Sei sulla pagina 1di 9

CASA DE MQUINAS

MANUAL DE INSTALAO

CASA DE MQUINAS
Item essencial para qualquer tipo de piscina. nela que ficam acondicionados o Sistema Filtrante (Filtro e Bomba) registros, vlvulas, fios e acionadores. E por este motivo, a Casa de Mquinas deve ser projetada de forma que o acesso a ela seja prtico e fcil. Importante que o local seja, ventilado e livre de intempries que diminuem a vida til dos equipamentos.

LOCAL PARA INSTALAO


O Filtro de Areia e a Motobomba so equipamentos que devem ser posicionados em local prximo da piscina, para diminuir as perdas na tubulao da suco da bomba. Uma perda elevada pode exigir uma Motobomba de maior potncia. O nvel da suco de entrada da Motobomba deve ser preferencialmente inferior ao da piscina. Isto faz com que o equipamento trabalhe afogado, circunstncia considerada a melhor para o trabalho de qualquer tipo de Motobomba. Ideal instalar a Casa de Mquinas entre 2 5 metros de distncia da Piscina. Escolha um local que no atrapalhe a circulao no entorno da Piscina.

COMPOSIO DO SISTEMA
CASA DE MQUINAS Feita em Fibra de Vidro com acomodar o Sistema Filtrante. Tampa para

FILTRO DE AREIA O Sistema Filtrante composto pelo Filtro de Areia e Motobomba com Pr-Filtro. Este tipo de Sistema est presente na maioria das piscinas publicas e particulares. o Sistema Filtrante mais eficiente e o mais indicado para o tratamento de piscinas. KIT DE INSTALAO Composto de Tubos, Conexes e Registros de esfera para o manuseio da Recirculao da gua, instalados com o Sistema Filtrante dentro da Casa de Mquinas.

SISTEMA DE CIRCULAO
MOTOBOMBA Tem a funo de puxar a gua da Piscina pelo Ralo de Fundo, Aspirao e Coadeira (se tiver) para o Filtro de Areia. PR-FILTRO Tem a funo de reter a sujeira mais grossa no cesto plstico que est dentro da pea que o envolve. RALO DE FUNDO - Deve ser instalado na parede com 10cm do fundo da Piscina. Conectado tubulao de suco da bomba hidrulica. A gua que flui atravs do dreno arrasta toda a sujeira que tende a se depositar na parte mais profunda do tanque. Ele tambm permite a drenagem total da piscina para fins de manuteno. DISPOSITIVO DE RETORNO - Depois de passar pelo Filtro de Areia a gua retorna filtrada pelo Dispositivo de Retorno, instalados de 30 50cm abaixo do nvel de gua, no sentido contrrio do Ralo de Fundo e Coadeira (se houver). DISPOSITIVO DE ASPIRAO instalado no meio da piscina, sentido longitudinal, de 30 a 40cm abaixo do nvel da gua, local onde a mangueira do aspirador dever ser encaixada.

COADEIRA - A Coadeira instalada no sentido contrrio do Retorno, na parede do tanque na altura do nvel da gua e conectada suco da bomba. Sua funo promover um fluxo superficial da gua da piscina e assim recolher as partculas flutuantes, tais como folhas, insetos, leo etc.

REGISTROS DE ESFERA
Os Registros servem para o manuseio da Recirculao da gua entre a Piscina e o Sistema Filtrante. Numa Casa de Mquinas coloca-se de 4 8 Registros, conforme os Acessrios que compem a Piscina. PISCINA COM DISPOSITIVOS BSICOS REGISTROS LOCAL DE INSTALAO Ralo de Fundo Entrada da Motobomba Aspirao Entrada da Motobomba Retorno Sada do Filtro de Areia Esgoto Sada do Filtro de Areia PISCINA COM ACESSRIOS OPCIONAIS REGISTROS LOCAL DE INSTALAO Coadeira Entrada da Motobomba Cascata Sada do Filtro de Areia Aquecimento Sada do Filtro de Areia Hidromassagem Sada do Filtro de Areia

N 1 2 3 4

N 5 6 7 8

KIT DE HIDRULICA
Composto por Tubos, Conexes, Lixa, Cola e Massa Plstica, para fazer a Instalao do Sistema Filtrante dentro da Casa de Mquinas.

