Sei sulla pagina 1di 30

Cronologia da MTC

Artigo traduzido de

http://www.shennong.com
Verso em Portugus: PauloHenriquePereiraGonalves Superviso :
EphraimFerreiraMedeiros Projeto

www.medicinachinesaclassica.org

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) passou por um longo trajeto de desenvolvimento; cercada por uma completa ordem de teorias mdicas, experincias prticas e tcnicas teraputicas singulares. Sua fundao original se estabeleceu a mais de 2000 anos atrs, mas fora moldada pelo acmulo do conhecimento reunido por diversos praticantes dedicados de diferentes abordagens mdicas, que tiveram a precauo de documentar suas descobertas. Adicionalmente, o processo de desenvolvimento da MTC tambm for a influenciada por diversas prticas mdicas e culturais de diversas localidades geogrficas e filosofias mdicas, as quais algumas vezes no concordavam entre si. Resumindo, a prtica moderna da MTC largamente moldada pelas anotaes de autores sobre os textos clssicos, considerados o fundamento da prtica da MTC. Com o tempo, tornou-se integrada prtica da medicina ocidental na China. Ao se compreender os estgios de desenvolvimento da MTC, somos capazes de entender melhor suas contribuies, assim como suas limitaes na promoo da sade.

O Huangdi Neijing (Clssico Interno do Imperador Amarelo) j foi traduzido para o Portugus, Ingls e Francs.

A linha do tempo est dividida da seguinte forma: I. Origem da Medicina Chinesa II. As Primeiras Atividades Mdicas III. O Surgimento e o Desenvolvimento do Sistema Terico da Medicina Chinesa IV. Verstil Desenvolvimento em Medicina V. Grande Inovao e Realizao em Medicina VI. Posterior Desenvolvimento na Teoria e Prtica Mdica VII. Revolues nos ultimos 100 anos

I. Origem da Medicina Chinesa Antiguidade - ( ~ 2000 AC ):


Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos Chineses antigos gradualmente descobrem plantas medicinais enquanto coletavam comida. Durante o perodo de cls, a descoberta do fogo gradualmente levou inveno de compressas quentes e moxabusto. A prtica da medicina encontrava-se misturada com a feitiaria para curar enfermidades.

Imperador Amarelo & Tidos como os fundadores da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Shen-nong

II.As Primeiras Atividades Mdicas Shang (1700-1100 AC):


Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos Inscries em ossos oraculares descrevem o uso de vinho e gua quente como medicamentos e o uso de agulhas e facas de bronze como instrumentos cirrgicos. Os orculos tambm falavam de um nmero de doenas e enfermidades. Tido como desenvolvedor de mtodos de decoco e de extender suas aplicaes.

Yi Yin

III. O Surgimento e o Desenvolvimento do Sistema Terico da Medicina Chinesa Dinastia Zhou (1100 - 221 AC):
Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos De acordo com o livro Ritos de Zhou, este perodo possuia um sistema mdico organizado no qual oficiais da corte do imperador possuam especialidades diferentes, como dietistas, doutores em enfermidades, cirurgies e veterinrios. O livro tambm registrava epidemias sazonais e drogas relevantes para tratamentos. Utilizava o desequilibrio de seis fatores (yin, yang, vento, chuva, noite e dia) para explicar a causa de vrias doenas. O primeiro mdico de quem se tem registros, que teria estabelecido os procedimentos de diagnstico em medicina chinesa. Fora por volta desse perodo que as filosofias do yin/yang e dos cinco elementos comea a ser aplicada medicina chinesa. Huang Di Nei Jing (O Clssico Interno do Imperador Amarelo) Importncia: O livro composto de duas partes: o Suwen (O Livro das Perguntas Simples) & o Lingshu (O Eixo Espiritual). O livro resume experincias mdicas anteriores e lida com a anatomia e fisiologia do corpo humano. Estabelece os fundamentos da MTC.

Yi He Bian Que

Dinastias Qin & Han(221 AC - 220 DC):


Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos Um influxo de pensamentos filosficos na prtica da medicina chinesa ocorreu devido a vasta adoo de crenas diferentes. Wushier Bingfang (As 52 Prescries) Importncia: a referncia escrita mais antiga a respeito da farmacologia chinesa. O livro documenta combinaes de ervas que eram utilizadas na poca. Aprendizes eram a forma mais comum de se ensinar novos mdicos durante a poca. Exames para se recrutar mdicos qualificados so introduzidos. Shennong Bencaojing (Clssico da Medicina Herbal de Shen Nong) Importncia a referncia mais antiga mais antiga farmacopia chinesa. O livro lista um total de 365 medicamentos chineses e descreve alguns princpios da combinao de ervas (prescries). Hua Tuo Foi o pioneiro no uso de drogas anestsicas e inventou exerccios de ginstica conhecidos como O jogo dos cinco animais para ajudar os chineses a manterem-se em forma e saudveis. Shanghan Zabinglun (Tratado das Doenas Induzidas por Frio ou Mistas) Importncia Este livro estabelecera o diagnstico baseado em uma analise geral de sinais e sintomas. Suas 269 prescries tornaram-se a base da prtica clnica moderna. Fora reescrito e dividido em duas partes chamadas Shanghanlun (Tratado das Doenas Induzidas por Frio) e Jinkui Yaolue (Resumo da Cmara Dourada).

