Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS MTR0912 Tecnologia de Materiais Aplicada a Dutos

s ALUNO: Joo Paulo de Freitas Grilo

Resumo dos captulos 1 e 2 do livro Tubulaes Industriais, Materiais, Projeto e Montagem.

Natal, 27 de Maro de 2012

1. TUBULAES INDUSTRIAIS: GENERALIDADES E CLASSIFICAO.

Tubos so condutos fechados, destinados principalmente ao transporte de fluidos. De seo circular, eles so cilndricos e ocos. Dutos geralmente so livres em sua seo transversal, com exceo de tubos de esgotos, onde h superfcies livres. Tubulao o conjunto de tubos e seus acessrios. Utilizado para o transporte de lquidos que esto distantes de seu ponto de utilizao. So utilizados em tubulaes o transporte de todos os materiais escoveis, como lquidos, gases, materiais pastosos, fluido com slido em suspenso, todos em presses desde o vcuo absoluto at 1000MPa, e desde prximo do zero absoluto at temperaturas de metais de fuso. Todas as indstrias tm redes de tubulao, da a importncia para a rea, e quase todas essas redes so essenciais para o funcionamento da indstria. Para as indstrias de processos, as tubulaes, so mais importantes, nas quais as tubulaes so elementos fsicos de ligao entre os equipamentos de utilizao da indstria. As tubulaes industriais podem ser classificadas quanto a seu emprego como:

Tubulaes de processo so as tubulaes do fluido ou dos fluidos que constituem a finalidade bsica das indstrias cuja atividade principal o processamento, a armazenagem ou distribuio de fluidos. Um exemplo so as tubulaes de leo das refinarias, terminais e instalaes de armazenagem ou distribuio de dutos de petrleo. Tubulaes de utilidades so tubulaes para fluidos auxiliares ou tubulaes em geral nas indstrias. So utilizados para tubulaes em geral de refrigerao, aquecimento, vapor entre outros e para finalidades eventuais como: manuteno, limpeza, combate a incndio etc. Tubulaes de instrumentao so usadas para transmisso de sinais de ar comprimido para as vlvulas de controle e instrumentos automticos. As tubulaes de instrumentao no so destinadas ao transporte de fluidos.

Tubulaes de transmisso hidrulica, que tambm no se destinam ao transporte de fluidos, so tubulaes de lquidos sob presso para os comandos e servomecanismos hidrulicos. Tubulaes de drenagem trabalham sem presso e com fluidos variados e no definidos, pois so responsveis pelo transporte de fluidos a um destino conveniente. 2. TUBOS: MATERIAIS, PROCESSOS DE FABRICAO. Como muito vasto a gama de materiais para fabricao de tubos, os mesmos podem se resumir da seguinte forma:

Para esses mesmos materiais h quatro grupos de processos industriais de fabricao de tubo: Tubos sem costura (seamless pipe) Laminao (rolling); Extruso (extrusion); Fundio (casting). Tubos com Costura (Welded pipe) Fabricao por solda (welding). Na fabricao de tubos sem costura: O processo de fabricao por laminao so os mais importantes para a fabricao de fabricao de tubos. Podem ser usados, aos-carbono, aos-ligas e aosinxidveis. O processoMannesmann para laminao dado por:

1. Um lingote cilndrico com dimetro aproximado do tubo desejado aquecido a cerca de 1200C e levado ao laminador oblquo. 2. O laminador descrito na fig. 1.1.O lingote colocado entre os dois rolos, que o prensam fortemente, e lhe imprimem, ao mesmo tempo, um movimento helicoidal de rotao e translao. O lingote pressionado a uma ponteira cnica que se encontra entre os rolos. A ponteira abre um furo no centro do lingote, transformando-o em tubo. 3. O tubo ainda quente levado para outro laminador com ponteira com dimetro um pouco maior, afinando e aumentando o comprimento, assim ajustando o dimetro interno. 4. Com o empeno gerado pelos dois laminadores, o tubo passa por mquinas desempenadoras de rolos. 5. O tubo sofre uma srie de ajustes finais, como calibragem do dimetro externo e interno e alisamento das superfcies, feitos por laminadores com mandris e em laminadores calibradores.

