Sei sulla pagina 1di 11

Aplicaes de tcnicas de Yoga para portadores de disfuno temporomandibular

As tcnicas utilizadas neste trabalho so alongamentos (chamados de sanas), que atuam especialmente na regio da cintura escapular e pescoo. Tem a finalidade atravs da observao, de perceber as reas de tenso e posteriormente relax-las, alm de obtermos tcnicas para o Controle da respirao. O objetivo bsico do controle da respirao o de transformar a respirao spera ou pesada em uma respirao mais lenta e refinada. Uma vez que o corpo esteja imvel e que a respirao esteja controlada, a mente naturalmente se tornar mais calma. Quando falamos de "controlar" a respirao, importante lembrar que ns a controlamos observando-a. Se tentar forar sua respirao a se tornar calma, voc apenas causar problemas. A simples observao da respirao o melhor modo de faz-la ficar lenta e calma. As fontes chinesas geralmente reconhecem quatro tipos de respirao. Este quarto tipo de respirao mais rapidamente atingido simplesmente observando a respirao. Se tentar se forar a respirar ou a se sentir de um certo modo, voc provavelmente falhar. Controlar a respirao obter domnio sobre as emoes. A respirao pode ser usada como um calmante natural. Respirar viver. Respirar corretamente viver melhor. Atravs dos exerccios respiratrios voc aprender a renovar as energias, a obter vitalidade e bem estar emocional. H uma srie regulares de exerccios que deve ser feita em casa, diariamente. Alm da srie fixa, outros exerccios complementam a aula, como exerccios respiratrios (conscientizao da respirao), exerccios de manipulao das presses internas (contraes na regio abdominal e torcica) e meditao. No consultrio, as aulas acontecem uma vez por semana ou quinzenal, para q eu o paciente memorize a srie, faa corretamente e tirem possveis duvidas, adquira segurana, autonomia e disciplina.

Guerreiro yoga ii pose pode ser til no alvio dos sintomas da atm. esta postura incorpora respirao profunda, que til para aliviar a tenso na regio do ombro e do pescoo. este exerccio iniciado o processo de aliviar o stress da rea de cabea e no rosto ao abrir a caixa. fique de p, mantendo as pernas afastadas. transforme o seu p direito para fora e flexione o joelho direito assim que faz um ngulo de 90 graus. levar os braos esticados para fora e direcionar sua cabea assim que voc est olhando para os dedos de sua mo direita. fique nessa posio por um minuto enquanto respirar profundamente. concluir por exalar como voc trazer seus braos para baixo e endireite a perna direita. repita no lado esquerdo.

A ponte pose um exerccio de yoga til para os sofredores de tmj, porque alonga e alonga os msculos da mandbula afetados pela atm. respire profundamente enquanto segura a ponte representa para colher plenamente os benefcios da atm de alvio. o movimento tambm benfico em alongamento e alongamento da coluna, ombro e clavcula. comece por mentir sobre suas costas, com os joelhos dobrados e ps no cho como se estivesse prestes a realizar um sit-up. coloque as mos no cho ao lado de seus quadris, mantendo as palmas voltadas para cima. manter os ps no cho, levante lentamente os quadris e, em seguida, junte as mos em seu corpo. respire profundamente durante um minuto e abaixe os quadris. Este exerccio de ioga pode ajudar a aliviar os sintomas da atm, esticando o pescoo, ombros e peito. a pose tambm remove a presso da parte superior do corpo e da rea facial. comece por essa postura ajoelhada em uma almofada macia ou uma toalha. coloque as mos nas suas costas, na parte superior das ndegas com os dedos apontando para o cho. dobrar lentamente para trs at que suas mos tocam seus ps, enquanto tenta manter as coxas perpendiculares ao cho. respire profundamente por um minuto enquanto se concentra em aliviar o stress na parte superior do corpo. fim da pose, trazendo as mos em frente para os quadris, inalao e, em seguida, levantar o corpo de volta.

