Sei sulla pagina 1di 21

Gnero e sua utilidade terica e poltica para pensar famlias e chefia feminina

Mrcia S. Macdo

Resumo: O presente trabalho busca pensar a famlia numa perspectiva feminista, enfatizando a dimenso de gnero como uma ferramenta de leitura que vai mostrar outros olhares sobre este cenrio to explorado e, paradoxalmente, ainda campo frtil e desafiador para a reavaliao de explicaes correntes da vida social. Inicia apresentando as bases ontolgicas que iluminam e, simultaneamente, delimitam o objeto e as possibilidades de sua compreenso o que significa explicitar a vinculao a uma perspectiva relacional que pensa a vida social a partir das dimenses fundantes de gnero, classe, raa/etnia e idade/gerao, explicitadas na bastante atual reflexo sobre interseccionalidades , para, em seguida, buscar uma des/construo do objeto famlia a partir da categoria gnero, via o dilogo com estudiosos/as do campo e a exposio de algumas reflexes de pesquisa em torno do fenmeno da chefia familiar feminina enquanto situao paradigmtica para a explicitao da relao entre gnero e famlia. Por fim, conclui esboando, brevemente, alguns desafios para pesquisa e interveno no plural e multifacetado universo das famlias na contemporaneidade.

Trabalho apresentado no Seminrio Avanos e desafios no uso do conceito de gnero nos estudos populacionais, ABEP-ENCE/IBGE, realizado em Rio de Janeiro/RJ Brasil, de 29 de 22 e 23 de outubro de 2009; Sociloga, professora Universidade Federal da Bahia e pesquisadora NEIM-UFBa.

Gnero e sua utilidade terica e poltica para pensar famlias e chefia feminina

1. Apresentando escolhas, situando o olhar O esforo de apresentao e defesa da legitimidade em torno da teorizao de qualquer objeto sociolgico ganha foro de tarefa das mais relevantes no momento em que, face ao contexto de multiplicao de estudos e pesquisas nas mais variadas reas temticas nas ltimas dcadas, nada mais parece ser original ou, pelo menos, insuficientemente discutido. E, esta tarefa toma contornos ainda mais desafiadores, quando este objeto encontra-se situado no universo dos estudos sobre gnero e famlia no Brasil. Assim, diante desse desafio, cabe perguntar: o que faz um exerccio de explicao da vida social tornar-se relevante, ou minimamente pertinente, para que se justifique sua enunciao e publicizao? Acredito que a resposta para este questionamento, encontra-se, a meu ver, nas tentativas de teorizao que explicitem as bases conceituais e metodolgicas que permitam um olhar possvel e situado em torno das mudanas e permanncias nos processos sociais e nas formas de sociabilidade delas decorrentes. Assim, a tarefa de pesquisar uma rea temtica e, dentro dela, a eleio de um recorte emprico e terico-metodolgico, envolve a explicitao de um conjunto de escolhas, que vo alm da opo por uma determinada perspectiva epistemolgica, pois implicam numa clareza acerca de quais as bases ontolgicas que orientam os esforos de investigao cientfica da realidade. Em outras palavras, significa posicionar-se sobre como enxergo o ser e, simultaneamente, explicitando a partir de que referenciais. Tal preocupao fundamenta-se na necessidade de deixar clara a minha adeso a uma epistemologia feminista que realiza uma crtica des/construcionista da teoria social e tem um olhar assumidamente situado num ponto de vista (HARAWAY, 1995) e a uma ontologia relacional. O que significa, em primeiro lugar, trabalhar com gnero como uma categoria poltica, enquanto relaes de poder logicamente que articulada a outras dimenses como classe, raa/etnia e idade/gerao , e ainda por considerar, na linha do raciocnio aqui desenvolvido, [que] a histria das pessoas consiste na histria de suas relaes sociais (SAFFIOTI, 2002, p.2). Em segundo lugar, por acreditar que uma perspectiva relacional assume que a possibilidade de desvelamento da realidade depende da adoo de uma postura que reconhea a necessidade da articulao entre as dimenses objetivas e subjetivas da vida social, pensando a subjetivao, enquanto movimento inseparvel da objetivao (op. cit). Nesta direo, proponho a utilizao de gnero como uma ferramenta analtica de grande relevncia dada a sua natureza ontolgica enquanto relao social que permite captar a fluidez de certos fenmenos (op. cit, p.10) e instituies sociais como os processos de socializao, a linguagem, a cultura ou ainda, como nos interessa neste momento, o universo 2

familiar. Portanto, o esforo do feminismo de reavaliao das explicaes correntes da vida social permite, entre outras possibilidades, uma crtica aos esteretipos unidimensionais de gnero que ainda influenciam os estudos sobre as famlias como a denncia naturalizao de atribuies e papis sexuados ou a desconstruo de modelos pretensamente ideais de masculinidade/ feminilidade , ampliando a possibilidade de novas estruturas interpretativas, principalmente, por admitir que o conhecimento sempre parcial e situado, j que ningum fala fora de seu contexto (HARAWAY, 1995).

2. A trama das interseccionalidades e a categoria gnero Acredito que a possibilidade de compreenso de uma pluralidade de questes sobre a famlia e seu contexto, demanda de qualquer pesquisador/a a busca do entendimento dos elementos fundamentais que estruturam as relaes dos sujeitos que a constituem. Refiro-me, assim, utilizao de categorias de anlise e, simultaneamente, ao entendimento de eixos fundantes da vida dos sujeitos sociais, como as dimenses de gnero, classe, raa/etnia e idade/gerao. Estas dimenses vo ganhar maior ou menor relevncia a depender das formaes histrico-culturais onde os sujeitos se inserem, configurando identidades e, simultaneamente, alteridades que, como lembra Britto da Motta (1999a, p.193) expressam diferenas, oposies, conflitos e hierarquias provisrias (...), porque na dialtica da vida os lugares sociais se alternam, as situaes sociais desestruturam-se e reconstroem-se em outros moldes. Assim, gnero, classe, raa/etnia e idade/gerao permitem a qualquer analista social uma infinidade de intercruzamentos pela riqueza que essa articulao enseja vislumbrar na configurao da vida social. uma importante chave de leitura das mltiplas dimenses constitutivas do sujeito e, vale destacar, no podem, sob nenhum argumento, ser percebidas como se fossem camadas que se sobrepem umas s outras como se o sujeito fosse se fazendo somando-as ou agregando-as (LOURO, 1997, p. 51). Como lembra Hill Collins (2000, p. 18), no se trata de adicionar modelos de opresso, como se pensou no incio dos anos 80 ainda nas primeiras formulaes do Black Feminist Thoutgh com a idia de dupla ou tripla discriminao, mas de um trabalho que explora as interconexes entre sistemas de opresso. A percepo da dinmica e da articulao destas categorias relacionais no prescinde de uma reflexo de cada um desses eixos de per si para que se entenda o funcionamento de suas lgicas especficas mas, inicialmente precisam ser analisadas no seu entrelace e, mais que isso, na sua potencialidade de se interceptarem, redefinindo-se mutuamente, como claramente expressa atravs da noo de interseccionalidades (CRENSHAW, 2002). Esse conceito vem auxiliar a realizao de estudos e pesquisas em diferentes reas da vida social, ao oferecer uma importante ferramenta analtica para a compreenso da interao dinmica destas mltiplas 3

discriminaes. Crenshaw (op.cit, p.177) formula uma definio bastante elucidativa para interseccionalidades, buscando apresentar no apenas uma conceituao, mas simultaneamente, uma explicitao de seu modus operandi:
A interseccionalidade uma conceituao do problema que busca capturar as conseqncias estruturais e dinmicas da interao entre dois ou mais eixos da subordinao. Ela trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opresso de classe e outros sistemas discriminatrios criam desigualdades bsicas que estruturam as posies relativas de mulheres, raas, etnias, classes e outras. Alm disso, a interseccionalidade trata da forma como aes e polticas especficas geram opresses que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos dinmicos ou ativos do desempoderamento. (CRENSHAW, 2002, p. 177)

