Sei sulla pagina 1di 17

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES

Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br


TEORIA DA CONSTITUIO PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 01- (Agente Legislativo Assemblia Legislativa/SP FCC 2010) Constitui um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, de acordo com a Constituio Federal de 1988, a) b) c) d) e) a garantia do desenvolvimento nacional. a no interveno. a defesa da paz. a igualdade entre os Estados. o pluralismo poltico. II. Todo o poder emana do Congresso Nacional, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal. III. Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. IV. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internas pelo princpio da no-interveno. Est correto o que se afirma APENAS em a) b) c) d) e) I e III. I e IV. II e III. II e IV. III e IV. I. A Repblica Federativa do Brasil tem como fundamento o pluralismo poltico.

02- (Agente Legislativo Assemblia Legislativa/SP FCC 2010) Ao tratar dos princpios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituio Federal estabelece que a) so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judicirio e o Ministrio Pblico. b) constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil erradicar as desigualdades econmicas, sociais e culturais. c) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica e cultural dos povos da Amrica Latina, da Europa e da frica, visando formao de uma comunidade de naes. d) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente conforme determina a legislao eleitoral. e) a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelo princpio da no interveno. 03- (Analista Judicirio TRE/PI FCC 2009) Sobre os Princpios Fundamentais, considere:

04. (2006.03-FCC-TRT24-Tcnico-Administrativa) Nos termos da Constituio Federal de 1988, constitui um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (A) construir uma sociedade igualitria. (B) garantir o desenvolvimento econmico. (C) reduzir as desigualdades sociais e regionais. (D) promover a defesa da paz. (E) garantir a dignidade da pessoa humana. 05. (Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRF-4 Regio/2010) Soberania, cidadania e pluralismo poltico, de acordo com a Constituio Federal, constituem (A) objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. (B) direitos polticos coletivos. (C) garantias fundamentais. (D) fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(E) princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. 06. (TRE- PB- 2007 Tcnico- FCC) 21. Quanto aos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil INCORRETO afirmar que (A) so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. (B) nas suas relaes internacionais o Brasil rege-se, dentre outros, pelos princpios da interveno e determinao dos povos. (C) todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio Federal. (D) o Brasil formado pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrtico. (E) constituem objetivos fundamentais, dentre outros, garantir o desenvolvimento nacional. PODER CONSTITUINTE 07. (TRT 16-2009- Analista Exec. Mandados-FCC) 21. Em tema de Poder Constituinte Originrio, INCORRETO afirmar que (A) limitado pelas normas expressas e implcitas do texto constitucional vigente, sob pena de inconstitucionalidade. (B) incondicionado, porque no tem ele que seguir qualquer procedimento determinado para realizar sua obra de constitucionalizao. (C) autnomo, pois no est sujeito a qualquer limitao ou forma prefixada para manifestar sua vontade. (D) caracteriza-se por ser ilimitado, autnomo e incondicionado. (E) se diz inicial, pois seu objeto final a Constituio, a base da ordem jurdica. 08. (TRT 2-SP-2008- Analista Judicirio-FCC) 26. O Poder Constituinte originrio caracteriza-se por ser (A) autnomo e condicionado. (B) reformador e decorrente. (C) condicionado e decorrente. (D) inicial, ilimitado e reformador. (E) inicial, ilimitado, autnomo e incondicionado. CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES 09. (TRT 16-2009- Analista Exec. Mandados-FCC) 23. A doutrina constitucional tem classificado a nossa atual Constituio Federal (1988) como escrita, (A) formal, pragmtica, outorgada, semi-rgida e sinttica. (B) material, pragmtica, promulgada, flexvel e sinttica. (C) formal, dogmtica, promulgada, rgida e analtica. (D) substancial, pragmtica, promulgada, semi-rgida e analtica. (E) material, dogmtica, outorgada, rgida e sinttica. 10. (TRT 16-2009- Analista Judicirio-FCC) 22. Considere as assertivas abaixo: I. Classificam-se como analticas as Constituies que prevem somente os princpios e as normas gerais de regncia do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulao de direitos e garantias fundamentais. II. Os chamados remdios constitucionais previstos no art. 5, da C.F., constituem-se como normas de eficcia limitada, pois exigem normatividade processual que lhes desenvolva a aplicabilidade.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
III. A Constituio Federal de 1988, pode ser classificada como formal, escrita, legal, histrica, popular, sinttica e semi-rgida. IV. Semiflexvel a constituio, na qual algumas regras podero ser alteradas pelo processo legislativo ordinrio. V. Em matria de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo, admite-se, para resguardar dos sentidos que eles podem ter por via de interpretao, o que for constitucionalmente legtimo. correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) II, III e V. (C) I, II e III. (D) I, IV e V. (E) III e IV. APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 11. (TRT 9-PR-2007- Analista Administrativo-CESPE) Acerca da Constituio Federal, da aplicabilidade de suas normas e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens a seguir. _ A regra que assegura o livre exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer, considerada norma constitucional de eficcia limitada. 12. (MPU/Cespe/ Tcnico Administrativo /2010) A respeito dos princpios fundamentais, das garantias fundamentais e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue os itens a seguir. As normas de eficcia plena no exigem a elaborao de novas normas legislativas que lhes completem o alcance e o sentido ou lhes fixem o contedo; por isso, sua aplicabilidade direta, ainda que no integral. 13. (TRT 4 Regio/RS- Analista Judicirio- 2011) Analise: 14. (TRT 9-PR-2010- Analista Administrativo-FCC) A ao declaratria de constitucionalidade, junto ao Supremo Tribunal Federal, NO poder ser proposta (A) pelo Governador do Distrito Federal. (B) pela confederao sindical. (C) pelo Prefeito Municipal. (D) pela entidade de classe de mbito nacional. (E) pela Mesa da Cmara Legislativa. 15. (TRT 9-PR-2010- Analista Judicirio-FCC) A deciso que julgar improcedente o pedido em arguio de descumprimento de preceito fundamental : (A) recorrvel por agravo interno ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, que decidir monocraticamente, podendo ser objeto de ao rescisria. (B) irrecorrvel, no podendo ser objeto de ao rescisria.

