Sei sulla pagina 1di 8

Curso de Macrobitica 2004/2005

7 Fim-de-semana

Tema: Cozinha para Mulheres 04.04.2005 1. Observaes Gerais A fora que cria a mulher a fora terra logo cuja energia yang, logo a consequncia yin. Tudo no Universo procura o equilbrio da quando a energia de base de um plo as consequncias so da energia do outro plo (eg. o Vero yang, os frutos e vegetais dessa poca tm uma energia mais yin). O homem criado pela fora do cu, cuja energia yin, logo a sua energia mais yang. Alimentao nos ciclos menstruais: A ovulao um perodo de energia muito yang, a alimentao no deve ser extremamente yang (nada de ovos, peixe, carne) Durante o perodo e antes do perodo: comer alguns doces mas equilibrados; Aps o perodo: altura em que a alimentao da mulher pode ser mais yang. Durante o perodo da ovulao, pode existir uma diminuio das defesas o que adicionado a alguns factos de vida, uma alimentao menos adequada pode expor a mulher a uma maior permeabilidade a vrus. Da que durante esta altura a mulher deve proteger-se um pouco, no apanhar muito frio na zona lombar. Diz-se que na altura do perodo as mulheres esto mais intuitivas, que uma altura em que tm mais dificuldade em aceitar as coisas que lhe desagradam, talvez fosse uma boa altura para observar bem o que de facto gostamos e no gostamos. Notas sobre alimentos: Mirtilos, framboesas, amoras: alimentos muito bons para a Primavera; Rebentos de soja salteados com mel de arroz, shoyo e vinagre de arroz muito bom para o fgado; Alimentos para comer antes do perodo: sumo de maa morno (ralar a ma) com 2 gotas de sumo de tangerina; Sopa de verduras relaxante. Na menopausa as mulheres devem comer menos quantidade e alterar as propores para mais vegetais e menos cereais e protenas. Os estilos culinrios devem ter mais gua e menos tempo de cozedura. Tratamentos: Compressas de sal; Compressas de gengibre. (ler Trilogia do urso das cavernas e As vozes do deserto) 2. Notas: Exemplos de alimentos especialmente aconselhveis para as mulheres: o Sabor doce natural nutre a mulher (eg. verduras redondas, abbora, cenoura, cebolas, couves,..)

Prof: Patricia Restrepo Page 63

Curso de Macrobitica 2004/2005


o

7 Fim-de-semana

As algas so um alimento muito bom para as mulheres em geral, para as mulheres na fase pr-menopausa a hiziki muito rica em clcio para as restantes a alga arame que ajuda a limpar as gorduras dos ovrios (ch de alga e cebola); o Soja preta. O primeiro ingrediente de um prato o nosso estado de esprito/sentimento com que estamos a cozinhar. O azeite um condutor de minerais; O caril arrefece o corpo, assim como as especiarias em geral. No Inverno ou em alturas em que os rins estejam dbeis no consumir especiarias (pelo menos com regularidade).

Nota: Os ovos so os alimentos mais com uma energia mais concentrada e so absolutamente desaconselhveis.

3. Receitas Soja Preta Ingredientes: chvena de soja preta 1 chvena de arroz integral chvena de arroz glutinoso Tofu seco Sal Limpar a soja com um pano hmido, tostar at se sentir um aroma a noz. Depois demolhar cerca de 5 horas ou mais a soja, demolhar igualmente o tofu. Cozinhar na presso a soja com o arroz integral e glutinoso e o tofu em 4 chvenas de gua, 10 minutos na chama alta, 20 minutos em chama baixa e mais 10 minutos em chama alta. Creme de Abbora Ingredientes: 5 cebolas; Uma abbora doce; Raspa de laranja; Pitada de caril; Miso; Azeite; Sal marinho. 1) Colocar a panela ao lume e depois o azeite (no colocar o azeite na panela fria), esperar que o azeite aquea e saltear as cebolas durante 3 minutos em chama alta, adicionar uma pitada de sal, baixar o lume e deixar saltear mais 5 minutos. 2) Juntar a abbora e voltar a saltear com pitada de sal. 3) Tapar, baixar o lume ao mnimo e deixar cozinhar com chapa difusora durante 1 hora. 4) No final fazer um pur, adicionar a raspa de laranja, um pouco de miso e o caril (opcional). Prof: Patricia Restrepo Page 64

