Sei sulla pagina 1di 11

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

HERDOTO & TUCDIDES MITO E MITOLOGIA Andr Haggstron1 Resumo: Busco atravs deste pequeno artigo, apresentar algumas idias a respeito de duas obras importantssimas para o estudo da histria. A principal questo a ser trabalhada, envolve a percepo dos conceitos de mito e mitologia em Herdoto e Tucdides. No ouso, porm, reivindicar para esse texto um carter inovador, que com certeza, ele no apresentar, muito menos uma reviravolta historiogrfica a respeito do tema, pois qualquer leitor, do especialista ao curioso, deve saber que, as comparaes, crticas e estudos sobre Herdoto e Tucdides, e suas respectivas obras, escritas a aproximadamente vinte e seis sculos, desde muito, j foram lanadas. Palavras-chave: Histria comparada, mito, mitologia

Encontram-se nas obras de Herdoto e Tucdides apenas poucas menes aos conceitos de mito e mitologia. Porm, suficientes para alimentar as querelas entre os historiadores da antiguidade clssica, desde o nascimento do gnero histrico, mormente atribudo a Herdoto por Ccero (CCERO, 1967: 24). Em Herdoto, encontramos meno ao conceito de mito (mythos) em duas ocasies apenas, nos nove livros de suas Histrias, ambas as duas nas narrativas sobre o Egito. E para auxiliar na interpretao do que ele queria dizer com mito, utilizava-se de palavras de um vocabulrio especfico, que pudessem esclarecer sua narrativa. Assim como nos apresenta Marcel Detienne:
A palavra mito empregada duas vezes nos nove livros do rapsodo viajante a quem os historiadores mais convictos atribuem, hoje como outrora, a paternidade de seu saber, imputando prtica etnogrfica as histrias estranhas ou os contos maravilhosos apontados por colegas mais austeros, mas no menos reverentes ao Pai da Histria (DETIENNE, 1998: 97).

A primeira utilizao de Herdoto do termo mito se d a respeito das fontes do Rio Nilo e de suas inundaes. Herdoto busca indagar dos sacerdotes egpcios algumas

Mestrando PPG Histria UFRGS. Professor da Rede Pblica Estadual. haggstron@yahoo.com.br

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

informaes sobre as nascentes e a formao do Nilo, porm, no consegue informao alguma quanto a este assunto, nem com os sacerdotes, nem com outros habitantes do pas. Ento, Herdoto busca entre os prprios gregos pessoas que, procurando adquirir nomeada pela ostentao de sabedoria2 apresentam trs opinies sobre os movimentos das guas do Nilo. Duas delas, segundo Herdoto, nem merecem discusso, limito-me apenas a indic-las3. A primeira verso tenta explicar as cheias do Nilo atravs dos ventos estivais, que desviariam as guas do Nilo, impedindo-as de irem em direo ao mar, ocasionando ento a cheia. A segunda verso ainda mais absurda, embora, a bem dizer, encerre qualquer coisa de maravilhoso4. Nela, a explicao de que a Terra estaria envolta pelo mar Oceano, e que o Nilo estaria sujeito s enchentes porque vem do Oceano. Herdoto deixa claro que no concorda com essas verses. Para ele, essas explicaes a respeito das cheias do Nilo recorrem a uma fbula (mythos) obscura e no merecem ser refutados, e conclui seu pensamento:
Por mim, no conheo rio algum que se possa denominar Oceano, e penso que Homero ou algum outro poeta mais antigo, tendo inventado esse nome, introduziu-o na poesia. (HERDOTO, II, 23)

O fabuloso (mtico) era normalmente relacionado com poesia, com o que no pode ser visto, investigado e (com)provado. Herdoto buscava formular sua compreenso dos fatos, tentando interpretar os mesmos de maneira crtica. Como afirma Hartog:
Como reconhecer e rejeitar um mythos? Usando uma noo de eiks (plausvel, provvel) como ferramenta crtica, de modo geral, o termo eiks ajudava a escolher entre diferentes verses propostas e proporcionava um meio de organizar a lgica da narrativa. (HARTOG, 2003: 37)