Ao possibilitar perceber como as relaes sociais se estruturam e circulam em eixos de poder distintos e mutuamente excludentes, mas que freqentemente, se sobrepem e se cruzam, criando intersees complexas nas quais dois, trs ou quatro eixos se entrecruzam (op. cit), Crenshaw recorre a um exerccio que ela vai chamar de conceituao metafrica , apresentando os eixos de poder atravs da imagem de avenidas transversais e sobrepostas, cujo volume e velocidade do trfego sero determinantes para o dimensionamento das negociaes de conflitos e choques de identidades marcadas por mltiplas opresses. A adoo de perspectivas de anlise interseccionais permite a identificao das relaes de dominao que estruturam o contexto scio-histrico como um sistema que interconecta as opresses de raa, classe e gnero, expandindo o foco de anlise para alm de uma mera descrio de similaridades e diferenas entre estes sistemas de opresso, focalizando, prioritariamente, as formas como eles se entrelaam (HILL COLLINS, 2000). Faz-se necessrio, no entanto, afirmar que, a despeito da importncia da categoria ontolgica gnero para o entendimento da realidade de certos grupos e contextos sociais, nem tudo uma questo de gnero (SORJ, 1993). A vida das pessoas marcada por outras dimenses e preciso ter cuidado com a nfase excessiva na dimenso de gnero. Destarte, como lembra Saffioti (op. cit, p.10), nas sociedades do presente, a categoria ontolgica gnero emparelha-se com outras de igual importncia e, entre estas, destaca o constructo classe social. Para ela, uma categoria chave para entender o funcionamento de uma sociedade capitalista como a nossa e via imprescindvel para a crtica e, qui, superao deste modelo excludente. Assim, a dimenso de classe no apenas importa para que possamos entender como a vida dos sujeitos marcada pela sua relao objetiva com o mundo da produo, mas tambm, simultaneamente, ela definidora de um horizonte de leitura e compreenso do mundo, pois, como aponta Bourdieu (1994), o pertencimento dos indivduos, enquanto membros de uma determinada classe, ir produzir um conjunto de prticas, que ele veio a chamar de habitus de classe e que
so produtos de diferentes modos de engendramento, isto , de condies de existncia que, impondo definies diferentes do impossvel, do possvel, do provvel ou do certo, fazem alguns sentirem como

naturais ou razoveis prticas ou aspiraes que outros sentem como impensveis ou escandalosas, e inversamente. (BOURDIEU, 1994, p.64)

Contudo, Costa et al. (2000) alertam para a importncia de estarmos atentos para o fato de que, a despeito da centralidade das classes sociais, no podemos partir do princpio de que todas as facetas relevantes da realidade social sejam redutveis s relaes de classe ou necessariamente delas decorram. Assim sendo, outras dimenses so igualmente significativas para situar o lugar dos indivduos e grupos como gnero, idade/gerao e raa/etnia , demarcando a fora dos constrangimentos e determinaes sociais. Por outro lado, lembram ainda estes autores, lucidamente:
No significa (...) que as condies de existncia das pessoas tenham deixado de ser condicionadas por relaes assimtricas de poderes e por distribuies diferenciadas de recursos e oportunidades. Nas sociedades atuais, os sistemas estruturados de desigualdades e distines sociais no deixaram de ser, entre outros, elementos constitutivos fundamentais dessas sociedades. (COSTA et al., 2000, p.10)

Desse modo, no se pode, em nome de um uso mais analtico e menos ortodoxo do conceito de classe social (LARANGEIRA, 1993), abrir mo do seu sentido poltico expresso pela luta de classes e da clara compreenso de que as relaes de classe no apenas estruturam as diferentes condies de existncia dos indivduos e grupos sociais, mas tambm os valores e os comportamentos dos atores sociais (COSTA et al., op. cit). O par classificatrio raa/etnia, por sua vez, vai integrar uma outra dimenso fundamental para entender a clara interao entre desigualdades raciais, econmico-sociais e as relacionadas a gnero. Muito se deve ao campo de estudos feministas construdos pelas intelectuais do Black Feminism norte-americano, que vai evidenciar a importncia do reconhecimento das diferenas de classe e raa que atravessam e diferenciam as mulheres feministas e que, portanto, produziriam um olhar diferenciado na reflexo terica sobre gnero e mulher (HOOKS, 1984). Esta discusso vai produzir um verdadeiro divisor de guas no campo da produo terica e ao feministas, mostrando a impossibilidade de uma experincia comum de opresso que pudesse ser vivenciada e refletida da mesma forma por todas as mulheres, independentemente de tempo, regio, raa ou de classe social (BAIRROS, 1995, p. 459). Formula-se, nesse contexto, o chamado Ponto de Vista Feminista ou Feminist Standpoint, cujas premissas defendem que
a experincia de opresso sexista dada pela posio que ocupamos numa matriz de dominao onde raa, gnero e classe social interceptam-se em diferentes pontos. Assim, uma mulher negra trabalhadora no triplamente oprimida ou mais oprimida que uma mulher branca na mesma classe social, mas experimenta a opresso a partir de um lugar, que proporciona um ponto de vista diferente sobre o que ser mulher numa sociedade desigual, racista e sexista. (BAIRROS, 1995, p. 459)

O grande salto que esta reflexo possibilita a noo de que os pertencimentos dos sujeitos so mutuamente reconfigurados a depender da combinao de diferentes sistemas de opresso. Ento, a experincia de ser negro passa a ser resignificada atravs do gnero e a 5

experincia de ser mulher passa vivida atravs da raa (op. cit) ou ainda da classe, da orientao sexual ou idade/gerao. Numa sociedade com um passado escravagista como a brasileira, o racismo persiste estabelecendo cdigos de excluso que, ao serem reconfigurados pela dimenso de gnero, vo definir diferentes possibilidades de escolarizao, acesso ao mercado de trabalho, nupcialidade ou at mesmo expectativa de vida entre homens e mulheres, brancas/os e negras/os. A categoria gerao, por sua vez, a despeito de seu poder explicativo no tocante construo social da periodizao das experincias dos sujeitos, ainda no vista consensualmente com o mesmo estatuto terico atribudo a gnero, classe ou raa/etnia (SAFFIOTI, 2000). O argumento basilar daqueles que criticam o seu uso como dimenso fundante da vida social, se sustenta na argumentao de que gnero, classe, raa/etnia produziriam polaridades e ou contradies, enquanto gerao seria apenas hierrquico (BRITTO DA MOTTA, 2000, p.6). Em outras palavras, tratar-se-ia de uma contradio menor que, ao operar numa lgica distinta, no seria geradora de processos de diferenciao entre os indivduos, mas ao contrrio, tenderia a homogeneizar experincias, podendo inclusive, diluir diferenas, como por exemplo, de gnero ou classe. Por outro lado, cresce a cada dia o nmero de estudos que ressaltam sua importncia terica e poltica para o desvelamento dos sistemas de hierarquizao social que estruturam as relaes entre diferentes grupos etrios na sociedade contempornea (CASTRO, 1992; DEBERT, 1994; BRITTO DA MOTTA, 1999a, 1999b, 2000; SARMENTO, 2005). Em sintonia com esta perspectiva, num cuidadoso trabalho que discute as bases da Sociologia da Infncia em Portugal, Sarmento (2005, p. 3) aponta para a necessidade de considerar que o conceito opera, exatamente, numa direo oposta quela sinalizada pelos seus detratores, pois, inversamente, articula uma diversidade de marcadores, reforando a convergncia sincrnica dos processos de hierarquizao social. Em suas prprias palavras:
A gerao no dilui os efeitos de classe, de gnero ou de raa na caracterizao das posies sociais, mas conjuga-se com eles, numa relao que no meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua especificidade, activando ou desactivando parcialmente esses efeitos. (SARMENTO, 2005, p. 3)