Zhang Zhongjing

IV. Verstil Desenvolvimento em Medicina A Idade Mdia Chinesa ( 220 - 581 DC ):


Pessoas/Autores Importantes Wang Shuhe Textos/Eventos Maijing (Clssico do Pulso) Importncia Uma compilao de todo o conhecimento a respeito do diagnstico pelo pulso at o momento. Estabelece os padres para o diagnstico do pulso e o texto mais antigo sobre o estudo do pulso. Huang Fumi Zhenjiu Jiayijing (Clssico Sistmico sobre Acupuntura e Moxabusto) Importncia O texto considerado o mais antigo e completo guia de referncia sobre acupuntura e moxabusto. Resume informaes sobre os meridianos, pontos de acupuntura, manipulao de agulhas e contraindicaes. Lista um total de 349 acupontos e discute as propriedades teraputicas de cada ponto. Ge Hong Zhouhou Jiuzufang (Guia Prtico de Prescries para Emergncias) Importncia Primeiro guia clnico para emergncias contendo informaes sobre doenas mais comuns, casos de emergncias e um resumo sobre as terapias relacionadas. Lei Xiao Leigong Paozhilun (O Tratado Sobre o Processamento de Medicamentos) Importncia Primeiro tratado sobre a preparao e processamento de drogas; tornou-se a prtica da poca. Gong Qingxuan Liuquanzi Guiyifang (Os Remdios de Liu legados por Fantasmas) Importncia O mais antigo tratado conhecido sobre cirurgia chinesa. Tao Honjing Bencaojing Jizhu (Anotaes ao Clssico da Materia Mdica) Importncia O nmero de ervas medicinais listadas neste livro de referncias crescera para 730. Foram acrescentadas informaes sobre elas, como sua natureza, localizao e poca de colheita. Este livro dominar a literatura farmacutica at a metade do sc. VII.

Dinastias Sui & Tang ( 618-907 DC ):


Perodo Pessoas/Autores Importantes Chao Yuanfang Textos/Eventos Zhubing Yuanhoulun (Tratado sobre as Causas e Sintomas das Doenas) Importncia O mais antigo registro da China que categoriza as causas, sintomas e patologias de 1739 tipos de doenas de forma sistemtica. 624 Governo Tang Academia Mdica Imperial estabelecida, a qual instala instituies para o ensino de diversas areas de medicina. Ao mesmo tempo, algumas escolas de medicina locais eram estabelecidas. Xinxiu Bencao (Matria Mdica Recentemente Revisada) Importncia Primeira farmacopia official da China e do Mundo, onde se listava 844 tipos de medicamentos chineses. Fora o primeiro a incluir diagramas e ilustraes das plantas no texto. 581-682 Sun Simiao Qianjin Yaofang (Prescries Valendo Mil Ouros para Emergncias) & Qianjin Yifang (Suplemento s Prescries Preciosas) Importncia Primeira enciclopdia mdica na China, composta de 30 volumes e 5300 prescries. Tais livros tratavam de acupuntura, moxabusto, diettica assim como preveno de doenas e preservao da sade. Foi uma incrvel referncia ao tratamento de enfermidades por deficincia. 621-714 Meng Xin Shiliao Bencao (Terapia da Dieta Herbal) Importncia Farmacopia com referncias tanto medicinais quanto dietticas. 713-741 Chen Cangqi Bencao Shiyi (Suplemento Matria Mdica) Importncia Esta farmacopia tornara-se um guia prtico para o diagnstico clnico e aplicao de drogas. Contribuiu grandemente para o desenvolvimento de prescries. 752 Wang Tao Waitai Miyao (Segredos Essenciais da Biblioteca Imperial)

659

Su Jing

Importncia Compndio de prescries de um mestre disponvel antes da Dinastia Tang. Cobre uma srie de referncias antigas, prescries e desenvolvimento mdico. 841-846 Mestre Taosta Lin Lishang Xuduan Mifang (Mtodos Secretos para se Tratar Traumas e Fraturas) Importncias O mais antigo tratado sobre cirurgias nos ossos e traumatologia. 847 - 859 Zan Yin Jingxiao Chanbao (Tesouros Testados em Obstetrcia) Importnica Primeiro trabalho chins sobre ginecologia e obstetricia. 974 Liu Han & Ma Zhi Kaibao Chongding Bencao (Matria Mdica Revisada da Era de Kaibao) Importncia Este clssico sobre herbologia expandira o nmero de ervas para 983; seus mtodos de classificao foram melhor desenvolvidos.

V. Grande Inovao e Realizao em Medicina Dinastia Song ( 960-1279 DC ):


Perodo Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos Taiping Shenghuifang (Formulrio da Benevolncia Imperial da Era Taiping) Importncia O primeiro livro oficial de prescries da China. Lista um total de 16.834 prescries e seus detalhes de ao, princpios de combinao e devida administrao de uma forma sistemtica. 1027 Wang Weiyi Tongren Shuxue Zhenjiu Tujing (Manual Ilustrado dos Acupuntos da Esttua de Bronze) Importncia O livro ilustra todos os meridianos e seus acupontos. Wang Weiyi Responsvel por desenhar e forjar duas estatuetas de bronze em tamanho real para acupuntura. Importncia Tais invenes marcaram um passo importante no ensino da MTC, utilizando os modelos como uma ferramenta concreta de demonstraes. 1057 Governo Song O Bureau para a Re-edio de Livros Mdicos foi estabelecido para se coletar, examiner e verificar todos os textos mdicos legados por 1000 anos de histria. Como resultado, vrios clssicos foram publicados e diversos livros reescritos ou revisados sob novos ttulos.

982 - 992 Wang Huaiyin

1060

Zhang Yuxi

Jiayou Buzhu Shennong Bencao(Matria Mdica Completa e Comentada da Era Jiayou) Importncia O nmero de medicamentos registrados aumentou para 1.083.

1061

Su Song

Bencao Tujing (Materia Mdica Ilustrada) Importncia A primeira prensa imprimindo ilustraes foi includa em uma farmacopia.

1075

Su Shi & Shen Gua

Sushen Liangfang (Prescries Eficazes de Su e Shen) Importncia Um texto publicado individuamente.

1076

Governo Song

O Bureau Imperial de Medicina estabelece dispensrios para o cuidado do povo.