Fisioterapia Aplicada s Disfunes da Articulao Temporomandibular


Autora: Betnia Mara Casam de Carvalho Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Articulao Temporomandibular, as disfunes mais encontradas, a utilizao de um tratamento multidisciplinar e estudar os mtodos fisioteraputicos mais utilizados. "ATM" significa Articulao Temporomandibular. Existem 2 ATMs localizadas uma no lado direito e outra no lado esquerdo. A ATM uma das articulaes mais utilizadas de todo o corpo, ela abre e fecha aproximadamente 1500 a 2000 vezes ao dia,

durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar. A ATM uma articulao bicondilar, na qual os cndilos, localizados nos dois extremos da mandbula funcionam simultaneamente. As superfcies articulares so recobertas por um tecido conjuntivo fibroso denso, avascular, que possui um nmero varivel de clulas cartilaginosas, tambm chamada de articulao fibrocartilaginosa. A ATM est localizada logo anteriormente ao ouvido externo, uma articulao entre o processo condilar da mandbula e a aminncia articular do crnio. Uma ATM tem como funo normal: abertura de boca, no mnimo, igual a 40mm; movimento lateral amplo; ausncia de rudos; ausncia de desvios; ausncia de desgaste dental excessivo; ausncia de dor; mastigao eficiente. Qualquer alterao em uma destas funes, caracterizamos como disfuno da ATM. O termo disfuno da ATM se refere a toda constatao de desarmonia funcional entre os seus componentes, causando mudanas patolgicas na ATM. A anamnese um dos mais importantes fatores para se conseguir um diagnstico correto da disfuno temporomandibular que o paciente seja portador. A anamnese se inicia quando do primeiro contato com o paciente (modo de falar, de andar. etc.). O exame clnico deve conter trs partes: - palpao muscular e da ATM - avaliao de movimento mandibular - avaliao de rudos articulares nas ATMs. A palpao muscular compreende: Palpao dos masseteres: palpar bilateralmente exercendo a mesma presso. Marcar as regies sensveis. Palpao dos temporais: tambm palpar bilateralmente e procura-se sensibilidade ou dor nessas reas. Palpao dos pterigideos medial e lateral: palpa-se bilateralmente e procura-se sensibilidade ou dor nessas reas. Palpa-se tambm o esternoclidomastideo, o esplnico e o trapzio, sempre prestando ateno para a existncia de dor referida. Na palpao da ATM, palpa-se primeiro a parte lateral, que quando sensvel indicar capsulite lateral; depois palpa-se a regio posterior, encontrando qualquer tipo de alterao um indicativo de que existe inflamao na regio retrodiscal. Deve-se tomar cuidado ao palpar ou manipular a ATM com inflamao, pois existe a possibilidade de desencadeamento de dor aguda. Por ltimo, palpa-se a regio ntero-superior, ocorrendo sensibilidade ou dor na ATM, pode-se concluir que h inflamao nessa regio. Nos movimentos mandibulares, avaliamos os movimentos de abertura, fechamento, se existem desvios, travamentos, rigidez manipulao, movimentos de laterotruso e protuso. Avaliamos tambm se durante esses movimentos ocorrem rudos articulares nas ATMs como rudos de abertura e fechamento da mandbula, rudo no movimento de lateralidade e se existe a presena de crepitao na ATM. Clinicamente, as disfunes temporomandibulares mais comumente encontradas so as disfunes musculares, articulares, inflamatrias, no inflamatrias, m ocluso, fatores psicolgicos, m postura e hbitos parafuncionais.

