriais. 2. INvERSO TRMIcA. Corresponde a variao brusca de temperatura em determinado local, devido troca do ar quente mais prximo do solo pelo ar frio da atmosfera. O que provoca uma variao de temperatura abruptamente. Esse fenmeno ocorre em grandes centros urbanos como a cidade de so Paulo no Brasil. 3. POLuIO SONORA. Ocorre devido o barulho produzido pelos automveis, mquinas etc. 4. POLuIO vISuAL. Est ligado a utilizao do espao urbano pela propaganda como: Outdoors, placas, e cartazes. 5. LIXO uRBANO. Problema enfrentado por todas as cidades mundiais, porm nos pases subdesenvolvidos ele se torna mais enftico, pois geralmente nesses pases a deficincia em seus sistemas de tratamento e coleta de lixo. Devido a falta de uma poltica ambiental adequada, precariedade na coleta diria, e lixes a cu aberto e poucos aterro sanitrios. 6. cONSEQuNcIAS PARA O AMBIENTE: Poluio das guas subterrneas; chorume, Proliferao de insetos; Acumulo de material no-biodegradveis; Solues para o problema do lixo: Construo de aterro sanitrio; Coleta seletiva (reciclagem), Construo de uma educao ambiental; ATERRO SANITRIO. O aterro sanitrio um local onde o lixo enterrado em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferao de insetos. Na execuo de um aterro sanitrio, importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminao do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e lquidos (chorume) que se formaro. O lixo que vai para o aterro sanitrio so os no reciclveis, no entanto, comum encontrar materiais reciclveis nos aterros, pois a coleta seletiva ainda no realizada adequadamente. INcINERAO. Incinerao um processo que consiste em queimar o lixo em cmaras de incinerao, reduzindo o nmero de resduos e destruindo os microorganismos causadores de doenas. cOMPOSTAgEM. Compostagem um processo na qual o lixo passa por uma triagem e divido em trs partes: material orgnico, materiais no aproveitveis e materiais reciclveis. REcIcLAgEM. um processo que reaproveita certos materiais com o intuito de reduzir a produo de lixos. preciso nos conscientizar de que reciclar importante para a vida do planeta, pois esta prtica traz muitos benefcios, como a economia de energia, reduo de poluio, limpeza e higiene das cidades, gerao de empregos, entre outras.

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Os biomas

TERRESTRES
PROBLEMAS AMBIENTAIS NO cAMPO 1. LIXIvIAO: Lavagem do solo pela gua da chuva. 2. LATERIZAO: Passagem do solo produtivo para o solo no adequando a implantao de atividade econmica. (acidez do solo). 3. EROSO: Desmoronamento do solo aps a lixiviao e Laterizao. EcOSSISTEMA, uMA TEIA DE RELAES:

Fre n 01 te Fic 04 ha

Desmoronamento do solo aps a lixiviao e leterizao Biomas Mundiais

n O ecossistema inclui os seres vivos de uma comunidade em suas relaes entre si e com o ambiente fsico que ocupam, particularmente o clima e as condies de solo. Nas suas relaes recprocas, as plantas, os animais, as bactrias e os fungos fixam a matria energia, garantindo equilbrio ao ambiente e, portanto, uma certa estabilidade a tais relaes. n Na cadeia alimentar, os produtores (vegetais) usam a energia solar para realizar a fotossntese e os elementos minerais para produzir matria orgnica; os animais herbvoros, na condio de consumidores primrios, adquirem parte de energia produzida ao se alimentarem desses vegetais; os consumidores secundrios, por sua vez, so os animais carnvoros, que se alimentam dos herbvoros. Ao morrerem, produtores e consumidores fornecem alimento aos decompositores, que transformam matria orgnica em inorgnica e produzem substncias minerais que sero novamente absorvidas pelos vegetais na fotossntese. O ciclo, ento, se completa. n Qualquer mudana num dos elementos do ecossistema, tais como: desmatamento, eroso, desertifi cao, bem como, a utilizao de fertilizantes e agrotxicos, rompe o equilbrio e pode afetar o ciclo inteiro. Vale ressaltar que o crescimento dos centros urbanos ao longo da evoluo do capitalismo afetam profundamente os ecossistemas naturais.

PRINcIPAIS EcOSSISTEMAS gLOBAIS. n As regies tropicais: So consideradas tropicais as regies dominadas por massas de ar quentes e, em geral, midas tropicais e equatoriais, com temperatura mdia do ms mais frio igual ou superior a 18 C. Esto localizados nas baixas latitudes sem que, com tudo, coincidam exatamente com a rea compreendida entre os dois trpicos, apesar de serem denominadas tropicais. Estas regies compreendem duas grandes reas bem defi nidas: as florestas equatoriais e tropicais e as savanas. O DOMNIO DAS FLORESTAS EQuATORIAIS E TROPIcAIS. n A floresta equatorial, bem como o clima equatorial, est mais ou menos distribuda nas seguintes reas verdes. Na imagem, vem-se perfeitamente trs grandes reas mundiais de florestas equatoriais: na Amrica do Sul, a Amaznia, a maior floresta equatorial e a mais conhecida; no Centro de frica, a chamada floresta equatorial da bacia do Congo; e na sia, quase toda a regio da Indonsia, bem como a Malsia, Filipinas e pases vizinhos. n As florestas equatoriais e tropicais localizam-se ao longo da faixa equatorial, alargando na costa oriental dos continentes at uma latitude norte e sul de aproximadamente 26. Compreendem boa parte da Amrica, da frica e o Sul e Sudeste da sia. n O clima permanentemente quente e a variao anual da temperatura no ultrapassa 6 C. As chuvas so abundantes e nesse ambiente de calor e umidade desenvolve-se a maior variedade vegetal do planeta. Muitas so as espcies de valor econmico que permitem a extrao de medeiras de lei (jacarand, Mogno e etc.), de gomas resinas e outros produtos.

Equador

Baob : essa a arvore com o cujo tronco considerado o mais grosso do mundo.

Os locais do bioma de savana, encontram-se distribudos nas seguintes reas do mundo

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A RIQuESA DA FAuNA n A fauna rica em rpteis, ofdios, macacos, aves, borboletas, insetos e micrbios. Os solos das florestas equatoriais e tropicais so profundos e argilosos como consequncia da decomposio qumica do material rochoso. n Quanto a sua fertilidade, estes so pobres e a decomposio orgnica, vegetal desprendidas pela floresta que as sustenta. O desmatamento, principalmente quando seguido de culturas temporrias acelera a lixiviao que carrega os componentes nutritivos e ao remover a camada superficial, faz aflorar a laterita cujo o valor agrcola quase nulo embora venha oferecendo um razovel aproveitamento para a formao de pastagens.

O DOMNIO DAS SAvANAS n Pode-se dizer que a savana uma formao vegetal herbcea (ervas) alta, atingindo nalgumas regies os 2 metros de altura, e salpicada de algumas rvores e arbustos. Os arbustos so quase sempre espinhosos e as rvores, so, na sua grande maioria, de folha caduca, com troncos muito duros e revestidos de casca espessa. As razes das plantas da savana so muito profundas e ramifi cadas, para poderem captar o mximo de gua (que lhe permite sobreviver na estao seca). n As rvores mais tpicas da savana so a accia (que na imagem abaixo, onde se v uma paisagem de savana, a rvore ao centro e a mais alta, uma accia) e o embondeiro (rvore de grande porte, tambm conhecido por baoba). n De ambos os lados da linha do equador tanto no hemisfrio norte como no sul, onde o clima se caracteriza por apresentar uma estao seca e outra chuvosa, estende-se os domnios das savanas tropicais. As condies trmicas se assemelham as das reas das florestas tropicais, exceto pela amplitude trmica anual que maior, embora no chegue a ultrapassar 12 C. A vegetao campestre formada por ervas e gramneas verdejantes no vero e ressequidas no inverno, porm as savanas baixas e altas cujas as espcies vegetais podem ultrapassar dois metros de altura. Ao longo dos vales fluviais, onde os recursos so permanentes alinha-se as matasgalerias como manifestaoes terminais das florestas equatoriais e tropicais. n A savana tpica encontra-se na frica, nas zonas intermedirias entre florestas tropicais e os desertos subtropicais. Esse ambiente aberto constitui o habita de animais de grande porte como bfalo o elefante, a zebra, girafa e os grandes pedradores. OS LOcAIS DO BIOMA DE SAvANA, ENcONTRAM-SE DISTRIBuDOS NAS SEguINTES REAS DO MuNDO: OS DESERTOS E SEMI DESERTOS. n No hemisfrio norte, o domnio da aridez abrange o sudoeste dos Estados Unidos, o norte do Mxico, o grande Saara e Pennsula Arbica. Devido a influncia dos maiores conjuntos orognicos (processo de formao das cadeias montanhosas que aconteceu por desdobramentos de grandes pacotes de rochas sedimentares) da sia de centro-sul, essa faixa rida devia-se para o norte e alcana quase todas as reas que vo at a sia central, na Monglia (deserto de Gbi), incluindo tanto a sia menor quanto o noroeste da ndia e da China. No hemisfrio sul, em face da existncia de floresta de conferas ou floresta boreal. menos terra, as zonas ridas so menores. Abrange os desertos de Atacama e da Patagnia na Amrica; o deserto de Kalahari no sudoeste africano e a maior parte do territrio da Austrlia. n O que caracteriza as zonas ridas a escassez de gua com um total pluviomtrico anual inferior a 500 mm mais muito mal distribuda. A falta de umidade do ar provoca uma grande variao anual e principalmente de diria da temperatura. A zona semi-rida representa a transio das savanas para o deserto. Predomina uma vegetao rasteira de gramneas e ervas baixas que no conjunto no chegam a cobrir o solo. Essa a chamada estepe semirida. n Nas zonas propriamente desrticas, em que o total de chuvas anuais no ultrapassam os 250 mm a vegetao extremamente pobre e ajustada ao regime pluvial. As regies temperadas: As regies temperadas localizam-se nas latitudes mdias, principalmente entre os trpicos e crculos polares ocupando portanto, a maior parte da chamada zona temperada do norte. No hemisfrio sul, essa regio pequena devido a inexistncia de maior quantidade de terra em tais latitudes. n Podem-se considerar os seguintes limites das regies temperadas: no sentido das baixas latitudes a temperatura mdia do ms mais frio inferior a 18 C, o que significa a inexistncia de uma estao fria por mais curta que seja; no sentido dos plos a temperatura mdia do ms mais quente superior a 10 C o que representa a possibilidade da pratica da agricultura em condies naturais em pelo menos uma poca do ano. n As florestas de folhas caducas, os campos limpos e as florestas de conferas constituem as regies temperadas. A fauna dos desertos representada por animais pouco exigentes em gua e alimentos: algumas aves (como por exemplo a avestruz e o falco), rpteis (cascavel e monstrogila), roedores e insectos (como o escorpio). Em relao aos mamferos, os mais tpicos dos desertos, so o camelo e o dromedrio, mas tambm existem outros, como a raposa. nas zonas de transio, ou mais nas estepes, surgem uma variedade maior de animais. Devido s elevadas temperaturas registadas durante o dia, a grande parte dos animais dos desertos, so mais activos durante a noite.

GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

As catstrofes

AMBIENTAIS
FLORESTAS DE FOLHAS cADucAS n Em torno do paralelo de 40 onde as precipitaes so bem distribudas durante o ano, ocorrendo queda de neve durante o inverno, primitivamente dominavam grandes extenses de florestas abertas de espcies caducfolias, (plantas que perdem as folhas a partir do outono). n Compreendiam, no hemisfrio norte, o nordeste dos Estados Unidos e o sudeste do Canad; a maior parte da Europa Ocidental; o sul da Sibria e parte do Japo e no hemisfrio sul boa parte do Chile e centro leste da Argentina, alm na Nova Zelndia. n O clima corresponde ao temperado tpico com quatro estaes bem defi nidas ficando a temperatura mdia do ms mais frio entre 18 C e menos 3 C, enquanto a do mais quente sempre superior a 10 C. Nessas condies a vegetao constituda formaes florestais de pouca espcies arbreas como os carvalhos que se agrupam sem a densidade das selvas tropicais, onde a flora rica e concentrada. Esse o domnio natural mais alterado pela ao humana, a tal ponto que, das matas originais que encobriam quase toda a Europa Ocidental, o nordeste dos Estados Unidos e o sudeste do Canad, poucas manchas restaram e so ainda preservadas. n J foi referido que o bioma da floresta caduciflia, no corresponde totalmente s regies de clima temperado martimo. Assim, o mapa que se segue, diz respeito apenas s regies do bioma de floresta caduciflia, embora nessas regies estejam tambm reas de clima temperado martimo.

Fre n 01 te Fic 04 ha

Bioma da floresta caduciflia: cerrado no comeo do inverno

cAMPOS LIMPOS: PRADARIAS n Nas zonas temperadas semi-midas que tem uma estao desfavorvel (muito seca ou muito fria), desenvolvem-se, em geral, uma vegetao rasteira que constitui os campos limpos, como por exemplo, a pradaria, encontrada Unidos e no centro sul do Canad onde a pluviosidade escassa numa das estaes. O pampa platino, que cobre a poro central da Argentina, o Uruguai e o sudoeste do Rio Grande do Sul, tambm constitui uma pradaria em que a estao desfavorvel o inverno. PRADARIA n Na Europa Oriental o inverno rigoroso caracteriza um clima temperado continental e a vegetao representada pela ESTEPE, cujo solo possui uma colorao escura denominado tchernoziom (terra negra). ESTEPES NA MONgLIA n Em termos de distribuio geogrfica do bioma de pradaria, e estepes esto localizados nas reas assinaladas na figura. FLORESTA DE cONFERA. n As florestas de conferas desenvolvem-se na extremidade da zona temperada nas latitudes acima de 50 at as proximidades do circulo polar o que inclui uma larga faixa do Canad e da Eursia sendo praticamente inexistente no hemisfrio sul. O clima frio e mido dominado principalmente por massas de ar polar com veros muito curtos e queda de neves de 3 at 6 meses no ano. A vegetao constituda de florestas uniformes como os pinheiros. O tipo de solo de colorao claro conhecido como podzol pouco favorvel a agricultura. A maior floresta de confera conhecida no mundo a floresta boreal, localizada na parte Floresta Boreal acima dos trpicos:

10 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

BIOMA DA TAIgA n Embora existam reas muito perto de zonas polares, o bioma que mais caracteriza o clima subpolar ser, possivelmente, a taiga. A taiga no mais do que uma designao para a floresta de conferas (por os frutos das suas rvores se agruparem em pinhas de forma cnica). A taiga a mais extensa floresta do mundo, estendendo-se nas regies setentrionais da Amrica, da sia e da Europa. n Trata-se duma floresta muito densa, que no possui grande variedade de espcies, sendo as mais vulgares o abeto, o pinheiro, o lario e a btula. O reduzido nmero de espcies e a predominncia de rvores de folha persistente (as conferas, de que o pinheiro um exemplo, nunca perdem as folhas), fazem da taiga uma floresta montona e sempre verde, quer no curto Vero, quer no Inverno. Porm, devido ao Inverno ser muito longo e frio, durante a maior parte do ano, a taiga est quase sempre coberta de neve. As conferas agentam muito bem o frio (at certos limites) porque, entre outras razes, as folhas pequenas e em forma de agulhas, possuem uma superfcie pequena e portanto, a rea exposta ao frio tambm pequena, e perdem pouca gua por transpirao; a sua resina protege os tecidos do frio e tambm ajuda a diminuir a transpirao; os ramos so muito flexveis o que lhes permite resistir aos ventos. LOcALIZAO. n Mais uma vez se lembra que este bioma no corresponde apenas ao clima subpolar. A taiga engloba partes do clima subpolar, do temperado continental e algumas espcies do clima polar.

BIOMAS DA TuNDRA n Nas regies de clima polar, a taiga d lugar tundra, que uma formao vegetal muito rasteira, constituda por ervas, musgos e lquenes. Contudo, podem surgir na tundra, alguns raros e dispersos tufos de arbustos e rvores ans. Formando uma paisagem bastante montona (durante todo o ano sempre tudo branco e muito plano, para onde quer que se olhe, sempre a mesma paisagem - veja-se as imagens acima). n No curto Vero, se assim se pode chamar, a tundra no forma um tapete herbceo contnuo, mas antes alterna com superfcies pantanosas e/ou grandes extenses de rocha nua. Uma caracterstica muito interessante e peculiar da tundra o seu tipo de solo o permafrost ( letra signifi ca sempre gelado) - que difi culta. n O crescimento de razes e a absoro de nutrientes minerais. Por isso (aliado aos ventos intensos e temperaturas baixas), quase no existe vegetao arbustiva e arbrea. E, latitudes muito altas, para l dos 800, a tundra vai-se tornando mais escassa, acabando por desaparecer, j que o solo tambm desaparece sob um espesso manto de gelo. n As zonas polares: Nas extremidades setentrionais dos continentes e nas bordas da Antrtida onde a temperatura mdia do ms mais quente no a 10 C e onde o solo permanece coberto de gelo durante mais da metade do ano, desenvolve-se a Tundra , uma vegetao que cresce somente durante o curto vero. A diante das zonas de tundra nos hemisfrio norte e em praticamente toda a Antrtida, impera o domnio dos gelas eternos. AS ALTAS MONTANHAS. n Estas zonas apresentam muito peculiares devido as condies do ambiente, pois a temperatura do ar diminui com a altitude. Mais principalmente a umidade que vai dar a configurao a paisagem. As altitudes mdias so dominadas, em geral, pela presena de florestas semelhantes as das plancies de mesma latitude visto que a umidade e as chuvas chegam at uma certa altura. Desse modo a cobertura vegetal formada por uma vegetao herbcea e no mximo arbustiva. n Em modo geral, a vegetao dos climas de altitude, independentemente da regio do Mundo, vai rareando conforma a altitude vai aumentando, de modo que em locais de neves perptuas, no se encontram praticamente nenhum ser vivo (tal como nas latitudes muito elevadas - perto dos 900). n Em termos animais, consoante a regio do planeta, podem-se encontrar em locais de clima de altitude, o lama, a alpaca, a vicunha, a chinchila (pequeno roedor), o iaque (bovino), o condor, cabras de montanha, leopardo das neves, etc.