Curso de Macrobitica 2004/2005

7 Fim-de-semana

Pode ser servido com cebolinho ou com sementes de abbora tostadas em p (moer no suribashi). Sushi - Rolos de Tofu, Hiziki e Cenoura (bom prato para a menopausa) Ingredientes: Bloco de tofu; 50 ramas de alga hiziki; 3 cenouras cortadas em tirinhas finas; Shoyo; Esteiras para sushi. 1) Cortar o tofu em lminas de 2 mm e deixar marinar em gua, shoyo durante duas horas ou mais; 2) Saltear as cenouras at que fiquem crocantes e ferver a alga hiziki; 3) Dispor as lminas de tofu com as algas e as cenouras, enrolar com a esteira e cozer no vapor durante 20 minutos. Pode tambm utilizar-se verduras ou um pouco de pickles. Molho para marinar (alternativa): Shoyo, gua, sumo de gengibre, uma pitada de caril, 1 pouco de geleia de arroz. Molho para o sushi Utilizar o lquido de marinar o tofu, juntar um pouco de kuzu (1 colher para uma chvena de lquido) e mexer constantemente, no deve ferver. Combinaes para molhos agri-doces Miso/amasake Geleia de arroz/Shoyo ou pasta umeboshi; Mostarda/Geleia de maa ou sumo de maa Sumo de tangerina/gotas de vinagre de arroz ou shoyo. Gomuku Ingredientes: 2 copos de arroz integral; 4 copos de gua; Meio copo de lentilhas; Rama de cenoura (sem os talos); 2 cebolas grandes; Meia abbora; 250 gr de seitan; Alga Kombu; Sal. 1. 2. 3. 4. 5. Cortar as cebolas em cubos de 3 cm; Partir a abbora em cubos de 3 cm; Lavar e secar a rama da cenoura; Cortar o seitan em cubos de 3 cm; Lavar o arroz e as lentilhas;

Prof: Patricia Restrepo Page 65

Curso de Macrobitica 2004/2005

7 Fim-de-semana

6. Na panela de presso juntar todos os ingredientes pela seguinte ordem: algas, arroz, lentilhas, seitan, abbora e rama de cenoura. 7. Quando a panela apitar deixar cozinhar 10 minutos de seguida baixe o lume e deixe cozinhar durante 50 min sobre a chapa difusora. Prato nico que no final do preparado tem os 16 aminocidos essenciais e que para alm das suas propriedades d-nos equilbrio e relaxa. A rama da cenoura muito contractiva e possui a vitamina K (antihemorrgica), a abbora nutre o pncreas, o seitan uma boa protena vegetal, rica em fibra. A cebola nutre o sistema nervoso e as algas kombu mineralizam. Escabeche de tempeh (prato refrescante para mulheres com falta de Ki) Ingredientes: Bloco de tempeh; Cebolas; Cenouras; Alhos; Shoyo; Vinagre de arroz; Folhas de louro. 1. Marinar o tempeh durante 3 horas em 3 volumes de gua, com shoyo, folhas de louro e alho; 2. Cortar as cebolas e as cenouras na diagonal e saltear junto com o tempeh; 3. Juntar o caldo de marinar e cozer durante 20 minutos adicionando o vinagre de arroz. Salada Escaldada Ingredientes: Couve-flor; Brcolos; Cenouras; Cebolas. 1. 2. 3. 4. Cortar as flores dos brcolos e da couve-flor; Cortar as cenouras em diagonais e depois em meias luas; Escaldar os legumes por esta ordem: cenouras; couve-flor, brcolos e cebolas. Misturar as verduras e adicionar as sementes de ssamo tostadas e vinagre de ameixa. Pode ser servido com maionese de tofu (opcional).

Cebolas com Miso Ingredientes: 4 cebolas pequenas; 1 tira de 4 cm de alga kombu; 1 colher de miso; 1 colher de kuzu; Cebolinho. Prof: Patricia Restrepo Page 66

Curso de Macrobitica 2004/2005

7 Fim-de-semana

1. Dar 6 a 8 golpes na cebola sem serem muito profundos, colocar as cebolas sobre a alga num tacho e cobrir at metada com gua; 2. Tapar o tacho e quando levantar fervura baixar o lume; 3. parte fazer um pur com miso e um pouco de gua e colocar um pouco em cada cebola. 4. Deixar cozinhar cerca de 20 minutos at as cebolas estarem translcidas e suaves. 5. Desfazer o kuzu com um pouco do caldo, acrescentar ao lquido das cebolas. 6. No final, as cebolas parecem flores abertas e pode servir-se com cebolinho por cima. Brcolos no vapor e maionese de tofu Ingredientes: Brcolos; Tofu; Azeite; Pasta de ameixa umeboshi. Cortar as flores dos brcolos e aquecer no vapor. Para a maionese cozer o tofu e misturar com os restantes ingredientes (azeite e a pasta de umeboshi) com os troncos dos brcolos e um pouco do caldo da cozedura, at obter uma pasta cremosa Algas wakam com cebola Ingredientes: 30 gramas de alga arame 5 cebolas Shoyo 1. Demolhar as algas wakam num pouco de gua; 2. Partir as cebolas em meias luas e salte-las com um pouco de sal at ficarem translcidas. 3. Adicionar as algas wakam com a gua de demolhar e fazer um estufado at que o lquido se evapore. 4. Juntar no final umas gotas de shoyo. Tarte cremosa de Mirtilos Ingredientes: Base de uma taa de concentrado de maa (ou geleia de arroz); taa de leo de milho pu azeite; 1 colher de sopa de sumo de maa; 1 taa de farinha integral (espelta) 1. Misturar o concentrado de maa, leo e o sumo com pitada de sal; 2. Juntar a farinha e deixar repousar a massa; 3. Untar o tabuleiro com leo e polvilhar com farinha, estender a massa e colocamos na forma e picamo-la com um garfo; 4. Colocar no forno pr-aquecido a 200 cerca de 15 a 20 minutos at que fique ligeiramente dourada.