Nas disfunes musculares temos: Dor Miofascial: uma desordem muscular caracterizada por sensibilidade em pontos localizados no msculo esqueltico, denominado trigger points, dor referida prximo ou distante do trigger point, podendo ser alterada por palpao especfica e padro consistente de dor. A dor miofascial tem etiologia multifatorial, alguns fatores responsveis pelo desenvolvimento so hbitos parafuncionais, posturas inadequadas, estresse, trauma fsico, entre outros. Espasmo Muscular: uma desordem aguda de um msculo ou um grupo de msculos. Caracteriza-se por contrao sbita e involuntria, que causa dor e limitao de movimento. Dependendo dos msculos envolvidos poder haver limitao de abertura da boca e/ou m ocluso aguda, expressa pelo paciente como modificao da mordida. Contratura: um encurtamento clnico do comprimento de repouso de um msculo, sem interferncia na sua habilidade de contrao. A contratura nos msculos causa a longo prazo, restrio indoor do movimento mandibular. A contratura uma das causas de hipomobilidade articular. Miosite: a inflamao de um msculo cuja causa local, pode ser por trauma externo, esforo muscular exagerado ou infeco. Os sinais de inflamao como dor, calor, rubor e tumor estaro presentes. Miofibrose: a reparao de tecido muscular lesionado por tecido conjuntivo fibrtico. Ocorre presena de ndulos ou aumento da massa muscular. indolor e no desaparece. Distenso: um estiramento muscular com possibilidade de ruptura de fibras. Apresenta regies hipersensveis, dor na insero muscular, diminuio da funo, dor ao movimento mandibular e dor palpao. Tendinite: uma leso inflamatria dos tendes. Apresenta dor localizada, dificuldade de movimento de abertura, dor ao movimento e dor palpao. Doena Secundria do Colgeno: so doenas sistmicas e que devem ser tratadas com mdico especialista. Exemplos de doenas secundrias so: escleroderma, artrite reumatide, lpus eritematoso, etc. Disfunes Articulares Toda sobrecarga que atue na ATM pode causar damos s estruturas ou alterar o relacionamento normal entre cndilo, disco e eminncia articular, provocando dor ou disfuno. Disfunes articulares manifestam-se clinicamente alterando o movimento mandibular (desvios, restries), promovendo desvios da linha mediana e o aparecimento de rudos (vibraes). Temos: Disco Articular Deslocado com Reduo: uma disfuno caracterizada por relacionamento anormal entre cndilo, disco e eminncia articular. O deslocamento do disco poder ocorrer para anterior, ntero-medial, medial e raramente posterior. Tem como caracterstica a vibrao produzida pela reduo ou movimento do disco articular durante a excurso mandibular. Observa-se nestes pacientes desvio da mandbula para o lado ipsilateral, at que ocorra a reduo discal. Disco Deslocado sem Reduo: a caracterstica do disco articular deslocado sem reduo aguda (dias ou semanas) a limitao de abertura de boca, desvio

acentuado para o lado ipsilateral na tentativa de abertura, restrio de movimento protusivo, movimento laterotrusivo normal, dor articular, dor muscular, o paciente ainda refere que era possuidor de vibraes na ATM afetada at que tenha ficado travado. Deslocamento da ATM: ocorre translao do cndilo, que aps ultrapassar o limite de abertura, no volta a posio normal, ficando a mandbula travada aberta. Quando a mandbula retorna posio de boca fechada sem ajuda, denomina-se sub-luxao. Tudo indica que a sub-luxao e a luxao tem relacionamento com afrouxamento de ligamentos. Disfunes Inflamatrias Capsulite: a mais comum das disfunes. As causas de capsulite podem ser desde microtraumas a macrotraumas posio inadequada da mandbula. A disfunso temporomandibular causa um desvio da linha mediana e esse desvio produz presso sobre a parede lateral da cpsula que promove alteraes funcionais da mesma, essas alteraes desencadeiam dor nessa regio e inflamao, sendo interpretada como capsulite. Retrodiscite: compreende a zona bilaminar ou zona retrodiscal da ATM que rica em vascularizao, terminaes nervosas livres, clulas e fibras, sendo portanto, muito suscetvel inflamaes quando traumatizadas, mesmo quando este trauma seja de pequena intensidade. A zona retrodiscal inflamada, dependendo da quantidade de edema, poder promover o deslocamento da mandbula, alterando a ocluso do paciente. Poliartrite: doenas sitmicas como escleroderma, lpus, e que j foram citadas anteriormente so causadoras de poliartrite nas ATMs e a poliartrite generalizada pode causar inflamao na ATM e provocar mudanas estruturais articulares. Doenas No Inflamatrias Osteoartrite Primria: considerada disfuno no inflamatria que afeta os tecidos articulares e o osso subcontral. Secundariamente o paciente apresenta quadro de capsulite. Osteoartrite Secundria: apresenta as mesmas caractersticas da osteoartrite primria com a diferena da existncia de doenas que tenham envolvido anteriormente a articulao como, por exemplo, histria de trauma na articulao, infeco na ATM, artrite sitmica, etc. Anquilose: uma restrio ao movimento mandibular de abertura com desvio ipsilateral devido a uma fixao fibrosa do cndilo ao osso temporal. O tratamento para anquilose somente cirrgico. Outras Causas de Disfuno da ATM M ocluso: os dentes exercem muita influncia sobre a ATM. Quando existe m ocluso, ocorre um desequilbrio muscular e um dficit na posio condilar, que pode causar um desarranjo discal. Geralmente ocorrem ms ocluses graves quando os dentes posteriores (com exceo dos terceiros molares) so removidos e no recolocados. A m ocluso pode causar alm das disfunes na ATM, perda ssea nas radiografias, excessiva mobilidade dos dentes e desordens musculares. Fatores psicolgicos: fatores psicolgicos e tenso podem induzir ou agravar os sintomas da ATM. O aspecto mais importante do tratamento nesse caso, deve ser a

