Sei sulla pagina 1di 72

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Aula 4 Ordem Social Base

e e objetivos da ordem social. Seguridade social. Educao, cultura e desporto. Cincia e tecnologia. Comunicao social. Meio ambiente. Famlia, criana, adolescente e idoso. Bom dia! Hoje trataremos da ordem social. Primeiro apresentaremos as noes gerais desse ttulo da nossa Constituio. Logo a seguir entraremos no estudo da seguridade social, educao, cultura e desporto, cincia e tecnologia, comunicao social, meio ambiente, famlia, criana, adolescente e idoso. Vale a pena comentar que esses assuntos costumam ser cobrados de forma mais literal o que aumenta a necessidade de se privilegiar a resoluo de muitos exerccios (que possibilitem o treinamento e memorizao) em detrimento das longas explanaes doutrinrias. Assim, faa a aula com a sua Constituio ao lado (inclusive marcando os principais detalhes). Nossa ordem de trabalho ser a seguinte: 1 - Seguridade social. 2 - Educao 3 - Cultura 4 - Desporto. 5 - Meio ambiente. 6 - Cincia e tecnologia. 7 - Comunicao social. 8 - Famlia, criana, adolescente e idoso. Vamos ento comear a nossa aula! Voc j estudou a ordem social constitucional? Pois , podemos iniciar relembrando o que vimos quando estudamos a evoluo dos direitos fundamentais. Em sntese, como se, no sculo XX, a sociedade comeasse a exigir que o Estado promovesse aes que assegurassem a todos condies dignas de existncia. Assim, as Constituies passaram a dispor sobre formas de atuao na rea econmica e social. No nosso caso em particular, a idia de uma Constituio social materializa-se no Ttulo VIII da CF/88, denominado ordem social. Esse ttulo aborda vrios assuntos (seguridade social, educao, cultura, desporto, meio ambiente, famlia, ndios, cincia e tecnologia).

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Segundo Jos Afonso da Silva, o ttulo da ordem social e os direitos fundamentais constituem o ncleo substancial do regime democrtico. Nesse sentido, nos termos do art. 193 da CF, a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivos o bem-estar e a justia social. Sintetizando:

E isso j importante, pois cai em concursos. Assim, saiba diferenciar base e objetivos. Ainda segundo Jos Afonso da Silva, isso implica que as relaes econmicas e sociais do pas devem propiciar trabalho e condio de vida adequada ao trabalhador e sua famlia, e que a riqueza produzida no pas, para gerar justia social, h de ser distribuda de forma equnime. Podemos comear j com duas questes? 1) (FGV/DELEGADO DE POLCIA/PC/AP/2010) A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais.

A assertiva da FGV limitou-se a reproduzir o teor do art. 193 da CF/88: a ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. Item certo. 2) (CESPE/CONSULTOR/SENADO/2002) A ordem social disposta na Constituio de 1988 tem como base a harmonia entre capital e trabalho.

Observe que a questo ateve-se ao texto da Constituio, cobrando essencialmente a memorizao do art. 193. A base da ordem social o primado do trabalho, portanto errada a questo. Na realidade, a harmonia entre capital e trabalho est na Constituio como um dos fundamentos do Estado brasileiro (os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa). Item errado. Entremos ento em cada um dos captulos cobrados no seu edital. www.pontodosconcursos.com.br 2

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS

1 Seguridade Social A Seguridade Social est disciplinada entre os artigos 194 e 204 da CF/88. Ela compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa: (i) dos Poderes Pblicos e (ii) da sociedade. Alm disso, destina-se a assegurar os direitos relativos : I) sade, disciplinada nos arts. 196 a 200 da CF; II) previdncia, disciplinada nos arts. 201 e 202; e III) assistncia social, disciplinada nos arts. 203 e 204. Ateno! comum as bancas atriburem seguridade social como um todo caractersticas que so especficas da previdncia, como o carter contributivo, por exemplo. No caia nessa! Na verdade, o carter contributivo caracterstica apenas previdncia social, como se depreende do art. 201 da CF: da

A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. Nesse sentido, a CF dispe que a sade direito de todos e dever do Estado (art. 196) e que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social (art. 203). De acordo com o pargrafo nico do art. 194 da CF/88, compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I) universalidade da cobertura e do atendimento Enquanto a universalidade da cobertura refere-se s situaes (riscos) cobertas pelo sistema (doena, invalidez, velhice etc.), a universalidade de atendimento determina que o sistema atenda a todos que dele precisarem. II) uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais Probe discriminaes legais arbitrrias entre populaes urbanas e rurais (tm igualmente direito aos mesmos benefcios e servios). III) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios O princpio da seletividade relaciona-se priorizao das situaes cobertas a fim de fornecer atendimento efetivo a quem mais precisa. O princpio da distributividade direciona benefcios e servios aos mais necessitados, funcionando como redutor de desigualdades sociais. www.pontodosconcursos.com.br 3

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS IV) irredutibilidade do valor dos benefcios Concedido o benefcio, surge para o segurado o direito de no t-lo reduzido em seu valor nominal. V) eqidade na forma de participao no custeio O princpio da equidade relaciona-se com as noes de justia e igualdade na forma de custeio. Assim, as contribuies devem ser estabelecidas de acordo a capacidade econmica. VI) diversidade da base de financiamento A diversidade da base de financiamento prestigia o princpio da solidariedade, uma vez que responsabiliza diversos setores da sociedade pelo financiamento do sistema de seguridade. VII) carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. Impe a organizao da seguridade descentralizado e democrtico. social segundo um sistema

O esquema abaixo apresenta a estruturao da seguridade social, segundo a CF/88. Sintetizando:

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 3) (FGV/DELEGADO DE POLCIA/PC/AP/2010) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.

isso mesmo. De fato, nos termos do art. 194 da CF/88, a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Item certo. 4) (CESPE/AGENTE PENITENCIRIO/AGENTE DE ESCOLTA E VIGILNCIA PENITENCIRIO/SEJUS/ES/2009) A seguridade social tem por finalidade assegurar exclusivamente os direitos relativos sade, mediante um conjunto integrado de aes de iniciativa tanto do poder pblico como da sociedade.

Vimos que a Seguridade Social est disciplinada no art. 194 da CF como compreendendo um conjunto integrado de aes de iniciativa: (i) dos Poderes Pblicos e (ii) da sociedade. Destina-se a assegurar os direitos relativos : I - sade; II previdncia; e III - assistncia social. Entraremos em cada um desses aspectos logo a seguir. Mas, por enquanto, relevante saber que a seguridade social compreende todos os trs. Item errado. 5) (CESPE/PROCURADOR/PGEPI/2008) Compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base no carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto bipartite e com a participao dos trabalhadores e dos empregadores.

De acordo com o nico do art. 194 da CF compete ao poder pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos objetivos listados nos incisos de I a VII e apresentados no esquema anterior. Um desses objetivos refere-se ao carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao (nos rgos colegiados): I - dos trabalhadores; II - dos empregadores; III - dos aposentados; e www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS IV - do Governo. Item errado. 6) (CESPE/CONSULTOR/SENADO/2002) Entre os objetivos da seguridade social, em face de recente processo de flexibilizao, j no mais se inclui a universalizao de cobertura e atendimento.

Outro objetivo do sistema de seguridade social o da universalizao da cobertura e do atendimento (art. 194, nico, I). Com essas duas questes foi possvel observar a necessidade de se memorizar os objetivos da seguridade social. Item errado. 7) (CESPE/OAB/2007) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social, as quais exigem carter contributivo.

A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos: I - sade, disciplinada nos arts. 196 a 200 da CF; II - previdncia, disciplinada nos arts. 201 e 202; e III - assistncia social, disciplinada nos arts. 203 e 204. errado, porm, dizer que a seguridade social exige carter contributivo. Na verdade, o carter contributivo caracterstica apenas da previdncia social, como se depreende do art. 201 da CF: A previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. Ateno! comum as bancas atriburem seguridade social como um todo, caractersticas que so especficas da previdncia, como o carter contributivo. No caia nessa! Alis, a CF dispe que a sade direito de todos e dever do Estado (art. 196) e que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social (art. 203). Item errado. 8) (CESPE/AGENTE/PF/2004) A seguridade social, que pode ser definida como o conjunto de aes integradas, de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas exclusivamente a assegurar direitos relativos previdncia social e assistencial social, tem como um dos objetivos que fundamentam sua organizao a diversidade da base de financiamento. www.pontodosconcursos.com.br 6

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Mais uma vez o CESPE fez uma questo restringindo a seguridade social a uma ou duas de suas vertentes. No caia nessa! A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos: (i) sade, (ii) previdncia e (iii) assistncia social. Um dos objetivos que fundamentam a organizao da seguridade social realmente a diversidade da base de financiamento. Item errado. 9) (CESPE/DEFENSOR PBLICO/DPU/2004) As aes propositivas de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade que asseguram os direitos relacionados sade, educao, assistncia social e previdncia constituem o conceito de seguridade social, conforme estabelecido no ttulo da Ordem Social da Constituio Federal.

Os direitos relativos educao no se encontram entre os componentes da seguridade social, que abrange apenas sade, previdncia e assistncia social. Item errado. 1.1 Financiamento da Seguridade Social O art. 195 da CF explicita como se dar o financiamento da seguridade social. Art. 195. A seguridade social ser financiada por de forma direta e indireta, nos termos da lei, provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: toda a sociedade, mediante recursos do Distrito Federal e (...)

As formas de financiamento decorrem: (i) do oramento dos entes federados; e (ii) de contribuies sociais. Nesse sentido, h participao do governo, das empresas e dos trabalhadores no custeio da seguridade social, segundo o princpio da diversidade da base de financiamento. importante conhecer as formas de financiamento da seguridade social apresentadas no art. 195. Segue abaixo um esquema que pode ajud-lo a memorizar esses aspectos, o que no substitui a necessidade de voc conhecer o prprio teor do art. 195.

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

Alm dessas fontes de financiamento, lei complementar poder instituir outras destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social. Mas observe um detalhe previsto no 6: essa instituio de novas contribuies dever respeitar a chamada anterioridade nonagesimal. dizer que s podero ser exigidas aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei que as houver institudo ou modificado. Por outro lado, no estaro sujeitas anterioridade do exerccio financeiro (CF, art. 150, III, b), podendo ser cobradas no mesmo exerccio em que tenham sido institudas, desde que respeitados os 90 dias. Devemos destacar duas imunidades previstas nesse art. 195. As contribuies sociais para a seguridade social no podero incidir sobre: I - aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social (CF, art. 195, II); Anote-se, aqui, uma importante diferena em relao ao regime prprio de previdncia dos servidores pblicos, previsto no art. 40 da Constituio Federal: os proventos e as penses concedidas sob o regime prprio de previdncia dos servidores pblicos sofrem a incidncia de contribuio previdenciria (CF, art. 40, 18), ao passo que a aposentadoria e a penso concedidas pelo regime geral de previdncia para os trabalhadores em geral esto imunes incidncia de contribuio. II - entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias estabelecidas em lei (CF, art. 195, 7). Destaque-se que a pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios (CF, art. 195, 3). de se observar ainda que nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total (CF, art. 195, 5). www.pontodosconcursos.com.br 8

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 10) (FGV/DELEGADO DE POLCIA/PC/AP/2010) A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de contribuies sociais determinadas na Constituio. Esta questo pode ser respondida com base no art. 195 da CF/88: Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: (...). Item certo. 11) (CESPE/ANLISE DE LEGISLAO PREVIDENCIRIA/MPS/2010) A CF prev, expressamente, como fonte de financiamento para a seguridade social, a contribuio social da empresa incidente sobre o lucro. O art. 195 da CF explicita como se dar o financiamento da seguridade social. Assim, a seguridade social ser financiada por toda a sociedade mediante recursos provenientes: (i) dos oramentos dos entes federados; e (ii) de contribuies sociais. Segundo a CF, incidir contribuio social sobre o lucro das empresas (CF, art.195, I, c). Item certo. 12) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MTE/2008) Sobre a receita de concursos de prognsticos incide contribuio social destinada a financiar a seguridade social. Segundo a CF, incidir contribuio social sobre a receita de concursos de prognsticos (CF, art.195, III). Item certo. 13) (CESPE/TCNICO SOCIAL COM FORMAO EM SERVIO SOCIAL/SEAD/CEHAP/PB/2008) A seguridade um sistema de cobertura de contingncias sociais destinado a todos os que se encontram em estado de necessidade, no restringindo os benefcios nem aos contribuintes nem perda da capacidade laborativa. A seguridade social no se restringe ao atendimento aos contribuintes ou queles que tenham perdido sua capacidade de trabalho. A sade, por exemplo, direito de todos (CF, art. 196) e a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social (CF, art. 203). Item certo. 14) (CESPE/NVEL SUPERIOR/MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/2008) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, www.pontodosconcursos.com.br 9