11 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Fontes de energia

POLTIcAS
A gEOPOLTIcA ENERgTIcA cONTEMPORNEA n O sculo XX testemunhou a maior mudana nas fontes de energia que o mundo talvez tenha experimentado desde que o uso do fogo foi disseminado. Nos primeiros vinte e cinco anos do sculo, o carvo foi indiscutivelmente a principal fonte de energia para o mundo industrializado. n As necessidades energticas dos grandes pases podiam ser atendidas inteiramente por recursos internos ou suplementadas por fontes prximas (no caso do Japo). O carvo teria continuado a ser a principal fonte de energia se a descoberta de grandes quantidades de petrleo no sul da Rssia, no Oriente Mdio e, mais tarde, nos Estados Unidos, no tivesse despertado rapidamente o interesse na facilidade comparativa de sua extrao e transporte, e de sua converso para atender a uma grande quantidade de necessidades. n O carvo, por outro lado, que havia sido a principal fonte de energia, ainda era responsvel por 47 por cento do consumo mundial de energia em 1960, mas caiu para 30 por cento em 1976. Assim, a convenincia do petrleo, o fato de exigir uma quantidade mnima de mo-de-obra, o nmero extraordinrio de aplicaes, e talvez, mais importante de tudo, o fato de ser relativamente barato, mais o enorme aumento da capacidade de produo, e as descobertas de imensos depsitos tudo se combinou para tornar o petrleo e seus derivados a forma mais desejvel e mais im-

Fre n 01 te Fic 05 ha

portante de energia. n A deciso que levaria o petrleo a assumir, anos mais tarde, o primeiro lugar como fonte de energia foi tomada antes da Primeira Guerra Mundial, quando o Almirantado Britnico resolveu convencer sua esquadra de guerra para consumir leo, uma deciso rapidamente imitada por todas as grandes potncias da poca. Esta medida resultou em toda uma srie de fatores geopolticos: o acesso ao petrleo imps novos e importantes compromissos s polticas externa de defesa. Para os ingleses especialmente, dado o tamanho e o papel da Marinha Real, o Oriente Mdio, que ainda era considerado como a ponte para a ndia e o Oriente, uma ponte a ser defendida contra as ambies dos russos, adquiriu um outro significado estratgico: o acesso aos campos de petrleo do Ir e do Golfo Prsico. n Depois da Segunda Guerra Mundial, a ameaa da expanso sovitica no Oriente Mdio e a criao de Israel acrescentaram novas dimenses aos interesses norteamericanos. A crescente importncia atribuda ao petrleo no comrcio internacional de energia expandiu rapidamente a lista de preocupaes norte-americanas. Entretanto, os Estados Unidos no discutiram as implicaes a longo prazo deste acentuado interesse pelo petrleo em geral, nem seu acesso exclusivo ao petrleo da Arbia Saudita.

A INDSTRIA INTERNAcIONAL DE PETRLEO. n O papel que o petrleo ocupa no panorama energtico mundial deve ser atribudo s companhias privadas de petrleo, especialmente s grandes internacionais cujos vastos capitais, capacidade empresarial, aplicao de capital e tecnologia prospeco e explorao de petrleo, sistemas logsticos, instalaes de processamento e sistemas de distribuio foram combinados em uma operao integrada de enorme influncia e eficincia. n Desde o incio, o controle de petrleo internacional pelas companhias inglesas e norte-americanas tem sido uma constante; em 1980, ainda possvel observar que no existem competidores prximos. n Alm das medidas tomadas pelos governos dos pases produtores para garantir o controle sobre a destinao do seu petrleo, as medidas dos governos dos pases consumidores para limitar a liberdade das companhias internacionais de petrleo tm sido importantes, duradouras e bem-sucedidas, obrigando essas companhias a revelarem informaes a respeito de preos, lucros e planejamento. n Assim, tanto os pases produtores como os consumidores tm agido no sentido de diminuir a influncia das grandes companhias internacionais de petrleo. Por outro lado, certas funes exercidas pelas grandes continuam a ser insubstituveis: o controle da circulao mundial do petrleo e o acesso aos petroleiros, refinarias e mercados na escala gigantesca necessrios para atender ao comrcio mundial. n O papel dessas companhias como geradoras de capital diminuiu consideravelmente, pelo menos nos pases produtores. As grandes companhias internacionais perderam grande parte do seu poder de deciso com relao ao volume de produo e aos preos, e esto comeando a perder tambm a capacidade de fazer planos e assumir compromissos independentemente dos governos dos pases consumidores.

12 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A POLTIcA DOS PASES cARENTES DE ENERgIA n O Houve duas fases na histria da poltica de petrleo desses pases: Primeiro veio o perodo imperialista, no qual os governos e as companhias competiam pelas concesses de petrleo; o apoio governamental a esses acordos sempre foi considerado como a maior garantia de sua durabilidade. Naturalmente, para as companhias internacionais de petrleo, ontem e hoje dominadas pelos gigantes ingleses e norte-americanos, as prioridades estavam invertidas; seus interesses comerciais eram o fator mais importante; para elas. As rivalidades entre os pases eram aspectos do eterno problema de acesso a volumes cada vez maiores de petrleo-para serem usados quando necessrio. As companhias internacionais de petrleo no encorajaram seus governos a desenvolverem polticas energticas que pudessem limitar a liberdade de ao considerada essencial para suas operaes em escala mundial. n Apoio ou proteo dos governos? Sim. Orientao ou controle? No. n A segunda fase-que comeou no perodo entre as duas guerras mundiais - foi caracterizada pelo aparecimento de companhias estatais de petrleo, cujos objetivos eram os seguintes: 1) permitir a participao nacional no fornecimento de um produto cuja importncia estava se tornando vital; 2) desafiar o monoplio ingls e norte-americano no comrcio mundial de petrleo. No primeiro objetivo, a preocupao central era aumentar o controle sobre as atividades dos principais fornecedores e avaliar melhor as condies em que o petrleo estava sendo importado. n No segundo objetivo, os governos talvez mais por questes de prestgio do que para obter vantagens comerciais - encorajaram as atividades internacionais de companhias nacionais. Esses dois objetivos, muitas vezes interligados, tm aumentado de importncia com o passar dos anos. A criao das companhias estatais de petrleo dos pases consumidores ocorreu quase simultaneamente com o aparecimento das organizaes dos pases produtores, refletindo assim pelo menos um interesse comum nas condies em que se desenvolve o comrcio mundial. n A participao dos governos dos pases produtores e importadores de petrleo relegou a segundo plano os fatores puramente comerciais; o suprimento de petrleo se tornou um fator to importante para a segurana nacional que outros fatores alm da simples economia de mercado tiveram necessariamente de entrar em cena. Em consequncia, os governos hoje em dia podem estar dispostos a usar de todos os meios a seu alcance para assegurar um suprimento adequado e contnuo a um preo aceitvel; do ponto de vista de produtores e consumidores, outros interesses esto atualmente envolvidos no acesso ao petrleo: assistncia militar - tecnologia, investimentos, objetivos econmicos e polticos, todos os quais complicam consideravelmente o contexto no qual os recursos energticos so discutidos. n No processo, as companhias estatais de petrleo dos pases consumidores comearam a adquirir a capacidade de agirem direta ou indiretamente como instrumentos de polticas que refletem uma faixa mais ampla de preocupaes e que so menos egostas ao ajudarem a fixar os lermos comerciais em que o petrleo fornecido. Hoje em dia, esses termos so estabelecidos quase sempre pelas companhias estatais dos pases produtores, e essas condies tambm podem refletir uma faixa muito grande de interesses dos produtores, dos quais o comrcio, embora importante, apenas um dos aspectos. n Dada a existncia desses aspectos no comerciais do petrleo, as complexidades envolvidas no processo de tentar assegurar o suprimento se tornaram evidentes nas negociaes que levaram criao da Agncia Internacional de Energia para as naes consumidoras importadoras. O propsito ostensivo da AIE era chegar a um acordo quanto forma mais justa de dividir O petrleo disponvel em caso de outra emergncia; j foram aprovadas algumas medidas, como a de estabelecer um programa de estoques de emergncia que no futuro poder atender a noventa dias de consumo. Entretanto, desde a ocasio em que o governo norte-americano comeou a apoiar a criao da AIE, os pases consumidores ficaram com receio (e ainda esto) de que se ocorrer outro corte ou embargo, os Estados Unidos sero provavelmente o alvo principal, e portanto a participao de outros pases em um acordo desse tipo trar mais desvantagens do que vantagens. n Por trs da clara hesitao dos consumidores em se comprometerem de antemo a compartilhar o petrleo com outros, estava a questo mais bsica: A AIE no seria encarada como um desafio pelos pases produtores? No estariam a Europa e o Japo arriscando muito mais que os Estados Unidos? Graas principalmente habilidade de Etienne Davignon, que convenceu o Mercado Comum, a AIE foi criada e passou a constituir um dos alicerces fundamentais da estratgia dos Estados Unidos para lidar com a OPEP, isto , uma frente unida de pases consumidores. n Entretanto, nenhum membro da AIE deixa de reconhecer que a diplomacia, a poltica, a energia e a economia esto indissoluvelmente ligadas, e que a AIE pouco poder fazer sozinha, a no ser que muitas outras medidas sejam tomadas para persuadir os pases produtores a atenderem demanda cada vez maior de petrleo dos pases industrializados. n As tentativas neste sentido comearam em dezembro de 1975 em Paris. Com o lanamento da Conferncia de Cooperao Econmica Internacional, uma iniciativa da Arbia Saudita e da Frana, comeou o processo de discusso das questes interligadas de energia, outros bens primrios, desenvolvimento econmico e questes financeiras. n As teses da CCEI foram combatidas inicialmente, e, segundo alguns, permanentemente pelos Estados Unidos, mas foram apoiadas por outros pases, que as consideravam, pelo menos, como uma forma de evitar o confronto e de chegar possivelmente a um entendimento mais satisfatrio, do qual o acesso confivel ao suprimento energtico fosse uma parte importante. Trata-se de outro esforo para estabelecer uma relao mais satisfatria para ambas as partes entre os fornecedores e os consumidores de matriasprimas que o antigo sistema imperialista. O sucesso da CCEI no esta assegurado; grandes interesses esto em jogo, e talvez no seja possvel conciliar a todos.

13 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A POLTIcA DOS PASES PRODuTORES n Quanto evoluo da poltica dos pases produtores, a observao crtica que cada pas exportador de petrleo (inclusive quase todos os pequenos produtores) passou por uma variedade de experincias colonialistas sob o controle de um dos imprios ocidentais; se o pas no era uma colnia no sentido formal da palavra, seus lideres e seu povo provavelmente se consideravam como colnias. Como em muitos casos o incio da explorao do petrleo teve lugar durante uma experincia neocolonialista, a nacionalizao do controle da extrao de petrleo foi encarada por esses povos como o sinal do fim de uma era. n Assim, praticamente para todos eles, o petrleo tem um significado profundo em sua emancipao poltica e econmica. A lista inclui o Mxico, a Venezuela, a Arglia, a Lbia, o Ir, o Iraque, o Kuwait, a Indonsia e a Malsia. n Ao libertar-se de uma relao colonial e assumir o controle sobre a explorao do petrleo. Durante as ltimas dcadas, fora do Oriente Mdio e do mundo ex-comunista, no foram descobertas grandes reservas de petrleo, a no ser na Lbia, Nigria, Mar do Norte, Alasca e Mxco. Atualmente as descobertas do Prsal implicam tecnologias de perfurao dispendiosas e esto ainda numa fase de extrao em nvel pouco alargado. n Uma estimativa conservadora do tempo necessrio para explorar provar desenvolver e produzir uma quantidade significativa de petrleo para o comrcio mundial de cinco a dez anos. extremamente improvvel que essas descobertas resultem em uma produo capaz de superar o aumento da demanda mundial de petrleo e inverter a tendncia da relao reservas/produo, de modo a assegurar o suprimento at o final do sculo. n Atualmente, a OPEP menos importante que a OPAEP. Mais exatamente, a capacidade de produo ociosa da Arbia Saudita e sua produo potencial so as mais importantes. A Arbia Saudita produz atualmente cerca de 9,5 MBD; sua capacidade de produo atual estimada em 11,5 MBD; e sua produo potencial pode chegar a 20 MBD ou mais. Assim, qualquer deciso saudita a respeito de volumes e preos muito importante. n O problema principal da Organizao dos Pases rabes Exportadores de Petrleo (OPAEP) a possvel diversidade de interesses dos pases do Golfo Prsico, especialmente o Iraque, o Ir, O Kuwait, e a Arbia Saudita, e os problemas e oportunidades que isto pode apresentar para as grandes potncias industrializadas. n As companhias internacionais de petrleo continuam a desempenhar um papel essencial tanto para os pases produtores como para os consumidores, graas aos seus sistemas logsticos e ao acesso a instalaes de processamento, que lhes permitem manipular grandes volumes de petrleo. Pelo menos 80 por cento do comrcio mundial de petrleo (28 MBD) de responsabilidade dessas companhias. Em vinte e quatro horas, essas companhias transportam cerca de um bilho de barris de petrleo de um local para outro. A IMPORTNcIA gEOPOLTIcA

A gEOPOLTIcA DO PETRLEO: uMA LuTA gLOBAL DO PETRLEO RESuLTA DE DOIS FATORES PRINcIPAIS: n O petrleo, como combustvel e matria-prima, o sangue das economias industrializadas; n As reservas e a produo de petrleo tendem a se concentrar em certos pases menos desenvolvidos. Com efeito, as reservas e produo de petrleo so mais abundantes em um pequeno nmero de pases em desenvolvimento, enquanto que a necessidade de um suprimento adequado e continuado de petrleo em grandes volumes mais urgente nos pases desenvolvidos, industrializados. Nenhuma outra das principais potncias mundial capaz de igualar os Estados Unidos na hora de deslocar a sua capacidade militar na luta pela proteo das matrias-primas de vital importncia. No entanto, as outras potncias esto a comear a desafi ar o seu domnio de vrias maneiras. A China e a Rssia em especial esto a proporcionar armas aos pases em desenvolvimento produtores de petrleo e gs, e esto tambm a comear a melhorar a sua capacidade militar em zonaschave de produo energtica. A ofensiva chinesa para ganhar acesso s reservas estrangeiras evidente em frica, onde Pequim estabeleceu vnculos com os governos produtores de petrleo da Arglia, Angola, Chade, Guin Equatorial, Nigria e Sudo. A China tambm procurou acesso s abundantes reservas minerais africanas, perseguindo as reservas de cobre na Zmbia e no Congo, como no Zimbbue e um leque de diversos minerais na frica do Sul. Em cada caso os chineses atraram o apoio desses pases provedores com uma diplomacia ativa e constante, ofertas de planos de assistncia para o desenvolvimento e emprstimos a baixo juro, vistosos projetos culturais e, em muitos casos, armamento. A China agora o maior fornecedor de equipamento de combate bsico para muitos desses pases, e especialmente conhecida pela sua venda de armas ao Sudo, armas que tm sido empregues pelas foras governamentais nos seus ataques contra as comunidades civis do Darfur.

14 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Aplicaes no Caderno de Exerccios


O mesmo processo est a ter lugar em grande medida na sia Central, onde a China e a Rssia cooperam sob os auspcios da Shanghai Cooperaion Organization (SCO) para proporcionar armamento e assistncia tcnica aos pases da sia Central (Casaquisto, Uzbequisto, Turquemenisto, Taiquisto e Kirguizisto). O resultado de tudo isso foi uma paisagem geopoltica muito mais competitiva, com a e a China, unidas atravs da SCO, ganhando terreno na sua ofensiva para minimizar a influncia norte-americana na regio. Uma mostra clara desta ofensiva foi o exerccio militar que a SCO levou a cabo no ltimo vero, o primeiro desta natureza, em que participaram todos os estados membros. As manobras envolveram 6.500 membros no total, procedentes do pessoal militar da China, Rssia, Cazaquisto, Kirguisisto, Taiquisto e Uzebequisto, e indicativo dos esforos chineses e russos para melhorar as suas capacidades militares, pondo forte nfase no que se refere s suas foras de assalto a longa distncia. Pela primeira vez, um contingente de tropas chinesas aerotransportadas foi deslocada fora do territrio chins, um sinal claro da crescente autoconfiana de Pequim. Uma situao que chama ateno e inclusivamente mais perigosa a que existe na Gergia, onde os Estados Unidos apiam o governo pro-ocidental do presidente Mijail Saakashvili com armamento e apoio militar, enquanto a Rssia d o seu apoio a legies separatistas de Abkazia e Osstia do Sul. A Gergia joga um papel estratgico importante para os dois pases porque alberga o oleoduto Baku-Tbilisi-Cheyan (BTC), um conduto apoiado pelos Estados Unidos que transporta petrleo do Mar Cspio para os mercados ocidentais. Atualmente h conselheiros e instrutores militares norte-americanos e russos nas duas regies, em alguns casos tm at contato visual uns com os outros. No difcil, portanto, conjecturar um cenrio no qual um choque entre as foras separatistas e a Gergia conduza, queira ou no, a um choque entre soldados russos e americanos, dando lugar a uma crise muito maior, como o que iria acontecendo em 2007 na Osstia do Sul. essencial que a Amrica inverta o processo de militarizao da sua dependncia da energia importada e diminua a sua competio com a China e a Rssia pelo controle de recursos estrangeiros. Fazendo-o, poderia canalizar o investimento para as energias alternativas, o que levaria a uma produo energtica nacional mais efetiva (com uma descida de preos a longo prazo) e uma fantstica oportunidade para reduzir a alterao climtica. Qualquer estratgia tendente a reduzir a dependncia da energia importada, especialmente o petrleo, deve incluir um aumento do gasto em combustveis alternativos, sobretudo, fontes renovveis de energia (solar e elica), a segunda gerao de biocombustveis (feitos a partir de vegetais no comestveis), a gaseificao do carbono capturando as partculas de carbono no processo (de modo a que nenhuma dioxina de carbono escape atmosfera, contribuindo para o aquecimento do planeta) e clulas de combustvel de hidrognio, juntamente com transportes pblicos avanados. A cincia e a tecnologia para aumentar esses avanos encontra-se j disponvel na sua maior parte, mas no as bases para conduzi-la do laboratrio ou da etapa de projeto-piloto para o seu desenvolvimento completo. O desafio , ento, o de reunir os milhares de milhes talvez bilhes de dlares que so necessrios para isso.

15 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

As Revolues

INDuSTRIAIS
A INDSTRIA AO LONGO DA HISTRIA indstria nem sempre teve a mesma forma de organizao, nem as feies ou caractersticas que apresenta hoje. Antes da indstria moderna, a produo de bens necessrios era feita manualmente, esse foi o longo perodo do artesanato e da manufatura que se estendeu da antiguidade at a revoluo industrial iniciada no contexto do sculo XVIII. O processo industrial se iniciou com o surgimento da primeira mquina vapor, dando incio a maquinofatura. Mas o processo de industrializao no ocorreu de forma homognea em todo espao mundial: ainda hoje o fenmeno industrial continua de certa forma, circunscrito a alguns lugares, com destaque aos pases centrais. A indstria mesmo restrita a alguns lugares estabelece uma teia de relaes em mbito local regional e mundial. No entanto, a indstria se apresenta concentrada em determinados espaos em funo dos fatores locacionais, ou seja, elementos ou condies necessrias para tais atividades se estabelecerem em alguns lugares. n Os Fatores Locacionais Os fatores locacionais variam ao longo do tempo e do espao e do tipo de indstria que se deseja instalar. Os principais fatores que atraem indstrias so de modo geral: matrias primas; mo-de-obra barata e relativamente qualificada (baixa remunerao); mo-de-obra muito qualificada (alta remunerao); mercado consumidor; infra-estrutura de transporte; redes de telecomunicaes; incentivos fiscais e disponibilidade de gua. Essas vantagens locacionais esto ligadas ao tipo de indstria e ao grau tecnolgico empregado na produo de cada bem industrial ou mesmo em partes destes. Durante a primeira Revoluo Industrial (do final do sculo XVIII at meados do sculo XIX) as jazidas de carvo mineral

Fre n 02 te Fic 01 ha

eram um dos fatores mais importantes para a localizao de uma indstria, assim como tal recurso era a principal fonte de energia usada nas mquinas. Em funo disso, as bacias carbonferas da Inglaterra (yorshire, lancashire), da Frana (Pas de calais e Alscia-lorena) e da Alemanha (vale do Ruhr e Sarre) se transformaram nas principais regies industriais desse perodo. Com a segunda revoluo industrial, na segunda metade do sculo XIX, outras fontes de energia foram utilizadas, como o petrleo e a energia eltrica. Alm disso, o petrleo matria prima para fabricao de alguns produtos industrializados como, plstico, borrachas sintticas, fertilizantes, tintas, cosmticos etc. O fato de essas novas fontes energticas serem mais facilmente transportadas possibilitou o desenvolvimento de outras zonas industriais, provocando maior disperso industrial das fbricas.