Em se tratando do contexto familiar, a categoria idade/gerao e seu entrelace a outras categorias relacionais permite que se possa entender como as hierarquias que atravessam este universo so definidoras de um conjunto de limites e possibilidades para os indivduos que o constitui. Assim, ser mulher chefe de famlia jovem, adulta ou mais velha, por exemplo, vai significar um momento na trajetria de vida das mulheres e tambm um momento do ciclo de vida familiar, sujeito a marcos que so socialmente impostos como o momento

preferencial do casamento ou da maternidade, por exemplo, ou ainda a ocorrncia das rupturas conjugais por motivo de separao ou mesmo viuvez. Por fim e, evidentemente, no menos importante como no poderia deixar de reconhecer, como feminista que assume a no inocncia do seu prprio olhar , reafirmo a relevncia de gnero como uma categoria fundante para a realizao de estudos mais conseqentes e crticos sobre o universo das relaes familiares. Retomando o conceito de interseccionalidades (CRENSHAW, 2002), ele nos ajuda a entender que, se as diferentes formas de opresso no possuem o mesmo peso a depender do contexto social, no que se refere dimenso de gnero, no h como negar a sua centralidade para se entender o funcionamento das lgicas que geram e sustentam mltiplas formas de opresso e perpetuao de privilgios nas diferentes estruturas familiares. Assim sendo, como um dos principais eixos articuladores das relaes sociais, gnero uma categoria fundamental para se entender como as mais diversas formaes scio-histricas nominaram e organizaram as diferenas socialmente construdas a partir da percepo das diferenas sexuais (SARDENBERG, 1999). Portanto, vital, neste sentido, romper com qualquer tendncia adoo de anlises binrias baseadas numa noo bissexuada do corpo em funo do reforo diferenas fsicas e biologizantes ou essencialistas (NICHOLSON, 2000) e afirmar as potencialidades abertas pelo entendimento da categoria gnero enquanto constructo social e, portanto, carregada de significaes ideologicamente atribudas ao masculino e feminino, sempre referenciadas a contextos sociais especficos. Logicamente que discutir relaes de gnero requer um cuidado para que no se caia na armadilha das frmulas simplificadoras que convertem o masculino e o feminino em campos estanques e homogneos, como se homens e mulheres no apresentassem convergncias nas suas experincias e representaes ou como se entre homens e homens e mulheres e mulheres no existissem tambm divergncias (SORJ, 1993). Implica ainda entender que ele se constitui dentro do que Saffioti (1994) chama de universo conceitual relacional, isto , no apenas gnero no sinnimo de mulher, como preciso entender que ele regula para alm da relao homem-mulher, tambm a relao mulher-mulher e homem-homem. Portanto, refletir sobre relaes de gnero impe a necessidade de realizar uma releitura de todo o nosso entorno, o que significa, entre outras coisas, repensar a cultura, a linguagem, a moralidade, a tica, as institucionalidades mais diversas (como a famlia, a religio, o saber cientfico etc.) o que nos obriga a ampliar nossa capacidade de desnaturalizao e desconstruo de papis e simbolismos sexuais, principalmente a partir do entendimento de como eles funcionam para manter a ordem social e, inversamente, para mud-la.

3. Famlias: leituras possveis a partir de gnero Coerente com uma perspectiva ontolgica de crtica des/construcionista do conhecimento e de defesa da dimenso relacional dos objetos no campo das Cincias Sociais, acredito que, no caso dos estudos sobre a famlia, o primeiro desafio romper com qualquer tentao de tratar este objeto (to conhecido de todos ns) de forma naturalizada e ideologizada pelos padres historicamente estabelecidos em torno do que uma famlia. Como nos lembra Bourdieu (1997), o discurso familiarista que todos ns incorporamos, no apenas descreve uma realidade social, mas tambm prescreve um modo de existncia, a vida de famlia, com algumas caractersticas reconhecidas como normais e especficas deste grupo o que significa pensar, por exemplo, no modelo prototpico da famlia conjugal nuclear, heterossexual, com chefia masculina e prole reduzida. Portanto, o prprio Bourdieu (1989) quem sugere sadas para as armadilhas da familiaridade que envolvem o tema, quando prope a ruptura com o objeto pr-construdo, isto , segundo ele, tomamos como nossa problemtica, um problema social exprimido por agentes fora do campo cientfico. Portanto, a primeira tarefa na investigao social, inclusive naquelas sobre e com famlias, o trabalho de desconstruo/ reconstruo do objeto que permita tomar a famlia como uma categoria poltica, o que nos permite apreender o fato de que esta interessa ao poder que contribuiu para defini-la, enquadr-la, normatiz-la e, finalmente, naturaliz-la (BONNEWITZ, 2003, p.48). A adoo desta perspectiva significa, logicamente, entender a importncia dos estudos de gnero como ferramenta de anlise e releitura crtica do contexto familiar, permitindo questionar todo um modelo tradicional de famlia (ARRIAGADA, 2002) que estaria assentado sobre as seguintes premissas: i) visto como um modelo nico e esttico (sem mudanas: isto , conjugal e nuclear); ii) portanto, harmnico, isto, sem conflitos e hierarquias; iii) ocupando, desta forma, exclusivamente o mbito privado; iv) o que leva, assim, idia de grupos independentes, isto , autnomos e auto-mantidos. Bruschini, em um instigante trabalho intitulado Fazendo as perguntas certas (1996, p. 5), vai apontar a importncia da reflexo terica iniciada nos anos 70 e aprofundada nos anos 80 sobre as mulheres e as relaes entre os sexos e, principalmente, com o amadurecimento dos marcos tericos de gnero, pois estes, na sua opinio:
viabilizaram o levantamento de questes pertinentes, assim como a elaborao de hipteses e a definio de conceitos, orientando a busca de estatsticas. A invisibilidade da atividade econmica realizada pelas mulheres, o aumento do nmero de famlias chefiadas por mulheres, a violncia domstica, o assdio sexual so apenas alguns dos temas levantados pelo feminismo e pelos estudos de gnero, provocando a procura de dados. (BRUSCHINI, 1996, p.7)

