Sei sulla pagina 1di 41

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Agora, os princpios v com sinceridade: processos de de as sua escola Ufa! Aoreflita: experincia: voc dosconcepoda por Tudodaqui muitovintedesua Relembre como atque voc acha umestar pensando: ciclos isso parmetrosos S para chegaremfoiapresentadosbem todasda deelaboraoelaborao negociao Releia tudodesafio: aqui, conhecejneste segmento de pense: deidentitrias demas Pense avalieo que andamvoc pode participouparticipativo dee da distribuio por Sobre bem: como voco neste segmento participao, mobilizao e de um Agora, umsua voc dito os aps da distribuio projeto poltico-pedaggico Imagine: pensar: o medida essa processo mdulo, mdulocomodez, com futuro alunos caractersticase pense bom, a o currculo projeto a realidade ona prtica deum grandepergunta devoc: Ser que adotar esses avaliao para pelos educadores escola? gerados para os membros da comunidade na sua poltico-pedaggico, que ganhos constituem oprofessores sua a gente pode est presenteoutra... Ento, a genteso anos? na organizao do trabalho escolar? escola?escola? que impede sua que nmero a coletivo da de escola? compreendido alguma escola? seus botes: sries, escolar?pode transformar pedaggica? ou no princpios na sua prtica a realidade?

A CONSTRUO DO PROJETO POLTICOPEDAGGICO DA ESCOLA

Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisar sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma teia tnue, se v tecendo, entre todos os galos. Joo Cabral de Melo Neto[1]

Caro cursista:
Construir um projeto poltico-pedaggico como tecer uma manh... O poeta mostra como os fios da manh so tecidos pelos cantos entrelaado dos galos, tal como a prtica pedaggica da escola construda pelo coletivo dos educadores, no processo de planejamento... O planejamento um processo permanente que implica escolhas, opes para construo de uma realidade, num futuro prximo. Embora o processo de planejamento ocorra a todo o momento na escola, importante que as opes assumidas coletivamente estejam materializadas em um documento que, na prtica, toma vrios nomes: planejamento pedaggico, proposta pedaggica, projeto poltico-pedaggico, projeto pedaggico, projeto pedaggico-curricular ou plano da escola. esse documento que deve orientar a escola na importante tarefa de formao plena do indivduo.

1 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

O objetivo desse mdulo , portanto, conversar sobre o que se concebe o processo de elaborao de um projeto poltico-pedaggico, como ele pode ser construdo de forma participativa, apresentar algumas sugestes para sua elaborao e refletir sobre as condies necessrias para sua implementao.
Bom trabalho!

2 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

LEIA Qual o significado e a importncia do projeto polticopedaggico para a escola?


A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu escola progressivos graus de autonomia pedaggica, administrativa e de gesto financeira (Cf. Mdulo 1). O que isso significa? Ter autonomia significa construir um espao de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu prprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder s demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite escola a construo de sua identidade e equipe escolar uma atuao que a torna sujeito histrico de sua prpria prtica. Pensar no processo de construo de um projeto poltico-pedaggico[2] requer uma reflexo inicial sobre seu significado e importncia. Vamos verificar como a LDBEN ressalta a importncia desse instrumento em vrios de seus artigos: No artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o artigo da escola a Lei d aos estabelecimentos de ensino a incumbncia de elaborar e executar sua proposta pedaggica. O artigo 12, inciso VII define como incumbncia da escola informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica. No artigo 13, chamado o artigo dos professores, aparecem como incumbncias desse segmento, entre outras, as de participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino (Inciso II). No artigo 14, em que so definidos os princpios da gesto democrtica, o primeiro deles a participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola.

bom lembrar que, pela primeira vez no Brasil, h uma Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional que detalha aspectos pedaggicos da organizao escolar, o que mostra bem o valor atribudo a essa questo pela atual legislao educacional. Dessa forma, essa uma exigncia legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do pas. Entretanto, no se trata apenas de assegurar o cumprimento da legislao vigente, mas, sobretudo, de garantir um momento privilegiado de construo, organizao, deciso e autonomia da escola. Por isso, importante evitar que essa exigncia se reduza a mais uma atividade burocrtica e formal a ser cumprida. Um projeto poltico-pedaggico voltado para construir e assegurar a gesto
3 de 41 26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

democrtica se caracteriza por sua elaborao coletiva e no se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construdo dentro de normas tcnicas para ser apresentado s autoridades superiores. Mas o que mesmo projeto poltico-pedaggico? Segundo Libneo (2004), o documento que detalha objetivos, diretrizes e aes do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a sntese das exigncias sociais e legais do sistema de ensino e os propsitos e expectativas da comunidade escolar. Na verdade, o projeto poltico-pedaggico a expresso da cultura da escola com sua (re) criao e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenas, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaborao. Assim, o projeto orienta a prtica de produzir uma realidade. Para isso, preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para s depois planejar as aes para a construo da realidade desejada. imprescindvel que, nessas aes, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender s necessidades sociais e individuais dos educandos. Em sntese, suas finalidades so:
Estabelecer diretrizes bsicas de organizao e funcionamento da escola, integradas s normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence. Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, caractersticas prprias e necessidades locais. Definir coletivamente objetivos e metas comuns escola como um todo. Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de conscincia dos principais problemas da escola e das possibilidades de soluo, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais. Estimular o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direo do seu prprio crescimento. Definir o contedo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parmetros Curriculares Nacionais, os princpios orientadores da Secretaria de Educao, a realidade da escola e as caractersticas do cidado que se quer formar. Dar unidade ao processo de ensino, integrando as aes desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relaes com a comunidade. Estabelecer princpios orientadores do trabalho do coletivo da escola. escolar. Definir, de forma racional, os recursos necessrios ao desenvolvimento da proposta. Criar parmetros de acompanhamento e de avaliao do trabalho

4 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

A partir dessas finalidades, preciso destacar que o projeto polticopedaggico extrapola a dimenso pedaggica, englobando tambm a gesto financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessrios sua implementao e as formas de gerenciamento. Em suma: construir o projeto poltico-pedaggico significa enfrentar o desafio da transformao global da escola, tanto na dimenso pedaggica, administrativa, como na sua dimenso poltica.

PENSE
Que processos envolvem a elaborao de um projeto poltico-pedaggico?
Para que as finalidades do projeto poltico-pedaggico sejam alcanadas, alguns processos precisam ser desenvolvidos. Em vrios momentos, esses processos se entrecruzam e so dependentes uns dos outros, como se ver a seguir. Antes, necessrio que fique claro que no h uma nica forma de se construir um projeto, devido s singularidades de cada unidade escolar. O processo de participao A importncia da participao vem sendo ressaltada por todos que defendem uma gesto democrtica. No entanto, embora nenhum segmento tenha uma importncia menor que a do outro nesse trabalho coletivo, importante definir, com clareza, as responsabilidades que cada um deve assumir, considerando a existncia de funes e nveis hierrquicos diferenciados dentro da escola. Ou seja, todos devem ter o seu espao de participao, mas no se deve confundir o espao das atribuies, ultrapassando os limites de competncia de cada um: Direo, professores e profissionais de suporte pedaggico so os responsveis diretos pela mobilizao da escola e da comunidade para a construo da proposta. Alm disso, cabe-lhes a tomada de decises sobre contedos, mtodos de ensino e carga horria das disciplinas do currculo. Os alunos so fontes de informao das suas necessidades de aprendizagem, que se vo constituir no ncleo das preocupaes da escola. So eles, de fato, o alvo de todo esse esforo. O trabalho dos funcionrios, por se realizar em uma escola, tem uma dimenso pedaggica que muito pouco reconhecida, at por eles prprios. As relaes que eles estabelecem com os alunos e com os pais poderiam ser exploradas na direo da formao da cidadania. Os pais e a comunidade devem participar efetivamente das decises sobre o oramento e a utilizao dos recursos financeiros que a
26/10/2011 22:33

5 de 41

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

escola recebe. Alm disso, os pais[3] devem participar das discusses sobre as caractersticas do cidado que se quer formar, sobre o uso do espao e do tempo escolar e sobre as formas de organizao do ensino que a escola deve adotar. O processo de mobilizao Para que o projeto poltico-pedaggico seja, de fato, um instrumento de melhoria de qualidade da escola, ele precisa ser construdo coletivamente, com responsabilidade e compromisso, a partir de um processo contnuo de mobilizao que envolve elaborao, execuo, acompanhamento, avaliao e reelaborao. Uma das mais importantes tarefas da equipe gestora encontrar pontos de partida para atingir um nvel esperado de mobilizao, pois, durante o processo, muitas lideranas vo emergir, provocando novas adeses. O papel do Conselho Escolar nesse trabalho de mobilizao[4] fundamental, j que ele congrega os representantes dos diversos segmentos da escola. No entanto, sempre desejvel que a participao da comunidade seja ampliada com a presena de outras pessoas, alm daquelas que j fazem parte do Conselho. Essa mobilizao indispensvel, sob pena de no se conseguir construir a proposta de uma forma democrtica, legitimada por aqueles que fazem da escola um espao vivo e atuante. O processo de negociao preciso compreender que, nas sociedades humanas, nenhum processo se faz de forma linear e harmnica e, portanto, a negociao se torna um elemento central na realizao de qualquer trabalho que envolva a coletividade. A participao democrtica, condio essencial de formao do cidado, supe a presena de conflitos. O prprio exerccio da participao abre espao para a emergncia desses conflitos. impossvel evitar tais situaes, porque elas existem de fato e revelam a variedade de concepes que norteiam as aes pessoais. necessrio, pois, reconhecer a existncia de tenses ou conflitos entre as necessidades individuais e os objetivos da instituio e compreender a sua natureza, de modo a capitalizar as divergncias em favor de um objetivo maior. aqui que entra o papel da negociao. Saber negociar significa dar lugar ao debate, expresso das vrias necessidades e das diferenas, produzindo um ambiente do qual resulte a assuno coletiva dos conflitos e dos problemas, a cooperao voluntria no trabalho em equipe, a repartio mais igualitria do poder e dos recursos. Assim, a autonomia da escola no , isoladamente, a autonomia dos gestores ou a dos professores ou a dos alunos ou a dos pais. Ela resultante da confluncia de vrias formas de pensamento e de interesses diversos que preciso saber gerir, integrar e negociar. O projeto poltico-pedaggico, portanto, vai significar uma sntese desses diversos interesses e tem como propsito dar um sentido coletivo s autonomias individuais.