A PRIMEIRA REvOLuO INDuSTRIAL


Quanto diferena entre a primeira, segunda e terceira revoluo industrial, pode-se afirmar que cada uma delas assinalou um momento do desenvolvimento tecnolgico. A primeira Revoluo Industrial foi a etapa que ocorreu em meados do sculo XVIII at por volta, aproximadamente dos anos de 1870. O Reino Unido foi indiscutivelmente a grande potncia industrial no mundo nesse perodo, disseminando-se, tambm para outros pases da Europa ocidental, pelo JaCrianas operria po, pelos EUA e Canad. Nesse contexto as bases tcnicas da indstria eram s em indstrias fra ncesas relativamente simples Predominavam a mquina vapor e a indstria txtil e a fonte energtica era o carvo mineral. As empresas eram, geralmente, pequenas e mdias, tpicas do capitalismo liberal ou concorrencial, ou seja, da fase do capitalismo em que a presena do Estado era mnima e as grandes empresas monopolistas praticamente inexistiam.

16 n GEOGRAFIA

01

01

www.portalimpacto.com.br

A SEguNDA REvOLuO INDuSTRIAL


A segunda revoluo industrial ocorreu a partir da segunda metade do sculo XIX, quando outros pases como Alemanha e EUA se tornam potncias industriais, juntando-se Frana e do Reino Unido. Esse perodo, que se destacou pelo descobrimento da eletricidade e do motor eltrico, perdurou at meados do sculo XX. A Segunda Revoluo Industrial, foi um aprimoramento e aperfeioamento das tecnologias da Primeira Revoluo, envolvendo uma srie de desenvolvimentos dentro da indstria qumica, eltrica, de petrleo e de ao. Outros progressos essenciais nesse perodo incluem a introduo de navios de ao movidos a vapor, o desenvolvimento do avio, a produo em massa de bens de consumo, o enlatamento de comidas, refrigerao mecnica e outras tcnicas de preservao e a inveno do telefone eletromagntico. Durante a Segunda Revoluo Industrial, a populao urbana superou o contingente populacional do campo, fazendo crescer a importancia de metrpolis. O surgimento das grandes empresas monopolistas demarca o incio do capitalismo monopolista, caracterizado pela forte presena do Estado na economia e pelo surgimento de inmeras grandes empresas, com a formao de cartis e monoplios. O carvo, ainda importante foi aos poucos sendo substitudo pelo petrleo, que com o advento da indstria automobilstica, se tornou a principal fonte de energia do mundo. A indstria txtil perdeu espao, e um dos setores mais importantes passou a ser a petroqumica e, em particular, a indstria automobilstica. A Segunda Revoluo Industrial durou at da dcada de 1970, pelo menos nos pases desenvolvidos. Em muitos pases subdesenvolvidos ela nem sequer comeou, ou ento se encontra num estgio inicial. O seu apogeu ocorreu aps a Segunda Guerra Mundial Modelo T (1939-1945) e, especialmente, nas dcadas de 1960 e 1970, ocasio em que o poderio das - Ford indstrias automobilsticas e petroqumicas (e tambm do fordismo) atingiu seu auge.

CARTEL TRuSTE E HOLDING Cartel: Associao entre empresas do mesmo ramo de produo com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrncia. As partes entram em acordo sobre o preo, que uniformizado geralmente em nvel alto, e quotas de produo so fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartis comearam na Alemanha no sculo XIX e tiveram seu apogeu no perodo entre as guerras mundiais. Os cartis prejudicam a economia por impedir o acesso do consumidor livre-concorrncia e beneficiar empresas no-rentveis. Portanto, em um cartel empresas de um mesmo setor estabelecem acordos informais para dividir mercados e combinar preos (proibidos por lei). Cartis so considerados a mais grave leso concorrncia e prejudicam consumidores ao aumentar preos e restringir oferta, tornando os bens e servios mais caros ou indisponveis. Ao artificialmente limitar a concorrncia, os membros de um cartel tambm prejudicam a inovao, impedindo que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado. Cartis resultam em perdas de bem-estar do consumidor e, em longo prazo, perda de competitividade da economia com o um todo. Exemplo: cartel dos pases produtores de petrleo, cartel dos fabricantes de cimento, cartelizao das companhias areas. Truste: Reunio de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge uma nova empresa com poder maior de influncia sobre o mercado. Geralmente tais organizaes formam monoplios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande e impusessem monoplios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norteamericanos em 1890. Portanto, na formao do truste h a reunio de empresas que perdem seu poder individual. Uma empresa grande controla uma parcela significativa do mercado sendo capaz de impor preos e dificultar a competio. A empresa que compra ou prejudica as concorrentes para controlar parcelas cada vez maiores do mercado. Exemplo: atuao da Microsoft ou mesmo do Google adquirindo novas empresas. Holding: Consiste no agrupamento de grandes sociedades annimas. Sociedade annima uma designao dada s empresas que abrem seu capital e emitem aes que so negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das aes de cada uma delas controlada por uma nica empresa, a holding. A ao das holdings no mercado semelhante a dos trustes. Uma holding geralmente formada para facilitar o controle das atividades em um setor. Na holding, a empresa criada para administrar possui a maioria das aes ou quotas das empresa componentes de determinado grupo de empresas. Em uma holding empresas de vrios setores esto associadas geralmente sob o controle de um banco. Logo h unio de empresas de setores diferentes sob o controle de bancos (controle acionrio). Os Keiretsus: Essa palavra significa unio sem cabea, perfeita para definir as redes de empresas integradas que dominam a economia japonesa atual. Em geral essa rede informal, no h uma Holding como havia nos Zaibatsus, as empresas so independentes, embora muitas vezes possam haver trocas de participao acionrias minoritria entre elas, ou seja, uma pode possuir uma pequena parte das aes de outra e vice-versa. Um Keiretsu geralmente se articula em torno de algum grande banco que d suporte financeiro s empresas da rede, as quais atuam de forma integrada para atingir seus objetivos. Atualmente os grandes grupos japoneses ( Mitsubishi, Mitsui e Sumitomo) se organizam como Keiretsus. As principais Keiretsus so as localizadas em torno da Toyota, Nissan, Hitashi, Matsushita, Toshiba, banco Tokai e Industrial Bank of Japan.

17 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A Terceira Revoluo

INDuSTRIAL
A REvOLuO-TcNIcO cIENTFIcA E INFORMAcIONAL
O modelo industrial centrado nas indstrias petroqumicas e automobilsticas predominou praticamente at a final da dcada de 1970, mas agora passa por um processo progressivo declnio. Essas indstrias vm perdendo espao para setores da informtica, da robtica, da biotecnologia, da nanotecnologia, da qumica fina, da produo de novos materiais e outros. uma verdadeira (r) evoluo

Fre n 02 te Fic 02 ha

transistor (1947)

circuito integrado (1957)

micro processador (1971)

a passagem da Segunda para a Terceira Revoluo industrial ou Revoluo-Tcnico Cientifica, cujo centro est nos pases desenvolvidos, particularmente nos chamados tecnoplos ou plos tecnolgicos. Da mesma forma que as duas revolues industriais anteriores, tambm nasce nos pases centrais e se difunde para algumas reas privilegiadas dos pases subdesenvolvidos. A primeira revoluo industrial foi relativamente lenta, at hoje, existem pases subdesenvolvidos que ainda no conseguiram super-la. A segunda revoluo foi um pouco mais rpida e, ao mesmo tempo, mais espalhada espacialmente, que quebrou definitivamente o monoplio do Reino Unido e difundiu a atividade industrial por um grande nmero de pases. A Terceira Revoluo industrial mais rpida ainda, se as duas anteriores duraram um sculo ou mais, esta parece mudar a cada dcada. Com a Terceira Revoluo Industrial, nota-se um progressivo declnio do petrleo como fonte de energia, e uma tendncia diversificao, ao uso de vrias fontes alternativas de energia como a (o): energia nuclear, hidrognio, energia solar, das mars, de origem orgnica, etc. Quanto mo-de-obra, podemos dizer que, na Primeira Revoluo Industrial, predominou o uso do trabalho intensivo (mdia de 12 ou at 16 horas por dia), mal remunerado e sem nenhuma qualificao e especializao. Na Segunda Revoluo Industrial, a mdia de trabalho por dia caiu para oito horas e o trabalhador tornou-se mais especializado (um trabalho mais tcnico) e passou a receber uma remunerao melhor (Fordismo /Keynesianismo). Na Terceira Revoluo Industrial, a mdia diria de servio poder cair ainda mais (seis horas ou talvez at quatro horas), mas a necessidade de qualificao torna-se bem maior. Quanto remunerao, no tem sofrido grandes mudanas, por causa do

grande aumento do desemprego, que vem acompanhando este incio de revoluo tcnico-cientfica e a globalizao (discutiremos esse tema mais adiante). Essa nova revoluo industrial e tecnolgica substituiu trabalhadores humanos por robs ou mquinas inteligentes. A globalizao exigem maior competitividade das empresas, para que elas possam enfrentar a concorrncia internacional, da o enxugamento ou diminuio dos custos de produo, especialmente de funcionrios. Diante disso, diferentes estratgias esto sendo usadas por determinadas empresas para reduo dos custos de produo no mundo globalizado, a exemplo da, separao gesto x produo, fragmentao do processo produtivo - cada fase do processo produtivo tem suas especificidade quanto ao uso de sua fora de trabalho, automao da produo, terceirizao do processo produtivo, transferncia da produo para regies perifricas e da formao de blocos econmicos com objetivos de ampliar mercado e ter acesso a novos recursos naturais. As indstrias importantes da Segunda Revoluo Industrial foram automobilstica, e outras a ela integradas: petroqumica, siderurgia e metalrgica. Eram indstrias no sentido estrito, isto , indstria de transformao, tanto as de bens de produo como as de bens de consumo, especialmente durveis. Hoje a principal atividade industrial, a que concentra a maior fatia crescente da renda nacional dos pases desenvolvidos, de indstria no sentido amplo. So as atividades principalmente tercirias (ligadas prestao de servios), que usam mtodos da indstria moderna. As atividades econmicas de maior crescimento nos dias atuais no so aquelas que transformam matria-prima em manufaturados, e sim aquelas que produzem servios: idias, designs, tcnicas, programas, novas formas de utilizao de recursos. Na informtica, por exemplo, a produo de programas ou aplicativos para computadores (software) passou a ser mais rentvel que a produo de equipamentos (hardware). Na agricultura, a pesquisa biotecnolgica passou a ser mais rentvel que produzir alimentos. O setor financeiro e servios em geral (assessoria, turismo, lazer, pesquisa, etc.), alm dos meios de comuni
Distribuio da PEA por setor
tercirio primrio secundrio

Haiti
62,5%

28,7% 62,5%

Brasil

22,9% 22,7% 54,4%

Burundi
2,0%

7,0% 91,0%

Espanha

11,2% 31,2% 67,6%

Reino unido
1,0% 21,7% 77,3%

18 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

cao passaram a dispor de uma fatia cada vez maior da renda total das economias mais dinmicas. Esses so os novos setores econmicos de maior crescimento a cada ano, que se expande continuamente e j dispe da maior parte dos rendimentos totais. Eles constituem a nova indstria, no sentido amplo do termo, as indstrias do conhecimento, segundo alguns, ou o setor tercirio moderno (para o gegrafo Milton Santos, o Circuito Superior da Economia).

n Algumas motivaes para o surgimento de novas tecnologias a) A crise do petrleo ocorrida nos anos 70, que motivou os pases centrais a criarem tecnologia que fossem cada vez menos dependentes de energia e matria-prima b) A Guerra Fria, com a corrida armamentista e a disputa aeroespacial entre os Estados Unidos e a ex-URSS. c) O avano da globalizao que acirra a concorrncia internacional e, com isso estimula a inovao tecnolgica.

OS TEcNOPLOS
Os tecnoplos esto para o capitalismo da Terceira Revoluo como as regies carbonferas estavam para a primeira, ou as jazidas petrolferas para a segunda. Constituem os pontos de interconexo dos fluxos mundiais de conhecimento e informao, sendo interligadas por uma densa rede de telecomunicaes e computadores. So tambm os centros irradiadores das inovaes tecnolgicas. Geralmente, situam-se em cidades pequenas e mdias, longe dos antigos centros de industrializao, porm prximo das cidades mais importantes do mundo. Muitos localizam-se na regio metropolitana das cidades globais e no entorno de grandes centros de pesquisa de cidades como Tquio, Londres, Paris, Los Angeles, So Francisco etc. Dependem da infra-estrutura de transportes e telecomunicaes dessas cidades, alm de sua estrutura produtiva e financeira. Neles encontram-se as indstrias da economia informacional, fortemente baseada na microeletrnica, semicondutores (chips para computadores), informtica (equipamentos e sistemas), robtica telecomunicaes e biotecnologia. Esses setores compem a nova economia. A localizao dos tecnoplos, predominantemente, nos pases desenvolvidos, evidencia a distribuio desigual pelo espao mundial e ao mesmo tempo os desnveis de investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) entre os mesmos. Os tecnoplo um centro que reune, num mesmo lugar, diversas atividades de (alta tecnologia), pesquisa e desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovaes tcnicas e novas idias. Os tecnoplos concentram grande quantidade de mo-de-obra altamente qualificada.

Principais tecnoplos do mundo

O Vale do Silcio (em ingls: Silicon Valley), na Califrnia, Estados Unidos, uma regio na qual est situado um conjunto de empresas implantadas a partir da dcada de 1950 com o objetivo de gerar inovaes cientficas e tecnolgicas, destacando-se na produo de Chips, na eletrnica e informtica.O impulso para o seu desenvolvimento se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, devido corrida armamentista e aeroespacial. Muitas empresas que hoje esto entre as maiores do mundo foram gestadas na regio: Apple, Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje est em Redmond, prximo a Seattle), entre muitas outras.

19 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Paradigmas

TEcNOLgIcOS
TAYLORISMO
O taylorismo a organizao do trabalho a partir da sua sistematizao, desenvolvida pelo engenheiro norte-americano frederich W. Taylor (por volta de 1900), e corresponde rgida separao do trabalho por tarefas e nveis hierrquicos (executivos e operrios). Segundo, Taylor, deveria existir um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforo de racionalizao, para que a tarefa seja executada num tempo mnimo. O tempo de cada trabalhador passa a ser vigiado e cronometrado, e aqueles que produzem mais em menos tempo recebem prmios como incentivo. Com o tempo, todos os trabalhadores sero obrigados a produzir em um tempo mnimo, certas quantidades de peas ou produtos. O taylorismo aumenta a produtividade da fbrica, mas tambm a explorao do trabalhador, que passa a produzir mais em menos tempo.

Fre n 02 te Fic 03 ha

Com o advento da segunda revoluo industrial dois aspectos ou processos se destacam ambos tpicos do sculo XX; o taylorismo e o Fordismo.

F. Taylor 1856-1915

FORDISMO
Termo que foi engendrado do nome do industrial norte-americano Henry Ford, um pioneiro da indstria automobilstica no inicio do sculo XX. Ford absolveu algumas tcnicas do taylorismo como a disciplina na produo ou racionalizao, otimizao da produo com a reduo do tempo de produo, porm ele vai alm, pois acrescenta como fator fundamental de diferenciao do taylorismo o aumento do consumo, coisa que Taylor no teorizou. Ao absolver algumas tcnicas do taylorismo Ford transpassa-a, pois organiza a linha de montagem de cada fbrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matrias-primas e de energia, a formao de mo-de-obra e transportes, o aperfeioamento das mquinas para ampliar a produo e o consumo. O grande lema do fordismo era produo em massa e consumo em massa. A lgica do fordismo Henry Ford consiste na seguinte idia: para se produzir em massa necessrio que exista consumidores para com1867-1947 prar toda essa produo, ora para isso torna-se necessrio formar um imenso mercado consumidor, e a maioria da populao de qualquer pas tem que ser composta por trabalhadores ativos, por isso necessrio pagar bem aos trabalhadores, para que eles possam exercer o seu papel de consumidores. O que aumenta a produo e os lucros dos grandes industriais. n Caracterstica do Fordismo: a) Organizao da Produo Produo em massa de um mesmo produto. Para Henry Ford (fundador da indstria automobilstica), criador do fordismo, era preciso que as empresas concentrassem esforos na produo de um s produto, Criao da linha de montagem, com a padronizao da produo. Segundo Ford, O trabalho deveria ir ao homem e no o homem ir ao trabalho.... Logo se deveria eliminar tempo mortos. Produzir em grande quantidade para fazer estoque, pois o preo da matria-prima poderia sofrer aumento, e a os grandes industriais poderiam ganhar ou perder dinheiro, dependendo de como o seu estoque estivesse. Uso intensivo de energia e materiais b) Organizao do Trabalho Trabalho dividido; o trabalho repetido; o

20 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

trabalho em cadeia e o trabalho contnuo. Logo o trabalho repetitivo e desgastante gera a falta de viso geral sobre todas as etapas de produo e a baixa qualificao profissional, assim como disciplinamento da fora de trabalho. O trabalho passou a se organizar com base num mtodo racional, conhecido como taylorismo, que apresentava duas caractersticas importantes: separava as funes de concepo (administrao, pesquisa e desenvolvimento, desenho etc.) das funes de execuo e a extrema subdiviso das atividades dos operrios, que podiam ser realizadas por trabalhadores com baixos nveis de qualificao, mas especializados em tarefas simples, de gestos repetitivos; Os operrios deveriam ganhar um bom salrio, para que a partir de ento, houvesse um aumento do consumo e consequentemente da produo industrial. Houve crescimento e fortalecimento dos sindicatos. Os contratos de trabalho comearam a ser assinados coletivamente. Os salrios eram ascendentes. E foram realizadas importantes conquistas de cunho social, tais como garantias de emprego, salrio-desemprego e aposentadoria (Estado Keynesiano)

O TOYOTISMO
Na dcada de 1970, aps os choques do petrleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilstico, o fordismo e a produo em massa entram em crise e comeam gradativamente a serem substitudos pela produo enxuta, modelo de produo baseado no sistema Toyota de produo, como a nova frmula de sucesso, adaptada economia global e ao sistema flexvel. A crise do petrleo fez com que as organizaes que aderiram ao toyotismo tivessem vantagem significativa, pois esse modelo consumia menos energia e matria-prima, ao contrrio do modelo fordista. Assim, atravs desse modelo de produo, as empresas toyotistas conquistaram grande espao no cenrio mundial. A partir de meados da dcada de 1970, as empresas toyotistas assumiriam a supremacia produtiva e econmica, principalmente pela sua sistemtica produtiva que consistia em produzir bens pequenos, que consumissem pouca energia e matria-prima, ao contrrio do padro norte-americano. Com o choque do petrleo e a conseqente queda no padro de consumo, os pases passaram a demandar uma srie de produtos que no tinham capacidade, e, a princpio, nem interesse em produzir, o que favoreceu o cenrio para as empresas japonesas toyotistas. A razo para esse fato que devido crise, o aumento da produtividade, embora continuasse importante, perdeu espao para fatores tais como a qualidade e a diversidade de produtos para melhor atendimento dos consumidores. O fundador da Toyota, Sr. Eiji Toyoda no anos 50 visitou as fbricas da Ford e quando retornou ao Japo tinha uma modesta convico consigo : "havia algumas possibilidades de melhorar a produo". Junto da aplicao das idias de Toyota, outros fatos possibilitaram o nascimento do novo modelo de produo como: o mercado domstico pequeno, a exigncia do mercado de uma gama variada de produtos e a fora de trabalho local no adaptvel ao taylorismo. O Toyotismo, portanto, originou-se no Japo, mais precisamente na fbrica de automveis da Toyota. Ele consiste na produo em larga escala, mas, no entanto, com a otimizao da produo, do mercado e do trabalho, pois ocorreram mudanas significativas no mundo do trabalho, o trabalhador passa e ser polivalente, e no desenvolve apenas uma nica funo, quando da poca do fordismo. A flexibilizao do trabalho vai levar a uma flexibilizao da produo, e esta a uma flexibilizao do modelo de produo, haja vista que as relaes de produo passam a ter novos valores. Na dcada de 60 do sculo XX, o mundo desenvolvido passou por uma mudana mais acentuada na produo, e a partir de ento Na Alema nha, em Wo pass aram e um processo de arm lfsburg , existe a car towers da fbrica , azenamento autom atizado dos vecul pensaram em economiza tempo, espao e os que evita acidentes com manobras. outro sistema que poderia substitu-lo sem que houvesse uma perda ou diminuio do lucro das empresas. Esse processo de passagem do fordismo para o ps-fordismo ficou conhecido como acumulao flexvel. A aplicao de algumas tcnicas na produo japonesa permitiu reduzir estoques, em todos os nveis, incrementar a capacidade disponvel em grandes investimentos adicionais, diminuir tempos de fabricao, melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos fabricados, etc. E uma destas tcnicas foi o Just-In-Time que tem o objetivo de dispor da pea necessria, na quantidade necessria e no momento necessrio, pois para lucrar necessita-se dispor do inventrio para satisfazer as demandas imediatas da linha de produo. n Fatores que contriburam para a crise do fordismo: Os impactos dos choques do petrleo na economia ocorrido em 1973; O surgimento da concorrncia japonesa, com sua nova concepo de gesto e produo automobilstica; Mudanas tecnolgicas; Desigualdades entre os setores de trabalho no interior do sistema fordista; Surgimento de novas necessidades no que se refere ao consumo.

