Sei sulla pagina 1di 17

1

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DOS DENTES

O desenvolvimento dos dentes comea no embrio humano em torno da 6 semana de vida com o aparecimento da lmina dentria. Nessa poca ele tem mais ou menos 11mm e constitudo de 2 tipos de tecidos de origem embriolgica diferentes. Um de origem ectodrmica (que o mais nobre) revestindo todo o embrio, e outro de origem mesenquimal que o tecido de preenchimento. Alm destes tecidos, o embrio constitudo de 2 cavidades: uma superior chamada ceflica ou boca primitiva e outra chamada caudal. Assim, os primeiros sinais de diferenciao do tecido ectodrmico que invade o teto da cavidade ceflica d origem a duas estruturas em forma de U e assim temos 2 estruturas: uma superior e outra inferior. Essas estruturas em forma de U so chamadas Lminas dentrias ou muros mergulhadores. Histologicamente a lmina dentria constituda de 2 fileiras de clulas: uma de clulas altas, cilndricas e outra de clulas achatadas. A partir da comea o fenmeno de multiplicao celular, o qual ocorre em 10 pontos da lmina dentria superior e em 10 pontos da lmina dentria inferior e em diferentes pocas, uma vez que cada dente tem sua poca mais ou menos certa de erupo. A multiplicao celular epitelial ocorre sempre invadindo o tecido mesnquimal formando uma estrutura semelhante a um boto, que conhecida como Fase em Boto ou etapa em boto. Essa multiplicao de clulas da camada basal, altas e cilndricas, fazendo com que o mesnquima sofra uma condensao que com isto diminui a multiplicao celular epitelial e inicia a diferenciao das clulas mesenquimais. O

tecido mesenquimal comea a exercer foras no sentido contrrio e da resultar uma concavidade no centro do boto, dando origem chamada Fase em Capuz ou Casquete. Em virtude dessa fora no ser a mesma em toda a extenso, surge formas diferentes de dentes: incisivos, caninos, pr-molares e molares. Essa fora maior na regio dos molares. O mesnquima responsvel pela forma da coroa, dependendo de sua presso. A medida que esse processo avana o epitlio assume a forma de uma Campnula ou sino Fase em Campnula. A partir da fase de campnula inicia-se a formao especfica dos diversos tecidos que constituiro o dente e suas estruturas de suporte. Nos estgios finais da campnula o rgo do esmalte assume a forma caracterstica do dente que formar mais tarde. A membrana basal que separa a camada ameloblstica das clulas do tecido conjuntivo subjacente representa a futura unio Amelo-dentinria, e seu contorno determina o padro da parte incisal ou oclusal da coroa. Simultaneamente com o desenvolvimento do rgo do esmalte e da papila dentria h uma condensao marginal que os envolve, sendo mais densa e mais fibrosa que o Saco dentrio. O rgo do esmalte consiste de 4 camadas: 1) Epitlio Interno (Camada ameloblstica) 2) Epitlio externo 3) Retculo estrelado segrega um lquido de consistncia gelatinosa, funcionando como uma verdadeira almofada amortecedora das presses, protegendo o dente em formao.

4) Estrato Intermedirio desempenha papel importante na formao do esmalte, pois pode substituir os ameloblastos que venham a se degenerar durante a formao do esmalte. Os brotos dentrios so os primrdios dos rgos do esmalte. Estes juntos com a condensao mesnquimal subjacente (papila dentria e saco dentrio) formam os germes dentrios. Podemos assim dizer que o germe dentrio est formado de 2 partes: A) Parte ectodrmica que vai dar origem ao esmalte B) Parte mesodrmica que vai dar origem polpa, dentina e estruturas de sustentao do dente: cemento, osso alveolar e membrana periodontal.

