Sei sulla pagina 1di 4

O filsofo Paulo Arantes analisa a crise poltica em 2005

Fim de linha ou marco zero? O filsofo Paulo Arantes analisa a crise poltica em 2005

Paulo Eduardo Arantes

Um retrato do Brasil em 2005 revelaria uma sociedade derrotada e pior, desmoralizada. A esquerda era o personagem que faltava para a composio final desse quadro. No considero excessivo o juzo feito no calor da hora, verdade segundo o qual vivemos neste ano a maior derrota da esquerda em toda a histria do pas.

Em 1964, uma linha poltica equivocada foi sepultada por um golpe militar, no contexto dramtico da Guerra Fria, dando incio ao declnio do ciclo comunista da esquerda brasileira. Um erro estratgico lastreado por um pas em movimento, confrontado com a tarefa histrica de democratizar e no limite socializar um pacto desenvolvimentista de raiz conservadora, embora modernizante. Coisas da vida numa sociedade antagnica, quer dizer, uma reviravolta na luta de classes logo retomada pelas vrias dissidncias comunistas.

Com seus muitos erros e raros acertos, o Partido Comunista finalmente saiu da vida para entrar na histria do Brasil. Ainda no sabemos se poderemos dizer o mesmo do PT em todo o caso muito cedo, pois essa formidvel mquina poltica parece ter pela frente uma longa sobrevida de prosperidade eleitoral.

A derrota maior de agora se deu pela pior das formas: sem combate e por adeso prvia ao programa do inimigo. Da a desmoralizao, dessas da qual ningum se recupera. Como se diz na gria de hoje: nessa no entramos nem sairemos na moral. Trata-se de uma questo poltica da maior importncia, nada a ver com moralismo. No h transformao social em profundidade sem construo de uma hegemonia (antes de tudo, capacidade de direo intelectual e moral).

Sindicalismo e Governo

A imploso espetacular do lulismo, que encerrou o ciclo PT na esquerda brasileira e marcou para sempre o fatdico ano de 2005, no se deveu a um simples caso de corrupo alis, bem marginal, nos dois sentidos. O partido foi se tornando um partido de si mesmo. Para isso, foi girando em falso, como todas as burocracias, na medida em que suas bases sociais foram derretendo ao sol da reestruturao produtiva do capitalismo.

Lula caiu em tentao, no por defeito de fabricao, mas porque a classe operria perdeu seu poder de veto. A CUT ganhou um ministrio, no entanto, antes de falar em peleguismo ou sindicalismo de Estado o que no falso - bom lembrar que uma pesquisa recente no ABC (regio metropolitana de So Paulo). O resultado mostrou que os trabalhadores que ainda se encontram l, no s apiam a poltica econmica atual e o ciclo anterior de privatizaes, como no querem o Estado por perto na hora de negociar com os patres. Justo o aparelho estatal que, bem ou mal em algum momento, entrou em campo para assegurar uns poucos direitos, ao estabelecer que compra e venda de fora de trabalho no um contrato mercantil.

http://www.conradeditora.com.br - Conrad Editora

Powered by Mambo

Generated: 19 January, 2006, 16:31

Portanto, todo cuidado pouco ao se falar em luta de classes a propsito da derrocada do governo Lula: quais os campos em confronto e como se distribuem neles os protagonistas clssicos? Enquanto a burguesia poltica quer a cabea do presidente, a burguesia econmica conspira para preserv-la. Mesmo assim, ambas esto de acordo em demonstrar, no mnimo, a incompetncia do povo pobre do pas em criar um partido de massa por conta prpria, em organizar-se com classe atravs de sua luta emancipatria.

No campo popular, o capitalismo dominante empurrou os gestores sindicais dos grandes fundos de penso na direo do bloco monopolizador da riqueza social. Ficaram na condio de megainvestidores interessados em polticas de juros e de securitizao da dvida pblica (lei de responsabilidade fiscal includa). Por isso, a posio do ncleo dirigente do PT , sem dvida. uma posio de classe, s que esto do outro lado da fratura que rachou o pas em dois pacotes. A crise pode ser entendida como um enorme contratempo, enfrentado por um vestibulando que disputa o ingresso na atual aristocracia capitalista do pas - na condio de baixo clero ou pequena nobreza, claro.

A perda de direitos

Tambm bom no esquecer que os movimentos sociais deixaram os trabalhadores do setor pblico falando sozinhos. Com isso, foram atropelados pela assim chamada reforma da Previdncia, mais um episdio da mesma conformao do capitalismo rentista brasileiro, no caso, franqueando s instituies financeiras privadas o acesso poupana compulsria dos assalariados. Dependendo do ngulo pelo qual se observa o teatro de operaes, no qual vem se travando a luta poltica desde a inaugurao do governo Lula, ora nos deparamos com perdedores atirando em perdedores, ora com uma disputa feroz pelo acesso ao fundo pblico entre os vrios integrantes do bloco superior e suas respectivas clientelas polticas.