21 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

PRINcIPAIS cARAcTERSTIcAS DO MODELO DE ORgANIZAO INDuSTRIAL TOYOTISTA:


a) Organizao da Produo A transformao do modelo produtivo comeou a se apoiar nas tecnologias que j vinham surgindo nas dcadas do ps-guerra (automao) e nos avanos das novas tecnologias da informao. Produo Just-in-time (Kan-ban), no qual os estoques so eliminados ou reduzidos mediante entregas pelos fornecedores no local de produo, no exato momento da solicitao, e com caractersticas especficas para a linha de produo. A estabilidade e complementaridade das relaes entre a empresa principal e a rede de fornecedores so extremamente importante. Desta forma a produo torna-se seletiva e controlada seguindo as necessidades do consumidor de cada lugar e/ ou pas, esta controlada de acordo com as oscilaes do mercado. O objetivo evitar o desperdio de capital em forma de grandes estoques de matrias-primas e produtos acabados. Uso intensivo de informao e conhecimento. Automao da produo (aumento do desemprego estrutural). Controle de qualidade total dos produtos ao longo do processo produtivo, visando um nvel tendente a zero de defeitos e melhor utilizao dos recursos. Assim, a fabricao torna-se controlada na qualidade e quantidade com a utilizao da robtica e da informtica, o que diminui a necessidade de muitos operrios na linha de produo. Se, no sistema fordista de produo em massa, a qualidade era assegurada atravs de controles amostrais em apenas pontos do processo produtivo, no toyotismo, o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo. Eliminar desperdcios (de tempo, trabalho e recursos) Ocorre tambm reduo no custo de produo, com o aperfeioamento tecnolgico, a transferncia da produo dos bens mais simples para regies do mundo, devido s vantagens locacionais, e aos avanos nos meio de comunicao e transporte e ao processo de terceirizao. Personalizao dos produtos: fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente. b) Organizao do Trabalho Trabalho em equipe (baseado na cooperao), envolvimento dos trabalhadores no processo produtivo; Fim do trabalhador profissional especializado para torn-los especialistas multifuncionais, educao continuada; Iniciativas descentralizadas, maior autonomia para tomada de deciso no cho da fbrica; Recompensa pelo desempenho das equipes; Hierarquia administrativa horizontal, relacionamento cooperativo entre os gerentes e os trabalhadores.

DuAS LINHAS DE MONTAgEM

A eficincia do sistema Toyota de produo, que reduz os estoques pela metade e aumenta a produo em 40%, levou empresas de diversas reas a substituir o modelo introduzido por Henry Ford

FORDISMO
Em 1908, o americano Henry Ford iniciou a fabricao do modelo T em escala industrial. Era o comeo da linha de produo.

TOYOTISMO
Indstrias de diversos setores adotaram o sistema Toyota de produo para ganhar eficincia

1 2 3 4 5 6

Defeitos no produto s eram identificados no final da linha de produo A empresa fabricava muitas das peas que compunham o seu produto Para no faltar peas, estas eram produzidas em excesso, gerando estoques O operrio-modelo era aquele que melhor obedecia s diretrizes de seus superiores O funcionrio devia se preocupar apenas com as tarefas imediatas A empresa devia executar os projetos feitos pelos seus engenheiros

1 2 3 4 5 6

Os operrios interrompem a produo a qualquer momento para consertar falhas A maioria das peas feita por outras companhias, os fornecedores O estoque mnimo. Os fornecedores entregam as peas quando a companhia s solicita. O operrio-modelo aquele que identifica problemas e prope solues O funcionrio deve se preocupar com a aplicao que o produto ter depois de vendido A empresa deve planejar a produo de modo a atender aos desejos de seus clientes

22 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

cONSEQuNcIAS DA AcuMuLAO FLEXvEL:


Aumento do chamado desemprego estrutural ou tecnolgico, devido introduo de novas tecnologias (informtica e robtica) que eliminam muitas profisses de baixa qualificao e reduzem a necessidade de mo-de-obra. A transferncia da produo (fbricas) dos pases desenvolvidos para os pases perifricos, ou das grandes para pequenas cidades. Os contratos de trabalho passaram a ser mais flexveis diminuiu o nmero de trabalhadores permanentes e um crescimento do nmero de trabalhadores temporrios. Flexibilizaram-se os salrios - cresceram as desigualdades salariais, segundo a qualificao dos empregados e as especificidades da empresa. Em muitas empresas, juntou-se o que o taylorismo separou: o trabalhador pensa e executa. Os sindicatos viram reduzido seu poder de representao e de reivindicao. Ampliou-se o desemprego. Tendncia a terceirizao da produo: as grandes empresas comearam a repassar para as pequenas e mdias empresas subcontratadas certo nmero de atividades, tais como concepo de produtos, pesquisa e desenvolvimento, produo de componentes, segurana, alimentao e limpeza. A desconcentrao produtiva: A produo flexvel vem transformando espaos e criando novas geografias, medida que ocorrem redistribuies dos investimentos de capital produtivo e especulativo e, conseqentemente, redistribuio espacial do trabalho. Reduo do emprego no setor primrio e secundrio da economia, devido mecanizao do campo e da robotizao da industria. Crescimento dos nmeros de empregos no setor tercirio, pois esse se tornou o mais importante setor da economia mundial, devido apresentar a maior rentabilidade e a maior gerao de emprego. Com o agravamento da hipertrofia do setor tercirio nas grandes cidades dos pases subdesenvolvidos. Em funo da desqualificao da mo-de-obra, provocadas pelas inovaes tecnolgicas, como as profisses do setor bancrio e automobilstico. Apesar das maravilhas e novidades que o toyotismo trouxe atravs da tecnologia nos modos de produo atual, esse mesmo modo desencadeou um elevado aumento das disparidades socioeconmicas e uma necessidade desenfreada de aperfeioamento constante para simplesmente se manter no mercado. Surgiram novos complexos de produo os tecnopolos-, ligados a universidades e centros de pesquisa onde as inovaes so constantes. Um caso exemplar, desses complexos o do Vale do Silcio (Silicon Valley), na Califrnia, cujo modelo se difundiu por vrios pases.

MODERNIDADE FORDISTA Poder de Estado/sindicatos Estado de bem-estar-social Centralizao/negociao coletiva Produo em massa Concentrao/trabalho especializado

PS-MODERNIDADE FLEXVEL Poder financeiro/individualismo Neoconservadorismo Descentralizao/contratos locais Produo em pequenos lotes Disperso/trabalho flexvel

23 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O espao

gEOgRFIcO
AS TRANSFORmAES ESPACIAIS DECORRENTES DAS REvOLuES INDuSTRIAIS Na atual fase de expanso do capitalismo em sua fase informacional (economia globalizada) se caracteriza pela acelerao de vrios tipos de fluxos (mercadorias, capitais, servios, informaes e pessoais) que s se tornaram possveis graas a terceira revoluo industrial ou revoluo tcnico-cientfica informacional, que permitiu os meios fsicos que viabilizam a globalizao. Desenvolveu-se um meio geogrfico, adaptado s exigncias da economia globalizada. Incorporou-se crescentemente ao espao geogrfico objetos que apresentam um contedo cada vez mais alto de cincia, tcnica e informao, como: modernas redes de telecomunicaes; grandes infra-estruturas de transporte; a agropecuria com base biotecnolgica; fbricas roborizadas, prdios comerciais e residncias inteligentes, bolsas de valores eletrnicas, etc. Esse novo meio geogrfico chamado de meio tcnico-cientfico-informacional e serve para dar suporte aos fluxos de globalizao. Anterior a este atual estgio de desenvolvimento tecnolgico, o espao geogrfico passou por duas outras etapas distintas: o meio natural e o meio tcnico. No que diz respeito ao espao mundial, o primeiro (meio natural) antecede a Primeira Revoluo Industrial do sculo XVIII, uma vez que apesar da existncia de determinadas tecnologias, a transformao do espao foi bastante limitada e o meio geogrfico permaneceu em grande medida natural. Com o transcorrer da histria humana e as novas tecnologias criadas com a Primeira e a Segunda Revoluo Industrial, o espao geogrfico foi sendo transformado e ganhando cada vez mais objetos artificiais (fixos). Desde ento, o meio geogrfico recebeu grande quantidade de infra-estrutura (fbricas, ferrovias, linhas telefnicas, mquinas na agricultura, barragens e usinas hidreltricas, etc.). O meio geogrfico tornou-se crescente artificial, transformando-se em meio tcnico.

Fre n 02 te Fic 04 ha

Esses trs momentos distintos (meio natural, meio tcnico e meio tcnico-cientfico informacional) de incorporao da tcnica ao espao geogrfico podem ser percebidas atravs da paisagem, uma vez que, as novas tcnicas se difundem de modo desigual pelo espao geogrfico. O meio tcnico-cientfico-informacional aparece na cidade e no campo, incorporando a agricultura, a indstria e os servios. Ele abrange o planeta inteiro e funciona como um sistema (conjunto formado pelas partes ou elementos de um todo organizado, que funciona de forma coordenada). Muitos estudiosos afirmam que vivemos num sistema-mundo, no qual os fenmenos sociais, econmicos e culturais mais importantes no acontecem isoladamente porque h uma interdependncia entre os diversos lugares do planeta. Isso s possvel porque existe um sistema tcnico unificado que serve ao planeta inteiro. H vrios exemplos disso: o funcionamento da internet, da rede mundial de telecomunicaes, dos aeroportos internacionais ou das bolsas de valores. Na realidade, o meio tcnico-cientfico-informacional base da globalizao. Sem ele, no seria possvel a atual acelerao dos fluxos de informaes, capitais, mercadorias e pessoas, nem a crescente interdependncia dos vrios lugares do mundo. Com o desenvolvimento do meio tcnico-cientfico-informacional, o espao geogrfico tornou-se mais denso em objetos artificiais, ou seja, de modernas infra-estruturas que permitem a acelerao dos fluxos da economia informacional. As grafias deixadas pelas tcnicas no atual estgio de produo social do espao se expressam nos sistemas de satlites, cabos de fibra tica, teleportos, rede de computadores com inovaes constantes em softwares, hardwares etc. As novas tcnicas se difundem de modo desigual pelo espao geogrfico. H tambm pessoas que incorporam as novas tecnologias em seu dia-a-dia; outras, no. Veja o exemplo da internet. Apesar de seu rpido crescimento e de

24 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

estar causando grandes transformaes na economia, ainda uma tecnologia disponvel para uma pequena parcela da humanidade. Apesar disso, esses novos objetos tcnicos esto se difundindo muito rapidamente. Embora no sejam encontrados em todos os lugares do mundo, a sua rea de abrangncia o espao geogrfico planetrio. Eles funcionam de forma integrada, formando um sistema de redes, cujos ns so as principais cidades, com destaque para as chamadas cidades globais.

CARACTERSTICAS DO PERODO TCNICO-CIENTFICO INFORmACIONAL:

n Os objetos so cada vez mais tcnicos e informacionais; n As aes e o controle destas deixam de ser locais e regionais e passam a ser globais; n As decises so tomadas cada vez mais pelo mercado e no pelo Estado; n A Diviso Internacional do Trabalho passa a ser cada vez mais especializada
MuDANAS TEcNOLgIcAS AO LONgO DO TEMPO Perodo
Pr-Agrcola Agrcola

comunicao
Linguagem oral e Pictrica. Escrita Impressa Telgrafo Telefone Fongrafo Rdio Cinema Televiso Satlite Computador Sistemas De Mdia Fogo

Energia

Meios
Instrumentos Pimitivos Charrua (Arado Grande, De Ferro) Mquinas Avanadas Estradas De Ferro Veculo Motorizados Transporte supersnico e interplanetrio Materiais sintticos Micro eletrnica

Trao Animal

Industrial

Mquina a vapor Eletricidade

Atual

Fisso Atmica Baterias Eltricas Laser

GROS, B. M. 1971. p. 272-273. Em SANTOS, Milton. A natureza do espao. SP - Hucite, 1996.

Um condomnio empresarial e industrial localizado na regio de Campinas (SP), um exemplo de meio tcnico-cientfico-infrmacional. Segundo os empreendedores em anncio publicitrio em revistas do ano 2009, (...) O Parque Empresarial Campinas foi concebido segundo as mais avanadas tcnicas urbansticas, arquitetnicas, funcionais e sustentveis, buscando conciliar objetivos a produtividade, economia e ao conforto de seus usurios, identidade e personalidade das empresas que nele se instalarem e conectividade e harmonia com a vizinhana e o ambiente em que est inserido

O CIBERESPAO Como conseqncia das intensas transformaes na tecnologia da informao, que materializa relaes sociais reticulares, h surgimento de uma outra dimenso do espao, o ciberespao. O ciberespao uma dimenso da sociedade em rede, onde os fluxos definem novas formas de relaes sociais, um conjunto de diversas redes comunicacionais informatizadas, tais como a Internet. O espao de fluxos de imagem, som, informao e de sociabilidade definido pelo ciberespao expressa uma organizao material das prticas sociais de tempo compartilhado que funciona por meio de fluxos (Castells, p. 436). Cabe apenas lembrar que tais redes no esto somente no espao de fluxos, elas constituem o prprio espao. O Ciberespao parte integrante da sociedade contempornea, enquanto uma nova forma de materializao dos avanos da sociedade capitalista. Hoje em dia, na rede telemtica, o tempo tem se esvaziado e perdido, cada vez mais, relao com a experincia prtica da vida dos homens num determinado lugar. O espao concreto cria seu oposto, o espao virtual, e novas formas de contatos interpessoais. Este espao virtual est em vias de globalizao planetria e j constitui um espao social de trocas simblicas entre pessoas dos mais diversos locais do planeta. Cabe lembrar que a dinmica imaterial do ciberespao apoiada no avano das foras produtivas do sistema capitalista, na sua busca incessante de aumentar a velocidade de rotao do capital e das transaes mercantis e financeiras em escala planetria e tambm resultante das tecnologias voltadas para a Guerra, como a Internet. Para que se possa ter acesso via expressa de informao, necessrio que sejam estabelecidas as condies ambientais do ciberespao. O ambiente construdo a expresso material que permite conexo com um novo sistema de relaes sociais. Tais condies s nos possvel a partir de um arranjo espacial que inclui o computador, monitor, teclado, mouse, linha telefnica, provedor de acesso, redes telemticas e outros meios eletrnicos capazes de nos conectar com o ciberespao. Estas formas estticas, aos quais estamos fisicamente ligados, nos transportam, atravs da virtualidade, para um mundo onde prevalecem as nossas sensaes. Deste modo o ciberespao um ambiente que permite inmeras possibilidades do mundo real. O mundo virtual caracteriza-se no propriamente pela representao, mas pela simulao. Esta simulao na verdade, apenas uma das possibilidades do exerccio do real. Desse modo, podemos afirmar que o ciberespao no est desconectado da realidade.

25 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O perodo tcnico-cientfico e

INFORMAcIONAL
O PERODO TCNICO-CIENTFICO E INFORmACIONAL E SEu DESDOBRAmENTO NA PRODuO A desconcentrao industrial um fenmeno mundial, que vem ocorrendo em escala global, nacional e regional. Trata-se de um processo que tende nova lgica da organizao industrial mundial. Se a primeira grande linha de pensamento industrial surgida no sculo XIX, o Fordismo, prezava pela concentrao espacial de todos os processos produtivos (verticalizao) alm da proximidade dos estabelecimentos industriais das fontes de matriaprima e do mercado consumidor, a nova tendncia organizacional, surgida no sculo XX e conhecida por Toyotismo, privilegia a desconcentrao espacial das diferentes etapas de produo (horizontalizao) e a no necessidade da proximidade dos recursos de matria-prima ou do mercado consumidor, caracterizando assim um novo espao industrial. Esse espao caracteriza-se pela capacidade organizacional e tecnolgica de separar o processo produtivo em diferentes localizaes ao mesmo tempo em que reintegra sua unidade por meio de conexes de telecomunicaes. (CASTELLS, 2000, p.412). A Boeing, maior empresa montadora de avies do mundo, um bom exemplo da fragmentao da produo em escala planetria. O modelo Boeing 777, recebe componentes de 322 fornecedores de empresas espalhada por 38 pases, e suas 3 milhes de peas, do rebite a turbina, so fabricados por 1700 intermedirios em 37 naes, de onde prosseguem para Everett, onde a Boeing tem o maior edifcio industrial do FABRICAO Em ESCALA GLOBAL Mais de 70% das partes que compem o Boeing 787 so produzidas fora dos Estados Unidos, por empresas de oito pases. Veja onde elas so feitas.