RESUMO: Ao conjunto de epitlio interno, externo, retculo estrelado e estrato intermedirio d-se o nome de rgo do esmalte. Ao correspondente que fica preso na cavidade formada por ele mesmo devido a presso, d-se o nome de papila dentria, e o mesnquima que est se condensando marginalmente e envolvendo a papila e o rgo do esmalte chama-se saco dentrio. O Germe Dentrio ou Folculo Dentrio se compem de 3 rgos formativos: rgo do esmalte, papila dentria e saco dentrio. A papila dentria contm gua e substncia fundamental que so mucopolissacardeos cidos no sulfatados (cido hialurnico) e sulfatados (cidos condroitinossulfricos). A papila dentria dar origem polpa e dentina. A poro interna do saco dentrio dar origem ao cemento, a poro mdia ao ligamento periodontal e a externa ao osso alveolar e lmina dura. Na papila dentria e saco dentrio encontram-se clulas mesenquimais indiferenciadas que do origem a qualquer tipo de clulas, exceto as nervosas. Saco dentrio osteoblastos e papila dentria odontoblastos e fibroblastos.

Em diversas pocas depois da formao dos germes dos dentes decduos, a lmina dentria inicia tambm a formao dos sucessores permanentes. Estes germes se originam por lingual dos decduos correspondentes, ou seja, a lmina dentria prolifera em sua extremidade mais profunda para dar origem aos rgos do esmalte dos dentes permanentes sucessores.

FUNO DA LMINA DENTRIA A atividade da lmina dentria e sua cronologia podem ser consideradas em 3 fases: 1 FASE refere-se ao inicio de toda a dentio decdua, que ocorre por volta da 6 semana 10 semana de vida intra-uterina (v.i.u.). 2 FASE refere-se a iniciao dos dentes sucessores. precedida pelo crescimento da extremidade livre da lmina dentria situada por lingual do rgo do esmalte de cada dente decduo, e ocorre por volta do 5 ms de v.i.u. para os centrais permanentes, at o 10 ms de idade para os 2 pr-molares. 3 FASE precedida pela extenso da lmina dentria, distal ao rgo do esmalte do 2 molar decduo com a formao dos germes dos molares permanentes. O 1 molar permanente se origina diretamente da lmina dentria e o momento de sua formao por volta do 4 ms de v.i.u. O 2 molar inicia sua formao por volta do 1 ano de vida e o 3 molar cerca do 4 ao 5 ano de vida. evidente que a atividade total da lmina dentria se prolonga por um perodo de aproximadamente 5 anos.

TEORIAS A RESPEITO DA ORIGEM DOS MOLARES PERMANENTE Em relao aos molares permanentes admitem-se 3 teorias para a sua formao; 1 TEORIA os germes dos 3 molares permanentes originam-se diretamente de extenso distal da lmina dentria. 2 TEORIA o 1 molar origina-se da extenso distal da lmina dentria; o 2 molar origina-se do pedculo epitelial do 1 molar e o 3 molar diretamente da extenso distal da lmina dentria. 3 TEORIA o 1 molar origina-se extenso distal da lmina dentria; o 2 molar origina-se do pedculo epitelial do 1 molar e o 3 molar origina-se do pedculo epitelial do 2 molar.

DESTINO DA LMINA DENTRIA Ainda durante a Fase de Capuz ou Casquete a lmina dentria mantm uma ampla conexo com o rgo do esmalte, mas na etapa de campnula ela comea a se desintegrar pela invaso mesenquimal que primeiro penetra em sua poro central e a divide em lmina lateral e lmina prpria. A lmina dentria prolifera somente em sua parte mais profunda que se transforma em uma extremidade livre situada lingualmente ao rgo do esmalte do dente decduo, e forma o primrdio do dente permanente correspondente. A conexo epitelial do rgo do esmalte com o epitlio oral rompida pelo mesoderma proliferante. Os restos da lmina dentria e do pedculo persistem como prolas epiteliais ou ilhas dentro dos maxilares ou na gengiva denominados de Restos Epiteliais de Seres, os quais podem ser reabsorvidos ou podem permanecer em

estado potencial durante toda vida e, se estimulados, evoluir dando origem a cistos e tumores.