A crise catrtica de 2005 revelou que o teatro nada mais que o prprio Estado, gozando da centralidade estratgica de nico protagonista em campo, em torno do qual orbitam o que restou das classes fundamentais (hoje em acelerado processo de eroso). Um Estado ps-desenvolvimentista quase ia dizendo, ps-nacional , que se constituiu em agncia suprema de regulao dos novos mercados, aos quais fornece, sobretudo, segurana jurdica nada a ver com direitos e garantias constitucionais que continuam em vigor, porm em estado de suspenso. o principal operador da plataforma de valorizao financeira em que se converteu a jurisdio poltica administrativa chamada Brasil, da qual extrai os recursos exigidos pelas camadas rentistas associadas.

Um Estado ps-moderno, porm idntico ao velho Estado patrimonial estudado por Raimundo Faoro. Fortalecido inclusive pelas megaprivatizaes, por ele mesmo subsidiadas e politicamente controladas por uma competente rede de vasos comunicantes com os grandes negcios corporativos. Tudo se passa como se todos os setores sua volta vivessem da renda oriunda da posse de algum monoplio da minerao aos bancos, passando pela nossa conhecida previdncia complementar, sem falar na indstria do ensino superior privado e por a afora. A atmosfera mafiosa familiar, inclusive com a demarcao de territrios e negcios de fachada.

Quis o destino que o lulismo-petismo fosse surpreendido no momento em que competentemente, como um verdadeiro partido ps-desenvolvimentista, se empenhava na engenharia de um patrimonialismo social-democrata, alternativa, alis, contemplada pelo prprio Faoro, que tambm antecipara a mgica besta das polticas sociais compensatrias.

O governo que no governa

No processo, o PT cometeu um erro pelo qual ainda no terminou de pagar. Na tima sntese de Chico de Oliveira e Laymert Garcia: como se governa para o mercado, a poltica consiste em no ter nenhuma poltica, s gesto. Quer dizer, servir ao mercado sem a pretenso de monopolizar no plano poltico estatal a intermediao dos seus interesses.

http://www.conradeditora.com.br - Conrad Editora

Powered by Mambo

Generated: 19 January, 2006, 16:31

Foi aqui que o neo-patrimonialismo petista extrapolou. Ter que reabrir o balco para todos os corretores, compartilhando os canais estatais onde se encontram o submundo dos negcios privados e os operadores do rentismo poltico. Logo voltaremos normalidade, nela includo o detalhe da disputa eleitoral. Essa outra formalidade que o fabuloso ano de 2005 mostrou sair barato, como porcentagem da evaso do capital corporativo que volta na forma de compra de polticas pblicas uma leizinha de biossegurana aqui, outra lei de falncia acol, um leilozinho de provncia petrolfera etc.

Em resumo bem resumido, o fim de linha da corroso conjunta das classes fundamentais, gravitando por intermdio dos seus respectivos aparelhos partidrios em torno de um Estado concentrado na tarefa exclusiva de extorquir a riqueza produzida, paradoxalmente por uma sociedade assustadoramente empobrecida e, por isso mesmo, controlada por polticas focalizadas de administrao de suas zonas de vulnerabilidade e risco.

J o marco zero ficar na dependncia da esquerda social sobrevivente se reencontrar, num outro cenrio de luta de outras classes, com os desclassificados do capital que se debatem numa outra arena. Desta forma, disput-la com os irmos antagonistas do novo bloco histrico, que no por acaso as submetem e manipulam como outrora o senhoriato colonial disciplinava a massa inorgnica abandonada ao deus-dar da mais negra espoliao.

Sobre a Frana

Quem acompanhou com a devida ateno uma outra grande imploso ocorrida neste mesmo ano recheado de catstrofes sociais entre outras, o abandono dos pobres de New Orleans -, os subrbios incendirios franceses ardendo durante duas inteiras semanas, talvez encontre matria para reflexo e comparao. A seguinte observao de um especialista em questes urbanas e nas novas segregaes espaciais, ocupacionais e raciais que retalharam as conurbaes ingovernveis de hoje: desde a insurreio dos operrios parisienses em 1848, as revoltas de classe giravam em torno do espao de trabalho. No entanto, a rebelio das periferias francesas, onde se acumulam desemprego, racismo e desespero, veio confirmar a percepo de que a cidade definitivamente conflagrada passou a desempenhar o papel detonador antes reservado s fbricas.

Uma liderana clssica do marxismo revolucionrio francs, depois de lembrar que a revolta dos subrbios se apresentava em ordem dispersa da violncia, recomeada do mesmo ponto noite aps noite, admitiu que em outros tempos o movimento operrio seria uma alternativa a essas exploses de fria social. S que hoje, no por acaso, entrara calado e sara mudo de toda a crise, com estado de emergncia decretado e tudo.

Quem

Paulo Eduardo Arantes doutor em Filosofia pela Universidade de Nanterre (Paris X) e lecionou no Departamento de Filosofia da USP de 1968 a 1998 (quando se aposentou). Publicou, entre outros livros, Zero Esquerda (Conrad, 2004).

http://www.conradeditora.com.br - Conrad Editora

Powered by Mambo

Generated: 19 January, 2006, 16:31

http://www.conradeditora.com.br - Conrad Editora

Powered by Mambo

Generated: 19 January, 2006, 16:31

Potrebbero piacerti anche