Fre n 02 te Fic 05 ha

mundo (o galpo da fbrica da companhia area, em Seattle, o maior do mundo, com 13,4 milhes de m2). Na montagem final, a Austrlia fornece os lemes de direo e profundidade, o Canad a parte posterior das asas, o Reino Unido os computadores primrios de vo, o Japo os lavatrios e a Embraer do Brasil uma pea do leme vertical. Estabelecendo, portanto uma nova Diviso Internacional do trabalho. Essa tendncia foi uma adaptao do espao industrial s novas realidades impostas pelo capitalismo moderno, que ao gerar uma economia globalizada, cria e recria espaos qualitativamente diferentes que por sua vez acabam se tornando atrativos ou no para a instalao de diferentes indstrias ou para determinadas etapas de produo de um produto dentro de uma mesma empresa. E o que vai permitir essa movimentao de empresas pelo globo o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicao. A fragmentao espacial da produo pode ser definida como (...) um fenmeno moderno no qual se observa uma diviso mais precisa e apurada da produo de bens e servios, associada ao fracionamento do processo produtivo entre distintos proprietrios e por diferentes locaes no mundo. (Flores, 2008). O agente do processo de fragmentao a empresa capitalista de grande porte produtora de bens ou servios, que estabelece vnculos com empresas de mdio e pequeno porte para assegurar o provimento de bens ou servios.

Portas de entrada dos passageiros Fuselagem intermediaria frontal Fuselagem central Fuselagem frontal

Estados Unidos Japo Reino Unido Itlia Canad Frana Autrlia Coreia do sul Sucia

Borda frontal Encaixe das asas Cpsulas dos flaps das turbinas

Estabilizador vertical

Porta do compartimento de carga Compartimento frontal do trem de pouso

Estabilizador horizontal

Fuselagem traseira

Turbina Trem de pouso Flaps Extremidades das asas

Compartimento central do trem de pouso Caixa central das asas

26 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

n O caso brasileiro Entre 1970 e 1990, observou-se dentro do estado de So Paulo, um intenso processo de desconcentrao industrial. Durante esse perodo ocorreu ao mesmo tempo uma diminuio dos nmeros de estabelecimentos e do valor da transformao industrial na regio metropolitana, e um aumento desses ndices no interior. Segundo Santos e Silveira, enquanto em 1970 a Regio Metropolitana reunia 36,09%, o municpio de So Paulo 28,94% e o interior apenas 6,95% do total de estabelecimentos industriais, duas dcadas mais tarde as participaes respectivas eram de 21,95%, 9,23% e 15,26%. A observao desses dados nos permite fazer uma anlise importante. Observa-se que alm de uma desconcentrao dentro do estado (sentido capital-interior) houve tambm uma desconcentrao em mbito nacional, pois se em 1970 o estado de So Paulo concentrava mais de 70% dos estabelecimentos industriais do pas, esse nmero cairia para menos de 45% em 1990. Isso demonstra que o interior de So Paulo e outros estados brasileiros tambm passaram a oferecer vantagens econmicas e consequentemente a competir com a primeira regio concentrada do pas. Segundo Santos e Silveira (2004, p.103) a regio concentrada por definio, uma rea onde o espao fluido, podendo os diversos fatores de produo deslocar-se de um ponto a outro sem perda da eficincia da economia dominante. So Paulo considerada a primeira regio concentrada do pas justamente por num primeiro momento ser a nica poro do territrio capaz de oferecer condies para que o capital se reproduzisse de forma eficiente. Com o alargamento do meio tcnico-cientfico para outras regies brasileiras a partir da dcada de 1970, essas tambm passaram a oferecer condies para a reproduo do capital, e ExPANSO DA INDuSTRIA

foi justamente para essas reas que migraram as indstrias paulistanas ou se instalaram a grande parte dos novos estabelecimentos industriais. Porm, o desenvolvimento dos meios de comunicao, ou meio tcnico-cientfico, permite o deslocamento industrial para uma regio, mas existem outros fatores que iro incentivar esse processo. Sobre a combinao desses fatores, especificamente dentro do estado de So Paulo podemos observar a atuao do Estado em nvel municipal A nvel de governo local muitos municpios interioranos passaram a oferecer uma srie de incentivos visando atrair indstrias. Um grande nmeros de prefeituras elaborou diretrizes para atrair estabelecimentos industriais para seus municpios. Esses esforos, conhecidos como Polticas de Atrao industrial, em grande parte ofereciam iseno de impostos e taxas municipais, ressarcimento de gastos com infra-estrutura, terrenos... (SANTOS, SOUZA e SILVEIRA, 2002)

Franca So Jos do Rio Preto Araatuba Bebedouro

Sertozinho Mato Ribeiro Preto Araraquara So Carlos Rio Claro Araras Limeira Moji-Guau Campinas Salto Jundia Bragana Paulista

Presidente Prudente Cruzeiro Guaratinguet Taubat So Jos dos Campos

Marlia Bauru Ja Barra Bonita Botucatu Piracicaba Itu Sorocaba

So Paulo Cubato
Santos

Eixo viario ExPANSO DA INDSTRIA Ate 75 Apos 75

27 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O PERODO TCNICO-CIENTFICO E INFORmACIONAL E AS TRANSFORmAES NO muNDO DO TRABALHO At o inicio dos anos 1970 o desemprego era um fenmeno setorial ou conjuntural: manifestava-se em determinados setores da economia ou em determinada situao ou conjuntura econmica, marcada pela ocorrncia de uma crise interna ou externa. A Revoluo Tcnico-cientfica e informacional ocorrida na dcada de 1970 um dos principais fatores responsveis pelas mudanas no mundo do trabalho na atualidade. Essa revoluo possibilitou a transferncia brutal de riquezas e, consequentemente, de postos de emprego entre pases, refletindo diretamente no aumento da misria e do desemprego em diversos pontos do espao mundial. O capitalismo com o objetivo de manter ou aumentar seus lucros recorre revoluo tecnolgica para cortar custos e economizar trabalho vivo. O avano da robtica e da informtica no processo produtivo reduziu de forma considervel a oferta de empregos na indstria, como se observa nos pases desenvolvidos, em especial no Japo que teve sua populao economicamente ativa (PEA) reduzida no setor industrial: em 1980 35,3% da PEA encontrava-se no setor industrial. Nove anos depois a fatia caiu para 34,3% e em 2000 reduziu para 31,2%. Na Frana a situao foi ainda mais grave de 35,9% em 1980 a PEA na indstria caiu para 24,5% em 2000. Esse tipo de desemprego, que atinge primeiro as grandes potncias industriais e depois os demais pases do mundo, denominado desemprego estrutural. As inovaes tecnolgicas e a necessidade de cortar custos e realizar determinadas tarefas em curto espao de tempo transferiram funes especializadas para outras empresas como alimentao, segurana, marketing e o design do produto (terceirizao da produo). Acredita-se que o trabalho intangvel (imaterial) como prprio design, o marketing e o setor jurdico correspondam, em alguns casos, at 75% do custo final de um produto. Esse processo engrossa o setor de servios atravs do surgimento de milhares de pequenas empresas promovendo o inchao do mesmo, gerando um fenmeno conhecido como terciarizao da economia (crescimento do setor tercirio).
Evoluo da estrutura ocupacional entre os setores econmicos (%) Setores Econmicos Primrio Secundrio Tercirio Mundo 1950 62,5 15,8 21,7 1998 43,0 16,0 41,00 Centro 1950 62,5 30,8 36,7 1998 5,0 23,0 72,0 Periferia 1950 73,9 9,4 16,7 1998 55,0 15,0 30,0

no campo do trabalho, cada vez mais as empresas procuram transformar pessoas fsicas em pessoas jurdicas, ou seja, em empresas que, muitas vezes, tm como nico cliente a antiga empresa em que a pessoa fsica trabalhava sob contrato regido pelas leis trabalhistas; no campo imobilirio as empresas buscam esvaziar suas sedes, que so transformadas, como um passe de mgica, em imveis para venda ou aluguel, at mesmo para os antigos funcionrios, promovidos a pequenos empresrios; Diante da tendncia das empresas de terceirizar vrias atividades, cresce o numero de pessoas que realizam seu trabalho em casa. Segundo muitos analistas, caso essa tendncia se mantenha no sculo XXI, deve diminuir sensivelmente a importncia das reas e dos complexos empresariais existentes no mundo. Esse fato pode inclusive tornar menos intenso o fluxo pendular da populao urbana - no deslocamento dirio de casa para o servio, pela manh, e do servio para casa, no fim da tarde - com reflexos nos fluxos de trfego do transporte coletivo e individual. No caso de automao do parque fabril de pases emergentes como o Brasil, o problema foi mais grave, pois o setor tercirio no crescia como o das grandes potncias e no gerou novas oportunidades de emprego. Isso determinou a expanso do subemprego e uma verdadeira exploso de atividades margem do processo legal, ou seja, na economia informal (manifestada, por exemplo, pela proliferao de ambulantes nas ruas das principais cidades) Assim, a liberao de mo-de-obra do setor industrial em pases como Mxico, Brasil e Argentina assumiram um carter mais dramtico do que nos pases de tradio industrial (como Estados Unidos, Frana, Alemanha, Itlia, Reino Unido e Japo) porque as condies assistenciais eram bem mais frgeis: nos pases emergentes no existiam - como nos pases de tradio industrial - slidos sistemas de benefcios sociais ao desempregado. Nesse sentido, percebe-se que a lgica da Terceira Revoluo Industrial reduo dos custos/aumento da produtividade/desenvolvimento tecnolgico/reorganizao geogrfica da produo tem implicado reduo macia de empregos. Por outro lado, as constantes inovaes tecnolgicas geram a necessidade de qualificao profissional constante e, consequentemente, a formao de um novo perfil de trabalhador, aquele que se adqe ao novo tipo de emprego oferecido: o que exige polivalncia, versatilidade, agilidade, qualificao, trabalho em equipe, elevado nvel de escolaridade e conhecimento do conjunto do processo produtivo.

Grande So Pulo: nmero de pessoas empregadas (%) 1985 Indstria Servios Comrcio 32,8 40,7 14,1 1995 25 47 16 2000 19,9 53 15,7

O processo de terceirizao, ou seja, do repasse de determinadas funes para terceiros, que vem se expandindo em todos os setores da economia, tem provocado profundas alteraes na organizao estrutural do sistema produtivo em todo mundo. Tais alteraes incluem aspectos bastante variados, dentre os quais, podem-se destacar:

28 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Aplicaes no Caderno de Exerccios


TERCIARIZAO E INFORmALIDADE O mundo contemporneo, inserido num contexto de difuso dos componentes do meio tecnocientfico-informacional, palco de transformaes criadoras de uma relao simbintica entre tecnologia, produo e trabalho. A distribuio setorial da populao economicamente ativa nos pases centrais e semiperifricos manifesta-se, em meio a outros efeitos, como reflexo dessa simbiose entre os elementos aludidos. Os incrementos tecnolgicos da economia moderna caracterizam novas formas de produo onde se implementam mquinas e robs no processo produtivo, tanto no setor primrio, que cuida da produo de matrias-primas, quanto no setor secundrio, que cuida da produo industrial. A mecanizao das lavouras e criadouros responde pela liberao de um enorme contingente ocupado no setor primrio. Substituda por tratores, mquinas de ordenha entre outros equipamentos, a mo-de-obra perde seus postos de trabalho sendo obrigada a buscar ocupao na indstria ou no setor tercirio, que cuida do comrcio e dos servios em geral. No entanto, o setor secundrio tambm vivencia um processo de liberao de mo-de-obra associado automao das atividades produtivas, com a introduo de robs de alta preciso nas linhas de montagem. A indstria, que empregava um grande volume de trabalhadores portadores de baixa qualificao, agora demanda poucos operrios e exige maior qualificao para a manipulao dessas mquinas complexas. Aos trabalhadores que perdem seus postos de trabalho, no campo e na indstria, resta o setor tercirio como alternativa de sobrevivncia. E nesse contexto que se manifesta o processo de terciarizao da economia. As economias consideradas perifricas no participam ainda desse processo pois a maioria de sua populao economicamente ativa (PEA) est ocupada no setor primrio. Falo aqui de pases como as Repblicas das Bananas, na Amrica Central, e pases africanos em geral, exceto a frica do Sul. Todavia as economias semiperifricas e centrais esto totalmente inseridas nesse processo de terciarizao, pois j experimentaram ou continuam a experimentar o processo de transferncia setorial da PEA. Estados Unidos, Canad, Austrlia, Gr-Bretanha, Frana, Blgica e economias semelhantes formam um conjunto de pases centrais onde o setor tercirio j emprega mais de 70% da PEA. Alemanha e Japo, que ainda guardam mais empregos na indstria, j possuem mais de 60% da PEA no tercirio. Estes espaos configuram Economias ps-industriais. E mesmo com essa alta concentrao o nvel de desemprego no muito alto, embora haja desempregados, elemento essencial para a sobrevivncia do capitalismo. Isso se justifica pelo fato de a populao possuir maior poder aquisitivo, o que alimenta a multiplicao dos servios nesses pases. As bolsas de valores, engenharia gentica, laboratrios de pesquisas, empregam muitas pessoas. Servios extremamente suprfluos geram renda para muita gente. Explico. Uma das novas manias do Central Park, em Nova Iorque, a prtica de Yoga para ces. Algum ganha dinheiro dando aulas de Yoga para Ces! Investigando o assunto descobri que psiclogos (?) fazem terapia em animais... Esses so servios que no encontram espao nos mercados dos pases semiperifricos. Brasil, Argentina, Mxico, frica do Sul e outras economias similares formam um conjunto de pases onde mais de 50% da mo-de-obra est ocupada no setor tercirio. No entanto, o poder aquisitivo bem mais restrito nesses pases, gera uma demanda menor por servios fazendo com que haja menor oferta de empregos neste setor, que se apresenta, portanto, hipertrofiado. Com o setor tercirio formal inchado, resta a opo da informalidade para a produo da subsistncia da populao. Em 1979, o gegrafo brasileiro Milton Santos, tido por muitos como Filsofo da Geografia pela profundidade das suas idias, lana o livro O Espao Dividido: os dois circuitos da economia urbana dos pases subdesenvolvidos. Esta obra, rapidamente, se tornou um clssico da geografia mundial. Nela, Milton apresenta uma anlise onde a engrenagem da economia urbana dos pases subdesenvolvidos caracteriza-se por ser dotada de um circuito superior, de carter formal, e um circuito inferior, de carter informal, que reflete esse quadro de hipertrofia do tercirio. notvel a expanso do setor tercirio informal, esse circuito inferior da economia urbana, nos pases semiperifricos. O Brasil serve como exemplo clssico desse processo. As grandes metrpoles, superlotadas, concentram um enorme contingente de mo-de-obra disponvel e o excesso engrossa as fileiras de ambulantes e biscateiros de todos os tipos. Cada um faz o que sabe ou o que pode fazer. Quem tem conhecimentos de mecnica, conserta carros. Quem tem habilidades com manuteno, trabalha em obras, mexe com hidrulica, eletricidade, gs... Quem no sabe fazer esses servios, vende o que aparecer pela frente. gua, cerveja, biscoito, pipoca, chocolates, balas. Vi, certa vez, um sujeito vender Novalgina no trem, em meio a dezenas de produtos. Multiplicam-se os camels nas ruas e nos meios de transporte. Manifestaes artsticas nos sinais, desde os meninos equilibrando limes at os mais elaborados manuseios de malabares em chamas, tambm entram como modo informal de obteno de renda. Minha reflexo final inspirada em Milton, que em sua obra Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal, entre outras abordagens, escancara o mundo como : a globalizao como perversidade. (...) O desemprego crescente torna-se crnico. A pobreza aumenta e as classes mdias perdem em qualidade de vida. O salrio mdio tende a baixar. A fome e o desabrigo se generalizam em todos os continentes. Novas enfermidades como a SIDA se instalam e velhas doenas, supostamente extirpadas, fazem seu retorno triunfal. A mortalidade infantil permanece, a despeito dos progressos mdicos e da informao. A educao de qualidade cada vez mais inacessvel. Alastram-se e aprofundam-se males espirituais e morais, como os egosmos, os cinismos, a corrupo. A perversidade sistmica que est na raiz dessa evoluo negativa da humanidade tem relao com a adeso desenfreada aos comportamentos competitivos que atualmente caracterizam as aes hegemnicas. Todas essas mazelas so direta ou indiretamente imputveis ao presente processo de globalizao. Referncias: Santos, Milton; Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro. Record. 2001 http://conceitosetemas.blogspot.com/2008/08/terciarizao-e-informalidade.html

29 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Da Bipolaridade

MuLTIPOLARIDADE
A BIPOLARIDADE n A ordem Bipolar se estruturou aps a 2 guerra mundial liderada pelos EUA e pela ex-URSS, que disputavam a liderana do planeta. Essa ordem tinha carter poltico, ideolgico e militar. n Durante aproximadamente 45 anos EUA e a ex-URSS, produziram um arsenal militar com capacidade de destruir o planeta por vrias vezes, enquanto produziam armas e disputavam reas de influncia a partir do controle ideolgico, EUA e ex-URSS iam aprimorando o seu poder de destruio e cada um a sua maneira ia agindo conforme os seus interesses. n O perodo da Guerra Fria foi sem dvida de grandes modificaes, entre as quais merecem destaque: A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filsofo Thomas Hobbes, a guerra consiste no s na batalha, ou no ato de lutar: mas num perodo de tempo em que a vontade de lutar suficientemente conhecida. A Guerra Fria entre EUA e URSS que dominou o cenrio internacional no breve sculo XX, foi sem dvida um desses perodos. Geraes inteiras se criaram sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento e devastar a humanidade.
(Hobsbawn, Eric J. 1917-Era dos Extremos)

Fre n 03 te Fic 01 ha

n A criao do Estado de Israel em 1948 n Descolonizao afro-asitica. n A Revoluo Chinesa de 1949, que provocou uma reao dos EUA na regio do Pacfico alterando de forma decisiva a maneira com a qual vinha lidando com o Japo derrotado. n A instalao de um governo nacionalista na ilha de Formosa rivalizando com o poder continental. n O surgimento de um eixo geopoltico Franco-Alemo que serviu de base para a CECA (Comunidade Europia do Carvo e do Ao) o embrio da Unio Europia. n A Revoluo Cubana em 1959, implantando o primeiro governo socialista na Amrica, sob a liderana de Fidel Castro. n A Guerra do Vietn no sudeste asitico, mostrando a extenso do poder blico dos EUA e ao mesmo tempo a capacidade de interveno daquele pas. n A Primavera de Praga em 1968, uma demonstrao de fora da ex-URSS no leste europeu. n Dcada de 70, os choques do petrleo causando grandes mudanas na economia capitalista. n Em 1979 a Revoluo Islmica do Ir, que colocou fim no governo pr-ocidental do X Reza Pahlevi e deu incio a uma era de governos xitas anti-ocidentais no Ir. Essa revoluo assinalou o incio do declnio da Era Bipolar.