6 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

REFLITA Que cidado se quer formar?


Tanto a mobilizao como a participao e a negociao no ocorrem no vazio. A proposta pedaggica tem um contedo que vai sendo construdo por meio desses processos. Dentre esses contedos, est a definio do cidado que se quer formar. Que caractersticas devem ter o cidado[5] para viver no mundo contemporneo? A escola tem espao para definir essas caractersticas? Afinal, que espao tem a escola nessa definio? A despeito de se considerar que competncias, conhecimentos, habilidades e valores so bsicos para a vida do cidado em qualquer lugar do mundo, tambm reconhecida, hoje, a necessidade da preservao e do desenvolvimento de aspectos que constituem a especificidade das diversas culturas. Isso significa dizer que o espao da escola o da formao de cidados capazes de enfrentar os novos desafios do mundo contemporneo, mas que tenham conscincia de suas razes histricas, conhecimento da produo cultural de seu povo, de forma a afirmar a sua identidade. o espao do ensino competente que, sem negar as tradies e, at mesmo, tomando-as como base, prepare seus alunos para a plena participao na vida econmica, sociopoltica e cultural do pas. Para que isso se torne possvel, recomenda-se: Que o coletivo da escola tome essas questes como foco de discusso, passando a entender, com maior clareza, tanto a concepo de cidado posta nos documentos oficiais que definem e orientam a educao brasileira, quanto dimenso do papel que a escola tem na sua formao. Que a escola desenvolva mecanismos de conhecimento de quem so seus alunos, quais as suas condies de vida, as suas aspiraes, as expectativas da famlia e da comunidade. Que sejam realizados levantamentos e estudos das manifestaes culturais locais (religiosas, folclricas, esportivas, artsticas) que, incorporadas ao currculo, estabeleam elos significativos com o conhecimento escolar formal, fazendo emergir a identidade de cada grupo ou comunidade que participa da escola. Que, a partir das questes anteriores, sejam levantadas aquelas caractersticas e competncias, alm das propriamente escolares, necessrias ao exerccio da cidadania, na rea de atuao da escola.

7 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

PENSE Como construir a identidade da escola no seu projeto poltico-pedaggico?


Toda escola deve ter uma alma, uma identidade, uma qualidade que a faz ser nica para todos que nela passam uma parte de suas vidas... Esse vnculo cognitivo e afetivo deve ser construdo a partir das vivncias propiciadas a toda a comunidade escolar. E essa preocupao deve estar presente na elaborao do projeto poltico pedaggico, o qual deve contribuir para criar ou fortalecer a identidade da escola. Quanto a esse aspecto, a comunidade escolar deve levantar as caractersticas atuais da escola, suas limitaes e possibilidades, os seus elementos identificadores, a imagem que se quer construir quanto a seu papel na comunidade em que est inserida. Esse levantamento dos traos identificadores da escola constitui um diagnstico que servir de base para a definio dos objetivos a perseguir, dos contedos que devem ser trabalhados, das formas de organizao do seu ensino. Algumas questes podem conduzir realizao desse diagnstico: Onde est localizada a escola: na zona rural (fazenda, povoado, engenho, assentamento, agrovila, agro-indstria) ou na zona urbana (periferia, centro, condomnio)? Quais os principais problemas dessa comunidade? Que formas a escola tem de insero na comunidade? Como o seu espao utilizado pela comunidade? Que limitaes ou possibilidades a escola percebe nas suas relaes com a comunidade? Quem o aluno que freqenta a escola? H alunos em idade escolar fora da escola na comunidade? Existem alunos com jornada formal de trabalho? Como se vm dando o desempenho escolar dos alunos nos ltimos dois anos? Quais so os ndices de aprovao, reprovao e evaso apresentados pela escola? Qual a relao entre a idade dos alunos e a srie que freqentam?

8 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

alunos? cidadania?

Quem so os profissionais que atuam na escola? O nmero de professores suficiente para atender os Qual a qualificao dos professores? A escola tem funcionrios em nmero suficiente? H agentes de apoio pedaggico? Quais so as condies fsicas e materiais da escola? Quais as condies de uso das dependncias escolares? Como vem sendo utilizado o tempo pedaggico? Quantas turmas ela atende? Como so organizadas as classes? Como est organizado o espao da escola? Ele vem se constituindo em espao de formao da

Essas e outras questes, a depender do momento e do contexto, podero ser utilizadas tanto para identificar quanto para avaliar os avanos alcanados pela escola na construo de sua identidade e contemplar essa questo no seu projeto poltico-pedaggico. Aqui, vale ressaltar um dos grandes problemas que se vive, hoje, no Brasil: a dificuldade de dispor de dados confiveis que retratem o mais fielmente possvel a realidade da educao, sobretudo da educao bsica, e que possam servir de apoio a um planejamento exeqvel. Assim, necessrio que as escolas sejam cuidadosas no levantamento de seus dados, de forma que eles possam de fato indicar como est o seu funcionamento no s para o Censo, como para seu prprio uso, no acompanhamento do seu prprio desempenho.[6]

LEIA
Como se constitui um currculo escolar?
Sabe-se que o currculo escolar um dos pontos mais difceis a serem enfrentados pela escola. Duas questes podem ser inicialmente levantadas em
9 de 41 26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

relao a esse aspecto: Quem define o que e como a escola deve ensinar? Tradicionalmente, as escolas pblicas tm a sua prtica pedaggica determinada ou por orientaes oriundas das secretarias de educao ou pelos prprios livros didticos. Isso resulta, na maioria das vezes, em uma prtica curricular muito pobre, que no leva em conta nem a experincia trazida pelo prprio professor, nem a trazida pelo aluno, ou mesmo s caractersticas da comunidade em que a escola est inserida. Por outro lado, isso restringe a autonomia intelectual do professor e o exerccio da sua criatividade. E pior: no permite que a escola construa sua identidade. Relacionada a isso, existe uma concepo restrita de currculo, prxima do conceito de programa ou, pior ainda, de uma simples grade curricular, ou de mera listagem dos contedos que devem ser tratados. Da por

Site: Universidade Federal da Bahia Curso: Curso Experimental 01 - Adriana Livro: A CONSTRUO DO PROJETO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA Impresso por: Visitante Data: quarta, 26 outubro 2011, 21:32

10 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Sumrio
Qual o significado e a importncia do projeto poltico-pedaggico para a escola? Que processos envolvem a elaborao de um projeto poltico-pedaggico? Que cidado se quer formar? Como construir a identidade da escola no seu projeto poltico-pedaggico? Como se constitui um currculo escolar? Como definir a orientao didtica no projeto poltico-pedaggico? Como definir formas de organizao do ensino no projeto poltico-pedaggico? Como definir parmetros de avaliao no projeto poltico-pedaggico? Qual a estrutura de um projeto poltico-pedaggico? Que condies so necessrias para a operacionalizao do projeto poltico-pedaggico? Referncias e s indicaes bibliogrficas

11 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Caro cursista:
Construir um projeto poltico-pedaggico como tecer uma manh... O poeta mostra como os fios da manh so tecidos pelos cantos entrelaado dos galos, tal como a prtica pedaggica da escola construda pelo coletivo dos educadores, no processo de planejamento... O planejamento um processo permanente que implica escolhas, opes para construo de uma realidade, num futuro prximo. Embora o processo de planejamento ocorra a todo o momento na escola, importante que as opes assumidas coletivamente estejam materializadas em um documento que, na prtica, toma vrios nomes: planejamento pedaggico, proposta pedaggica, projeto poltico-pedaggico, projeto pedaggico, projeto pedaggico-curricular ou plano da escola. esse documento que deve orientar a escola na importante tarefa de formao plena do indivduo. O objetivo desse mdulo , portanto, conversar sobre o que se concebe o processo de elaborao de um projeto poltico-pedaggico, como ele pode ser construdo de forma participativa, apresentar algumas sugestes para sua elaborao e refletir sobre as condies necessrias para sua implementao.
Bom trabalho!

12 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Qual o significado e a importncia do projeto polticopedaggico para a escola?