orientao e encaminhamento ao profissional da rea competente. Postura inadequada: a coluna cervical, a ATM e as articulaes entre os dentes esto intimamente relacionadas, a anormalidade funcional ou m posio de uma delas podem afetar a funo ou posio das outras. A alterao na posio da cabea modifica a posio mandibular, acometendo assim a ocluso. O equilbrio entre os flexores e extensores da cabea e pescoo afetada pelos msculos da mastigao e a disfuno tanto nos msculos da mastigao quanto nos msculos cervicais pode facilmente alterar este equilbrio. Um defeito postural comum o posicionamento da cabea anteriormente (para frente), esta posio leva hiperextenso da cabea sobre o pescoo quando o paciente corrige para as necessidades visuais, flexo do pescoo sobre o trax e posicionamento posterior da mandbula. Estes fatores podem levar a dor e disfuno na cabea e pescoo, pois a postura incorreta pode levar a hiperatividade na musculatura mastigatria. Hbitos Parafuncionais: morder os lbios, pressionar a lngua, morder lpis ou canetas, ranger os dentes, manter a unha na boca, morder linha de costura, respirao bucal, suco do polegar, mastigar fumo, mtodo incorreto de escovao dentria, entre outros, podem levar disfuno da articulao temporomandibular. Tratamento Multidisciplinar Tratamento Odontolgico: o tratamento mais utilizado o uso de placas interoclusais. A placa interoclusal um aparelho removvel confeccionado em resina acrlica, que se adapta s superfcies oclusais e incisais dos dentes em um dos arcos, criando contato oclusal estvel entre os dentes do arco antagonista. Este tipo de tratamento promove uma posio condilar mais estvel e funcional, normaliza a atividade muscular permitindo que a prpria musculatura leve a mandblua a uma posio adequada, reduz ou elimina sinais e sintomas da disfuno na ATM. As placas interoclusais so tambm utilizadas para proteger os dentes e estruturas de suporte de foras traumatognicas. Estudos relatam que com o uso da placa interoclusal, ocorre uma diminuio da hiperatividade muscular, e essa diminuio pode levar uma hipoatividade, fraqueza e atrofia dos msculos do sistema mastigatrio, sendo portanto, fundamental a atuao fisioteraputica, que atravs de exerccios ir exercer importante papel no fortalecimento dos msculos enfraquecidos. Tratamento Fonoadiolgico: o objetivo adequar a tonicidade e mobilidade muscular adaptando as funes estomagnticas - suco, mastigao, deglutio, fala e fonao - para que no haja a dor muscular tanto em repouso como no movimento e para que este ocorra de forma coordenada e precisa, sem desvios da linha mdia no fechamento e/ou abertura da boca. O fonoaudilogo tambm orienta o paciente quanto dieta, onde se deve evitar alimentos de consistncia muito slida, dando preferncia uma alimentao pastosa neste perodo. Trabalha-se com exerccios miorrelaxantes atravs dos movimentos mandibulares realizados com uma contra resistncia, promovendo relaxamento muscular dos msculos antagonistas. Trabalha-se tambm com pacientes que utilizam a placa interoclusal, pois com o uso da placa, ocorrem mudanas dos pontos de articulao dos fonemas ou dos movimentos mandibulares, pois a placa ocupa espaos na cavidade oral e a adaptao da fala e a melhoria de qualidade acstica bastante difcil. Tratamento Fisioteraputico O tratamento fisioteraputico em conjunto com o tratamento multidisciplinar, proporciona um alvio das condies sintomatolgicas do paciente, buscando restabelecer a funo normal do aparelho mastigatrio.

