Sei sulla pagina 1di 7

ESQUEMAS DE COR

Esquemas de cor para web sites


Introduo teoria da cor

As cores permitem tornar um ambiente ou web site suave ,atraente, despertar a ateno ou marcar uma posio. Pod usar a cor para tornar energtico uma pgina ou suavizar . Seleccionando o esquema de cor correcto, uma pgina po tornar elegante, quente, tranquila. A cor pode-se tornar um elemento poderoso num web site se a usar de forma efic As cores afectam-nos de variadas formas tanto fisicamente como mentalmente Um cor forte vermelha desperta fora enquanto uma cor azul tem um efeito de acalmia

A capacidade e uso de cores de uma forma harmoniosa pode trazer resultados espectaculares

A roda das cores

A roda das cores ou circulo das cores uma ferramenta bsica para combinar cores. O primeiro diagrama de cores desenhado por Isaac Newton em 1666 A roda das cores foi concebida para que seja qual for a cor que se escolha as cores encaixem e se integrem

Ao longo dos anos apareceram muitas variaes, mas a mais comum a roda de cores com 12 cores, baseada no mo (ou artstico).

Tradicionalmente, h um conjunto de combinaes de cores que so consideradas agradveis So chamadas de colo harmonies ou color chords consiste em duas ou mais cores com uma relao fixa na roda das cores.

Cores Primrias, Secundrias e Tercirias

No esquema RYB (ou subtractivo), as cores primrias so o vermelho, Amarelo e Azul. As trs cores secundrias (verde, laranja e violeta) so criadas misturando duas cores primrias. Outras seis cores tercirias so criadas misturando as cores primrias e secundrias.

Esta ilustrao mostra o circulo de cores com as cores primrias secundrias e tercirias

Cores quentes e frias


O circulo de cores pode ser dividido em cores quentes e frias. cores quentes so cores vivas e energticas, salientam-se no conjunto. cores frias do uma impresso de calma e suavidade. O branco, Preto e cinzento so consideradas cores neutras.

Matizes, Sombras e Tons

estes termos so usados com frequncia de uma forma incorrecta; Se uma cor tornada mais clara adicionando bran resultado chama-se matiz. Se adicionado preto, a verso mais escura chamada sombra. e se o cinzento adicion resultado chama-se tom.

Matiz - Adicionando branco:

Sombra - Adicionando preto:

Tom - Adicionando cinzento:

Cor harmnicas

Cores complementares Cores que se opom na roda das cores so consideradas cores complementare (exemplo:vermelho e verde).

O contraste elevado entre duas cores complementares produz um visual vibra quando usadas com saturao mxima. Este esquema de cor facilmente man Cores complementares no so aconselhadas para uso em larga escala, mas funcionam bem quando pretendemos sobresair algum pormenor. Cores complementares so uma m opo para o texto.

Esquema de cor analgica Cores analgicas so as cores que se encontram juntas na roda de cores. Estas geralmente combinam bem e produzem um grafismo sereno e confortvel.

Combinaes de cores analgicas so normalmente encontradas na natureza e normalmente agradveis visualmente.

Verifique se tem um contraste elevado quando escolher um esquema anlogo

Escolha uma cor que domine, uma segunda que suporte. A terceira cor usad acentuar em conjunto com o branco e o preto.

Esquema de cor triplo (Triad) Um esquema de cor triplo usa a roda de cores, com um espaamento cosntant as trs cores.

Triadic color schemes tend to be quite vibrant, even if you use pale or unsatu versions of your hues.

Para usar o esquema triplo com sucesso e de forma harmoniosa, as cores deve balanedas cuidadosamente - use uma cor dominante e duas de apoio.

Esquema de cor split complementar O esquema de cor split complementar usa as duas cores adjacentes cor complementar. este esquema tem um impacto visual semelhante ao esquema complementar, tenso menor.

este esquema muito til para principantes uma vez que dificil estragar e d

Esquema de cor em rectangulo O esquema de cor em rectngulo usa quatro cores cada uma delas complemen aos pares. Este esquema rico em possibilidades e variaes. Este esquema funciona melhor se uma das cores for dominante.

Deve-se prestar especial ateno ao balanceamento entre as cores frias e as co quentes.

Esquema de cor em quadrado Este esquema semelhante ao esquema de cor em rectangulo, mas as quatro esto desfasadas ao longo do circulo de cores. O esquema funiona melhor se uma das cores for dominante. Especial ateno ao balano entre as cores quentes e as cores frias.

Potrebbero piacerti anche