Considero bastante pertinente a avaliao desta autora, pois o tratamento de informaes estatsticas, antes de se referir a nmeros, se constitui em um enunciado que reflete a representao que a sociedade tem sobre si mesma (OLIVEIRA, 2005, p.5). Desse modo, os filtros de gnero podem ser claramente identificados a partir da forma como os dados so articulados e interpretados pelos analistas, da a tendncia histrica da reproduo de estatsticas sem gnero, baseadas numa neutralidade relativa e expressa pela idia de um homem mdio ideal e que dificilmente pode ser representativo dos sujeitos reais, homens e mulheres, de diferentes idades, classes sociais e grupos tnico-raciais. Destarte, a crtica realizada pelos estudos de gnero vem provocando uma significativa alterao na sistemtica de coleta, processamento e anlise de dados, possibilitando, assim, uma releitura das explicaes correntes em torno de um sem nmero de questes. Esses achados vo permitir que se perceba que por trs das idealizaes em torno de um modelo de famlia, h um conjunto de estruturas reais que nos obriga a admitir, em primeiro lugar, que preciso tratar de famlias (no plural), pois h uma diversidade quando se fala deste grupo social e estas esto em constante mudana (e tambm os domiclios); em segundo lugar, admitir que, embora haja solidariedade, tambm h hierarquia o que significa reconhecer o conflito e a violncia intrafamiliar; e, por ltimo, assimilar a existncia de uma forte permeabilidade da famlia ao mbito pblico, pois borram-se, cada vez mais, as fronteiras entre o pblico e o privado e a famlia, nesse contexto, vem se tornando objeto de interveno das polticas pblicas. Algumas anlises (GONZLEZ DE LA ROCHA, 1998; GOLDANI, 2000 e 2002; ARRIAGADA, 2002), ao defenderem o carter transversal da perspectiva de gnero nas investigaes sobre as diferentes afiliaes institucionais de homens e mulheres, apontam a famlia como um dos mais relevantes contextos organizacionais responsveis, simultaneamente, pela perpetuao e tambm pela transformao nas relaes sociais entre os sexos. Por

outro lado, porquanto denunciam desigualdades, estes estudos tambm avaliam para alm das permanncias, ao evidenciarem a ocorrncia de um conjunto mudanas nesse contexto. Uma das primeiras constataes, entre outros fatores, a percepo da coexistncia de uma diversidade de modelos de famlias e estilos de vida, superando uma viso conservadora em torno de uma suposta crise da famlia ou mesmo de sua extino (GOLDANI, 1994). Este novo olhar s possvel porque realiza uma leitura da articulao dinmica de diferentes fatores que vo dar base a um conjunto transformaes demogrficas como fecundidade, nupcialidade, envelhecimento populacional, processos de individualizao dos sujeitos sociais, etc. , permitindo que se possam entender melhor as novas formas de convivncia entre as pessoas, como o crescimento das unies consensuais e dos domiclios unipessoais, as novas famlias

reconstitudas ou com prole reduzida, as unies entre pessoas do mesmo sexo e, em especial, o significativo crescimento do nmero de famlias chefiadas por mulheres.

4. As lentes de gnero: um novo olhar sobre a chefia feminina? O fenmeno da chefia de domiclios por mulheres no se trata de uma nova realidade como insistem em afirmar as manchetes de jornais e programas de televiso, mas, certamente, sua existncia tem sido ocultada por um retrato uniforme das formas de organizao familiar no Brasil, favorecido, por muito tempo, pela universalizao do prottipo da famlia conjugal nuclear (CORRA, 1982). O que pode ser considerado como novo nesse contexto? Por certo que a sua expanso entre as chamadas camadas mdias brasileiras, o que, do ponto de vista ideolgico, vem se chocando com o modelo dominante neste universo, imposto pelas ideologias de gnero que prevem uma distribuio de papis e responsabilidades segundo hierarquias baseadas em fatores como sexo e idade dos membros, atribuindo ao homem, e aos de mais idade, maiores poderes e prerrogativas no interior do grupo domstico. Mas, a grande novidade da expanso de seu interesse no campo das pesquisas, diro Woortmann e Woortmann (2002), baseia-se no fato de que
tendo o fenmeno penetrado na prpria camada social dos pesquisadores (ou melhor dizendo, das pesquisadoras), foi ele como que redescoberto e revalorizado, na medida em que deixou de ser algo caracterstico de um outro, para se tornar presente entre ns. (WOORTMANN & WOORTMANN, 2002, p.2)

Assim, as ltimas dcadas testemunharam uma significativa expanso do fenmeno em todos os estratos sociais e, conseqentemente, o crescimento de sua visibilidade social. Revisitando a literatura sobre a temtica no Brasil o que foi confirmado por um amplo levantamento realizado em torno dos estudos sobre o tema (SCOTT, 2002) e na Amrica Latina (GONZALEZ DE LA ROCHA, 1999; ARRIAGADA, 2002), tenho me dado conta da amplitude das questes que envolvem os estudos sobre os chamados novos arranjos familiares e, particularmente, aqueles em torno da situao de chefia domiciliar feminina, apresentando reflexes que vo desde questes mais elementares como a discusso mais sociolgica quanto adequao da terminologia utilizada responsabilidade, chefia, gerncia ou proviso? e dos significados atribudos a estes termos manuteno econmica, autoridade e prerrogativas, atribuies e deveres? , passando pelas reflexes mais antropolgicas sobre monoparentalidade e matrifocalidade, at s anlises mais complexas em torno de questes estruturais como processos de precarizao laboral, desemprego e pauperizao e sua relao com o aumento destes domiclios chefiados por mulheres. Nessa perspectiva, portanto, parece ser bastante plausvel afirmar que o que vai assegurar relevncia e visibilidade social aos estudos sobre as famlias chefiadas por mulheres, ou ainda ao 10

vetor mulheres chefes de famlia, no parece ser apenas o relativo crescimento estatstico deste tipo de arranjo (SCOTT, 2002, p.2), mas a complexidade de uma pluralidade de fatores que se articulam para a constituio desta problemtica. O que significa dizer que preciso entender como a precarizao das condies de vida da populao e a ampliao da participao feminina na populao economicamente ativa, articulada a outros fatores demogrficos como a ocorrncia de novos fluxos migratrios, a reduo da fecundidade, o aumento do nmero de divrcios, a ampliao da expectativa de vida (associada manuteno das taxas de sobremortalidade masculina) e o crescimento relativo das unies consensuais e das chamadas produes independentes , vm resultando em novos arranjos familiares, em especial aqueles do tipo monoparental feminino. Portanto, as famlias chefiadas por mulheres precisam ver vistas como o resultado, como lembra Berqu (2001, p. 2), de um conjunto de transformaes econmicas, sociais, culturais e comportamentais que vo se sucedendo ao longo do tempo e que produzem variaes nas trajetrias das mulheres, fazendo que esta chefia possa ter mltiplos significados, tais como: a situao da mulher solteira, viva ou separada com filhos, ou daquela que pode ser casada e estar coabitando com companheiro e filhos; ou encontrar-se nessas mesmas condies e ainda estar vivendo com parentes e outros agregados. A despeito dessa complexidade, a grande maioria dos/as estudiosos/as do tema vai enfatizar a questo da vulnerabilidade scio-econmica como elemento chave para entender a situao vivenciada pelas mulheres chefes de famlia, denunciando suas estreitas margens de viabilidade (BUVINIC et al., 1983; BARROS et al., 1994; NOVELLINO, 2004). Esse tipo de generalizao termina por reforar esteretipos de vulnerabilidade e pobreza e vo demandar uma anlise que reconhea a existncia de uma complexidade que no pode ser contida em modelos estereotipados do tipo mais pobre entre os pobres (LAVINAS, 1996; GONZALEZ DE LA ROCHA, 1999). Nessa perspectiva, portanto, em que pese a importncia da nfase na questo das desigualdades sociais como vetor da expanso do fenmeno da chefia de domiclio por mulheres, comeam a ganhar espao outras vozes que enfatizam a necessidade de entendimento de que este fenmeno, por estar sujeito igualmente a outros condicionantes, deve ser visto como uma configurao histrica e social (CARVALHO, 1998, p.7). Nos estudos sobre domiclios com chefia feminina, no se pode negar que adoo do vis de gnero vai ser um dos fatores determinantes na discusso e na re-orientao destas anlises acerca da problemtica. Em primeiro lugar, por permitir uma releitura da matriz cultural dominante, atravessada fortemente pelas hierarquias de gnero, que marcam a tnica dos discursos em torno destes sujeitos. Isso ocorre porque a mulher, nesta condio, vista quase sempre como um contraponto ao modelo 11