30 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O FIm DO ImPRIO SOvITICO A era Gorbatchev n Em 1982, morre Brejenev e a cpula sovitica defronta-se com o problema sucessrio, pois muitos eram idosos e doentes. n Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu a direo da ex-URSS e em 1986 lanou a idia da Glasnot, uma poltica de abertura e transparncia no trato das questes soviticas, ou seja, uma campanha contra a corrupo e a ineficincia da administrao com propostas de liberdade na poltica, economia e na cultura. Em seguida lanou a Perestroika, um plano de reestruturao do sistema econmico da ex-URSS. n As reformas implantadas por Gorbatchev, objetivaram de maneira geral a simplificao da estrutura administrativa e a diminuio do controle estatal sobre a economia. No entanto, as caractersticas do pas como a grande extenso e as mltiplas nacionalidades tornaram o processo complexo. Isto aliado ao fato de que os conservadores civis (comunistas ortodoxos e burocratas do aparelho estatal), somados aos militares que temiam cortes nas foras armadas passaram a fazer forte oposio ao governo de Gorbatchev, este se elegeu presidente da Repblica em julho de 1988. n O processo de abertura poltica incentivou os movimentos pela autonomia, principalmente da regio bltica (Letnia, Litunia e Estnia), que haviam sido subjugados na era de Stlin, ao mesmo tempo em que ocorriam crises nas Repblicas asiticas como no Azerbaidjo (cristos ortodoxos e muulmanos). No plano econmico o desabastecimento continuava. n Em maro de 1989, pela 1 vez na ex-URSS foram realizadas eleies livres, marcadas pela derrota dos candidatos do governo. A crise que a ex-URSS atravessou foi causada por mltiplos fatores: n a excessiva burocracia do Estado, impedindo maior flexibilidade nas decises, n a Revoluo Tecnocientfica Informacional ou a Terceira Revoluo Industrial, o Estado controlava os avanos tecnolgicos especialmente os relacionados a informao, julgada questo de segurana, n ampliao da corrupo que existia dentro do aparelho do Estado, dessa forma a ex-URSS teve inviabilizada o seu avano tecnolgico, tornando-se incapaz de acompanhar as mudanas decorrentes da Revoluo Tecnocientfica Informacional. Em 1991, as repblicas da Rssia, Bielorus, Moldova e Ucrnia declararam-se independentes da Federao Sovitica, seguindo o exemplo das Repblicas Blticas, a partir da vrias declaraes de independncia se sucederam e em 25 de dezembro de 1991, Gorbatchev declarou extinta a Federao Sovitica. OBS: Em 1991 ocorreu o fim do Pacto de Varsvia. A Rssia atualmente tem passado por profundas transformaes inclusive no que diz respeito a economia, pois quando houve a desagregao ocorreram mudanas de carter poltico e econmico, no plano econmico as empresas foram privatizadas e parte foi comprada pelo capital estrangeiro e a outra pela mfia, apenas uma pequena parcela foi adquirida pelas cooperativas compostas pelos trabalhadores. Economicamente a Rssia se comporta como um pas emergente faz parte do G-8, grande produtor de armas enfrenta problemas sociais, adota o neoliberalismo e houve claramente uma reprimarizao da economia, uma vez que a Rssia tem como principal ativo da balana comercial o petrleo.

AS muDANAS NOS PASES DA EuROPA ORIENTAL uma regio perifrica Polnia, Hungria, Ex-Tcecoeslovquia, Ex-Iugoslvia, Romnia, Albnia e Bulgria. De maneira geral a Europa Oriental sofreu duas grandes mudanas: a primeira foi a redemocratizao e a segunda a transformao das economias em capitalistas. Nessa situao TExTO COmPLEmENTAR: A muLTIPOLARIDADE chegada dos anos 80 mostrou uma nova realidade dentro da construo geopoltica do ps-guerra, com a emergncia de novos centros de poder econmico, tais como: Japo e Alemanha, um novo parmetro de poder comeou a ser desenhado a partir da Revoluo Tecnocientfica, de tal maneira que uma nova ordem mundial foi se configurando alicerada em novos valores. Enquanto no mundo ocidental essas mudanas se processavam, a ex-URSS mergulhava em uma grande crise que abrangia tanto questes econmicas quanto polticas e sociais colocando em evidncia os problemas oriundos da extrema concentrao de poder nas mos da burocracia e tambm do atraso tecnolgico em que o pas estava mergulhado os problemas econmicos resultantes da planificao econmica e a crise das nacionalidades, juntos esses graves problemas comearam a fazer ruir o poderoso imprio sovitico que dividiu o poder com os EUA por aproximadamente 45anos. Foi assim que em meados dos anos 80, o ento lder poltico Gorbatchev comeou as reformas que ficaram conhecidas como Glasnost e Perestroika (abertura polocorreram processos de fragmentao como o da ex-Tchecoeslovquia e da ex-Iugoslvia alm do processo de reunificao da Alemanha. No caso da ex-Tchecoeslovquia houve um processo de fragmentao pacfico que ficou conhecido como Revoluo de Veludo, em relao a ex-Iugoslvia ser assunto de aulas posteriores.

tica e econmica respectivamente). Com a abertura poltica surgiram novas lideranas polticas, que passaram a usar as diferenas tnicas como instrumento de presso, associando para reforar os problemas estruturais, que o pas enfrentava, o enfraquecimento do Estado era patente e o resultado foi o processo de fragmentao, desaparecia assim, em 1991 o Estado Sovitico, em seu lugar surgiram 15 novos pases. O desaparecimento da Ex-URSS, teve impressionante impacto sobre a estrutura poltica mundial, especialmente na Europa, onde os seus satlites seguindo a nova tendncia romperam com o socialismo, reiniciaram as bases capitalistas e buscaram a redemocratizao, nesse perodo, houve uma reordenao de fronteiras, pois ocorreram novas fragmentaes e um processo de reunificao. O fim da URSS definiu tambm o fim da Era Bipolar, tendo incio a Era Multipolar. A ordem poltico-ideolgica foi substituda pela ordem econmica, onde o poder definido pelo controle das tecnologias e dos mercados consumidores, dentro dessa nova ordem emergem a Globalizao e a Regionalizao.

31 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Formas de regionalizao do

ESPAO MuNDIAL
CARACTERISTICAS: FRAGmENTAO INTEGRADORA E ExCLuDENTE. n O processo de Globalizao trouxe grandes transformaes em escala mundial. n Segundo os cientistas o momento que vivemos hoje no encontra paralelo na histria da humanidade, o principal eixo do mundo atual emerge exatamente dos avanos tecnolgicos especialmente nos setores de comunicao e de transporte eis porque a globalizao est fortemente relacionada noo de espao-tempo.

Fre n 03 te Fic 02 ha

n Paralelamente ao processo de globalizao estabelece-se o processo de fragmentao. n O processo de fragmentao surge paralelamente ao processo de globalizao, da mesma forma que a globalizao se manifesta de vrias maneiras a fragmentao se revela especialmente nos lugares e quase sempre lida como consequncia do prprio modo de produo capitalista.

A GLOBALIZAO n A atual etapa do capitalismo a globalizao, o fato est relacionado a prpria evoluo do modo de produo capitalista, que traz na sua essncia o carter expansionista, do mesmo modo que o colonialismo se relacionou com a etapa comercial e o imperialismo com a fase industrial, a globalizao tambm traz o carter expansionista tpico do sistema, uma vez que, visa aumentar mercados consumidores e consequentemente ampliar os lucros, para isso os capitais produtivos e especulativos circulam pelo planeta, mas dentro da nova ordem mundial, a expanso traz um dado novo que a forma como ela acontece, pois afinal agora a invaso sutil e no necessita de armas, muito menos de violncia fsica explcita. Entretanto, a invaso high-tech eficaz, pois, trata-se de mercadorias, capitais, servios, informaes e pessoas. n Atualmente, as grandes batalhas so travadas nas bolsas de valores e os generais so na verdade os executivos, os especialistas financeiros, uma outra face deste momento a transversalidade, isso possvel graas ao aparato tecnolgico, que sustenta a globalizao, ele criou tambm os valores dos cidados globalizados, aqueles que podem perfeitamente se integrar, nas mais diferentes regies do planeta. n Hoje, o maior desafio das empresas, a eficincia, pois isso, as coloca no mercado de uma maneira mais competitiva, para tal, o grande aliado tem sido o avano tecnolgico das comunicaes, atravs de satlites, rede de computadores, telefones fixos e mveis, pode manter informao atualizada, em tempo real sobre os mais diversos assuntos, outro importante vetor da globalizao o transporte, que avanou muito nos ltimos anos e reduziu o tempo para se cobrir distncias, favorecendo a relao comercial. n O processo de globalizao alterou as polticas empresariais do mundo, que passam por uma reordenao, com a ocorrncia das mega fuses, os grupos financeiros e industriais, preparam-se para enfrentar as novas determinaes do mercado, que tem carter essencialmente econmico. Nestes campos de batalha, entra em jogo a tecnologia usada pela informao. como se o mundo tivesse encolhido. n Devemos observar que do ponto de vista histrico, a globalizao est sendo construda ao longo dos ltimos 500 anos, porm devido a determinada especificidade do mundo atual, ela se concretiza hoje com uma velocidade que nos surpreende. Outra face da globalizao a invaso de mercadorias e consequentemente uma presso por novos modelos de consumo e alterao de hbitos e valores. n E finalmente, a chegada do capital produtivo, essa geralmente uma etapa muito mais lenta, mesmo assim somos capazes de perceber a sua ao, uma vez que busca a mo-de-obra barata, os incentivos fiscais e os subsdios. n Mas, a globalizao no se processa da mesma forma, nem com a mesma intensidade em todos os lugares do mundo. Ao mesmo tempo em que determinadas coisas se globalizam, outras se tornam mais locais, o caso das administraes municipais, que buscam o conceito de oramento participativo, isto significa uma ateno especfica para determinado local, outro indicativo desta complexidade, o fato de que existe uma tendncia de descentralizar a sade e a educao, o atendimento local como prioridade sobre o global. n Outro fator a velocidade dos fatos e das aes, que varia de lugar para lugar, por exemplo: executamos uma operao financeira em uma bolsa de valores localizada no oriente, mais rpido do que atravessamos dois bairros da cidade grande em horrios de rush. A relao tempo espao foi profundamente alterada, com a criao das redes de computao, pois a partir do momento que estamos interligados, no existe nem espao nem tempo separando os que nela esto conectados.

32 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

BOLSA DE vALORES DE NOvA IORQuE n Um dos desafios, da globalizao e do avano tecnolgico que a acompanha, so as invases, que tanto podem ser para se efetuar negcios nas bolsas ou para privilegiar o capital especulativo, que conhecido como capital vodu, esse capital originrio em sua maior parte de pequenos poupadores, principalmente de pases ricos, que procuram investir em fundos de penso, com o objetivo deter uma velhice mais tranquila, esse montante transferido para mercados emergentes, onde as taxas de juros elevadas funcionam como atrativo para o mesmo. Esse mecanismo, por outro lado, favorece governos desses pases, que passam a utilizar esses montantes para encobrir muitas vezes a realidade da economia nacional.

A FRAGmENTAO n A globalizao uma das expresses do mundo atual no entanto paralelamente uma dessas faces a fragmentao. O entendimento de globalizao e fragmentao constituem de fato os dois plos de uma mesma questo que vem sendo aprofundada, seja atravs de uma linha de argumentao que tende a privilegiar os aspectos econmicos e que enfatiza os processos de globalizao inerentes ao capitalismo, seja atravs do realce de processos fragmentadores de ordem cultural, que podem ser tanto um produto (veja-se o multiculturalismo das metrpoles com o aumento do fluxo de migrantes de diversas origens) quanto uma resistncia globalizao (veja-se o islamismo mais radical). Rogrio Haesbaert (1998) distingue uma fragmentao inclusiva ou integradora, pautada numa lgica de fragmentar para melhor globalizar (como na formao de blocos econmicos), e uma fragmentao excludente ou desintegradora, que pode ser ao mesmo tempo um produto da globalizao (a excluso fruto da concentrao de capital no oligoplio central capitalista) ou uma resistncia a ela (no caso de grupos religiosos fundamentalistas, por exemplo).

CARACTERSTICAS ATuAIS DA GLOBALIZAO n A luta por mercados consumidores. n Perodo de grandes avanos tecnolgicos. n Surgimento de um complexo sistema de engenharia. n Aniquilao do espao pelo tempo (tempo real). n Avano no meio de transporte, telecomunicao e biotecnologia. n Certa homogeneizao da cultura (lngua inglesa). n Difuso da internet. n Perda de identidade n Luta entre o local e global n Enfraquecimento do Estado-Nao (econmico). n Aumento do fosso entre pobres e ricos. n Aumento da disparidade no comercio mundial n Crescimento do setor de servio em escala mundial. n Desconcentrao produtiva. n Surgimento de mega fuses no cenrio mundial n Difuso do capital especulativo.

33 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

As regies excludas

FRIcA
n A LINHA DE TEmPO DA FRICA: 1. Colonizao - sculo XV at o sculo XVIII: ocupao de reas do litoral pelos europeus e emigrao forada de populaes africanas que foram trazidas para a Amrica para servir de mo-de-obra escrava nas lavouras e reas de minerao.

Fre n 03 te Fic 03 ha

AS REALIDADES DA FRICA DO SCuLO xxI FORAm PRODuZIDAS AO LONGO DOS LTImOS 500 ANOS.

2. Imperialismo - sculo XIX at a metade do sculo XX: Imperialismo europeu Partilha Afro-Asitica Imposio de fronteiras geodsicas provocando uma reordenao espacial onde povos irmos foram separados e povos inimigos reunidos no mesmo territrio (base dos conflitos atuais do continente, os quais tm natureza tnica).

34 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

DESCOLONIZAO PS SEGuNDA GuERRA muNDIAL Emancipao das colnias. Surgimento dos Estados Nacionais Africanos com as fronteiras da colonizao. frica utilizada pelos EUA e pela ex-URSS como laboratrio durante a Guerra Fria.

PS-GuERRA FRIA Apartheid tecnolgico na era da informao. frica excluda da globalizao. Recrudescimento dos conflitos tnicos. Aumento dos ndices de pobreza.

REGIONALIZAO DA FRICA: 1. FRICA SAARIANA. Localizao: Parte norte ou setentrional do continente. Predomnio de populao branca de origem rabe, seguidores do islamismo. uma rea rica em petrleo.

2. FRICA SuBSAARIANA. Localizao ao Sul do Saara. Predomnio de populao negra, vrios grupos tnicos, conflitos e graves problemas sociais.

35 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

frica 2 Parte: conflitos tinicos e


CONFLITOS ATuAIS CONFLITO DE DARFuR

gEOPOLTIcOS

Fre n 03 te Fic 04 ha

n O Sudo o maior pas da frica, est localizado na poro ocidental do continente, integra a frica Subsaariana ou frica Negra. Esse pas atravessado pelo rio Nilo, que fundamental para sua economia, pois nas suas margens desenvolve-se a pecuria e a agricultura de subsistncia e comercial do algodo, alm de ser utilizado para a produo de energia. n A questo que h cerca de 46 anos o pas vive uma guerra civil em que os lados opostos so muulmanos ligados ao governo e cristos e animistas, que se encontram em algumas reas do pas, a oposio religiosa esconde na verdade outros problemas como as questes tnicas que se constituem em resultado da colonizao europia naquela rea. n O Sudo como a maior parte da frica Negra tambm tem baixo IDH e os conflitos geraram no s um enorme nmero de mortos, mas tambm um impressionante contingente de refugiados. n O conflito de Darfur iniciou em fevereiro de 2003, quando rebeldes separatistas decidiram romper com o governo de origem rabe que controla o pas representando os interesses da populao do norte. n A populao de Darfur dedica-se a pecuria e a agricultura de subsistncia, a rea, entretanto rica em petrleo, porm a retirada dificultada pela falta de infraestrutura da rea. O conflito j resultou em dezenas de milhares de pessoas mortas e milhes de refugiados.

CONFLITO DO CONGO n A histria do Congo uma histria marcada pelas consequncias da colonizao. Foi propriedade do rei da Blgica, depois foi colnia da Blgica, tornou-se independente no incio dos anos 60, logo aps Mobutu assumiu o governo e aterrorizou o pas por dcadas, usufruindo de uma escancarada proximidade com o governo americano que usava o territrio do Congo para alcanar o norte de Angola e enviar armas para os guerrilheiros da UNITA. No incio dos anos 90 as transformaes da nova ordem levaram a derrocada de Mobutu e assim Cabila chegou ao poder. n O Congo mergulhou em um conflito onde milcias, guerrilheiros e as foras fiis a Cabila se defontaram, o Estado Congols se deteriorou e, por conseguinte as instituies de suporte foram desaparecendo. Em 2001 os guerrilheiros tutsis assassinaram o ditador Cabila e o seu filho assumiu em seu lugar. Em 2003 tentaram-se acordos de Paz, porm houve uma ruptura dos acordos.

SOmLIA E ETIPIA n Esses dois pases tm seus territrios parcialmente atingidos pela regio do Sahel, que uma rea perifrica ao sul do Saara onde o clima semi-rido e as chuvas so escassas e irregulares, o que comumente origina prolongadas estiagens, o que agrava mais ainda a situao desses pases. n A questo entre a Somlia e Etipia est relacionada ao perodo de colonizao, pois a regio de Ogaden que foi incorporada pela Etipia habitada por somalis, sendo reivindicada por somalis. Esse fato desencadeou a Guerra do Chifre da frica em 1978 como conhecida a regio e prolongou-se at 1988, quando a regio de Ogaden foi incorporada Somlia. n O perodo da guerra coincidiu com uma poca de seca, isso aliado ao fim da Guerra Fria e consequentemente o desinteresse das grandes potncias da regio. Isso enfraqueceu o poder de Siad Barre, ditador que controlava a regio desde 1969, levando a sua derrocada em 1991. n O problema que os rebeldes no chegaram a um acordo e o pas se transformou em um caos sendo necessria ajuda externa a partir de interveno da ONU para controlar o crescente estado de miserabilidade absoluta do pas, pois a guerra civil se arrasta desde 1991.
(Texto extrado da Folha de So Paulo)

n A tenso crescente no Chifre da frica, pois em dezembro de 2006 as tropas etopes invadiram a Somlia em alegando que os Tribunais islmicos que controlavam a maior parte do pas e se constituam em um risco para a Etipia. n Atualmente o um dos lderes do governo islmico da Somlia tem incentivado a invaso da Etipia como forma de reagir presena das tropas etopes.