Dentre as formas de tratamento destacamos: Massoterapia: a estimulao mecnica dos tecidos por aplicao rtmica de presso e estiramento. A massagem tem como efeito a sedao, favorece a circulao de retorno, elimina adeses entre as fibras musculares, entre outros. A massagem realizada com a ponta dos polegares e os dedos da mo, exercendo uma mesma presso e realizando o deslizamento durante 30 segundos entre a linha situada entre o limite interno e externo das sobrancelhas. Aps isso, com a polpa dos dedos mdios, aplica uma presso com movimentos circulares na lateral do olho e vai realizando deslizamento nos pontos situadosna lateral do olho e vai realizando deslizamento nos pontos situados atrs do pescoo, na nuca, os seja, nos trigguer points. A massagem realizada duas vezes ao dia. Eletroterapia: MENS - Estimulao Eltrica Neuromuscular atravs de microcorrente. So estmulos eltricos sub-sensoriais, emitidos atravs de aparelhos computadorizados. Este tipo de corrente eltrica teraputica tem a possibilidade de penetrar a clula, normalizando-a caso tenha sido atingida. IONTOFORESE a introduo de ons fisiologicamente ativos atravs da epiderme e membrana mucosa do corpo pelo uso de corrente contnua direta (corrente galvnica). indicada para anestesia local, edemas, inflamaes, dor muscular, artrites e tendinites. TENS - Estimulao Eltrica Neuromuscular Transcutnea So estmulos eltricos emitidos por aparelhos na frequncia de 1 pulso por segundo (1 Hz), com amplitude suficiente para promover contrao muscular. Essas contraes rpidas e repetitivas atuam como uma bomba e foram a sada de sangue venoso dos msculos e aumentam o afluxo de sangue arterial, como consequncia, as substncias irritantes dentro do msculo so eliminadas e o metabolismo aerbico restaurado. O uso do TENS de ultra-baixa frequncia previne alteraes musculares, alivia a sintomatologia dolorosa, promove relaxamento muscular e induz a mandbula a realizar movimentos de rotao. O uso do TENS de alta frequncia (25 a 150 Hz) diretamente sobre o msculo promover a contrao isomtrica, tendo como resultado fortalecimento do msculo. ULTRA-SOM So vibraes mecnicas, acsticas, inaudveis e de alta frequncia, que produz vrios efeitos fisiolgicos como reduo da tenso muscular, aumento na elasticidade do tecido tornando mais fcil a mobilizao de tecidos moles e articulares, diminui a inflamao, estimula o metabolismo, entre outros. Quanto maior a frequncia do ultra-som, maior ser a absoro de energia nas estruturas superficiais, portanto, ultra-som de 3 MHz atuar na profundidade de 1 a 2 cm da superfcie da pele e ultra-som de 1MHz atingir profundidade de 3 a 5 cm da pele. FONOFORESE a aplicao de ultra-som com agentes medicamentosos, antiinflamatrios ou