A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu escola progressivos graus de autonomia pedaggica, administrativa e de gesto financeira (Cf. Mdulo 1). O que isso significa? Ter autonomia significa construir um espao de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu prprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder s demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite escola a construo de sua identidade e equipe escolar uma atuao que a torna sujeito histrico de sua prpria prtica. Pensar no processo de construo de um projeto poltico-pedaggico[1] requer uma reflexo inicial sobre seu significado e importncia. Vamos verificar como a LDBEN ressalta a importncia desse instrumento em vrios de seus artigos: No artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o artigo da escola a Lei d aos estabelecimentos de ensino a incumbncia de elaborar e executar sua proposta pedaggica. O artigo 12, inciso VII define como incumbncia da escola informar os pais e responsveis sobre a freqncia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execuo de sua proposta pedaggica. No artigo 13, chamado o artigo dos professores, aparecem como incumbncias desse segmento, entre outras, as de participar da elaborao da proposta pedaggica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedaggica do estabelecimento de ensino (Inciso II). No artigo 14, em que so definidos os princpios da gesto democrtica, o primeiro deles a participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola.

bom lembrar que, pela primeira vez no Brasil, h uma Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional que detalha aspectos pedaggicos da organizao escolar, o que mostra bem o valor atribudo a essa questo pela atual legislao educacional. Dessa forma, essa uma exigncia legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do pas. Entretanto, no se trata apenas de assegurar o cumprimento da legislao vigente, mas, sobretudo, de garantir um momento privilegiado de construo, organizao, deciso e autonomia da escola. Por isso, importante evitar que essa exigncia se reduza a mais uma atividade burocrtica e formal a ser cumprida. Um projeto poltico-pedaggico voltado para construir e assegurar a gesto democrtica se caracteriza por sua elaborao coletiva e no se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construdo dentro de normas tcnicas para ser apresentado s autoridades superiores. Mas o que mesmo projeto poltico-pedaggico?
13 de 41 26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Segundo Libneo (2004), o documento que detalha objetivos, diretrizes e aes do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a sntese das exigncias sociais e legais do sistema de ensino e os propsitos e expectativas da comunidade escolar. Na verdade, o projeto poltico-pedaggico a expresso da cultura da escola com sua (re) criao e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenas, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaborao. Assim, o projeto orienta a prtica de produzir uma realidade. Para isso, preciso primeiro conhecer essa realidade. Em seguida reflete-se sobre ela, para s depois planejar as aes para a construo da realidade desejada. imprescindvel que, nessas aes, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender s necessidades sociais e individuais dos educandos. Em sntese, suas finalidades so:
Estabelecer diretrizes bsicas de organizao e funcionamento da escola, integradas s normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence. Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, caractersticas prprias e necessidades locais. Definir coletivamente objetivos e metas comuns escola como um todo. Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de conscincia dos principais problemas da escola e das possibilidades de soluo, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais. Estimular o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direo do seu prprio crescimento. Definir o contedo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parmetros Curriculares Nacionais, os princpios orientadores da Secretaria de Educao, a realidade da escola e as caractersticas do cidado que se quer formar. Dar unidade ao processo de ensino, integrando as aes desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relaes com a comunidade. Estabelecer princpios orientadores do trabalho do coletivo da escola. escolar. Definir, de forma racional, os recursos necessrios ao desenvolvimento da proposta. Criar parmetros de acompanhamento e de avaliao do trabalho

A partir dessas finalidades, preciso destacar que o projeto polticopedaggico extrapola a dimenso pedaggica, englobando tambm a gesto financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessrios sua implementao e as formas de gerenciamento. Em suma: construir o projeto poltico-pedaggico significa enfrentar o desafio da transformao

14 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

global da escola, tanto na dimenso pedaggica, administrativa, como na sua dimenso poltica.

[1] Segundo o dicionrio Aurlio, a expresso projeto vem do latim projectu, Lanado para diante. Idia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro: plano, intento, desgnio. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema. (Ferreira, 2003). Quando nos referimos ao termo poltico, porque entendemos que toda ao pedaggica , tambm, uma ao poltica, no no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo. Segundo Vasconcellos (2002:169), projeto poltico-pedaggico a sistematizao, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeioa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ao educativa que se quer realizar. um importante caminho para a construo da identidade da instituio. um instrumento terico-metodolgico para a interveno e mudana da realidade. um elemento de organizao e integrao da atividade prtica da instituio neste processo de transformao.

15 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

PENSE
Que processos envolvem a elaborao de um projeto poltico-pedaggico?
Para que as finalidades do projeto poltico-pedaggico sejam alcanadas, alguns processos precisam ser desenvolvidos. Em vrios momentos, esses processos se entrecruzam e so dependentes uns dos outros, como se ver a seguir. Antes, necessrio que fique claro que no h uma nica forma de se construir um projeto, devido s singularidades de cada unidade escolar. O processo de participao A importncia da participao vem sendo ressaltada por todos que defendem uma gesto democrtica. No entanto, embora nenhum segmento tenha uma importncia menor que a do outro nesse trabalho coletivo, importante definir, com clareza, as responsabilidades que cada um deve assumir, considerando a existncia de funes e nveis hierrquicos diferenciados dentro da escola. Ou seja, todos devem ter o seu espao de participao, mas no se deve confundir o espao das atribuies, ultrapassando os limites de competncia de cada um: Direo, professores e profissionais de suporte pedaggico so os responsveis diretos pela mobilizao da escola e da comunidade para a construo da proposta. Alm disso, cabe-lhes a tomada de decises sobre contedos, mtodos de ensino e carga horria das disciplinas do currculo. Os alunos so fontes de informao das suas necessidades de aprendizagem, que se vo constituir no ncleo das preocupaes da escola. So eles, de fato, o alvo de todo esse esforo. O trabalho dos funcionrios, por se realizar em uma escola, tem uma dimenso pedaggica que muito pouco reconhecida, at por eles prprios. As relaes que eles estabelecem com os alunos e com os pais poderiam ser exploradas na direo da formao da cidadania. Os pais e a comunidade devem participar efetivamente das decises sobre o oramento e a utilizao dos recursos financeiros que a escola recebe. Alm disso, os pais[1] devem participar das discusses sobre as caractersticas do cidado que se quer formar, sobre o uso do espao e do tempo escolar e sobre as formas de organizao do ensino que a escola deve adotar.

O processo de mobilizao Para que o projeto poltico-pedaggico seja, de fato, um instrumento de melhoria de qualidade da escola, ele precisa ser construdo coletivamente, com responsabilidade e compromisso, a partir de um processo contnuo de mobilizao que envolve elaborao, execuo, acompanhamento, avaliao e reelaborao. Uma das mais importantes tarefas da equipe gestora encontrar pontos de partida para atingir um nvel esperado de mobilizao, pois, durante o

16 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

processo, muitas lideranas vo emergir, provocando novas adeses. O papel do Conselho Escolar nesse trabalho de mobilizao[2] fundamental, j que ele congrega os representantes dos diversos segmentos da escola. No entanto, sempre desejvel que a participao da comunidade seja ampliada com a presena de outras pessoas, alm daquelas que j fazem parte do Conselho. Essa mobilizao indispensvel, sob pena de no se conseguir construir a proposta de uma forma democrtica, legitimada por aqueles que fazem da escola um espao vivo e atuante. O processo de negociao preciso compreender que, nas sociedades humanas, nenhum processo se faz de forma linear e harmnica e, portanto, a negociao se torna um elemento central na realizao de qualquer trabalho que envolva a coletividade. A participao democrtica, condio essencial de formao do cidado, supe a presena de conflitos. O prprio exerccio da participao abre espao para a emergncia desses conflitos. impossvel evitar tais situaes, porque elas existem de fato e revelam a variedade de concepes que norteiam as aes pessoais. necessrio, pois, reconhecer a existncia de tenses ou conflitos entre as necessidades individuais e os objetivos da instituio e compreender a sua natureza, de modo a capitalizar as divergncias em favor de um objetivo maior. aqui que entra o papel da negociao. Saber negociar significa dar lugar ao debate, expresso das vrias necessidades e das diferenas, produzindo um ambiente do qual resulte a assuno coletiva dos conflitos e dos problemas, a cooperao voluntria no trabalho em equipe, a repartio mais igualitria do poder e dos recursos. Assim, a autonomia da escola no , isoladamente, a autonomia dos gestores ou a dos professores ou a dos alunos ou a dos pais. Ela resultante da confluncia de vrias formas de pensamento e de interesses diversos que preciso saber gerir, integrar e negociar. O projeto poltico-pedaggico, portanto, vai significar uma sntese desses diversos interesses e tem como propsito dar um sentido coletivo s autonomias individuais.

[1] Essa participao pode propiciar aos pais uma melhor compreenso do trabalho escolar e fornecer subsdios para que eles acompanhem e estimulem seus filhos na consecuo das tarefas escolares. Por outro lado, essa participao traz, para o interior da escola, de forma mais explcita, as questes partidrias e grupais que existem na comunidade. Aqui a negociao fundamental. O desafio aprender a viver em democracia. O Conselho Escolar o canal institucional da participao dos pais. Entretanto, preciso construir parcerias com o maior nmero possvel de pais e de lideranas da comunidade, ultrapassando, assim, o formalmente estabelecido. Ainda que as famlias usurias da escola pblica tenham pouca formao escolar, preciso acreditar que elas podem influir significativamente nas escolas. [2] Considerando que o concreto da escola dinmico, complexo e multi-determinado, esses processos se entrecruzam o tempo todo, de forma que certas atividades realizadas com uma determinada finalidade podem produzir resultados estimuladores de outras atividades. Por exemplo, se a escola se

17 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

rene, juntamente com a comunidade, para identificar seus problemas e levantar possveis solues, isso pode transformar-se tanto no diagnstico da situao escolar quanto em um processo de mobilizao e comprometimento de todos na elaborao da proposta. Assim, o prprio processo de diagnstico pode ser um processo de mobilizao, o que mostra que as atividades no so estanques, mas esto interligadas e so interdependentes.

18 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

REFLITA Que cidado se quer formar?