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS destinadas a assegurar exclusivamente os direitos previdncia social. A seguridade no se restringe previdncia social. Ela abrange tambm a sade e a assistncia social (CF, art. 194). Item errado. 15) (CESPE/ESCRIVO/PF/2004) possvel a criao de benefcio da seguridade social sem indicao da correspondente fonte de custeio total caso esse benefcio seja classificado como atividade essencial do Estado. Segundo o art. 195, 5, nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. Item errado. 16) (CESPE/ESCRIVO/PF/2004) Uma das formas de financiamento da seguridade social a contribuio social incidente sobre a receita de concursos de prognsticos. J vimos as formas de financiamento da seguridade social, de acordo com o art. 195 da CF. Entre elas destaca-se a contribuio sobre a receita de concursos de prognsticos (art. 195, III). Item certo. 17) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A seguridade social foi constitucionalmente dividida em normas sobre sade, previdncia social e assistncia social. Como j vimos, a seguridade social divide-se em sade, previdncia social e assistncia social. Item certo. 18) (CESPE ANALISTA JUDICIRIO/TRE/TO/2005) Por disposio expressa da Constituio Federal, quaisquer normas reguladoras das contribuies sociais institudas para o financiamento da seguridade social somente podem entrar em vigor aps decorridos noventa dias da data da publicao da lei respectiva. Somente esto submetidas anterioridade nonagesimal (art. 195, 6) as leis que venham instituir ou aumentar contribuies sociais, j que trata do princpio da no-surpresa. Ou seja, no so quaisquer normas reguladoras do tema. Como exemplo, podemos apresentar a smula 669 do STF, que estabelece que a norma legal que altera o prazo de recolhimento da obrigao tributria no se sujeita ao princpio da anterioridade. Item errado. www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS

1.2 Sade Vejamos alguns aspectos relativos ao direito sade. Segundo nossa Constituio, a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Portanto, como j visto, a sade uma das vertentes da seguridade social que no exige contribuio, podendo qualquer um se dirigir rede hospitalar pblica e requerer atendimento. De acordo com o art. 197, as aes e servios de sade so de relevncia pblica, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade. Ateno! Voc deve ficar atento para a Emenda Constitucional 63/2010, que dispe sobre piso salarial profissional nacional e diretrizes para os Planos de Carreira de agentes comunitrios de sade e de agentes de combate s endemias. Assim, de acordo com a nova redao dada ao 5 do art. 198 da CF/88: 5 Lei federal dispor sobre o regime jurdico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias, competindo Unio, nos termos da lei, prestar assistncia financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, para o cumprimento do referido piso salarial. O art. 199 estabelece a forma de participao da iniciativa privada no sistema de sade. Assim, as instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. A assistncia sade livre s instituies privadas, que podero participar de forma complementar do SUS. Todavia, o 2 do art. 199 www.pontodosconcursos.com.br 11

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS veda a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. O 3 do art. 199 veda a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. Segundo o 4, a lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. Quanto a esse ltimo aspecto, voc deve ter em mente aquela importante deciso do Supremo Tribunal Federal, j comentada no nosso curso. O Tribunal julgou constitucional o art. 5 da Lei federal 11.105/2005 (Lei da Biossegurana), que permite, para fins de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no usados no respectivo procedimento. Nesse caso, entendeu o STF que deveria prevalecer o direito sade e o direito livre expresso da atividade cientfica (ADI 3.510, 28 e 29-5-08). Vejamos algumas questes. 19) (FGV/DELEGADO DE POLCIA/PC/AP/2010) A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. De acordo com a Constituio, a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (CF, art. 196). Item certo. 20) (CESPE/ADMINISTRADOR/MTE/2008) Caso uma clnica privada especializada em transplante de medula ssea pretenda estender os seus servios para o atendimento populao carente, nesse caso, ainda que essa clnica integre o Sistema nico de Sade, no poder receber recursos pblicos para auxlios ou subvenes se tiver fins lucrativos. A assistncia sade livre s instituies privadas, que podero participar de forma complementar do SUS. Todavia, o 2 do art. 199 veda a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Item certo.

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 21) (CESPE/AGENTE/PF/2004) As instituies privadas podem participar de forma complementar do Sistema nico de Sade mediante contrato de direito pblico ou convnio. Segundo o art. 199, a assistncia sade livre iniciativa privada, sendo que o 1 estabelece que as instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. Item certo. 22) (CESPE/TCE-PE/2004) A disciplina constitucional da sade permite que, no mbito do Sistema nico de Sade, o poder pblico colabore com quaisquer instituies privadas prestadoras de servios de sade, mediante a destinao de auxlios e subvenes, conforme o caso. permitido que as instituies privadas participem de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio. Nesse caso, tero preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos, sendo vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Ou seja, no sero quaisquer instituies que podero receber auxlios e subvenes, apenas aquelas que no tiverem fins lucrativos. Item errado. 23) (TCE-PE/2004) O direito sade, na Constituio da Repblica, , em certa medida, tratado como uma manifestao do princpio da igualdade. A assertiva apresenta uma interao entre o direito sade e o princpio da igualdade, realmente existente na Constituio. Primeiramente, o art. 6 estabelece a sade como um dos direitos sociais da pessoa. J no art. 5 a constituio estatui que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. Assim, em homenagem a esses dois comandos fundamentais do Estado brasileiro, na ordem social, a sade apresentada como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (art. 196). Item certo. 24) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A Constituio Federal impe ao poder pblico a obrigao de garantir aos cidados o acesso universal e igualitrio a aes e servios de sade. www.pontodosconcursos.com.br 13

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS A assertiva traz a regra prevista no art. 196 da CF, segundo o qual a sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Item certo. 25) (CESPE ANALISTA JUDICIRIO/TRE/TO/2005) A instituio de um sistema nico de sade, por meio de uma rede regionalizada e hierarquizada, est prevista na Constituio Federal, devendo tal sistema ser organizado de acordo com as diretrizes de descentralizao, atendimento integral e participao da comunidade. A questo cobra do candidato o conhecimento do art. 198 da CF. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico. A organizao desse sistema deve seguir as seguintes diretrizes: I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade. Item certo. 26) (CESPE/PROCURADOR/PGEPI/2008) A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, o processamento e a transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. A questo limita-se a reproduzir o art. 199, 4, segundo o qual a lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. Item certo. 27) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF5/2009) Caso seja praticado crime de estelionato contra instituio privada que integra o SUS, a instaurao do inqurito policial atribuio constitucionalmente prevista para a Polcia Federal. Essa questo relaciona o assunto da aula passada com nosso tema de hoje. A competncia da Polcia Federal alcana os crimes em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas (CF, art. 144, 1, I). as atividades

www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Por outro lado, o SUS compe-se no s de entidades federais, mas tambm de instituies privadas (CF, art. 199, 1) e de outros entes federados (CF, art. 198, I). Assim, no ser de competncia da justia federal o julgamento e nem de competncia da polcia federal a apurao se o crime praticado no ocorrer em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas autarquias e empresas pblicas. Seria diferente se fosse o caso de desvio de verbas repassadas pela Unio para uma empresa pblica ou autarquia federal. Nesse caso, competiria PF a apurao. Item errado. 28) (FCC/AGENTE DE DEFENSORIA/ASSISTENTE SOCIAL/DPE-SP/2010) O Sistema nico de Sade - SUS deve estar estruturado com nfase na participao do setor privado mediante a destinao de recursos pblicos para a subveno a entidades sem fins lucrativos. A assertiva est errada, pois no se pode considerar que h nfase na participao do setor privado. As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, mas segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos (CF, art. 199, 1). Item errado. 29) (MPE-MG/PROMOTOR DE JUSTIA/50 CONCURSO/MPE-MG/2010) Segundo a Constituio Federal de 1988, INCORRETO afirmar que a) a assistncia sade livre iniciativa privada. b) facultada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. c) as instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio. d) vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. A alternativa a est correta, pois, de fato, a assistncia sade livre iniciativa privada (CF, art. 199, caput). A alternativa b est incorreta, pois vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos (CF, art. 199, 2). A alternativa c est correta, pois as instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo www.pontodosconcursos.com.br 15

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos (CF, art. 199, 1). A alternativa d est correta, pois vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. (CF, art. 199, 3). Gabarito: b 30) (FUNJAB-SC/MDICO/PREFEITURA DE FLORIANPOLIS/2010 adaptada) O artigo 198 da Constituio Federal define o Sistema nico de Sade SUS, constitudo por uma rede regionalizada e hierarquizada, integrada por aes e servios pblicos de sade. Assinale a alternativa CORRETA, sobre as diretrizes que organizam o SUS. a) Participao da comunidade b) Atendimento integral, com prioridade para assistenciais, sem prejuzo das atividades preventivas os servios

c) Atendimento equitativo, com prioridade aos mais necessitados d) Descentralizao, com direo compartilhada em cada esfera de governo A alternativa a est correta, uma vez que a participao da comunidade uma das diretrizes do SUS (CF, art. 198, III). As alternativas b e c esto erradas. Na verdade, a diretriz correta atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais (CF, art. 198, II). A alternativa d est errada, pois a diretriz correta descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo (CF, art. 198, I). Gabarito: a Para terminarmos os aspectos constitucionais relacionados sade, cabe destacar que ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei (CF, art. 200): I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; III - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; www.pontodosconcursos.com.br 16

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS V - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII - participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Vejamos uma questo cobrando isso. 31) (FCC/JUIZ/TJ-GO/2009) Na forma da Constituio, NO compete ao Sistema nico de Sade: a) colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. b) executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador. c) fornecer medicamentos experimentais, mormente quando no registrados no rgo ou entidade de vigilncia sanitria competente. d) participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico. e) participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. Veja que a questo limitou-se a exigir o conhecimento do art. 200 da CF/88. A nica alternativa que no encontra correspondncia no referido dispositivo constitucional a letra c. Ai,ai... essas bancas... Ser que precisava conhecer o art. 200 para deduzir que fornecer medicamentos experimentais, mormente quando no registrados no seria nunca uma atribuio do SUS? E o pior constatar que uma questo desse nvel foi cobrada numa uma prova de juiz! Gabarito: c 32) (FMP/AUDITOR PBLICO EXTERNO/TCE/RS/2011) So atribuies do sistema nico de sade, entre outras, a fiscalizao e inspeo de alimentos, bebidas e guas destinados ao consumo humano e a participao no controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. De fatos, essas so atribuies do SUS, nos termos do art. 200 da CF/88. Vejamos: www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Art. 200. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: (...) VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII - participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; No deixe de conhecer esses oito incisos relativos s atribuies do SUS. Item certo. 1.3 Previdncia Social A previdncia social uma espcie de seguro social que tem por finalidade atender s pessoas contra infortnios que elas possam ter ao longo de sua vida (como doenas, invalidez, acidentes etc.). Em resumo, como qualquer seguro, a pessoa recolhe determinada quantia regularmente e tem a proteo contra esses riscos. Ou seja, a previdncia tem um carter contributivo. Com isso, os benefcios no so assegurados a todos os cidados. Outro aspecto o de que para funcionar o sistema, tem de haver mais pessoas contribuindo a fim de se formar um montante suficiente para sustentar os benefcios. Assim, outra caracterstica da previdncia o fato de ela ser obrigatria. Lembre-se ainda de que a previdncia social tem dois regimes distintos: o regime geral (art. 201 da CF) e o regime prprio dos servidores pblicos (art. 40). vedada a filiao ao regime geral de previdncia social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime prprio de previdncia (CF, art. 201, 5).