Fig. 1.1 Fabricao de tubos por laminao Laminador oblquo Mannesmann.

No processo de extruso um tarugo cilndrico e macio do material, em estado pastoso, colocado em um recipiente de ao e prensado, ocorrendo primeiramente, um encostamento do mbolo no tarugo, o mandril, acionado pela prensa, fura o centro do tarugo, e por ltimo, o mbolo empurra o tarugo, forando-o a sair pelo orifcio da matriz e por fora do mandril, formando o tubo. Aps a formao dos tubos os mesmos so levados para laminadores para ajustes de calibragem. No processo de fundio o metal no estado lquido despejado em moldes para obter a forma final de tubo. So feitos por esse mtodo os tubos de concreto e outros materiais no metlicos, onde os mesmos tambm podem passar por uma centrfuga para d a forma final.

Na fabricao de tubos com costura: Na costura soldada h duas disposies: a longitudinal e a helicoidal, e vrios processos de soldagem, porm os mais usados so por arco submerso e por resistncia eltrica, sem adio de metal. Para soldas longitudinais so utilizadas bobinas de chapa enrolada para fabricao de tubos de pequeno e mdio dimetro (at 450mm aproximadamente) e so utilizadas chapas planas para fabricao de tubos de mdio e grande dimetro (at 760mm). Na fabricao com chapas em bobinas o tubo formado por meio de rolos conformadores que comprimem a chapa sucessivamente em duas direes. A soldagem por resistncia e aps tratamento trmico com ajustes devidos. A fig. 1.2 representa o processo.

Fig. 1.2 Fabricao de tubos a partir de bobinas de chapa.

Na fabricao com placas avulsas a chapa calandrada no sentido longitudinal ou transversal dependendo do dimetro do tubo, pois as chapas comerciais tem como maior largura 2,44 m. A prensagem ocorre dando placa o formato de U aps o formato de O. A soldagem seguindo normas especficas. Aps os tubos so submetidos a um processo de expanso a frio, podendo aps haver um tratamento trmico. Com a solda helicoidal, a matria prima sempre uma bobina para fabricao contnua. A bobina enrolada sobre si mesma, sendo a largura a da bobina igual a distncia entre duas espiras sucessivas da solda. A soldagem pode ser por arco subemerso ou por resistncia eltrica. Todos os tubos com costuras so submetidos, individualmente, a um teste hidrosttico de presso interna, e a solda inspecionada por radiografia ou por ultrasom.

Ao-carbono Seja qual for o processo de fabricao, de todos os materiais o ao-carbono o que apresenta menor relao custo/resistncia mecnica e propriedades que facilitam os processos de fabricao. Chamado de material de uso geral o ao-carbono s no usado quando h uma situao especfica para outro material. Suas propriedades so influenciadas por sua composio qumica e pela temperatura. A dureza, limite de escoamento e resistncia e temperabilidade so aumentados conforme seu teor de carbono, porm prejudica sua ductilidade e soldabilidade. Com isso os aos de at 0,35% de carbono so usados para fabricao de tubos. Podem ser utilizados aos com adio de 0,6% de Si, os chamados aos acalmados, pois eles tm estrutura fina e uniforme e com menor incidncia de defeitos internos. Eles so utilizados onde as temperaturas possam chegar a 400C ou abaixo de 0C. A resistncia mecnica diminuda no ao-carbono a temperaturas acima de 400C em funo do tempo, devido s deformaes permanentes causadas por fluncia, que comea a ser observado a partir de 370C. As deformaes por fluncia aumenta conforme a temperatura e tenso do material aumentam, e ao longo do tempo que esse material foi submetido a essa temperatura e tenso. Em temperaturas superiores 530C o ao carbono sofre uma intensa oxidao superficial, quando exposto ao ar, formando crostas grossas de xido (carepas), o que o torna inaceitvel para qualquer servio. Em outros meios essa oxidao pode ocorrer em temperatura mais baixa. Em permanncia prolongada em temperaturas superiores a 420C o ao-carbono pode precipitar carbono, que o torna um material quebradio. Com isso estabelecido os limites para o uso do ao-carbono. Tubulaes principais, servio contnuo: 450C; Tubulaes secundrias, servio contnuo: 480C Mximos eventuais de temperatura, de curta durao e coincidentes com grandes esforos mecnicos: 520C.