Tubos e Conexes 4 Unies 40mm (2 Motobomba 2 Filtro de Areia) 2 Joelho 40mm 3 Bucha de Reduo 50/40mm Tubo de PVC 40mm Tee 40mm: 4 Registros: 1 Tee 5 Registros: 2 Tee 6 Registros: 4 Tee 7 Registros: 5 Tee 8 Registros: 6 Tee

INSTALAO HIDRULICA
As instalaes hidrulicas que iro comportar o Filtro de Areia e a Motobomba devem atender algumas recomendaes. Importante: Ao efetuar a instalao hidrulica da Piscina, fundamental saber que o abastecimento da Piscina pela Rede de Distribuio de gua potvel jamais dever ser feira diretamente na Piscina ou mesmo atravs de tubulao da Casa de Mquinas. De acordo com a norma NBR-9818 da ABNT, esse tipo de abastecimento dever estar no mnimo 20cm acima do nvel mximo da Piscina, evitando-se dessa forma que eventual contaminao da Piscina seja transferida para a Rede de Distribuio de gua potvel. Os tpicos a seguir fornecem quesitos bsicos para se executar uma instalao tpica perfeita: 1 - Determine a localizao ideal da Motobomba, deixando-a em posio de fcil acesso para a limpeza peridica do Pr-Filtro. 2 - Todas as sadas de gua da piscina devem ser ligadas ao bocal de suco da Motobomba. Estas sadas de gua so: Ralo de fundo, dispositivo de Aspirao e Coadeira (se tiver) 3 - O bocal de sada da Motobomba deve ser ligado entrada da vlvula seletora do Filtro de Areia. 4 - Todos os dispositivos de retorno devem ser conectados sada da vlvula seletora do Filtro de Areia. 5 - Drenagem - Esta sada da vlvula deve ser conectada diretamente com a rede de esgoto. Nota: recomendvel que o visor da lavagem seja instalado num ponto da linha que permita com facilidade a visualizao da passagem da gua durante as operaes de lavar e pr-filtrar. 6- Os registros utilizados devem ser preferencialmente de esferas. Registros, vlvulas e conexes devem permitir a retirada de filtros e bombas e impossibilitar a perda de gua pelo esgoto. Instalar no mnimo dois dispositivos para executar a suco, j que, esta tarefa no pode ser feita por apenas um dispositivo por questo de segurana. As conexes do sistema (vlvula / motobomba / piscina) devem ser feitas por tubo de PVC, colados de acordo com a recomendao do fabricante da mesma. Para perfeita aderncia, lixe ligeiramente a parte externa do tubo e interna da conexo, para ento, aplicar a cola e embutir o tubo. Muito cuidado com o excesso de cola ao instalar as unies nos bocais da vlvula ou da bomba. O acumulo de cola poder

danificar o distribuidor da vlvula do filtro ou as peas internas da Motobomba. Ao instalar um aquecedor de piscina, recomendamos a instalao de uma outra bomba que trabalhe sozinha com o aquecedor; pois o trocador de calor (aquecedor de piscina) instalado na tubulao de retorno da piscina logo aps a vlvula do filtro; por esse motivo ter a sua vida til comprometida pelo excesso de presso e reteno de gua. Tambm aconselhvel que se faa um sistema by-pass entre a tubulao de entrada e sada do trocador de calor. (siga as instrues do fabricante de aquecedor de piscinas).

INSTALAO ELTRICA
A Para segurana, instale na entrada da Rede de alimentao da Motobomba, uma chave seccionadora blindada tipo liga/desliga. B Tanto para evitar riscos de vida ao operador ou aos usurios, quanto para impedir danos ao equipamento, fundamental a existncia de um Sistema de Aterramento perfeito. Ligue o fio terra na carcaa do motor da bomba em condies tecnicamente corretas. C Para adequado funcionamento do equipamento e sua proteo, utilize fiao na bitola recomendada pelo padres da ABNT. Seqncia da Instalao Eltrica Verifique se a rede eltrica disponvel est em acordo com as caractersticas descritas na plaqueta do motor (monofsico 110V, bifsico 220V ou trifsico 220/380V-60Hz) Em se tratando de corrente trifsica, acione e desligue imediatamente o motor, o tempo mnimo suficiente para verificar , atravs do eixo existente na parte traseira do motor, se o sentido de rotao est correto. Observe as pequenas setas gravadas na parte traseira superior do adaptador (pea que une o motor ao corpo da boma) Se a rotao estiver em sentido contrrio, inverta a ligao de dois fios de alimentao, quaisquer que sejam. Da mesma forma que no item anterior, se a alimentao for feita por corrente monofsica ou bifsica e o motor estiver girando em sentido contrrio, proceda de acordo com o indicado na plaqueta do motor.