DESTINO DO RGO DO ESMALTE: PORO CERVICAL forma a bainha epitelial de HERTWIG que formada pela juno dos epitlios interno e externo do rgo do esmalte. PORO CORONRIA forma o epitlio reduzido do rgo do esmalte que tem a funo de proteger o esmalte maduro do dente. Na poro coronria do rgo do esmalte, depois que o esmalte est completamente formado e desenvolvido, os ameloblastos deixam de ser colunares e j no esto dispostos em uma camada bem definida. Juntamente com as demais camadas do rgo do esmalte formam uma cobertura epitelial estratificada ao esmalte que o Epitlio reduzido do esmalte. Depois da erupo do dente esse epitlio reduzido forma insero epitelial. Antes da erupo serve para proteger o esmalte, separando-o do tecido conjuntivo. Pois se o tecido conjuntivo entrar em contato com o esmalte podem se desenvolver anomalias. Sob tais condies o esmalte poder ser reabsorvido ou coberto por uma camada de cemento.

CICLO VITAL (RESUMO) 1 - FASE DE CRESCIMENTO a) Iniciao - formao da lmina dentria e comeo da formao dos brotos dentrios b) Proliferao ocorre a multiplicao celular e elaborao do rgo do esmalte. c) Histodiferenciao ocorre a especializao das clulas. As clulas do epitlio interno do rgo do esmalte se transformam em ameloblastos que produziro (a matriz)

o esmalte. Antes que os ameloblastos depositem esmalte, eles estimulam as clulas do tecido conjuntivo da papila dentria a se diferenciarem em odontoblastos que produzem (a matriz) dentina. Isto essencial, pois se no houver primeiro formao de dentina, to pouco haver formao de esmalte. Este processo iniciado primeiramente nas zonas do rgo do esmalte que correspondero s futuras cspides ou bordas incisais, ou seja, inicia nos chamados centros de crescimento. d) Morfodiferenciao as clulas se arranjam na juno amelo-dentinria (e dentocementria) a fim de definir o tamanho e a forma da futura coroa (e raiz) do dente. e) Aposio corresponde a deposio da matriz de esmalte e dentina em capa incrementais. Em relao a amelognese, as clulas tiram os materiais da corrente sanguinea, e os preparam e depositam em forma de glbulos, um sobre o outro. A matriz de dentina se diferencia da do esmalte, ou seja, ela no se deposita em unidades globulares, e sim em um estado fludo bastante viscoso que depois se calcifica. A matriz de dentina depositada primeiro por clulas formativas como capa no calcificada, prcolgena, de pr-dentina. A aposio de esmalte e dentina comea nos chamados centros de crescimentos. Um centro de crescimento esse ponto elevado na unio amelodentinrio, ou cspide de dentina, desde o qual comea a atividade celular a uma velocidade mxima e se irradia em um plano definido de crescimento. Cada centro de crescimento d origem a um lbulo ou tubrculo nos dentes anteriores, e a uma cspide nos dentes posteriores. A formao da dentina centrpeta, ou seja, a deposio de dentina de fora para dentro. Enquanto a formao de esmalte centrfuga, ou seja, a deposio de esmalte de dentro para fora.

CRONOLOGIA DO CRESCIMENTO APOSITIVO (BRAUER): O crescimento apositivo resultado do depsito, em capas, de uma secreo extracelular no vital em forma de uma matriz de tecido, depositada por clulas formativas na futura unio amelodentinria e dentinocementria. As clulas iniciam seu trabalho em locais especficos, os chamados centros de crescimentos. Os dentes comeam seu crescimento apositivo em diferentes idades, porm em uma seqncia regular, definida e em grupos: GRUPO I - (pr-natal) inclui todos os dentes decduos, a partir do 4 ao 6 ms de v.i.u. GRUPO II (nascimento aos 3 meses) inclui o 1 molar e os dentes anteriores permanentes, exceo do incisivo lateral superior, pois sua formao por volta dos 10 meses de idade. GRUPO III - (1 ano e 6 meses aos 3 anos) inclui os pr-molares e os 2s molares permanentes. GRUPO IV (7 aos 10 anos) inclui os 3s molares.