1082

Tang Shenwei

Zhenglei Bencao (Matria Mdica Classificada) Importncia Uma farmacopia que lista 1558 drogas com ilustraes; parmaneceu como modelo pelos prximos 500 anos.

1086

Han Zhihe

Shanghan Weizhi (Significados Escondidos das Enfermidades Shanghan) Importncia Um dos mais antigos estudos sobre Shanghanlun (Tratado sobre as Doenas Induzidas por Frio).

1093

Dong Ji

Xiaoer Banzhen Beiji Fanglun (Prescries Emergenciais para Doenas Pediatricas de Pele) Importncia O primeiro trabalho publicado sobre varola na China, incluindo suas causas, terapias e prescries.

1098

Yang Zijian

Shichanlun (Dez tipos de Dificuldades no Nascimento) Importncia O mais antigo texto que menciona o mtodo de verso, um procedimento manual para mudar a posio do feto de forma que o parto seja facilitado.

1100

Pang Anshi

Shanghan Zongbinglun (Tratado Geral sobre as Enfermidades Shanghan) Importncia Um antigo estudo sobre Shanghan e Wenbing.

1102 - 06 Yang Jie

Cunzhentu (Atlas Anatmico da Verdade) Importncia O mais antigo trabalho sobre anatomia, baseado em autpsias.

1103 1107

Governo Song Chen Shiwen

O Bureau Imperial de Medicina estabelece o departamento de manufaturao de drogas. Taiping Huimin Heji Jufang (Formulrio do Bureau do Dispensrio de Cuidado Sade de Taiping) Importncia Representa o primeiro livro de prescries publicado pelo governo no mundo.

Zhu Gong

Leizheng Huorenshu (Tratado Classificado no Salvamento de Vidas) Importncia O autor revisa o texto de Shanghanlun e adiciona suplementos suas terapias.

1111 - 17 Oficiais Mdicos da Dinastia Song Shengji Zonglu (Coleo Geral de Remdios Imperiais) Importncia Este formulrio rene informaes de uma ampla variedade de fontes como textos antigos e prescries populares. 1116 Kou Zongshi Bencao Yanyi (Desenvolvimento da Medicina Herbal) Importncia Baseado nas teorias j estabelecidas, o escritor inova os ensinamentos sobre as propriedades das ervas, e dispensa certas crenas de longa data. 1119 Yan Xiaozhong Xiaoer Yaozheng Zhijue (Chave para a Diferenciao e Tratamento das Enfermidades Infantis) Importncia As experincias de trabalho do famoso pediatra Qian Yi (1035-1117), que fora o mestre do autor, foram detalhadas nesse livro. O livro teve uma contribuio significativa para o desenvolvimento da MTC em pediatria. 1132 Xu Shuwei Puji Benshifang (Formulrio com Fatos Bsicos) Importncia Um texto de prescries escrito e editado por um indivduo. 1144 Cheng Wuji Zhujie Shanghanlun (Comentrios sobre Shanghanlun) Importncia O primeiro tratado abrangente acerca dos comentrios feitos sobre Shanghanlun. 1150 Liu Fang Youyou Xinshu (Um Novo Livro de Pediatria) Importncia Um tratado sobre pediatria, que examina e rene os resultados obtidos antes da Dinastia Song. O escritor tambm criara um mtodo de diagnstico baseado na inspeo das veias dos dedos das crianas.

1174

Chen Yan

Sanyin Jiyi Bingzheng Fanglun (Tratado Acerca das Trs Causas de Doenas com Sndromes e Remdios) Importncia O livro difundira a "teoria das trs causas", seguida de perto por escritos posteriores.

1182

Liu Yuansu

Yuanbingshi (Os Padres e Mecanismos das Causas de

Doenas do Questes Simples) Importncia Um texto que estuda o Suwen (Livro das Questes Simples); resume os conceitos patognicos. Liu Yuansu Baomingji (Questes Simples: Discurso sobre o Mecanismo de Preservao da Vida) Importncia Um estudo sobre o Suwen (Livro das Questes Simples), o qual foca na teoria dos cinco elementos e seis influncias. Zhang Yuansu Zhenzhunang (A Bolsa de Prolas) Importncia Uma farmacopia que forneceu avanos significativos na teoria das aes das drogas, especialmente relacionadas ao tropismo dos meridianos. 1189 Cui Jiayan Cuishi Maijue (Princpios do Pulso por Mestre Cui) Importncia Utilizando-se de clssicos anteriores como referncia, o escritor ajuda no refinamento e elaborao dos estudos sobre pulso. 1208-24 Bureau Imperial de Medicina Xiao'er Weisheng Zongwei Lunfang (Uma Detalhada Discusso Geral sobre o Formulrio para Higiene Peditrica) Importncia Um dos mais importantes textos sobre pediatria da poca, incluindo idias inovadoras sobre o ttano em crianas. 1217 - 21 Zhang Congzheng Rumen Shiqin (Deveres Confucionistas para Servir seus Pais) Importncia Difundiu a teoria das "seis portas e trs mtodos ". 1220 Wang Zhizhong Zhenjiu Zishengjing (Nutrindo a Vida com Acupuntura e Moxabusto) Importncia Esta publicao exerceu considervel influncia na acupuntura e moxabusto; descreve como escolher acupontos de acordo com a diferenciao de sndromes.

