Sei sulla pagina 1di 3

Processadores

Os microprocessadores, ou simplesmente processadores, atuam como o crebro de um computador. Eles so chips de silcio responsveis pela execuo dos processos computacionais e so dotados de capacidade de clculo em alta velocidade. Um computador dividido basicamente entre os dispositivos, a memria RAM e o prprio processador. Os dispositivos podem ser os discos de memria, o teclado, mouse, monitor e impressora, por exemplo. J memria RAM uma unidade de memria destinada ao armazenamento temporrio de dados, sua funo apoiar o funcionamento do processador. A abertura de vrios programas ao mesmo tempo, por exemplo, depende da quantidade de memria RAM. O processador atua justamente nesta ligao, entre as instrues recebidas por meio dos dispositivos, armazenadas na memria RAM, e enviadas novamente a um dispositivo de sada como ao monitor, impressora, ou caixas de som, por exemplo. A velocidade de um processador costuma ser medida pela sua frequncia de processamento, que velocidade medida em hertz, indicando a quantidade de processamentos por segundo que o processador capaz de realizar. Por exemplo, um processador de 2,4 GHz (gigahertz), possui cerca de 2.400 MHz (megahertz), ou seja, ele capaz de processar cerca de 2.400.000 operaes por segundo. Os processadores so classificados de acordo com suas famlias. Essas famlias so definidas basicamente de acordo com a quantidade de ncleos de cada processador. Os computadores corporativos, utilizados em grandes servidores, que exigem maior capacidade de processamento em sua grande parte, possuem mais de um processador. Porm, esta arquitetura com mais de um processador no vivel para computadores de pequeno porte, para tanto foi desenvolvida a tecnologia dos ncleos. Os ncleos so, na verdade, outros processadores embutidos no mesmo chip, destinados a simular o comportamento de uma arquitetura com mais de um processador por computador. Um processador com um ncleo chamado de single core, com dois ncleos chamado de dual core, e assim sucessivamente. Entre os fabricantes de processadores, os mais conhecidos so a Intel e a AMD. Cada um destes fabricantes possui suas famlias de processadores. Ao escolher um processador, a famlia e a quantidade de ncleos deve ser estimada levando em conta a funo que este processador ter. Se a finalidade do computador familiar, para trabalhos escolares e pesquisas, um processador single core j est de bom tamanho, porm se na famlia h um jogador de games pesados, ser necessrio um processador com dois ncleos ou mais. Mas, se o computador ser utilizado para softwares grficos, editores de udio e de vdeo, e outras operaes mais pesadas, j ser necessrio um processador com cerca de quatro ncleos (quad core). Agora se o objetivo abrigar sistemas empresariais, atuar como servidor de arquivos, ou rodar softwares de clculo, simuladores, e demais aplicaes que oneram maior processamento, a soluo utilizar um processador com seis ncleos ou mais.

Processadores Intel
Quando pensamos em computadores, dificilmente a primeira imagem mentalizada a do processador. Este componente, comparado em atividade e importncia para o computador com o crebro humano, foi um dos que teve uma das mais rpidas evolues da histria da informtica. Tendo comeado com propores muito maiores do que as atuais, o primeiro microprocessador foi lanado na dcada de 70, pela Intel (o Intel 4004). Uma vez lembrado o processador, provavelmente uma das primeiras marcas que lhe vem mente a Intel. E no sem motivos, a grande fabricante da linha de processadores x86 (utilizado na maioria dos computadores atuais) sempre investiu pesado nesta categoria de produtos, tentando oferecer cada vez mais qualidade de processamento em tamanhos menores para seus usurios.