2 - FASE DE CALCIFICAO ocorre a mineralizao da matriz por precipitao de sais de clcio. A amelognese se processa em 2 etapas: a) Formao da matriz de esmalte (Aposio)

b) Mineralizao da matriz de esmalte (Calcificao) as clulas tomam os


materiais da corrente sanguinea e os preparam e depositam em forma de glbulos, um sobre o outro at que se forma um prisma de esmalte em forma de coluna.

O esmalte maduro tem maior parte da sua espessura constituda por unidades estruturais em forma de barras denominadas prismas. O esmalte aprismtico est presente tanto em dentes decduos como em permanentes. Em muitas regies do esmalte superficial, os cristais no se dispem constituindo prismas, mas formando uma camada de estrutura mais ou menos homognea denominada esmalte interprismtico. Nesta, os cristais esto alinhados paralelos entre si e perpendiculares superfcie externa. O esmalte aprismtico formado por ameloblastos que no apresentam processo de Tomes. A natureza cristalina do esmalte deve-se ao seu alto contedo inorgnico (97% substncias minerais). A matriz de esmalte contm cerca de 25% a 30 % de sais minerais e consistncia de cartilagem. Os ameloblastos so os responsveis pela formao do esmalte. Suas funes so: morfognica, organizadora, formadora, de maturao, protetora e desmoltica. A dentinognese tambm se processa de 2 etapas: a) Formao da pr-dentina (Aposio)

b) Mineralizao da matriz de dentina (Calcificao) os odontoblastos so os


responsveis pela formao da dentina. Primeiro h formao de uma matriz pr-colgena que posteriormente se calcifica por precipitao de sais de clcio. A dentina um tecido conjuntivo modificado, diferente do esmalte por ser um tecido vivo. vivo porque contem clulas (os odontoblastos), parte das quais (corpos celulares) esto na polpa e parte na dentina (processos odontoblastcos). Os processos odontoblsticos so parte do protoplasma celular e, portanto, do vida dentina.

3 - FASE DE ERUPO movimento do dentes cavidade bucal

10

4 - FASE DE ATRITO desgaste do dente durante a sua funo 5 REABSORO Remoo das razes dos dentes decduos por ao dos osteoclastos. FORMAO DAS RAIZES DENTARIAS: Depois que a formao de esmalte (e dentina) alcanam a futura unio amelocementria, a parte cervical do rgo do esmalte forma uma estrutura que desempenha um papel importante no desenvolvimento da raiz. Essa estrutura denominada de Bainha Epitelial de HERTWIG formada pela juno dos epitlios interno e externo do rgo do esmalte, sem o estrato intermedirio e retculo estrelado. Na futura unio amelocementria o epitlio interno e o externo se dobram a uma poro horizontal, estreitando a abertura cervical do germe dentrio, formando a chamada Curva Cervical ou Diafragma Epitelial. O crescimento da raiz precedido pelo crescimento em comprimento da bainha e da polpa dental. A camada epitelial induz a diferenciao das clulas do conjuntivo em odontoblstos, que por sua vez formaro a dentina da raiz. A curva cervical ou diafragma epitelial formada pela juno dos epitlios interno e externo do rgo do esmalte na poro cervical. Nessa zona de transio entre os epitlios interno e externo, as clulas cuboides gradualmente aumentam em comprimento. Quando a coroa est formada, as clulas desta poro do origem a bainha Epitelial de HERTWIG, a qual responsvel pela formao da raiz, ou melhor, essa bainha molda a forma das razes e inicia a formao da dentina. A bainha Epitelial de HERTWIG induz a diferenciao das clulas do tecido conjuntivo adjacente em odontoblastos e provavelmente dos cementoblastos que por sua vez comeam a formar a dentina e cemento radicular, respectivamente. Quando a primeira camada de dentina

11

radicular for depositada, a bainha perde a sua continuidade e a sua ntima relao com a superfcie do dente. Seus resduos persistem como restos epiteliais de Malassez no ligamento periodontal. O desenvolvimento das razes geralmente comeam depois que a formao de esmalte e dentina atingem a futura juno cemento-esmalte, ou seja quando a coroa est completamente formada. Os dentes superiores geralmente comeam sua formao mais cedo que os inferiores, embora os inferiores irrompam antes dos superiores. O tempo requerido para a formao completa da coroa de um dente depende do seu tamanho e da velocidade de formao do tecido. Dente permanente: 3 a 6 anos. O primeiro molar permanente leva menor tempo devido a velocidade de formao ser bastante rpida. O canino por sua vez, leva o maior tempo por causa do comprimento da sua coroa. Dente decduo: 7 a 14 meses

