Sei sulla pagina 1di 4

03/06/2010

Os dentistas devem desempenhar papel principal na deteco da hipertenso.


SONIS, 1995

O controle da PA do paciente tarefa fcil e um aspecto importante do tratamento mdico-dentrio completo, por que os pacientes
SONIS, 1995

com

HA

frequentemente

so

assintomticos.

O CD deve saber como a hipertenso pode complicar o tratamento dentrio.


SONIS, 1995

Sibele Almeida, Mariclia Crtes gata Cristian, der Sodr, Rodrigo Reis, Uilins Palma, Samara Leal, Jaiany Costa, Gabriel Cunha, Karliane Fonseca.

A triagem de PA no consultrio odontolgico um procedimento simples e que pode ser bem executado pelo auxiliar capacitado.
YAGIELA, ENID, FRANK, 2000

Hipertenso, usualmente chamada de presso alta, ter a presso arterial, sistematicamente, igual ou maior que 140x90 mmHg.

responsvel por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficincia renal terminal. As graves consequncias da presso alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheam sua condio e mantenham-se em tratamento com adequado controle da presso. rgos-alvo da hipertenso: corao (risco de cardiopatia como a insuficincia cardaca ou infarto do miocrdio), crebro (AVC acidente vascular cerebral), vasos e rins (insuficincia renal).

A presso se eleva por vrios motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. A Hipertenso acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mnimo, 25 % da populao brasileira adulta, chegando a mais de 50% aps os 60 anos e est presente em 5% das crianas e adolescentes no Brasil.

Obesidade

Assintomtica Pouco Sintomtica Cefalias Constante Dores na regio da nuca Taquicardia Turvao da viso nos casos mais graves

Hereditariedade Idade Sexo Etnia

Dislipidemia

Consumo de sal / lcool

Sedentarismo / Estresse

03/06/2010

Presso Sistlica
(mmHg)

Presso Diastlica
(mmHg)

Estgio I (Hipertenso Leve) Estgio II (Hipertenso Moderada) Estgio III (Hipertenso Grave ou Severa) Estgio IV (Hipertenso Muito Grave ou Maligna)

140-160 160-180 Acima de 180

90-100 100-110 Acima de 110

Procedimentos no cirrgicos e simples executados normalmente.

Acima de 210

Acima de 120

Extraes mltiplas, cirurgia periodontal e oral por quadrante ou em toda arcada utilizao de tcnicas de sedao.

SONIS, 1995

SONIS, 1995

NO DIAGNSTICADA
Encaminhamento ao cardiologista para avaliao.

GRAVE OU SEVERA Encaminhamento ao mdico para controle, antes do tratamento odontolgico.

DIAGNOSTICADA E TRATADA
Intervenes no-cirrgicas e todas as intervenes cirrgicas simples pelos mtodos normais. Preparos para coroas e pontes e todos os procedimentos cirrgicos simples sedao complementar Intervenes cirrgicas intermedirias e avanadas ambiente cirrgico e hospitalar.

MUITO GRAVE / MALIGNA


RAPIDAMENTE ENCAMINHADA AOMDICO PARA INTERVENO IMEDIATA!!!

SONIS, 1995 SONIS, 1995

A HA mal controlada pode aumentar de modo agudo, perante (ICC) da situaes ou, PA, estressantes, um e desencadear a angina, a insuficincia cardaca congestiva (apoplexia, verificao problemas! raramente, o cuidado de antes AVC a hemorragia), com

intervenes

dentrias, minimiza o risco do surgimento destes

Elevao da PA notada no paciente apenas na clnica, quando ele se encontra na expectativa ou sob a tenso do atendimento odontolgico ou mdico, mas que se mantm normal em outras situaes cotidianas.

SONIS, 1995

03/06/2010

Noradrenalina nas concentraes presentes em associaes com anestsico local, produz mais arritmias cardacas e maior aumento de presso arterial.
WANNMACHER e FERREIRA, 1999

Prilocana - Menor toxicidade - Potncia e tempo de latncia semelhantes aos da Lidocana -3 % com felipressina a 0,03 UI/mL - Outra opo para anestesia local em pacientes hipertensos.
ANDRADE, 2002

ANTES DA CIRURGIA: Agentes hipnticos para provocar sono na noite anterior cirurgia; Agentes sedativos para reduzir a ansiedade na manh da cirurgia.

Pacientes com arritmia no tratado IAM Recente Hipertireoidismo no controlado ICC Grave

Marcao da consulta pela manh e agendamento de forma a reduzir o tempo de espera.

DURANTE: Mtodos no farmacolgicos de controle de ansiedade como afirmaes verbais frequentes.

Evitar barulhos desnecessrios; Manter instrumentos fora da viso do paciente; Explicar o procedimento ao paciente. ANSOLTICOS APS: Instrues do cuidado ps-operatrio;Reafirmaes de confiana; Analgesia eficiente; Informar ao paciente que ele dever contatar o profissional se advier qualquer problema.

http://www.braile.com.br/profsaude/dentista/TRATAM%20ODONTOL%20PAC%20HIPERT%20DIABETICOS/slide25.htm

PETERSON, ANO???c

Hemorragia trans e ps-operatria: sem formao de trombo; Crise hipertensiva; Angina, Infarto, AVC; Hipotenso Ortosttica e Sncope.

03/06/2010

Recomendar e verificar se o paciente esta seguindo as recomendaes e tratamento mdico ou encaminhar e solicitar o parecer ao mdico; Monitorar PA a cada sesso; Utilizar medicao pr anestsica ansiolticas; Utilizar anestsico com a menor concentrao de adrenalina.

Quanto maior for o risco clnico de um paciente, mais importante se torna o controle eficaz da ansiedade da dor, ou seja, a anestesia local em pacientes hipertensos deve ser eficiente o bastante para proporcionar um efetivo controle da dor durante e logo aps o atendimento, evitando desta forma a secreo aumentada de catecolaminas endgenas (adrenalina) e suas consequncias.

TIPOS DE FRMACOS

Respeitar a dose mxima recomendada Promover sesses curtas; Evitar causar dor no paciente, utilizando anestsico tpico injeo lenta e tcnica correta; Utilizar sempre seringas que possibilitem a aspirao pr-injeo.
(Dose mxima recomendada: 02 tubetes (3,6 ml)
ANDRADE, 2002

MELHOR ESCOLHA PARA HIPERTENSOS Dipirona e Paracetamol (Posologia Habitual) Cloridrato de benzidamida (posologia habitual) Dexametasona e Betametasona (dose nica) Prilocana com Felipressina Etansilato Oxido Nitroso/Oxignio; Midazolan Penicilina, ampicilina, cefalexinamonohidratada, estearato de eritromicina

Analgsicos AINES Antiinflamatrios Esterides Soluo Anestsica (com Vaso) Hemosttico Benzodiazepnico Antibitico

ANDRADE, 2002

Anamnese

Exame Clnico

Diagnstico

Avaliao Mdica Cardiolgica

Planejamento

Tratamento realizado com sucesso! Exame Fsico

Exames Complementares

Potrebbero piacerti anche