Em Herdoto, as fronteiras dos termos mythos e lgos no estavam totalmente delimitadas. Compreende-se em suas Histrias a utilizao da lgos como narrativa, em oposio a mythos (fbula, mentira, discurso enganoso), ao mesmo tempo em que, ao

2 3

HERDOTO. Histrias. Traduo: J. Brito Broca. So Paulo: Ediouro, 2001. Livro II, 20. Ibid., II, 20. 4 Ibid., II, 21. Grifo meu.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

criticar Hecateu de Mileto, autor das Genealogias, chamando-o de logopois (fazedor de lgos), que assim abrira seu promio:
Assim fala (mytheitai) Hecateu de Mileto: escrevo isso como me parece ser verdadeiro; pois os relatos (lgoi) dos gregos so, como me parecem, muitos e ridculos. (HARTOG, 2003: 41)

Ao utilizar o termo logopois para criticar Hecateu, assim como o fez tambm com Esopo5, entitulando-os de fazedores de mitos, podemos notar como era instvel em Herdoto a diviso entre os dois termos mythos e lgos e que a utilizao dos mesmos dependia muito da situao e do contexto ao qual o historiador viajante referia-se. A segunda meno ao mythos em Herdoto est inserida na discusso a respeito da estada de Hrcules em terras egpcias.
Os gregos manifestam tambm muitos propsitos inconsiderados, entre os quais a fbula (mythos)6 ridcula que forjaram sobre o deus. Hrcules, dizem eles, tendo chegado ao Egito, os egpcios lhe puseram uma coroa cabea e o conduziram com grande pompa ao templo, revelando a inteno de imol-lo a Jpiter. O heri permaneceu, a princpio, tranqilo, mas perto do altar, quando os sacerdotes comearam o sacrifcio, reuniu as foras e matou-os a todos. Os gregos do a entender com essa histria, no terem o menor conhecimento do carter dos egpcios e de suas leis. Como na verdade podemos supor que um povo ao qual no permitido sacrificar outros animais que no porcos, bois e bezerros, contanto que sejam puros, decida-se a sacrificar homens? Por outro lado, verossmil que Hrcules, que ento no passava de um simples mortal, como eles prprios dizem, tenha podido matar tantos homens ali reunidos? Como quer que seja, peo aos deuses e aos heris que interpretem pelo lado melhor o que acabo de dizer sobre esse assunto. (HERDOTO, II, 45)

Segundo suas concepes, esse lgos a respeito da estada de Hrcules no Egito no tem o mnimo fundamento, e no passa de uma fbula ridcula, pois, Herdoto busca compreender de maneira racional os acontecimentos, conjecturando atravs de indcios, refutando o que no plausvel ou provvel. Em suas investigaes, Herdoto mostra-se primeiramente preocupado em no deixar que as memrias dos traos e das atividades humanas se perdessem no tempo, ou que se tornassem privados de fama ou glria (klos). Como por ele indicado na abertura de suas Histrias:

5 6

Herdoto, II, 134. Os destaques so meus.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087
Ao escrever a sua Histria, Herdoto de Halicarnasso teve em mira evitar que os vestgios das aes praticadas pelos homens se apagassem com o tempo e que as grandes e maravilhosas exploraes dos Gregos, assim como as dos Brbaros, permanecessem sem fama7; desejava ainda, sobretudo, expor os motivos que os levaram a fazer guerra uns contra os outros (HERDOTO, I, 1).

Viso essa, diferente das atribuies dos aedos e seus cantos, que inspirados pelas musas, viam como a Musa, como se ele tambm tivesse estado presente8, glorificavam os heris e deuses do Olimpo cantando e contando suas narrativas, celebrando os grandes feitos dos homens, para que eles se perpetuem na memria. Em sua obra O mundo de Ulisses, M. I. Finley aborda o papel desempenhado pelos aedos e por outros especialistas da memria na cultura grega. Para Finley, a epopia homrica apresenta uma sociedade palaciana onde as transformaes aconteciam em abundncia, entre os sculos X e IX a. C., porm, onde o pensamento mtico ainda era o pensamento comum. Ainda sobre Homero, Finley esclarece:
Homero, essencial record-lo, no era precisamente um poeta; ele era um contador de mitos e de lendas. A elaborao de uma mitologia tinha evidentemente comeado bem mais cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nvel e no do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de um campons. (FINLEY, 1972: 24)