O tempo requerido para se completar a raiz depende da velocidade de formao dentria e do comprimento da raiz. Dente permanente: 5 a 7 anos Dente decduo: 1 ano e meio a 2 anos e meio

12

ANOMALIAS DE DESENVOLVIMENTO DENTRIO DE ACORDO COM AS FASES DO CICLO VITAL.

INICIAO E PROLIFERAO:

Menor n de dentes hipodontia (ausncia de apenas um ou alguns poucos dentes), oligodontia ou anodontia parcial (agenesia de vrios dentes e est geralmente associada a anormalidades sistmicas), anodontia (ausncia total de dentes).

N excessivo de dentes supranumerrios

Dentes decduos prematuros: co-natais (presentes ao nascer) e neonatais (que aparecem durante os primeiros 30 dias). Geminao, fuso e concrescncia. Odontoma

HISTODIFERENCIAO: Amelognese e dentinognese imperfeitas

MORFODIFERENCIAO: Incisivos conides, molares em amora, incisivos de HUTCHINSON, dens in dente, evaginao dental, tubrculos dentais, razes supranumerrias, micro e macrodontias e taurodontia. APOSIO:

13

Desenvolvimento deficiente hipoplasias do esmalte e displasias dentinrias.

Desenvolvimento excessivo prolas de esmalte e hipercementose.

CALCIFICAO: Desenvolvimento deficiente amelognese imperfeita (tipo hipocalcificado) e dentina interglobular ou hipocalcificao dentinria. Desenvolvimento excessivo esclerose dentinria ou dentina esclertica.

ERUPO: Anquilose, impactao, transposio, erupo retardada e erupo prematura.

ATRITO: Desgaste anormal provocado pelo bruxismo.

REABSORO DAS RAZES DOS DENTES DECDUOS: Dentes decduos submersos.

ANOMALIAS DE DESENVOLVIMENTO DENTRIO DE ACORDO COM A FORMA, NMERO, TAMANHO E ESTRUTURA.

ANOMALIAS DE FORMA: Geminao, fuso, concrescncia, taurodontia, dens in dente, evaginao, etc.

ANOMALIAS DE NMERO: Anodontia e supranumerrio

ANOMALIAS DE TAMANHO: Micro e macrodontia.

14

ANOMALIAS DE ESTRUTURA: Amelognese e dentinognese imperfeitas.

ALGUNS CONCEITOS DIFERENCIAIS: Hipodontia ausncia de apenas um ou alguns poucos dentes. Oligodontia ou anodontia parcial corresponde a agenesia de vrios elementos dentrios e est geralmente associada a anormalidades sistmicas. Dilacerao - refere-se a uma curvatura anormal da raiz durante o seu desenvolvimento. Podendo ser resultante de traumatismo de dente decduo. Geminao consiste na diviso parcial do folculo dental, do qual resulta a formao de um dente com coroa incompleta separada e com uma nica raiz. Mais comum na dentio decdua. Fuso consiste na unio embriolgica de dois dentes. Pode ser completa ou incompleta, podendo resultar um dente gigante ou um dente com coroa bfida. Taurodontia se caracteriza por um alongamento significativo da cmara pulpar com razes curtas (ans), resultantes da falta de invaginao horizontal da bainha epitelial de Hertwig no nvel adequado. Trata-se de um defeito de estrutura radicular no qual a cmara pulpar apresenta um considervel aumento da dimenso em sentido oclusoapical. As razes, de modo geral, exibem alteraes na configurao externa. Os dentes mais envolvidos so os molares. Admite-se que seja provocada pela falta de invaginao da bainha epitelial de HERTWIG no nvel horizontal adequado. Dens in dente uma condio resultante da invaginao do epitlio interno do rgo do esmalte que produz a aparncia de um dente dentro do outro. Mais freqente em laterais superiores.