O comportamento dctil do ao carbono acaba quando o mesmo submetido a baixas temperaturas, tornando-o sujeito a fraturas frgeis. Sua temperatura de transio no muito bem definida, pois depende de sua composio qumica, tamanho de gros, espessura da pea, irregularidades geomtricas na pea causados por defeitos internos ou por defeitos de solda. Com isso o ao-carbono no empregado em servios onde podem ocorrer temperaturas inferiores a -45C, ainda que seja eventuais e de curta durao. Por ser um material com baixa resistncia a corroso, os tubos de ao-carbono sempre so fabricados com uma sobre-espessura para corroso, exceto quando j h uma cobertura para corroso ou uma pintura especfica. Essa sobre-espessura corroda durante a vida til da tubulao sem que comprometa a resistncia mecnica da mesma. O contato com o solo causa ferrugem e corroso por pites penetrante, sendo mais graves em solos midos ou cidos. O ao-carbono fortemente atacado pelos cidos

minerais, principalmente quando diludos ou quentes. O servio com os lcalis mesmo quando fortes, possvel at 70C, devendo, entretanto, para temperaturas acima de 40C, ser feito um tratamento trmico de alvio de tenses, temperaturas mais elevadas causam um grave problema de corroso sob tenso em aos carbonos. Aos-ligas e Inoxidveis Aos-ligas so aos que possuem qualquer quantidade de outros elementos, alm dos que entram na composio dos ao-carbono. Aos com at 5% de elementos de liga so aos baixa liga, entre 5% e 10% so aos liga intermedirio, acima de 10% so aos alta liga. Aos inoxidveis so aos contendo no mnimo 12% de cromo, que confere ao ao a propriedade de no enferrujar mesmo em atmosfera normal. Os tubos de ao-liga e seus processos de fabricao e montagem so bem mais caros que os do ao-carbono, por isso no muito comum em instalaes industriais, com isso justificvel o uso dos aos-liga nas seguintes situaes: a) Altas temperaturas Temperaturas acima dos limites suportados pelos aoscarbono, ou mesmo nesses limites, quando exigido maior resistncia mecnica, maior resistncia a fluncia, ou maior resistncia a corroso. b) Baixas temperaturas Temperaturas inferiores a -45C, devido a possibilidade de fraturas frgeis com o ao-carbono. c) Alta corroso Aos-ligas tem melhores propriedades com fluidos corrosivos, no entanto com a gua salgada os aos-ligas corroem tanto quanto os aos carbono. d) Exigncia de no-contaminao Servios para os quais no possa admitir a contaminao do fluido circulante (industria de alimentos e farmacutica). e) Segurana Servios com fluidos perigosos, quando for exigido o mximo de segurana contra possveis vazamentos e acidentes. As classes de aos-ligas mais importantes como materiais para tubulaes so: Aos-liga molibdnio e cromo-molibdnio. Aos-liga nquel.

Aos-ligas molibdnio e cromo-molibdnio contm at 1% de Mo e at 9% de Cr, em diversas propores. O cromo atribui uma melhor resistncia a oxidao inclusive em temperaturas elevadas e na resistncia corroso em geral. At 2,5% de Cr, h um ligeiro aumento na resistncia fluncia, sendo que porcentagens maiores podem diminuir essa resistncia. Aos-ligas com at 2,5% de Cr so especficos para servios em altas temperaturas, com solicitaes mecnicas e baixa corroso. Os aos com maior quantidade de cromo so especficos para os servios em alta temperatura, com esforos mecnicos reduzidos e alta corroso. Porm eles tambm enferrujam, s que mais lentamente. O comportamento desse ao em relao aos cidos e lcalis semelhante ao do ao carbono.