analgsicos. INFRA-VERMELHO a aplicao efetuada por intermdio de uma lmpada infra-vermelha a uma distncia de 50cm de rea afligida por 10 a 15 minutos. Deve-se usar culos de sol paea proteger os olhos, pois os raios podem causar danos a retina. Este tipo de calor promove analgesia, relaxamento muscular. A vasodilatao provocada pelo calor aumenta o aporte de clulas de defesa dos tecidos, o que explica seu efeito antiinflamatrio. CALOR MIDO So compressas umedecidas com gua quente ou bolsas trmicas na regio facial em mdia 15 minutos, 3 vezes ao dia. CRIOTERAPIA a aplicao de gelo em sacos ou bolsas especiais na regio afetada durante 10 a 15 minutos, 3 vezes ao dia. Pode-se realizar a massagem com gelo que consiste na aplicao de cubos de gelo com a realizao de movimentos circulares na face. Os efeitos so: analgesia local, vaso constrio, diminuio do espasmo muscular, efeito antiinflamatrio, entre outros. CONTRASTE a aplicao alternada e repetida de calor mido e compressa fria durante 15 minutos, iniciando com aplicao de calor por 3 minutos e em seguida, compressa fria de 1 minuto. Repetir o procedimento sempre terminar com a aplicao de calor. Deve ser realizada 3 vezes ao dia. A importncia dessa forma de terapia a de promover a reabsoro de edemas crnicos, alm de somar os efeitos analgsicos e relaxantes dos dois tipos de tratamento. LASER Trata-se de calor superficial que para ser produtivo no corpo humano, necessita que a mesma sofra integrao com as clulas dos tecidos irradiados. Os efeitos so: estmulo microcirculao, analgsico, antiinflamatrio, antiedematoso e cicatrizante. CINESIOTERAPIA Os exerccios aplicados no tratamento das disfunes da ATM, proporcionam melhores condies de atuao do sistema, quando associados ao conjunto de medidas descritas anteriormente. Exerccios de Contrao Isotnica: neste tipo de contrao a forma do msculo sofre variao, porm ele no exposto a variao de fora. Os movimentos so rtmicos e coordenados. - Rotao: com a ponta da lngua apoiada na regio posterior do palato, deve-se abrir e fechar a boca cerca de 1,5 cm e, em seguida, fech-la. - Abertura e fechamento da boca: abrir e fechar a boca chegando ao limite mximo de abertura. - Lateralidade: desencostando os dentes e em movimentos sucessivos, levar a mandbula para um dos lados e em seguida para outro.

- Protuso: movimentar a mandbula para a frente e retornar posio inicial. - Retruso: movimento da mandbula no sentido posterior, obtendo-se uma pequena retruso. Exerccios de Contrao Isomtrica: Neste tipo de contrao a forma do msculo no varia significativamente. Este tipo de contrao possvel na presena de uma resistncia imposta ao msculo, ocorrendo ento aumento da fora muscular. - Abertura contra-resistncia: fortalece os msculos que promovem o movimento de abertura da boca. O paciente abre a boca contra a resistncia de seu prprio punho fechado. - Fechamento contra-resistncia: o paciente coloca dois dedos na parte inferior da boca para resistir ao movimento de fechamento da boca. - Lateralidade contra-resistncia: o paciente utiliza a mo para resistir aos movimentos mandibulares de lateralidade. - Abertura manual contra-resistncia: o paciente utiliza os dedos para abrir a boca e o punho para resistir a abertura. Exerccios para ensinar o controle dos msculos da mandbula Primeiro deve-se ensinar o reconhecimento da posio de repouso da mandbula. Lbios fechados e dentes levemente separados e a lngua atrs dos dentes da frente. O paciente deve inspirar e expirar pelo nariz, usando respirao diafragmtica. Ensinar o controle de abertura e fechamento da boca para que o paciente tente manter o queixo em linha mdia. Pode-se utilizar um espelho para reforo visual. Se a mandbula desvia durante a abertura ou fechamento. faa o paciente praticar desvio lateral para o lado oposto, esse movimento no deve causar dor, progrida aplicando leve resistncia com o polegar contra o queixo. Exerccios para aumentar a amplitude de movimento Pode-se comear colocando depressores de lngua em camadas entre os incisivos centrais e vai aumentando gradualmente a quantidade de depressores at que o paciente possa abrir a boca o suficiente para inserir as juntas dos dedos indicador e mdio. Depois passa para o auto-alongamento, onde o paciente com os dedos alonga a abertura da boca. Tcnicas de mobilizao articular tambm so feitas usando as mos com luvas. Separao unilateral: Paciente em decbito dorsal ou sentado com a cabea apoiada. Coloque seu polegar na boca do paciente nos molares de trs, os outros dedos ficam fora da boca e envolvem a mandbula. A fora no sentido caudal (para baixo). Separao unilateral com deslizamento: aps separar a mandbula do modo descrito anteriormente, tracione-a em sentido anterior (para frente). Separao bilateral: Paciente em decbito dorsal e terapeuta atrs da maca. Use os dois polegares, colocando-os nos molares de cada lado da mandbula. A fora vindo dos polegares igual, em sentido caudal. Tcnicas de relaxamento muscular