36 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

CONFL ITOS OCORRIDOS NO FINAL DO SCuLO xx. GuERRA CIvIL DE ANGOLA n Angola foi uma das colnias da frica mais ligadas ao trfico de escravos, que foi a principal atividade comercial at meados do sculo XIX. Calcula-se que aproximadamente 3 milhes de angolanos foram vendidos e a maioria para o Brasil, somente em meados do sculo XX, Portugal passou a encarar Angola como colnia de povoamento. n A luta pela independncia de Angola iniciou na dcada de 1960, com trs importantes movimentos rivais envolvidos: o Movimento Pela Libertao de Angola (MPLA), a Frente Nacional para Libertao de Angola (FNLA) e a Unio Nacional Pela Independncia Total de Angola (UNITA). n Esses trs grupos guerrilheiros representavam as divises tnicas e ideolgicas. A FNLA tinha sua base na etnia bakongo, do norte do pas, e se opunha as ideias socialistas. n A Unita de forte presena entre os ovimbundus do centro e do sul, foi apoiada, no incio, pela China maosta, mas depois tornouse anticomunista. O MPLA era pr-sovitico e se caracterizava por ser multirracial apesar do predomnio da etnia Kimbundo. n A situao de rivalidade se agravou e levou ao conflito armado entre os trs grupos aps a Revoluo dos Cravos (1974), quando a democracia foi restaurada em Portugal, e o processo de emancipao das colnias estava em andamento, caso especfico de Angola. n Os grupos guerrilheiros de Angola passaram a receber apoio das potncias estrangeiras refletindo a Guerra Fria, a Unita e a FNLA receberam ajuda dos EUA, da Frana e da frica do Sul, enquanto que o MPLA contou com o apoio da ex-URSS e de Cuba. A frica do Sul chegou a enviar tropas para lutarem ao lado da Unita e desencadearam uma ofensiva contra Luanda, o que levou o MPLA a solicitar ajuda de tropas cubanas. n Para justificar sua entrada no conflito a frica do Sul, alegou que Angola fornecia ajuda aos guerrilheiros, que lutavam pela independncia do Nambia, um pas que tinha sido colnia alem, muito rico em ouro e minerais, ele estava sob ocupao da frica do Sul desde 1915, mas as razes foram outras, o regime racista do Apartheid, que vigorava na frica do Sul temia na verdade, que os negros sul-africanos fossem influenciados pela esquerda nacionalista de Angola. n Em 11 de novembro de 1975, Portugal renunciou ao controle de Angola e no reconheceu qualquer dos grupos como governo, o MPLA proclamou ento a Repblica Popular de Angola e assumiu parte do controle do pas, a FNLA se dissolveu e a Unita passou a contar com a ajuda dos EUA, o conflito civil continuou j foram feitas vrias tentativas de paz, mas a Unita, sem o apoio dos EUA, continuou lutando contra o MPLA. A ao da Unita durante a Guerra Fria, contou com o apoio do Congo (ex-Zaire), que facilitava a entrada de armas no norte de Angola. Angola um pas com srios problemas, resultantes do conflito o principal est relacionado s minas pessoais, que fazem vtimas o tempo todo e sobre as quais no se tem controle. n Em agosto de 2001 a Unita fez mais um atentado, que vitimou mais de 100 pessoas no norte de Angola. Hoje o pas tenta um avano democrtico, depois que os ltimos focos guerrilheiros foram controlados. RuANDA n Em 1994, eclodiu em Ruanda um dos piores conflitos da frica nos ltimos anos, esse conflito ficou conhecido como o genocdio de Ruanda. n Em Ruanda vivem dois grupos tnicos principais: os hutus que so maioria e tradicionalmente esto ligados a agricultura e os tutsis que so originrios do Chifre da frica e so especialmente criadores de gado. Durante a colonizao os tutsis foram privilegiados pelos alemes e com a independncia tornaram-se a elite local. Em 1994 depois de tentativas de se chegar a um governo de coalizo, rebeldes hutus tomaram o poder iniciando uma limpeza tnica, os massacres adquiriram uma proporo gigantesca e se tornaram piores porque comum o casamento inter-tnico no pas. Em apenas 100 dias o conflito vitimou quase um milho de pessoas. A POLTICA DO APARTHEID NA FRICA DO SuL. n Aps a independncia a frica do Sul viveu por aproximadamente 40 anos sob o regime do Apartheid, um conjunto de leis racistas que negava aos no brancos os direitos de civis. A poltica do Apartheid considerada como a maior expresso de segregao racial do mundo contemporneo. Em consequencia dessa poltica a minoria branca do pas no s governava mas, desfrutava de padres de vida comparveis a pases desenvolvidos. n No incio da dcada de noventa as leis do apartheid foram revogadas e Nelson Mandela assumiu o poder no pas, um marco histrico, um negro no poder.

37 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

As regies excludas:

AMRIcA LATINA
CONFIGuRAO DO ESPAO REGIONAL 1. O SIGNIFICADO DE AmRICA LATINA. n O termo Amrica Latina faz referncia aos pases do continente americano que foram colonizados por povos latinos, ou seja, portugueses, espanhis e franceses, no caso da Europa incluem-se nesse grupo os italianos, alis a palavra de origem de um lugar na pennsula itlica que o Lzio. n Entende-se por Amrica Latina os territrios do continente americano que se estendem desde a fronteira Estados Unidos/Mxico at o sul da Argentina e do Chile, compreendendo, portanto a Amrica do Sul, Amrica Central e o Mxico. 2. O PAPEL DA AmRICA LATINA NA COLONIZAO. n O processo de colonizao do subcontinente foi definido por uma relao de exportao, portanto a maior parte da Amrica Latina foi colnia de explorao, com algumas excees o que explica em parte o subdesenvolvimento e a dependncia. n Na poca da colonizao, a regio se tornou exportadora de matrias-primas, para abastecer os mercados europeus entre os produtos destacava-se o acar. n Segundo alguns historiadores pode-se afirmar que, nesse perodo a Amrica Latina j possua empresas globais uma vez que a mo-de-obra vinha da frica, o mercado era a Europa e a base da indstria estava na Amrica. 3. A DESCOLONIZAO DO SuBCONTINENTE. 3.1. A nova relao com a Europa. n Os pases latino-americanos passaram por um processo de descolonizao no sculo XIX e incio do sculo XX. Os movimentos nacionalistas estiveram fortemente influenciados pelos EUA pas que foi o 1 do continente a se tornar independente, fato esse que o tornou uma espcie de modelo a ser seguido. n A independncia dos pases latino-americanos contou em muitos casos com a participao dos EUA, que na verdade estava dando curso ao seu projeto imperialista e por isso passava a construir uma rea de influncia na Amrica Latina. n A partir da independncia novas relaes de poder foram estabelecidas, entretanto manteve-se a submisso dessa parte da Amrica em relao a Europa, que at hoje o destino final de muitos produtos da Amrica Latina. 3.2. A presena do colonizador rumo ao 3 milnio. n A chegada do sculo XX no trouxe para a Amrica Latina a ansiada liberdade, o que aconteceu foi muito diferente dos sonhos que embalaram os movimentos nacionalistas, que exigiram com tanta esperana que a sada dos europeus revertesse o caminho da latino-amrica, a realidade porm se mostrou diferente. n Com o fortalecimento econmico e o avano do projeto poltico americano, fomos envolvidos em suas estratgias geopolticas de tal maneira que at hoje caminhamos seguindo os passos marcados pelo poderio americano. n O nascer do sculo XX, trouxe tambm o nascimento dos EUA como grande potncia e a Amrica Latina passou a cons-

Fre n 03 te Fic 05 ha

tituir sua rea de influncia, caindo no interesse do capital norte-americano que passou a controlar o caf e as jazidas minerais, para isso cria um importante controle econmico na regio baseada na poltica do Big Stick (porrete). n A presena americana no subcontinente passa por situaes que vo desde a inveno do Panam, criado pelos dlares e pela ajuda militar dos americanos, com o objetivo de construir um canal, o que conseguiram e o mantiveram praticamente por um sculo sob o controle, (em 1973 foi assinado um tratado que previa a devoluo do Canal na virada do ano 2000). Alm desses so mltiplos os exemplos entre os quais podemos citar: a) De 1916 a 1924, as tropas dos EUA ocupam So Domingos (atual Rep. Dominicana) e colocam no governo o homem de confiana dos bancos e companhias de exportao americanas. b) Em 1951 Jacob Arbens (Guatemala) foi derrubado, pois tentava romper o controle da Cia. Fruteira.

Em resumo O passar dos anos no altera o domnio dos EUA na regio. A Unidet Fruit (Cia. Fruteira), continua monopolizando a produo e a comercializao das frutas tropicais. Os bancos norte-americanos mantm seu imperialismo e seus juros extorsivos, dirigindo a poltica econmica de muitos pases. Os mariners esto prontos para intervir a qualquer momento, a exemplo do caso da Pequenina Guatemala.

38 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

O exrcito dos excludos na Amrica Latina


1999 2001

Argentina

19,7%

n Na verdade, pouco ou quase nada mudou, os campos continuam sendo rea onde os componentes so explorados e no acessam a terra, as cidades so palco do desemprego,da ampliao das injustias sociais, a situao permanece excluindo os jovens da escola, do trabalho, condenando-os a um futuro sem perspectivas. n E as causas das Guerras de El Salvador e Nicargua ou da Revoluo Cubana permanecem mesmo no incio do sculo XXI, em pleno 3 Milnio, parece que aqui pouco mudou no que diz respeito ao nosso papel na sociedade mundial.

30,3% 37,5% 36,9%

Brasil Chile

21,7% 20,0%

mxico uruguai

46,9% 42,3% 9,4% 11,4%

venezuela
Os dados se referem ao ano anterior Fonte IBGE.

49,4% 48,5%

Aplicaes no Caderno de Exerccios

3.3. A ao dos EuA na Amrica Latina: A questo do Panam. n O Panam era parte integrante da Colmbia desde a sua independncia da Espanha, mas o istmo panamenho passou a se constituir numa importante rea de interesses para os EUA. Em 1903, o Senado Colombiano negou-se a ratificar o Tratado de Hay-Herrn, que dava aos americanos o direito de construo de um canal que estabelecesse a comunicao entre o Pacfico e o Atlntico, os EUA ento fez uma interveno poltica na rea que resultou na separao do Panam em relao a Colmbia. n O novo Estado concedeu aos EUA o domnio perptuo do Canal e o direito de interveno militar no pas. No incio do sculo XX, os EUA devolveram ao Panam o controle do Canal, que atualmente est com projeto de ampliao, pois sua capacidade de transporte/tempo est defasada em relao a realidade de transporte e comrcio de hoje. n O Panam um pas, ainda muito marcado pela presena dos EUA, uma dessas marcas o uso do dlar americano como moeda corrente naquele pas. n importante destacar que apesar do controle do Canal est nas mos do pas Panam em obedincia ao Tratado assinado nos anos 80, entretanto o dispositivo constitucional que permite a interveno militar americana permanece.

39 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A regio

NORDESTE
1. AS DIFERENTES FORmAS DE REGIONALIZAO

Fre n 04 te Fic 01 ha

n A Regio Nordete segundo o IBGE composta por nove (9) Estados que so: Maranho, Piau, Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No entanto, o complexo regional do Nordeste se estende desde a poro leste do Maranho at o norte de Minas Gerais, abrangendo (pouco menos de 20% do territrio nacional), sendo a regio de colonizao mais antiga do pas, tendo exercido a hegemonia poltica e econmica do Brasil at meados do sculo XVIII. Nessa regio vivem cerca de 30% dos habitantes do Brasil, constituindo-se, ainda, em rea de repulso populacional. Mas, durante vrios sculos (XVI-XVIII) esse complexo regional abrigou a grande maioria da populao do Brasil-colnia e, at 1763, a capital poltico-administrativa na cidade de Salvador. Atualmente algumas reas da regio esto sofrendo um refluxo populacional, o qual posteriormente estudaremos.
BRASIL REGIONAL (IBGE) REGIES GEOECONmICAS SuBREGIES DO NORDESTE

2. A FORmAO HISTRICA DO TERRITRIO BRASILEIRO E Em PARTICuLAR DO NORDESTE 2.1. As Frentes de Expanso Econmicas: n As atividades econmicas foram fator essencial para a expanso territorial brasileira. Nossa economia colonial (15001822) girava em torno da produo de gneros primrios voltados, em sua maior parte, exportao e s necessidades da metrpole portuguesa. Dentre as principais frentes de expanso econmica temos: 2.1.1 Cana-de-acar (xvI e xvII) n Localizao: aps a experincia na capitania de So Vicente (SP), foi introduzido na Zona da Mata, litoral nordestino, principalmente Pernambuco e na Bahia (maior nmero de engenhos instalados. n Caractersticas Fsicas: clima litorneo, vegetao de mata atlntica, solo argiloso e frtil (massap) n Experincia dos Portugueses (Aores) - Aceitao na Europa - Financiamento pelo capital holands - Plantation: monocultura, mo de obra escrava, latifndio e exportao - Sociedade basicamente rural - O desenvolvimento da economia aucareira permitiu ao nordeste manter-se como regio hegemnica dentro do territrio brasileiro. 2.1.2 Pecuria: litoral (engenho) interior (serto) a expanso da atividade canavieira no litoral promove a interiorizao da pecuria. 2.1.3 As Entradas e Bandeiras: ocorreram no Sc. XVII e XVIII e foram movimentos de penetrao para o interior motivado pela busca de metais preciosos ou captura de ndio. 2.1.4 Drogas do Serto (xvI e xvII): Amaznia jesutas, fortificaes e bandeirantismo ocupao da calha dos rios (surgimento de cidades). 2.1.5 minerao (xvII e xvIII): transcorreu em parte do sudeste e centro-oeste (GO, MT e MG) transferncia do eixo econmico surgimento e crescimento de ncleos urbanos mobilidade interna da populao colonial - grande dinamismo econmico no interior da colnia Desenvolvimento de vrias atividades econmicas complementares minerao - Aumento da populao colonial devido migrao de portugueses que vinham em busca de riquezas Expanso do territrio devido incorporao de terras do interior, ultrapassando inclusive o limite de Tordesilhas - O povoamento do interior trouxe consigo dizimao de inmeros povos indgenas. 2.1.6 Cafeicultura: As Transformaes decorrentes da cafeicultura e as condies para a industrializao. a) Acumulao de capital; b) A montagem de uma infraestrutura facilitando a concentrao industrial na regio sudeste; c) A existncia de uma mo-de-obra especializada, composta por imigrantes italianos; d) O crescimento do mercado consumidor. n O Tratado de Madri (1750) serviu para redefinir os limites fronteirios do pas. O critrio para a definio foi uti possidetis (se possui vai permanecer possuindo).

40 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

HERANAS DEIxADAS NA ESPACIALIDADE BRASILEIRA DECORRENTE DO PROCESSO DE COLONIZAO: a) A extrema concentrao fundiria (monopolizao das terras a Lei de Terras de 1850 contribuiu para consolidar o latifndio); assim como a utilizao das melhores terras para o cultivo de exportao, em detrimento s necessidades do mercado interno; b) A concentrao da populao prxima ao litoral, bem como das principais metrpoles; c) A insero definitiva do Brasil na DIT d) A desterritorializao das populaes indgenas, assim como seu extermnio.

CARACTERSTICAS GERAIS DO BRASIL AGRRIO - ExPORTADOR: a) A desarticulao entre as regies fortaleceu a economia de arquiplago (ilhas econmicas); b) A expanso das atividades primrias fortaleceu o modelo agrrio-exportador; c) A populao brasileira em grande parte tem um modo de vida relacionado a atividades rurais (70%); d) O espao da circulao se constituem em meios para escoar a produo do interior (ex: ferrovia); e) Ausncia de um amplo mercado interno.

TExTO DE APOIO n A ocupao do territrio brasileiro nos sculos XVI e XVII se iniciou pelo litoral nordestino e em seguida por algumas reas do litoral do Sudeste. O pau-brasil era encontrado na Mata Atlntica, vegetao que se estendia por grande parte do litoral brasileiro no descobrimento. Os portugueses estabeleceram a produo de acar tambm no litoral, onde surgiram os primeiros povoados e ncleos urbanos. Como era uma produo voltada exportao, a dificuldade de transporte terrestre da mercadoria at o litoral impedia o estabelecimento da produo em regies interioranas. n Nos dois primeiros sculos de ocupao, com o crescimento da produo aucareira principalmente no Nordeste e a necessidade de maximizao da produo nas reas litorneas, foi estabelecida no serto nordestino uma pecuria extensiva baseada em grandes estabelecimentos. A pecuria tinha como objetivo o fornecimento de carne, fora motriz e transporte para a produo aucareira. A pecuria tambm se estabeleceu em menor escala no Sudeste, tambm para dar suporte produo de acar e reduzida minerao. No sul do pas, que no perodo ainda estava sob domnio espanhol, a atividade pecuarista era destinada especificamente produo de couro. Neste primeiro perodo o vale do Amazonas tambm foi ocupado (de forma bastante tnue) para a extrao das drogas do serto. n No sculo XVIII a produo de acar diminuiu e a expanso da minerao, com auge naquele sculo, foi a alternativa encontrada por Portugal para a explorao da colnia. A minerao de pedras preciosas e ouro foi estendida para o interior da Bahia, Minas Gerais, Gois e Mato Grosso, o que proporcionou a ocupao do interior, mesmo que de forma pouco densa. A pecuria e a agricultura de gneros alimentares acompanharam a minerao e tambm se intensificaram no interior. Na segunda metade do sculo o algodo ganhou importncia e teve seu auge no fim do sculo XVIII e incio do sculo XIX. Tambm no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX a pecuria no serto nordestino decaiu devido seca e a regio Sul passou a ser importante fornecedora de charque. n O sculo XIX foi marcado por um aumento significativo da ocupao do territrio brasileiro, sendo que fatos polticos e econmicos influenciaram a atual configurao da distribuio de densidades no territrio. Um evento poltico marcante foi a transformao do Rio de Janeiro, capital da colnia desde 1763, em capital do imprio Portugus com a vinda da famlia real em 1808. O segundo componente, de ordem econmica, foi o desenvolvimento da produo de caf no sudeste. A cafeicultura teve seu pice entre meados do sculo XIX e incio do sculo XX, quando foi a principal atividade econmica do pas. O cultivo do caf foi iniciado no Rio de Janeiro na primeira metade do sculo XIX e expandido para o sul de Minas Gerais, sul do Esprito Santo e leste de So Paulo, no vale do Paraba. Tambm foi no sculo XIX que a extrao de borracha se desenvolveu na regio amaznica, para onde houve um grande fluxo de migrao nordestina. O ciclo da borracha entrou em decadncia na dcada de 1920, com a concorrncia da borracha produzida em plantaes no sudeste asitico. No Nordeste, o cultivo do algodo passou a dividir importncia econmica com a produo de acar, decaindo a partir do primeiro quarto do sculo. n A iminncia do fim da escravido negra, ocorrida em 1888, incentivou a vinda para o Brasil de um grande contingente de populao europia, seguida mais tarde pela imigrao japonesa. Entre os anos de 1885 e 1934 entraram no Brasil, atravs do estado de So Paulo, 2.333.217 imigrantes. A imigrao europia tambm foi importante no sculo XIX para a ocupao da regio Sul do Brasil, onde foi estabelecida a colonizao camponesa por imigrantes italianos, alemes e eslavos. As dcadas de vinte e trinta do sculo XX foram caracterizadas pelo declnio do caf e a transferncia de capitais desta atividade para o setor industrial paulista, que se desenvolveu intensamente nesse perodo. A partir de ento a industrializao passou a causar alteraes na agricultura pela demanda de matria-prima, mo-de-obra e alimentos para a populao urbana. Assim, (...) a produo de caf avanou sobre o planalto paulista. O estabelecimento de uma rede ferroviria considervel, que contava inclusive com capitais dos fazendeiros, ligando o interior capital e ao Porto de Santos, foi indispensvel para a ocupao do estado de So Paulo. O fluxo migratrio para a fronteira agropecuria era formado principalmente por imigrantes europeus, japoneses e de Minas Gerais. Com a crise de 1929 e a segunda guerra mundial o caf perdeu, temporariamente, importncia.
*Texto de Eduardo Paulon Girardi adaptado por Nonato Bouth

41 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Nordeste: sub-regies, seca e


OS CONTRASTES REGIONAIS As subregies O Nordeste uma regio bastante diferenciada, apresentando muitos contrastes internos, tanto no ponto de visgneo. Para efeito de estudo, costumamos dividir a regio em quatro reas definidas de acordo com o clima, a vegetao e a situao econmica: Serto interior Zona da Mata trecho do litoral onde havia mata Atlntica Agreste regio entre o serto e a Zona da Mata Meio Norte faixa localizada no estado do Maranho e parte do estado do Piau.