Prof: Patricia Restrepo Page 67

Curso de Macrobitica 2004/2005


Creme 4 taas de creme de arroz; taa de amndoas; 1 colher de pasta de umeboshi; de taa de concentrado de ma; Sumo de ma; 10 colheres de agar-agar em p.

7 Fim-de-semana

1. Juntar a laga com o sumo de ma e levar ao lume durante 10 minutos at que se dissolva; 2. Adicionar os restantes ingredientes e deixar em lume brando mais 15 minutos; 3. Misturar com a varinha mgica e colocar sobre a massa; 4. Levar ao forno durante 20 minutos. Cobertura Compota de mirtilo; de taa de leite de arroz; de taa de mel de arroz; 2 colheres de sopa de kuzu (farinha de amido de milho); 1 colher de sopa de agar-agar; Sal.
Nota: (pode ser feita apenas com a compota, agar-agar, gua e pitada de sal)

1. Demolhar a agra-agar 10 minutos no leite de arroz, dissolver com o kuzu. 2. Aquecer o resto do leite juntando a compota, a geleia, pitada de sal, agar-agar, mexendo constantemente. 3. Deixar arrefecer at que fique morno e colocar por cima do creme. 4. Decorar a gosto e deixar arrefecer algumas horas. Nota: para se saber se a quantidade de agar-agar est correcta, colocar 2 gotas do preparado num parto se passado poucos segundos se virar o prato e estiver slido, a quantidade est correcta para gelatinar.

Prof: Patricia Restrepo Page 68

Curso de Macrobitica 2004/2005


Tema: Cozinha para Homens 1. Observaes Gerais

7 Fim-de-semana
05.03.2005

Os homens devem: Manter os rins fortes; Evitar o vinho, aucares refinados e alimentos muito ying pois interferem na vitalidade sexual, assim como jantar muito tarde; Ingerir alimentos mais yang: mais miso, mais shoyo, mais peixe, mais fritos. 2. Receitas Bardana Ingredientes: Bardana; Farinha para seitan; Kombu; Shoyo; leo para fritar. 1. Demolhar tirar largas de kombu; 2. Cortar a bardana s tirinhas e levar a ferver durante 5 minutos (se no houver bardana utilizar cenoura cortada em tiras); 3. Cortar a bardana s tirinhas e levar a ferver durante 5 minutos; 4. Passar a bardana pela farinha do seitan e fritar; 5. Cozinhar a alga kombu com tamari at que as tiras fiquem moles; 6. Adicionar a bardana e cozinhar no lquido anterior cerca de 30 minutos. Nota: pode cozinhar-se a kombu com shoyo, gua e gengibre, pode ainda adicionar-se cebolinho e salsa. Trata-se de um prato tradicional para recuperar os rins e ganhar energia. Croquetes de milho Ingredientes: Milho cozido; Pasta umeboshi; Cebolino; Salsa; Azeite; Farinha espelta. 1. 2. 3. 4. Amassar o milho frio com a pasta de umeboshi; Picar o cebolinho e a salsa; Misturar com a massa e fazer bolinhas com a mos hmidas; Passar pela farinha de espelta e fritar em azeite quente.

Nota: Pode utilizar-se millet com arroz integral (3 de millet com 1 de arroz e o dobro de gua), cozer na presso: 10 minutos e 40 minutos na chapa difusora). Fritos de alga Kombu Prof: Patricia Restrepo Page 69

Curso de Macrobitica 2004/2005

7 Fim-de-semana

Ingredientes: Alga Kombu; Pimenta; Limo; leo de girassol (ou de grainha de uva) 1. Aquecer o leo at atingir uma temperatura elevada; 2. Levar a fritar as algas cerca de 5 segundos cada uma; 3. Servir condimentadas com um pouco de pimenta e limo. Truta no vapor com miso (yang suave) Ingredientes: Truta selvagem (sem ser de viveiro) ou outro pescado branco (pescada, robalo, ) Miso; Gengibre; Cebolinho. Abrir a truta ao meio e untar o seu interior com miso e deixar cozer suavemente no vapor. Servir com sumo de gengibre por cima e com cebolinho cortado. Mousse de tangerina Ingredientes: 30 tangerinas; Pitada de sal; de chvena de alperces; 10 colheres de kuzu. 1. Espremer as tangerinas e aquecer com pitada de sal; 2. Adicionar o kuzu previamente desfeito num pouco de sumo cru e mexer cerca de 20 minutos 3. Adicionar os alperces cortados aos gomos e deixar esfriar no congelador. Pequenos Almoos (ver fotocpia).

Prof: Patricia Restrepo Page 70

Potrebbero piacerti anche