Sei sulla pagina 1di 4

Marcenaria

MARCENARIA

1. NOME E DESCRIO DA MODALIDADE A modalidade denomina-se Marcenaria. Abrange a fabricao de mveis, esquadrias e artefatos com madeira e seus derivados, utilizando ferramentas manuais ou mquinas. O profissional que atua na rea trabalha em conformidade com as normas e procedimentos tcnicos de qualidade, de segurana, de higiene, de sade e de preservao ambiental.

Conceitos bsicos sobre composio das lixas: sistema de classificao das lixas, tipos de camadas das lixas, lixamento de seladores; Massas reparadoras; Fundos para preparao das superfcies; Produtos para acabamento final, diluentes e solventes para tintas e vernizes, tingidores; Parafusos para madeira; Porcas, buchas, dispositivos para montagem; Revolver de pintura com caneca superior e inferior, regulador de presso, compressor de ar comprido; Produtos de acabamento base gua; Produtos curados por ultravioleta; Mtodos de aplicao de vernizes, secagem em estufa; Armazenamento de material; Regulagem dos equipamentos no setor de pintura, tcnicas em acabamento com revolver de pintura e conseqncias ao meio ambiente.

2. DESENVOLVIMENTO DA MODALIDADE NA OLIMPADA DO CONHECIMENTO O processo de avaliao consiste de uma prova Terica, uma prova de Qualidades Pessoais e uma prova Prtica. 2.1. Prova Terica A prova Terica ser realizada no mximo em 120 minutos, e constar de, no mnimo, 20 questes de tecnologia, de mltipla escolha, com cinco alternativas cada, com base em situaes problema envolvendo conhecimentos e aplicao de clculos tcnicos, com grau de dificuldade em nvel de cursos CAI, FC ou compatvel com o Curso Tcnico ao qual se referem. Conhecimentos bsicos necessrios execuo da prova Terica:

A prova Terica ter peso equivalente a 10% do total das provas. 2.2. Prova de Qualidades Pessoais A prova de Qualidades Pessoais compreender duas etapas: 2.2.1. Habilidades Intelectuais evidenciadas na resoluo de uma situao proposta. Habilidades Intelectuais que sero avaliadas: Capacidade de planejamento. Racionalizao; Capacidade de pesquisa; Capacidade de transferncia de aprendizagem; Capacidade de resoluo de problemas. A avaliao das Habilidades Intelectuais ter peso equivalente a 7% da avaliao total das provas e durao de, no mximo, 4 horas.

Conceitos bsicos sobre materiais alternativos usados na fabricao de mveis: vidro, pedra, acrlico, plstico, metal, adesivos; Conceitos bsicos sobre vegetal arbreo: madeiras de reflorestamento usadas em marcenaria, conseqncias do abate de rvores ao meio ambiente, madeiras usadas na fabricao de mveis, compensados, chapas de fibra de madeira de mdia densidade, propriedades especficas da madeira, madeiras que o IBAMA incentiva para uso na fabricao de mveis e formas de controle dos agentes deterioradores da madeira;

2.2.2. Atitudes avaliadas durante a execuo da prova Prtica.


Olimpada do Conhecimento 2009 Estadual So Paulo

1/4

Marcenaria

Atitudes que sero avaliadas: Conscincia de qualidade tcnica; Conscincia de preservao ambiental; Conscincia de segurana; Disciplina; Zelo. A avaliao das Atitudes ter peso equivalente a 3% da avaliao total das provas.

Painis de compensado laminado (lamicerne) nas espessuras de 6, 10, 18 e 20mm e/ou painis de MDF espessuras 6, 15, 18 ou 20mm. Laminado de madeira natural ou pr-composto; Laminado plstico; Parafuso tipo Philips ou fenda; Prego sem cabea nos tamanhos 6x6, 8x8 ou 10x10; Cavilha nos dimetros de 6, 8 e 10; Cola de emulso (cola branca); Cola de contato a base dgua; Dobradia; Limitador (articulao); Fecho; Puxador; Corredia metlica; Suporte de prateleira.

2.3. Prova Prtica A prova prtica ser executada, no mnimo, em 22 horas e, no mximo, em 24 horas e compreender a confeco de uma pea de mobilirio, envolvendo as seguintes operaes:

Confeccionar estruturas em madeira macia e/ou compensada e/ou MDF; Executar revestimentos com laminado de madeira e/ou laminado plstico, pelo processo manual ou utilizando prensas; Executar operaes manuais, tais como: traar, aplainar, serrar, furar, aparafusar, pregar, lixar, limar, entre outros; Executar operaes em mquinas operatrizes convencionais, tais como: serra de fita, serra circular, esquadrejadeira, plaina desempenadeira, plaina desengrossadeira, furadeira horizontal, furadeira vertical, tupia e lixadeira de fita; Executar operaes em mquinas portteis eltricas: furadeira/parafusadeira, serra tico-tico, lixadeira, meia esquadria/pendular e tupia. A prova Prtica ter peso equivalente a 80% da avaliao total das provas.

3. INFRA-ESTRUTURA 3.1. Posto de Trabalho


Bancada de marceneiro; Tomadas 2P+T, 110V e 220V.