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:

PREVIDNCIA SOCIAL

cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada

proteo maternidade, especialmente gestante

proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio

organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, e atender, nos termos da lei, a:

salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda

penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes

vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos beneficirios do regime geral de previdncia social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica e quando se tratar de segurados portadores de deficincia, nos termos definidos em lei complementar (CF, art. 201, 1). Nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo (CF, art. 201, 2). Todos os salrios de contribuio considerados para o clculo de benefcio sero devidamente atualizados, na forma da lei (CF, art. 201, 3). Assim, assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios definidos em lei (CF, art. 201, 4). A gratificao natalina dos aposentados e pensionistas ter por base o valor dos proventos do ms de dezembro de cada ano (CF, art. 201, 6). assegurada aposentadoria no regime geral de previdncia social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condies (CF, art. 201, 7): I - trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; II - sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exeram suas atividades em regime de economia familiar, nestes includos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. www.pontodosconcursos.com.br 19

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Os requisitos a que se refere o inciso I sero reduzidos em cinco anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio (CF, art. 201, 8). Para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, hiptese em que os diversos regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei (CF, art. 201, 9). Segundo o 10 do art. 201 da Constituio, caber Lei disciplinar a cobertura do risco de acidente do trabalho, a ser atendida concorrentemente pelo regime geral de previdncia social e pelo setor privado. Os ganhos habituais do empregado, a qualquer ttulo, sero incorporados ao salrio para efeito de contribuio previdenciria e conseqente repercusso em benefcios, nos casos e na forma da lei (CF, art. 201, 11). Lei dispor sobre sistema especial de incluso previdenciria para atender a trabalhadores de baixa renda e queles sem renda prpria que se dediquem exclusivamente ao trabalho domstico no mbito de sua residncia, desde que pertencentes a famlias de baixa renda, garantindolhes acesso a benefcios de valor igual a um salrio-mnimo (CF, art. 201, 12). Esse sistema especial ter alquotas e carncias inferiores s vigentes para os demais segurados do regime geral de previdncia social (CF, art. 201, 13). 33) (CESPE/TCNICO SOCIAL COM FORMAO EM SERVIO SOCIAL/SEAD/CEHAP/PB/2008) A previdncia social tem como objetivo bsico assegurar determinados benefcios a todos os cidados. Tais benefcios destinam-se a cobrir eventos de doenas, invalidez e morte, proteger a maternidade, proteger o trabalhador em situao de desemprego, entre outros. A previdncia social uma espcie de seguro social que tem por finalidade atender s pessoas que contriburam (nesse sentido, os benefcios no so assegurados a todos os cidados). Item errado. 34) (PGE-RO/Procurador/PGE-RO/2011) O regime geral da previdncia social tem carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial, abrangendo os que participam de regime prprio de previdncia. Realmente, a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial (CF, art. 201). www.pontodosconcursos.com.br 20

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Todavia, como eu disse antes: no se pode confundir esse regime geral com o regime prprio dos servidores pblicos (CF, art. 40). Ou seja, a questo est errada, pois o regime geral no abrange os que participam do regime prprio. Item errado. 35) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MTE/2008) Mesmo que um servidor pblico federal possua regime prprio de previdncia social, ele poder ser contribuinte facultativo do regime geral de previdncia social. Como vimos, h dois regimes de previdncia: (i) geral; e (ii) prprio dos servidores pblicos. O art. 201, 5, veda o ingresso de pessoa participante do Regime Prprio de Previdncia Social na qualidade de segurado facultativo do Regime Geral da Previdncia Social. Por outro lado, h a possibilidade de inscrio facultativa de pessoa no participante de nenhum regime, como a dona de casa que no recebe nenhuma forma de remunerao, por exemplo. Item errado. 36) (UPENET/AGENTE PENITENCIRIO/SERES-PE/2010) A Previdncia Social organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao facultativa, observados os critrios que preservam o equilbrio financeiro e atuarial. A assertiva contraria o que estabelece a Constituio Federal. Como j comentado, a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial (CF, art. 201, caput). Item errado. 37) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A previdncia social tem como uma de suas finalidades amparar as pessoas reconhecidamente hipossuficientes, prestando-lhes auxlio em casos de doena, invalidez, morte e idade avanada. J vimos as finalidades da previdncia social anteriormente. Observa-se entre elas, a cobertura dos eventos de doena, invalidez, morte e idade avanada (art. 201, I). Item certo. 38) (CESPE/Defensor Pblico/DPGE/2007) Embora no conste expressamente no ttulo que trata da ordem social na Constituio Federal, o princpio da solidariedade postulado fundamental para a compreenso do regime financeiro da previdncia social brasileira, www.pontodosconcursos.com.br 21

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS representado de maneira evidente pelo caracterstica dos sistemas de repartio. pacto das geraes,

Cheguei a mencionar que para o sistema de previdncia social funcionar necessrio que haja muita gente contribuindo a fim de se formar um montante suficiente para sustentar os benefcios. Da decorre o seu carter obrigatrio, expresso no art. 201. A isso se refere a assertiva, ao mencionar o princpio da solidariedade. De maneira simples, podemos dizer que quem contribui hoje ajuda a formar um montante de recursos que pode sustentar a aposentadoria de outras pessoas que j no podem trabalhar. Daqui a alguns anos outras pessoas estaro contribuindo para sustentar a aposentadoria dessa mesma pessoa que contribui hoje e por a vai... Item certo. 39) (CESPE/PROCURADOR/PGEPI/2008) Para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem, de forma autnoma, do tempo de contribuio na administrao pblica ou na atividade privada, rural e urbana, no sendo lcita a compensao financeira entre os dois sistemas. A questo est em desacordo com o 9 do art. 201, j que a contagem do tempo de contribuio realizada de forma recproca, havendo compensao entre os sistemas. Nos termos da CF, para efeito de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural e urbana, hiptese em que os diversos regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, segundo critrios estabelecidos em lei. Item errado. Por fim, cabe comentar como a Constituio disciplina a previdncia privada, de carter complementar. Segundo o art. 202, o regime de previdncia privada, de carter complementar e organizado de forma autnoma em relao ao regime geral de previdncia social, ser facultativo, baseado na constituio de reservas que garantam o benefcio contratado, e regulado por lei complementar. Essa lei assegurar ao participante de planos de benefcios de entidades de previdncia privada o pleno acesso s informaes relativas gesto de seus respectivos planos. As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstas nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia privada no integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no www.pontodosconcursos.com.br 22

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS integram a remunerao dos participantes, nos termos da lei (CF, art. 202, 2). Segundo o 3 do art. 202 da CF/88, vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, salvo na qualidade de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. Por fim, cabe destacar que Lei complementar: I) disciplinar a relao entre a Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios, inclusive suas autarquias, fundaes, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente, enquanto patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada, e suas respectivas entidades fechadas de previdncia privada (CF, art. 202, 4); aplicando-se, no que couber, s empresas privadas permissionrias ou concessionrias de prestao de servios pblicos, quando patrocinadoras de entidades fechadas de previdncia privada (CF, art. 202, 5); e II) estabelecer os requisitos para a designao dos membros das diretorias das entidades fechadas de previdncia privada e disciplinar a insero dos participantes nos colegiados e instncias de deciso em que seus interesses sejam objeto de discusso e deliberao (CF, art. 202, 6). 40) (CESPE/DELEGADO/PF/2004) vedado Unio, pela Constituio Federal, qualquer tipo de aporte de recursos a entidade de previdncia privada, sendo a desobedincia a essa determinao considerada crime contra a ordem social. Segundo o art. 202, 3, como regra vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas. Todavia, existe uma exceo para a condio de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. Item errado. 41) (CESPE/PROCURADOR/PGEPI/2008) vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, pelos estados, pelo DF e pelos municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, ainda que na qualidade de patrocinador. Apesar de, como regra, ser vedado o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, www.pontodosconcursos.com.br 23

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, existe uma exceo. Trata-se da possibilidade de contribuio na qualidade de patrocinador, situao na qual, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado (art. 202, 3). Item errado. 42) (FCC/PROCURADOR ESPECIAL DE CONTAS/TCM-BA/2011) Considere os seguintes dispositivos da Lei Complementar federal 109, de 2001, que dispe sobre o regime de previdncia complementar e d outras providncias:
Art. 4o As entidades de previdncia complementar so classificadas em fechadas e abertas, conforme definido nesta Lei Complementar. Art. 31. As entidades fechadas so aquelas acessveis, na forma regulamentada pelo rgo regulador e fiscalizador, exclusivamente: I. aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, entes denominados patrocinadores; e II. aos associados ou membros de pessoas jurdicas de carter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. Art. 68. As contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais previstos nos estatutos, regulamentos e planos de benefcios das entidades de previdncia complementar no integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no integram a remunerao dos participantes.

A leitura dos dispositivos legais transcritos revela que o contido a) no artigo 4o incompatvel com a Constituio, que no admite a existncia de entidades fechadas de previdncia privada. b) no artigo 31 incompatvel com a Constituio, que veda o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pelos entes da federao, por suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas. c) no artigo 68 incompatvel com a Constituio, que prev expressamente que os benefcios das entidades de previdncia complementar integram o contrato de trabalho dos participantes. d) nos artigos transcritos incompatvel com a disciplina constitucional da matria, que no admite sua regulamentao por lei complementar. e) nos artigos transcritos compatvel com a disciplina constitucional da matria. A alternativa a est incorreta, pois no h vedao existncia de entidades fechadas de previdncia privada. Alis, a Constituio menciona os entes federados (inclusive suas autarquias, fundaes, sociedades de www.pontodosconcursos.com.br 24

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS economia mista e empresas controladas) como patrocinadores de entidades fechadas de previdncia privada (CF, art. 202, 4). A alternativa b est incorreta, pois admitido o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, desde que na qualidade de patrocinador (CF, art. 202, 3). Ressalte-se que, nessa situao, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. A alternativa c est incorreta, pois as contribuies do empregador, os benefcios e as condies contratuais no integram o contrato de trabalho dos participantes, assim como, exceo dos benefcios concedidos, no integram a remunerao dos participantes, nos termos da lei (CF, art. 202, 2). A alternativa d est incorreta, pois o caput do art. 202 da CF/88 fala em Lei complementar para regular o regime de previdncia privada. A alternativa e est correta. Gabarito: e 43) (CESPE/PROCURADOR/AL/ES/2011) vedado o aporte de recursos pblicos a entidades de previdncia privada pela Unio, pelos estados, pelo DF e pelos municpios, a qualquer ttulo. Em realidade, admite-se o aporte de recursos a entidade de previdncia privada pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista e outras entidades pblicas, desde que na qualidade de patrocinador (CF, art. 202, 3). Cabe destacar que, nessa situao, em hiptese alguma, sua contribuio normal poder exceder a do segurado. Item errado. 1.4 Assistncia Social O art. 203 da CF apresenta os objetivos da assistncia social, sendo um deles a promoo da integrao ao mercado de trabalho. O esquema abaixo organiza as informaes constantes no art. 203.

www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Sintetizando:
a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice

ASSISTNCIA SOCIAL

o amparo s crianas e adolescentes carentes a promoo da integrao ao mercado de trabalho a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria

Prestada a quem dela precisar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos:

a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal

I - pessoa portadora de deficincia II - ao idoso

que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia

As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social; II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis (CF, art. 204). facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio incluso e promoo social at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - servio da dvida; III - qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados (CF, art. 204, pargrafo nico). 44) (CESPE/ADMINISTRADOR/MTE/2008) A promoo da integrao ao mercado de trabalho um objetivo da assistncia social. De fato, esse um dos objetivos da assistncia social (CF, art. 203, III). Item certo. www.pontodosconcursos.com.br 26

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 45) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MTE/2008) Suponha que Maria, de 25 anos de idade, possua deficincia que a incapacita ao trabalho e que, na casa em que mora, com a me e mais cinco irmos, a renda familiar seja de um salrio mnimo. Nessa situao, Maria tem direito a benefcio da assistncia social, no valor de um salrio mnimo por ms, mesmo na hiptese de jamais ter contribudo para a seguridade social. Muito interessante a situao hipottica apresentada na questo. Pelo art. 203 um dos objetivos da assistncia social consiste na garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia que comprove no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. Observe que Maria enquadra-se nessa situao, visto que nem ela pode trabalhar, nem sua famlia tem condies de sustent-la. Ademais, ainda segundo o art. 203, a assistncia social independe de contribuio, sendo prestada a quem dela precisar. Assim, no h bice em que Maria receba benefcio sem ter jamais contribudo para a seguridade social. Item certo. 46) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A Constituio Federal estabelece que a assistncia social deve ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social. Observe essa caracterstica da assistncia social, muito cobrada pelo Cespe. Diferentemente da previdncia social, que tem carter contributivo, a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social (art. 203). No v errar isso, hein! Item certo. 47) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) As aes governamentais na rea da assistncia social so realizadas com recursos do oramento da seguridade social, sendo proibida a obteno de recursos de outras fontes. O financiamento da seguridade social ser realizado por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e de contribuies sociais. O art. 195 lista entre os incisos de I a IV a competncia tributria discriminada para instituio de contribuies sociais para a seguridade social. Essas contribuies sero materializadas pela edio de lei ordinria.

www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS J o 4 do art. 195 institui a competncia residual, que possibilita Unio, por meio de lei complementar, criar outras fontes destinadas a garantir a manuteno ou expanso da seguridade social. Alis, aqui vale destacar o seguinte: para a instituio de contribuies sobre as materialidades j previstas nos incisos do art. 195 da Constituio, a Constituio s exige lei ordinria; j para a Unio utilizar-se de sua competncia residual para a instituio de outras fontes destinadas a manuteno ou expanso da seguridade social, exige-se a edio de lei complementar (art. 195, 4). Item errado. (CESPE/OAB/2007) Josias foi aposentado por invalidez, por ter contrado o vrus da AIDS, e no tem condies econmicas de custear o seu tratamento, j que os custos com medicao e as despesas de seu filho de 10 anos de idade ultrapassam o valor de seus proventos de aposentadoria. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens luz da ordem social e do entendimento do STF. 48) (CESPE/OAB/2007) As aes de assistncia social devem ser prestadas a Josias, independentemente de suas condies econmicas, pelo fato de ele ser pai de uma criana. Vimos que a assistncia social independe de contribuio, mas depende das condies econmicas do destinatrio. De acordo com o art. 203, as aes de assistncia social sero prestadas a quem delas necessitar. Alm disso, entre seus objetivos podemos destacar: I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; e II - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei. Item errado. 49) (CESPE/PROCURADOR/PGEPI/2008) A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, desde que o interessado seja contribuinte da seguridade social. De acordo com a CF, a assistncia social no tem carter contributivo. Portanto, ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social. Voc acertou essa, no ? Depois de tanto repetir, tomara que ela caia no seu concurso e voc acerte l tambm... RS Item errado. www.pontodosconcursos.com.br 28

