Sei sulla pagina 1di 4

Ficha de Trabalho 5 Lngua Portuguesa

Prof. Paula Maral

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas.

1. L as frases seguintes e reescreve-as na forma passiva. a) Os deuses recompensaro os marinheiros. b) Os deuses ouviriam as suas preces?

2. Reescreve na forma ativa as frases seguintes. a) Os livros eram requisitados na biblioteca. b) A carta tinha sido escrita pelo av. 3. Associa cada elemento da coluna A ao nico elemento da coluna B que lhe corresponde, de modo a identificares a funo sinttica desempenhada pela expresso sublinhada em cada frase. Escreve as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez. COLUNA A (a) (b) (c) (d) (e) Eles ofereceram-me um livro. Ana, empresta-me a tua lapiseira! Os alunos estiveram bastante atentos. Toms, ajuda-me. Todos aplaudiram a ideia. COLUNA B (1) complemento agente da passiva (2) complemento direto (3) complemento indireto (4) predicado (5) predicativo do complemento direto (6) predicativo do sujeito (7) sujeito (8) vocativo

4. L a frase seguinte. Reescrevers o trabalho, se eu te pedir? Reescreve a frase, substituindo a expresso sublinhada pelo pronome pessoal adequado. Faz apenas as alteraes necessrias.

5. Classifica as formas verbais sublinhadas nas frases seguinte, indicando pessoa, nmero, tempo, modo e voz. a) Ainda guardo o relgio que o meu av me dera. b) Seria melhor se no tivessem faltado aula! c) Terias vindo comigo, se eu te pedisse? 6. Seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. 6.1. A frase em que a palavra que uma conjuno subordinativa causal (A) Ele disse-me que estava atrasado. (B) Est tanto frio que os lagos gelaram. (C) Espero que no chova! (D) Vou para casa, que j tarde!

6.2. A frase em que a palavra que um pronome relativo (A) Ele disse-lhes que iam jantar fora. (B) Que horas so? (C) Trouxeste os livros que te emprestei? (D) Estava to cansado que adormeceu no sof.

7. Em qual dos conjuntos de palavras est presente uma relao entre hipernimo e hipnimos? A) animais ovelha gato vidro. (B) rato gato co aves. (C) lobo co mamferos rato. (D) vidro janela porta puxador.

8. Completa cada uma das frases seguintes com a forma do verbo apresentado entre parnteses, no tempo e no modo indicados. Escreve a letra que identifica cada espao, seguida da forma verbal correta. a) Presente do Conjuntivo Espero que eles __________ (trazer) boas notcias. b) Futuro do Conjuntivo Se, algum dia, tu __________ (ir) ao Porto, tens de visitar o Palcio de Cristal. c) Pretrito mais que perfeito do conjuntivo Se vs __________ (estar) atentos, teriam percebido a matria. d) Condicional composto Eu __________ (adormecer) se no me tivesses ligado.

9. L a frase seguinte. O Pedro, que muito distrado, esqueceu-se das chaves em casa. 9.1. Indica a funo sinttica desempenhada pela orao sublinhada. 9.2. Classifica a orao sublinhada.

10. L o enunciado seguinte. O Andr disse me: Me, amanh posso ir brincar com os meus amigos para o parque? Reescreve em discurso indireto a fala do Andr. 11. Selecciona, para responderes a cada item, a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreve o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 11.1.A frase complexa que contm uma orao subordinada completiva (A) Comprei vrios romances policiais para ler nas frias. (B) Sempre que tenho oportunidade, consulto jornais na internet. (C) Como li toda a sua obra, conheo bem este escritor. (D) O professor garantiu que valia a pena adquirir esse livro. 11.2.A frase complexa que contm uma orao subordinada final (A) Empresta-me esse livro, que tenho muita vontade de o ler. (B) Caso eu v Feira do Livro, compro-te um atlas lingustico. (C) Afim de conhecer melhor este autor, estou a ler uma antologia sua. (D) Surpreendeu-me que esse escritor no tenha recebido um prmio.

12. Reescreve as frases seguintes, substituindo a expresso sublinhada pelo pronome pessoal adequado. Faz apenas as alteraes necessrias. 12.1. Teria trazido o teu livro, se soubesse que precisavas dele. 12.2. Amanh telefonarei ao Nuno, sem falta! 12.3. No ouvi ainda a notcia de que me falaste. 12.4. Se tivesse tempo, contaria histrias de encantar aos meus sobrinhos,

13.Classifica as oraes sublinhadas nas frases seguintes. a) O professor informou-nos que o teste ser adiado. b) Visto que est a chover, no vamos para o parque. c) Sempre que oio aquela msica, lembro-me de ti. d) Estava to feliz que dava pulos de alegria.

14.Indica a funo sintctica que a expresso sublinhada desempenha em cada uma das frases. a) Algum viu a minha mochila? b) Eles consideraram a deciso injusta. c) O novo professor parece muito simptico. d) A velha escola primria ainda permanece ali...

15. Indica a classe e a subclasse de palavras sublinhadas. a) b) c) d) e) f) Mal chegou, foi deita-se. O tempo escasseava. Oh! que desiluso. Lentamente, a porta abrira-se. Todos estavam entusiasmados com a novidade. Ele partiu nessa madrugada para frica.

Potrebbero piacerti anche