A Intel sempre produziu processadores? A Intel foi fundada em 1968, inicialmente utilizando o nome de NM Eletronics. Posteriormente, foi modificado para INTegrated ELetronics ou INTEL. Seus primeiros produtos foram memrias SRAM (Static Random Access Memory ou, em portugus, Memria esttica de acesso aleatrio). Na dcada de 70 a Intel expandiu seus processos produtivos para manufatura em larga escala, ainda tendo como produto principal memrias. Em 1971 lanaram seu primeiro microprocessador e um microcomputador em 1972, embora antes da dcada de 80 o foco da companhia estivesse voltado para a produo de memrias DRAM (Dynamic Random Access Memory ou, em portugus, Memria dinmica de acesso aleatrio). Devido a alta concorrncia e ao sucesso alcanando pelo computador pessoal lanado pela IBM em 1981, a empresa alterou seu produto principal para microprocessadores. os primrdios dos processadores Intel O Intel 80286 (conhecido como 286 e tambm chamado de i286), foi lanado em 1982 pela Intel e passou a ser utilizado primeiramente pela IBM no PC AT em 1984. Basicamente, como novidades ele trazia o uso do barramento de 16 bits, possibilidade de acesso a at 16 MB de memria e unidade de gerenciamento de memria integrada (permitia multitarefa em quantidade limitada). O Intel 80386 (386 ou i386) trouxe como principal diferencial de seu antecessor a capacidade de executar multitarefa preemptiva (mais conhecida como multitarefa de antecipao), que em poucas palavra seria atender a diversos processos ao mesmo tempo por prioridade. Alm disto, ele utilizava o barramento de 32 bits e memria em modo protegido. O Intel i486 (486 ou 80486), o sucessor do 80386, foi nomeado sem o prefixo 80 por motivos de direitos de patente. Este processador, em termos de arquitetura, representou um grande avano se comparado com o 386. Ele j contava com cache de dados, instrues no chip, uma unidade de barramento melhorada (embora ainda com 32 bits) e executava instrues por ciclo de clock. Lanado em 1993, o Pentium (conhecido em alguns meios tambm como i586) foi o quinto representante da Intel dos processadores de arquitetura x86. Sucessor do 486 e o primeiro a no adotar apenas nmeros em seu nome. Com relao ao seu predecessor, as principais alteraes foram o barramento de 64 bits

Processadores
(porm os registradores permaneciam de 32 bits), duplicando a quantidade de informaes para as operaes de leitura de memria. Alm disto, ele possua em sua arquitetura dois canais de execuo de dados (conhecidos como pipelines) de forma que ele podia executar mais do que uma instruo por ciclo de clock. As linhas posteriores possuam suporte a instrues MMX (utilizadas em aplicaes multimdia). Os primeiros modelos do Pentium tinham sua frequncia de 60 MHz e tcnica de fabricao de 0.8 microns. Posteriormente foram lanados com freqncias de 75 a 233 MHz.

AMD
Desde suas fundaes, AMD e Intel escrevem a histria da tecnologia, com sua constante briga pela liderana do mercado de processadores. Felizmente, ns consumidores somos os maiores beneficiados por essa guerra saudvel e permanente entre as duas maiores fabricantes de processadores do mundo. A AMD foi fundada em 1969, construindo seu escritrio central no estado da Califrnia, EUA. Em 1970, a empresa lanou seu primeiro produto, o AM2501, um chip que fazia clculos lgicos. Foi o comeo de uma estrada de sucesso, que pode ser observada hoje, j que a empresa faz frente aos processadores mais poderosos da Intel, inclusive causando muita polmica sobre qual das duas empresas fabrica os melhores equipamentos. K5 O K5 foi o primeiro processador x86 desenvolvido totalmente pela AMD, sem qualquer cpia dos processos e cdigos da Intel. Lanado em 1996, o K5 chegou para competir com a primeira verso do Pentium. Ele era superior ao Pentium em vrios aspectos, mas no possua instrues MMX, que a Intel recm lanara nos processadores Pentium MMX. O K5 estava disponvel em clocks de 75 a 133MHz. K6 Ainda em 1996, a AMD comprou a NexGen, outra fabricante de chips, adquirindo tambm os direitos de fabricao dos processadores x86 daquela empresa. Com muito investimento e liberdade, os exfuncionrios da NexGen e recm contratados da AMD criaram o K6, que foi lanado em 1997. O K6 foi lanado para entrar na competio com o Pentium II, e se deu muito bem, pois encaixava em qualquer mquina com suporte ao processador da Intel, e custava muito menos. Quem j mexia com computadores na poca do K6 deve se lembrar muito bem da quantidade de PCs que vinha com um processador AMD, ao invs de um Intel. O sucesso do K6 foi to grande que a AMD ganhou fora e comeou a ser um concorrente de peso, alm de uma tima alternativa aos caros chips da Intel. O K6 possua instrues MMX e utilizava o Socket-7, ou seja, o mesmo dos processadores da Intel com os quais concorria. Athlon Apesar de ainda manter internamente o K para se referir s geraes de seus processadores, na stima gerao (K7), a AMD comeou a dar nomes comercialmente mais atrativos aos seus processadores. Era chegada a era dos nomes chiques, e o Athlon foi o que a inaugurou, em 1999. Em 2001, foi lanado o Athlon XP. O Athlon conseguiu ganhar dos processadores Intel, em desempenho, sendo o primeiro processador da histria a ter o clock chegando casa dos Gigahertz.

Potrebbero piacerti anche