Tanto a mobilizao como a participao e a negociao no ocorrem no vazio. A proposta pedaggica tem um contedo que vai sendo construdo por meio desses processos. Dentre esses contedos, est a definio do cidado que se quer formar. Que caractersticas devem ter o cidado[1] para viver no mundo contemporneo? A escola tem espao para definir essas caractersticas? Afinal, que espao tem a escola nessa definio? A despeito de se considerar que competncias, conhecimentos, habilidades e valores so bsicos para a vida do cidado em qualquer lugar do mundo, tambm reconhecida, hoje, a necessidade da preservao e do desenvolvimento de aspectos que constituem a especificidade das diversas culturas. Isso significa dizer que o espao da escola o da formao de cidados capazes de enfrentar os novos desafios do mundo contemporneo, mas que tenham conscincia de suas razes histricas, conhecimento da produo cultural de seu povo, de forma a afirmar a sua identidade. o espao do ensino competente que, sem negar as tradies e, at mesmo, tomando-as como base, prepare seus alunos para a plena participao na vida econmica, sociopoltica e cultural do pas. Para que isso se torne possvel, recomenda-se: Que o coletivo da escola tome essas questes como foco de discusso, passando a entender, com maior clareza, tanto a concepo de cidado posta nos documentos oficiais que definem e orientam a educao brasileira, quanto dimenso do papel que a escola tem na sua formao. Que a escola desenvolva mecanismos de conhecimento de quem so seus alunos, quais as suas condies de vida, as suas aspiraes, as expectativas da famlia e da comunidade. Que sejam realizados levantamentos e estudos das manifestaes culturais locais (religiosas, folclricas, esportivas, artsticas) que, incorporadas ao currculo, estabeleam elos significativos com o conhecimento escolar formal, fazendo emergir a identidade de cada grupo ou comunidade que participa da escola. Que, a partir das questes anteriores, sejam levantadas aquelas caractersticas e competncias, alm das propriamente escolares, necessrias ao exerccio da cidadania, na rea de atuao da escola.

[1] Cidadania a qualidade do indivduo no gozo dos direitos civis, polticos e sociais previstos em lei, o que o faz devedor do cumprimento de deveres determinados legalmente. Essa uma configurao legal, pois diferenas de gnero, tnicas e religiosas reproduzem desigualdades sociais, apesar do que determinam as leis.

19 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

20 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

PENSE Como construir a identidade da escola no seu projeto poltico-pedaggico?


Toda escola deve ter uma alma, uma identidade, uma qualidade que a faz ser nica para todos que nela passam uma parte de suas vidas... Esse vnculo cognitivo e afetivo deve ser construdo a partir das vivncias propiciadas a toda a comunidade escolar. E essa preocupao deve estar presente na elaborao do projeto poltico pedaggico, o qual deve contribuir para criar ou fortalecer a identidade da escola. Quanto a esse aspecto, a comunidade escolar deve levantar as caractersticas atuais da escola, suas limitaes e possibilidades, os seus elementos identificadores, a imagem que se quer construir quanto a seu papel na comunidade em que est inserida. Esse levantamento dos traos identificadores da escola constitui um diagnstico que servir de base para a definio dos objetivos a perseguir, dos contedos que devem ser trabalhados, das formas de organizao do seu ensino. Algumas questes podem conduzir realizao desse diagnstico: Onde est localizada a escola: na zona rural (fazenda, povoado, engenho, assentamento, agrovila, agro-indstria) ou na zona urbana (periferia, centro, condomnio)? Quais os principais problemas dessa comunidade? Que formas a escola tem de insero na comunidade? Como o seu espao utilizado pela comunidade? Que limitaes ou possibilidades a escola percebe nas suas relaes com a comunidade? Quem o aluno que freqenta a escola? H alunos em idade escolar fora da escola na comunidade? Existem alunos com jornada formal de trabalho? Como se vm dando o desempenho escolar dos alunos nos ltimos dois anos? Quais so os ndices de aprovao, reprovao e evaso apresentados pela escola? Qual a relao entre a idade dos alunos e a srie que freqentam? Quem so os profissionais que atuam na escola? O nmero de professores suficiente para atender os alunos? Qual a qualificao dos professores? A escola tem funcionrios em nmero suficiente? H agentes de apoio pedaggico?

21 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Quais so as condies fsicas e materiais da escola? Quais as condies de uso das dependncias escolares? Como vem sendo utilizado o tempo pedaggico? Quantas turmas ela atende? Como so organizadas as classes? Como est organizado o espao da escola? Ele vem se constituindo em espao de formao da cidadania?

Essas e outras questes, a depender do momento e do contexto, podero ser utilizadas tanto para identificar quanto para avaliar os avanos alcanados pela escola na construo de sua identidade e contemplar essa questo no seu projeto poltico-pedaggico. Aqui, vale ressaltar um dos grandes problemas que se vive, hoje, no Brasil: a dificuldade de dispor de dados confiveis que retratem o mais fielmente possvel a realidade da educao, sobretudo da educao bsica, e que possam servir de apoio a um planejamento exeqvel. Assim, necessrio que as escolas sejam cuidadosas no levantamento de seus dados, de forma que eles possam de fato indicar como est o seu funcionamento no s para o Censo, como para seu prprio uso, no acompanhamento do seu prprio desempenho.[1]

[1] Por exemplo, se os quadros de resultados finais por classe no forem preenchidos de forma clara e confivel, haver grande dificuldade no clculo dos indicadores bsicos j citados e, tambm, a escola no poder estabelecer, na sua proposta, metas a serem alcanadas a partir de indicadores corretos. So esses indicadores que daro as referncias sobre o ponto em que a escola est e para onde ela quer e pode ir. Alm disso, muito importante considerar que os dados do Censo Escolar so utilizados na determinao dos coeficientes para distribuio dos recursos do FUNDEF bem como para implementao de programas de apoio ao ensino fundamental pblico como Dinheiro na Escola, Livro Didtico e Merenda Escolar.

22 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

LEIA
Como se constitui um currculo escolar?
Sabe-se que o currculo escolar um dos pontos mais difceis a serem enfrentados pela escola. Duas questes podem ser inicialmente levantadas em relao a esse aspecto: Quem define o que e como a escola deve ensinar? Tradicionalmente, as escolas pblicas tm a sua prtica pedaggica determinada ou por orientaes oriundas das secretarias de educao ou pelos prprios livros didticos. Isso resulta, na maioria das vezes, em uma prtica curricular muito pobre, que no leva em conta nem a experincia trazida pelo prprio professor, nem a trazida pelo aluno, ou mesmo s caractersticas da comunidade em que a escola est inserida. Por outro lado, isso restringe a autonomia intelectual do professor e o exerccio da sua criatividade. E pior: no permite que a escola construa sua identidade. Relacionada a isso, existe uma concepo restrita de currculo, prxima do conceito de programa ou, pior ainda, de uma simples grade curricular, ou de mera listagem dos contedos que devem ser tratados. Da porque muitos professores se orientam apenas pelos sumrios ou ndices dos livros didticos. O currculo, entretanto, abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos contedos escolares pelos alunos, na prpria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto poltico-pedaggico.

Assim sendo, indispensvel que a escola se rena para discutir a concepo atual de currculo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes nveis de ensino e tambm nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A legislao educacional brasileira, quanto composio curricular, contempla dois eixos: Uma Base Nacional Comum, com a qual se garante uma unidade nacional, para que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mnimos necessrios ao exerccio da vida cidad. A Base Nacional Comum , portanto, uma dimenso obrigatria dos currculos nacionais e definida pela Unio. Uma Parte Diversificada do currculo, tambm obrigatria, que se compe de contedos complementares, identificados na realidade regional e local, que devem ser escolhidos em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola. Assim, a escola tem autonomia para incluir temas de seu interesse.[1]

atravs da construo da proposta pedaggica da escola que a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada se integram. A composio curricular deve buscar a articulao entre os vrios aspectos da vida cidad (a sade, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a cincia e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as reas de conhecimento (Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias, Geografia, Histria, Lngua Estrangeira,

23 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

Educao Artstica, Educao Fsica e Educao Religiosa). H vrias formas de composio curricular, mas os Parmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, marcados por uma forte fragmentao, devem ser substitudos, na medida do possvel, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. O que isso significa? Interdisciplinaridade significa a interdependncia, interao e comunicao entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integrao do conhecimento em reas significativas. Transdisciplinaridade a coordenao do conhecimento em um sistema lgico, que permite o livre trnsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepo de disciplina e enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano. Com base nessas formas de composio curricular, que os Parmetros Curriculares Nacionais introduzem os temas transversais que, tomando a cidadania como eixo bsico, vo tratar de questes que ultrapassam as reas convencionais, mas permeiam a concepo, os objetivos, os contedos e as orientaes didticas dessas reas. Essa transversalidade supe uma transdisciplinaridade, o que vai permitir tratar uma nica questo a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas[2] definidos pelos Parmetros Curriculares Nacionais, como tica, Sade, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientao Sexual, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola. Como essas determinaes formais do currculo vo se manifestar na escola? A sua concretizao, no espao dinmico que o da escola, vai produzir, simultaneamente, diferentes formas de expresso do currculo. Ao lado do currculo formal[3], determinado legalmente e colocado nas diretrizes curriculares, nas propostas pedaggicas e nos planos de trabalho, h um currculo em ao, considerado o currculo real[4], que aquilo que de fato acontece na escola, e o currculo oculto[5], que aquilo que no est formalmente explicitado, mas que perpassa, o tempo todo, as atividades escolares. Essas expresses do currculo vo constituir o conjunto das aprendizagens realizadas pelos alunos, e o reconhecimento dessa trama, presente na vida escolar, vai dar equipe da escola melhores condies para identificar as reas problemticas[6] da sua prtica pedaggica. Assim, no processo de elaborao da proposta pedaggica ao definir o que ensinar, para que ensinar, como ensinar , a equipe gestora e a comunidade escolar devem estudar a legislao educacional, bem como a documentao oficial da Secretaria de Educao e do Conselho Estadual e ou Municipal de Educao, produzida com o objetivo de orientar a implantao desses dispositivos legais no que se refere ao currculo. A partir da, torna-se necessrio identificar que aes precisam ser planejadas e realizadas pela escola para colocar em prtica um currculo que contemple os objetivos da educao bsica.