1186

1224

Zhang Gao

Yishuo (Sobre Medicina) Importncia Um antigo estudo sobre a histria da medicina chinesa; registra descobertas de mdicos conhecidos assim como

anedotas relacionadas. 1226 Wenren Qinian Beiji Jiufa (Tratado de Moxabusto para Emergncias) Importncia Livro discutindo sobre mtodos de moxabusto para casos de emergncia. 1237 Chen Ziming Furen Daquan Liangfang (O Livro Completo das Prescries Eficazes para Mulheres) Importncia Extenso tratado sobre ginecologia e obstetrcia. Tornouse um importante trabalho de referncia para os perodos posteriores. 1247 Li Gao Neiwai Shangbian Huolun (Tratado sobre a Diferenciao de Danos Endgenos e Exgenos) Importncia Colaborou com a elaborao dos princpios de diferenciao de sndromes de acordo com os rgos. Seu contedo identifica as diferenas entre enfermidades exgenas e endgenas. Song Ci Xiyuanlu (Registros Renidos da Jurisprudncia Mdica) Importncia Tratado sobre medicina forense, tornando-se as bases para os julgamentos legais. 1249 Li Gao Piweilun (Tratado Sobre o Bao e Estmago) Importncia Tratado sobre as enfermidades do bao e estmago, sendo ainda hoje uma importante referncia na prtica da MTC. 1253 Yan Yonghe Jishengfang (Formulrio para Socorrer o Enfermo) Importncia Uma publicao individual reunindo 400 prescries. 1254 Chen Wenzhong Xiao'er Douzhen Fanglun (Tratado sobre a Varola em crianas) Importncia Um tratado sobre varola, com prescries anexadas. 1263 Chen Ziming Waike Jingyao (Essncia da Cirurgia Externa) Importncia Este livro marca o estabelecimento da medicina externa e cirurgia em traumatologia como ramos independentes de medicina.

O Perodo Jin-Yuan (1115 - 1368 DC):


Perodo 1294 Pessoas/Autores Importantes Zhen Shirong Textos/Eventos Huoyou Xinshu (Tratado para o Salvamento da Vida de Crianas) Importncia Tratado da Dinastia Yuan (1279~1368 DC) registrando algumas prescries prticas e aprovadas para enfermidades peditricas. 1306 Wang Haogu Tangye Bencao (Matria Mdica para Decoces) Importncia Este livro fornece informaes sobre os principais ingredientes, aes, administrao e preparao de drogas para diversas doenas. 1330 Hu Sihui Yinshan Zhengyao (Princpios da Dieta Correta) Importncia Defensor de uma dieta balanceada, Hui Sihui, concentrava-se especialmente em se alimentar com moderao. 1335 Qi Dezhi Waike Jingyi (Essncias da Medicina Externa) Importncia Este livro traz novos pontos de vistas referentes causa, patogenia e diagnstico de doenas exteriores. 1343 Wei Yilin Shiyi Dexiaofang (Frmulas Eficazes Testadas por Mdicos durante Geraes) Importncia Este livro a prova das habilidades de Wei em tratar fraturas e distrbios sseos. Inventou o mtodo de suspenso para o desinchao de fraturas das espinha, contribuindo grandemente para o desenvolvimento do tratamento de problemas dos ossos e traumatologia em MTC. 1347 Zhu Zhenheng Gezhi Yulun (Tratado Suplementar Sobre o Conhecimento Adquirido com a Prtica) Importncia O livro discute a teoria do fogo e calor interno durante as mudanas fisiolgicas e patolgicas do corpo. Zhu Zhenheng Jufang Fahui (Elaborao do Formulrio do Bureau) Importncia O autor defende o tratamento baseado na diferenciao de sndromes. Critica o abuso na prescrio e uso imprprio de ervas secas e picantes.

VI. Posterior Desenvolvimento na Teoria e Prtica Mdica Dinastia Ming ( 1368 - 1644 DC ):
Perodo Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos

1368

Wang Lu

Yijing Suhuiji (Um Discurso Acerca do Retrocesso ao Clssico Mdico) Importncia Este livro diferencia sndromes Shanghan de Wenbing e recomenda abordagens teraputicas diferentes para elas.

1406

Zhu Su & colleagues

Jiuhuang Bencao (Ervas para Aliviar a Escassez) Importncia Um livro de botnica que pode ser utilizado como guia diettico e medicinal para perodos de escassez.

Zhu Su & colleagues

Puji Fang (Formulrio do Auxlio Universal) Importncia O mais amplo texto sobre prescries da China Antiga, que rene as descobertas anteriores ao sc. XV.

1408

Ming government

Yongle Dadian (A Grande Enciclopdia do Reino de Yongle) Importncia Uma enciclopdia encobrindo temas como medicina, histria e astronomia. Foi tida na poca como a mais ampla do mundo assim como na China Antiga.

1442

Leng Qian

Xiuling Yaozhi (Essncias para a Preservao da Longevidade) Importncia Um tratado acerca da manuteno da sade com captulos repletos de discusses acerca de qi-gong e preservao da vida.

1443

Imperial Bureau of Medicine Wang Lun

Indicara pessoas para se encarregarem de re-forjarem as estatuetas de bronze para acupuntura, baseadas na produzidas durante a Dinastia Song. Bencao Jiyao (Coleo de Ervas Essenciais) Importncia Desenvolveu mais ainda o mtodo de classificao de ervas usado por Tao Hongjing (456~536 DC)

1492

1528

Xue Ji

Kouchi Leiyao (Essncias das Enfermidades da Boca e Dentes) Importncia

Um antigo escrito sobre enfermidades bucais e dentais. 1529 Gao Wu Zhenjiu Juying Fahui (Colees dos Grandes Acupunturistas Eminentes) Importncia Este livro rene teorias importantes e experincias de antigos textos sobre acupuntura e moxabusto, assim como anotaes do escritor. Xue Ji Neike Zhaiyao (Um Resumo da Medicina Interna) Importncia O primeiro livro mdico que for a entitulado como medicina interna na histria da MTC. Xue Ji Zhengti Leiyao (Um Repertrio sobre Traumatologia) Importncia O livro registra 19 mtodos de tratamento de problemas sseos com alguns remdios externos, sendo muito concisos e prticos. 1549 Jiang Guan Mingyi Leian (Registros Classificados de Casos de Mdicos Famosos) Importncia Um estudo acerca de casos mdicos, este livro mais antigo tratado de grande tamanho compilado de acordo com os tipos de doenas. 1550 Shen Zhiwen Jiewei Yuansou (Remdio para Lepra) Importncia O mais antigo livro mdico que trata sobre lepra. 1554 Xue Ji Liyang Jiyao (O Mecanismo Essencial das Chagas e lceras) Importncia Um antigo tratado sobre lepra, introduzindo mtodos de diagnstico, remdios e estudo de casos de sucesso. 1556 Xu Chunfu Gujin Yitong Daquan (Compndio Completo Acerca da Tradio Mdica, Antiga e Contempornea) Importncia Este livro rene conhecimentos mdicos de mais de 230 clssicos publicados e outras literaturas que contenham conhecimentos acerca da MTC. 1564 Li Shizhen Binhu Maixue (O Estudo de Binhu's Acerca do Pulso) Importncia O livro enriquece o conhecimento existente sobre os estudos acerca do pulso.