15

Evaginao uma cspide extra na fssula central ou sulco de um dente posterior, ou na regio de cngulo de um incisivo central ou lateral. Resulta da evaginao das clulas epiteliais internas do rgo do esmalte que so precursoras dos ameloblastos. Displasias dentinrias envolvem a dentina peripulpar (camada pulpar obliterada) e a morfologia radicular (raiz curta). Hipoplasia quantidade insuficiente de esmalte formado devido a reas do rgo de esmalte que so desprovidas do epitlio interno do esmalte, causando uma falha de diferenciao celular em ameloblastos. Esmalte fino ou inexistente. Hipomaturao espessura de esmalte normal com baixo teor de radiodensidade e contedo mineral. Hipocalcificao quantitativamente o esmalte normal, mas qualitativamente a matriz pobremente calcificada com uma superfcie de esmalte frivel. Hipomaturao e hipoplasia esmalte manchado e irregular na superfcie vestibular com caracterstica de hipoplsico e hipomaturao e apresentam taurodontismo. Ndulos de BOHN localizam-se preferencialmente nas pores vestibulares, palatinas ou linguais dos roletes gengivais. mais freqente no arco superior, tendo sua origem relacionada com a incluso de tecido originrio de glndulas mucosas. Prolas de EPSTEIN localizam-se ao longo da rafe palatina mediana e so remanescentes do epitlio do palato. Cistos da Lmina Dentria localizam-se na crista alveolar do rebordo gengival, sendo mais freqente na regio posterior dos arcos. Seu contedo de remanescente da lmina dentria primitiva.

16

Obs. Ndulos de BOHN, as Prolas de EPSTEIN e os Cistos da Lmina Dentria so considerados remanescentes de estruturas embrionrias epiteliais, as quais na maioria das vezes desaparecem no primeiro ms de vida da criana.

TIPOS DE AMELOGNESE IMPERFEITA:

I - hipoplasia estgio de histodiferenciao

II hipomaturao estgio de aposio

III hipocalcificao estgio de calcificao

IV hipomaturao hipoplasia com taurodontismo defeito em ambos os estgios de histodiferenciao e aposio.

BIBLIOGRAFIA DE ODONTOPEDIATRIA ARANHA, Flvio Leite. Bioqumica odontolgica. So Paulo: Sarvier, 1996. 102p. BHASKAR, S. N. Histologia e embriologia oral de orban. 8. ed. So Paulo: Artes Mdicas,1978. 484p. CORRA, Maria Salete Nahs Pires. Odontopediatria na primeira infncia. So Paulo: Ed. Santos, 1998. 679p. GUEDES-PINTO, Antnio Carlos.Odontopediatria. 7. ed. So Paulo: Ed. Santos, 2003. ISSO, Myaki., GUEDES-PINTO, Antnio Carlos. Manual de odontopediatria.10 ed. So Paulo: Pancast, 1999. 323p. KATCHBURIAN, Eduardo, ARANA, Victor. Histologia e embriologia oral. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 381p. KOCH, Gran et al. Odontopediatria: uma abordagem clnica. So Paulo: Ed. Santos, 1992. 374p.

17

McDONALD, Ralph E., AVERY, David Guanabara Koogan , 1995. 608p.

R. Odontopediatria. 6. ed. Rio de

PINKHAM, J. R. Odontopediatria: da infncia adolescncia. 2. ed. So Paulo: Artes Mdicas, 1996. 661p. . SANTOS, Vitria Ianer M., COUTO, Geraldo Bosco L. Manual de odontopediatria. Rio de Janeiro: Medsi, 1999. 190. TOLEDO, Orlando Ayrton. Odontopediatria: fundamentos para a prtica clnica. 2. ed. So Paulo: Premier, 1996. 344p. WALTER, Lus Reinaldo de Figueiredo et al. Odontopediatria para o beb. So Paulo: Artes Mdicas, 1996. 246p.

OBS. POR FAVOR, PESQUISEM. A BIBLIOGRAFIA NO S DE ENFEITE

Potrebbero piacerti anche