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) Diante de uma reportagem jornalstica que apontava os maus-tratos sofridos por idosos em um asilo, os quais no tinham condies de se locomover para um hospital, o MP resolveu firmar com o municpio um termo de ajustamento de conduta, no qual esse ficaria responsvel por dissolver a associao responsvel por administrar aquele estabelecimento privado, bem como proporcionar uma nova sede e transporte pblico coletivo a todos aqueles que ali se encontravam internados. Solicitou, por fim, a abertura de inqurito policial para apurar o fato. Conforme foi verificado pela prpria associao, a responsabilidade pelos maus-tratos aos idosos foi imputada a um associado, que foi compulsoriamente excludo da associao. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens de acordo com o tratamento constitucional do idoso e os direitos e garantias individuais. 50) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) A liberdade de associao no um direito fundamental absoluto, devendo guardar relao com outros direitos, como o da dignidade da pessoa humana e da proteo aos idosos. Dessa forma, agiu corretamente o MP ao buscar a dissoluo da referida associao, a qual demonstrou no ter condies de administrar o asilo. Realmente, a liberdade de associao, assim como os demais direitos fundamentais, no tem natureza absoluta, devendo guardar relao com outros direitos. At a a questo est correta. Todavia, no pode o MP dissolver a associao, pois se trata de reserva de jurisdio. Voc se lembra da aula 1? A Constituio garante a plena liberdade de associao para fins lcitos, exigindo deciso judicial a suspenso das suas atividades ou a dissoluo compulsria, exigindo-se o trnsito em julgado nesse ltimo caso. Item errado. 51) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) A CF garante, conforme dispuser a lei, o benefcio assistencial mensal, de um salrio mnimo, pessoa idosa, desde que esta comprove no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia. Segundo o art. 203, V, a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, garantindo-se um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei. Item certo.

www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 2 Educao A Constituio estabelece a educao como direito de todos e dever do Estado e da famlia. E ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho (CF, art. 205). Comecemos, desde j, com uma questo aplicada em 2011. 52) (FCC/Procurador/PGE-MT/2011) A educao direito de todos, dever exclusivo do Estado e ser promovida e incentivada com a colaborao da famlia do educando. A questo est errada, pois se trata de dever tambm da famlia e ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade. Item errado. Pois bem, vimos que a Educao dever do Estado. O art. 208 da CF/88 demonstra como esse dever ser efetivado. Vamos dar uma olhada. Art. 208. O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade; V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. Ainda tratando a educao como direito de todos e dever do Estado (e da famlia), a Constituio fixa regra de que o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo (CF, art. 208, 1).

www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Por consequncia, o no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo poder pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente (CF, art. 208, 3). Por fim, destaque-se que, nos termos do art. 208, 3 da CF/88, compete ao poder pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. Tente resolver, agora, estas questes. 53) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TJ/AP/2009-adaptada) Nos termos da Constituio da Repblica, o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de a) educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at seis anos de idade. b) progressiva universalizao do ensino fundamental gratuito. c) ensino mdio obrigatrio e gratuito, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria. d) atendimento educacional especializado aos portadores deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino. de

A alternativa a est incorreta, pois a educao infantil, em creche e prescola, garantida s crianas at 5 (cinco) anos de idade (CF, art. 208, IV). Guarde bem essa idade de cinco anos, pois se trata de alterao realizada pela EC 53/2006. Por isso, no raro cair em concursos. A alternativa b est incorreta. Na realidade, garante-se a progressiva universalizao do ensino mdio gratuito (CF, art. 208, II). A alternativa c est incorreta, pois fica assegurada a educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria (CF, art. 208, I). A alternativa d est correta. De fato, garante-se atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino (CF, art. 208, III). Gabarito: d 54) (FCC/DEFENSOR PBLICO/DPE/RS/2011) direito pblico subjetivo o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito, tanto que o no oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. De fato, o acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo (CF, art. 208, 1). Portanto, o no-oferecimento do ensino www.pontodosconcursos.com.br 31

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS obrigatrio pelo poder pblico, ou sua oferta irregular, responsabilidade da autoridade competente (CF, art. 208, 3). Item certo. 55) (FCC/ANALISTA/MPU/2007) O Estado deve garantir progressiva universalizao do ensino mdio gratuito. O dever do Estado com a educao ser efetivado tambm mediante a garantia de progressiva universalizao do ensino mdio gratuito (CF, art. 208, II). Item certo. 56) (IADES/Analista Jurdico/PG/DF/2011) Os portadores de deficincia devem ter, preferencialmente, atendimento educacional em rede prpria especializada de ensino. Muito pelo contrrio! A Constituio garante atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino (CF, art. 208, III). Item errado. 2.1 - Princpios do ensino Adicionalmente, a Constituio estabelece os princpios com base nos quais o ensino ser ministrado (CF, art. 206). Vale a pena memoriz-los. So eles: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V - valorizao dos profissionais da educao escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos, aos das redes pblicas; VI - gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; VII - garantia de padro de qualidade; VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao escolar pblica, nos termos de lei federal. Pargrafo nico. A lei dispor sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educao bsica e sobre a fixao de prazo para a elaborao ou adequao de seus planos de carreira, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. www.pontodosconcursos.com.br 32 importa

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Um detalhe importante: voc pode observar a educao direito de todos e dever do Estado e que a Constituio garante a gratuidade do ensino pblico. Ok. Mas isso no significa que no haja espao para a iniciativa privada. Em primeiro lugar, a coexistncia de instituies pblicas e privadas um dos princpios do ensino (CF, art. 206, III). Adicionalmente, a Constituio estabelece que o ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies (CF, art. 209): I) cumprimento das normas gerais da educao nacional; II) autorizao e avaliao de qualidade pelo poder pblico. Cabe destacar ainda que os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que (CF, art. 213): I) comprovem finalidade no-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II) assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao Poder Pblico, no caso de encerramento de suas atividades. Esses recursos podero ser destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e mdio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica na localidade da residncia do educando, ficando o Poder Pblico obrigado a investir prioritariamente na expanso de sua rede na localidade (CF, art. 213, 1). Tambm as atividades universitrias de pesquisa e extenso podero receber apoio financeiro do Poder Pblico (CF, art. 213, 2). Observe como tudo decorrncia de uma diretriz maior: o ensino como direito de todos e dever do Estado (e da famlia)! Vejamos agora algumas questes sobre o tema. 57) (FCC/Procurador/PGE-MT/2011) A coexistncia de instituies pblicas e privadas princpio do ensino, cuja gratuidade assegurada em estabelecimentos oficiais e particulares, observadas neste caso as condies estabelecidas em lei De fato, a coexistncia de instituies pblicas e privadas um dos princpios do ensino (CF, art. 206, III). Todavia, a assertiva est incorreta. Ora, o princpio correto fala em gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais, e no nos particulares (CF, art. 206, IV). Item errado. www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 58) (FCC/ANALISTA JUDICIRIO/TRE-AL/2010) Com relao Educao, correto afirmar que o ensino ser ministrado com base, dentre outros, no princpio da a) onerosidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais. b) heterogeneidade de condies para o acesso e permanncia na escola. c) obrigatoriedade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. d) unicidade de ideias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino. e) gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei. Mais uma questo para ser respondida com base nos princpios do ensino, nos termos do art. 206. A alternativa a est incorreta, pois a Constituio fala em gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais (CF, art. 206, IV). A alternativa b est incorreta, afinal a Constituio defende a igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola (CF, art. 206, I). A alternativa c est incorreta. A Constituio assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber (CF, art. 206, II). A alternativa d est incorreta. Ora, ao contrrio, pretende-se garantir o pluralismo de idias e de concepes pedaggicas (CF, art. 206, III). A alternativa e est correta, pois a gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei , de fato, um dos princpios do ensino (CF, art. 206, VI). Gabarito: e 59) (FCC/Procurador/PGE-MT/2011) O ensino livre iniciativa privada, atendidas as condies de cumprimento das normas gerais da educao nacional e autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico. O ensino livre iniciativa privada (CF, art. 209). Nesse caso, devem ser atendidas as seguintes condies: I) cumprimento das normas gerais da educao nacional; II) autorizao e avaliao de qualidade pelo poder pblico. Item certo. 60) (FCC/Procurador/PGE-MT/2011) Os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, cabendo lei definir as hipteses em que podero ser dirigidos iniciativa privada. www.pontodosconcursos.com.br 34

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS importante ficar atento aos detalhes. Segundo a Constituio, os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que (CF, art. 213): I) comprovem finalidade no lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II) assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao poder pblico, no caso de encerramento de suas atividades. Observa-se que no h previso de direcionamento de recursos pblicos para escolas privadas. Item errado. 61) (FCC/Procurador/PGE-MT/2011) Os recursos pblicos podero ser destinados a bolsas de estudo para o ensino mdio e superior, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica na localidade da residncia do educando. Vimos que os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei e que cumpram certos requisitos. Pois bem, admite-se tambm que os recursos pblicos sejam destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e mdio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica na localidade da residncia do educando, ficando o poder pblico obrigado a investir prioritariamente na expanso de sua rede na localidade (CF, art. 213, 1). Cabe destacar, por fim, que as atividades universitrias de pesquisa e extenso podero receber apoio financeiro do poder pblico (CF, art. 213, 2). Item errado. 2.2 - Organizao do Ensino O art. 211 da CF/88 trata da organizao do ensino. Assim, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. Na organizao de seus sistemas de ensino, os entes federados definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio (CF, art. 211, 4). Deve-se considerar ainda que a educao bsica pblica dever atender prioritariamente ao ensino regular (CF, art. 213, 5). www.pontodosconcursos.com.br 35

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS I) Unio: (i) organizar o sistema federal de ensino e o dos Territrios; (ii) financiar as instituies de ensino pblicas federais; e (iii) exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalizao de oportunidades educacionais e padro mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. II) Estados e DF: atuaro prioritariamente no ensino fundamental e mdio. III) Municpios: atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. 2.3 - Contedos O art. 210 estabelece algumas diretrizes relativas a contedos de ensino. Com efeito, a Constituio exige que sejam fixados contedos mnimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formao bsica comum e respeito aos valores culturais e artsticos, nacionais e regionais. Em respeito laicidade do Estado brasileiro, fica estabelecido que o ensino religioso, de matrcula facultativa, constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental (CF, art. 210, 1). Guarde isto: o ensino religioso de matrcula facultativa. E em homenagem aos valores culturais nacionais, a Constituio prev que o ensino fundamental regular seja ministrado em lngua portuguesa, assegurada s comunidades indgenas tambm a utilizao de suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem (CF, art. 210, 2). 62) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TJ/AP/2009) Nos termos da Constituio da Repblica, o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de ensino religioso, de matrcula obrigatria onde for ministrado, como disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental. A assertiva est incorreta, pois o ensino religioso de matrcula facultativa, como natural em um Estado laico como o brasileiro (CF, art. 210, 1). Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 2.4 - Universidades As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. A elas facultada a possibilidade de admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (CF, art. 207, 1). Sobre universidades, cabe ainda comentar algo relevante. Vimos que um dos princpios constitucionais da educao a gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais. Apesar disso, era bastante comum as universidades federais cobrarem taxa de matrcula obrigatria o que era um absurdo. Diante de inmeras aes judiciais tratando do assunto, o STF entendeu por bem pacificar a contenda editando uma smula vinculante: "A cobrana de taxa de matrcula nas Universidades Pblicas viola o disposto no artigo 206, inciso IV, da Constituio Federal" (Smula Vinculante 12). 63) (COPEVE-UFAL/ASSISTENTE DE ADMINISTRAO/UFAL/2011) As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. A questo est correta, e se limita a reproduzir o caput do art. 207 da CF/88. Item certo. 2.5 - Plano Nacional de Educao Segundo a Constituio, as principais diretrizes do ensino devem estar definidas em um Plano Nacional de Educao, de durao decenal. Com efeito, nos termos do art. 214, a lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: I) erradicao do analfabetismo; II) universalizao do atendimento escolar; III) melhoria da qualidade do ensino; IV) formao para o trabalho; V) promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas. www.pontodosconcursos.com.br 37