As obras de Homero, a Ilada e a Odissia esto no limite entre a plena maturidade da mitologia [...] e a idade rigorosa da crtica inaugurada por Herdoto, heri fundador da Histria (DETIENNE, 1998: 52). E encontra-se justamente nestas obras o primeiro estgio na histria do controle que a Grcia imps a seus mitos. (FINLEY, 1972: 29) Em Herdoto, j encontramos em seu mtodo crticas ao mythos, ao maravilhoso e a tudo o que lhe parece inverossmil. Em todos os sentidos, ele busca de alguma maneira, satisfazer sua curiosidade e, compreender e interpretar as informaes que coleta em suas viagens. Nas inmeras vezes onde o rapsodo viajante encontra informaes diferentes sobre

Utilizei a forma mais encontrada nas tradues, onde o termo grego klos normalmente traduzido como fama ou glria. J. Brito Broca utilizou permanecessem ignoradas. 8 Hartog. 2003: 23.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

um mesmo evento, ele estabelece seus princpios de investigao (histore). Sobre os mtodos de investigao em Herdoto, citamos a obra de Cynthia Morais9:
Seu mtodo , portanto, deduzir fatos implcitos nas informaes disponveis, o que, para Detienne constitui um manifesto racionalista em todos os sentidos da palavra, pois os diversos mtodos que ele instaura implicam ao mesmo tempo rigor crtico, deduo lgica e, at, o estabelecimento de grandes princpios gerais que permitam a comparao analgica (MORAIS, 2004: 41).

A escrita de Herdoto est situada no perodo de transio entre o mythos e o lgos. Os resqucios de mythos em Herdoto podem ser compreendidos pelo momento histrico (aproximadamente, entre 480/420 a.C.) de efervescncia cultural e pela mentalidade grega do sculo V. Ento, dentro texto contexto que devemos pensar na obra de Herdoto. Quais foram ento, as mudanas ocorridas no imaginrio grego do sculo V? Podemos tentar responder a pergunta, inicialmente, atribuindo essa mudana de mentalidade s primeiras manifestaes de um pensamento racional, vindo das terras da sia Menor, com Tales de Mileto, assim como as influncias do Oriente (Egpcios, babilnios, persas), porm, sem esquecermos da influncia advinda da poesia, que exerceu nos gregos um grande papel educador (MORAIS, 2004: 21). O mito em Herdoto, um resqucio, uma herana do passado grego que ainda mantinha-se viva no imaginrio social dos helenos. Marcel Detienne apresenta seu ponto de vista:
[...] nas investigaes de Herdoto, o mito tambm no um objeto; apenas um simples resto, s vezes rumor excitado, palavra de iluso, seduo enganadora, s vezes narrativa incrvel, discurso absurdo, opinio sem fundamento. O mito permanece apenas uma palavra, como um gesto apontando o que ele denuncia como incrvel, o que ele repele ou descarta10. (DETIENNE, 1998: 101-102)

Finley perguntaria: Que outra coisa poderia ter feito Herdoto? Uma herana ancestral de lendas e de mitos sagrados e profanos11 era tudo o que constitua os
9

MORAIS, Cynthia. Maravilhas do mundo antigo Herdoto, pai da Histria? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. 10 Os destaques so meus. 11 Os destaques so meus.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

princpios da histria grega (FINLEY, 1972: 27). Atravs dos poemas de Homero, os gregos, incluindo Herdoto, tomavam conhecimento de seu passado mtico, de sua histria. O mito, ento, encontra seu terico mais intransigente12 no final do V sculo. Podemos dizer que no somente o mito, mas tambm Herdoto encontra seu crtico mais intransigente. Como nos esclarece Detienne:
[...] o mito encontra seu terico mais intransigente no finalzinho do sculo V. Isto se d alm das avaliaes de Herdoto e da honestidade dos loggrafos eruditos: na autonomia afirmada do saber histrico, com Tucdides e a Guerra do Peloponeso (DETIENNE, 1998:.102).