da chefia domiciliar masculina ainda assentado no referencial dominante da unidade nuclear, composta pelo casal heterossexual, unido legalmente e com filhos. Assim, a crtica que se pode fazer que as unidades domiciliares com chefia feminina, longe de representarem uma exceo, tratam-se de formas no nucleares [que] devem ser vistas e entendidas como parte de uma complexa reconfigurao que as famlias (no plural) experimentam (...) no mundo inteiro (GONZALEZ DE LA ROCHA, 1999, p. 127). Em segundo lugar, as anlises de gnero, permitem entender, o que faz com que nove entre cada dez famlias do tipo monoparental seja chefiada por uma mulher. A referida crtica matriz cultural dominante, possibilitada pelas lentes de gnero, evidencia que ainda so preservados modelos mais ou menos rgidos em torno das expectativas acerca da maternidade/maternagem e paternidade/paternagem, onde a tica do cuidado (SCAVONE, 1995) supervalorizada, o que faz com que o filho ainda seja, prioritariamente, objeto de cuidados da me. Assim, as ideologias de gnero so a base para entender o que vai definir a identidade primeira desse grupo mulher, depois, chefe de famlia inclusive, o principal fator que lhes define um lugar no mundo: tornam-se chefes de famlia porque so mes, num contexto social que prev um modelo de maternidade/maternagem, socialmente construdo, baseado na hipertrofia de suas responsabilidades parentais (op.cit). Do mesmo modo, retomando as conexes entre famlias e desigualdades sociais, as anlises de gnero, a partir dos anos 80, vo fornecer ferramentas para a realizao de uma srie de estudos que, ao proceder a uma avaliao de um conjunto de indicadores estatsticos sobre o crescimento da pobreza no mundo, terminaram por identificar um amplo contingente de mulheres entre a populao mais pauperizada nos pases pobres. O clssico trabalho organizado por Buvinic et al. (1983), intitulado Women and poverty in the Third World, tornou-se uma referncia obrigatria nos trabalhos sobre a situao das mulheres e seu difcil acesso aos recursos existentes nos pases do chamado Terceiro Mundo. A divulgao de pesquisas desta natureza, vai inspirar um conjunto de polticas que ir dar forma ao que mais tarde passou a ser chamado de Programas de Gnero e Desenvolvimento, implementados por agncias internacionais, que atribuem a um processo de feminizao da pobreza a identificao das mulheres como a grande massa da pobreza mundial. Com relao a este processo, Chant (2004) vai comentar que se criou, a partir da, um tema ortodoxo, pois, desde ento, formou-se um grande consenso entre os pesquisadores da rea que serviu para fornecer combustvel para uma ampla agenda de programas e polticas pblicas que terminou por levar a uma segunda constatao: de que, entre as populaes pauperizadas, as mulheres chefes de famlia formariam a maior parte do seu contingente mais vulnervel, isto , estas se tornaram as mais pobres entre os pobres. 12

Portanto, no custa lembrar, mais uma vez, o quanto tem sido importante o amplo reconhecimento da transversalidade de gnero como uma categoria de grande valor heurstico para a anlise de uma srie de desigualdades que atravessam a vida de homens e mulheres, enquanto, relaes de poder, o que vai evidenciar as desvantagens vivenciadas pelas mulheres em todo mundo, especialmente quando intersectadas por fatores como classe, raa/etnia e idade/gerao. Mas, por outro lado, faz-se ainda necessrio ressaltar que os usos de gnero especialmente quando utilizado simplificadamente como sinnimo de mulher , como qualquer ferramenta de anlise, ao apresentarem um sem nmero de possibilidades, tambm trazem no seu bojo alguns riscos de se naturalizarem as desigualdades em torno de algumas populaes, como se esta condio lhes fossem intrnsecas em decorrncia de um conjunto de caractersticas particulares desfavorveis, o que vai significar, em ltima instncia, responsabiliz-las pelo seu gap. Em que pese todo um conjunto de esforos envidados para se entender a situao dos domiclios chefiados por mulher, permitindo a consolidao de uma nova legitimidade em torno do fenmeno, tal perspectiva termina por reforar uma nfase excessiva nos aspectos scioeconmicos e tornando incontestvel o dado sobre a maior pobreza das mulheres chefes de famlia. Acredito que, a despeito das possibilidades abertas pela discusso realizada em torno da feminizao da pobreza, no tocante ampliao da visibilidade social destes domiclios e abertura de espao para estes sujeitos tornarem-se pauta dentro da agenda dos programas de desenvolvimento e polticas pblicas, no se pode deixar de considerar o outro lado da moeda apresentado por este enfoque: a associao negativa entre chefia feminina e pobreza como se o crescimento desses domiclios fosse smbolo de quebra dos valores familiares e da desorganizao familiar, portanto de uma situao de retrocesso no ciclo ideal de desenvolvimento da famlia. A este respeito diz Safa:
A viso negativa das unidades domsticas chefiadas por mulheres em parte conceitual, devido a nossa nfase eurocntrica na famlia nuclear como a norma e a encarnao da modernidade e do progresso (...). Esta viso patolgica das unidades domsticas chefiadas por mulheres contribui para a crena de que estas geram pobreza; em lugar de v-las como um resultado dela, e um resultado, por acrscimo, em que as polticas neoliberais tm desempenhado um papel destacado. (SAFA, 1999, p.9, minha traduo)

Observe-se, porm, que qualquer esforo de problematizao da questo da chamada feminizao da pobreza, vai requerer da/o analista uma abordagem extremamente cuidadosa e equilibrada. Em primeiro lugar porque esta noo est assentada em dados objetivos, pois como lembra Moghadam (1997), as mulheres efetivamente esto em situao de desvantagem em relao aos homens, tanto no que se refere ao usufruto de direitos, quanto em relao carga de trabalho e nvel de remunerao e ainda com relao possibilidade de mobilidade scioeconmica, j que enfrentam barreiras culturais, legais, obstculos no mercado de trabalho, entre 13

outras limitaes. Portanto, a desigualdade de gnero no fictcia, o que faz com as mulheres chefes de famlia enfrentem dificuldades suplementares, ao terem que administrar sua dupla participao nas esferas da produo e da reproduo em condies desfavorveis em relao aos homens que tambm so chefes de domiclio e que na sua grande maioria contam com a participao, cada vez maior, das esposas, tanto na tradicional esfera dos cuidados domsticos como no mundo da produo. Em segundo lugar, um dos raciocnios mais bvios para explicar a vulnerabilidade dos domiclios com chefia feminina , na maioria deles, a ausncia da figura do esposo-pai que, como lembra Agier (1990, p. 49), uma fora de trabalho que no exatamente substituvel pela fora de trabalho feminina. Assim, a premissa de que a perda da figura do principal provedor, reconhecido hipoteticamente como portador mais provvel de caractersticas socialmente mais valorizadas na relao com o mercado de trabalho, leva, conseqentemente, lgica concluso da impossibilidade das mulheres de cumprirem satisfatoriamente as obrigaes do chefe da famlia, j que se trata da transferncia deste papel para algum destitudo dos atributos desejveis ao enfrentamento da dupla condio de provedor e responsvel pelo domiclio. Portanto, nesta linha de raciocnio, a chefia feminina vai significar, quase sempre, para os grupos domsticos uma agudizao das suas condies de subsistncia, pois pressupe uma impossibilidade das mulheres de oferecer condies adequadas manuteno dos seus domiclios e, nesse contexto, esta situao de privao vai ser transferida para as crianas e outros membros, j que estas no apresentam condies de poder garantir os mesmos nveis de subsistncia da chefia masculina. Nessa perspectiva, portanto, famlias monoparentais femininas e pobreza acabam, de um lado, por construir outro estigma, o de que as mulheres so menos capazes para cuidar de suas famlias ou para administr-las do que um homem... (VITALE, 2002, p.51). Observe-se, porm, que a crtica realizada por Castro (2001, p. 92) bastante elucidativa acerca dos reais motivos das desvantagens sociais enfrentadas pelas mulheres, nesse contexto:
As mulheres de famlias monoparentais (...) foram esposas, ou seja, empobrecem no porque se tornam chefe de famlia, porque deixaram de ter um provedor, mas, com a maior probabilidade, porque foram esposas antes e, assim, no tiveram as mesmas oportunidades dos homens, casados ou vivendo ss, ou das mulheres ss, de investir em carreira, de socializar-se com as regras do e no mercado.