24 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

A direo da escola, ou a equipe gestora como um todo, tem, nesse contexto, um papel fundamental. Alm de liderar a construo permanente da proposta pedaggica, deve estar todo o tempo viabilizando as condies para sua execuo, e uma delas a formao contnua de seus professores para que eles possam desenvolver, com competncia, o currculo expresso na proposta pedaggica.

[1] Um exemplo de contedo da parte diversificada o escolhido por uma escola do semi-rido baiano: estratgias para a convivncia com a seca. [2] Esses temas, que tm um carter universal, devem ser trazidos para o contexto local de forma que o aluno aprenda da realidade e na realidade. Para atingir aquilo a que se prope, at como decorrncia da prpria lei, a escola precisa ensinar a criana a estabelecer relaes entre a sua experincia cotidiana e os contedos escolares, em torno dos quais todos trabalharo, ampliando, assim, o seu universo de referncia. A escola deve, acima de tudo, fornecer as condies para que seus alunos participem da formulao e reformulao de conceitos e valores, tendo em vista que o ato de conhecer implica incorporao, produo e transformao do conhecimento, para o exerccio de uma cidadania responsvel. [3] O currculo formal entendido como o conjunto de prescries oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no mbito nacional quanto nas secretarias e na prpria escola e indicado nos documentos oficiais, nas propostas pedaggicas e nos regimentos escolares. [4] O currculo real a transposio pragmtica do currculo formal, a interpretao que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exerccio cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relao entre professor e alunos e entre os alunos. So as snteses construdas por professores e alunos, a partir dos elementos do currculo formal e das experincias pessoais de cada um. [5] O currculo oculto aquele que escapa das prescries, sejam elas originrias do currculo formal ou do real. Diz respeito quelas aprendizagens que fogem ao controle da prpria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que tm uma fora formadora muito intensa. So as relaes de poder entre grupos diferenciados dentro da escola que produzem aceitao ou rejeio de certos comportamentos, em prejuzo de outros, so os comportamentos de discriminao dissimulada das diferenas e, at mesmo, a existncia de uma profecia auto-realizadora dos professores que classifica, de antemo, certos alunos como bons e outros como maus. O currculo oculto tambm vai se manifestar,entre outras formas, na maneira como os funcionrios tratam os alunos e seus pais, no modo de organizao das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condies de higiene e conservao dos sanitrios, no prprio espao fsico da escola. [6] Diante disso, h algumas questes bsicas que toda a escola deveria analisar: Que mensagens no explcitas a escola vem passando para seus alunos? Que contedos vm privilegiando? Que currculo est sendo construdo o que enfatiza o sucesso escolar, ou o que, implicitamente, se conforma com o fracasso?

25 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

PENSE Como definir a orientao didtica no projeto poltico-pedaggico? A funo primordial da escola possibilitar a seus alunos o acesso ao conhecimento escolar. Para isso, o conhecimento disponvel esquematizado, reestruturado, segmentado, simplificado, reconstrudo, como meio de promover a sua apreenso pelos alunos. O trabalho escolar, portanto, uma transposio didtica do conhecimento formal em conhecimento escolar.[1] Assim, o professor , de fato, um mediador na interao dos alunos com os objetos de conhecimento. A orientao didtica que assume e os mtodos que utiliza tm, pois, como finalidade, estimular a compreenso, generalizao, transposio e aplicao de conceitos em situaes diversas, de modo a permitir a soluo de problemas, o levantamento de questes, a avaliao dos resultados de suas aes e a reconstruo do conhecimento em outros nveis ou seja, promover a aprendizagem.[2] Contudo, no isso o que vem ocorrendo na escola bsica no Brasil. A m qualidade de formao do professor brasileiro[3] no lhe fornece as condies para o exerccio pleno do seu ofcio, que o de promover a aprendizagem dos seus alunos. Estudos realizados recentemente no Brasil sobre o cotidiano da sala de aula mostram, alm da prpria pobreza material e fsica das salas, o predomnio de prticas educativas rotineiras, repetitivas, centradas no professor e que utilizam a escrita pelo aluno (deveres de casa, cpia, exerccios escritos no caderno etc.) mais como um mecanismo de controle da disciplina do que como instrumento de efetiva aprendizagem. A prpria organizao da sala de aula, com a disposio das carteiras escolares em fileiras, revela a opo metodolgica predominante entre os professores. A ausncia de material didtico rico e diversificado e a falta de conhecimento aprofundado dos contedos que ensina levam o professor, na maioria das vezes, a recorrer a prticas tradicionais e a banalizar a importncia das atividades e das rotinas escolares. Diante disso, preciso que a equipe gestora, junto com a equipe escolar, discuta as opes didticas[4] a serem assumidas, promovendo os meios para que sejam postas em prtica. Para isso, h, hoje, um conjunto de princpios educativos[5] que vm orientando as prticas pedaggicas contemporneas. Veja alguns desses princpios:
Considerar o aluno como sujeito de sua prpria aprendizagem. Reconhecer que o conhecimento construdo, progressivamente, atravs da atividade prpria do aluno e tambm atravs das interaes sociais, isto , de aluno para aluno e entre o professor e os alunos. Superar a fragmentao do saber dividido em disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a construo integrada de saberes, competncias e valores que perpassam, de forma transdisciplinar, o conjunto do saber-fazer escolar. Tomar as experincias e vivncias do cotidiano do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens escolares. Organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de

26 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender. Respeitar a diversidade dos alunos, como pessoas e como membros de um determinado grupo tnico-cultural e socioeconmico. Estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno, da sua participao na construo da vida escolar, atravs do incentivo ao trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa.

Como esses princpios podem ser concretizados na prtica? Os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental destacam algumas formas de concretizao desses princpios. So eles: A autonomia pode-se concretizar no trabalho em sala de aula, atravs de atividades que permitam ao aluno posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar enunciativa e cooperativamente de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em funo de metas eleitas, governar-se, participar da gesto de aes coletivas, estabelecer critrios e eleger princpios ticos, entre outros aspectos. O respeito diversidade tem a ver com o direito de todos os alunos realizarem as atividades fundamentais para o seu desenvolvimento e socializao. Sua concretizao em sala de aula significa levar em conta fatores sociais, culturais e a histria educativa de cada aluno, suas caractersticas pessoais de dficit sensorial, motor ou psquico, ou de superdotao intelectual, dando-se especial ateno ao aluno que demonstrar a necessidade de resgatar a auto-estima. O trabalho diversificado consiste no uso de diferentes exerccios, atividades, tarefas por grupos de alunos ou pequenos projetos, que vo permitindo a insero de todos no trabalho escolar, independentemente dos diferentes nveis de conhecimento e experincia presentes entre os alunos de uma mesma classe. O princpio que deve orientar essa opo o de que todos os alunos so capazes de aprender, cada um no seu ritmo prprio e a partir de pontos diferentes, desde que lhe sejam dadas s condies para que isso ocorra. A interao e a cooperao so princpios subjacentes aprendizagem dos contedos escolares e aprendizagem de formas de convivncia escolar e social[6]. Para sua concretizao, a escola e os professores devem criar situaes em que os alunos possam aprender a dialogar, a ouvir o outro e ajud-lo, a pedir ajuda, aproveitar crticas, explicar um ponto de vista, coordenar aes para obter sucesso em uma tarefa conjunta. A seleo de material deve ser variada e cuidadosa. Todo material fonte de informao, mas nenhum deve ser utilizado com exclusividade. A escolha do livro didtico pelo professor deve ser criteriosa e estar vinculada com as suas opes metodolgicas. Alm dos livros didticos dos alunos e dos livros de literatura infanto-juvenil[7], o professor deve recorrer a materiais diversificados como jornais, revistas, folhetos, propagandas, computadores,

27 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

calculadoras, filmes, etc., que fazem o aluno sentir-se inserido no mundo sua volta. No se pode perder de vista que as escolas devem ter autonomia para desenvolver o pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, conforme expresso no art. 3, inciso III da LDBEN, quando se refere aos princpios e fins da educao nacional. Isso deixa para a escola um espao de criatividade, iniciativa e experimentao que pode ser desenvolvido durante a construo, implementao, acompanhamento e avaliao de sua proposta pedaggica.

[1] Pode-se, portanto, pensar o conhecimento escolar como uma transposio prtica do currculo formal que, por sua vez, inclui uma transposio didtica, entendida como o acabamento, a transformao a que se sujeitam os saberes, as prticas sociais ou, mais globalmente, a cultura, para poder ensin-las e avali-las na aula. (PERRENOUD, Philippe. Op. Cit. p. 21.) [2] Alm de favorecer aquelas aprendizagens consideradas tradicionalmente escolares, a escola deve organizar, seja no interior da sala de aula, seja fora dela, situaes, tarefas, atividades, que facilitem a vida em comum, que ajudem os alunos a criar um sentido de ordem, de uso significativo do tempo e do espao, a desenvolver um esprito de cooperao e de solidariedade e um sentimento de pertencimento aos seus grupos de convivncia. [3] Por outro lado, aos professores s chegam os bafejos das concepes contemporneas de educao, seja nos cursos de formao inicial, seja nos de formao continuada. Seus depoimentos a respeito desses ltimos cursos indicam, inclusive, que eles percebem a necessidade de abandonar as formas tradicionais, mas o tempo do curso no suficiente para o aprofundamento das novas idias e sua conseqente transposio para a prtica na sala de aula. Aqui, vale ressaltar a importncia de um bom acompanhamento do trabalho do professor e sua formao continuada, atravs de grupos dirigidos de estudo, no mbito da prpria escola. [4] Isso no se faz apenas com seminrios pontuais ou com a realizao das convencionais semanas pedaggicas promovidas no incio de cada ano letivo. Demanda tempo, persistncia, estudo e dedicao. Demanda, sobretudo, condies de trabalho, que as equipes gestoras devem continuamente buscar, para que o professor possa se dedicar ao seu verdadeiro ofcio: promover a aprendizagem dos seus alunos. [5] Segundo Perrenaud, quando a escola no reconhece a diversidade presente na sala de aula, quando pratica a indiferena pelas diferenas, ela transforma essas desigualdades de ordem extra-escolar em desigualdades de aprendizagem, logo, em sucessos e insucessos. (PERRENOUD, Philippe. op. cit. p. 34.) [6] Para que esse aprendizado ocorra de fato, preciso que o professor esteja comprometido com esses princpios e tenha disponibilidade para aceitar contribuies dos alunos (respeitando-as, mesmo quando apresentadas de forma confusa ou incorreta) e para favorecer o respeito, por parte do grupo, assegurando a participao de todos os alunos. [7] A equipe gestora deve estar atenta a dois programas importantes do Governo Federal, referentes s polticas pblicas dirigidas escola: o PNLD Programa Nacional do Livro Didtico e o PNBE Programa Nacional de Biblioteca Escolar.