Os aos-liga de nquel so usados para baixas temperaturas, quanto maior a quantidade de nquel no ao, menor a temperatura de servio suportada. As duas classes principais de aos inoxidveis para tubos so: os austenticos (no-magnticos), contendo de16% a 26% de Cr e 6% a 22% de Ni, e os ferrticos (magnticos), contendo de 12% a 30% de Cr, o grupo austentico, pois eles tm maior resistncia a fluncia e oxidao, podendo utiliza-los em servios com temperaturas mais altas. Esses aos austenticos mantm o comportamento dctil mesmo em temperaturas mais baixas e todos so de solda fcil sem necessidade de tratamento trmico. Os aos austenticos em geral, exceto os estabilizados ou baixo carbono, so suscetveis para sensitizar-se (fenmeno de precipitao de carboneto de Cr) a temperaturas de 450 a 850C. Aos sensitizados apresentam corroso intergranular principalmente em meios cidos, podendo ser controlada com adio de Ti ou Nb, ou pela diminuio do teor de carbono. Os aos ferrticos em relao aos austenticos, apresentam menor resistncia fluncia e corroso em geral, assim como menor temperatura de incio a oxidao. Em compensao, so materiais mais baratos do que os austenticos e menos sujeitos aos fenmenos de corroso por pites e sob-tenso. Esses aos so todos difceis de soldar e no so adequados a servios em baixas temperaturas. Ferro fundido Os tubos de ferro fundido so usados para gua, gs, gua salgada e esgoto, em servio de baixa presso, temperatura ambiente, e onde no ocorram esforos mecnicos. Esses tubos tm boa resistncia corroso, principalmente corroso pelo solo, e grande durao. So fabricados por fundio centrifugada. Por serem sempre galvanizados os tubos de ferro forjado so chamados de tubos de ferro galvanizado. So empregados em tubulaes com baixa presso, em tubulaes industriais secundrias e so utilizados em instalaes prediais de gua gs. Tubos de ferro forjados tm baixa resistncia mecnica e boa resistncia a corroso, eles resistem bem ao contato com a gua, solo e a atmosfera. Fabricam-se tambm tubos de ferro fundido nodular e de ferros-ligados (ferro fundido com adio de si, Cr ouNi); esses materiais tm maiores resistncia mecnica e a corroso. Por exemplo o ferro com at 14% de Si apresenta boa resistncia a maioria dos cidos com excepcional resistncia a abraso. Metais no-ferrosos Comparando com os aos-carbono os metais no ferrosos tm maior resistncia a corroso e maior resistncia a baixas temperaturas, contudo ele custa mais e em muitos servios os mesmo j esto sendo substitudos por tubos de materiais plsticos.

1. Cobre e suas ligas so fabricados tubos com o cobre comercialmente puro, diversos tipos de lates e de cobre e nquel. Esses tubos apresentam boa resistncia ao ataque da atmosfera, da gua (inclusive salgada), dos lcalis, dos cidos diludos entre outros. Tm pouca resistncia quando se trata de amnia, e outros compostos nitrogenados. Como os tubos de ligas cobres tm alto coeficiente de transmisso de calor, so bastante utilizados em sistema de aquecimento e refrigerao. Os mesmos no podem ser usados na industria farmacutica e alimentcia por expelir resduos txicos com a corroso. 2. Alumnio e suas ligas os tubos dessas ligas so geralmente 1/3 do peso dos tubos de ao, tem alto coeficiente de transmisso de calor e tm boa resistncia ao contato com a atmosfera, gua e muitos compostos orgnicos. Os resduos resultante da corroso no so txicos. O alumnio e suas ligas podem trabalhar em servio contnuo entre temperaturas de -270C a200C. esses tubos so usados em sistema de aquecimento e refrigerao, servios criognicos e servios com exigncia de no-contaminao. 3. Chumbo Tubos de chumbo so macios e com baixa resistncia mecnica, porm com excelente resistncia a corroso. um dos raros materiais metlicos que se pode trabalhar com cido sulfrico. Sua temperatura limite de trabalho vai de 120C a 200C. Os mesmos podem ser usados para tubulaes de esgoto, prediais e industriais. 4. Nquel e suas ligas as ligas de nquel apresentam excepcional resistncia a corroso e resistncia mecnica e temperaturas, tanto baixas com altas. O mais comum desses materiais o metal Monel (67% Ni, 30%Cu), que empregado para tubulaes de gua salgada, cido sulfrico diludo. So utilizados para servios oxidantes, e para esses os limites de temperatura so de 550C para o Monel, 1050C para o nquel. A temperatura mnima de servio de -200C. 5. Titnio, zircnio e suas ligas esse metais tm propriedades extraordinrias tanto de resistncia corroso como de resistncia s temperaturas, e qualidades mecnicas; alm disso, o peso especfico cerca de 2/3 do peso dos aos. O comportamento em relao a numerosos meios fortemente corrosivos melhor do que o dos aos inoxidveis e das ligas de nquel. Tubos no metlicos Os mais importantes materiais para fabricao de tubos no metlicos so: 1) Materiais plsticos: Grupo mais importante de materiais no metlicos aplicados na industria. 2) Cimento-amianto: fabricados de argamassa de cimento e areia com armao de fibras de amianto. usado para pequenas presses e onde no exija grande resistncia a esforo mecnico. 3) Concreto armado: os tubos de concreto armado so empregados principalmente para tubulaes de esgoto (grandes dimetros).