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS VI) estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto. 2.6 - Financiamento da Educao Segundo o art. 212 da CF/88, a Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. Para efeito desse clculo, a parcela da arrecadao de impostos transferida pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, ou pelos Estados aos respectivos Municpios, no considerada receita do governo que a transferir. Ainda no que se refere ao financiamento, a Constituio estabelece as seguintes regras: I) a distribuio dos recursos pblicos assegurar prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatrio, no que se refere a universalizao, garantia de padro de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educao (CF, art. 212, 3); II) os programas suplementares de alimentao e assistncia sade previstos no art. 208, VII, sero financiados com recursos provenientes de contribuies sociais e outros recursos oramentrios (CF, art. 212, 4); III) a educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei (CF, art. 212, 5); IV) as cotas estaduais e municipais da arrecadao da contribuio social do salrio-educao sero distribudas proporcionalmente ao nmero de alunos matriculados na educao bsica nas respectivas redes pblicas de ensino (CF, art. 212, 6). Agora, o ideal resolvermos questes relacionadas a esses assuntos. 64) (FCC/PROCURADOR/PGE-AM/2010) Contraria constitucionais que dispem sobre educao, as normas

a) a aplicao, pelos Estados, de trinta por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. b) a instituio de ensino municipal gratuito de nvel superior. c) o atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino.

www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS d) o ensino religioso, de matrcula obrigatria, nas escolas pblicas de ensino fundamental. e) a exigncia de autorizao e avaliao de qualidade das instituies privadas de ensino pelo poder pblico. A alternativa a no contraria a Constituio. O caput art. 212 da CF/88 exige que a Unio aplique, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. Portanto, guarde isto: a Unio, no mnimo, 18%; e os demais entes, no mnimo, 25%. Observe que no mnimo. Como a questo fala na aplicao de 30%, ela respeita (e no contraria) a Constituio. A alternativa b tambm est de acordo com a Constituio, pois a existncia de ensino superior municipal gratuito no a contraria. A Constituio estabelece a seguinte diviso: I) os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil (CF, art. 211, 2). II) os Estados e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e mdio (CF, art. 211, 3). Mas observe que se trata de uma diviso de prioridades, no havendo vedao a que os municpios ou estados atuem no ensino superior (como ocorre com o Estado de So Paulo, por exemplo, que dispe de timas universidades a propsito, a serem fiscalizadas pelo TCE-SP). A alternativa c est de acordo com a Constituio, pois, de fato, o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino (CF, art. 208, III). A alternativa d contraria a Constituio, na medida em que menciona a obrigatoriedade do ensino religioso. J vimos que o ensino religioso ser de matrcula facultativa e constituir disciplina dos horrios normais das escolas pblicas de ensino fundamental (CF, art. 210, 1). A alternativa e est de acordo com a Constituio. O ensino livre iniciativa privada, atendidos (i) o cumprimento das normas gerais da educao nacional; e (ii) a autorizao e avaliao de qualidade pelo Poder Pblico (CF, art. 209). Gabarito: d 65) (CESPE/PROCURADOR/AL/ES/2011) Em se tratando de educao, a CF expressa ao dispor que os recursos pblicos so destinados s www.pontodosconcursos.com.br 39

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS escolas pblicas, comunitrias. no podendo ser direcionados s escolas

Nos termos do art. 213, os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que: I) comprovem finalidade no-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II) assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao Poder Pblico, no caso de encerramento de suas atividades. Item errado. 66) (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Um dos princpios que regem o ensino a garantia de padro de qualidade. De fato, entre os princpios que regem o ensino est a garantia de padro de qualidade, expressamente prevista no art. 206, VII da CF/88. Item certo. 67) (FCC/ANALISTA/MPU/2007) O ensino livre iniciativa privada no sendo necessria autorizao do Poder Pblico. Realmente o ensino livre iniciativa privada. Mas devem ser atendidos o cumprimento das normas gerais da educao nacional, a autorizao do Poder Pblico e a avaliao de qualidade tambm pelo Poder Pblico (CF, art. 209). Item errado. 68) (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Os municpios atuaro prioritariamente na educao infantil e no ensino mdio. Na verdade, os Municpios atuaro prioritariamente fundamental e na educao infantil (CF, art. 211, 2). Item errado. 69) (FMP-RS/Auditor Pblico Externo/TCE-RS/2011) Um dos princpios que regem a organizao do ensino pblico a garantia de um piso salarial nacional aos profissionais da educao escolar pblica, piso que deve ser fixado por lei federal. De fato, um dos princpios do ensino est consubstanciado na garantia de um piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao escolar pblica, nos termos de lei federal (CF, art. 206, VIII). Item certo. 70) (FMP-RS/Auditor Pblico Externo/TCE-RS/2011) Nos mbitos da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio, os no ensino

www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS recursos pblicos pblicas. sero destinados exclusivamente s escolas

Na verdade, os recursos pblicos sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que (i) comprovem finalidade nolucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; e (ii) assegurem a destinao de seu patrimnio a outra escola comunitria, filantrpica ou confessional, ou ao Poder Pblico, no caso de encerramento de suas atividades (CF, art. 213). Item errado. 71) (FMP-RS/Auditor Pblico Externo/TCE-RS/2011) A iniciativa privada poder atuar livremente no ensino, independentemente de autorizao do Poder Pblico, observadas as normas gerais da educao nacional. Realmente o ensino livre iniciativa privada, observadas as normas gerais da educao nacional. Todavia, a questo est incorreta, pois o ensino privado depende de autorizao avaliao de qualidade por parte do Poder Pblico (CF, art.209). Item errado. 72) (COPEVE/Assistente de Administrao/UFAL/2011) Com relao ao tratamento dado Educao na Constituio Federal, assinale a opo incorreta. a) A educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-educao, recolhida pelas empresas na forma da lei. b) O dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade. c) O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. d) As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. e) A Unio aplicar, anualmente, nunca menos de vinte, e Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento ensino. os no a do

A alternativa a est correta. certo que a educao bsica pblica ter como fonte adicional de financiamento a contribuio social do salrio-

www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS educao, recolhida pelas empresas na forma da lei, nos termos do art. 212, 5 da CF/88. A alternativa b est correta, porque, de fato, o dever do Estado com a educao ser efetivado tambm mediante a garantia de educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade (CF, art. 208, IV). A alternativa c est correta, porque se trata de mera transcrio do art. 208, 1 da CF/88. A alternativa d est correta. A Constituio garante s universidades autonomia didticocientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial. Elas devero obedecer ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso (CF, art. 207). Cabe destacar que facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei (CF, art. 207, 1). Essas regras aplicam-se tambm s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica (CF, art. 207, 2). A alternativa e est incorreta. Segundo a Constituio, a Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. (CF, art. 212, caput). Gabarito: e 73) (FMP-RS/Auditor Pblico Externo/TCE-RS/2011) Em virtude do carter laico da Repblica Federativa do Brasil, proibido o ensino religioso nas escolas pblicas sob a forma de disciplina ou como atividade curricular. A questo est errada, pois o fato de o Estado brasileiro laico (no tem religio oficial) no impede que seja ministrado ensino religioso. A laicidade expressa-se no fato de se tratar de uma disciplina de matrcula facultativa (CF, art. 210, 1). Item errado. 3 Cultura O Estado brasileiro tambm preza pela defesa dos direitos culturais e pelo incentivo s manifestaes culturais em geral. Nesse sentido, a Constituio estabelece que o Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais (CF, art. 215).

www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional (CF, art. 215, 1). A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais (CF, art. 215, 2). 74) (MPE-RR/PROMOTOR DE JUSTIA/MPE/RR/2008) O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. De fato, segundo o art. 215 da CF/88, o Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. Item certo. 3.1 - Plano Nacional de Cultura Assim como acabamos de ver com o Plano Nacional de Educao, podemos observar que a lei estabelecer o Plano Nacional de Cultura, de durao plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem (CF, art. 215, 3): I) defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro; II) produo, promoo e difuso de bens culturais; III) formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses; IV) democratizao do acesso aos bens de cultura; V) valorizao da diversidade tnica e regional. 3.2 - Patrimnio Cultural Brasileiro A Constituio define e trata Brasileiro no seu art. 216. do chamado Patrimnio Cultural

Segundo o caput do referido dispositivo, constituem patrimnio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referncia identidade, ao, memria dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I) as formas de expresso; II) os modos de criar, fazer e viver; www.pontodosconcursos.com.br 43

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS III) as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas; IV) as obras, objetos, documentos, edificaes e demais espaos destinados s manifestaes artstico-culturais; V) os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico, paleontolgico, ecolgico e cientfico. Agora, guarde os seguintes detalhes: I) o Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao (CF, art. 216, 1); II) a lei estabelecer incentivos para a produo e o conhecimento de bens e valores culturais (CF, art. 216, 3). Ademais, os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos, na forma da lei (CF, art. 216, 4); III) cabem administrao pblica, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitem (CF, art. 216, 2); IV) Por fim, a Constituio estabelece que ficam tombados todos os documentos e os stios detentores de reminiscncias histricas dos antigos quilombos (CF, art. 216, 5). Vejamos, como o assunto cultura tem sido cobrado em concursos. 75) (FCC/EXECUTIVO PBLICO/CASA CIVIL/SP/2010) Segundo a Constituio Federal, art. 215, o Estado tem obrigao de proteger a) todas as formas de expresso artstica com algum valor esttico e tradio em regies afastadas dos centros urbanos. b) as manifestaes das culturas populares, indgenas e afrobrasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. c) as culturas indgenas em risco de extino e as manifestaes artsticas de povos que contriburam positivamente para a civilizao brasileira. d) as manifestaes culturais que expressam efetivamente a essncia da identidade popular dos grupos participantes do processo de formao da sociedade brasileira. e) apenas as culturas de origem popular discriminadas pelas elites econmicas e sociais do pas. A questo cobra do candidato o conhecimento do art. 215, 1 da CF/88:

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. Gabarito: b 76) (CESPE/AGENTE ADMINISTRATIVO/MTE/2008) O inventrio, a desapropriao e o tombamento so formas de proteo do patrimnio cultural brasileiro. De fato, a Constituio coloca o inventrio, a desapropriao e o tombamento como instrumentos para proteo do patrimnio cultural brasileiro. Com efeito, de acordo com a Constituio, o Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural brasileiro, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento e desapropriao, e de outras formas de acautelamento e preservao (CF, art. 216, 1). Item certo. 77) (FCC/DEFENSOR PBLICO/DPE/RS/2011) dever do Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afrobrasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. certo que o Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional (CF, art. 215, 1). Item certo. Vejamos agora uma questo para apresentar mais um aspecto desse assunto. 78) (FCC/OFICIAL DE DEFENSORIA PBLICA/DPE/SP/2010) Como medida de fomento cultura, nos termos do que dispe a Constituio Federal, o Estado poder vincular a fundo estadual de fomento cultura, a) parte da receita tributria lquida para o pagamento de despesas de servidores contratados para o desempenho de atividades de cultura b) parte de sua arrecadao com tributos para pagamento de encargos sociais decorrentes de atividades culturais. c) parte determinada de sua receita tributria lquida para o financiamento de projetos culturais. d) sua arrecadao com tributos para o custeio permanente de despesas com vigilncia de estabelecimentos destinados atividades culturais www.pontodosconcursos.com.br 45

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS e) sua receita tributria lquida, em percentual varivel, para custeio de despesas indiretamente geradas com a realizao de projetos culturais. Utilizei esta questo para falar do financiamento da cultura. Segundo o 6 do art. 216, facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento cultura at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - servio da dvida; III - qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados. Visto isso, podemos observar que a alternativa correta a letra c. Gabarito: c 4 - Desporto Falemos do Desporto, outro dever do Estado e direito de cada pessoa. Mas, na realidade, no h muito que se falar, pois a Constituio trata do assunto em apenas um artigo. dever do Estado fomentar prticas desportivas formais e noformais, como direito de cada um, observados (CF, art. 217): I) a autonomia das entidades desportivas dirigentes e associaes, quanto a sua organizao e funcionamento; II) a destinao de recursos pblicos para a promoo prioritria do desporto educacional e, em casos especficos, para a do desporto de alto rendimento; III) o tratamento diferenciado para o desporto profissional e o noprofissional; IV) a proteo e o incentivo s manifestaes desportivas de criao nacional. Adicionalmente, a Constituio estabelece que o Poder Pblico incentivar o lazer, como forma de promoo social (CF, art. 216, 3). Agora, veja uma regra interessante estabelecida pela Constituio O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, regulada em lei (CF, art. 216, 1). www.pontodosconcursos.com.br 46