3.2. Uso Geral


Sargentos de 1000mm; Grampos C de 4, 8 e 12; Jogo de brocas helicoidais; Suta; Transferidor; Serra meia esquadria; Serra circular; Serra esquadrejadeira; Serra de fita; Plaina desengrossadeira; Plaina desempenadeira; Tupia; Furadeira vertical; Furadeira horizontal; Lixadeira de cinta.

A proposta apresentada para prova prtica dever conter:

Projeto de um mvel contendo gaveta com malhetes, um elemento articulado como por exemplo: porta, tampo etc., e partes revestidas com laminado de madeira e/ou laminado plstico; Fichas de avaliao do projeto preenchidas com os itens a serem avaliados.

O projeto dever contemplar avaliaes modulares, ou seja, ao final de uma etapa realizada (partes do projeto), o participante dever apresentar a mesma, para ser avaliada. Materiais Utilizados

Madeira macia (seca, com fibras retas);

Olimpada do Conhecimento 2009 Estadual So Paulo

2/4

Marcenaria

4. FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS, NORMAS TCNICAS, MANUAIS E CATLOGOS TCNICOS 4.1. Ferramentas e instrumentos que o competidor dever levar para a competio:

perodo da ambientao, onde os mesmos devero ser analisados, visando assegurar a integridade fsica dos mesmos, sendo aprovado devem ser disponibilizados a todos competidores. 4.2. Normas Tcnicas que o competido dever levar para a competio:

Grampo de cinta; Plaina manual; Esquadro 90; Compasso de ponta; Esquadro de meia esquadria; Riscador; Repuxo; Puno de bico; Cortador de lmina de madeira; Cortador de laminado plstico; Lixador manual; Jogo de broca helicoidal de 1 a 13mm; Extenso eltrica com tomada dupla; Martelo de unha de 200g; Macete de madeira; Lmina raspadeira; Jogo de chave de fenda e Philips tamanhos variados; Pedra de afiar; Jogo de formo; Grampos tipo C; Serrote de costa; Graminho; Grampos rpido; Escareador; Lima meia cana; Grosa; Torques; Alicate universal; Fita adesiva; Lixadeira porttil eltrica; Serra tico-tico porttil eltrica; Tupia porttil eltrica; Furadeira porttil eltrica; Parafusadeira porttil eltrica ou com bateria recarregvel.

NBR 13961 Armrios classificao e caractersticas fsicas e dimensionais; NBR 13962 Cadeiras classificao e caractersticas fsicas e dimensionais. NBR 13963 classificao e dimensionais. Mveis para desenho caractersticas fsicas e

NBR 13965 Mveis para informtica classificao e caractersticas fsicas e dimensionais. NBR 13966 Mesas classificao caractersticas fsicas e dimensionais. e

NBR 13967 Sistema de estao de trabalho classificao e caractersticas fsicas e dimensionais. NBR 14111 Mesas ensaios de estabilidade, resistncia e durabilidade. NBR 14113 Sistema de estao de trabalho ensaios de estabilidade, resistncia e durabilidade. NBR 14006 Mveis escolares Assentos e mesas para instituies educacionais classes de dimenses. NBR 13918 Beros infantis requisitos de segurana e mtodos de ensaios. NBR 13919 Cadeiras altas requisitos de segurana e mtodos de ensaios. NBR 7204 Armrios e gabinetes de cozinha. NBR 7209 Armrios e gabinetes de cozinha. NBR 14042 Conectores. NBR 14043 Dobradias. NBR 14044 Corredias. NBR 14045 Dispositivos de fechamento e limitadores de movimento. NBR 14046 Niveladores. NBR 14047 Suporte. NBR 14048 Puxadores e espelhos guias para chaves. NBR 14049 Rodzios e suporte para p. NBR 14487 Fechadura e cilindro utilizados em mobilirio.

Observao: Materiais, instrumentos e ferramentas trazidos pelos competidores, que no foram solicitados, devero ser apresentados aos avaliadores no
Olimpada do Conhecimento 2009 Estadual So Paulo

3/4

Marcenaria

NBR 14535 Mveis de madeira tratamento de superfcies requisitos de proteo e acabamento.

4.3. Equipamentos de Proteo Individual (EPI)


culos de segurana com Certificado de Aprovao (CA) vlido; Protetor auricular com Certificado de Aprovao (CA) vlido; Sapato de segurana.

5. AVALIAO Os principais itens a serem avaliados so:


Medidas primrias e secundrias; Esquadro; Encaixes (canais, espiga/fura e malhetes); Conformidade com desenho; Ajuste das partes mveis; Acabamento; Juno de lminas.

Os critrios de avaliao sero definidos pela equipe de avaliadores antes do incio da Competio e informados aos competidores. Na avaliao de desempenho dos candidatos nas provas Terica, de Qualidades Pessoais e Prtica, ser utilizado o critrio de notas, numa escala de 0 a 100. Pesos Prova Terica Qualidades Pessoais Habilidades Intelectuais Qualidades Pessoais Atitudes Prtica TOTAL Peso 10% 7% 3% 80% 100%

Olimpada do Conhecimento 2009 Estadual So Paulo

4/4

Potrebbero piacerti anche