4) Barro-vidrado: so empregadas basicamente em esgotos e produzidas em tubos pequenos de aproximadamente 1 metro e com dimetros de 50 a 500mm, e com extremidades de ponta de bolsa. 5) Vidro, cermica: so tubos de uso e de fabricao raros. Usados somente em situaes especificas onde exigido a no-contaminao e tenha muita corroso. 6) Borrachas: so empregados quando h necessidade de flexibilidade, quando exigido muito esforo so reforados podendo conter uma armao de arame de ao rolado em espiral. Tubos de materiais plsticos O emprego dos tubos de plsticos vem aumentando significativamente, pois o custo dos tubos de materiais metlicos vm aumentando e h um grande avano em pesquisas com polmeros, forando as industrias a utilizar cada vez mais. Em um modo geral os plsticos apresentam as seguintes vantagens: Pouco peso, densidade variando entre 0,9 e 2,2. Alta resistncia a corroso. Custo mais baixo comparando com materiais com resistncia a corroso, como titnio. Coeficiente de atrito baixo. Facilidade de fabricao e manuseio. Cor prpria e permanente. Alguns plsticos podem ser translcidos, dando a possibilidade de se ver internamente o fluido.

Suas desvantagens so: Baixa resistncia ao calor. Baixa resistncia mecnica, comparado com ao-carbono entre outros metlicos. Pouca estabilidade dimensional. Insegurana nas informaes tcnicas relativas ao comportamento mecnico e a dados fsicos e qumicos. Alto coeficiente de dilatao, at 15 vezes o do ao-carbono. Alguns plsticos so combustveis ou pelo menos capazes de alimentar vagarosamente a combusto Alguns materiais plsticos no so totalmente impermeveis, podendo absorver hidrocarbonetos, lquido leves, aumentando de volume permitindo o vazamento.

Os materiais plsticos so divididos em termoplsticos de cadeias lineares e termofixos com cadeias cruzadas e ramificadas. Os termofixos podem ser reciclados, isto , podem se quebrar suas com o amolecimento da mesma at temperaturas de fuso sem que ocorra reaes qumicas, diferente dos termofixos onde o aquecimento quebra