Com Tucdides, o mito sofre uma serie de ataques, e deixado em suspenso qualquer tipo de pensamento que possa estar, de uma forma ou de outra, em conluio com o que se chama mitoso (mythodes)13. Porm, quando se parte para a anlise semntica da utilizao da palavra mito e suas variveis na obra de Tucdides, encontramos o mesmo nmero reduzido j percebido nas Histrias de Herdoto de Halicarnasso. l na chamada Arqueologia de Tucdides, onde encontra-se as posies do historiador ateniense em relao ao mito, mais exatamente, entre os captulos 20 e 22 do livro I, quando apresenta sua metodologia de pesquisa:
A luz da evidncia apresentada at agora, todavia, ningum erraria se mantivesse o ponto de vista de que os fatos na antigidade foram muito prximos de como descrevi, no dando muito crdito, de um lado, s verses que os poetas cantaram, adornando e amplificando os seus temas, e de outro considerando que os loggrafos compuseram as suas obras mais com a inteno de agradar aos ouvidos que de dizer a verdade uma vez que suas estrias no podem ser verificadas, e eles em sua maioria enveredaram, com o passar do tempo, para a regio da fbula (mythos) , perdendo, assim, a credibilidade (apstos) (TUCDIDES, I, 21)14.

Ainda esclarece seus princpios narrativos que ns modernos, entendemos tradicionalmente por metodolgicos15 e adverte que a falta do fabuloso em seu texto

12 13

Detienne, 1998: 102. Detienne, 1998: 102. 14 Os destaques so meus. 15 MURARI PIRES, Francisco. Mithistria. So Paulo: Humanitas, 2006: 285.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

possa ser menos agradvel ao ouvido do que as antigas histrias de poetas e loggrafos, que adornavam e amplificavam suas narrativas:
Pode acontecer que a ausncia do fabuloso (mythodes) em minha narrativa parea menos agradvel ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma idia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltaro a ocorrer em circunstncias idnticas ou semelhantes em conseqncia de seu contedo humano, julgar a minha histria til e isto me bastar. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimnio sempre til, e no uma composio a ser ouvida apenas no momento da competio por algum prmio (TUCDIDES, I, 22)16.

Porm podemos discutir qual sentido de mito ou mtico era compreendido pelo ateniense Tucdides. Segundo o professor Anderson Zalewski Vargas:
No h como ter certeza. Podemos supor que um fato com elementos tais que faz dele inconfivel. Como Tucdides criticava poetas e loggrafos, certamente eram da esfera do mito a maioria (ta poll) no todos dos fatos relatados por ambos17. (VARGAS, 2002: 02)

Ainda pode-se perceber que as noes de mito ou fbula, assim como em Herdoto que foi amplamente criticado por Tucdides no receberam definies estritas e claras18 por parte do historiador ateniense. Por que algum que criticava tanto a fbula e o fabuloso (mythos e mythodes) , os poetas e loggrafos e a averso de certos homens pela pesquisa meticulosa da verdade (TUCDIDES, I, 20), ainda preserva em sua narrativa muitas das estrias tradicionais? Segundo Vargas:
Ele apenas depura esses fatos preservados por poetas, loggrafos e pela memria dos gregos comuns, dos elementos que julgava improvveis a(s) interferncias de deuses na guerra contra os troianos, por exemplo (VARGAS, 2002: 03).

Na apresentao de sua obra Mithistria, Francisco Murari Pires nos apresenta outra resposta interessante ao questionamento anteriormente proposto. Segundo o autor:
16 17

Os destaques so meus. VARGAS, A. Z. A histria e a morte do mito. In: Anais do Encontro Estadual de Histria, n06. Passo Fundo: UPF, 2002. 18 Ibid.: 03.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

Tucdides [...] pretendia inaugurar a histria opondo-se poesia pica, especialmente homrica, pela recusa do primado do mito de que ele agora denunciava as limitaes de um deficiente (des)apego verdade dos fatos. Todavia, prisioneiro de seu tempo, instrudo por suas categorias e padres de pensamento, sua obra fora vitimada por verdadeira peripcia irnica afim dos destinos trgicos, pois Tucdides, insciente mas inexoravelmente, acabou por conformar as preposies de sua histria no e pelo quadro do pensamento mtico [...]19 (MURARI PIRES, 2006: 9).

