Sei sulla pagina 1di 5

A mulher encurvada - Lucas 13.

10-17
INTRODUO:
Infelizmente, muitos crentes esto vivendo como os escravos. O preo j foi pago, todos os requisitos legais foram preenchidos. Deus aceitou a "a proclamao da emancipao" feita por Jesus no Calvrio, quando disse: "Est consumado". Em Cristo, fomos libertos para sempre! Ns no somos mais escravos de nossos pecados, nosso passado, nossa culpa, ou qualquer outra coisa que poderamos citar. No entanto, ainda vivemos em cativeiro porque no aceitamos a liberdade disponvel para ns em Jesus. Esta passagem sobre como Jesus pode nos libertar. Quando observamos Ele libertar esta mulher doente da escravido de sua doena, temos uma imagem do que Ele pode fazer por ns, se chegarmos a ele. Talvez hoje seja o dia em que voc identificar o que te prende e voc se livrar dele para sempre!

I. O TORMENTO QUE ELA SOFREU. V. 11,16


A. Ela foi afetada fisicamente - Esta mulher sofria com uma dor fsica severa. Seu corpo estava encurvado. Certamente, cada dia era uma luta para ela. Ela encontrava-se em uma condio fsica que a impedia de olhar para cima. Ela no poderia, por sua prpria fora, superar sua condio. Infelizmente, muitos tm se encontrado em um estado espiritual em que no podem olhar para cima tambm! Totalmente incapazes de ver alm do tormento que esto experimentando em suas vidas. Se voc do Senhor, at mesmo suas aflies so parte de seu plano para a sua vida, Romanos 8:28. B. Ela foi atacada espiritualmente - O versculo 16 nos permite saber que esta mulher era um israelita e uma crente. No entanto, ela est sob o ataque do diabo! Satans a amarrou e causou seu corpo ser quebrado por sua aflio. Mesmo as pessoas salvas podem ser atacadas pelo diabo. Agora, precisamos entender que nenhum santo de Deus pode ser possudo por demnios. Jesus no expulsa qualquer demnio aqui. Ele simplesmente falou a sua condio. Ela no estava possuda por demnios, ela estava oprimida por demnio! Na maioria das vezes, nossas doenas so apenas aquilo que parte integrante da experincia humana. O ponto aqui que os crentes podem estar sob o ataque do inimigo. Ele vai procurar maneiras de prender as nossas vidas e impedir-nos de ser tudo o que Deus quer que sejamos.

O que tem prendido voc esta noite? Pecado? Amargura? Tentao? dio? A falta de perdo? Culpa? Vcio? Luxria? Inveja? Ganncia? Religio? Medo? Preocupao? Finanas? A lista poderia continuar, mas o fato , tudo e qualquer coisa, at mesmo as coisas boas da vida podem ser usadas pelo inimigo para prender, dificultar e devastar a nossa vida, se ns permitimos! C. Ela foi afetada socialmente - Sem dvida, por causa de sua condio, esta mulher era considerada uma aberrao. Ela era uma excentricidade para ser ridicularizada e imitada por crianas. Ela era um pria e provavelmente era indesejada, mal amada e abandonada. Ela era o tipo de pessoa que voc iria evitar na rua. Ela era um pria social! Ela conhecia a dor da rejeio. Alguns de vocs esto afetados dessa maneira esta noite. Cuidado, no permita que sua rejeio se torne em amargura. O inimigo vai prend-lo, se voc permitir! Antes de prosseguirmos nesta passagem, quero apontar algo sobre essa mulher. Para mim, ela uma das imagens mais poderosas de f e fidelidade no Novo Testamento. Ela estava nesta condio por 18 anos! Se ela foi sinagoga todos os sbados durante os 18 anos, ela participou de cerca de 1.000 reunies l. Ela esteve doente por 18 anos. Ela no foi curada, ainda assim ela acredita em Deus! Ela ora, mas, mesmo quando parece que Deus no vai responder, ela permanece fiel. Ela vai para os cultos, a despeito do fato de que algum poderia pensar algo sobre ela. Ela sofreu durante anos enquanto Deus apenas a observava, ela ainda permaneceu fiel! Se tivermos uma dor de cabea, corremos para o frasco de remdio e deixamos de ir a igreja. Ela estava encurvada, mas ela entrava na casa de Deus para adorar! Ns permitimos a menor coliso na estrada da vida desviar-nos e levar-nos a querer jogar a toalha. Ela persistiu em sua f, mesmo quando a vida estava difcil, porque ela amava o Senhor seu Deus! Eu acho que ela continuava fiel porque ela sabia que Deus sabia melhor. Eu acho que ela ainda acreditava em seu corao que Deus um dia responderia a sua orao. Eu acho que ela sabia que Deus era digno de sua adorao, se Ele a tocasse ou no! Ela o amava e ela iria ador-Lo, apesar dos obstculos que enfrentava. Ela estava comprometida com o Senhor! Estamos comprometidos?