I.A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. II. livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Em conformidade com o aspecto doutrinrio, as referidas disposies caracterizam-se, respectivamente, como normas constitucionais de (A) (B) (C) (D) (E) eficcia plena e de eficcia negativa. princpio programtico e de eficcia contida. eficcia restringvel e de eficcia absoluta. princpio programtico e de eficcia plena. eficcia relativa e de princpio programtico.

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(C) recorrvel por recurso ordinrio ao Pleno Supremo Tribunal Federal, no podendo ser objeto ao rescisria. (D) recorrvel por agravo regimental ao Pleno Supremo Tribunal Federal, no podendo ser objeto ao rescisria. do de do de apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justia ou pelos Tribunais Federais de Recurso, na forma da Lei. (C) Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citar, previamente, o Procurador-Geral da Repblica, que defender o ato ou texto impugnado. (D) Declarada a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional, ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das providncias necessrias e, em se tratando de rgo administrativo, para faz-lo em trinta dias. (E) O Advogado-Geral da Unio dever ser previamente ouvido nas aes de inconstitucionalidade e em todos os processos de competncia do Supremo Tribunal Federal. 18. (TRT 17-2009- Analista Exec. Mandados-CESPE) Quanto ao sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, julgue os itens a seguir. A petio inicial da ao direta de inconstitucionalida dedeve indicar o dispositivo da lei ou do ato normativo questionado, os fundamentos jurdicos do pedido e a existncia de controvrsia judicial relevante acerca da aplicao da disposio objeto da ao. A concesso da medida cautelar, na ao direta de inconstitucionalidade, torna aplicvel a legislao anterior acaso existente, salvo expressa manifestao em sentido contrrio.

(E) recorrvel por recurso ordinrio ao Pleno do Supremo Tribunal Federal, podendo ser objeto de ao rescisria. 16. (TRT 9-PR-2010- Analista Judicirio-FCC) No que se refere ao procedimento de aprovao de Smulas por parte do Supremo Tribunal Federal, correto afirmar que, dentre outras situaes, (A) o efeito vinculante da Smula se estende tambm administrao pblica direta e indireta na esfera municipal. (B) o quorum para a deciso da aprovao da Smula ser de maioria simples dos Ministros presentes. (C) no cabe reviso ou cancelamento da Smula, aps ter sido editada. (D) a aprovao da Smula s pode ser iniciada por provocao da parte ativa ou passiva. (E) o efeito vinculante da Smula se limita aos demais rgos do Poder Judicirio.