Seguindo este racioccio, podemos encontrar os resqucios dos poemas homricos no discurso narrativo tucidideano, pois j na abertura de sua obra, os nexos com a poesia pica esto presentes:
O ateniense Tucdides escreveu a histria da guerra entre peloponsios e os atenienses, comeando desde os primeiros sinais, na expectativa de que ela seria grande e mais importante que todas as anteriores, pois via que ambas as partes estavam preparadas em todos os sentidos; alm disto, observava os demais helenos aderindo a um lado ou ao outro, uns imediatamente, os restantes pensando em faz-lo. Com efeito, tratava-se do maior movimento jamais realizado pelos helenos, estendendo-se tambm a alguns povos brbaros a bem dizer maior parte da humanidade (TUCDIDES, I, 1)

Notamos que a guerra o mesmo tema privilegiado da narrativa da histria, tanto em Homero e Herdoto quanto em Tucdides. Outro resqucio herdado, parte da herana ancestral da histria dos antigos gregos. Como corrobora Murari Pires: [...] tambm o privilegiamento da guerra como campo temtico especial da narrativa, a histria herda da tradio pica (MURARI PIRES, 2006: 152). Tucdides tinha por preocupao registrar a guerra entre atenienses e peloponsios, pois ela seria grande e mais importante que todas as anteriores, e tratava-se do maior movimento jamais realizado pelos helenos, alm de estender-se a alguns povos brbaros a bem dizer maior parte da humanidade (TUCDIDES, I, 1). E ao escrever sua obra, pensava-a como um patrimnio sempre til (ktema es aiei):
[...] mas quem quer que deseje ter uma idia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltaro a ocorrer em circunstncias idnticas ou semelhantes em conseqncia de seu contedo humano, julgar a minha histria til e isto me bastar. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimnio sempre til, e no uma

19

Os destaques so meus.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087
composio a ser ouvida apenas no momento da competio por algum prmio20. (TUCDIDES, I, 22).

Sua histria teria a utilidade de lembrar os homens, ser memria escrita, uma aquisio a qual se poderia consultar sempre, diferentemente das estrias dos tempos anteriores, transmitidas por tradio oral, mas muito raramente confirmadas pelos fatos, deixaram de ser incrveis [...]. (TUCDIDES, I, 23). Tucdides marca este distanciamento entre a tradio oral (ako), tradio memorial e o escrito. Pois a memria falvel, como afirma Detienne, ela no apenas apresenta lacunas, brancos, como incapaz de relatar com exatido os discursos ouvidos uma vez (DETIENNE, 1998: 105). Tucdides ainda proclama novo reclamo contra a tradio memorial, pois o mtico a obra-prima de artesos elaborada justamente para encantar auditrios diferentes. Detienne compreende que com o discurso narrativo tucidiano completada a transio entre a oralidade e a escrita:
Com Tucdides completa-se a partilha: de um lado, a tradio que se reflete at nas rcitas pblicas e nas declamaes do fim do sculo V; de outro, a escrita, segura de si mesma, recusando o prazer e o maravilhoso, e querendo se dirigir somente a um leitor silencioso e isolado (DETIENNE, 2008: 43).