28 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

ANALISE Como definir formas de organizao do ensino no projeto poltico-pedaggico?


Da anlise dos artigos da nova LDBEN que tratam da organizao da educao nacional, podem-se extrair os princpios que orientam a organizao do ensino. A autonomia, princpio maior que perpassa toda a LDBEN, vai permitir que tanto os sistemas de ensino quanto suas escolas desenvolvam formas variadas de organizao. Assim, a organizao do ensino deve estar pautada nas diretrizes nacionais emanadas da LDBEN e do Conselho Nacional de Educao e de acordo com as diretrizes locais que podem ser oriundas do Conselho Estadual de Educao e Secretaria Estadual de Educao, ou do Conselho Municipal de Educao e Secretaria Municipal de Educao (se o sistema municipal j estiver constitudo). No entanto, importante destacar o poder de deciso da escola[1] e o espao que a ela deve ser assegurado. Que aspectos que devem, pois, constar da organizao escolar? A opo por uma ou mais formas de organizao do ensino. (srie, ciclo[2], alternncia etc). Para realizar essa opo, preciso que a escola considere: seus elementos identificadores (clientela, localizao, dimenso, professorado etc.), as caractersticas do cidado que quer formar, os contedos curriculares, a orientao didtica assumida, as condies de infra-estrutura da escola, os recursos disponveis. Vale lembrar que est em curso a implantao gradual do ensino fundamental de nove anos, e as escolas devem se preparar para ajustar o seu projeto poltico pedaggico a essa nova realidade.[3] Analisar a necessidade de a escola constituir ou no classes de acelerao da aprendizagem, em carter emergencial, para alunos com atraso escolar, com o propsito de eliminar gradualmente, as distores entre idade e srie. Ao mesmo tempo, desenvolvimento de esforos para melhoria das classes regulares, evitando-se a continuidade dessa distoro, para regularizar o fluxo escolar. Estruturao do seu sistema de recuperao. Aqui vale chamar a ateno para o fato de que, de um modo geral, as escolas usam o recurso da recuperao apenas entre perodos letivos regulares. As concepes de aprendizagem e de avaliao, implcitas na nova LDBEN, colocam a obrigatoriedade dos estudos de recuperao[4], de preferncia paralelos ao perodo letivo, o que deve constituir procedimento usual dentro da sua organizao e meta a ser perseguida na sua proposta pedaggica. Distribuio do tempo escolar. O tempo uma dimenso significativa da experincia escolar, pois revela sua estruturao especfica e a valorizao diferenciada das atividades pedaggicas. H vrias questes sobre o tempo escolar, algumas definidas na legislao e outras a serem definidas pela prpria unidade escolar: a) Definio do calendrio escolar, considerando-se as peculiaridades locais,

29 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

sem reduo do nmero de horas letivas definidas na lei. Um tratamento especfico dever ser dado para a escola rural, que poder ter um calendrio escolar adequado s fases do ciclo agrcola e s condies climticas. b) Distribuio da carga horria entre os componentes curriculares, a partir de uma viso pedaggica e no administrativa. c) Estabelecimento de mecanismos de preservao do tempo de permanncia do aluno em contato direto com atividades escolares, cumprindo o disposto na LDBEN, art. 34, segundo o qual a jornada escolar, no ensino fundamental, incluir, pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o perodo de permanncia na escola. Assim, a carga horria mnima anual ser de oitocentas horas, distribudas por um mnimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo para os exames finais. d) Instituio de tempo para a realizao de atividades de estudo, preparao, acompanhamento e avaliao do trabalho escolar, dentro da jornada de trabalho do professor. Sistematizao dos procedimentos de registros escolares de freqncia e de avaliao dos rendimentos, de emisso de diplomas e de certificados. Organizao de um sistema confivel de coleta e sistematizao dos dados sobre o desempenho escolar (aprovao, reprovao, repetncia, evaso, relao entre idade e srie dos alunos), que permitam escola avaliar os resultados obtidos pelas formas de organizao adotadas.

Por tudo que foi aqui discutido, percebe-se, claramente, a necessidade de se reservar um tempo de reflexo, a partir de anlises concretas das condies da escola, para tomar decises responsveis e fundamentadas sobre as formas de organizao que a escola pode assumir.

[1] Os artigos 22 a 28 e, ainda, os artigos 32 a 34 tratam das possveis formas de organizao, com grande flexibilidade, permitindo s escolas se organizarem a partir de decises tomadas com base na anlise dos elementos que as identificam. Assim, segundo o artigo 23, possvel ter escolas organizadas em sries anuais, perodos semestrais, ciclos, alternncia regular de perodos de estudo, grupos no seriados com base na idade, na competncia e em outros critrios, ou por forma diversa de organizao, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. O Parecer n 05/97 do Conselho Nacional de Educao, ao comentar esse artigo, mostra a abertura que foi dada s instituies de ensino para se organizarem, delegando-se uma nova autoridade escola, contanto que sejam respeitadas as normas curriculares e outros dispositivos legais. O mesmo parecer recomenda que o tipo de organizao assumida pela escola deve constar, fundamentalmente, de Seu projeto polticopedaggicao e ser explicitada nos respectivos regimentos. Isso implica certa despadronizao da escola e uma possibilidade de exerccio de sua autonomia. [2] Dentre as formas possveis de organizao sugeridas na Lei, os Parmetros Curriculares Nacionais recomendam a organizao da escola em ciclos, principalmente nas quatro sries iniciais, entre outras razes, pelo reconhecimento de que tal proposta permite compensar a presso do tempo que inerente instituio escolar, tornando possvel distribuir os contedos de forma mais adequada natureza do processo de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que essa recomendao feita, chama-se a ateno para a necessidade de destinar espao e tempo realizao de reunio de professores para discutir os

30 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

diferentes aspectos do processo educacional. [3] Esse assunto ser tratado no mdulo 6. H farto material disponvel sobre ensino fundamental de nove anos no site do MEC: http://portal.mec.gov.br/ [4] Segundo o Parecer CEB/CNE N 05/97, a recuperao paralela aperfeioa o processo pedaggico, uma vez que estimula as correes de curso, enquanto o ano letivo se desenvolve, do que pode resultar aprecivel melhoria na progresso dos alunos com dificuldades que se projetam nos passos seguintes. Esse mecanismo, associado a uma melhoria do trabalho nas classes regulares, vai possibilitar a superao das distores entre idade e srie provocadas por reprovao e repetncia escolar.

31 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

PENSE Como definir parmetros de avaliao no projeto polticopedaggico?


No Mdulo 4, vamos conversar bastante sobre avaliao da aprendizagem na escola. Mas, antes disso, precisamos refletir sobre a seguinte questo: Qual o conceito de avaliao expresso na LDBEN? A LDBEN, no seu art. 24, inciso V, considera o processo de construo do conhecimento contnuo e progressivo, devendo a avaliao a ele se adequar. A aprendizagem, nesse sentido, comporta elementos de ordem subjetiva e objetiva e, portanto, deve privilegiar os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Assegura que a escola deve reconhecer e aproveitar o saber que o aluno traz, construdo fora dela ou em outras experincias escolares, que deve ser reconhecido e aproveitado. Admite que o aluno pode avanar nas aprendizagens dos contedos prprios de uma determinada srie e, por isso, ser promovido srie seguinte, antes mesmo da concluso do ano letivo, bem como a classificao e a reclassificao.[1] Finalmente, assegura ao aluno em atraso escolar tanto a possibilidade de acelerao de estudos quanto a oportunidade de recuperao, preferencialmente paralela ao perodo letivo. Que sentido deve ter, ento, a avaliao escolar, numa unidade de ensino? Sua funo central a de obter informaes sobre os avanos e as dificuldades de cada aluno, de modo a permitir ao professor planejar e replanejar o processo de ensino-aprendizagem. Como tal, deve ser instrumento de estmulo e promoo da aprendizagem, cabendo ao professor interpretar qualitativamente o conhecimento construdo pelo aluno, considerando que esse conhecimento abrange as reas cognitiva, afetiva e social. Como ultrapassar as prticas existentes hoje nas escolas e construir novas formas de avaliao que venham a atender o que prescreve a nova legislao e ao atual estgio de conhecimento crtico sobre essa temtica? isso que deve ser discutido pela escola durante a elaborao de sua proposta pedaggica. Para tanto, preciso estudar a legislao, no que se refere temtica, analisar experincias de avaliao que esto sendo encaminhadas por outras escolas e definir, com clareza, os objetivos, os critrios e os instrumento de avaliao, seja essa a avaliao dos resultados escolares, seja a auto-avaliao da escola. Tanto a concepo de avaliao, os princpios que a orientam e as formas e critrios de avaliao devero constar no regimento escolar.