Sempre que se desenvolve desconforto por se manter uma postura constante ou por contraes musculares mantidas por certo perodo de tempo, os exerccios de relaxamento, na direo oposta, ajuda a tirar a sobrecarga das estruturas de suporte, promover a circulao e manter a flexibilidade. Os movimentos so realizados lentamente e em toda amplitude. Repetir o movimento diversas vezes. Em p ou sentado com os braos apoiados confortavelmente, instruir o paciente para inclinar seu pescoo para frente e para trs, inclinar e rodar a cabea para as duas direes. Girar os ombros, tudo em posio de boa postura, girar os braos. Devem ser feitos movimentos no sentido horrio e anti-horrio, mas conclua a circunduo indo para frente, para cima, ao redor e ento pata trs, de modo que as escpulas terminem numa posio retrada, ajuda a treinar a postura apropriada. Exerccios para alongar os msculos escalenos Paciente sentado e terapeuta atrs dele, estabiliza as costelas superiores com uma mo e com a outra estabiliza a cabea, mantendo a cabea contra seu tronco. O paciente inspira e expira, o terapeuta ento mantm as costelas para baixo medida que o paciente inspira novamente. Exerccios para alongar os msculos subocipitais encurtados Paciente sentado, terapeuta identifica o processo espinhoso da 2 vrtebra carvical e estabiliza-a com seu polegar medida que o paciente inclina levemente a cabea, sobre a coluna superior. O terapeuta guia o movimento colocando a outra mo na testa do paciente. Exerccios auto-resistidos para fortalecer os flexores cervicais Geralmente com ms posturas de anteriorizao da cabea o paciente faz substituies usando os msculos esternoclideomastideo para levantar a cabea em vez de usar os flexores cervicais, originando uma disfuno na ATM. Paciente sentado faz: - Flexo: o paciente coloca as duas mos na testa e pressiona-a contra as palmas das mos, tentando inclinar a cabea, mas no permitindo o movimento. - Inclinao lateral: o paciente pressiona uma mo contra o lado da cabea e tenta inclinao para o lado, tentando trazer a orelha na direo do ombro, mas no permitindo o movimento. - Extenso axial: o paciente pressiona a parte de trs da cabea com as duas mos, que so colocadas atrs, perto do topo da cabea. - Rotao: o paciente pressiona uma mo contra a regio logo acima e lateral a seu olho e tenta virar a cabea para olhar sobre o ombro, mas no permite o movimento. Em todos os exerccios realizados o terapeuta pode treinar percepo cinestsica e proprioceptiva para correo postural com reforo verbal, onde o terapeuta fala sobre as sensaes de contrao muscular que ele est sentindo, isso ocorre quando se est ensinado o exerccio. Pode utilizar o reforo visual, usando espelhos onde o paciente possa ver como ele est, como ele faz para assumir uma boa postura e deve-se reforar verbalmente o que o paciente v. E por ltimo o reforo ttil, onde o terapeuta tocar levemente o paciente ajudando-o a posicionar a cabea e tronco em alinhamento correto, e tocando os msculos que precisam se contrair para mover e manter cada segmento

no seu lugar. Trao manual da coluna cervical Paciente em decbito dorsal sobre a mesa de tratamento e bem relaxado. Terapeuta em p na cabeceira da mesa, apoiando a cabea do paciente em suas mos. A colocao das mos depende do conforto. Pode-se colocar: - os dedos das duas mos sob o occipital - uma mo sobre a regio frontal e a outra sob o occipital - dedos indicadores ao redor dos processos espinhosos. Pode ser usada uma cinta ao redor dos quadris do terapeuta para reforar os dedos e aumentar a facilidade de aplicao de fora de trao. No tratamento deve ser usada a posio que melhor reduz ou alivia os sintomas. O terapeuta aplica a fora fixando seus braos isometricamente, assumindo um equilbrio estvel e inclinando-se para trs de um modo controlado. A fora geralmente aplicada intermitentemente, com um aumento homogneo e gradual. Durante a trao manual nenhuma sobrecarga colocada na ATM. Aps este estudo, que no esgotou completamente o assunto, conclumos que o paciente que apresenta disfuno temporomandibular deve ser avaliado por uma equipe de profissionais e ser tratado pela combinao de equipamentos e tcnicas. Todos os equipamentos utilizados, em especial os fisiote raputicos, se bem aplicados, podem trazer alvio nas condies sintomatolgicas do paciente e restabelecer a funo normal da ATM.

Potrebbero piacerti anche