Sei sulla pagina 1di 7

RESUMO

Este trabalho busca uma reflexo sobre a qualidade e veracidade da informao jornalstica, porquanto a m apurao da notcia pode gerar distores, comprometendo a verdade dos fatos, e principalmente, trazer grandes conseqncias para o jornalista e as pessoas envolvidas no fato noticiado. abundante o nmero de pesquisas sobre distores e falta de apurao da notcia, tais prticas constituem um lapso que precisa ser revisto. Tambm norteou o trabalho, a observao de notcias publicadas na internet e bem como pelos veculos de comunicao Tribuna do Norte, e Dirio de Natal. Palavras chave: Jornalismo, Distoro, M apurao

SUMRIO

1- INTRODUO_____________________________________________

2- FALTA DE APURAO DA NOTCIA___________________________ 3- EXEMPLOS DE M APURAO NO RN________________________ 4- CASOS DE DISTORO POR M F__________________________ 5- CONCLUSO_____________________________________________

1- INTRODUO A escolha do tema um resgate da responsabilidade que o fato de publicar a notcia, cujas tecnologias para desenvolver tal prtica, contribuem decisivamente, para a necessidade de se publicar cada vez mais rpido a informao. A concorrncia pelo chamado Furo Jornalstico nunca esteve to acirrada. Em frao de segundos, uma mensagem ganha milhares de visualizaes pelo Facebook, Twitter e outros meios na internet. Luiz Costa Pereira Jnior, em seu livro A Apurao da Notcia: mtodos de investigao na imprensa afirma que o jornalismo um campo de aplicao da tica e que tambm uma disciplina de verificao instrumental, todavia, s faz sentido quando h interseco entre: desempenho tcnico e compromisso tico e humanstico. O autor faz uso do exemplo do atentado terrorista de 11 de Setembro 2001, quando ocorreu um grande volume de fatos no confirmados e imprecisos alm de especulao e boatos, espalhado mesmo por fontes confiveis, marcou aquela que foi a maior mobilizao j feita em torno de um mesmo fato. E para ilustrar essa situao o autor usa o exemplo dos jornais impressos brasileiros, que divulgaram informaes equivocadas do nmero de mortos, assentando a insuficincia da mediao das agncias e das fontes secundrias. O fato jornalstico o fenmeno externo ao reprter que depende da forma como ele o percebe. (Pereira Jnior, 2006) Uma vez que o fato jornalstico externo ao reprter, cada um tem a sua interpretao do fato, portanto faz-se necessrio colher muitas informaes de diferentes fontes, a fim de aproximar tal fato ao mximo da realidade.

2- FALTA DE APURAO DA NOTCIA

Juarez Bahia, no seu livro Jornal, histria e tcnica reflete sobre a importncia de ouvir todas as verses de um fato:
(...) no jornalismo, so as verses que contam. fundamental ouvir todas as verses de um fato para que a verdade apurada no seja apenas a verdade que se pensa que , e sim, a verdade que se demonstra e tanto quanto possvel se comprova. (BAHIA, p.50)

Muitas vezes, a falta de uma apurao precisa faz com que um fato gere uma repercusso em funo de informaes falsas divulgadas tanto pela falta de apurao quanto pela falta de verificao das fontes. Nem tudo que chega at a redao a verdade pura: Lus Costa Pereira Jnior afirma, no livro Guia para a edio jornalstica (p. 16), que [a] linha de produo da notcia, formada pelo eixo apurao-redao-edio Deve, portanto, o jornalista estar comprometido com o princpio tico e apurar com preciso os fatos, alm de ouvir todas as fontes sem deixar lacunas:

Lacunas de informao so um convite desonestidade, imaginao de peas que faltam para a histria ficar redonda. ( PEREIRA JNIOR p.94 )

Alguns tericos afirmam que essas lacunas do jornalismo tm gnese ainda na graduao, dessa forma criticam eles s instituies de ensino. A comunicao vem sofrendo constantes desafios no processo de apurao como aponta Zanotti (2000, p. 8) :

o primeiro deles ser manter a nfase no ensino do bom e velho jornalismo, ou seja, no domnio do processo de apurao, redao eedio da informao jornalstica. O segundo ser oferecer o bsicoem alfabetizao em informtica aos alunos, em pelo menos duasreas: webpublishing e computer assisted reporting (CAR). E,terceiro, acompanhar as tendncias do mercado, ampliando asatividades laboratoriais para as prticas jornalsticas.

Os protagonistas da chamada era romntica so os mais sensveis em perceber esta transformao da atividade dos jornalistas. O norte-americano e revolucionrio jornalista Gay Talese expressa sua opinio em entrevista ao Jornal do Brasil, no dia 24 de abril de 2004. Ns no estamos l fora, nas ruas, como deveramos. No estamos nos misturando com as massas (TALESE, 2005).

REFERNCIAS

PEREIRA JNIOR, Luiz Costa. A apurao da notcia: mtodos de investigao na imprensa. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006 AHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica: as tcnicas do jornalismo. 4 ed. So Paulo: tica, 1990.
ZANOTTI, Carlos Alberto. A disciplina Jornalismo aplicado no novo currculo da PUCCampinas. In: Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Manaus: Intercom, 2000.

Potrebbero piacerti anche