suas ligaes ramificadas de forma permanente de forma que degrade o material sem poder reutiliz-lo. So muito resistentes a corroso com cidos minerais e lcalis. No h ataque algum com a atmosfera e a gua. Raramente h contaminao do fluido circulante e os plsticos no produzem resduos txicos. Pelo seu conjunto de vantagem e desvantagens os materiais plsticos so utilizados em ambientes com temperatura ambiente ou moderada, com baixos esforos mecnicos. Os materiais termoplsticos rgidos e no rgidos so utilizados em tubulaes com at 1,2 m de dimetro, e tambm para revestimentos anticorrosivos aplicados internamente em tubos de ao. Os termofixos so aplicados para dimetros quaisquer e utilizado como revestimento anticorrosivo. Os materiais plsticos usados para tubulao so: 1) Polietileno: o mais leve e o mais barato dos materiais termoplsticos, tendo excelente resistncia aos cidos minerais, aos lcalis e aos sais. usado para tubos de baixo peso, para presses moderadas. 2) Cloreto de polivinil (PVC): um dos termoplsticos de maior uso industrial. A resistncia a corroso se compara a do polietileno, mas a qualidades mecnicas so melhores. So empregados para tubulaes de gua, esgotos, cidos, lcalis e outros produtos corrosivos. 3) Acrlico butadieno-estireno (ABS), acetato de celulose: so materiais termoplsticos de qualidades semelhantes ao do PVC, usados para tubos rgidos de pequenos dimetros. Ambos so combustveis. 4) Hidrocarbonetos fluorados: um grupo de termoplsticos no combustveis com boas qualidades de resistncia corroso e temperatura de -200c a 260C. o mais conhecido dessa classe o PTFE (politetrafluoreteno) utilizado para revestimento de tubos de ao. 5) Epxi: um termofixo usado para tubos de at 900mm, com extremidades lisas ou com flanges integrais. Ele tm boa resistncia a corroso, queima-se lentamente, e pode ser empregado a temperaturas de at 150C. 6) Polisteres, fenlicos: termofixo com qualidades semelhantes a do epxi. Os fenlicos podem trabalhar at 150C e polisteres at 93C. essas resinas tambm so utilizadas para reforar tubos de PVC. Tubos de ao com revestimento As finalidades para revestimentos em tubos so: Revestimento anticorrosivos, ou para evitar contaminao do fluido; Revestimento antiabrasivo e antierosivos; Revestimento refratrios (isolamento trmico interno)

As razes para aplicar qualquer um desses revestimento so: Custo; Resistncia mecnica; Possibilidade de fabricao.

O objetivo do revestimento aliar as boas propriedades de resistncia mecnica, boa soldabilidade dos ao-carbono com as caractersticas anticorrosivas, antiabrasivas e grande resistncia a temperaturas dos materiais de revestimento. A grande maioria dos revestimentos aplicado internamente ao tubo depois de fabricado, com exceo dos revestimentos de zinco que so aplicados durante a fabricao dos tubos. O material metlico de revestimento mais comum o zinco, empregado nos tubos galvanizados. um revestimento anticorrosivo barato e, mas que s pode ser utilizado para servios de baixa responsabilidade e corroso moderada. Para alguns servios de alta corroso so usadas na fabricao chapas cladeadas, onde as mesmas so fabricadas com o ao-carbono e com uma chapa fina de revestimento de 2 a 4 mm de ao inoxidvel, geralmente. Todos os materiais supracitados no item de materiais plsticos , podem ser usados como material de revestimento. Esses revestimentos so utilizados quando no possvel a aplicao do plstico macio no servio, devido a algumas desvantagens j citadas dos plsticos para tubulaes. Os revestimentos de plsticos so facilmente aplicveis em tubos de dimetro de 12 a 100 mm, podendo ser maiores ou menores. Os principais materiais plsticos utilizados so o PTFE (teflon), o epxi, os fenlicos e os poliuretanos. Os elastmeros tambm so utilizados como revestimentos assim como os plsticos, com caractersticas semelhantes so empregados tambm com finalidades anticorrosivas e antiabrasivas. O concreto tambm um revestimento barato utilizado para tubos de gua salgada. A camada de concreto aplicada por centrifugao , e tem de 4 a 10 mm de espessura. Em tubos de mais de 600 mm , deve-se soldar, por dentro dos tubos, uma tela metlica, que ficar embutida no concreto para evitar trincas e desprendimento de pedaos do revestimento. Para algumas temperaturas mais altas pode-se aplicar revestimento de concreto refratrio, para conferir ao ao-carbono a sua temperatura limite. Os revestimentos de vidro e de porcelana so revestimentos caros, frgeis e de difcil aplicao e manuseio, que podem ser empregados para alguns servios de alta corroso ou exigncia de absoluta pureza do fluido conduzido. sempre importante a integridade continua dos revestimentos para que os mesmos no formem trincas ou descontinuidades podendo forma pontos de corroso. Com os revestimentos de concreto impossvel garantir-se que no se formem trincas no revestimento, pois a resistncia a trao de todos os concretos muito baixa, por isso que no aconselhvel o uso do revestimento de concreto a servios de alta corroso,

ou de grande responsabilidade, apesar do baixo custo e boa resistncia corroso do concreto a muitos meios agressivos.

Potrebbero piacerti anche