DESERTIFIcAO
meio Norte

Fre n 04 te Fic 02 ha /0 3

O mEIO-NORTE, O SERTO, O AGRESTE E A ZONA DA mATA Ou LITORAL

Serto
Ag re st e
da m at a

a on

CARACTERSTICAS GERAIS DAS SuBREGIES ZONA DA mATA: localiza-se na faixa litornea, onde as chuvas so regulares. Foi a primeira regio a ser colonizada e a mais povoada, a mais industrializada e a mais urbanizada. Compreende a rea costeira que vai do Rio Grande do Norte at a Bahia. Tem esse nome porque a vegetao original que cobria essa rea era a mata atlntica que hoje se encontra bastante devastada. A Zona da Mata geralmente subdivida em: zona da Mata Aucareira, Recncavo Baiano e Zona do Cacau ou sul da Bahia. a) ZONA DA mATA AuCAREIRA: a rea de influncia da cidade de Recife e estende-se do Rio Grande do Norte at a parte setentrional da Bahia apresenta as seguintes caractersticas: n Localizam-se a as grandes metrpoles nordestinas (Recife e Salvador) e as cidades de Macei e Natal; n Concentra os maiores problemas urbanos do Nordeste; pobreza, baixo nvel salarial, favelamento, conflitos pela posse de terras, etc; n Predomina a monocultura da cana-de-acar para a agro-exportao; n Possui o maior desenvolvimento da indstria do Nordeste. b) RECNCAvO BAIANO: a rea de influncia da cidade de Salvador. Suas caractersticas so: n Apresenta uma industrializao incipiente, baseada na extrao de petrleo. n O plo situado em Camaari e a refinaria Landulfo Alves so as grandes expresses econmicas; n A proximidade com Salvador tem acelerado a ocupao dessa sub-regio, ocasionando muitos problemas urbanos. c) SuL DA BAHIA: situa-se em torno das cidades de Ilhus e de ltabuna. Suas principais caractersticas so: n Predomnio da monocultura cacaueira para a agroexportao; n Cultivo sombreado (imitando as condies ecolgicas da Amaznia); n Decadncia atual das lavouras devido ao ataque de pragas (principalmente a vassoura de bruxa). SERTO: Abrange mais da metade da rea total do Nordeste. Corresponde s reas interioranas de clima semi-rido. medida que vamos avanando para o interior, as chuvas se tornam cada vez mais escassas, ocorrendo at longos perodos de seca. Os rios do serto nordestino so em geral intermitentes, isto , secam completamente durante alguns meses do ano. A grande exceo o Rio So Francisco, que corre continuamente, mesmo nos perodos de seca prolongada; por isso, um rio perene. O Serto abrange a regio do Polgono das Secas, que compreende mais da metade da regio. A predomina o clima semi-rido, Com baixos ndices de pluviosidade e chuvas mal distribudas durante o ano. A vegetao predominante a caatinga, de aspecto acinzentado, com espcies adaptadas ao ambiente seco (plantas xerfitas), como o mandacaru, a xique-xique, a palma e a barriguda. Os solos so, de forma geral, rasos e arenosos.

42 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

A caatinga a vegetao predominante, de aspecto acinzentado, com espcies adaptadas ao ambiente seco (plantas xerfitas)

n A atividade econmica de maior destaque a pecuria extensiva e de corte. No vale do Rio So Francisco, a agricultura de irrigao. (uva, cebola, tomate, etc.), vem se expandindo com os projetos desenvolvidos pela CODEVASF (Companhia do Desenvolvimento do vale do Rio so Francisco). Os brejos, reas midas em pleno serto semi-rido, geralmente localizados

em vales fluviais ou nas costas das serras, so regies agrcolas de concentrao, como ocorre no vale do Cariri cearense, onde o cultivo de algodo (do tipo arbreo) atividade mais dinmica. Tambm cresce com destaque a produo de sal nas reas litorneas do Cear e do rio Grande do Norte. Fortaleza, cidade mais populosa da rea, exerce o papel de metrpole regional e centro de atrao de emigrantes da prpria regio. AGRESTE: uma zona de transio entre o Serto e a Zona da Mata, nem muito mida nem muito seca. Trata-se de uma faixa estreita na direo leste-oeste e alongada na direo norte-sul. uma rea relativamente alta, que corresponde a regio do planalto da Borborema Estende-se do Rio Grande do Norte at o sul da Bahia, correspondendo ao Planalto da Borborema. O Agreste apresenta reas midas no lado oriental e reas semi-ridas recobertas por caatingas no lado ocidental. A economia baseia-se na policultura comercial (arroz, caf, sisal, cana-de-acar, etc.). Essa rea apresenta elevadas concentraes populacionais, principalmente nas cidades de Campina Grande (PB), Caruaru e Gara-

nhuns (ambas em Pernambuco) e Feira de Santana (BA). mEIO NORTE: uma rea de extenso dos Estados do Maranho e do Piau, apresentando caractersticas de transio entre o Serto semi-rido e a Amaznia equatorial, onde se localiza a zona dos cocais, rea de vegetao de babauais. A principal cidade So Luis, capital do Maranho. A agricultura tradicional do Meio Note baseava-se no cultivo do algodo, cana-de-acar e arroz. Hoje a soja vem se tornando o principal produto, cultivado de forma moderna e mecanizada. Em funo da expanso da fronteira agrcola do cerrado do Brasil Central, o cultivo de soja j penetrou nas fronteiras do Maranho como Par e como Tocantins. n O Meio-Norte apresenta mdias densidades populacionais, destacando-se, como capitais regionais, as cidades de So Luiz e de Teresina. n Os maiores problemas dessa unidade so: a concentrao da terra, a baixo produtividade extrativa e a eroso dos solos.

O POLGONO DAS SECAS n O Ministrio da Integrao Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou em agosto de 2005 o Projeto de Lei 3846/04, que incorpora 27 municpios do norte do Esprito Santo ao chamado Polgono das Secas. Dessa forma os municpios tero acesso a linhas especiais de crdito, incentivos fiscais e recursos disponveis para a regio. O Polgono das Secas uma rea reconhecida pela legislao por ser sujeita a secas prolongadas. Representa uma diviso regional feita com base em critrios poltico administrativos, mas no corresponde zona semi-rida. O territrio abrange os estados do Piau, do Cear, do Rio Grande do Norte, da Paraba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia, alm do norte de Minas Gerais. DESERTIFICAO n um processo de degradao da capacidade produtiva da terra causado por ao do homem. Uma zona desertificada deixa de ser produtiva; mesmo que possvel, sua recuperao muitas vezes tem um custo elevadissimo. Relativa qualidade do solo do serto. n Sais minerais no solo. n Excesso - Pssima qualidade - Alto teor de salinidade. n Controle dos sais pela gua (Poos, Audes, Irrigao e chuva). ZONAS SECAS: n reas onde o volume anual de gua perdida pela evaporao maior que a quantidade de gua recebida pela chuva. Dividindo o total das precipitaes pelo volume de gua evaporada, obtm-se, portanto, um valor sempre menor que 1,0 ndice de aridez. A SECA: Fenmeno fsico (natural): causas. n Disposio do Relevo (Borborema). n Mecanismo das Massas de Ar. n Pequena espessura do solo.

43 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Estrutura agrria, migraes e


mIGRAES NORDESTINAS: n O termo migrao faz aluso a qualquer movimento da populao. Podemos trabalhar essa questo migratria das seguintes formas: n migraes externas: tambm definida como uma migrao internacional, ou seja, quando a populao se desloca entre pases. Quando a populao se desloca entre pases do mesmo continente denominada de migrao externa intracontinental e quando ocorre entre pases de continentes diferentes intercontinental. n Podemos trabalhar com dois tipos de migrao externa: Imigrao: corresponde entrada da populao estrangeira em determinado pas que no o seu de origem. Emigrao: corresponde sada de populao do pas de origem para outro pas. n migraes internas: a migrao interna ocorre quando a populao se desloca no interior de um pas. Alguns fluxos migratrios internos so considerados especiais, como: n xodo rural: corresponde ao deslocamento da populao do campo em direo da cidade, ou seja, o deslocamento da populao do meio rural para o meio urbano. Esse o movimento migratrio interno mais importante, sendo um dos fatores responsveis pela grande quantidade de migrantes que se deslocaram e continuam a se deslocar para as cidades e que por isso apresentam um agravamento de certos problemas sociais.

INDuSTRIALIZAO

Fre n 04 te Fic 04 ha /0 5

n Transumncia: o deslocamento da populao causado por fatores naturais (fsicos) e que ocorre em certos perodos do ano. um movimento migratrio sazonal, ou seja, peridico e reversvel. Ex: migraes causadas pela seca no serto nordestino.

TIPOS DE mIGRAES mIGRAO PENDuLAR: o movimento populacional dirio, ou seja, do cotidiano da populao que se desloca em geral das periferias para o centro das cidades e vice-versa. As migraes podem ser classificadas de diversas maneiras, como por exemplo: de acordo com o espao, de acordo com a durao, de acordo com a forma. Agora sim os tipos de migrao quanto ao espao: n Externas n Internas QuANTO DuRAO Ou TEmPO: n Definitivas n Temporria ou sazonais QuANTO A FORmA PENDuLARES Ou DIRIAS: n voluntria: quando a populao migra por sua prpria vontade; n Foradas: quando a populao obrigada a migrar por diversas razes (escravido, questes polticas e religiosas, etc). n Legal: quando o pas de acolhimento d autorizao migrao; n Ilegais: quando a migrao feita sem a autorizao do pas de acolhimento Migraes quanto ao espao:

44 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

1. mIGRAES QuANTO AO ESPAO

2. mIGRAES QuANTO AO TEmPO

definitivas internas

3. mIGRAES QuANTO A FORmA

tomada de deciso

Aplicaes no Caderno de Exerccios

QuESTO DAS mIGRAES INTERNAS NO BRASIL: n Esse tipo de migraes no Brasil acontece principalmente por questes econmicas e desastres naturais. Historicamente temos vrios exemplos que caracterizam esse tipo de migrao em relao a regio Nordeste. Na transio do sculo XIX para o sculo XX, mas precisamente entre 1870 a 1912, durante a expanso da fronteira econmica da borracha na Amaznia vrios nordestinos migraram para a regio em busca de emprego, mas ao mesmo tempo impulsionados pelas grandes secas que afeteram o seto nordestino por volta de 1870. Em outros perodos historicos a migrao de nordestinos tambm foi intensa e continua at hoje em decorrncia da seca, mas principalmente em funo de uma carncia de polticas agrcolas e sociais para a regio. No podemos esquecer das migraes de nordestinos em direo ao sudeste brasileiro ps dcada de 30 em decorrncia do proceso de industrializao.

45 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

SITuAO ATuAL DAS mIGRAES NORDESTINAS: n Na atualidade, vem ocorrendo um grande refluxo de migrantes de outras regies para o Nordeste. Na verdade esse refluxo se inicia desde os anos 80 com aes da Sudene com a atrao de industriais para a regio a partir da oferta de incentivos fiscais. Aps a extino da Sudene esse papel passou a ser asumido pelos governos estaduais e municpais. Embora a regio venha crescendo industrialmente e economicamente o mesmo no homogeneo e acaba por beneficiar algumas reas em detrimento de outras. Agora com muita ateno leia a texto abaixo da pesquisadora Isabel Cristina da Fundao Joaquim Nabuco de Pernambuco.

TExTO COmPLEmENTAR - 1 SECA E mIGRAO NO NORDESTE: REFLExES SOBRE O PROCESSO DE BANALIZAO DE SuA DImENSO HISTRICA.
Isabel Cristina Martins Guillen/Pesquisadora da Fundao Joaquim Nabuco-PE.

mIGRAR: DESTINO DO NORDESTINO? Quando se trata de migrao nordestina, tudo se passa como se fosse uma decorrncia econmica e social natural, levando-se em conta a construo imaginria do trip Nordeste/ seca/ migrao. Essa construo imaginria destina ao homem nordestino a condio e migrante, pobre e flagelado. De certo modo, essa representao social contribui para criar a invisibilidade histrica em torno do migrante, deslocando as questes para outros campos que no favoreciam o surgimento de uma histria social que os inclusse. A discusso que proponho caminha em direo oposta, e se abre no sentido de entender que migrar no uma via de mo nica, e no h homogeneidade de objetivos entre os que migram, nem das condies sociais para migrar. Em suma, no h destinao. E tampouco migrar se constituiria necessariamente numa fatalidade. No obstante, h aqueles que entendem que o migrar em si uma violncia, posto que acarretaria sobretudo perda de identidade e desenraizamento, tida como perda das relaes sociais constitutivas dos referenciais que informam a identidade. No entanto, ao entender o migrar como puro desenraizamento, confina-se novamente o migrante na condio de vtima, passivo diante de um ato que tido como no sendo de sua escolha, mas fruto de imposies histricas e estruturais, diante das quais ele se mantm alheio. importante lembrar as observaes feitas por Maura Penna de que a experincia do desenraizamento se conforma de excluso social, presente j no lugar de origem. O desenraizamento j existiria antes mesmo da partida, e nesse sentido, a autora toma a experincia de uma certa precariedade dos modos sociais de existncia que compelem migrao tambm como desenraizamento, sendo, portanto, o enraizamento no lugar de origem apenas um pressuposto. apenas nesse sentido que migrar pode ser entendido como resistncia, no s explorao e dominao existentes no local de origem, e que produzem a excluso social, mas sobretudo a se ver fixado, emoldurado num lugar social e simblico. Migrar exercer o desejo de mudar, de no se conformar.

TExTO COmPLEmENTAR - 2 DA INvISIBILIZAO DO mIGRANTE BANALIZAO DA HISTRIA. Destacarei, do leque de possibilidades que o tema prope, um importante aspecto, penso que ainda no discutido. Na vasta produo intelectual que buscou pensar os movimentos migratrios e a seca, gostaria de me ater ao tema da recorrncia histrica. Como compromisso para com esta mesa redonda, eu fiz uma pequena reviso bibliogrfica da seca, e foi com um certa perplexidade que constatei um uso bastante singular da noo de Histria. frequente na historiografia da seca encontrarmos afirmaes do tipo: o problema da seca e das migraes no serto nordestino histrico. O que significa nesse contexto ser histrico? H duas possveis leituras dessa adjetivao - em primeiro lugar, o que ocorre com frequncia h muito tempo e, em segundo lugar, trata-se de um problema social que no tem soluo. Histrico nesse caso tem o significado de permanncia. nesse sentido que a falta de soluo para o problema da seca histrico, os problemas polticos so histricos, ou seja, os polticos que sempre saem lucrando com a seca, a ausncia de polticas pblicas e a falta de recursos do governo federal para solucionar os problemas do serto so histricas... O histrico de tal forma banalizado que acaba por transformar o semi-rido em uma regio aparentemente sem histria, dadas a permanncia e a imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das dcadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. Quando se pensa sobre a trajetria das pessoas na regio do semi-rido, h uma quase que paralisia da histria: nada muda, sempre a mesma coisa, as mesmas propostas recorrentes, as mesmas medidas, etc. Nesse sentido, quando afirmam que a pobreza e a migrao so histricas, parece-me que se lhes dispensa o mesmo tratamento dado s secas, ou seja, busca-se naturalizar um dado que social. Ser histrico no ser natural, nem sequer remete ao fim dos tempos e, principalmente, no que dizer que sempre foi assim. Acima de tudo, que no h a obrigao, por ser histrico, de ser sempre assim. Isto porque a histria entendida do ponto de vista governamental ou das polticas pblicas (que estas, sim, continuam quase que as mesmas ou utilizando os mesmos mecanismos), pois, se pensarmos nos sujeitos que viveram esses problemas, podemos perceber que no h essa paralisia, mas, ao contrrio, a histria dos sertes de eterna mudana provocada pelas constantes migraes, en-

46 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

tendidas muitas vezes como uma sada vivel para a pobreza. Ou, como dizem os sertanejos, uma sada para a sujeio. H, sim, um processo que engendra uma aparente repetio (que no cclica como as secas naturais) que faz com que o histrico, o socialmente construdo, aparea como natural. Efetivamente, aquilo que aparece como imutvel o Nordeste, a seca - perpassado por mudanas cotidianas, das prprias pessoas que se mudam todos os dias, seja porque esto em migrao, seja porque vivem em precariedade. No entanto, tambm migrao, como fenmeno social, cola-se

a imagem da imutabilidade ( sempre assim: seca lembra migrao que lembra Nordeste). Cumpre a ns, historiadores, mostrar como essas mudanas introduzidas pela migraes so significativas no jogo das permanncias ou das mudanas e no jogo poltico da dominao social. Tendo esclarecido que, em meio aparente recorrncia do mesmo, necessrio buscar a diferena e o movimento, gostaria aqui de precisar qual o sentido da diferena que os estudos histricos podem introduzir neste debate.

O CRESCImENTO INDuSTRIAL NORDESTINO. Elite: pobreza x atraso industrial; n Soluo industrial e energtica; n Soluo industrial: Sudene (incentivos ficais); n Soluo energtica: Chesf (energia barata e abundante); Dcada de 80: foi inegvel o crescimento industrial nordestino; no minimizou a pobreza devido fatores, tais como: a) no absorveu adequadamente a mo-de-obra regional. b) a produo visa outros mercados. c) crescimento industrial heterogneo. n A partir desta dcada a elite poltica passou a relacionar a pobreza com o atraso industrial da regio. Dessa forma segundo a elite a nica maneira de minimizar a pobreza era tirando o atraso industrial da regio e para isso a elite poltica adotou a soluo industrial e energtica. n Foi inegvel o crescimento industrial da regio nordeste, principalmente na dcada de 80, porm esse crescimento pouco contribuiu para minimizar a situao da nobreza na regio em decorrncia de alguns fatores, tais como: grande parte das indstrias que se estabeleceu na regio no absorveu adequadamente a mo de obra regional. n Essas indstrias em parte no produzem para atender as necessidades do mercado consumidor da regio. A concentrao industrial no foi homognea e acabou por se concentrar em determinados Estados como Bahia, Pernambuco, Cear e Maranho em detrimentos de outros Estados. Nesses estados algumas rea se destacaram, tais como: n A parte oeste do Maranho devido o plo siderrgico de Carajs. O Sul do Maranho e Oeste da Bahia devido o cultivo mecanizado da soja.

Estaleiro

Pesquisas

Plo Siderrgico de Carajs

n A soluo industrial ficou sob a direo da Sudene (Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste) que atravs de incentivos fiscais passaria a atrair atividades indstrias para a regio. n A soluo energtica ficou sob a direo da CHESF (Companhia Hidreltrica do So Francisco) com o objetivo de fornecer energia barata e abundante para a atividade industrial que passaria a se instalar na regio.

n As regies metropolitanas de Recife, Salvador e Fortaleza devido respectivamente as indstrias eletroeletrnicas, petroqumica (plo petroqumico de Camaari) e txtil. n O Sul da Bahia devido a atividade exportadora do cacau, as principais capitais litorneas devido ao turismo e o vale do rio So Francisco entre as cidades de Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco devido o cultivo irrigado para a exportao de uvas e frutas tropicais.

47 n GEOGRAFIA

www.portalimpacto.com.br

Potrebbero piacerti anche