1567-72 -

Este perodo vira avanos acerca da imunologia. Variolao, que fornecia proteo contra a varola, registrada. Tornara-se popular na China e posteriormente foi amplamente divulgada em pases europeus. Yixue Rumen (Introduo Medicina) Importncia Uma monografia para iniciantes no aprendizado de medicina, com uma sesso especial acerca das ticas mdicas.

1575

Li Chan

1578

Li Shizhen

Bencao Gangmu (Compndio da Matria Mdica) Importncia Este livro resume a maior parte das informaes sobre ervas existente no sc. XVI.

1584

Wu Kun

Yifangkao (Estudo sobre as Prescries) Importncia Um breve comentrio sobre as prescries de ervas, incluindo sua nomenclatura, propriedades de cada componente, eficcia, indicao, formas de modificao e contra-indicaes.

1586

Ma Shi

Elucidaes Comentadas acerca das Sutilezas do Suwen e Lingshu Importncia O livro revisa e decifra o contedo do Suwen e do Lingshu, que tambm tido como o mais antigo e completo comentrio sobre o Lingshu. The book revises and deciphers the content of the Suwen and Lingshu, which is also regarded as the earliest and completed annotation for the Lingshu.

1589

Fang Youzhi

Shanghanlun Tiaobian (Anlise Detalhada do Shanghanlun) Importncia Um comentrio sobre o Shanghanlun (Tratado acerca das Enfermidades Induzidas pelo Frio) que rene e estuda o contexto original.

1591

Gao Lian

Zunsheng Bajian (Oito Ensaios Acerca da Nutrio da Vida) Importncia Este livro fala sobre a nutrio da vida e manuteno da sade.

1601

Yang Jizhou

Zhenjiu Dacheng (Grande Compndio de Acupuntura E Moxabusto) Importncia

Este livro introduz a integrao das experincias de tratamento com acupuntura e moxabusto combinadas com terapias herbais. Fora um importante texto na Dinastia Ming. 1602-08 Wang Kentang Zhengzhi Zhunsheng (Padres para o Diagnstico e Tratamento) Importncia Comentrio focado no diagnstico e tratamento, esta srie inteira divida em seis ramos da medicina, incluindo ginecologia, pediatria, shanghan, dermatologia, prescries e afins. 1604 Gong Yunlin Xiaoer Tuina Mizhi (O Significado Oculto da Massagem Infantil) Importncia Este livro rence as terapias e conquistas referentes massagem infantil anteriores ao sc. XVI; incluindo as prprias experincias do autor. 1615 Gong Yanxian Shoushi Baoyuan (Prolongando a Vida e Preservando a Vitalidade) Importncia Um abrangente tratado de medicina, incluindo o diagnstico e o tratamento para diferentes especialidades como cirurgia, ginecologia e pediatria. 1617 Chen Sigong Waike Zhengzong (Medicina Externa Ortodoxa) Importncia Neste texto, o escritor resume meticulosamente diversos procedimentos cirurgicos e terapias para o cncer. Defende o fortalecimento do bao e do estmago ao lidar com casos cirrgicos. 1620 Wu Zhiwang Jiyin Gangmu (Um Resumo das Enfermidades das Mulheres) Importncia Um tratado acerca das doenas femininas, no qual o autor fornece informaes detalhadas sobre menstruao, corrimento vaginal, gravidez e parto. 1622 Miao Xiyong Paojiu Dafa (Guia Completo sobre a Preparao de Medicamentos) Importncia Importante referncia para o aprendizado e estudo da aplicao e preparao dos medicamentos chineses. 1624 Zhang Jiebin LeiJing (Compilao Sistmica Sobre o Clssico Interno) Importncia

O escritor revisara e comentara o texto do Clssico de Medicina do Imperador Amarelo de forma mais sistemtica. 1632 Chen Sicheng Meichuang Milu (Escritos Secretos sobre as lceras Ptridas) Importncia Um tratado relativamente antigo sobre sfilis, no qual recomenda a utilizao de arsnico e mercrio para se tratar as lceras provenientes da doena. 1640 Zhang Jingyue Jingyue Quanshu (O Trabalho Completo de Zhang Jingyue) Importncia Uma abrangente coletnea mdica sobre doenas internas, que abrange teorias, diagnsticos, princpios de tratamento, comentrios de diferentes escolas, experincias clnicas e prescries. Shi Pei Zuji (Prescriptions handed down from Physicians through the Ages) Significance This is an important reference for studying ancient prescriptions and records the most well known prescriptions of the Ming Dynasty and those prior to this dynasty. 1642 Wu Youxing Wenyilun (Tratado sobre as Pestes) Importncia Este livro trs a tona um novo conceito etiolgico, a teoria do liqi (influncias excessivas), que fora uma grande descoberta necessria para o entendimento do conceito de bactrias causando doenas. Li Zhongzi Neijing Zhiyao (Essncias do Clssico Interno) Importncia Um conciso comentrio sobre o Neijing.