17. (TRT 16-2009- Analista Exec. Mandados-FCC) No mbito do controle de constitucionalidade, pode-se afirmar que: (A) Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade, alm de outros, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil e o Controlador-Geral da Repblica. (B) A argio de descumprimento de preceito fundamental, decorrente da Constituio Federal, ser

19. (2009.04.26-CESPE-TCAC-Analista) Ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social, poder o STF, por maioria absoluta de seus membros, restringir os efeitos daquela declarao ou decidir que ela s tenha eficcia a partir de seu trnsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
e) a liberdade de associao ou a permanecer associado. 24. (TRF 3- 2007- Tcnico-FCC) 41. NO considerado um dos direitos sociais expressamente previstos pela Constituio Federal de 1988 o direito (A) de propriedade. (B) sade. (C) ao lazer. (D) segurana. (E) proteo maternidade e infncia. 25. (TRT 9-PR-2010- Analista Administrativo) Com relao aos direitos e deveres individuais e coletivos, declarada guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional, a Constituio Federal autoriza a aplicao da pena (A) de trabalhos forados. (B) de morte. (C) cruis. (D) de banimento. (E) de carter perptuo. 26. (TRT 15- 2004- Analista Administrativo-FCC) A Constituio Federal Brasileira prev o Direito de Reunio, segundo o qual todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, (A) independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. (B) desde que previamente autorizados pelo Poder Pblico e no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local.

20. (2008.10.12-CESPE-TJCE-Oficial) O autor de uma ao direta de inconstitucionalidade pode dela desistir at a intimao dos requeridos no processo. 21. (2009.4.19-CESPE-MPRN) A ao declaratria de constitucionalidade foi inserida no direito constitucional brasileiro por meio da promulgao da CF. DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS 22. TRE MA- Tcnico- 2009- CESPE) 22. Acerca dos direitos e das garantias fundamentais expressos na CF, assinale a opo correta. A) Inexiste pena de morte, no Brasil, em qualquer hiptese. B) exigida autorizao do poder pblico para realizao de reunies em locais abertos ao pblico, ainda que com finalidade pacfica. C) Nenhum cidado brasileiro pode ser extraditado. D) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional. E) A criao das associaes e, na forma da lei, a de cooperativas, depende de autorizao estatal. 23. (TRE PE- Tcnico- 2009- CONESUL) 24. Ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. A esse princpio corresponde a) a presuno de inocncia. b) a igualdade de todos receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular. c) a liberdade de manifestao. d) a proteo s participaes individuais.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(C) independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, no sendo exigido prvio aviso a qualquer autoridade. (D) independentemente de autorizao, frustrando ou no outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, no sendo exigido prvio aviso a qualquer autoridade. (E) desde que autorizados previamente pelo Poder Pblico, frustrando ou no outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. 27. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO- REA JUDICIRIA TRT 24 2006/FCC No que concerne aos direitos e garantias fundamentais previstos no artigo 5, da Constituio Federal de 1988, CORRETO afirmar que (A) a inviolabilidade de domiclio pode ser mitigada para prestao de socorro, mediante o consentimento do morador. (B) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no segundo caso, o trnsito em julgado. (C) aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, sendo intransmissvel aos seus herdeiros. (D) a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao livre, todavia, depende de licena da respectiva autoridade. (E) a autoridade competente poder usar de propriedade particular em caso de iminente perigo pblico, assegurada a indenizao ao proprietrio em caso de dano. 28. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO/REA ADMINISTRATIVA TRT 22 2004/FCC Artemis, Hermes e Ares, pretendem constituir uma associao que ser denominada Panacia, cujos fins se demonstram como de natureza lcita, ficando o primeiro como Presidente, o segundo como VicePresidente e o terceiro como Diretor AdministrativoFinanceiro da entidade. Nesse caso, correto que (A) os scios tm plena liberdade de associar-se, porque os fins so lcitos, ainda que a associao seja de carter paramilitar. (B) a Panacia poder ser dissolvida compulsoriamente por simples deciso judicial. (C) Artemis e Hermes, pela natureza de suas atribuies, podero ser compelidos a permanecer associados. (D)) a criao da Panacia independe de autorizao ou de qualquer ato discricionrio do Poder Pblico. (E) a Panacia, como qualquer associao, ter legitimidade para representar seus filiados judicial e extrajudicialmente. 29. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO/ESPECIALIDADE EXECUO DE MANDADOS TRT 15 2009/FCC Com relao aos direitos e deveres individuais e coletivos, INCORRETO afirmar: (A) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar, durante o dia, sem consentimento do morador e, durante a noite, sem mandado judicial. (B) inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e suas liturgias. (C) So assegurados, nos termos da lei, a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humana, inclusive nas atividades desportivas.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(B) residncia contnua no pas pelo prazo de quatro anos; ler e escrever em portugus; e bom procedimento. (C) residncia fixa no pas h mais de quinze anos; ausncia de condenao penal; e requerimento do interessado. (D) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; ler e escrever em portugus; e bom procedimento. (E) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; exerccio de profisso; e bom procedimento. 33. (TRT 15-2009- Analista Exec. Mandados) Helmult Kholl, nascido em Berlim, adquiriu a nacionalidade brasileira aps a promulgao da Constituio Federal de 1988. Nessa qualidade, poder ele exercer, dentre outros, o cargo de (A) Vice-Presidente da Repblica. (B) Oficial das Foras Armadas. (C) Ministro Chefe da Casa Civil. (D) Ministro do Supremo Tribunal Federal. (E) Presidente da Cmara dos Deputados. 34. (TRT 7-CE-2009- Analista Judicirio. Execuo de Mandados) Ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que (A) nascido na Alemanha, de me brasileira a servio da Repblica Federativa do Brasil, for residir na China. (B) obtiver o reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. (C) residir em estado estrangeiro e se naturalizar em razo de imposio de norma estrangeira, como condio para permanncia em seu territrio. (D) nascido na Repblica Federativa do Brasil, filho de pais estrangeiros,que no estavam a servio de seu pas, for residir na Espanha.