Em concluso, Tucdides rejeita a tradio oral, a tradio da memria, pois acredita no ser possvel buscar a verdade dos fatos em narrativas baseada na falha memria humana e nas interpretaes de homens que tem averso pela pesquisa meticulosa da verdade, e to grande a predisposio para valer-se apenas do que est ao alcance da mo (TUCDIDES, I, 20). Pois de acordo com o pensamento de Vernant:
Memria, oralidade e tradio: so essas as condies de existncia e sobrevivncia do mito. (VERNANT, 2000: 12)

20

Os destaques so meus.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

Referncias Bibliogrficas:
ARISTTELES. Potica. In: Os Pensadores. Traduo: Baby Abro. So Paulo: Nova Cultural, 2000. BOWRA, C. M. Historia de la literatura griega. Traduo: Alfonso Reyes. Ciudad de Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1958. BLOCH, Marc. Apologia da histria ou o ofcio do historiador. Traduo: Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. CORNFORD, F. M. From religion to philosophy A study in the origins of western speculation. New York: Harper & Row Publishers, 1957. __________. Thucydides mythistoricus. London: Edward Arnold Editors, 1907. DETIENNE, Marcel. A inveno da mitologia. Traduo: Andr Telles & Gilza Martins Saldanha da Gama. Braslia: Jos Olympio Editora & Ed. UNB, 1998. __________. Os gregos e ns Uma antropologia comparada da Grcia antiga. Traduo: Mariana Paolozzi Srvulo da Cunha. So Paulo: Edies Loyola, 2008. FINLEY, M. I. O mundo de Ulisses. Traduo: Armando Cerqueira. Lisboa: Editorial Presena, 1972. ________. Uso e abuso da histria. Traduo: Marylene Pinto Michael. So Paulo: Editora Brasiliense, 1989. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O incio da histria e as lgrimas de Tucdides. In: Revista Margem, So Paulo, n 01, p. 09-28, maro de 1992, Faculdade de Cincias Socias, PUCSP. HARTOG, Franois. A histria de Homero a Santo Agostinho. Traduo: Jacyntho Lins Brando. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. ___________. Os antigos, o passado e o presente. Braslia: Ed. UnB, 2003. HAVELOCK, Eric. A revoluo da escrita na Grcia e suas conseqncias culturais Traduo: Ordep Jos Serra. So Paulo: Editora UNESP, 1996. HERDOTO. Histria. Traduo: J. Brito Broca. So Paulo: Ediouro, 2001. HOMERO. Ilada. Traduo: Carlos Alberto Nunes. So Paulo: Ediouro, 1998.

Altheia - Revista de estudos sobre Antigidade e Medievo, Volume 2, Agosto/Dezembro de 2009 - ISSN: 1983-2087

________. Odissia. Traduo: Jaime Bruna. So Paulo: Cultrix, 2002. LE GOFF, Jacques. Histria e memria. Traduo: Bernardo Leito. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1990. MOMIGLIANO, Arnaldo. As razes clssicas da historiografia moderna. Traduo: Maria Beatriz Borba Florenzano. Bauru, SP: EDUSC, 2004. MORAIS, Cynthia. Maravilhas do mundo antigo Herdoto, pai da Histria? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. MURARI PIRES, Francisco. Mithistria.Vol. I & II. So Paulo: Humanitas, 2006. ________. Ktema es aiei, e a prolixidade do silncio tucidiano no sculo XX. In: Anos 90. Porto Alegre, n 17, p. 87-112, 2003. ROMILLY, Jacqueline de. Fundamentos de Literatura Grega. Traduo: Mrio da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1984. _________. Histria e razo em Tucdides. Traduo: Toms Rosa Bueno. Braslia: Ed. UnB, 1998. TUCDIDES. Histria da Guerra do Peloponeso.Traduo: Mario da Gama Kury. Braslia: Ed. UnB, Instituto de Pesquisa de relaes internacionais (SP) e Imprensa Oficial do estado de So Paulo, 2001. VARGAS, A. Z. A histria e a morte do mito. In: Anais do Encontro Estadual de Histria, n06. Passo Fundo: UPF, 2002. VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Traduo: sis Borges da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002. _________. O Universo, os deuses, os homens. Traduo: Rosa Freire DAguiar. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. VEYNE, Paul. Acreditaram os gregos nos seus mitos? Traduo: Antnio Gonalves. Lisboa: Edies 70, 1985. ________. Como se escreve a histria. Traduo: Antnio Jos da Silva Moreira. Lisboa: Edies 70, 1987.

Potrebbero piacerti anche