Em que pese uma srie de argumentos contrrios, no h como negar que a nfase excessiva na vulnerabilidade dos domiclios com chefia feminina, contida na perspectiva de anlise da feminizao da pobreza, termina por reforar esteretipos e por provocar um alto nvel de estigmatizao das unidades domiciliares e dos sujeitos que se encontram nesta situao. O prprio movimento feminista realiza uma crtica a esta perspectiva e prope a adoo da 14

expresso pauperizao das mulheres, questionando-se: por que associar 'feminizao', palavra culturalmente desvalorizada, palavra 'pobreza', tambm socialmente depreciativa? Por que no falar [...] em 'pauperizao das mulheres'?" (BRUSCHINI et al. apud FARAH, 2004, p.55). Gonzalez de la Rocha (1999, p.33) vai possibilitar uma leitura mais crtica desta alegada inviabilidade ao defender a necessidade de entender a complexidade destes domiclios e a diversidade de respostas ante s dificuldades econmicas, principalmente porque o processo de diversificao das estruturas familiares vai provocar a construo de novos cenrios sociais onde se podem observar mudanas nas relaes sociais, nos padres de socializao e nos padres de gerao e uso dos recursos (op. cit, p.34) e tambm na distribuio de responsabilidades. Tal perspectiva se coaduna com constataes de alguns estudos junto a famlias das classes trabalhadoras no Brasil, pois h diferenas nas prioridades de alocao de recursos entre os chefes de diferentes sexos, sendo que a chefia feminina muito mais democrtica em relao s necessidades do conjunto de seu grupo domstico (CARVALHO, 1998; MACDO, 1999 e 2008) o que permite inferir que o montante de recursos percebido pelo chefe pode no ser o fator determinante do nvel de vida do grupo, mas muito mais a forma de alocao destes recursos. Note-se, entretanto, que sempre arriscada a explicitao de certas formulaes, primeira vista quase que essencialistas, por parecerem cair na anlise simplista de defesa do altrusmo das mulheres em oposio ao egosmo masculino, mas, o que se constatou em estudos como os realizados por Carvalho (1998), Arriagada (2002) e Oliveira e Garcia (2004) que, em muitas situaes, os rendimentos dos homens so direcionados para dispndio pessoal, reduzindo-se inclusive os nveis de regularidade dos recursos e trazendo vulnerabilidade e pobreza secundria para mulheres e crianas (CHANT, 2004, p.21). Assim, estes estudos, ao discutirem as diferenas na distribuio de recursos nos domiclios com chefia masculina e feminina, vo apontar que as mulheres chefes investem a grande maioria do seu ganho (quando no todo) na manuteno do domiclio, o que, ao contrrio do que se pensa, traz efeitos altamente positivos para fatores como a melhoria dos nveis nutricionais, dos cuidados de sade e de educao dos membros da famlia mesmo que esses ganhos sejam mais reduzidos que aqueles da chefia masculina. Assim, fundamental que, as anlises em torno da relao entre chefia feminina e pobreza, levem em considerao outros indicadores de bem estar para dimensionar os nveis de qualidade de vida destes domiclios chefiados por mulheres (OLIVEIRA & GARCIA, 2004).

5. Comentrios finais: desafios pesquisa e interveno 15

Como um dos eixos importantes para entender a estruturao das hierarquias e diferenciaes no interior das famlias junto com raa/etnia, classe e idade/gerao , gnero tem permitido uma leitura que atravessa os processos constituintes de mudanas e permanncias nas formas de viver e pensar as relaes familiares nas sociedades do presente. Assim, vem permitindo que se entenda a polissemia do termo e sua principal caracterstica, sem a qual impossvel hoje realizar qualquer esforo de estudo ou interveno neste campo, ou seja: a sua diversidade. impossvel, contemporaneamente, falar de famlia, sem recorrer sua enunciao de forma plural, isto , falar em famlias e esta a sada para se entender esse universo multifacetado, resultado de mltiplas determinaes sociais. Em uma sociedade atravessada por processos de reestruturao das relaes de trabalho, dos direitos de cidadania, das formas de consumo e de constituio das ideologias, dos valores e das subjetividades, redefinem-se, simultaneamente, as estruturas familiares e, dentro dela, fatores como as formas de exerccio da sexualidade, os modelos de procriao ou ainda as formas de solidariedade e convivncia entre as pessoas. Neste contexto, os estudos de gnero, e toda a crtica realizada pelos movimentos feministas, vo chamar a ateno para o fato de que as transformaes societrias recentes vo exigir novas respostas das famlias s necessidades dos seus membros especialmente, num contexto de redefinio e retrao das responsabilidades do Estado para com a sociedade e vo ainda atentar, nestas circunstncias, para a importncia da contribuio das mulheres na manuteno da qualidade de vida dos seus grupos domsticos (GOLDANI, 2002). Assim, a crtica proporcionada pelas leituras de gnero vai mostrar que nem todos so afetados da mesma forma pelo conjunto de transformaes que reconfiguram as estruturas familiares e vai sugerir que coube s mulheres uma parte do elevado custo social destes processos, principalmente, dentro das famlias que se encontram em fase de formao e expanso, isto , com crianas pequenas, ou com reduzido nmero de membros no mercado de trabalho ou ainda aquelas chefiadas por mulher com filhos imaturos (op. cit). No caso destas ltimas, o custo social parece ser ainda maior, pois enfrentam o duplo desafio de, simultaneamente, cuidar e prover, o que ainda uma dupla contradio, segundo as ideologias de gnero, pois se vem na obrigao de assumir responsabilidades familiares previstas pela sociedade e tambm responsabilidades econmicas, no previstas pela mesma sociedade... (FIGUEIREDO, 1980, p.77) , num contexto em que sua entrada e permanncia no mercado de trabalho no lhe so favorveis, demandando um esforo cotidiano de compatibilizao entre demandas mutuamente excludentes. Conforme se buscou mostrar em outros momentos deste trabalho, a situao das mulheres chefes de famlia prototpica de um contexto onde a categoria gnero torna-se 16