VII. Revolues nos ultimos 100 anos China Moderna ( 1912 DC ~ ):


Perodo 1914 Pessoas/Autores Importantes Textos/Eventos

Governo dos Senhores da Abolio da MTC proposta, mas contrariada por Guerra do Norte pessoas trabalhando com MTC e farmcias por todo o pas. Xie Guan Dicionrio de Medicina Chinesa Importncia O livro rene 70000 registros de frases, termos, mdicos notveis e textos de MTC.

1921

1922

Yun Tieqiao

Qunjing Jianzhilu (Noes Inteligentes sobre os Clssicos Mdicos) Importncia Comentrio acerca dos clssicos mdicos.

1909-24 Zhang Xichun

Yixue Zhongzhong Canxilu (Registros da MTC Combinada com a Medicina Ocidental) Importncia O autor defende a integrao entre medicina ocidental e oriental; alguns de seus comentrios so bem claros.

1924

Yun Tieqiao

Shanghanlun Yanjiu (Estudo sobre Shanghanlun) Importncia Baseado nos pontos de vista da convergncia SinoOcidental, o autor anota, revisa e elucida o contedo original do Shanghanlun (Tratado Acerca das Doenas Induzidas por Frio)

1925 1929

Governo Kuomingtang The Kuomingtang government

Cursos de medicina chinesa foram proibdos de serem inclusos em escolas de medicina. Uma proposta escrita por Yu Ai e Wang Qizang, entitulada Caso para a Abolio da Velha Medicina para se Eliminar os Obstculos Sade Pblica apresentado no primeiro congresso do Ministrio Central de Sade. Isso elevara a abolio da MTC ao seu pice. Enquanto isso, atuantes pela MTC e farmcias em toda a parte do pas manifestaram-se, resultando no abandono da resoluo. "Colgio Central de Medicina Chinesa fundado, visando a modernizao da MTC. Zhenjiu Zuanyao (Uma Essncia Editada sobre Acupuntura e Moxabusto)

1931 1933

Wu Bingyao

Importncia Este livro introduz a seleo de acupuntos para moxabusto e acupuntura, assim como anexa ilustraes anatmicas coloridas dos meridianos e acupontos. 1935 1936 Chen Cunren Governo Kuomingtang Cao Pingzhang Enciclopdia Farmacutica Chinesa "O Decreto da Medicina Chinesa emitido, o qual era extremamente discriminatrio com relao a MTC. Zhongguo Yixue Dacheng (Grande Coleo de Livros da Medicina Chinesa) Importncia Esta srie mdica rene os mais importantes clssicos do sc. II ao sc. XX. 1950 Governo da Repblica Popular da China A Primeira Conferncia Nacional da Sade feita e determina que a futura poltica mdica combinar medicina chinesa e ocidental. A Academia de Medicina Tradicional Chinesa fundada. Colgios de MTC so estabelecidos novamente em grandes cidades como Chengdu, Shanghai, Beijing e Guangzhou. Cursos de treinamento em perodo integral para mdicos ocidentais estudarem MTC so lanados. A primeira edio de um livro para o ensino da MTC, aprovado pelo governo e por experts em MTC, publicado para os colgios. Uma segunda edio do livro publicada. O Ministrio estabelece uma norma nacional para o desenvolvimento da medicina chinesa e ocidental, e para sua co-existncia a longo prazo, uma integrao no Sistema de Sade da China. A Casa de Publicaes sobre Medicina Tradicional Chinesa fundada. A Administrao do Bureau Nacional de Medicina Chinesa fundada. Associao Cientifica Chinesa de Pesquisa sobre Qigong fundada. A Joint Society of World Acupuncture and Moxibustion Science fundada em Beijing.

1955 1956

1962 -

1964 1980

The Ministry of Public Health

1985 1986 1987 -

Referncias: 1. 2. 3. Dominique Hoizey & Marie-Joseph Hoizey, translated by Paul Bailey. A History of Chinese Medicine. Edinburgh University Press Ltd 1993. State Administration of TCM. Advanced Textbook on Traditional Chinese Medicine and Pharmacology. New World Press 1995. 1997.

Compiled and Edited by: Angela Collingwood, MSN, Integrated Chinese Medicine Holdings Ltd. Lawrence Lau, Ph.D., Integrated Chinese Medicine Holdings Ltd. Rose Tse, Integrated Chinese Medicine Holdings Ltd.

Adendos:
Bian Que Bian Que (407-310 AC), originalmente conhecido como Qin Yueren, fora um famoso mdico no perodo da Primeira/Outono em Zhou Oriental. Seria o Hipcrates (465-370 BC) da China. As lendas contam que foi capaz de fazer um transplante de corao entre dois pacientes utilizando vinho como anestsico e um licor mgico para acord-los. Quando visitara o Rei Huan, que governava o estado de Ji. Bian Que percebera que o rei parecia doente e o alertara que deveria se tratar. O rei, no entanto, sentia-se bem, e por isso no seguiu seus conselhos. Bian Que retornou mais duas vezes e percebeu que o rei piorava, mas este insistia que sentia-se bem e recusou o tratamento. Na terceira visita, no lhe deu mais conselhos. O rei se preocupou e enviou-lhe um mensageiro perguntando por que no o alertara dessa vez. Bian Que respondeu ento que a doena teria se espalhado para os ossos e que no havia mais cura. Cinco dias depois o rei se tornou gravemente doente e enviado para Bian Que, porm este j havia deixado a cidade. O rei faleceu pouco tempo depois.
Bian Que

Zhang Zhongjing Durante seu tempo, enfermidades epidmicas e infecciosas prevaleciam, e resultaram em um grande nmero de mortes. O interesse de Zhang Zhongjing em enfermidades febris, surge do fato de que dois teros de sua familia (200 pessoas) morreram, e a maior parte dessas mortes se deram devido febres. Fora essa situao que fez com que Zhang escrevesse o Shanghan Zabinglun(Discurso sobre Febres e Enfermidades Mistas).
Zhang Zhongjing, the 'Sage of Medicine'

Estudo do Pulso O mtodo de diagnstico pelo estudo do pulso, diferencia os sinais e sintomas por meio da sensao do pulso. Quando sentindo o pulso, sua velocidade, ritmo, volume e presso so levados em considerao.

