Sei sulla pagina 1di 11

Gesto de conflitos no contexto escolar David Beleza ESEC Escola Superior de Educao de Coimbra

Relaes Interpessoais Docente Agostinho Franclim 11/12/2011

ndice

Gesto de conflitos no contexto escolar ..................................................................... 3
Resumo .......................................................................................................................................... 3 1. O que o conflito? ................................................................................................................. 5 2. O que a mediao? .............................................................................................................. 5 3. Educao e resoluo para os conflitos escolares ...................................................... 6 4. A mediao na resoluo da alternativa de conflitos (RAC) ................................... 6 5. Mediao no contexto escolar ........................................................................................... 7 6. Vantagens da mediao do conflito ................................................................................. 8 7. Concluso ............................................................................................................................... 10

Referncias Bibliogrficas ........................................................................................... 11

Gesto de conflitos no contexto escolar


Significado de Conflito: s. m. 1. Altercao, desordem. 2. Pendncia. 3. Choque. 4. Embate. 5. Luta; oposio; disputa. Significado de Mediao: s. f. 1. Acto ou efeito de mediar. 2. Interveno. 3. Momento de culminao de um astro. 4. Cada uma das duas partes em que se divide um salmo ou um versculo. Tradicionalmente o conflito visto como o resultado de comportamentos indesejveis, associados agressividade, violncia, a sentimentos e comportamentos negativos e prejudiciais nas relaes interpessoais. No entanto, ideias inovadoras so, muitas vezes, consequncia de pontos de vista que so partilhados e discutidos abertamente. Os conflitos fazem parte do dia-a-dia de qualquer ser humano e no significa necessariamente que sejam destrutivos. Para usarmos o conflito de maneira eficaz, poderemos usar a mediao. O objectivo deste trabalho apresentar a importncia da mediao em gesto de conflitos no contexto escolar de forma a termos uma viso inovadora e til para a resoluo do mesmo.

Resumo A gesto de conflitos uma tarefa que cada vez mais se tem de actualizar; por forma a responder adequadamente tipologia de conflitos que surgem na sociedade de hoje. Se isso vlido para a generalidade das organizaes, tambm assume um papel preponderante nas instituies escolares, pela funo formativa que estas desempenham na vida das crianas e jovens. Verificar a evoluo da

metodologia de gesto dos conflitos nas escolas e as possibilidades de escolha de processos um dos objectivos deste trabalho. No entanto objectivo primordial apresentar uma estratgia alternativa para gerir esses mesmos conflitos a mediao. (Pacheco, 2006) A Mediao uma negociao com a interveno de um terceiro neutral, baseada nos princpios da voluntariedade das partes, da neutralidade e imparcialidade do terceiro (mediador) e na confidencialidade do processo, a fim de que as partes em litgio encontrem solues que sejam mutuamente satisfatrias. (Morgado & Oliveira, 2009) Que deixem de existir conflitos impossvel, visto o conflito ser algo prprio do ser humano e que faz parte integrante do seu crescimento moral e emocional. Mas necessrio aprender a lidar com os conflitos de forma mais ou menos natural. Essa tarefa revelou-se a consequncia prtica da implementao da estratgia da mediao, que pretende, acima de tudo, um efeito preventivo no aparecimento dos conflitos mais agressivos. (Pacheco, 2006)

Palavras chave: Mediao escolar, Conflitos, Disciplina, Educao

1. O que o conflito? []conflito sempre estabelecido em funo de uma dissociao de partes que se opem, ou seja, enfatizao das diferenas existentes. Urge recuperar a ideia de simples oposio, de antagonismo. Se considerarmos a viso mais cientfica do conflito, assistimos de novo a posicionamentos negativos, embora alguns autores apresentem j uma acepo mais aberta e o considerem como inevitvel vida humana, entendendo como dever de educador o ensinar a gerir esses conflitos vivenciais de forma a construir uma aprendizagem social congruentemente positivista. Jares um desses autores que adianta uma definio suficientemente alargada e abrangente: fenmeno de incompatibilidade entre pessoas ou grupos, e est relacionado tanto com questes estruturais como com as mais pessoais. Porm, existem outros investigadores que assumem uma perspectiva mais positiva e apresentam outro tipo de definio, como Ortega Ruiz: conflito uma situao de diferena de critrio, de interesses ou de posio pessoal face a uma situao que afecta mais do que um indivduo. Quando pessoas tm um estatuto social semelhante e capacidade para se enfrentarem na dita situao, esto em condies de afrontar conflitos e de resolv-los criativamente. (Pacheco, 2006, pp. 51-52)