[1] Ao lado da classificao por promoo e por transferncia, tradicionalmente exercitadas na escola, foi incorporado o novo instituto legal da reclassificao, mecanismo que vai dar condies escola para receber alunos de outras instituies com uma organizao de ensino diferente. A classificao,

32 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

independentemente de escolarizao anterior, mediante a avaliao feita pela escola, define o grau de desenvolvimento e experincia do candidato e permite sua inscrio na srie ou etapa adequada; esse instituto deve ser regulamentado pelo respectivo sistema de ensino.

33 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

ANALISE Qual a estrutura de um projeto poltico-pedaggico?


A proposta pedaggica de uma escola elaborada a partir do processo participativo de discusso dos temas anteriormente apresentados precisa ser consolidada num texto, para circulao e anlise permanente da sua execuo no interior da unidade escolar, bem como para encaminhamento ao rgo central da gesto municipal. Segundo Vasconcellos (2002), a estrutura bsica de um projeto polticopedaggico comporta trs grandes elementos: marco referencial, diagnstico e programao.[1] MARCO REFERENCIAL. O marco referencial trabalha com a dimenso da finalidade: Como a sociedade se apresenta? Que aspectos precisam ser transformados? O que se espera da escola pblica hoje? Que cidado queremos formar? Com que concepes de educao, de ensino-aprendizagem e de avaliao queremos trabalhar? DIAGNSTICO. O diagnstico trabalha a dimenso da realidade: Que caractersticas (sociais, econmicas, culturais) tm a comunidade, a escola e a clientela a que a escola atende? Como se apresenta realidade da escola hoje? Que cactersticas tem a gesto da escola? Como se d a participao da comunidade na gesto da escola? Que formas de organizao escolar so adotadas? Como esto as relaes interpessoais no interior da escola? Que caractersticas tm o trabalho pedaggico desenvolvido na escola? Como se apresentam os resultados da aprendizagem? Que processos e instrumentos de avaliao so utilizados? O diagnstico no deve apenas ser descritivo, mas tem de ser tambm analtico. Deve identificar necessidades de mudanas, ou seja, responder: o que nos falta para ser o que desejamos? PROGRAMAO. A programao a dimenso do projeto, da mediao, do desejo coletivamente construdo: a definio do que vai ser feito e dos meios para a superao dos problemas detectados, em busca da qualidade da educao oferecida pela escola. a proposta de ao. Ou seja: definio do que necessrio e possvel fazer para diminuir a distncia entre o que a escola e o que deveria ser. Quanto periodicidade, a programao ou projeto pode ter abrangncia anual, bianual ou outra definida pelo grupo. Apresentamos a seguir, uma sugesto de estrutura[2] do texto de projeto poltico-pedaggico. No se trata de um modelo, mas de um roteiro que dever ser discutido e, se necessrio, modificado, em funo da realidade da escola.
INTRODUO Apresentao do Projeto. Comentrios sucintos sobre os objetivos de circunstncias em que foi elaborado, idias centrais, relevncia etc. DIAGNSTICO[3] Contexto da escola Ambiente social, cultural e fsico: a comunidade em que a escola est inserida - caractersticas da populao, costumes, lazer, grupos comunitrios, lideranas comunitrias, associaes, clubes, igrejas, acesso a meios de comunicao etc; localizao fsica da escola caractersticas do sua elaborao,

34 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

bairro, ruas, praas, espaos de lazer, equipamentos comunitrios, instituies educativas, meios de acesso, sistema de transporte, situao das residncias, saneamento, servios de sade, comrcio. Situao socioeconmica e educacional da comunidade: ocupaes principais, nveis de renda, condies de trabalho, acesso a bens de consumo, nveis de escolaridade da populao, crianas fora da escola, principais setores de atividade econmica, perfil profissional dos pais, acesso aos servios de sade e de assistncia social, condies de habitao, etc. Populao atendida pela escola: nvel de instruo dos pais e irmos, qualificao profissional, hbitos alimentares e de higiene, lazer etc. Caracterizao da escola (identidade) Histrico da escola: fundao, denominao, lideranas histricas, vnculos com egressos, participao na comunidade. Situao fsica da escola: condies da edificao, dimenses, dependncias, espaos para atividades pedaggicas e de lazer, biblioteca, estado de conservao, instalaes hidrulicas e sanitrias, paisagismo, conforto ambiental (iluminao, ventilao, etc); adequao de salas de aula. Recursos humanos e materiais: quantitativos do corpo docente, discente, administrativo e de apoio; vnculos funcionais; distribuio de funes e tarefas; nvel de formao inicial e acesso formao continuada (qualificao). Caractersticas dos alunos. Condies de trabalho e estudo de professores na escola. Condies de trabalho dos servidores da escola. Direitos e deveres. Recursos materiais disponveis e sua adequao: mveis, equipamentos, material didtico. Gesto da escola: forma de provimento da direo; estilo de gesto; conselho escolar; associao de pais e mestres; grmio escolar; gerenciamento de recursos materiais e financeiros: poltica adotada para o atendimento da demanda (oferta de vagas); funcionamento de biblioteca; funcionamento da secretaria; sistema de coleta e registro de dados. Organizao da escola e do ensino: estatuto, regimento, planos e projetos existentes; distribuio e ocupao do tempo e dos espaos pedaggicos; constituio de turmas; nmero de turmas; perodos ou turnos de funcionamento; organizao em sries ou ciclos; existncia de classes de acelerao; sistema de recuperao; distribuio do tempo escolar; condies de atendimento a portadores de necessidades especiais; condies de atendimento a jovens e adultos. Relaes entre a escola e a comunidade: formas de participao da comunidade educativa (pais, autoridades locais, associaes de moradores, clubes de mes); parcerias com entidades, rgos pblicos e empresas; parcerias com organizaes da sociedade civil; relacionamento com outras escolas; utilizao dos espaos da escola pela comunidade; trabalho voluntrio; relacionamento escola-famlia (APM); participao dos alunos (Grmio); relaes da escola com o rgo gestor da educao (Secretaria Municipal de Educao). Currculo: Verificar como a escola vem trabalhando: o atendimento base nacional comum; como est posta a parte diversificada; forma de composio curricular; definio de contedos curriculares; interdisciplinaridade (integrao de disciplinas) e transversalidade (definio de temas transversais); distribuio do tempo pelos componentes curriculares; orientao didtica adotada; atividades didticas integradas; adequao dos materiais da biblioteca ao currculo; materiais didticos adotados: escolha e adequao; parmetros de avaliao adotados; instrumentos de avaliao. Resultados educacionais Desempenho escolar dos alunos: aprovao, reprovao e evaso. Relao entre idade e srie. Medidas que esto sendo tomadas para a melhoria do desempenho dos alunos. Desempenho global da escola: avaliao do desempenho global da escola: ndices alcanados em relao a outras escolas do municpio e do estado. Dados do censo escolar. Medidas que esto sendo tomadas em relao a problemas. Relaes institucionais e com a comunidade atendida. Convivncia na escola Relaes interpessoais na escola. Formas de tratamento de questes de violncia externa, interna; indisciplina.

35 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

DEFINIO DAS PEDAGGICA Diretrizes

BASES

DO

PROJETO

POLTICO

PEDAGGICO

OU

PROPOSTA

Tendo em vista os resultados do diagnstico, definio dos compromissos gerais a serem assumidos pelo coletivo da escola. Concretizao da Poltica Educacional do Sistema no mbito da unidade escolar, tendo em vista o atendimento de suas caractersticas particulares, quanto a gesto (aspectos administrativos, financeiros e pedaggicos) e ao docente e atividades de apoio. Fundamentos Concepes, conceitos e princpios que fundamentaro o trabalho da escola: conceito de educao, papel da educao, papel da escola pblica, concepo de aprendizagem, concepo de avaliao, perfil do cidado a ser formado etc. Dispositivos legais Dispositivos legais e normativos a serem considerados e o que eles determinam em relao educao escolar. Ver: Constituio federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9934/96), Plano Nacional de Educao, Plano estadual de Educao, Plano Municipal de educao, Parmetros Curriculares Nacionais, disposies do CNE, e do CEE e do CME, regimento da escola. Currculo Concepo de currculo a ser trabalhada. Objetivos gerais e especficos a atingir Base comum. Definio da parte diversificada. Definio da forma de composio curricular. definio de contedos curriculares e sua distribuio no tempo. Definio da orientao pedaggica a ser adotada. Definio de parmetros, critrios e formas de avaliao da aprendizagem. Definio de critrios para elaborao, escolha e uso de material didtico. Definio de espaos pedaggicos interdisciplinares e temas transversais. Aspectos ou reas prioritrias no que diz respeito aprendizagem. PLANO DE ATIVIDADES Prioridades Considerar os problemas mais urgentes ou mais graves detectados no diagnstico, em relao a: contexto da escola, caractersticas da escola, resultados educacionais e convivncia na escola. Objetivos Definir objetivos gerais e especficos em relao aos problemas definidos, quanto a: contexto da escola, caractersticas da escola, resultados educacionais e convivncia na escola. Metas Para cada objetivo especfico, definir metas. Metas so desdobramentos dos objetivos que indicam os resultados esperados em termos quantitativos e em determinados prazos. Previso e proviso de recursos Definir a necessidade de recursos para o alcance de objetivos ou metas. IMPLEMENTAO Acompanhamento e assistncia execuo Prever o modo pelo qual a equipe de direo da escola dever acompanhar a execuo do Plano, bem como o trabalho dos professores, apoiando-os nas dificuldades que surgirem, provendo os recursos necessrios, etc. Podero ser previstas reunies peridicas para discusso do andamento do projeto. Avaliao

36 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

O projeto deve ser objeto de avaliao contnua para permitir o atendimento de situaes imprevistas, correo de desvios e ajustes das atividades propostas. Podem ser previstos momentos de avaliao (semestral, anual, bianual), com participao de toda a comunidade escolar.