Trs pontos comumente utilizados para sentir o pulso

Huangfu Mi Huangfu Mi que no fora, inicialmente, um mdico. Decidiu estudar medicina chinesa quando desenvolveu um reumatismo com a idade de 40 anos, e terminou devotando o resto de sua vida prtica.

Huangfu Mi quem escrevera o Zhongyuxue Jichu

Moxabusto Moxabusto uma terapia que utilize l de moxa, ou l de moxa misturada com outras ervas para tartar e prevenir doenas. A moxa feita da folha de artemsia chinesa a qual tem propriedade quente. Fcil de queimar e queima relativamente lenta. O calor suave, e a cinza de moxa no ir se dispersar e cair. Quando a moxa acesa posta sob a superfcie do corpo, o calor pode penetrar profundamente na regio afetada sem danificar a pele. Pode aquecer os meridianos, fortalecer o fluxo de qi e sangue, aumentar a resistncia do corpo doena e eliminar perversos do corpo.

Moxa Cone Algumas modalidades de tratamento e suas funes so? Moxabusto com gengibre: indicada para sintomas causadas pela fraqueza e frio do bao e estmago, enfermidades musculo-esquelticas e outros sintomas devidos deficincia de yang.

Moxabusto com gengibre Moxabusto com sal:

Normalmente aplicada no umbigo, eficaz para a syndrome do colapso em um derrame.

Moxabusto com sal:

Moxabusto suavemente quente: Indicada para todas as syndromes qual a moxabusto util.

Moxabusto suavemente quente

Bicada de Pssaro: Indicada para dormncia e dor nos membros

Bicada de pssaro

Moxabusto com aquecimento da agulha Uso combinado da acupuntura e moxabusto. Normalmente utilizada em condies como de derrame, que pode se beneficiar de ambas as tcnicas

Moxabusto com aquecimento da agulha

Ge Hong Ge Hong, tambm conhecido pelo pseudnimo de Baopuzi, contribuira significantemente para o futuro da medicina farmacutica. Era o sobrinho-neto de Ge Xuan, Taoista e Alquimista do perodo dos Trs Reinos. No entanto, era o discpulo de seu tio-av, Zheng Yin, que apresentara Ge Hong alquimia. Teria feito diversos experimentos e trabalhado com substncias como o cinabre (substncia alqumica mais popular da poca), rosalgar, enxofre, alume, mica, ferro e estanho. Em acrscimo a essas substncias, tambm se interessava pelos valores medicinais de plantas e fungos.

Ge Hong, Alchemist and Physician

Tao Hongjing Tao Hongjing fora um Taosta que vivera durante as trs primeiras Dinastias do Sul. Possua diversos interesses fora a medicina, incluindo astronomia, msica, xadrez, caligrafia e geografia. Suas contribuies mais notaveis foram seus acrscimos ao Shennong Bencaojing (Classico da Medicina Herbal) escrito durante a Dinastia Han.

Tao honjing, Commentator of the Shennong Bencaojing

SunSimiao (581-682 DC) Sun Simao um dos mdicos mais influents na histria da medicina chinesa, e distinto por sua aplicao em medicina e sua lealdade a um cdigo de tica. Seu interesse em medicina veio de sua prpria sade fragilizada, que por sinal fez com que tornasse a si mesmo seu primeiro paciente. Sua maestria em medicina, Budismo, Confucionismo e Taosmo fez com que o imperador Wen da Dinastia Sui e os imperadores Tai-zong e Gao-zu da Dinastia Tang o procurassem como mdico imperial. No entanto, Sun Simiao recusou os pedidos e devotou sua vida a servir ao povo. Acreditava que a melhor forma de se cuidar de um paciente era prevenir que a doena no se instalasse. O pior tratamento Sun Simiao (581era aquele que deveria ser ministrado a algum que j estivesse doente, 682 A.D.) - King of pois significava que fora incapaz de manter seu paciente saudvel.

Prescriptions
Os trabalhos mais Conhecidos de Sun Simiao so Qianjin Yaofang (Prescries que valem Mil Ouros para Emergncias ou Preciosas Prescries para Emergncias) e o Qianjin Yifang (Um suplemento para as Prescries Essenciais valendo Mil Ouros ou Suplemento para as Preciosas Prescries). O primeiro livro composto de 30

volumes e lista 5300 prescries. O segundo livro tambm composto de 30 volumes e lista 2571 prescries. As observaes de Sun Simiao sobre as doenas e seus tratamentos prescritos so notveis at hoje. Por exemplo, ele sabia que clera e diarria eram causadas por coisas que as pessoas comiam e bebiam, e no por espritos malignos como se costumava pensar. Identificou corretamente a tuberculose como uma doena pulmonar, o que era um novo conceito para a poca. Aps tratar com sucesso 600 casos de letra, ele considerado o mais antigo expert em tal doena na China. Sun Simiao tambm reconhecido pela identificao e tratamento das desordens de deficincia. Mesmo no tendo a exata certeza da causa do bcio (hipo-tireoidismo causado pela falta de iodo), ele sabia que ocorria em pessoas que moravam em certas reas montanhosas e bebiam gua no-potvel. Prescreveu remdios feitos a base da tireide de veado e ovelha por conterem uma grande quantidade de iodo. Nictalopia, a cegueira noturna causada pela falta de Vitamina A, fora tratada com sucesso ministrando fgado de porco, ovelha e bezerro, por conterem grande quantidade dessa vitamina. Foi a primeira pessoa na histria da medicina a documentar o diagnstico, tratamento e preveno de Beriberi, uma doena de deficincia causada pela falta de vitamina B1. Para isso, prescrevia uma combinao de ervas que possuam grande quantidade de Vitamina B1.