2. O que a mediao? A Mediao uma negociao com a interveno de um terceiro neutral, baseada nos princpios da voluntariedade das partes, da neutralidade e imparcialidade do terceiro (mediador) e na confidencialidade do processo, a fim de que as partes em litgio encontrem solues que sejam mutuamente satisfatrias. A mediao, enquanto meio construtivo de resoluo de conflitos oferece, pelo que proporciona aos envolvidos no conflito, um espao ideal para desenvolver, quer naqueles que desempenham o papel de mediadores, quer naqueles que como mediados trabalham em conjunto para a resoluo do seu problema, a capacidade de respeito mtuo, comunicao assertiva e eficaz, compreenso da viso do outro e aceitao da diferente percepo da realidade. (Morgado & Oliveira, 2009, pp. 4849)

3. Educao e resoluo para os conflitos escolares A resoluo de conflitos em geral, e a mediao em particular, tm desempenhado um importante papel no movimento da Educao para a Paz. A construo de uma cultura de paz assenta no respeito pela diferena e pela diversidade, na promoo das diferentes criaes culturais dos indivduos e dos povos (Jares, 2002). com este fim que a educao para a paz visa o desenvolvimento de competncias de comunicao, de construo do consenso e de sensibilidade diversidade cultural, enquadrando-se numa perspectiva multi e intercultural, no preconceituosa, e de resoluo alternativa de conflitos. Conviver no significa, porm, ausncia de conflitos ou ter por objectivo elimin-los. O conflito inevitvel condio humana, o conflito o estado natural do homem (Mendel, 1974, p. 13). [...]A escola, com as suas especificidades de natureza organizativa, as nem sempre harmoniosas relaes com as finalidades educativas da sociedade e a inevitvel ressonncia da conflituosidade social, um campo propcio emergncia do conflito. Daqui se depreende a necessidade de educar geraes, e todo o corpo educativo, na resoluo criativa e nos benefcios da gesto construtiva dos conflitos. Enquanto instrumento desta necessidade, a Educao para a Resoluo de Conflitos (ERC) modela e ensina, de formas culturalmente significativas, uma variedade de processos, prticas e competncias que ajudam a lidar com os conflitos individuais, interpessoais e institucionais e criam comunidades acolhedoras e seguras. [...]A introduo no sistema educativo do conceito de gesto e resoluo positiva de conflitos tem a virtude de promover o desenvolvimento de capacidades e competncias interpessoais e sociais, essenciais para o exerccio de uma cidadania participativa. (Morgado & Oliveira, 2009, pp. 46-48)

4. A mediao na resoluo da alternativa de conflitos (RAC) Os RAC [] trazem diversas vantagens em termos de eficcia, celeridade, simplificao, proximidade e participao dos destinatrios na realizao da prpria justia. Garante-se, por um lado, uma maior adequao das respostas aos interesses e necessidades do cidado e obtm-se, por outro, menores custos quer econmicos quer emocionais.

[] poderamos dizer que se apresentam como meios apropriados de gesto e resoluo de conflitos. Apropriados, porque em alguns tipos de conflitos sero mais eficientes na sua resoluo e podero ter um efeito preventivo na sua escalada, promovendo a utilizao de mtodos positivos de comunicao que visam a transformao do modo como as partes em disputa lidam entre si. Resumindo, as solues para problemas complexos, alcanadas atravs desta via, preenchem as necessidades das partes em conflito e das suas comunidades, fortalecem as instituies cvicas locais, preservam as relaes entre litigantes e ensinam alternativas violncia ou ao litgio na resoluo de conflitos. Ajudam, desta forma, a reduzir o nvel de tenso na comunidade, focando-se na preveno e resoluo de conflitos latentes, como disso exemplo a mediao escolar. (Morgado & Oliveira, 2009, p. 45)

5. Mediao no contexto escolar [] se a escola o universo que rene alunos diferentes, ela o palco onde certamente o conflito se instalar. E, se o conflito inevitvel, devemos aprender o ofcio da mediao de conflito para que esta tcnica se aprimore facultando a cultura da mediao de conflito. Chamaremos de mediao de conflito o procedimento no qual os participantes, com a assistncia de uma pessoa imparcial o mediador , colocam as questes em disputa com o objetivo de desenvolver opes, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitvel. A mediao pode induzir a uma reorientao das relaes sociais, a novas formas de cooperao, de confiana e de solidariedade; formas mais maduras, espontneas e livres de resolver as diferenas pessoais ou grupais. A mediao induz atitudes de tolerncia, responsabilidade e iniciativa individual que podem contribuir para uma nova ordem social. O primeiro ponto para a introduo da mediao de conflito no universo escolar assumir que existem conflitos e que estes devem ser superados a fim de que a escola cumpra melhor as suas reais finalidades. H, portanto, dois tipos de escola: aquela que assume a existncia de conflito e o transforma em oportunidade e aquela que nega a