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS interessante observar que se trata de uma exceo ao princpio da inafastabilidade da jurisdio, j comentado ao tratarmos dos direitos e garantias fundamentais. Bem, a fim de atenuar essa exceo e inviabilizar o acesso proteo judicial, a Constituio estabelece prazo mximo para a justia desportiva, que ter sessenta dias, contados da instaurao do processo, para proferir deciso final (CF, art. 216, 2). 5 Meio Ambiente Ao arrepio da doutrina, que no considera o meio ambiente como assunto propriamente da ordem social, a Constituio inseriu um captulo especfico sobre meio ambiente dentro da ordem social. Segundo o art. 225 da CF, todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. de se observar que o meio ambiente bem de uso comum do povo e no bem dominial ou bem de uso especial. A classificao de bens pblicos assunto de direito administrativo e direito civil. Mas, em linhas gerais, podemos classific-los quanto destinao em (i) bens de uso comum do povo, (ii) bens de uso especial e (iii) bens dominais. Segue uma breve descrio. Os bens de uso comum do povo so aqueles destinados utilizao de todos, em igualdade de condies, independentemente de consentimento. Como exemplos, podemos citar as praias, os mares, as praas e, o mais importante para nossa prova, o meio ambiente. Os bens de uso especial so aqueles destinados execuo dos servios administrativos, utilizados pela administrao para a execuo dos servios pblicos (os prdios utilizados para a prestao dos servios pblicos, por exemplo). Por fim, os bens dominiais so os que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma delas (as terras devolutas e os demais bens que no sejam de uso comum do povo e que no estejam afetados prestao de algum servio pblico, por exemplo). Na realidade, para a nossa disciplina, o que importa voc guardar que o meio ambiente bem de uso comum do povo. Segundo a CF, para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente equilibrado, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; www.pontodosconcursos.com.br 47

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. Segundo o 2 do art. 225 da CF/88, aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. E as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados (CF, art. 225, 3). Segundo o art. 225, 4, so patrimnio nacional: I - a Floresta Amaznica brasileira; II - a Mata Atlntica III - a Serra do Mar; IV - o Pantanal Mato-Grossense; e V - a Zona Costeira Alm disso, sua utilizao dever ser feita, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. De se destacar que so indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais (CF, art. 225, 5). www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Segundo o 6 do art. 225, as usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. 79) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF5/2009) Todos os brasileiros tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem dominial da Unio e essencial sadia qualidade de vida. Nesse sentido, impe-se ao poder pblico e coletividade o dever de defender o meio ambiente e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Segundo o art. 225 da CF, todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Item errado. 80) (CESPE/AUXILIAR DE TRNSITO/SEPLAG/DETRAN/DF/2008) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado direito fundamental de terceira gerao. Questo interessante, que mescla o assunto de hoje com o da primeira aula. Vimos que os direitos fundamentais podem ser de primeira, segunda ou terceira gerao (ou dimenso). Na primeira gerao ou dimenso, temos os direitos ligados aos ideais do Estado liberal, de natureza negativa, com foco na liberdade individual frente ao Estado (direitos civis e polticos). Na segunda dimenso, temos os direitos ligados aos ideais do Estado social, de natureza positiva, com foco na igualdade entre os homens (direitos sociais, culturais e econmicos). H, ainda, a terceira dimenso, em que temos os direitos de ndole coletiva e difusa (pertencentes a um grupo indeterminvel de pessoas), com foco na fraternidade entre os povos (direito ao meio ambiente, paz, ao progresso etc.). Mais uma informao para voc guardar: o direito ao meio ambiente de terceira gerao ou dimenso. Item certo. 81) (CESPE/POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/PRF/2008) O meio ambiente bem de uso especial, que a administrao pblica pode utilizar para a realizao de suas atividades e a consecuo de seus fins. De acordo com o caput do art. 225, o meio ambiente bem de uso comum do povo. Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 82) (CESPE/ANALISTA AMBIENTAL/MMA/2008) A instalao de obra ou atividade causadora, mesmo que apenas potencialmente, de significativa degradao do meio ambiente deve ser precedida por estudo de impacto ambiental, exigindo-se, ainda, o atendimento ao princpio da publicidade. Segundo a CF, para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente equilibrado, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. Observe que a instalao de obra ou atividade, mesmo que apenas potencialmente causadora de significativa degradao, dever ser precedida de estudo de impacto ambiental. Dever ainda ser dada publicidade a esse estudo. Item certo. 83) (CESPE/ANALISTA AMBIENTAL/MMA/2008) Usinas que se destinam a operar com reator nuclear s podero ser instaladas mediante definio do local especfico de seu funcionamento, estabelecida por lei de cada estado ou do Distrito Federal. Segundo o 6 do art. 225, as usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas. www.pontodosconcursos.com.br 50

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS De se observar que mesmo no caso de serem estaduais, as usinas que operem com reator nuclear tero sua localizao definida por lei federal, de acordo com expressa previso constitucional. Item errado. 84) (CESPE/PROCURADOR MUNICIPAL/PGM/NATAL/2008) A CF prev expressamente que a obrigao de preservar o meio ambiente do poder pblico e da coletividade. Est expresso no caput do art. 225 que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Para a doutrina esse aspecto configura um dever de justia distributiva entre as geraes, na medida em que as atuais geraes no podero utilizar o meio ambiente sem pensar no futuro das geraes posteriores. Item certo. 85) (CESPE/PROCURADOR MUNICIPAL/PGM/NATAL/2008) O direito ao meio ambiente equilibrado no pode ser considerado direito fundamental, visto que no integra o rol dos direitos previstos no art. 5 da CF. Como vimos, o direito ao meio ambiente equilibrado um direito fundamental de terceira gerao previsto no art. 225. Agora, te pergunto: o fato de o direito ao meio ambiente equilibrado no estar expresso no rol do art. 5 impede que ele seja considerado um direito fundamental? No, como voc deve se lembrar da aula 1! Cheguei a comentar esse aspecto naquela ocasio: os direitos fundamentais no se restringem ao catlogo do art. 5 da CF. Guarde esse detalhe. Item errado. 86) (CESPE/PROCURADOR MUNICIPAL/ PGM/ NATAL/ 2008) Condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitam os infratores a sanes penais ou administrativas, que no podem ser cumuladas com a obrigao de ressarcir o dano, sob pena de bis in idem. A questo cobra do candidato o conhecimento do art. 225, 3, segundo o qual as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

www.pontodosconcursos.com.br

51

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Ou seja, no h que se alegar bis in idem nesse caso, j que a prpria CF prev as sanes penais e administrativas em conjunto com a obrigao de ressarcir o dano. Item errado. 87) (CESPE/PROCURADOR MUNICIPAL/PGM/NATAL/2008) Usinas que operem com reator nuclear devem ter sua localizao definida por decreto do presidente da Repblica, sem o qual no podem ser instaladas. Tenho certeza de que voc acertou essa! Vimos anteriormente que a localizao de usinas que operem com reator nuclear deve ser estabelecida por lei federal. Item errado. 88) (CESPE/NVEL SUPERIOR/MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/2008) A CF prev expressamente que a floresta amaznica brasileira, a mata atlntica, a serra do Mar, o pantanal matogrossense e a zona costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao ser feita dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

A questo est de acordo com o 4 do art. 225. Segundo esse pargrafo, (i) a Floresta Amaznica brasileira, (ii) a Mata Atlntica, (iii) a Serra do Mar, (iv) o Pantanal Mato-Grossense e (v) a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Item certo. 89) (CESPE/POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/PRF/2008) O meio ambiente bem de uso especial, que a administrao pblica pode utilizar para a realizao de suas atividades e a consecuo de seus fins. Como j vimos, a CF estabelece ser o meio ambiente bem de uso comum do povo. No v errar esse tipo de questo! Item errado. 90) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A Constituio Federal no consagrou como obrigao do poder pblico a defesa, preservao e garantia de efetividade do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A questo est errada, j que est expresso na CF o dever de o poder pblico defender preservar e garantir a efetividade do direito ao meio ambiente equilibrado.

www.pontodosconcursos.com.br

52

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Na verdade, no outro o sentido do caput do art. 225, bem como de seu 1: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. Observe tambm que, nos termos do art. 200, VII, compete ao sistema nico de sade colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Assim, o direto sade engloba tambm a proteo do local em que o trabalhador exerce sua atividade. Item errado. 91) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) Para a instalao de obras que possam causar dano significativo ao meio ambiente, desnecessria a realizao de estudo prvio de impacto ambiental. A questo est incorreta, pois est em desacordo com o comando constitucional que exige, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade (art. 225, 1, IV). www.pontodosconcursos.com.br 53

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 92) (CESPE/AUDITOR DE OBRAS/TCE/PE/2004) Com base no tratamento constitucional do meio ambiente, todo cidado tem legitimidade para auxiliar o poder pblico na proteo desse bem jurdico, inclusive pela via judicial, uma vez que o direito ao ambiente saudvel e equilibrado no de natureza individual.

Questo fantstica do Cespe, j que exige do candidato um conhecimento do nosso arcabouo constitucional de forma mais sistemtica. Voc acertou essa questo, no ? J comentamos que o direito ao meio ambiente est expresso na Constituio: Art. 225 - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (...). Todavia, este no um direito individual, pois se trata de direito de terceira gerao de mbito coletivo e carter solidrio. Considerando esse aspecto, a nossa CF disponibiliza ao cidado um meio judicial de proteger esse direito fundamental. Voc se lembra do que estamos falando? Se no, observe matria inserida no art. 5, LXXIII: Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. Outro meio judicial de proteo ao meio ambiente est disposio do Ministrio Pblico, ao qual compete promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (art. 129, III). isso a, correta a assertiva. Item certo. 93) (CESPE/AGENTE/PF/2004) Para garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, so indisponveis as terras arrecadadas pelos estados, por aes discriminatrias, que sejam necessrias proteo dos ecossistemas naturais. A assertiva est de acordo com o 5 do art. 225 que estabelece serem indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. Item certo. 94) (CESPE ANALISTA JUDICIRIO/TRE/TO/2005) A Constituio Federal estabelece que as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou www.pontodosconcursos.com.br 54

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS jurdicas, entre outras conseqncias, a sanes penais. Ainda que, por sua prpria natureza, no caiba a cominao de penas privativas de liberdade para as pessoas jurdicas, as sanes penais a elas aplicveis devem observar alguns princpios constitucionais, entre eles o de que no h crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prvia cominao legal. Muito interessante essa questo. A assertiva est correta e relaciona alguns bens jurdicos tratados pela nossa Constituio. Segundo o art. 225, 3, as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Por questes bvias, no cabe cominao da pena privativa de liberdade a pessoas jurdicas, mas poder a lei adotar alguma outra pena prevista no inc. XLVI do art. 5 (por exemplo, multa). Todavia, devem ser respeitados normalmente os comandos constitucionais relativos s penalidades, como o inc. XXXIX do art. 5, que engloba o princpio da reserva legal e o princpio da anterioridade: No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal." Item certo. 6 - Cincia e Tecnologia O Estado promover e incentivar o desenvolvimento cientfico, a pesquisa e a capacitao tecnolgicas (CF, art. 218). O Estado apoiar a formao de recursos humanos nas reas de cincia, pesquisa e tecnologia, e conceder aos que delas se ocupem meios e condies especiais de trabalho (CF, art. 218, 3). A lei apoiar e estimular as empresas que invistam em pesquisa, criao de tecnologia adequada ao Pas, formao e aperfeioamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remunerao que assegurem ao empregado, desvinculada do salrio, participao nos ganhos econmicos resultantes da produtividade de seu trabalho (CF, art. 218, 4). facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica (CF, art. 218, 5). Ateno! Observe que o dispositivo no fala em Unio ou municpios!

www.pontodosconcursos.com.br

55

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS A pesquisa cientfica bsica receber tratamento prioritrio do Estado, tendo em vista o bem pblico e o progresso das cincias (CF, art. 218, 1). A pesquisa tecnolgica voltar-se- preponderantemente para a soluo dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Por fim, a Constituio estabelece que o mercado interno integra o patrimnio nacional e ser incentivado de modo a viabilizar o desenvolvimento cultural e scio-econmico, o bem-estar da populao e a autonomia tecnolgica do Pas, nos termos de lei federal (CF, art. 219). 95) (MPE-RR/PROMOTOR DE JUSTIA/MPE/RR/2008) O Estado promover e incentivar o desenvolvimento cientfico, a pesquisa e a capacitao tecnolgicas. A questo reproduz corretamente o art. 218 da CF/88. Item certo. 96) (CESPE/AGENTE PENITENCIRIO/SEJUS/ES/2009) A CF impe aos estados e ao Distrito Federal o dever de vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica. No, no. Na realidade, a Constituio apenas faculta aos Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica (CF, art. 218, 5). Item errado. 97) (CESPE/ANALISTA/CNPQ/2011) O Estado, por meio de lei, deve apoiar e estimular as empresas que invistam em pesquisa, criao de tecnologia adequada ao pas, formao e aperfeioamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remunerao que assegurem ao empregado, desvinculada do salrio, participao nos ganhos econmicos resultantes da produtividade de seu trabalho. Realmente, segundo a Constituio, a lei apoiar e estimular as empresas que invistam em pesquisa, criao de tecnologia adequada ao Pas, formao e aperfeioamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remunerao que assegurem ao empregado, desvinculada do salrio, participao nos ganhos econmicos resultantes da produtividade de seu trabalho (CF, art. 218, 4). Item certo. 98) (CESPE/JUIZ/TRF/2 REGIO/2009) Como forma de apoiar e incentivar a capacitao tecnolgica, a CF confere Unio, aos estados, ao DF e aos municpios a faculdade de vincular parcela de www.pontodosconcursos.com.br 56

