Sei sulla pagina 1di 3

QUESTES DE INFORMTICA BSICA SEGURANA DA INFORMAO PROF. ALEXANDRE LNIN Ol, pessoal, tudo bem?

? Vamos responder algumas questes da CESGRANRIO? Que tal um simulado com 5 questes de segurana da informao para a Petrobrs? So questes j aplicadas pela banca do concurso em certames anteriores, mas todas apresentadas no ano passado. Vamos l!!! 1. (CESGRANRIO - 2011 - Petrobrs - Tcnico de Administrao e Controle Jnior) O objetivo do firewall a) possibilitar a conexo com a Internet. b) configurar uma rede privada. c) visualizar diversos tipos de arquivos. d) permitir a edio de imagens. e) realizar a segurana de redes privadas. Comentrios O firewall um sistema para controlar o acesso s redes de computadores, desenvolvido para evitar acessos no autorizados em uma rede local ou rede privada de uma corporao. Pode ser desde um software sendo executado no ponto de conexo entre as redes de computadores ou um conjunto complexo de equipamentos e softwares. Portanto, na letra e que encontramos o gabarito da questo. GABARITO: E. 2. (CESGRANRIO - 2011 - Petrobrs - Tcnico de Administrao e Controle Jnior) Dentre as ferramentas que auxiliam a proteo de um computador, inclui-se o a) HTTP. b) driver do HD. c) FTP. d) RSS. e) antivirus. Comentrios Vamos analisar cada item. a) Item errado. O HTTP (hipertexto transfer protocol) a o protocolo utilizado pela WEB; b) Item errado. O driver do HD possibilita a comunicao entre o HD e o computador/sistema operacional;

Cursos Online: http://www.estrategiaconcursos.com.br/professores/3204/curso

QUESTES DE INFORMTICA BSICA SEGURANA DA INFORMAO PROF. ALEXANDRE LNIN c) Item errado. O FTP (file transfer protocol) o protocolo para transferncia de arquivos do conjunto TCP/IP. No o nico capaz de transferir arquivos, mas este especializado e possui vrios comandos para navegao e transferncia de arquivos; d) Item errado. RSS (Really Simple Syndication) uma forma de Feed que possibilita ao usurio receber dados de diversas fontes, reunindo-os em nico local; e) Item correto. O antivrus uma ferramenta que auxilia no combate s pragas eletrnicas. GABARITO: E. 3. (CONSULPLAN 2011 Mun. Londrina/PR Analista Sistemas Servio Anlise Informtica) So consideradas pragas digitais, EXCETO: a) Cavalos-de-Troia. b) MalwareBytes. c) Worm. d) KeyLoggers. e) Hijackers. Comentrios No existem MalwareBytes. Foi uma juno das palavras Malware (software malicioso) e Byte (unidade de medida de memria). Gabarito: B. 4. (CONSULPLAN 2011 Cons. Fed. Enfermagem (COFEN) - Analista de Suporte) Assinale o nome dado para coleo de ferramentas que cria uma entrada alternativa no sistema, inclusive interceptando o trfego de senhas e mensagens: a) Worm. b) Backdoors. c) Spyware. d) Rootkit. e) Adware. Comentrios O nome da coleo de ferramentas para acessar o sistema Rootkit (kit do root). Lembre-se de que root o nome do superusurio dos sistemas, especialmente do sistema do tipo unix ou linux. Ento, um rootkit um kit de ferramentas para conseguir acesso de root (ou aes permitidas ao usurio root) em sistemas operacionais. Gabarito: D. 5. (CONSULPLAN 2011 Cons. Fed. Enfermagem (COFEN) Webdesigner) Com relao a Ataques DoS (Denial of Service) e DDoS (Distributed DoS), analise: I. Os ataques DoS (Denial of Service), so tambm denominados Ataques de Negao de Servios.

Cursos Online: http://www.estrategiaconcursos.com.br/professores/3204/curso

QUESTES DE INFORMTICA BSICA SEGURANA DA INFORMAO PROF. ALEXANDRE LNIN II. Ataques DoS consistem em tentativas de impedir que usurios legtimos utilizem determinados servios de um computador ou de um grupo de computadores. III. DDoS, sigla para Distributed Denial of Service, um tipo de ataque DoS de grandes dimenses, ou seja, que utiliza at milhares de computadores para atacar uma determinada mquina. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I, II, III b) I, II c) II, III d) I, III e) N.R.A. Comentrios Todas as afirmativas esto corretas. O DoS procura impedir que um determinado servio possa ser utilizado por usurios legtimos. A este ataque damos o nome de Negao de Servios. A forma distribuda deste ataque utiliza diversos computadores para atacar o servio pretendido. Gabarito: A.

Forte abrao e bons estudos!

Prof. Lnin

Alexandre Lnin Carneiro Analista de Planejamento e Oramento do Ministrio do Planejamento, na rea de Tecnologia da Informao. Mestre em Cincia da Computao pela Universidade de Braslia. Foi professor substituto da UnB e servidor do Serpro, Ibama e Analista Tributrio da Receita Federal. Professor desde os 18 anos, principalmente em cursos de Informtica. Lecionou em diversas escolas e universidades de Goinia e Braslia, onde se especializou no ensino de Informtica Bsica para Concursos. Autor (no prelo) do livro de Noes de Informtica para concursos e do livro (no prelo) de poemas Primeiros Encantos. , nas horas vagas, blogueiro (www.blogdolenin.blogspot.com) e correspondente em sites especializados escrevendo artigos de dicas de informtica.

Cursos Online: http://www.estrategiaconcursos.com.br/professores/3204/curso

Potrebbero piacerti anche