Outra sugesto interessante de roteiro de elaborao de projeto a de Libano (2004)[4], que inclui um tpico referente proposta de formao continuada de professores e outro atinente a uma proposta de trabalho com pais, comunidades e outras escolas de uma mesma rea geogrfica.

[1] Quanto distribuio desses elementos, sugere-se que o marco referencial seja definido a partir do diagnstico da realidade escolar.

Esta sugesto foi adaptada a partir da proposta existente em: MACHADO, L.M. e SILVA, C.S.B. da. Nova LDB. Trajetria para a cidadania. So Paulo: Arte & Cincia, 1998.
[2]
[3] A primeira etapa de elaborao do Projeto Pedaggico da Escola engloba tanto o diagnstico como a definio de diretrizes. Diz respeito reflexo sobre a educao, buscando esclarecer as funes e finalidades da escola, sua insero na comunidade, seus princpios, valores e poltica educativa. Essa discusso, que deve contar com a participao de toda a comunidade educativa, permite que a escola identifique seus prprios problemas, seus objetivos de longo prazo e suas possibilidades de atuao. Em sntese, na primeira etapa, a escola realiza o diagnstico de sua situao e delineia sua filosofia. Para aprofundamento da discusso sobre a importncia do diagnstico e maior detalhamento dos itens listados, ver: MADEIRA, Ana Isabel. A importncia do diagnostico da situao na elaborao do projecto educativo de escola. IN: Inovao. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, vol. 8, ns 1 e 2, 1995 [4] LIBNEO (2004: 164-5) sugere um roteiro de projeto pedaggico curricular que contempla nove grandes itens: 1. Contextualizao e caracterizao da escola; 2. Concepo de educao e de prticas escolares; 3. Diagnstico da situao atual; 4. Objetivos gerais; 5. Estrutura de organizao e gesto; 6. Proposta curricular; 7. Proposta de formao continuada de professores; 8. Proposta de trabalho com pais, comunidade e outras escolas de uma mesma rea geogrfica; e 9. Formas de avaliao do projeto.

37 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

ANALISE Que condies so necessrias para a operacionalizao do projeto poltico-pedaggico?


Para que o processo de elaborao de um projeto poltico-pedaggico e, conseqentemente, a consolidao de seu texto final no representem apenas atividades burocrticas e formais a serem cumpridas por exigncia legal, preciso que as equipes gestoras viabilizem as condies necessrias no apenas para a sua construo, mas, sobretudo, para a sua execuo, acompanhamento, avaliao e reconstruo. A seguir, so colocadas algumas dessas condies. Delimitao e organizao do tempo para a discusso, elaborao e acompanhamento do projeto. Para a realizao de uma tarefa complexa como a da elaborao e implementao da proposta pedaggica, preciso buscar condies objetivas. A instituio de um tempo prprio uma dessas condies. A cultura da participao precisa ser ainda instaurada em nossas escolas e, para isso, precisa-se de tempo, ou seja, um horrio definido para participao em reunies e realizao de tarefas especficas que se faam necessrias. Quando a escola ocupa todo o tempo do professor[1] com aulas, sem lhe dar algumas horas semanais de trabalho remunerado para estudar, elaborar material didtico e ter oportunidade de discutir com os colegas e com a comunidade o processo de realizao do trabalho pedaggico, ela est dificultando a realizao de um trabalho de qualidade. Encontrar o tempo certo para reunir as pessoas da comunidade no fcil. E, aqui, se coloca um desafio para as lideranas da escola: descobrir formas de contato com as famlias dos alunos que superem as tradicionais as eventuais reunies de pais para tratar da indisciplina e das notas baixas dos alunos de maneira a atra-las a participar sistematicamente da vida escolar de seus filhos e a participar do processo de construo e acompanhamento da proposta pedaggica. Estabelecimento de possibilidades e de limitaes do trabalho da escola e definio de prioridades A degradao histrica que a escola vem sofrendo faz com que sejam inmeros os aspectos que merecem ser transformados para que ela alcance patamares mnimos de qualidade. No seu projeto poltico-pedaggico, importante que sejam identificados, com clareza, os problemas enfrentados, bem como suas possveis solues. A partir da, algumas questes se colocam. As solues levantadas so viveis? Como elas sero encaminhadas? O que precisa ser feito, para que elas se tornem operacionais? Quais os recursos necessrios e como busc-los? Tais questes, entre outras, iro ajudar a definir quais as possibilidades e limitaes concretas da escola nesse primeiro momento, sempre tendo em mente que, no decurso do trabalho, essas possibilidades podero ser ampliadas. Considerada a complexa tarefa de dar uma nova qualidade escola, preciso definir, no rol das possibilidades levantadas, as prioridades para que haja economia de tempo e de esforo. No se pode fazer

38 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

tudo ao mesmo tempo. Assim, as metas definidas devem ser claras, viveis e representativas das necessidades bsicas da escola e devem ser postas numa perspectiva de gradualidade, ou seja, devem ser distribudas por etapas, ao longo de um tempo razovel para a sua consecuo.
Acompanhamento da execuo da proposta pedaggica

A construo e execuo do projeto poltico-pedaggico e do plano da escola precisam ser sustentadas por um acompanhamento contnuo e sistemtico da equipe gestora, que inclui a participao efetiva de um coordenador pedaggico. Cabe s secretarias de educao providenciar a presena desse agente na escola, seja ele um elemento integrante da prpria escola, seja ele um tcnico da secretaria. O importante que haja responsveis pela mobilizao da escola, para que a comunidade como um todo possa estar periodicamente discutindo os rumos que o projeto poltico-pedaggico e o plano da escola vo tomando. Como partes desse processo de acompanhamento, so sugeridas algumas aes: anlise dos planos de trabalho dos professores, para verificar sua relao com os objetivos, com os contedos curriculares e com as opes metodolgicas da proposta pedaggica; construo, juntamente com os professores, de um instrumento de acompanhamento das aulas, a partir de parmetros previamente discutidos, de forma que eles possam participar da avaliao da sua prpria prtica de trabalho; observao da sala de aula, a partir de um instrumento de acompanhamento, para estabelecer relaes entre a dinmica da aula e os objetivos e contedos curriculares da proposta pedaggica e identificar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados com os professores; acompanhamento do desempenho dos alunos, identificando pontos nesse desempenho que precisam ser melhorados e que precisam ser discutidos com os professores; acompanhamento do desenvolvimento de projetos propostos por professores e por alunos; superviso do uso do tempo e do espao escolar, verificando sua adequao aos objetivos e contedos curriculares; superviso da qualidade dos recursos didticos disponveis, observando sua variedade, sua adequao ao nmero de alunos e aos objetivos e contedos curriculares da proposta pedaggica; reunio em dia fixo, que faa parte da programao normal da escola, com os professores, para estudo terico e discusso de questes prticas; reunio peridica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliao e replanejamento do projeto poltico-pedaggico e do plano de trabalho da escola. importante considerar permanentemente, com a comunidade escolar, se o projeto poltico-pedaggico, que o plano global da instituio, est
39 de 41 26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

efetivamente sendo cumprido e quais as reformulaes que precisam ser feitas para que o seu cumprimento represente, de fato, a construo de uma escola de qualidade acadmica e social.

Este mdulo teve como referncias principais textos geradores da autoria de Rbia Marluza Carneiro e Lourdes Marcelino Machado; de Adlia Luiza Portela e Dilza Maria Andrade Atta. Foi atualizado por Anuska Andra de Souza Silva e revisto por Ana Maria de Carvalho Luz e Trcio Rios de Jesus.

[1] Reconhecendo isso, a LDBEN no seu art. 67, inciso V assegura ao professor um perodo reservado a estudos, planejamento e avaliao, includo na carga de trabalho, o que dever constar do plano de carreira dos profissionais do magistrio. Por outro lado, a Resoluo CEB/CNE n. 3/97, art. 6, inciso V, define que a jornada de trabalho dos docentes incluir uma parte de horas de aula e outra de horas de atividades. No inciso IV do mesmo artigo, est indicado que as horas-atividade correspondem s horas de trabalho do professor destinadas preparao e avaliao do trabalho didtico, colaborao com a administrao da escola, s reunies pedaggicas, articulao com a comunidade e ao aperfeioamento profissional, de acordo com a proposta pedaggica de cada escola. V-se, desse modo, legalmente garantida a participao do professor nesse tipo de trabalho.

40 de 41

26/10/2011 22:33

name

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=14550

SAIBA MAIS Para aprofundar as questes deste mdulo, veja a possibilidade de acesso s referncias e s indicaes bibliogrficas.
BRASIL, Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 5.ed. Goinia: Editora Alternativa, 2004. MACHADO, Jos Nilson. Educao: Projetos e Valores. So Paulo. Escrituras Editora, 2000. (Coleo ensaios transversais) MACHADO,L.M. e SILVA, C.S.B. da. Nova LDB. Trajetria para a cidadania?. So Paulo: Arte & Cincia, 1998. MADEIRA, Ana Isabel. A importncia do diagnostico da situao na elaborao do projecto educativo de escola. IN: Inovao. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, vol. 8, ns 1 e 2, 1995.

MOREIRA, A. F. & SILVA, T. T. (orgs) Currculo, cultura e sociedade. So Paulo: Cortez Editora, 1994. PORTELA,Adlia Luiza e ATTA, Dilza Maria Andrade. A Dimenso Pedaggica da Gesto da Educao. In:RODRIGUES Maristela e BRAGA Ana Catarina (orgs.) Guia de Consulta para o Programa de Apoio aos Secretrios Municipais de Educao PRASEM II Braslia: FUNDESCOLA/MEC, 1999. p. 77 a 114.
VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e polticopedaggico.So Paulo: Libertad, 2002.

41 de 41

26/10/2011 22:33

Potrebbero piacerti anche