30. (TRF 2- 2007- Tcnico-FCC) 48. O mandado de segurana coletivo poder ser impetrado por (A) organizao sindical legalmente constituda e em funcionamento h no mnimo dez meses, em defesa dos interesses de seus membros. (B) partido poltico com ou sem representao no Congresso Nacional. (C) associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus associados. (D) entidade de classe legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos seis meses, em defesa dos interesses de seus membros. (E) um grupo de dez deputados federais e dez senadores, em nome do Congresso Nacional. NACIONALIDADE 31. (Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRF-4 Regio/2010) Poder ser ocupado por brasileiro naturalizado o cargo de (A) Ministro da Justia. (B) Oficial das Foras Armadas. (C) Ministro de Estado da Defesa. (D) Presidente do Senado Federal. (E) Ministro do Supremo Tribunal Federal. 32. (FCC-TRT 8- PA-2010-Analista Judicirio Execuo de Mandados) A naturalizao extraordinria tem por requisitos (A) residncia contnua no pas pelo prazo de cinco anos; posse de bens suficientes prprios e da famlia; e ausncia de condenao penal.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
anos de idade) podero alm de outros cargos candidatar-se, respectivamente, a (A) Governador de Estado; Senador e Governador do Distrito Federal. (B) Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica e Vice-Governador. (C) Vice-Presidente Governador. da Repblica; Senador e

(E) adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos previstos na Constituio Federal. 35. (TRT 22-PI- 2004- Analista Administrativo-FCC) Considere: I. Narciso, filho de Pgaso e Nemia, ambos brasileiros, nasceu na Argentina, ocasio em que Pgaso prestava, nesse Pas, servios oficiais para o Ministrio das Relaes Exteriores da Repblica Federativa do Brasil. II. Apolo, filho de Adonis e Pandora, ambos espanhis, nasceu na Espanha, mas est residindo na Repblica Federativa do Brasil, h mais de quinze anos ininterruptos, sem condenao penal. Apolo requereu e obteve a nacionalidade brasileira. Nesses casos, Narciso e Apolo so considerados, (A) ambos brasileiros naturalizados. (B) brasileiro nato respectivamente. e brasileiro naturalizado,

(D) Senador; Governador de Estado e Deputado Federal. (E) Deputado Federal; Vice-Governador de Estado e Presidente da Repblica. 37. (TRT 2-SP-2008- Analista Judicirio-FCC) A capacidade eleitoral passiva concernente ao direito poltico classificado por (A) participao partidria. (B) alistabilidade. (C) elegibilidade. (D) plebiscito. (E) referendo. 38. (TRE SC- Tcnico- 2009 ) Em relao lei que altera o processo eleitoral, a Cons tituio Federal estabelece que: (a) A lei entrar em vigor e ser aplicada somente 1 (um ) ano aps a sua publicao. (b) A lei entrar em vigor 1 (um) ano aps a data da sua publicao, se aplicando somente eleio que ocorra m aps 1(um) ano da data de sua vigncia. (c) A lei entrar em vigor na data de sua publicao, se a plicando somente eleio que ocorra aps 1 (um) ano da data de sua vigncia.