ferramenta imprescindvel de leitura para a explicitao das relaes que atravessam e configuram esta modalidade de arranjo familiar. Ela oferece ainda algumas possibilidades para pensar a utilidade de gnero na realizao de estudos e intervenes no contexto familiar, ao mostrar que preciso cuidado na sua utilizao, para no cair em armadilhas simplificadoras que toma gnero como sinnimo de mulher, o que acaba convertendo a dimenso das diferenas sexuais em uma mera varivel, desviando assim o verdadeiro objetivo das reflexes em torno de gnero, que manter o foco da complexidade das relaes sociais (GOLDANI, 2002). No caso das mulheres chefes de famlia, ainda que a maioria destas esteja enfrentando condies de desvantagem econmica, no so mais suficientes e satisfatrios os amplos estudos baseados na generalizao sobre a pobreza destas mulheres e que trabalham numa perspectiva de superficial comparao dualista entre chefia masculina e feminina (CHANT, 2004, p.25), pressupondo, prematura e permanentemente, a superioridade daquele tipo de chefia em relao e este ltimo dando bases, assim, para a persistncia das premissas que sustentam a noo da feminizao da pobreza. Tal crtica s possvel a partir do questionamento das ideologias de gnero inclusive dos prprios referenciais que constituem a viso de mundo das/os pesquisadoras/es que estruturam nosso olhar acerca de uma srie de questes, tais como a famlia e o mercado de trabalho, permitindo, assim, uma aproximao de modelos mais dinmicos e plurais de mudana scio-cultural em curso nas sociedades do presente. Tambm preciso que se realize uma crtica s propostas de interveno que trabalham com famlias de forma indiferenciada, como se no houvesse diversidade entre as famlias ou ainda diferenas dentro das famlias. Nessa perspectiva, fundamental entender como as hierarquias de classe, gnero, raa/etnia e gerao vo diversificar no apenas os tipos e a composio das famlias, mas tambm os ciclos de vida e os papis sociais, isto , as formas de viver em famlia, as demandas postas aos indivduos e suas necessidades nesses novos contextos. Dessa forma, torna possvel a formulao de novas questes, por exemplo, acerca de como ficam as demandas em torno do prolongamento da convivncia entre as diferentes geraes com o aumento da expectativa de vida e do desemprego dos jovens e com agudizao da crise dos sistemas previdencirios? Ou ainda de quais as demandas postas para homens e mulheres, jovens, adultos, crianas, idosos e os novos idosos mais velhos, nesse contexto? Assim sendo, reafirmo que a incorporao da perspectiva de gnero muito mais do que trabalhar com mulher, sob o risco de, simplesmente, as propostas de interveno, ao tomarem as mulheres como beneficirias, o fazerem sob uma perspectiva de uma nfase eficincia e uma certa funcionalizao da mulher, vista como um instrumento do desenvolvimento, como potencializadora de polticas pelo papel que desempenha na famlia (FARAH, 2004, p.56). Essa perspectiva, no entanto, deixa inalterada a verdadeira raiz da desigualdade que so as 17

estruturas geradoras das assimetrias de gnero o que passa, entre outros fatores, por questionar as bases do contrato invisvel que estabelece as assimetrias na diviso sexual do trabalho no interior da famlia, pelo desenho de polticas que estimulem a entrada e permanncia da mulher no mercado de trabalho em condies de igualdade em relao aos homens ou ainda pela implementao de alternativas coletivas de cuidado e socializao das crianas (como creches e escolas de perodo integral de carter pblico). Por fim, o grande desafio em refletir acerca da utilidade da categoria gnero para pensar os estudos e a interveno junto a famlias passa por entender, antes de mais nada, sua transversalidade, isto , por ser uma categoria relacional, necessariamente, ela remete ao questionamento de todo o nosso entorno social. Note-se, portanto, que falar em gnero muito mais do que repensar o lugar do homem e da mulher na sociedade e na famlia, mas significa lanar um novo olhar sobre a pluralidade de lgicas que mantm uma diferenciao tomada como hierarquia entre os sujeitos sociais, estabelecendo assimetrias e produzindo subordinao. Assim, o uso da categoria gnero nos desafia a entender e enfrentar as lgicas geradoras de subordinao a partir da identificao de onde e de como elas se processam, sendo a famlia, portanto, um lcus privilegiado para uma ao de crtica, desmontagem e qui de construo de novas relaes entre os seres humanos, em direo, finalmente, a uma sociedade plural e realmente equnime. 6. Referncias
ARRIAGADA, Irma. As Famlias e as Polticas Pblicas na Amrica Latina. In: PR-EVENTO MULHERES CHEFES DE FAMLIA: CRESCIMENTO, DIVERSIDADE E POLTICAS. Ouro Preto: CNPD, FNUAP e ABEP, 2002, 29p. AGIER, Michel. O sexo da Pobreza: homens, mulheres e famlia numa avenida em Salvador da Bahia. Tempo Social, Revista Sociologia USP, So Paulo, v. 2, n. 2, p. 35-60, 2.sem. 1990. BAIRROS, Luiza. Nossos feminismos revisitados. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, IFCS/UFRJ - PPCIS/UERJ, p.458-463, 1995. BARROS, Ricardo; FOX, Louise; MENDONA, Rosane. Pobreza e domiclios chefiados por mulheres. In: II SEMINRIO NACIONAL POLTICAS ECONMICAS, POBREZA E TRABALHO. Rio de Janeiro: IPEA, 1994, P.79-85. BERQU, Elza. Perfil demogrfico das chefias femininas no Brasil. In: SEMINRIO ESTUDOS DE GNERO FACE AOS DILEMAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Itu, SP: III Programa de Gnero na Sociedade Brasileira, Fundao Carlos Chagas, 2001, 23p. (mimeo) BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lies sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. BOURDIEU, Pierre. . O poder simblico. Lisboa: Difel, 1989, p.59-73. ______. Esboo de uma teoria da prtica. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. So Paulo: tica, 1994, p.46-81. (Coleo Grandes Cientistas Sociais) ______. Razes prticas: sobre a teoria da ao. So Paulo: Ed. Papirus, 1997.

18

BRITTO DA MOTTA, Alda. "No t morto quem peleia": a pedagogia inesperada nos grupos de idosos. Tese (Doutorado em Educao). Programa de Ps-Graduao em Educao da Faculdade de Educao. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1999a, 279p. ______. As dimenses de gnero e classe social na anlise do envelhecimento. Cadernos Pagu, Unicamp, Campinas, n. 13, p. 191-221, 1999b. (Dossi Gnero e Geraes) ______. Gerao, a diferena do feminismo. I SIMPSIO INTERNACIONAL O DESAFIO DA DIFERENA: articulando gnero, raa e classe. Salvador: UFBA, abr. 2000, 15p. BRUSCHINI, Cristina. Fazendo as perguntas certas: como tornar visvel a contribuio econmica das mulheres para a sociedade? II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA DO TRABALHO. guas de Lindia, dez. 1996, 15p. BUVINIC, Mayra; LYCETTE, Margaret; McGREEVEY, William P. Women and poverty in the Third World. Baltimore/London: The John Hopkins University Presss, 1983. CARVALHO, Maria Luiza S. A mulher trabalhadora na dinmica da chefia familiar. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, IFCS/UFRJ, v. 6, n.1, p.7-33,1998. CASTRO, Mary G. Alquimias de categorias sociais na produo de sujeitos polticos. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, CIEC/ECO/UFRJ, n. 0, p. 57-73,1992. ______. Feminizao da pobreza: um cenrio neoliberal. In: GALEAZZI, I. (Org). Mulher e trabalho. Porto Alegre: FEE, p. 89-96, 2001. CHANT, Sylvia. Dangerous equations? How female-headed households became the poorest of poor: causes, consequences and cautions. IDS Bulletin Institute of Development Studies, v. 35, n.4, p. 19-25. oct. 2004. CORRA, Marisa. Repensando a famlia patriarcal brasileira (notas para o estudo das formas de organizao familiar no Brasil). In: ALMEIDA, Maria Suely Kofes. Colcha de retalhos: estudos sobre a famlia no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1982, p.13-38. COSTA, Antnio F.; MAURITTI, Rosrio; MARTINS, Susana C. et al. Classes sociais na Europa. Sociologia, problemas e prticas, no. 34, dez. 2000, p.9-46. Disponvel em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp /n34/n34a01.pdf Acesso em: 14.nov. 2006 CRENSHAW, Kimberl. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminao racial relativos ao gnero. Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Centro de Comunicao e Expresso/ UFSC. Florianpolis, Santa Catarina, v.7, n.12, p.171-188, 2002. DEBERT, Guita G. Gnero e envelhecimento. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, CIEC/ECO/UFRJ, v.2, n.3, p. 303-335, 1994. FARAH, Marta F. S. Gnero e polticas pblicas. Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Centro de Comunicao e Expresso/ UFSC. Florianpolis, Santa Catarina, v. 12, n.1, p. 47-71, 2004. FIGUEIREDO, Mariza. O papel scio-econmico das mulheres chefes de famlia numa comunidade pesqueira do litoral norte da Bahia. Cadernos de Debate: A estrutura familiar na opresso feminina, So Paulo: Editora Brasiliense, n. 6, p. 35-78, 1980. GOLDANI, Ana Maria. Retratos da famlia em tempos de crise. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, CIEC/ECO/UFRJ, n. esp., p. 303-335, 1994. ______. Famlias e gneros: uma proposta para avaliar (des)igualdades. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. Anais Caxambu, MG 2000, 20p. Disponvel em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais /pdf/ 2000/Todos/gent2_1.pdf Acesso em 15 set. 2006. ______. Famlia, gnero e polticas: famlias brasileiras nos anos 90 e seus desafios como fator de proteo. Revista Brasileira de Estudos de Populao, v.19, n.1 , p 29-48, jan./jun. 2002. Disponvel em: http://www.abep.nepo. unicamp.br/docs/rev_inf/vol19_n1_2002/vol19_n1_2002_2artigo_29_48.pdf Acesso:15 set. 2006.