COLOCAO DA AREIA
A colocao de areia a ultima operao no processo de instalao do Filtro. Para execut-la de maneira rpida e segura, siga passo a passo as instrues abaixo: Primeiramente retire os parafusos e depois solte as Unies das entradas e sadas de encanamento na parte da cabea do filtro. Depois disto, remova a cabea do filtro. Repare que dentro do cilindro existe um cano por onde passa a gua que ir ser filtrada, ele fica no centro do cilindro e depois se encaixa na cabea do filtro. Centralize esse cano e coloque areia com uma caneca ou outra forma que achar melhor, no se esquea de tampar a boca do cano para que no entre areia dentro dele. Coloque areia at chegar no meio do cilindro (A quantidade de Areia depende do Modelo do Filtro). Feito isso coloque gua at uns 2 dedos faltando para chegar na boca do cano do centro, em seguida monte a cabea do filtro e ligue os canos novamente, depois faa os procedimentos de limpeza e filtragem normalmente.

Ateno: Coloque sempre Areia prpria para Filtros de Piscina e no esquea de observar se h algum vazamento na cabea do cilindro ou nos terminais de entrada e sada de gua.

OPERAO DO EQUIPAMENTO
1) Se a Motobomba estiver instalada acima do nvel da piscina, deve-se encher de gua o Pr-Filtro, verificando-se em seguida a perfeita vedao de sua tampa, com o objetivo de evitar entradas de ar que impeam o fuincionamento normal da Motobomba. 2) Jamais deixe que a Motobomba trabalhe sem que o Pr-Filtro esteja cheio de gua ou com qualquer registro fechado. Ocorrendo essas hipteses, a Motobomba sofrer danos no cobertos pela garantia. 3) O manejo da Vlvula Seletora do Filtro de Areia dever ser sempre efetuado com a Motobomba desligada.

PROBLEMAS E CAUSAS
PROBLEMAS Motor no funciona CAUSAS Ligao do motor incorreta / Chave geral desligada / Fsiveis queimados / Rele de proteo contra sobrecarga desarmado / Voltagem inadequada / Enrolamento do motor queimado Baixa voltagem / Ligao incorreta. Baixa voltagem / Falta de ventilao do motor Motobomba no escorvada / Registros fechados / Entrada de ar na tubulao de suco ou na tampa do Pr-Filtro / Rotor da Motobomba entupido / Tubulao de suco ou cesto do Pr-Filtro obstrudos. Carga de areia do Filtro saturada / Registros parcialmente fechados / Obstruo parcial da Tubulao ou cesto do Pr-Filtro / Entrada de ar na tubulao ou na tampa do Pr-Filtro / Rotao invertida. Dispositivos de Retorno abertos em demasia/ Rotao invertida / Manmetros com defeitos / Motor gira lentamente. Dispositivos de Retorno fechados em demasia / Carga de areia do saturada / Tubulao de Retorno em dimetro inadequado / Manmetros com defeito. Rolamentos do motor estragados / Cavitao da Bomba causada por cesto do Pr-Filtro entupido, obstruo parcial da tubulao de suco, obstruo parcial do registro da tubulao de suco ou tubulao de suco em dimetro inadequado. Entrada de ar na linha de suco ou na tampa do Pr-Filtro / Mangueira do Aspirador furada / Nvel dgua baixo na piscina. Selo mecnico danificado ou com defeito. Existencia de partculas que no so retidas pelo leito filtrante de Areia. Devese aspirar o material decantado no fundo da piscina diretamente para o esgoto.

Motor gira lentamente Motor aquece em demasia Ausncia de vazo

Vazo baixa

Presso baixa

Presso alta

Rudo excessivo

Bolhas de ar na linha do retorno

Vazamento no Bomba Retorno de sujeira Piscina

GARANTIA
A GM FIBRAS garante aos adquirentes da Casa de Mquinas montada com o Sistema Filtrante, o bom funcionamento dos mesmos pelo prazo de 1 (um) ano pelos servios de hidrulica e eltrica. Prazo esse contado a partir da data de instalao. A Garantia do Equipamento de Filtrao (Filtro de Areia e a Motoboma), conforme o fabricante. Compreenso da Garantia Essa garantia compreende a substituio de partes, peas ou componentes que apresentarem defeito de fabricao. Aps comprovao de responsabilidade, a garantia ser dada pelo prprio fabricante. Equipamentos fora da Garantia Os Equipamentos no cobertos pela garantia podero ser reparados, mediante oramento prvio a ser aprovado pelo Cliente. Chamados para Assistncia Os servios prestados diretamente pela GM FIBRAS estaro limitados a um raio de 100 km da sua sede, na cidade de So Jos dos Pinhais, Estado do Paran.

Atendimento ao Cliente GM FIBRAS (41) 3385-8000 - Segunda Sexta-feira ( 09:00 s 18:00 Hs) e-mail: gmfibras@gmfibras.com.br www.gmfibras.com.br

Potrebbero piacerti anche