(C) ambos brasileiros natos. (D) argentino-brasileiro respectivamente. (E) brasileiro naturalizado respectivamente DIREITOS E PARTIDOS POLTICOS 36. (TRT 16-2009- Analista Judicirio-FCC) No prximo ano haver eleio para os cargos de Presidente da Repblica, Vice-Presidente da Repblica, Senador, Deputado Federal, Governador de Estado, ViceGovernador de Estado e Deputado Estadual. Assim, Ahmed Abdel (brasileiro naturalizado, com 37 anos de idade); Yokama Yoshi (brasileiro naturalizado, com 30 anos de idade) e Tcio Brutus (brasileiro nato, com 29 e brasileiro nato,

hispano-brasileiro,

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(d) A lei entrar em vigor 1 (um) ano aps a sua publica o, e ser aplicada somente eleio que ocorra em at 1(um) ano da data de sua vigncia. 39. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO- AREA JUDICIRIA TRT 13 2005/FCC Analise as assertivas abaixo: I. O plebiscito uma consulta que se faz aos cidados no gozo de seus direitos polticos sobre determinado ato governamental para posteriormente ratific-lo, ou no sentido de conceder-lhe eficcia, ou, ainda, para retirar-lhe a eficcia. II. A idade mnima para concorrer ao cargo de Deputado Estadual de dezoito anos de idade. III. A perda ou suspenso de direitos polticos, se dar, dentre outros casos, com o cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado. IV. Eleito o militar alistvel e elegvel, com mais de dez anos de servio, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Esto corretas SOMENTE (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 40. (Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRF-4 Regio/2010) NO constitui condio de elegibilidade prevista na Constituio Federal (A) o domiclio eleitoral na circunscrio. (B) a idade mnima de vinte e um anos para vereador. (C) a filiao partidria. (D) a idade mnima de trinta e cinco anos para Presidente da Repblica. 43. (TRT 9-PR-2010- Analista Administrativo-FCC) Compete privativamente Unio legislar sobre (E) legislar sobre os servios locais de postagem, na forma da lei, sendo permitida a edio de medida provisria para a sua regulamentao.

(E) o alistamento eleitoral. ORGANIZAO DO ESTADO 41. PROVA: ANALISTA JUDICIRIOAREA ADMINISTRATIVA TRT 16 2005/CESPE (ADAPTADA) Acerca da organizao do Estado e dos poderes previstos na Constituio Federal, julgue os prximos itens. 56 Compete privativamente Unio legislar sobre seguridade social, direito tributrio, financeiro, penitencirio e econmico. 42. (FGV-TRT 8- PA-2010-Analista Judicirio Execuo de Mandados) Os Estados podero (A) legislar sobre registros pblicos, na forma da lei, sendo permitida a edio de medida provisria para a sua regulamentao. (B) instituir, mediante emenda Constituio Estadual e antecedida de referendum, regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. (C) fundirem-se a outros Estados, mediante Lei Estadual, dentro do perodo determinado por Lei Delegada Estadual, e dependero de consultas prvias s Assembleias Legislativas dos Estados envolvidos. (D) desmembrar-se para formarem novos Estados, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(A) oramento. (B) produo. (C) transferncia de valores. (D) desporto. (E) procedimentos em matria processual. 44. (TRE AL- Tcnico- 2009- FCC) 23. Sobre os Estados Federados correto afirmar: (A) O nmero de Deputados Assembleia Legislativa corresponder ao sextuplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados e, atingido o nmero de trinta e nove, ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais abaixo de doze. (B) Os Estados podero, mediante lei ordinria, instituir aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. (C) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao. 45. (TRT 15-2009- Analista Administrativo-FCC) Compete concorrentemente Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar, dentre outras matrias, sobre (A) educao. (B) cidadania. (C) servio postal. (D) comrcio interestadual. (E) informtica. 46. (TRT 17-2009- Analista Administrativo-CESPE) Quanto organizao poltico-administrativa do Estado brasileiro, julgue os itens a seguir. _Segundo a CF, os estados podem incorporar-se entre si subdividir-se ou desmembrar-se para se anexar a outros, ou formar novos estados, mediante aprovao da populao diretamente interessada, por meio de plebiscito e doCongresso complementar. Nacional, por lei

_A CF veda a criao de novos territrios. _O Brasil caracteriza-se por ser um Estado unitrio, o qual possui governo nico, conduzido por uma nica entidade poltica, que exerce, de forma centralizada, o poder poltico. 47. (ESAF/ PFN/2003) Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e aos Municpios. 48. (TRT 2-SP-2008- Analista Execuo de MandadosFCC) No que diz respeito organizao polticoadministrativa, o princpio cuja finalidade acentuar a igualdade de todos os brasileiros, independentemente do Estado-membro de nascimento ou domiclio, denominado (A) no-interveno. (B) independncia nacional. (C) prevalncia dos direitos humanos. (D) autodeterminao dos povos. (E) isonomia federativa. 49. (TRT 15-2009- Analista Exec. Mandados-FCC) Nos termos da Constituio Federal, a competncia para legislar sobre registros pblicos e desapropriao (A) privativa da Unio. (B) comum da Unio, dos Estados e do Distrito Federal. (C) concorrente da Unio, dos Estados e dos Municpios. (D) comum dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (E) exclusiva dos Estados e do Distrito Federal. 50. (TRT 9-PR-2007- Analista Administrativo-CESPE) Julgue os itens seguintes, a respeito da organizao poltico-administrativa e da administrao pblica. _Compete privativamente Unio legislar sobre direito processual do trabalho.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