II. O TOQUE QUE ELA EXPERIMENTOU. V. 1217


Esta mulher no foi a nica que chegou sinagoga para adorar. Jesus Cristo estava presente naquele dia e Ele veio para adorar tambm. A Bblia diz o versculo 12: "Vendo-a". Jesus foi para a Casa de Deus para adorar.

Ele sabia que a adorao genuna envolve mais do que apenas sentar em seu lugar. A adorao mais do que uma experincia da cabea. uma experincia do corao que encontrou reao em Suas mos! Muitos vm igreja, sentam-se no banco, colocam seu crebro em ponto morto e se deslizam atravs do culto, sem se moverem ou serem movidos por aquilo que eles experimentam. A adorao genuna acontece quando nossa f se move da cabea, at nossos coraes e ento atravs de nossas mos, Tiago 1:27. O tempo gasto na igreja que no move o corao e no motiva suas mos no adorao, apenas tempo gasto na igreja! A. Ela recebeu uma palavra de compaixo - Quando Jesus a viu, ele a chamou para vir a ele. Quando ela enfrentou seu caminho e foi onde Ele estava, Ele falou com ela. Ele a chamou de "Mulher". Que palavra de compaixo! Aqui estava uma mulher cuja beleza h muito havia desaparecido. As pessoas no a via como uma mulher, mas como uma aberrao, um objeto de repulsa, zombaria, e provavelmente pena. No entanto, Jesus a viu como uma mulher! Outros podem no ter reconhecido a sua importncia, mas Jesus reconheceu. Ele a amava como ela era! Ningum em torno de voc pode reconhecer o seu valor, mas Jesus reconhece. Ele no te v pelos problemas que voc carrega. Ele no v voc luz de seu passado, seus problemas ou suas cicatrizes. Ele v voc pelo que voc pode se tornar atravs da Sua graa incomparvel! Ele v o que Ele pode fazer em, para e atravs de voc. Ele te v como importante, especial e honroso diante dele. Ento Ele falou as palavras que deve ter emocionado a sua alma, "ests livre da tua enfermidade". O que ela tentou e no conseguiu fazer, Jesus fez com uma palavra! O que ela e nem ningum nunca poderia ter feito, Jesus fez com uma palavra! Eu no sei o que te prende esta noite. Eu no sei com que tipo de passado voc est lutando. Eu no sei que tipo de demnios emocionais que assombram o seu dia a dia. Eu no sei sobre os vales e os fardos, mas eu sei quem pode! Eu sei que se voc se chegar a ele, Mateus 11:28, Ele pode falar a palavra de libertao que vai te libertar de tudo o que dificulta voc. Ele no te salvou para deix-lo em cativeiro. Ele te salvou para te fazer livre, Joo 8:36. B. Ela recebeu uma obra completa - Este milagre que Jesus realizou para esta mulher foi rpido, perfeito, pblico, permanente e foi internalizado! Era difcil negar! 1. Ele afetou a cura - Depois que Jesus falou, Ele a tocou e imediatamente ela ficou ereta! J no era mais forada a se mover de lugar para lugar, nunca foi capaz de olhar para cima, ver as estrelas, olhar para o cu. No