19

GONZLEZ DE LA ROCHA, Mercedes. Gnero e Pobreza Urbana: observaes para uma discusso. SEMINRIO SOBRE POBREZA URBANA. Rio de Janeiro: ALOP and The World Bank, May 14-16, 1998, 11p. Disponvel em: http://wbln0018.worldbank.org/LAC/LACInfoClient.nsf/d296849511749 75c85256735007fef12/31e7e4f5a6cc34b285256804004b90fe?OpenDocument Acesso em: 20 ago. 2006. ______. A manera de introducin: cambio social, transformacin de la familia y divergncias del modelo tradicional. In: ______. (coord). Divergncias del modelo tradicional: hogares de jefatura feminina em Amrica Latina. Mxico: CIESAS, 1999, p.19-36. HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questo da cincia para o feminismo e o privilgio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v. 5, p. 07-42, 1995. HILL COLLINS, Patricia. Black feminist thought: knowledge, consciousness and the politics of empowerment. 2nd ed. New York: Routledge, 2000. HOOKS, Bell. Feminist theory: from margin to center. Boston: South Press, 1984. LARANGEIRA, Snia M. G. Faz sentido falar em classes sociais? Natureza, Histria e Cultura, Rio Grande do Sul, Sociedade Brasileira de Sociologia / Ed. UFRGS, p. 85-103, 1993. LAVINAS, Lena. As mulheres no universo da pobreza: o caso brasileiro. Estudos Feministas, v. 4, n. 2, p. 464-479, 1996. LOURO, Guacira Lopes. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva ps-estruturalista. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. MACDO, Mrcia S. Tecendo os fios e segurando as pontas: trajetrias e experincias entre mulheres chefes de famlia em Salvador. Dissertao (Mestrado em Sociologia). Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1999, 185p. ______. Na trama das interseccionalidades: mulheres chefes de famlia em Salvador. Tese de Doutorado. Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2008, 247p. MOGHADAM, Valentine. The feminization of poverty: notes on concept and trend. Normal: Illinois State University, 1997. (Womenss Studies Occasional Paper, n. 2) NICHOLSON, Linda. Interpretando o gnero . Estudos Feministas, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Centro de Comunicao e Expresso / UFSC. Florianpolis, Santa Catarina, v.8, n.2, p.9-41, 2000. NOVELLINO, Maria Salet. Os estudos sobre feminizao da pobreza e polticas pblicas para mulheres In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, Caxambu, MG, 2004, 12p. Disponvel em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/site_eventos_abep/PDF/ABEP2004_51.pdf Acesso em 15 set. 2006. OLIVEIRA, Orlandina; GARCA, Brgida. Mujeres jefas de hogar y su dinmica familiar. In: I CONGRESSO DA ASSOCIAO LATINO AMERICANA DE POPULAO ALAP. Caxambu-MG, Brasil, set. 2004, 18p. OLIVEIRA, Zuleica L. C. Poltica de informao na rea de gnero. In: V ENCONTRO NACIONAL DE CINCIA DA INFORMAO. Salvador: Instituto de Cincia da Informao/ Programa de Ps-Graduao/UFBA, jun.2004, 14p. Disponvel em: http://www.cinform.ufba.br/v_anais/artigos/ zuleica cavalcante. html Acesso em 23 dez.2005. SAFA, Helen. Prlogo. In: GONZLEZ DE LA ROCHA, Mercedes (coord). Divergncias del modelo tradicional: hogares de jefatura feminina em Amrica Latina. Mxico: CIESAS, 1999, p.9-17. SAFFIOTI, Heleieth B. Psfcio: conceituando gnero. In: ______. & MUNHOZ-VARGAS, M. (Org.). Mulher brasileira assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; Braslia: UNICEF, 1994, p.271-283. ______. Quem tem medo dos esquemas patriarcais de pensamento? Dossi Crtica Marxista, Campinas: Unicamp, n. 11, p.71-75, 2000. Disponvel em: http://www.unicamp.br/cemarx/criticamarxista/04helei.pdf Acesso em: 12.10.06

20

______. No caminho de um novo paradigma. Araraquara: Centro de Referncia da Mulher Profa. H. Saffioti. Prefeitura Municipal de Araraquara. 2002 14p. Disponvel em: http://www.araraquara.sp.gov.br/ secretaria governo/ pagina_ indice.asp?iditem=196 Acesso em 12 ago.2006. SARDENBERG, Cecilia M. B. Enfoques de gnero: fundamentos tericos e aspectos prticos. In: Migrao feminina internacional: causas e conseqncias. Salvador: CHAME-NEIM/UFBA, 1999, p.27-39. SARMENTO, Manuel Jacinto. Geraes e alteridade: interrogaes a partir da sociologia da infncia. Educao e Sociedade, vol.26, n.91, Campinas, May/Aug. 2005. Disponvel em www:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25, Out. 2006. SCAVONE, Lucila. Maternidade: transformaes na famlia e nas relaes de gnero. In: XIX REUNIO ANUAL DA ANPOCS. (GT Famlia e Sociedade) Caxambu, MG, 1995, p. 47- 60. SCOTT, Russell Parry. Mulheres chefes de famlia: estudos apresentados em associaes acadmicas nacionais. In: PR-EVENTO MULHERES CHEFES DE FAMLIA: CRESCIMENTO, DIVERSIDADE E POLTICAS.Ouro Preto: CNPD, FNUAP e ABEP, 2002, 30p. SORJ, Bila. Relaes de gnero e teoria social. In: XVII REUNIO DA ANPOCS, Caxambu, MG, 1993, (mimeo.) VITALE, Maria Amlia F. Famlias monoparentais: indagaes. In: Servio Social e Sociedade, n 71. Ed. especial, p.45-62, set. 2002. WOORTMANN, Klaas; WOORTMANN, Ellen F. Monoparentalidade e chefia feminina: conceitos, contextos e circunstncias. In: PR EVENTO MULHERES CHEFES DE FAMLIA: CRESCIMENTO, DIVERSIDADE E POLTICAS. Ouro Preto: ABEP, 2002, 99p.

21

Potrebbero piacerti anche