10

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
criao de cargos na administrao direta, indireta e autrquica. ORGANIZAO DOS PODERES PODER LEGISLATIVO 51. (TRT 16-2009- Analista Exec. Mandados-FCC) 22. Considere: I. A Emenda Constituio ser promulgada pelo Presidente do Congresso Nacional, aps votada, em nico turno, pela maioria absoluta dos seus membros. II. As medidas provisrias tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados. III. As leis complementares sero aprovadas por maioria absoluta. IV. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar delegao ao Senado Federal. V. A discusso e votao dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, ter incio no Senado Federal. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II, III e IV. (B) II e III. (C) I, III e V. (D) I e IV. (E) I, IV e V. 52. (TRT 15-2009 Analista Judicirio-FCC) 21.Em tema de processo legislativo correto que (A) a proposta de emenda constitucional ser aprovada se obtiver, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. (B) dentre outras, so de iniciativa privativa do Congresso Nacional, as leis que disponham sobre (C) a Constituio Federal poder ser emendada na vigncia do estado de defesa, mediante proposta de dois quintos do Congresso Nacional. (D) as medidas provisrias tero sua votao iniciada no Senado Federal, em dois turnos. (E) as leis delegadas sero elaboradas pela Mesa do Congresso Nacional, que dever solicitar a delegao ao Presidente da Repblica. 53. (TRT 19-AL-2008- Analista Judicirio-FCC) 25. Em matria de processo legislativo, considere as assertivas abaixo sobre a Emenda Constitucional. I. A Constituio poder ser emendada mediante proposta da maioria simples, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. II. A proposta de Emenda Constitucional ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros. III. A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. IV. A Constituio poder ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestandose, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros. De acordo com a Constituio Federal de 1988, correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e III. (B) II e III. (C) I, II e IV. (D) III e IV.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

11

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
(E) I, III e IV. 54. (TRE- PB- 2007 Tcnico- FCC) 28. Considere as assertivas, relacionadas ao Poder Legislativo. I. Cada legislatura ter a durao de dois anos, permitida uma reeleio. II.A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritrio em cada Estado, em cada Municpio e no Distrito Federal. III. Cada senador ser eleito com dois suplentes. IV. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados, Territrios e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema proporcional. V. No Senado Federal, a representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. correto o que consta APENAS em: (A) I e II. (B) III e IV. (C) III e V. (D) I, II e IV. (E) II, III e V. 55. (TRF 2- 2007- Tcnico-FCC) 54. NO objeto do processo legislativo previsto na Constituio Federal, a elaborao de (A) medidas provisrias. (B) emendas Constituio. (C) leis ordinrias. (D) portarias administrativas. (E) decretos legislativos. 56. (TRE SCTcnico2009 ) 28. De acordo com as disposies constitucionais o Sen ado Federal compe-se de senadores que sero eleitos segundo o princpio: a) Proporcional. b) Unitrio. c) Majoritrio. d) Bicameral. 57. STF- 2008- Tcnico- CESPE) Julgue os itens subseqentes acerca do processo legislativo. S cabe lei complementar, no sistema normativo brasileiro, quando formalmente for necessria a sua edio por norma constitucional explcita. O incio da tramitao de proposta de emenda constitucional cabe tanto ao Senado Federal quanto Cmara dos Deputados, pois a CF confere a ambas as casas o poder de iniciativa legislativa. 58. (TRT 24 Regio/MS- Analista Judicirio- 2011) A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida, mediante controle externo, pelo (A) Ministro da Justia. (B) Advogado Geral da Unio. (C) Chefe da Casa Civil. (D) Supremo Tribunal Federal. (E) Congresso Nacional. 59. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRF 4 - FCC 2010) correto afirmar que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida mediante controle externo pelo a) b) c) d) Advogado-Geral da Unio. Procurador-Geral da Unio. Congresso Nacional. Ministrio da Fazenda.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

