Sei sulla pagina 1di 30

DEPARTAMENTO DE VAREJO

INSTALAO SERVIDOR DE FATURAMENTO


GUIA DE INSTALAO

Goinia, 08 de dezembro de 2010.

O processo de faturamento das vendas originadas pela rotina PCAUX2075 foi remodelado afim de garantir a integridade dos registros de cupom fiscal e nota fiscal. Foi criado o servio de transmisso dos registros do ecf e de notas fiscais para o caixa que, envia esses registros para o servidor de FTP, que ir gravar os registros em uma pasta padro, onde o usurio do FTP tem acesso para gravao para que depois, o servio de faturamento (instalado em servidor especfico) possa efetuar o faturamento das vendas. Para cada registro criado um arquivo com extenso .XML que repassado ao servidor, ao invs do uso de procedures de banco de dados para exportao de dados e faturamento. Todo o processo citado acima quase imperceptvel pelo usurio, uma vez que ele emite o cupom fiscal em menos de um minuto ele j pode emitir a nota fiscal a partir daquele cupom (processo dependente do caixa estar on line na rede). Caso a rede esteja off line, os dados da venda sero encaminhados ao servidor no momento que o caixa estiver on line. Segue abaixo, os requisitos e o manual de instalao deste processo.

REQUISITOS DE INSTALAO SERVIDOR DE FATURAMENTO/ SERVIDOR FTP Sistema operacional. Verso: 32 bits. NO PODE SER VERSO HOME. Java. Java Runtime 1.6 ou superior (efetuar o download via site). Framework .NET .NET Framework 3.5 ou superior. Servidor de FTP (Recomendado o FileZilla Server - completo, gratuito e de fcil configurao/manuteno). Processador. 2.0 GHz ou superior. Memria RAM. 1.0 GB ou superior. Armazenamento Disco Rgido. 500MB ou superior. NO RECOMENDADO A INSTALAO DO SERVIDOR DE FATURAMENTO JUNTO DO SERVIDOR DE NOTA FISCAL ELETRNICA. O SERVIDOR FTP DEVE, OBRIGATORIAMENTE, SER INSTALADO NA MESMA MQUINA DO SERVIDOR DE FATURAMENTO.

PASSO 1 INSTALAO SERVIDOR DE FATURAMENTO Sero demonstrados a seguir, a instalao do servidor de faturamento e do FTP (ser demonstrada a instalao do Filezilla como servidor de FTP). Copie todos os instaladores para a pasta C:\Temp (No execute nenhuma instalao via rede). Com a framework do .NET e o Java instalados, execute o instalador do servidor de faturamento.

Clique em Avanar.

No altere o diretrio de instalao, pois isso dificulta manuteno. Clique em Avanar.

Clique em Avanar.

Aguarde...

Clique em Fechar. O servidor de faturamento est instalado, necessrio agora configur-lo. Na rea de trabalho foram criados trs novos atalhos: Configuraes do Faturamento, Faturamento e Gerenciamento.

PASSO 2 CONFIGURAO SERVIDOR DE FATURAMENTO Clique duas vezes sobre Configuraes do Faturamento.

ESTE DIRETRIO SER USADO PELO SERVIDOR DE FTP.

Aba Configuraes Gerais. Nesta aba, so definidos os diretrios onde o servidor ir buscar os arquivos originados pelos caixas e efetuar seu processamento. Diretrio de recebimento de arquivos: onde os registros originados pelos caixas sero armazenados. O usurio da mquina deve possuir permisso de acesso total este diretrio, uma vez que ele ser usado posteriormente pelo servidor de FTP. O servidor de FTP ir gravar os registros de venda tambm neste diretrio. Diretrio de armazenamento de arquivos no processados: caso algum arquivo no seja processado, o mesmo ser movido para este diretrio para consulta no programa de Gerenciamento. Iniciar programa de faturamento ao iniciar o sistema operacional: inicia o faturamento junto com o Windows.

Aba Banco de Dados.

So definidos os dados de acesso ao banco de dados pelo programa de faturamento. OBS: OS DADOS A SEREM INFORMADOS NESTA ABA NO SO OS DOS CAIXAS, MAS SIM DO SERVIDOR DE PRODUO. Servidor: nome do servidor de banco de dados, conhecido como SERVICE_NAME ou SID. Usurio: nome do usurio do banco de dados de produo. Senha: senha do usurio do banco de dados de produo.

Aba Auditoria. Informa ao sistema que envie um email de auditoria para o departamento de suporte da PC Sistemas. Com este e-mail, o suporte consegue identificar rapidamente se alguma reduo Z no foi enviada para o sistema, exemplo quando o operador emite a reduo (imprime no ecf) e desliga a mquina ou outras situaes. Ativar auditoria de faturamento: ativa o mecanismo de auditoria do servidor de faturamento.

Ao marcar a opo acima, automaticamente so liberados os campos para uso da auditoria. Os dados de usurio e senha so do Windows e no do banco de dados. Usurio: nome do usurio da mquina. O padro o nome da mquina e depois o usurio. Caso esteja em domnio, coloque o domnio primeiro. Ex: DOMINIOLOJA\administrador. Senha: senha do usurio. Horrio de verificao: horrio de envio dos emails. Emails para recebimento de auditoria: automaticamente, os emails so encaminhados para um grupo de emails da PC Sistemas. Caso queira adicionar um email, informe o aqui.