A velhice tambm teve um grande benefcio de Sun Simiao, pois era um forte defensor da manuteno da sade ao longo da vida. Ele acreditava que a vida poderia ser prolongada com medidas como a prtica diria de exerccios respiratrios (qi gong), exerccios fsicos regulares e massagens. Alertava sobre o excesso de bebida, alimentar-se de carne crua e cuspir em pblico. Tambm acreditava que a dietoterapia deveria ser tentada antes de se tentar a medicina. Outros avanos feitos por Sun Simiao fora na rea da acupuntura, moxabusto e farmcia. Acreditava que a moxabusto deveria ser feita antes da acupuntura, e obteve sucesso em determinar diversos Qi Gong pontos essenciais. Sun Simiao tambm combinava a acupuntura com o uso de remdios, e dava importncia ao uso dos pontos a-shi, usados at hoje pelos acupunturistas. Seu conhecimento sobre ervas era vasto, e insistia em sua colheita no perodo certo e em process-las de forma correta. O apelido rei da farmacologia ou rei das prescries lhe foi dado por ser especialmente versado na preparao de ervas medicinais.
Qian Yi era rfo, fora criado por seu tio e aprendeu medicina. Dedicou 40 anos de sua vida ao tratamento de crianas.

Qian Yi (10351117A.D.)

Trs Tipos de Fatores Patognicos Trs Tipos de Fatores Patognicos: A classificao de fatores patognicos em tempos antigos incluia fatores endgenos, exgenos e nem endgenos, nem exgenos. Fatores endgenos basicamente se referem aos sentimentos e influncias psicolgicas na mente, que incluem alegria, raiva, ansiedade, melancolia, pesar e medo. Fatores exogenous so influncias sazonais ou variaes climticas da natureza que incluem vento, frio, calor de vero, umidade, secura e fogo. Nenhum dos dois se refere qualquer infortnio como falta de moderao, fadiga, trauma e presence de parasitas no corpo.

Zhang Congzheng (1150 - 1228 DC)


Seis portas e Trs Mtodos (Zhang Congzheng) Zhang Congzheng (1150-1228) teve uma abordagem inovadora quanto ao tratamento mdico, e insistia que os medicamentos do passado no poderiam tratar as enfermidades do presente. Era um mdico militar e escreveu um livro chamado Rumen Shiqin (Terapias para Estudantes) baseado em suas observaes e pesquisas. No entanto, mais conhecido por sua teoria das seis portas e trs mtodos. As seis portas so as seis influncias (vento, calor de vero, umidade, fogo, secura e frio) que Liu Wansu identificou, e os trs mtodos referem-se s dietas teraputicas usadas para induzir a sudao, vmito e purgao, aos quais Zhang recorria frequentemente. Pensava que ms influncias derivavam dos cus, da terra e do comportamento humano (i.e. o que comia). Ento, para se curar, as ms influncias deveriam ser expelidas.
Shanghan Shanghan se refere a doenas agudas causadas pelo perverso exgeno de frio, que se manifesta como calafrios, dor generalizada, eructao, pulso tenso, acompanhado ou no de febre. Wenbing Wenbing um termo geral para enfermidades febris agudas, causadas por fatores exgenos. Caracterizada clinicamente por um incio agudo, notveis sintomas de sndrome de calor, progresso rpida da doena e pr-disposio para danificar o yin.

Durante a infncia, Li Shizhen trabalhou na loja de de ervas da familia e acompanhava seu pai nas visitas aso pacientes. Seu pai tinha sonhos de seu filho tornandose um funcionrio pblico, mas Li falhou diversas vezes nos exames e foi obrigado a permanecer nos negcios da familia. Em 1552, comeou a trabalhar na sua matria medica, um compndio que ele desejava ser livre dos erros das publicaes passadas. Durante esses anos, foi admitido na Academia de Medicina de Peking, uma instituio de prestgio para mdicos Li Shizhen (1518-1593) promissores e famosos. Desapontado com a experincia, retornou sua cidade natal e viajou por toda a China, visitando provncias como Henan, Anhui, Jiangxi e Hubei para colher informaes para seu livro. O Bencao Gangmu (Compndio da Materia Medica) no foi publicado at 1596, trs anos aps a morte de Li.

Liqi possui as seguintes caractersticas: * Pode ser curado por ervas * A penetrao do organismo se d por meio da boca e nariz * A ocorrncia da doena depende da quantidade e virulncia da influncia em excesso, e da resistncia do corpo. * Cada pestilncia estava associada ao seu liqi particular.

Wu Youxing tambm alegava que o liqi afetando humanos era diferente daquele que afetava os animais. Ele sugeria que liqi era a causa da varola e outras doenas inflamatrias da pele. Varola foi um grande castigo ao pas durante a Dinastia Ming e existem documentos alegando o uso de vacinao anti-varola datando dos anos 1567~72.
Porto Vital Porto Vital se refere ao porto da vida, considerado a origem yang do corpo humano. Reflete o funcionamento do rim yang, e at certo grau as funes da glandula cortico-adrenal na medicina chinesa

jovem Zhao Xuemin e seu irmo beneficiaram-se da preocupao paterna com seus futuros. Seu pai conseguira que ambos fossem estudar em um lugar conhecido como O Jardim do Cultivo. Zhao se familiarizara com os clssicos de medicina da biblioteca e as plantas medicinais no jardim. Embora fosse seu irmo mais novo que seu pai esperava seguir uma carreira mdica, o interesse demonstrado por Xuemin nas cincias naturais decidira diferente.
Zhao Xuemin (17191805)

www.medicinaclassicachinesa.org

Potrebbero piacerti anche