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica. Na verdade, a Constituio faculta apenas aos Estados e ao Distrito Federal vincular parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas de fomento ao ensino e pesquisa cientfica e tecnolgica (CF, art. 218, 5). Ou seja, no esto includos os municpios e nem a Unio nesse dispositivo constitucional. Item errado. 7 Comunicao Social Ao estudar os direitos fundamentais, vimos que a Constituio assegura ao indivduo diversas garantias, entre elas a liberdade de expresso e comunicao. Isso muito importante! Portanto, marque errado naquelas questes que afirmem ser admitida censura, embarao liberdade de informao ou restrio injustificada manifestao do pensamento. que, segundo o art. 220 da CF/88, a manifestao do pensamento, a criao, a expresso e a informao, sob qualquer forma, processo ou veculo no sofrero qualquer restrio, observado o disposto nesta Constituio (CF, art. 220). Ademais, vedada toda e qualquer censura de natureza poltica, ideolgica e artstica (CF, art. 220, 2). E, nos termos do art. 220, 1 da CF/88, nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social, observado o disposto no art. 5, IV, V, X, XIII e XIV (dispositivos constitucionais relativos aos direitos individuais de liberdade de expresso e de informao, direito de resposta, inviolabilidade da vida privada etc.). Outros dispositivos visam a proteger a liberdade de informao e comunicao, tais como: I) os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio (CF, art. 220, 5); II) a publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade (CF, art. 220, 6). Isso quer dizer que a produo e a programao das emissoras de rdio e TV so totalmente livres? No, no. No h direitos absolutos. Ademais, a prpria Constituio estabelece princpios que devem ser seguidos (CF, art. 221): I) preferncia a finalidades educativas, artsticas, culturais e informativas;

www.pontodosconcursos.com.br

57

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS II) promoo da cultura nacional e regional e estmulo produo independente que objetive sua divulgao; III) regionalizao da produo cultural, artstica e jornalstica, conforme percentuais estabelecidos em lei; IV) respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia. Ademais, a propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias estar sujeita a restries legais, e conter, sempre que necessrio, advertncia sobre os malefcios decorrentes de seu uso (CF, art. 220, 4). Por fim, segundo a Constituio, cabe lei federal (CF, art. 220, 3): I - regular as diverses e espetculos pblicos, cabendo ao Poder Pblico informar sobre a natureza deles, as faixas etrias a que no se recomendem, locais e horrios em que sua apresentao se mostre inadequada; II - estabelecer os meios legais que garantam pessoa e famlia a possibilidade de se defenderem de programas ou programaes de rdio e televiso que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente. Vejamos uma questo. 99) (EJEF/JUIZ/TJ-MG/2005) Constitui princpio constitucional que deve ser atendido pela produo e programao das emissoras de rdio e televiso, EXCETO: a) estmulo produo independente que objetive a divulgao da cultura nacional e regional. b) vedao de propaganda de produtos, prticas e servios que possam ser nocivos sade e ao meio ambiente. c) preferncia informativas. a finalidades educativas, artsticas, culturais e

d) respeito aos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia. Todas as alternativas esto corretas, com a exceo da letra b. Ora, no h uma vedao generalizada contra produtos, prticas e servios que sejam nocivos sade e ao meio ambiente. Na verdade, a Constituio permite que haja restries legais propaganda comercial de tabaco, bebidas alcolicas, agrotxicos, medicamentos e terapias. Ademais, exige que haja, sempre que necessrio, advertncia sobre os malefcios decorrentes de seu uso (CF, art. 220, 4). Gabarito: b www.pontodosconcursos.com.br

58

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS

7.1 - Concesso, Permisso e Autorizao para o Servio de Radiodifuso Sonora e de Sons e Imagens Vimos que a publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade (CF, art. 220, 6). Ok. J no que se refere radiofuso sonora e de sons e de imagens, compete ao Poder Executivo outorgar e renovar concesso, permisso e autorizao para esses servios, observado o princpio da complementaridade dos sistemas privado, pblico e estatal (CF, art. 223). Mas esse ato de outorga ou renovao somente produzir efeitos legais aps deliberao do Congresso Nacional (CF, art. 223, 3). Objetivamente, h uma interao entre Poder Executivo e Congresso Nacional no que se refere outorga ou renovao desses servios. O prazo da concesso ou permisso ser de dez anos para as emissoras de rdio e de quinze para as de televiso (CF, art. 223, 5). A no renovao da concesso ou permisso depender de aprovao de, no mnimo, dois quintos do Congresso Nacional, em votao nominal (CF, art. 223, 2). J o cancelamento da concesso ou permisso, antes de vencido o prazo, depende de deciso judicial (CF, art. 223, 4). 100) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRT - 19 REGIO (AL)/2011) Os servios de radiodifuso sonora e de sons e imagens independem de autorizao, concesso ou permisso do Poder Executivo Federal, sob controle sucessivo do Congresso Nacional. A assertiva est incorreta, pois ao Poder Executivo compete outorgar e renovar concesso, permisso e autorizao para os servios de radiofuso sonora e de sons e de imagens (CF, art. 223). De qualquer forma, certo que esse ato somente produzir efeitos legais aps deliberao do Congresso Nacional (CF, art. 223, 3) Item errado. 7.2 Propriedade de Empresa Jornalstica e de Radiofuso O art. 222 dispe sobre a propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens. Tais empresas so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas. Vejamos outros dispositivos relacionados a esse assunto. 1 Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e www.pontodosconcursos.com.br 59

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. 2 A responsabilidade editorial e as atividades de seleo e direo da programao veiculada so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, em qualquer meio de comunicao social. 3 Os meios de comunicao social eletrnica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestao do servio, devero observar os princpios enunciados no art. 221, na forma de lei especfica, que tambm garantir a prioridade de profissionais brasileiros na execuo de produes nacionais. 4 Lei disciplinar a participao de capital estrangeiro nas empresas de que trata o 1. 5 As alteraes de controle societrio das empresas de que trata o 1 sero comunicadas ao Congresso Nacional. Vamos resolver algumas questes sobre o assunto comunicao social. 101) (FCC/PROCURADOR/PGE/MT/2011) Em captulo comunicao social, a Constituio da Repblica veda dedicado

a) a participao de capital estrangeiro nas empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens. b) que haja o cancelamento da concesso ou permisso para o servio de radiodifuso sonora e de sons e imagens, antes de vencido o prazo. c) alteraes de controle societrio nas empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, sem o prvio consentimento do Congresso Nacional. d) que se atribuam a gesto das atividades e o estabelecimento do contedo da programao de empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens a quem no seja brasileiro nato ou naturalizado h mais de dez anos. e) a publicao de veculo impresso de comunicao sem a prvia licena de autoridade competente, nos termos da lei. A alternativa a est errada, pois a Constituio admite a participao de capital estrangeiro nas empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens. O que a Carta Maior exige que pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens pertena, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos,

www.pontodosconcursos.com.br

60

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao (CF, art. 222, 1). Ademais, de acordo com o 4 do art. 222 da CF/88, a Lei disciplinar a participao de capital estrangeiro nessas empresas. A alternativa b est errada, pois a Constituio admite o cancelamento da concesso ou permisso, antes de vencido o prazo, desde que haja deciso judicial (CF, art. 223, 4). A alternativa c est errada, pois a Constituio exige consentimento do Congresso para as alteraes de controle societrio das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens. A nica exigncia a de que tais alteraes sejam comunicadas ao Congresso Nacional (CF, art. 222, 5). A alternativa d est correta. Segundo a Constituio, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao (CF, art. 222, 1). A alternativa e est errada, pois a Constituio prev que a publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade (CF, art. 220, 6). Gabarito: d 102) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRT - 19 REGIO (AL)/2011) Os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio. certo que os meios de comunicao social no podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monoplio ou oligoplio (CF, art. 220, 5). Afinal, essa prtica vai contra a liberdade de expresso e de informao. A propsito, voc acha que isso funciona na prtica? Ou seja, os meios de comunicao social so democratizados? Bom, deixa pra l... Item certo. 103) (CESPE/AGENTE PENITENCIRIO/SEJUS/ES/2009) A CF consagra a propriedade de empresa jornalstica, de radiodifuso sonora e de sons e imagens, de maneira privativa, aos brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou s pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras que tenham sede no pas. Nos termos do art. 222, caput, a propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas. www.pontodosconcursos.com.br 61

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 104) (CESPE/JUIZ/TRF/5 REGIO/2011) vedada a participao de capital estrangeiro em empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens. A Constituio admite a participao de capital estrangeiro nas empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, desde que seja respeitado o mnimo de 70% do capital total e do capital votante nas mos de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao (CF, art. 222, 1). Ademais, de acordo com o 4 do art. 222 da CF/88, a Lei disciplinar a participao de capital estrangeiro nessas empresas. Item errado. 105) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRT - 19 REGIO (AL)/2011) A publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade. Realmente, a publicao de veculo impresso de comunicao independe de licena de autoridade (CF, art. 220, 6). Item certo. 106) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRT - 19 REGIO (AL)/2011) Nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica A assertiva limitou-se a reproduzir o art. 220, 1 da CF/88. Portanto, est correta. importante mencionar que, apesar da redao do dispositivo, no se deve considerar a liberdade de informao um direito absoluto. A prpria Constituio deixa isso claro ao condicionar essa liberdade observncia dos direitos fundamentais do indivduo (direito de resposta, inviolabilidade da intimidade etc.): Nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social, observado o disposto no art. 5, IV, V, X, XIII e XIV. Item certo. 107) (FCC/TCNICO JUDICIRIO/TRT - 19 REGIO (AL)/2011) vedada toda e qualquer forma de censura de natureza poltica, ideolgica e artstica. De fato, a Constituio veda qualquer forma de censura de natureza poltica, ideolgica e artstica (CF, art. 220, 2). Item certo. www.pontodosconcursos.com.br

62

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 108) (CESPE/TCNICO/DPU/2010) Estrangeiros podem exercer a gesto de empresas jornalsticas e de radiodifuso, mas no o controle da programao. Na verdade, h vedao a que estrangeiros exeram tanto as funes de gesto quanto as de definio do contedo da programao. Vejamos o que diz os 1 e 2do art. 222 da CF;88 1 Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto das atividades e estabelecero o contedo da programao. 2 A responsabilidade editorial e as atividades de seleo e direo da programao veiculada so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, em qualquer meio de comunicao social. Item errado. 8 Famlia, da Criana, do Adolescente, do Jovem e do Idoso Esses assuntos encontram-se regulados pelos arts. 226 a 230 da CF/88, que devem ser conhecidos por voc. O art. 226 rene os comandos constitucionais relativos famlia. Os 3 e 4 tratam do que a CF entende por entidade familiar. Assim, para efeito da proteo do Estado, so reconhecidas como entidade familiar: I - a unio estvel entre o homem e a mulher; II - a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. Sendo assim, o Estado assegurar a assistncia famlia na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes (CF, art. 226, 8). O casamento civil e gratuita a celebrao, mas pode ser dissolvido pelo divrcio (CF, art. 226, 6). Alm disso, o casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. Nos termos da Constituio, os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos igualmente pelo homem e pela mulher (CF, art. 226, 5). No 7, a CF trata do planejamento familiar. Assim, fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, www.pontodosconcursos.com.br 63

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. A Constituio Federal, notadamente no art. 227, inova na proteo criana e ao adolescente ao adotar a doutrina da proteo integral. Antes disso, o ordenamento jurdico no assegurava especificamente s crianas e aos adolescentes direitos fundamentais, mas sim famlia, qual cabia a obrigao de tutela dos menores. Nesta concepo antiga, a responsabilidade sobre o menor era exclusiva da famlia, abstendo-se o Estado e a sociedade de qualquer dever. Com a Carta Magna de 1988, que se lastrou na Declarao Universal dos Direitos das Crianas da ONU de 1959, o menor passa a ser sujeito de direitos, tendo acesso irrestrito e privilegiado Justia. O Estado e a sociedade tornam-se tambm responsveis pela tutela dos direitos da criana e do adolescente, de acordo com o teor do art. 227, reproduzido a seguir: dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Assim, o Estado promover programas de assistncia integral sade da criana, do adolescente e do jovem, admitida a participao de entidades no governamentais, mediante polticas especficas e obedecendo aos seguintes preceitos: I) aplicao de percentual dos recursos pblicos destinados sade na assistncia materno-infantil; II) criao de programas de preveno e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficincia fsica, sensorial ou mental, bem como de integrao social do adolescente e do jovem portador de deficincia, mediante o treinamento para o trabalho e a convivncia, e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com a eliminao de obstculos arquitetnicos e de todas as formas de discriminao. A lei dispor sobre normas de construo dos logradouros e dos edifcios de uso pblico e de fabricao de veculos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado s pessoas portadoras de deficincia (CF, art. 227, 2). O direito a proteo especial abranger os seguintes aspectos:

www.pontodosconcursos.com.br

64

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS I - idade mnima de quatorze anos para admisso ao trabalho, observado o disposto no art. 7, XXXIII da Constituio (trabalho na condio de aprendiz para os maiores de quatorze anos); II - garantia de direitos previdencirios e trabalhistas; III - garantia de acesso do trabalhador adolescente e jovem escola; IV - garantia de pleno e formal conhecimento da atribuio de ato infracional, igualdade na relao processual e defesa tcnica por profissional habilitado, segundo dispuser a legislao tutelar especfica; V - obedincia aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicao de qualquer medida privativa da liberdade; VI - estmulo do Poder Pblico, atravs de assistncia jurdica, incentivos fiscais e subsdios, nos termos da lei, ao acolhimento, sob a forma de guarda, de criana ou adolescente rfo ou abandonado; VII - programas de preveno e atendimento especializado criana, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins. A lei punir severamente o abuso, a violncia e a explorao sexual da criana e do adolescente (CF, art. 227, 4). A adoo ser assistida pelo Poder Pblico, na forma da lei, que estabelecer casos e condies de sua efetivao por parte de estrangeiros (CF, art. 227, 5). Segundo a Constituio os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao (CF, art. 227, 6). A lei estabelecer (CF, art. 227, 8): I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; II - o plano nacional de juventude, de durao decenal, visando articulao das vrias esferas do poder pblico para a execuo de polticas pblicas. Vejamos algumas questes. 109) (CESPE/POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/PRF/2008) A comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes considerada entidade familiar. Os 3 e 4 do art. 226 tratam do que a CF entende por entidade familiar. Assim, para efeito da proteo do Estado, so reconhecidas como entidade familiar: I - a unio estvel entre o homem e a mulher; II - a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Portanto, correta a questo. www.pontodosconcursos.com.br 65