Clique agora, sobre o cone Gerenciamento. Automaticamente, o programa de gerenciamento cria os caixas por filial para monitoramento baseado no cadastro de caixas na rotina PCSIS2044. Este programa permite a verificao on line de vendas de cupom e nota fiscal, envio de reduo Z, sangrias e suprimentos, recarga de celular e pr-vendas.

Monitorar o dia: selecione a data de monitoramento. Aba Monitoramento.

Informe o intervalo em minutos para o monitoramento. Ativar: inicia o monitoramento pelo intervalo informado. Aba Filial. Lista os caixas por filial. Automaticamente um caixa criado bloqueado.

Para editar os dados do caixa para liber-lo, clique com o boto direito no nome do caixa.

Atualizar: atualiza os dados de monitoramento. Editar: edita os dados do caixa. Detalhamento: detalha o monitoramento.

Editar:

01 Nmero do caixa: o nmero do caixa no poder ser alterado. 02 Descricao: nome do caixa a ser exibido. 03 IP: endereo IP do caixa. 04 Bloqueado: marque como No para o monitoramento do caixa. Confirmar: grava as informaes. Cancelar: descarta as informaes. Detalhamento.

O programa de Gerenciamento ir buscar os dados para detalhamento.

Aba Detalhamento.

Caso estejam corretos, onde aparece Sem registros ir modificar o quadrado da Reduo para a cor azul e a informao 100%.

Caso haja divergncias, ir indicar o percentual na tela e, verifique a aba Arquivos rejeitados. Sincronizar: sincroniza as vendas manualmente, forando o processo de faturamento.

Aba Arquivos Rejeitados.

Caso existam arquivos rejeitados, os mesmos sero detalhados nesta aba. Atualizar: atualiza a lista de arquivos. Reprocessar selecionados: efetue os devidos ajustes e depois marque os arquivos selecionados para novo faturamento. Apagar selecionados: efetue os devidos ajustes e exclua um arquivo selecionado. Seleo: seleciona todos ou desmarca a seleo de todos. Log: mostra o log do arquivo com as devidas informaes. XML: mostra o arquivo XML originado no caixa.

Vendas 100%:

Caso a informao de Reduo Z esteja vermelha, significa que ainda no foi emitida a reduo Z do caixa.

PASSO 3 INSTALAO / DEFINIO DO SERVIDOR DE FTP Caso no utilize o Filezilla para servidor de FTP, siga a orientao abaixo: Definir diretrio de gravao de arquivos: C:\WINTHOR\PROD\MOD-020\SERVIDOR. Usurio e senha: usurio do servidor de FTP que tenha permisso total para o diretrio acima (criar como usurio caixa e senha caixa). Para o FTP, haver verificao de caso sensitivo (MAISCULO/ minsculo). Os dados de usurio e senha sero usados na instalao da rotina PCAUX2075. Caso deseja usar o Filezilla, efetue o download do arquivo FileZilla_Server-0_9_37.exe (programa de licena livre). Clique duas vezes sobre o instalador.

Para instal-lo, necessrio concordar com os termos do fabricante do software e clicar em I Agree (Eu Concordo).

Selecione o tipo de instalao como Standard (Padro). Clique em Next.

No altere o diretrio da instalao. Clique em Next.

Escolha a opo Install as service, started with Windows (default) (Instale como servio, iniciado com o Windows (padro)). No altere onde aparece 14147, deixe como est. Clique em Next.

Marque a interface do servidor como Start if user logs on, apply to all users (default) (Iniciar se o usurio logar, aplicar a todos os usurios (padro)). Clique em Install (Instalar).

Aguarde... Clique em Close (Fechar) para fechar o instalador. Ser exibida a caixa com os dados para a conexo.

Server Address (Endereo do Servidor): informe o endereo IP do servidor de FTP. OBS: como na mesma mquina pode ser informado o endereo de loopback, 127.0.0.1. Port (Porta): no altere. Administration Password (Senha de Administrao): informe uma senha para administrao do FTP. Always connect to this Server (Sempre conecte neste servidor): sempre conectar neste servidor.

Tela principal do servidor FTP Filezilla. Dentro desta tela, acesse o menu Server e escolha a opo Users. Ser aberta a janela de configurao do usurio do FTP.

Clique em Add (Adicionar).

Entre com um nome para o usurio. O padro caixa. Clique em OK.

Clique em Password (Senha) e informe a senha caixa. No menu esquerdo v em Shared Folders (Pastas Compartilhadas).

Clique em Add.

Encontre o diretrio C:\WINTHOR\PROD\MOD-020\SERVIDOR. Clique em OK. Clique em Set as home dir (Definir como diretrio principal).

Marque as opes Read, Write, Delete e Append. So elas que do permisso total ao usurio (Ler,Escrever,Apagar e Anexar). Se estas permisses no forem marcadas no Filezilla ou mesmo em outro programa, as vendas no sero faturadas. Clique em OK.

PASSO 4 INICIAR O SERVIO DE FATURAMENTO Clique duas vezes sobre o cone Faturamento da rea de trabalho. Junto ao relgio do Windows, ser habilitado um cone do WinThor.

Clique com o boto direito neste cone.

Clique em Ativar para ativar o servio de faturamento.

Potrebbero piacerti anche