existncia do conflito e, com toda a certeza, ter que lidar com a manifestao violenta do conflito, que a to conhecida violncia escolar. As escolas que valorizam o conflito e aprendem a trabalhar com essa realidade, so aquelas onde o dilogo permanente, objetivando ouvir as diferenas para melhor decidirem; so aquelas onde o exerccio da explicitao do pensamento incentivado, objetivando o aprendizado da exposio madura das idias por meio da assertividade e da comunicao eficaz; onde o currculo considera as oportunidades para discutir solues alternativas para os diversos exemplos de conflito no campo das idias, das ideologias, do poder, da posse, das diferenas de toda ordem; onde as regras e aquilo que exigido do aluno nunca esto no campo do subjetivo ou do entendimento tcito: esto explcitos, falados e discutidos. (Chrispino, 2007, pp. 22-23)

6. Vantagens da mediao do conflito Eis algumas vantagens identificadas para a mediao do conflito escolar (CHRISPINO, 2004): Conflito faz parte de nossa vida pessoal e est presente nas instituies. melhor enfrent-lo com habilidade pessoal do que evit-lo (HEREDIA, 1998 apud CHRISPINO, 2004); Apresenta uma viso positiva do conflito, rompendo com a imagem histrica de que ele sempre negativo; Constri um sentimento mais forte de cooperao e fraternidade na escolar; Cria sistemas mais organizados para enfrentar o problema divergncia antagonismo conflito violncia; Uso de tcnicas de mediao de conflitos pode melhorar a qualidade das relaes entre os atores escolares e melhorar o clima escolar.; Uso da mediao de conflitos ter consequncias nos ndices de violncia contra pessoas, vandalismo, violncia contra o patrimnio, incivilidades, etc; Melhora as relaes entre alunos, facultando melhores condies para o bom desenvolvimento da aula; Desenvolve o auto conhecimento e o pensamento crtico, uma vez que o aluno chamado a fazer parte da soluo do conflito;

Consolida a boa convivncia entre diferentes e divergentes, permitindo o surgimento e o exerccio da tolerncia;

Permite que a vivncia da tolerncia seja um patrimnio individual que se manifestar em outros momentos da vida social; (Chrispino, 2007, pp. 23-24)

7. Concluso De acordo com o citado, poderemos chegar concluso que A mediao tem por base a convico de que todos somos capazes de adquirir competncias e desenvolver capacidades para a resoluo de problemas, de uma forma positiva e criativa, atravs do dilogo. Ao trabalhar com valores como o reconhecimento e a responsabilidade, ao permitir a legitimao e a resoluo de problemas com base na cooperao, diminuindo os nveis de tenso produzidos com o conflito, a autoridade no ameaada mas antes legitimada e reconhecida. (Morgado & Oliveira, 2009, p. 53) Neste sentido, a soluo para este problema passa por implementar as seguintes medidas no ambiente escolar: Diagnstico de necessidades; Aces de sensibilizao; Criao de uma equipa de apoio; Formao; Seleco e mediao de alunos mediadores;

Com a aplicao destas medidas os jovens esto aptos a resolver pacificamente estes mesmos conflitos. Este processo de transformao, se for bem aplicado, ser eficaz e ir proporcionar aos alunos aptides e capacidades psicolgicas para enfrentarem de forma positiva, os desafios da vida escolar (e no s). Aprender a gerir e a resolver conflitos atravs da mediao ajuda a desenvolver a capacidade de tomar decises, de comunicar de forma positiva e eficaz, de gerar empatia, de estabelecer e manter relaes interpessoais, de utilizar as emoes de forma adequada, de utilizar o pensamento crtico e criativo na resoluo de problemas. (Morgado & Oliveira, 2009, p. 53)

10

Referncias Bibliogrficas
Chrispino, . (Maro de 2007). Obtido em Dezembro de 2011, de SciELO Brazil: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554.pdf Fachada, M. O. (2003). Psicologia das Relaes Interpessoais (6 ed., Vol. I). (Rumo, Ed.) Morgado, C., & Oliveira, I. (1 de Junho de 2009). Obtido em Dezembro de 2011, de Exedra: http://www.exedrajournal.com/docs/01/43-56.pdf Pacheco, F. M. (2006). Obtido em Dezembro de 2011, de Repositrio Aberto: http://repositorioaberto.univ-ab.pt/bitstream/10400.2/666/1/LC209.pdf

11

Potrebbero piacerti anche