12

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
e) Banco Central. PODER EXECUTIVO 60. (TRT 21-RN-2010- Analista Administrativo- CESPE) Com relao s atribuies e responsabilidades do presidente da Repblica, julgue os seguintes itens. _O presidente da Repblica somente pode ser processado, seja por crime comum, seja por crime de responsabilidade, aps o juzo de admissibilidade da Cmara dos Deputados, que necessita do voto de dois teros de seus membros para autorizar o processo. _A Constituio Federal de 1988 concede ao presidente da Repblica a prerrogativa de celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional. 61. (TRT 9-PR-2010-Analista Judicirio) certo que, dentre outras atribuies, compete privativamente ao Presidente da Repblica (A) determinar que o Procurador Geral da Repblica proponha ao direta de inconstitucionalidade. (B) apreciar a arguio de descumprimento de preceito fundamental decorrente da Constituio Federal. (C) conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei. (D) decidir, ordinariamente, tipificadas como crime poltico. sobre as condutas (B) permitir, nos casos previstos em lei ordinria, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente. (C) sancionar, promulgar e fazer publicar as emendas constitucionais e leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo. (D) prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de noventa dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior. (E) conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei, podendo delegar tal atribuio ao Advogado-Geral da Unio 63. (Analista Judicirio Judiciria TRF 4 - FCC 2010) O Presidente da Repblica que tenha praticado crime que atente contra a lei oramentria ser submetido, aps admitida a acusao, a julgamento perante o a) b) c) d) e) Superior Tribunal de Justia. Supremo Tribunal Federal. Senado Federal. Tribunal Superior Eleitoral. Tribunal de Contas da Unio.

64. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRF 4 - FCC 2010) correto afirmar que o Presidente da Repblica ficar suspenso de suas funes a) nas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal. b) nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Supremo Tribunal Federal. c) nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Superior Tribunal de Justia. d) nas infraes penais comuns, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal.

(E) julgar deciso que considera vlida lei ou ato de governo local, contestada em face da Constituio. 62. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO- REA JUDICIRIA TRT 24 2006/FCC Compete, privativamente, ao Presidente da Repblica (A) proceder nomeao e exonerao de Ministros de Estado, com anuncia do Congresso Nacional.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

13

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
e) nas infraes penais comuns, aps a instaurao do processo pela Cmara dos Deputados. 65. (Analista TCE/GO FCC 2009) Na hiptese de cometimento de crime de responsabilidade pelo Presidente da Repblica, a) a acusao contra o Presidente dever ser admitida pelo voto da maioria absoluta dos membros da Cmara dos Deputados. b) ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. c) o Presidente ficar suspenso de suas funes, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal, pelo prazo mximo de cento e vinte dias. d) ser necessrio aguardar o trmino de seu mandato para o processamento e julgamento respectivo, dado que no pode haver responsabilizao do Presidente da Repblica na vigncia de seu mandato. e) sua eventual condenao limita-se perda do cargo, com inabilitao por oito anos para o exerccio de funo pblica, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis. 66. (Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRF-4 Regio/2010) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsbilidade, limitando-se a condenao perda do cargo, sem prejuzo das demais sanes judiciais cabveis, com inabilitao para o exerccio de funo pblica por (A) cinco anos. (B) oito anos. (C) dois anos. (D) trs anos. (E) dez anos. PODER JUDICIRIO 67. (TRT 4 Regio/RS- Analista Judicirio- 2011) 35. Com exceo do Presidente e do Vice-Presidente, os demais membros do Conselho Nacional de Justia sero nomeados pelo (A) Presidente da Repblica, aps a escolha ser aprovada pela maioria absoluta do Senado Federal. (B) Ministro da Justia, mediante prvia aprovao da escolha pela maioria simples do Congresso Nacional. (C) Presidente do Supremo Tribunal Federal, aps a escolha ser aprovada pela maioria absoluta da Cmara dos Deputados. (D) Presidente da Repblica, mediante prvia aprovao da escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (E) Presidente do Supremo Tribunal Federal, aps ter a escolha sido aprovada pela maioria simples do Senado Federal. 68. (TRT 9-PR-2010-Analista Administrativo) Considerando o Superior Tribunal de Justia, certo que: (A) processa e julga, originariamente, o habeas data contra ato do Comandante do Exrcito. (B) tem a iniciativa constitucionalidade. da ao declaratria de

(C) funcionar junto a essa Corte o Conselho Nacional de Justia. (D) julga, em recurso especial, a extradio solicitada por Estado estrangeiro. (E) compe-se de, no mnimo, vinte e sete Ministros, que sero nomeados pelo Presidente da Repblica. 69. (TRT 9-PR-2010-Analista Judicirio) Tendo em vista as atribuies do Superior Tribunal de Justia,