era mais deformada e bizarra. J no seria mais alvo de piadas e um objeto de escrnio. Ela tinha sido curada! O que Jesus fez por ela, Ele tem o poder de fazer por voc. Ele pode quebrar as algemas que te prendem e libert-lo. Voc precisa do Seu toque na sua vida. Voc precisa se chegar at ele e olhar para Ele para a libertao! 2. Ele atacou a causa A aflio desta mulher era causada por Satans. Jesus repreendeu a influncia do diabo em sua vida e a libertou! Amigo, ele quer fazer a mesma coisa para voc hoje. Ele quer livr-lo da escravido da sua dor. Ele quer curar suas cicatrizes emocionais. Ele quer te libertar da dor e da solido que voc sente! Nossos inimigos, o mundo, a carne e o diabo tem o prazer em nos manter em cativeiro. Porque, quando estamos presos, somos inteis para o Senhor e no podemos contribuir para a obra do reino do Salvador. Jesus tem um plano para torn-lo livre. Voc precisa se chegar at ele! 3. Ele se dirigiu aos crticos - Quando este milagre aconteceu, as pessoas na sinagoga comearam a alegrar-se, versculo 17. No entanto, o chefe da sinagoga disse ao povo que eles poderiam ser curados qualquer um dos outros seis dias da semana. Ele estava querendo dizer que o sbado era mais importante do que as necessidades do povo! Jesus repreendeu esta ideia e apenas disse a este homem que estava colocando as necessidades dos animais acima das necessidades das pessoas! Na verdade, Jesus diz que ele um hipcrita! Ele amava sua religio mais do que amava a Deus, ou o povo de Deus! Quando este homem foi para a casa de Deus, ele estava preocupado com sua religio e sua reputao. Quando Jesus foi, Jesus viu os outros e suas necessidades. O chefe da sinagoga estava determinado a levar a cabo a sua religio sem ser distrado pelas necessidades em torno dele. Jesus, por outro lado, estava sempre procura de como ele poderia ajudar aqueles em torno dele. Ele estava cuidando dos negcios do pai, Joo 5:19-20. A primeira coisa a lembrar, que Jesus Cristo ainda tem o mesmo poder em Seu toque, esta noite. Se voc estiver perdido, ele ainda tem o poder de salvar voc. Se voc est sofrendo, seja emocionalmente, espiritualmente, ou fisicamente, ele ainda tem o poder de curar voc. Se voc est preso esta manh pelas muitas coisas que vem contra os filhos de Deus. Ele tem o poder de tocar em voc e te libertar!

III. A TRANSFORMAO QUE ELA EXPERIMENTOU. V. 13.


A. Ela foi curada externamente - A vida nunca mais seria a mesmo para ela de novo! Sua condio havia sido alterada para sempre! Ela era toda ela, estava ereta e estava livre da escravido do seu estado. Esse o poder do Seu toque. uma mudana de vida e forte. Quando Ele toca, endireita o que est errado e d-lhe a cura, voc nunca mais ser o mesmo novamente. Voc v, quando Jesus cura o corao, ele sempre afeta o homem exterior tambm, Romanos 12:1-2; 2 Corntios 10:3-5. Alis, na mente que a verdadeira mudana efetuada. Quando o homem interior afetado, todo homem exterior mostra o fruto desse trabalho! B. Ela foi curada emocionalmente - Esta pobre mulher, humilhada, quebrado, se endireitou e comeou a louvar o nome de Jesus Cristo. Sua dor tinha sido substituda com o Seu louvor! Sua vergonha foi substituda com seu grito! Ele havia tocado e agora ela estava livre! Ela simplesmente continuou levantando a sua voz em louvor a Deus! Que graa que pode substituir nossa escravido com a liberdade gloriosa encontrada em Jesus. Quando experimentamos Seu toque, quando Ele rompe os laos que nos prendem, quando Ele nos livra das cicatrizes, dor e provaes da vida, Ele substitui a nossa tristeza com a Sua glria. Quando o Senhor te libertar, no se preocupe com isso, apenas d-lhe o louvor que Ele merece!

CONCLUSO:
Tudo o que eu disse esta noite foi projetado para que voc saiba que Jesus Cristo se importa com voc e Ele tem um plano para ajud-lo. Ele quer te libertar de tudo o que te prende hoje. Eu quero que voc perceba que Jesus fez o primeiro movimento. Ele a chamou para ir at Ele, versculo 12. Ela respondeu ao seu chamado, veio a Ele e conseguiu a ajuda que precisava. Ele est chamando voc hoje? Existe algo em sua vida que te prende? Alguma dor do passado? Algum pecado secreto ou escondido? Alguma amargura e rancor que tem encravado em seu corao? Talvez voc s precise vir a Ele. Ele vai te salvar se voc vir. Quando que vamos aprender que a nica maneira de obter a ajuda de que precisamos do Senhor ir ao seu encontro. Ou seja, quando Ele chama, nos achegarmos a ele. Quando Ele chama respondermos. Quando fazemos isso, temos a promessa de que Ele vai estar l para nos encontrar e nos ajudar a obter a cura de que necessitamos para as nossas vidas.

Potrebbero piacerti anche