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Item certo. 110) (CESPE/AGENTE/PF/2004) A Constituio Federal, em respeito livre deciso do casal, veda qualquer forma de participao do Estado no planejamento familiar. Observe o teor do art. 226, 7: Fundado nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel, o planejamento familiar livre deciso do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. vedada a atuao estatal de vertente coercitiva, violando a intimidade e a dignidade do casal. Mas errado dizer que no haver qualquer participao por parte do Estado. Com efeito, compete ao Estado propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio do planejamento familiar. Item errado. (CESPE/AGENTE DE SEGURANA SOCIOEDUCATIVO/SEPLAG /SEDS/MG/2008) Marcos e ngela se casaram em 2000. Em 2002, nasceu a filha do casal, Sofia, atualmente, com 6 anos de idade. Em 2003, o casal adotou legalmente Maria Clia. Eles residiram em Belo Horizonte at maro de 2008, quando decidiram se separar judicialmente. Marcos mora em Governador Valadares, com Sofia e Maria Clia. ngela mora em Belo Horizonte e pretende dissolver definitivamente o casamento com o divrcio. Considerando a situao hipottica apresentada e os dispositivos relativos famlia, criana, ao adolescente e ao idoso, previstos na CF, assinale a opo correta. 111) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA SOCIOEDUCATIVO/SEPLAG/ SEDS/MG/2008) Segundo a CF, Marcos, Maria Clia e Sofia no constituem, atualmente, uma entidade familiar, em razo da ausncia de ngela no lar conjugal. Segundo o art. 226, 4, a comunidade formada por qualquer dos pais (no caso, Marcos) e seus descendentes considerada uma entidade familiar. Item errado. 112) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA SOCIOEDUCATIVO/SEPLAG /SEDS/MG/2008) Por ser adotada, Maria Clia ter direitos restritos em relao a Sofia. Segundo o 6 do art. 227, os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. Portanto, Maria Clia e Sofia tero os mesmos direitos. www.pontodosconcursos.com.br 66

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Item errado. 113) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA SOCIOEDUCATIVO/SEPLAG/ SEDS/MG/2008) Sofia e Maria Clia podero trabalhar na condio de aprendiz a partir dos 12 anos de idade. Essa assertiva trata do assunto direitos sociais, visto na Aula 2. No nos custa rever esse ponto. Segundo o art. 7, XXXIII, proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. Observe que a ordem social constitucional estabelece uma relao com os direitos sociais ao prever que o direito proteo especial abrange a garantia de idade mnima de quatorze anos para admisso ao trabalho (art. 227, 3, I). Item errado. 114) (CESPE/DELEGADO DE POLCIA/POLCIA CIVIL/PB/2008) O Estado deve interferir no planejamento familiar quando o casal no tiver condies econmicas de criar os seus filhos. Como vimos anteriormente, o planejamento familiar livre deciso do casal. A interferncia do Estado est restrita ao ato de propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, estando vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas (art. 226, 7). Item errado. 115) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A proteo especial s crianas e aos adolescentes, conferida pela Carta Magna, no abrange o respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicao de qualquer medida privativa de liberdade. A Constituio garante criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Alm disso, garantido o direito proteo especial, que abranger, entre outros aspectos, a obedincia aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicao de qualquer medida privativa da liberdade (CF, art. 227, 3, V). Item errado.

www.pontodosconcursos.com.br

67

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS 116) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes no est prevista na Constituio Federal brasileira como entidade familiar. J vimos que a CF assegura a condio de entidade familiar comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (art. 226, 4). Assim, so reconhecidos direitos famlia monoparental, incluindo mes e pais solteiros e famlias constitudas por inseminao artifical, produo independente etc. Item errado. 117) (CESPE/TCNICO JUDICIRIO/TRE/MA/2005) A Constituio Federal, para efeito da proteo do Estado, reconheceu juridicamente a unio estvel entre homem e mulher, garantindo-lhe proteo e determinando ao legislador infraconstitucional a edio de lei que facilite sua converso em casamento. Para efeito de proteo do Estado, a Constituio reconhece como entidade familiar tambm a unio estvel entre o homem e a mulher ( 3 do art. 226), devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Item certo. 118) (CESPE/JUIZ FEDERAL/TRF5/2009) Lei brasileira que institua forma de coagir famlias pobres a no terem mais que dois filhos no est em desconformidade material com a CF. Lei que permita ao Estado atuao no sentido de interferir coercitivamente no planejamento familiar ser flagrantemente inconstitucional, por desrespeito ao 7 do art. 226 da CF. O referido comando constitucional baseia-se nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel para estatuir que o planejamento familiar livre deciso do casal. Ao Estado competir apenas propiciar recursos educacionais e cientficos para o exerccio desse direito, estando expressamente vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituies oficiais ou privadas. Item errado. 119) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA/PREFEITURA DE VITRIA/2007) A proteo da criana e do adolescente uma obrigao exclusiva da famlia. Com a adoo da doutrina da proteo integral a proteo da criana e do adolescente dever tambm do Estado e da sociedade (CF, art. 227, caput). Item errado. 120) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA/PREFEITURA DE VITRIA/2007) Os filhos havidos ou no da relao do casamento ou por adoo www.pontodosconcursos.com.br 68

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. A assertiva est correta. Observe que se limitou a reproduzir o 6 do art. 227: Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. Item certo. 121) (CESPE ANALISTA JUDICIRIO/TRE/TO/2005) A Constituio Federal define requisitos e prazos mnimos para a dissoluo do casamento civil pelo divrcio: separao judicial por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao de fato por mais de dois anos. A assertiva estava correta antes da Emenda Constitucional 66 de 2010. Segundo a nova redao do art. 226, 6 da CF/88, o casamento pode ser dissolvido pelo divrcio. Assim, com a aprovao da referida emenda, a Constituio passa a no exigir expressamente prazos para a validade do divrcio. Item certo. Vejamos ainda outros dispositivos constitucionais referentes famlia. Nos termos do art. 228 da CF/88. so penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial. Os pais tm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores tm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carncia ou enfermidade (CF, art. 229). Ademais, a Constituio dispe sobre a proteo ao idoso, nos seguintes termos. A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida (CF, art. 230). Assim, os programas de amparo aos idosos sero executados preferencialmente em seus lares. Por fim, como todo mundo sabe, a Constituio assegura aos maiores de sessenta e cinco anos a gratuidade dos transportes coletivos urbanos (CF, art. 230, 2). 122) (CESPE/POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL/PRF/2008) So penalmente inimputveis apenas menores de dezesseis anos, sujeitos s normas da legislao especial. www.pontodosconcursos.com.br

69

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS Esta questo ningum pode errar, mesmo quem nunca estudou esse assunto, no ? A discusso sobre a reduo da maioridade penal extrapola o direito constitucional, sendo bastante presente nas nossas vidas. Mas, para ns, reles concursandos, o que interessa que o art. 228 da CF, estatui que so penalmente inimputveis os menores de dezoito anos. Mas eles estaro sujeitos s normas da legislao especial. Item errado. 123) (CESPE/AGENTE/DETRAN/DF/2003) A maioridade penal, hoje em dezoito anos de idade, pode ser alterada por lei ordinria. Uma lei, ordinria ou complementar, que reduzisse a maioridade penal para 16, 14 ou 12 anos, seria constitucional? No, essa lei seria flagrantemente inconstitucional por desrespeito ao art. 228 da CF: So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, sujeitos s normas da legislao especial. Item errado. 124) (CESPE/PROMOTOR DE JUSTIA SUBSTITUTO/MPE/RO/2008) A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida e, aos maiores de sessenta anos, a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. Os direitos dos idosos so regulados no art. 230. A famlia, a sociedade e o Estado tm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito vida. O 2 garante a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos. Da o erro da questo. Alm disso, a Constituio Federal estabelece ainda que os programas de amparo aos idosos sejam executados preferencialmente em seus lares. Item errado. 125) (CESPE/AGENTE DE SEGURANA/PREFEITURA DE VITRIA/2007) So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, que esto sujeitos s normas da legislao especial. A assertiva est de acordo com o art. 228. Item certo. 126) (CESPE/JUIZ DE DIREITO/TJPI/2007) A CF garante aos maiores de 60 anos de idade a gratuidade do transporte coletivo urbano. www.pontodosconcursos.com.br 70

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS O art. 230, 2 garante a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos. No caia nessa! Item errado. 127) (CESPE/ESCRIVO/PF/2004) Os programas de amparo aos idosos desenvolvidos pelo Estado sero executados preferencialmente nos lares dos idosos. Os programas de amparo aos idosos devero preferencialmente em seus lares (CF, art. 230, 2). Item certo. 128) (CESPE/AGENTE DE POLCIA CIVIL/PCES/2008) Qualquer medida privativa de liberdade imposta a adolescentes deve ter como pressuposto a brevidade e excepcionalidade da medida. O direito proteo especial de que dispem as crianas e adolescentes abrange a obedincia aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento, quando da aplicao de qualquer medida privativa da liberdade (CF, art. 227, 3, V). Item certo. 129) (CESPE/AGENTE DE POLCIA CIVIL/PCES/2008) Estado, sociedade e famlia so os pilares da poltica da proteo especial criana e ao adolescente instituda pela CF, nela estando abrangidos os programas de preveno e de atendimento s crianas e aos adolescentes dependentes de substncias entorpecentes e drogas afins. O direito proteo especial de que dispem as crianas e adolescentes abrange tambm programas de preveno e atendimento especializado criana, ao adolescente e ao jovem dependente de entorpecentes e drogas afins (CF, art. 227, 3, VII). Item certo. 130) (CESPE/AGENTE DE POLCIA CIVIL/PCES/2008) O direito de saber a verdade sobre sua paternidade decorrncia jurdica do direito filiao, que visa assegurar criana e ao adolescente a dignidade e o direito convivncia familiar. A Constituio Federal adota a famlia como base da sociedade, conferindo a ela proteo do Estado. Segundo a Suprema Corte, assegurar criana o direito dignidade, ao respeito e convivncia familiar pressupe reconhecer seu legtimo direito de saber a verdade sobre sua paternidade, decorrncia lgica do direito filiao. Nesse sentido, considerou legtimo ao MP, desde que provocado pelo interessado e diante de evidncias positivas, a possibilidade de intentar a ao de investigao de paternidade, legitimao essa decorrente da www.pontodosconcursos.com.br 71 ser executados

DIREITO CONSTITUCIONAL PARA O SENADO FEDERAL REA: POLCIA LEGISLATIVA PROFESSOR FREDERICO DIAS proteo constitucional conferida famlia e criana, bem como da indisponibilidade legalmente atribuda ao reconhecimento do estado de filiao. Item certo. Olha, eu sei que esses assuntos decoreba no so muito agradveis de estudar... Por isso, eu optei por aumentar a quantidade de questes resolvidas. Espero que essa prtica tenha favorecido o seu aprendizado e a reteno de informaes. Um grande abrao e bons estudos! Fred Dias

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALEXANDRINO, Marcelo; Descomplicado, 2009. PAULO, Vicente. Direito Constitucional

HOLTHE, Leo Van. Direito Constitucional, 2010. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 2009. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional, 2009. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 2007. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional, 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 2010. http://www.stf.jus.br http://www.cespe.unb.br

www.pontodosconcursos.com.br

72

Potrebbero piacerti anche