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

14

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
NO de sua competncia processar e julgar originariamente, entre outras, (A) nos crimes comuns e nos de responsabilidade, os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho. (B) os conflitos de jurisdio entre autoridades administrativas e judicirias da Unio. (C) as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta. (D) os mandados de segurana contra atos dos Ministros de Estado ou do prprio Tribunal. (E) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. 70. (TRT 15-2009- Analista Judicirio) Considere as assertivas abaixo, relacionadas ao Poder Judicirio. I. Junto ao Conselho Nacional de Justia oficiar o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. II. O nmero de juzes na unidade jurisdicional ser proporcional efetiva demanda judicial e ao respectivo nmero de eleitores. III. As decises disciplinares dos tribunais sero tomadas pelo voto da maioria simples dos presentes sesso. IV. Os tribunais elaboraro suas propostas oramentrias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes oramentrias. V. Os Tribunais Regionais do Trabalho podero funcionar descentralizadamente, atravs de Cmaras regionais. Esto corretas SOMENTE (A) (B) (C) (D) (E) I e III. II e IV. I, II e III. I, IV e V. II, III e V.

71. (TRT 23-MT-2007- Analista Administrativo-FCC) No que concerne ao Conselho Nacional de Justia, pode-se afirmar que (A) ser presidido pelo Ministro do Superior Tribunal de Justia, que votar em caso de empate, ficando excludo da distribuio de processos naquele tribunal. (B) composto por onze membros, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e seis anos de idade, com mandato de dois anos, admitida uma reconduo. (C) o Ministro do Supremo Tribunal Federal exercer a funo de Ministro-Corregedor. (D) os seus membros sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (E) junto ao Conselho oficiaro o Procurador-Geral da Repblica e o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 72. (Tcnico Judicirio/rea Administrativa/TRF-4 Regio/2010) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe julgar em recurso ordinrio (A) a extradio solicitada por Estado estrangeiro. (B) o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado e o Distrito Federal.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

15

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br

(C) o crime poltico. (D) o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade. (E) as aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico. 73. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO- REA JUDICIRIA TRT 24 2006/FCC Considere as seguintes assertivas sobre o Supremo Tribunal Federal: I. As decises de mrito definitivas proferidas em aes diretas de inconstitucionalidade produziro eficcia erga omnes, vinculante e ex tunc. II. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional. III. Cabe ao Supremo Tribunal Federal apreciar, na forma da lei, argio de preceito fundamental decorrente da Constituio. IV. condio de admissibilidade do Recurso Extraordinrio a demonstrao de repercusso geral das questes constitucionais discutidas ao caso, nos termos da Lei, podendo o Tribunal recus-lo pela manifestao da maioria absoluta de seus membros. Est integralmente correto o que se afirma APENAS em (A) I, II e IV. (B) I e III. (C) I, III e IV. (D) II, III e IV. (E) III e IV. 74. PROVA: ANALISTA JUDICIRIO- REA JUDICIRIA TRT 20 2006/FCC Compor-se- de

I. quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo; II. quinze Ministros vitalcios, nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a indicao pelo Senado Federal; III. vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal; IV. quinze membros com mais de 35 e menos de 66 anos de idade, nomeados pelo Presidente da Repblica, com mandato de dois anos, admitida uma reconduo, depois de aprovada e escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. As afirmaes acima tratam, respectivamente, do: (A) Conselho Nacional de Justia; Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar. (B) Tribunal Superior Eleitoral; Conselho Nacional de Justia; Superior Tribunal Militar e Conselho Nacional do Ministrio Pblico. (C) Superior Tribunal Militar; Conselho Nacional de Justia; Conselho Nacional do Ministrio Pblico e Tribunal Superior do Trabalho. (D) Tribunal Superior do Trabalho; Superior Tribunal Militar; Conselho Nacional do Ministrio Pblico e Tribunal Superior Eleitoral. (E) Conselho Nacional do Ministrio Pblico; Superior Tribunal Militar; Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Nacional de Justia.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

16

TRIBUNAIS TEORIA + QUESTES


Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. E E A C D B A E C D ERRADO ERRADO B C B A D ERRADO / CERTO FALSO FALSO FALSO D A A B A E D A C A C C E B D C C E B ERRADO D 43. C 44. A FALSO B- FALSO C VERDADEIRO 45. A 46. CERTO / ERRADO / CERTO 47. VERDADEIR 48. E 49. A 50. CERTO 51. B 52. A 53. B 54. C 55. D 56. C 57. A CERTO B CERTO 58. E 59. C 60. CERTO / CERTO 61. C 62. E 63. C 64. A 65. E 66. B 67. A 68. A 69. C 70. D 71. E 72. C 73. B 74. B

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (81) 3035 0105

17

Potrebbero piacerti anche